News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/06

Started by Olho Vivo, 16 de June de 2009, 01:29

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Domingos já pode entrar

Sucessor de Jorge Jesus deverá ser apresentado nos próximos dias * Mas as opções para o banco não se resumem apenas ao ex-técnico da Académica * Vão começar a chegar reforços para compensar as baixas no plantel

Por Pascoal Sousa

JORGE JESUS ainda não rescindiu contrato com o Sp. Braga, mas o acordo alcançado ontem com o Benfica não deixa margem para dúvidas quanto ao desfecho do processo. Tanto assim é que os bracarenses já viraram a página para inaugurar um novo capítulo: Domingos Paciência deverá ser o nono treinador do consulado de António Salvador e por um período de dois anos.

O ex-técnico da Académica deverá ser apresentado ainda esta semana, mal as questões que ainda sobram definir com Jorge Jesus estejam resolvidas. Domingos ainda não foi contactado por António Salvador mas é claramente o preferido para render Jesus. Ainda assim, A BOLA sabe que o Sp. Braga tem uma lista com outros nomes referenciados, uma prática habitual no clube destinada a salvaguardar um eventual retrocesso negocial.

Com Domingos Paciência deverão viajar para Braga os seus habituais colaboradores, José Nando, Miguel Cardoso (que esteve no Sp. Braga com Carlos Carvalhal e Jorge Costa) e o treinador de guarda-redes Silvino Morais. Jorge Vital, que também trata da preparação dos guardiões do Sp. Braga, vai ser integrado na equipa de Domingos Paciência.

Ataque ao mercado

Num dia muito movimentado no AXA, António Salvador esteve sete horas fechado no seu gabinete para acertar com o Benfica o acordo para a libertação de Jorge Jesus. Entres clubes está tudo tratado e o Sp. Braga vai receber os 700 mil euros que exigiu a partir do momento em que os encarnados oficializaram o interesse no treinador. Ainda assim, Salvador remeteu para mais tarde uma «reacção» do Sp. Braga ao tema.

«Iremos oportunamente divulgar um comunicado. Por agora, não há mais nada a dizer», declarou, à saída do AXA, perto das 21 horas.

A batalha negocial com o Benfica, travada com sucessivos contactos telefónicos, deixou ainda margem para o Sp. Braga acelerar com a programação da época. Com o local de estágio definido — em Portimão —, a equipa coordenada por Carlos Freitas já delineou o plano de ataque ao mercado. Há vários nomes referenciados e alguns já com pré-acordos estabelecidos.

O venezuelano Ângelo Peña, primeiro reforço conhecido do Sp. Braga, chega amanhã para se submeter a testes médicos e assinar contrato por cinco épocas. Outros lhe seguirão os passos, até porque o clube está vendedor: há propostas concretas para Meyong (Al-Wahda), antevendo-se as saídas de Eduardo e João Pereira.

in A BOLA

Bruno3429

Domingos com a via aberta
TEMPO DE PREPARAR O CAMINHO AO NOVO SENHOR DO BANCO 

 
Está definitivamente encerrado o folhetim Jorge Jesus, com a SAD do Sp. Braga a sair claramente vencedora no braço-de-ferro com o Benfica, conseguindo levar a bom porto as condições que exigiu desde o início do processo. Recebe os 700 mil euros a que tinha direito, de acordo com o que estava estabelecido na cláusula de rescisão, e António Salvador dá uma vez mais sinais de exímio negociador.

É tempo de fazer contas à vida e nesse sentido já começou o contrarrelógio para preparar a nova época. O presidente e Carlos Freitas estiveram toda a tarde na SAD e um dos dossiês em cima da mesa foi o do novo treinador. Agora que o banco está livre, Domingos Paciência, de 40 anos, já tem via aberta para avançar como novo técnico do Sp. Braga, sendo do interesse dos responsáveis arsenalistas que comece rapidamente a trabalhar.

A duas semanas da apresentação oficial do plantel, o tempo escasseia, impondo-se uma rápida resolução de algumas questões prioritárias, como a formação da restante equipa técnica e a composição do plantel. Estão apenas garantidas as contratações de Angelo Peña para o meio-campo e Evandro Brandão para o ataque. Por colmatar estão as saídas de Paulo Jorge, Rentería e Orlando Sá. Há alvos identificados para os substituir, mas a última palavra pertence ao novo treinador.


Record

Bruno3429

Fernando Alexandre para 4 temporadas
PEDRO ROCHA

A corrida por Fernando Alexandre caminha para o fim e o Braga prepara-se para cortar a linha da meta em primeiro lugar, à frente do Xerez (Espanha) e do Marítimo, já de mãos dadas com o jogador do Estrela da Amadora. Em busca de um médio-defensivo jovem e capaz de "dobrar" Vandinho com a mesma fiabilidade, os minhotos seguem há algum tempo o percurso ascendente do português de 23 anos e estão prestes a recrutá-lo. Um contrato válido por quatro temporadas espera-o, pelo que falta apenas acordar com o clube da Reboleira o pagamento de uma indemnização - a sua cláusula de rescisão é de 50 mil euros - pela quebra de uma ligação que ainda era válida por mais duas épocas. Nesta situação só estão mais três jogadores (Pedro Pereira, André Marques e Tiago Gomes), os mais cotados dos tricolores. Também com salários em atraso, o médio só ainda não rescindiu por uma questão de gratidão ao clube que o foi buscar ao Mafra. Seja como for, o Braga cumprirá a promessa de ressarcir o Estrela, em vez de atacá-lo pelo seu lado mais frágil. Esse jamais será o procedimento da SAD arsenalista, conforme esclareceu há dias o presidente António Salvador, a propósito de o Braga ter o avançado Anselmo debaixo de olho, interesse que não se confirmou.

Originário dos juniores do Benfica, Fernando Alexandre nunca conseguiu impor-se na equipa profissional e quase caiu no esquecimento há um ano, altura em que assinou pelo Mafra. Na altura, já tinha terminado a sua ligação ao Benfica e, na época anterior (2006/07), tinha rodado, com relativo sucesso, no Olivais e Moscavide. Descer às profundezas da II Divisão acabou por ser uma boa aposta, pois teve a oportunidade de jogar com frequência, aguçando então o interesse do Estrela da Amadora. Primeiro sob o comando de Lito Vidigal e depois de Lázaro, tornou-se numa das agradáveis surpresas do Estrela, em contraste total com uma temporada absolutamente negra em tesouraria, e depressa despertou a atenção do treinador Jorge Jesus, assim como do "manager" Carlos Freitas, que está agora disposto a oferecê-lo ao substituto Domingos Paciência.

Miguel Pedro Guimarães
Jesus perdeu "condições"


Idolatrado há meses pela carreira sensacional do Braga na Taça UEFA, Jorge Jesus caiu do pedestal nas últimas semanas devido ao namoro (já assumido) com o Benfica. O presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube foi mesmo ao ponto de lamentar o comportamento do futuro treinador do Benfica. "Ele tem todo o direito de querer sair, agora alegar dívidas que não existem a um clube que lhe deu as melhores condições, parece-me pouco correcto", considerou, deixando entender que Jorge Jesus deixou de ser um profissional querido entre os adeptos minhotos. "Mesmo que Jorge Jesus não vá para o Benfica, penso que ele já não tem condições para continuar a treinar o Braga, porque as posições se extremaram", argumentou. Sobre a previsível contratação de um novo treinador, o dirigente lembrou que em Braga foram os treinadores mais experientes, "com mais de 50 anos, como Jesualdo Ferreira ou mesmo Jorge Jesus, que tiveram mais sucesso". Domingos Paciência não encaixa nesse perfil, mas Jorge Costa ou Carlos Carvalhal também eram jovens e acabaram por trabalhar no Estádio AXA. Talvez por isso Miguel Pedro Guimarães esteja preparado para tudo, incluindo para a chegada de mais um jovem profissional. "Venha quem vier, vamos dar todo o apoio ao novo treinador e que seja a excepção que confirma a regra".


Júnior Sassá desejado

Era uma das atracções do Colatinense (Brasil) e poderá chegar em meados de Julho se o Palmeiras, onde se encontra a prestar provas, deixar. Com apenas 17 anos, o avançado é desejado para os juniores, mas com a promessa de que poderá ser promovido. Será mais uma aposta no futuro, depois das contratações de Peña, Elisson, Joabe e Zouain.


Matheus Zouain até 2011

As mexidas na defesa do Braga não deverão resumir-se a João Pereira e Paulo Jorge. Evaldo ou Edimar também poderão deixar o clube, pois o Braga tem mais uma opção para o corredor esquerdo. O brasileiro Matheus Zouain causou boa impressão nos dois meses de testes que prestou e já assinou até 2011, o equivalente a duas temporadas.


Tarcísio como alternativa

Estrela do Freamunde na época anterior, Tarcísio continuará "sinalizado" enquanto não for fechar o negócio com Fernando Alexandre. Se o jogador do Estrela escapar aos arsenalistas, o centrocampista brasileiro poderá ser contratado a custo zero, pois a sua ligação ao clube da Liga Vitalis expirou, tornando-se assim um jogador livre.

O Jogo

Bruno3429

Jesus confirmado na Luz

Depois de praticamente dois meses numa novela permanente, o Benfica confirmou que Jorge Jesus vai ser o treinador da equipa lisboeta nas próximas duas temporadas.
O acordo entre o Sp. Braga e os encarnados foi alcançado ontem ao princípio da noite e, nos cofres arsenalistas, entram 700 mil euros, relativos à cláusula de rescisão do técnico, que na época passada orientou o clube minhoto.

Recorde-se que o valor total desta cláusula eram 900 mil euros, dos quais 200 mil eram para Jorge Jesus, depois de ter conseguido apurar a equipa para a Liga Europa, mas o treinador prescindiu dessa verba para que fosse mais fácil as partes chegarem a um consenso.

O Benfica anunciou um princípio de acordo com o Sp. Braga escassos minutos antes da conferência de imprensa em que Luís Filipe Vieira apresentou a sua recandidatura à liderança dos encarnados.
Jorge Jesus deixa o Sp. Braga depois de um ano no comando técnico. Em Braga fica apenas Jorge Vital, da anterior equipa técnica.


Luz verde para Domingos

Domingos Paciência deve ser anunciado, nas próximas horas, como o próximo treinador do Sporting Clube de Braga.
Os arsenalistas vão formalizar a rescisão de contrato com Jorge Jesus ficando, desta forma, o caminho livre para a contratação do ex-técnico da Académica de Coimbra.
Há muito que o Sp. Braga tinha Domingos Paciência debaixo de olho, aliás, desde o momento em que o "folhetim" Jorge Jesus começou que a administração da SAD arsenalista partiu de imediato para um plano B.

Recorde-se que a temporada para os minhotos começa já no próximo dia 29, ou seja, daqui a menos de 15 dias e, como tal, era imperioso planificar, na esfera da SAD/director desportivo, as directrizes da época 2009/2010.
O antigo internacional português que já treinou a extinta equipa B do FC Porto, a União de Leiria e, nas duas últimas épocas esteve em Coimbra, vai assinar por dois anos, ou seja, até ao final do actual mandato da direcção.

Correio Minho

Bruno3429

ABC-Benfica na Taça de Portugal

O ABC defronta o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal em andebol, a disputar no Algarve.

Diario Minho

Bruno3429

Rui Costa confirma princípio de acordo com o Braga para transferência de Jorge Jesus 

O director desportivo do Benfica, Rui Costa, confirmou que o clube chegou a um acordo de princípio com o Sporting de Braga para a contratação do treinador de futebol Jorge Jesus.

O Benfica já informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dos termos desse acordo, pelo qual, a concretizar-se, irá pagar 700.000 euros ao Sporting de Braga, valor da cláusula de rescisão, como compensação ao clube minhoto no caso da saída de Jorge Jesus antes do fim do contrato, em 2011.

O pagamento na íntegra da cláusula de rescisão significa que o Sporting de Braga, tal como o seu presidente António Salvador sempre referiu, se manteve intransigente na exigência de receber todo o valor previsto.

Na mesma cláusula está prevista também uma indemnização de 200.000 euros para o treinador Jorge Jesus, mas este abdicou para viabilizar a transferência, baixando o valor a pagar pelo Benfica de 900.000 euros para 700.000 euros.

O director desportivo do Benfica, Rui Costa, revelou ainda que o Benfica vai iniciar de imediato negociações com Jorge Jesus, no sentido deste ser o treinador da equipa de futebol na próxima época, mas foi cauteloso quando questionado sobre se o clube irá anunciar terça-feira a sua contratação, limitando-se a um lacónico logo se verá.

Antena Minho

Bruno3429

Benfica paga 700 mil euros ao Braga por Jesus     


O Benfica chegou a acordo com o Sporting de Braga com vista à contratação do treinador de futebol Jorge Jesus, anunciou SAD do clube lisboeta à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)."A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a um princípio de acordo com a Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD com vista à possível contratação do treinador Jorge Fernando Pinheiro de Jesus", pode ler-se no comunicado enviado à CMVM.
Ainda de acordo com aquele comunicado, o Benfica deverá iniciar "de imediato" a negociação com o treinador Jorge Jesus, tendo referido ainda que vai pagar aos "arsenalistas" uma compensação no valor de 700.000 euros.

Maisactual

Bruno3429

Jesus: Benfica comunica acordo com Sp. Braga
Clube da Luz pagará 700 mil euros


Jorge Jesus vai ser treinador do Benfica. O clube da Luz e o Sporting de Braga chegaram a um princípio de acordo esta segunda-feira, pouco antes das 20 horas. O Benfica vai pagar 700 mil euros, o valor da cláusula de rescisão.

Rui Costa também já confirmou.
Comunicado do Benfica, enviado à CMVM, na íntegra:

«A Sport Lisboa e Benfica-Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a um princípio de acordo com a Sporting Clube de Braga-Futebol, SAD com vista à possível contratação do treinador Jorge Fernando Pinheiro de Jesus. A negociação entre esta Sociedade e o Senhor Jorge Jesus terá início de imediato. Na eventualidade de ser alcançado um acordo com este treinador e a respectiva equipa técnica, a Sport Lisboa e Benfica-Futebol, SAD pagará à Sporting Clube de Braga -Futebol, SAD uma compensação no valor de € 700.000 (setecentos mil euros)».

Maisfutebol

Bruno3429

O último passo
Recusa bracarense de regularizar prémios a Jorge Jesus atrasa apresentação na Luz

LUÍS ANTUNES

Benfica e Braga têm acordo para satisfazer a cláusula de 700 mil euros por Jorge Jesus. As águias esperavam apresentar o técnico esta terça-feira, mas o negócio foi atrasado pelos trâmites da rescisão da equipa técnica e por António Salvador.

As dificuldades continuam a minar o caminho, mas parece não existir dúvidas de que o destino de Jorge Jesus passa por treinar o Benfica 2009/2010. Ontem, o Sporting de Braga aceitou a oferta encarnada que garantiu a cláusula indemnizatória do contrato do técnico - 700 mil euros. Passo comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e confirmado por Rui Costa ao princípio da noite.

O director-desportivo admitiu esperar apresentar hoje o novo líder técnico, mas lembrou: "Ainda não há acordo". A tese do responsável não era circunstancial, mas sim verdadeira.

À hora do fecho da edição, o divórcio com os bracarenses era a única peça a emperrar a formalização do namoro entre o Benfica e Jorge Jesus para os próximos dois anos. Técnico e SAD desejavam selar o vínculo já hoje na Luz. O cenário ainda é possível, mas pode conhecer um ligeiro atraso.

A questão centrava-se na desvinculação do treinador. A indemnização estava protegida pela acção benfiquista, mas o líder do staff técnico pretendia receber os prémios referentes ao desempenho à frente dos minhotos - cerca de 200 mil euros. Exigência que António Salvador, líder arsenalista, recusava incluir no acordo.

A prática do Sporting de Braga estendia-se aos restantes elementos da equipa técnica. Posição que deixou Jorge Jesus profundamente agastado, uma vez que abdicara de receber uma importância semelhante para permitir a plataforma de entendimento entre emblemas.

Apesar da divergência, havia a esperança de que o processo negocial conhecesse o epilogo durante o dia de hoje. A solução ou a forma de contornar o impasse era desconhecida. Todavia, se a linha fosse favorável a um plano convergente haveria a possibilidade de atingir um final feliz nas próximas horas.

A assinatura formal com as águias será o derradeiro passo e o mais simples.

Apesar das incertezas que se têm levantado em torno do processo, existe a plena convicção de que muito dificilmente atingirá outro fim. E, por esse facto, o treinador nunca deixou de trabalhar com Rui Costa, mesmo que num plano informal.

Tal como o JN referiu oportunamente, Jorge Jesus enumerou quatro posições que gostaria de ver reforçadas: guarda-redes, defesa-central, médio e avançado.

A entrada de Ramires terá suprido uma das situações, mas os restantes casos continuam aberto.

Rui Costa confirmou ontem o fim do dossiê Andujar, mas recusou criticar o comportamento do guarda-redes. "Cada jogador é livre de escolher o futuro", disse.

Por outro lado, o JN sabe que o treinador deseja manter Luisão e José António Reyes. O central e o médio ala são peças chave do 4-4-2 losango que será a cartilha e o esquema do Benfica.

Jornal Notícias

Bruno3429

Futebol
Benfica confirma acordo com o Braga para a contratação de Jorge Jesus
O Benfica vai pagar 700 mil euros pela contratação do treinador


Como podem falar de acordo quando o valor que é referido é aquele que todos sabemos (por causa da incompetência do Benfica, e já a...
O Benfica comunicou esta tarde à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) que chegou a acordo com o Braga para a contratação do treinador Jorge Jesus. O clube benfiquista vai pagar 700 mil euros.

No comunicado publicado no site oficial da CMVM, o Benfica informa "que chegou a um princípio de acordo com a Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD com vista à possível contratação do treinador Jorge Fernando Pinheiro de Jesus".

Para ser oficializada a transferência do treinador de Braga para a Luz, falta agora o acordo entre Jorge Jesus e o Benfica e as negociações entre as duas partes terão "início de imediato". "Na eventualidade de ser alcançado um acordo com este treinador e a respectiva equipa técnica, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD pagará à Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD uma compensação no valor de € 700.000 (setecentos mil euros)", pode ler-se ainda no comunicado.

Publico

JotaCC

António Salvador dificulta desvinculação de Jesus

Clube deve cerca de 200 mil euros ao treinador, mas presidente dos bracarenses já depois  do acordo com o clube da Luz para a sua transferência recusou-se a liquidar parte da verba em dívida.

Benfica e Sporting de Braga chegaram ontem a acordo para a transferência de Jorge Jesus para a Luz a troco de 700 mil euros. O técnico, que tem ainda cerca de 200 mil euros a receber do clube da cidade dos arcebispos, relativos a um mês de salários e prémios, terá, contudo, de voltar a abrir mão de uma avultada quantia para regressar a Lisboa, desta feita para treinar os encarnados.

Jorge Jesus já tinha abdicado de 200 mil euros da cláusula de rescisão (recorde-se que eram 700 mil para o Sp. Braga e o restante para o treinador) para que o acordo entre o Benfica e o clube do Minho pudesse ser alcançado. Ontem, porém, apurou o DN junto de fonte próxima de Jorge Jesus, António Salvador, presidente dos bracarenses, revelou-se inflexível nas negociações tanto com o técnico como com toda a equipa técnica que o segue para a Luz.

Aliás, de acordo com informações recolhidas, a condição exigida por António Salvador no início das conversações com a estrutura técnica era mesmo que todos teriam de abdicar das verbas respeitantes aos prémios que ainda tinham a receber (Taça Intertoto e qualificação para uma prova europeia).

À hora do fecho desta edição, as reuniões prosseguiam e, ao que tudo indica, só hoje deverão ficar concluídas as negociações, sabendo Jesus e os seus adjuntos que se quiserem rumar à Luz terão de prescindir dos valores, ou parte deles, relativos a prémios de rendimento.

.Tanto nestas conversações como no acordo com os encarnados, o presidente bracarense mostrou-se sempre bastante inflexível. Luís Filipe Vieira não queria fazer o pagamento dos 700 mil euros, sempre se mostrou apenas disposto a envolver alguns jogadores neste negócio, mas Salvador fez finca pé e ontem o máximo dirigente dos encarnados teve de ceder e terá mesmo de pagar os 700 mil euros impostos na cláusula de rescisão de Jorge Jesus.

O Benfica planeia apresentar Jorge Jesus ainda hoje. O acordo entre ambas as partes há muito que está definido, sendo que o treinador vai rubricar um contrato válido para as duas próximas temporadas, com um ordenado de 600 mil euros por temporada, mais prémios por objectivos, condicionados ao êxito desportivo.

À hora do fecho desta edição, a desvinculação de Jorge Jesus e o Sporting de Braga era o único entrave à apresentação já hoje do treinador português. Os encarnados acreditavam, no entanto, que tudo ficará oficializado nas próximas horas. "Pode ser que amanhã possa existir alguma coisa", revelou ontem o director-desportivo Rui Costa.

DN

JotaCC

Eduardo na lista por indicação do treinador
NEGOCIAÇÕES PODEM AVANÇAR NAS PRÓXIMAS HORAS
   
A oficialização da contratação de Jorge Jesus pode abrir as portas do Benfica a Eduardo. O internacional português, de 26 anos, foi indicado aos dirigentes do clube encarnado pelo novo treinador que trabalhou na última temporada com o atleta no Minho.

A presente solução, até ontem, não tinha sido equacionada pelos dirigentes do Benfica, mas é provável que os dois clubes encetem agora contactos visando a transferência do futebolista para Lisboa. Nesta nova ronda negocial não está excluída a hipótese de serem incluídos jogadores na transação.

Recorde-se que as águias já contavam ter resolvido o problema da baliza com a aquisição de Andújar. No entanto, dada a decisão do sul-americano em representar o Catania, o Benfica teve de voltar a contactar outros atletas que já tinha referenciado como Pelé.

Como é natural, Rui Costa e Luís Filipe Vieira não ficaram indiferentes à indicação de Jorge Jesus que conhece bem as qualidades de Eduardo. O facto de ter recentemente alcançado o estatuto de titular da Seleção Nacional é outro aspeto que se pode vir a revelar determinante.

RECORD

JotaCC

Presidente da Assembleia-Geral lamenta comportamento de Jorge Jesus

O presidente da Assembleia-Geral do Sporting de Braga lamentou ontem o comportamento de Jorge Jesus e, sobre um eventual novo treinador de futebol, disse que em Braga "são os mais experientes que habitualmente têm mais sucesso".

No entanto, Miguel Pedro Guimarães ressalvou que o que conhece do processo sobre o treinador é o que vai lendo nos jornais, mas acrescentou: "mesmo que Jorge Jesus não vá para o Benfica, penso que ele já não tem condições para treinar o Sporting de Braga, porque as posições se extremaram".

Em declarações à agência Lusa, o dirigente referiu que Jorge Jesus "sabia bem o contrato que assinou", que implica uma cláusula de rescisão para a sua saída.

"Ele tem todo o direito de querer sair, agora alegar dívidas que não existem a um clube que lhe deu as melhores condições, parece-me pouco correcto", disse.

Sobre a previsível contratação de um novo treinador, Miguel Pedro Guimarães lembrou que, em Braga, foram os treinadores mais experientes, "com mais de 50 anos, como Jesualdo Ferreira ou mesmo o Jorge Jesus, que tiveram mais sucesso".

No sentido contrário, recordou as experiências negativas com técnicos mais jovens, como Jorge Costa ou Carlos Carvalhal.

"Mas eu, e todos os bracarenses, venha quem vier, vamos dar todo o apoio ao novo treinador e que seja a excepção que confirma a regra", concluiu.

LUSA

JotaCC

Jesus certo por 700 mil euros

Após um duro braço-de-ferro, que se prolongou durante várias semanas, o Benfica acertou finalmente, com o Sporting de Braga, a transferência de Jorge Jesus para a Luz, sendo provável que o técnico seja apresentado nas próximas horas. Jesus poderá mesmo ser apresentado oficialmente como treinador do Benfica ainda no decorrer do dia de hoje.

Luís Filipe Vieira e o seu homólogo bracarense, António Salvador, chegaram a um entendimento, tendo os encarnados pago o valor da cláusula de rescisão ao clube minhoto (700 mil euros, retirados os 200 mil euros a que Jorge Jesus teria direito).

Sensivelmente à hora em que Luís Filipe Vieira anunciava a sua recandidatura à cadeira do poder (ver mais noticiário noutras páginas), a Benfica, SAD comunicava à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter chegado a um princípio de acordo com a Sporting Clube de Braga, Futebol SAD.

No mesmo documento, a SAD encarnada esclarece ainda que as negociações com Jorge Jesus terão "início de imediato".

Concluído este processo, Jorge Jesus pode finalmente começar a delinear sem constrangimentos a próxima temporada. O treinador ficará ligado ao clube nos próximos dois anos, sucedendo a Quique Flores no comando técnico.

Nesta altura, o novo treinador do Benfica vai começar por conhecer os cantos à casa, algo que ainda não tinha acontecido e, ao mesmo tempo, avançar rapidamente para os dossiês pendentes, nomeadamente contratações e dispensas.

Quem não quis ainda assumir o acordo foi António Salvador. O presidente do Sporting de Braga revelou algum desgaste neste processo e entende não dar já como concluída a transferência: "Não vou comentar nada. O Braga vai comunicar oficialmente se houver alguma coisa. Se houver alguma coisa... não sei se vai haver", disse Salvador à saída do Estádio AXA.

Presente na oficialização da candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica, Rui Costa confirmou o acordo com o treinador. "Há um princípio de acordo com o Braga, agora falta chegar a acordo com o Jorge Jesus. Esperamos que tudo decorra dentro do normal numa situação destas. Vamos esperar por amanhã [hoje]", comentou o director-desportivo.


O JOGO

JotaCC

A FESTA DO MINIBASQUETE - Iº TORNEIO INTERNACIONAL DE MINIBASQUETE DO SC BRAGA


Minibasquete do S.C.Braga transforma Praça do Município em recinto desportivo cheio de cor e alegria.

A secção de basquetebol do S.C. BRAGA levou a efeito neste fim-de-semana, 13 e 14 de Junho, o seu 1º Torneio Internacional de Minibasquete. O torneio reuniu equipas de minibasquete da Ovarense, E.D. Viana, B.C.Pombal e C.B.Airexa (de Nigrán, Galiza), bem como várias equipas do S.C. Braga, e decorreu na Praça do Município. Neste local foram instalados dois campos de minibasquete e um insuflável e ali decorreram os jogos de basquetebol bem como muitas das outras actividades previstas: hip hop, caça ao tesouro e jogos do ambiente, tendo ainda havido oportunidade para todos os jovens participantes de se deslocarem às piscinas municipais.

Foram dois dias de muita animação e convívio entre os pequenos praticantes de basquetebol bracarenses e os amigos que os visitaram. Foi uma verdadeira festa do minibasquete que todos mereciam e que é o culminar de uma época plena de actividade e em que os objectivos traçados por esta jovem secção do clube bracarense foram integralmente alcançados. Lembramos que era primeiro objectivo da presente época para a secção de basquetebol fomentar a prática do minibasquete no clube, com o propósito de assim garantir no futuro muitos dos praticantes que hão-de fazer parte das equipas dos demais escalões de formação. E pelo que se viu na Praça do Município o futuro está garantido. Muita dedicação ao basquetebol e um prazer enorme na sua prática foram uma constante de todos quanto estiveram presentes. E foram muitos os que se quiseram associar a esta iniciativa que despertou a curiosidade de muitos bracarenses que por ali passaram. Os apoios também foram indispensáveis para o sucesso do evento. Sem o apoio dos patrocinadores, bem como da Câmara Municipal de Braga, da Braval e do Centro Social e Cultural de Stº Adrião não teria sido possível levar a efeito um evento desta natureza e envergadura. Estes são, sem dúvida, amigos do minibasquete do S.C. Braga. 

Em reconhecimento e incentivo pelo trabalho já feito, foi com natural satisfação que os responsáveis do basquetebol bracarense tiveram a oportunidade de exibir o trabalho já feito ao Director Técnico nacional, San Payo Araújo, que fez questão de estar presente ao longo de todo o evento e que nele participou da forma sempre motivadora que imprime às suas intervenções. Foi, aliás, com a sua participação que foram entregues os troféus, medalhas e recordações às equipas, treinadores e atletas participantes no Torneio. Foi um momento particularmente feliz porquanto foi perceptível o quanto tinha agradado a todos o fim-de-semana que ali acabava. Pela certa será o primeiro de muitos torneios que o S.C. Braga organizará dando corpo a todo o trabalho que desenvolve ao longo do ano com várias dezenas de atletas de minibasquete.

O cada vez maior reconhecimento do minibasquete bracarense é uma realidade que apenas encontra como obstáculo a dificuldade de espaços para treino dos pequenos atletas. Com uma casa própria que possibilitasse treinos às muitas dezenas de atletas que demandam o clube, seria bem mais fácil dar continuidade a este crescimento e implementação do basquetebol. Apesar desta grande dificuldade, o S.C. Braga recebeu o certificado de qualidade de Escola Portuguesa de Minibasquete, atribuído pela Federação Portuguesa de Basquetebol, e orgulha-se de ser presentemente a maior escola distrital de minibasquete. Com várias equipas do clube em actividade nas competições distritais, e já com três núcleos em estabelecimentos de ensino de Braga (Colégio de Nª Senhora das Graças, Colégio Paulo VI e Colégio Teresiano), é também com muita dedicação que uma equipa feminina de minibasquete participa no Circuito Ticha Penicheiro. A par destas actividades têm sido muitas as participações de equipas de minibasquete do S.C. Braga em muitos torneios para os quais têm sido convidadas. Um pouco por todo o país o nome do S.C. Braga e do seu basquetebol têm sido divulgados por pequenos embaixadores que muito se orgulham de vestir as cores do seu clube.   

S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Madrid não é o preferido
PARA LUTAR COM FERNANDO
   
O FC Porto não deve acionar a cláusula de opção de Andrés Madrid, médio de 27 anos que esteve no Dragão desde janeiro, por empréstimo do Sp. Braga. Os azuis e brancos querem um jogador para lutar com Fernando pela posição 6, mas o argentino não recolhe as preferências e dificilmente será contratado.

Madrid só fez 10 jogos pelo FC Porto e, tendo correspondido, não conseguiu sequer morder os calcanhares ao trinco brasileiro. A SAD tem outro alvo definido para a posição.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga dá até ao final do dia para Jorge Jesus rescindir
Treinador está a exigir prémio de 70 mil euros

O Sporting de Braga está a exigir a Jorge Jesus que rescinda com o clube até ao final do dia. Caso isso não suceda, o treinador poderá ser obrigado a cumprir o contrato ou sair em litígio com o clube bracarense.

Na origem da súbita complicação está, ao que Mais futebol apurou, uma exigência do treinador. Jorge Jesus terá feito saber ao Sporting de Braga que pretende receber um prémio no valor de 70 mil euros. Uma verba que os responsáveis bracarenses entendem que não é devida ao técnico, que por enquanto tem contrato até à próxima época.

Face a este inesperado problema, o Sp. Braga exige agora que a rescisão seja feita até ao final do dia, para que o tema fique claro.

Jorge Jesus deveria ter rescindido esta manhã, de forma a poder assinar pelo Benfica e ser apresentado ao final do dia, na Luz.

De acordo com fonte do Benfica, o acordo entre o clube e o treinador «ainda não está concluído», pelo que a apresentação poderá não ser esta terça-feira.

O Benfica informou ao princípio da noite de segunda-feira que tinha chegado a acordo com o Sporting de Braga para a transferência do treinador. Em troca, Luís Filipe Vieira aceitou pagar 700 mil euros a título de indemnização.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jorge Jesus reunido com Carlos Freitas

Jorge Jesus está neste momento reunido com a direcção do Sp. Braga. Em causa está um acerto de verbas referente ao prémio por desempenho na UEFA.

Jorge Jesus reclama prémio de desempenho na UEFA

Jorge Jesus, próximo técnico do Benfica, e a sua equipa técnica estão reunidos há cerca de uma hora com Carlos Freitas para acerto de contas.

Os responsáveis arsenalistas pretendem pagar apenas o vencimento de Junho a Jesus, mas o técnico não abdica do prémio por desempenho na UEFA.

A BOLA

JotaCC

Jesus ultima rescisão
REÚNE-SE COM A DIREÇÃO BRACARENSE
   
Jorge Jesus e a sua equipa técnica já estão no Estádio AXA, onde se vão reunir com a direção do Sp. Braga para ultimar a rescisão com o clube, a fim de poder se poderem vincular ao Benfica.

Carlos Freitas, o diretor desportivo dos bracarenses, foi o primeiro a chegar, antes do treinador e restantes elementos do corpo técnico: Raul José, o preparador Mário Monteiro e os observadores Miguel Quaresma e Marco Pedrosa.

Só falta mesmo o presidente, António Salvador, que ainda não chegou ao estádio. O Sp. Braga exige 700.000 euros ao Benfica para libertar Jesus, que deve ser apresentado ainda hoje na Luz.

RECORD

JotaCC

Braga e Jorge Jesus reunidos para discutir rescisão

A administração da SAD do Sporting de Braga e o treinador de futebol Jorge Jesus estão neste momento reunidos no Estádio Municipal de Braga para negociar a rescisão contratual do técnico.

Fonte do clube minhoto disse à agência Lusa que a reunião terá de ser decisiva e negou qualquer dívida por parte dos "arsenalistas" para com o técnico. Uma das razões para a demora na rescisão de contrato é precisamente a divergência de entendimento entre o clube e o treinador quanto a valores de prémios em atraso.

A rescisão de contrato de Jorge Jesus com o Braga é o único entrave à apresentação do técnico como o sucessor de Quique Flores no Benfica.

Sporting de Braga e Benfica chegaram segunda-feira a um acordo de princípio, tendo o clube lisboeta informado a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre os seus termos.

A concretizar-se, o Benfica irá pagar 700.000 euros ao Sporting de Braga, valor da cláusula de rescisão como compensação ao clube minhoto no caso da saída de Jorge Jesus antes do fim do contrato, previsto para 2011.

PUBLICO