News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/06

Started by david, 15 de June de 2009, 07:08

Previous topic - Next topic

david

Luta contra o tempo
FALTAM DUAS SEMANAS PARA O ARRANQUE DA ÉPOCA 

Está longe de ser tranquila a preparação da nova época em Braga, contrariando de forma radical o que se verificava há um ano. Jorge Jesus, que foi uma das razões para a estabilidade e construção de um grupo sólido, tem sido o principal protagonista de um verão quente no Minho. É grande a indefinição à volta da equipa técnica e são vários os dossiês pendentes na SAD.

O problema é que faltam apenas duas semanas para o arranque oficial dos trabalhos (29 de junho) e muito há a fazer para recuperar o tempo perdido. Uma verdadeira luta que António Salvador, de 38 anos, e Carlos Freitas, de 43 anos, terão de travar nos próximos dias para terem quase tudo a postos quando os jogadores voltarem de férias. Presidente e manager vão intensificar, a partir de hoje, a planificação da nova época, levando em conta algumas prioridades. A do treinador é a principal, sendo que está colocada de parte a continuidade de Jesus.

O problema é que o técnico tem contrato e enquanto não ficar acertada a sua transferência para o Benfica não será anunciado o seu substituto. O plantel também não escapa às dúvidas e vários são os casos a aguardar pelas escolhas do homem que vai dirigir a equipa. Há setores à espera de reforços e outros com excedentários. Para complicar o cenário, os arsenalistas entram em ação na Liga Europa, a 30 de julho. Uma prova onde a equipa tem ambições.

Mais informações na edição impressa de Record

Autor: RUI SOUSA
Data: Segunda-Feira, 15 Junho de 2009 - 6:30 

Bruno3429

João Pereira reconhece vontade de dar o salto
ANDRÉ MORAIS

A pré-época em Braga promete ser agitada em matéria de saídas. Orlando Sá e Luis Aguiar foram os primeiros, Meyong e Linz podem seguir-se, e há outros na calha para que a SAD encaixe milhões. João Pereira é o mais eminente. Nem o próprio esconde que é essa a sua determinação. "Quando estava no Gil Vicente tive o Málaga, na época passada surgiu o Santander. Havia papéis e tudo, e a mudança acabou por não acontecer. Não escondo que tenho vontade de dar o salto", admite.

De França, surgem ecos diários de vários interessados, com Paris Saint-Germain e Rennes à cabeça. "De boca, tenho muita coisa, mas por escrito nada. E, como já disse, já experimentei tantas coisas que não é fácil acreditar", sorriu, certo de que a cláusula de rescisão com que está blindado não será travão a um negócio com o Braga. "Quando assinei sabia o que estava a fazer. E sei também que, à excepção do Real Madrid, não há muita gente a cometer loucuras", brincou, numa alusão aos 93 milhões de euros que os merengues pagaram por Cristiano Ronaldo.

Se pudesse escolher, João Pereira mudava para Espanha. "É o meu sonho", reconhece. Mas, na hora de melhorar de vida, não se devem respeitar as preferências: "França também gostava, porque é um campeonato superior ao português. e o objectivo de qualquer jogador é jogar nas ligas mais competitivas." Se tiver que ficar, não será menos empenhado. Mas a vontade é mesmo sair. Nem que não seja pelo aspecto financeiro. "Tenho 25 anos e está na altura. Não sou mentiroso. Gostava de experimentar um campeonato mais competitivo, mas se não der paciência. Na vida de um jogador, chega-se a determinadas alturas em que o aspecto financeiro conta muito", reconheceu ainda.


Meyong não trava desejo de vender Linz

A provável venda de Meyong, que, como O JOGO noticiou, já fez exames médicos no Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, não trava o negócio que também se pretende com Linz. A SAD está preocupada com o facto de, tal como o camaronês, o austríaco terminar contrato em Junho de 2010 e quer assegurar um bom encaixe antecipadamente. Assim sendo, e depois de Renteria também ter saído, os arsenalistas precisarão de mais do que um reforço para o ataque.


Ex-Juniores no estágio antes de serem cedidos

Ainda sem saber com quem conta definitivamente para a próxima época, é intenção do Braga levar alguns ex-juniores para estágio. Petterson, Alex, Wanderson, Dani, Zé Manel e Januário são alguns dos que têm hipóteses. Depois serão cedidos.


Equipamentos Macron por mais duas temporadas

Apesar de ter sido veiculado que o Braga poderia deixar a Macron para regressar à Lacatoni, será mesmo a primeira marca desportiva que vai continuar a equipar o clube nas próximas duas épocas. O material já começou aliás a ser entregue em Braga.

O Jogo

Bruno3429

Juniores do ABC perdem título nacional para o Belenenses

Os juniores do ABC estiveram na luta até ao final pelo título de Campeão Nacional mas o empate no último jogo com o Belenenses, 26-26, foi crucial para a equipa bracarense...

O título foi para a equipa do Restelo, que terminou a prova com 26 vitórias em 28 jogos.

A equipa de juniores do ABC foi, pelo segundo ano consecutivo, vice-campeão nacional.

Antena Minho

Bruno3429

ABC cede empate e perde o título de campeão nacional de juniores


À entrada para o último minuto do desafio, o ABC tinha em sua posse o título nacional de juniores, contudo os últimos sessenta segundos foram infernais para a equipa orientada por Jorge Borges.

Os bracarenses tinha uma vantagem de dois golos e o ceptro parecia que não iria fugir, contudo o Belenenses reduziu já no minuto final e, na jogada seguinte, o poste da baliza de Henrique Carlota negou o golo aos bracarenses. A quinze segundos do final aconteceu o momento fatal, com o empate, resultado que pintou de azul o título nacional.

Foi um ABC forte durante largos períodos do encontro. Na primeira etapa conseguiu recuperar de uma desvantagem de cinco golos (5-10), colocando o marcador na margem mínima ao intervalo (11-12).

Na segunda etapa o Belenenses voltou a entrar melhor, contudo os minhotos renasceram das cinzas, alcançaram um parcial de 7-1 e aos 45 minutos vencia por dois golos de vantagem.
O encontro passou por momentos de enorme emoção, expectativa e dúvidas no marcador, contudo já perto do final o ABC parecia mais forte e que levaria o título, uma vez que conseguiu por duas vezes novas vantagens de dois golos (25-23 e 26-24).

Contudo os deuses acabariam por não proteger a formação orientada por José Borges, que permitiu o empate a 26 golos, perdendo o título no goal-average, uma vez que ao Belenenses bastava-lhe a igualdade, por ter melhor diferença de golos à entrada para a última jornada.

De referir ainda que o São Bernardo, campeão da época passada, terminou no terceiro lugar, ao bater o Sporting (33-28). Os leões não fizeram qualquer ponto nesta fase-final.


Eduardo: Braga é dos melhores clubes em Portugal

Eduardo é o guardião do templo do Sporting de Braga. Depois de passagens por Beira Mar e Setúbal, regressou à casa mãe mais guarda redes e o caminho aberto para a titularidade. Um lutador por natureza, Eduardo viu um dos seus sonhos concretizar-se na última temporada - ser um número um do Braga. Mas a época ainda foi mais marcante, Queirós fez dele o titular da baliza de Portugal. Na entrevista para Antena Minho/Correio do Minho fala de tudo um pouco.

Correio do Minho - Esta foi a época da grande afirmação do Eduardo. Quando chegou aos séniores estava na baliza do Braga o Quim, depois chegou o Paulo Santos, achava que era muito complicado lutar pela titularidade?

Eduardo - Tinha noção da dificuldade. O Quim era um guarda-redes fantástico e eu tinha noção das dificuldades, mas também foi isso que me levou a ser aquilo que sou. Sempre tive noção das dificuldades, sempre tive a necessidade de trabalhar e comecei a ganhar paixão desde muito novo por treinar, jogar, por aprender. Quanto maiores as dificuldades mais tinha de trabalhar e isso tornou-me naquilo que sou.

No entanto teve de rodar no Beira Mar e no V. Setúbal. Foi por iniciativa sua ou do Braga?

Na altura não tinha tido oportunidade de jogar na equipa principal, a equipa b acabou, deixei de ter espaço e precisava de algo mais. Também tinha chegado o Paulo Santos que estava em excelente nível e eu não tinha o meu espaço, pois tinha ambição de jogar, de colocar em campo tudo aquilo que já tinha aprendido. Na altura, quando o mister Carlos Carvalhal saiu do Braga e foi para Aveiro fez-me o convite e encarei o empréstimo como uma oportunidade de mostrar às pessoas do que era capaz.

Em Setúbal, foi o grande boom do Eduardo?

É verdade. Em Aveiro tinha feito um boa época a nível pessoal mas o mister Carvalhal foi para Setúbal e voltou-me a fazer o convite. O Braga não colocou entraves e lá fui. O mister Carvalhal sempre acreditou em mim...

Do Braga e da selecção?

Exacto, foi um ano fantástico, fomos à meia final da taça de Portugal, fomos à Uefa, ganhamos a taça da Liga, numa época de muita agitação no clube, mas o mister Carvalhal fez-me acreditar que era possível e que eu regressava, pois o Braga é um dos maiores clubes portugueses e é preciso ter um certo peso para as pessoas acreditarem e isso aconteceu.

Houve momentos em que deixou de acreditar?

Provavelmente na altura da minha transição para Aveiro, porque havia um impasse, tinha uma grande ansiedade, pois era sempre um risco. Mas depois de jogar em Aveiro e em Setúbal senti que podia regressar ao clube onde sempre ambicionei jogar, onde cresci, sentia o clube e tive sempre referências de jogar no Braga. Tinha esse amor de regressar a Braga e vestir esta camisola, pois o Braga é um dos melhores clubes em Portugal.

"A equipa deu o máximo e chegou ao fim esgotada"

Como é que se caracteriza como guarda-redes?

(Risos) Mesmo os treinadores que tive dizem que não nasci um predestinado para a baliza. Trabalhei para ser guarda-redes e felizmente tive pessoas que me ajudaram como o mister Caldas que sempre acreditou em mim, o mister Vital que me ajudou na transição para a equipa principal. Sou um apaixonado pela baliza, sou um trabalhador e cometo erros como outro qualquer. Tentamos trabalhar e potencializar as nossas capacidades e faço isso com o mister Vital que me dá o DVD dos jogos para eu ver o que fiz mal e bem, e depois corrigir nos treinos. Tem sido muito benéfico porque analisámos e discutimos e é necessário trabalhar esse aspecto fora do campo. Um dos pontos que ele insiste comigo é que me penalizo muito.

Fica marcado por um lance menos feliz, como o PSG e os do jogo com o Benfica?

Fico. No jogo com o PSG que marcava a história do Braga só não sentia quem não tivesse amor, e no ano em que regressei a Braga, num jogo que merecíamos, pelo trajecto que tínhamos feito... foi um jogo que me marcou.

Por vezes também são enganados pela trajectória da bola...

As bolas hoje em dia são cada vez mais rápidas, ganham efeitos que as pessoas em casa não têm a percepção, mas somos profissionais e temos de estar preparados para isson não é fácil porque as pessoas associam um lance a uma época inteira, são um pouco ingratas nesse aspecto mas compreendemos e encaramos isso da melhor maneira. O jogo com o Benfica foi o meu segundo dia mau.

Quanto á época do Braga, o mínimo exigido era o 4.º lugar?

Foi uma época desgastante. Fizemos uma época brilhante na Uefa, sentimo-nos orgulhosos dos bracarenses que estiverem nos vários estádios europeus a apoiarem-nos. A nível interno saímos muito cedo da Taça de Portugal, na Taça da Liga o calendário não permitiu que a equipa recuperasse. No campeonato partimos com o objectivo de fazer melhor do que nas épocas anteriores mas faltou-nos um pouco de sorte em alguns jogos, a equipa deu o máximo e chegou ao fim esgotada mas ficou o sentimento de que podía-mos ter conseguido mais.

A partir de que momento o balneário sentiu que não era possível chegar mais além do 4º lugar?

Não penso dessa forma. Batemo-nos com quem quer que seja para ganhar e sempre acreditamos. Houve ali um período em que jogávamos bem na UEFA mas no campeonato não estávamos a responder da melhor maneira. Na parte final aconteceram algumas lesões em jogadores importantes. As equipas que jogavam com o Braga tinham aquele sentimento de que estavam a jogar com uma equipa grande e era complicado para nós, não davam espaço, eram muito defensivas, agressivas e muitas vezes não conseguimos res-ponder da melhor maneira.

"Jorge Jesus não dá baldas... exige o máximo"

Trabalhar com Jorge Jesus como é?

É diferente. Quem trabalha com ele é que tem noção. É um pessoa rigorosa no trabalho, quer o máximo dos jogadores, não dá baldas, vive aquilo dia e noite, e torna os jogadores mais responsáveis. Os treinos são como jogos e a equipa sabia o que fazia em campo, estava bem preparada. É um apaixonado pelo futebol. É uma pessoa que transmite confiança e segurança aos jogadores.

Este ano jogou com várias duplas de centrais. As rotinas foram sempre diferentes?

A equipa tinha princípios próprios. Apesar de serem excelentes jogadores isso acabou por condicionar um pouco e penalizou-nos. Quando se perdem três, quatro jogadores é complicado...

Época acabada... no Braga apenas lhe desejaram boas férias e até ao dia 29 de Junho?

Foi o normal de uma equipa. No futebol é assim, muitas vezes partimos sem saber o destino e temos de estar preparados para isso. Os clubes formam as suas equipas, há as saídas e entradas...

"A ambição está sempre presente"

O seu futuro passa pelo Braga?


Sim, tenho contrato com o Braga por mais três temporadas, sou muito feliz aqui, as pessoas tratam-me bem, tenho imensa paixão pelo clube e se alguma coisa acontecer as pessoas não me vão penalizar por isso, pois as transferências acontecem para servir os clubes que precisam desses encaixes.

Ambiciona jogar num outro campeonato?

A ambição está sempre presente. O futebol é assim, temos uma carreira curta e temos de melhorar as nossas vidas, projectar o futuro. Mas estou num clube que tem uma administração que tem sido um suporte deste crescimento, é um clube responsável que permite aos jogadores estarem concentrados apenas no trabalho e, nesse aspecto, a administração e o seu presidente estão de parabéns porque fizeram crescer este clube a uma dimensão europeia. Sinto-me bem em Braga.

Sabe que é um guarda-redes valorizado?

Tenho essa noção, jogar num clube como o Braga, que sempre ambicionei desde pequeno, e representar a selecção nacional é especial. Vestir a camisola nacional é extraordinário.

Vestir a camisola da selecção pesa muito?

Obviamente que sim. Estamos a representar um país, é um sentimento fantástico

As coisas na selecção não tem corrido da melhor maneira?

Não. Tivemos uns resultados que comprometeram, mas não vamos desistir, pois ainda podemos ficar em primeiro apesar de ser complicado. Temos possibilidade de ficar em segundo e ir ao play off e enquanto houver esperança de estar no Mundial vamos lutar por isso. Temos os melhores jogadores de vários campeonatos europeus e com essa qualidade estar fora do Mundial será uma frustração.

O que tem faltado?

Quando não se ganha falta sempre alguma coisa. Somos todos responsáveis.

Este ultimo jogo com a Albânia foi muito sofrido?

Sim. É uma equipa que não tem a nossa qualidade técnica mas com uma capacidade física impressionante, correram o jogo todo, eram agressivos e o árbitro permitiu isso. Mas conseguimos dar uma boa resposta, pois acreditamos até ao fim, tivemos capacidade de sofrimento e se juntarmos isso ao talento da nossa selecção só podemos estar confiantes no futuro

Que ambiente encontrou na selecção?

Muito bom. A maior parte dos jogadores já se conhece. Somos muitos unidos mas muitas vezes coloca-se a questão da bola entrar ou não. Com a Albânia, em Braga, tivemos muitas oportunidades de ganhar e não conseguimos, com a Dinamarca estivemos a ganhar até ao último minuto e eles tiveram a felicidade do jogo e isso dita um pouco os objectivos, mas temos de dar a volta e temos capacidade de conseguir recuperar o atraso.


Correio Minho

Bruno3429

Em causa prémios que Braga não pagou
Jesus admite rescindir


A posição entre o Benfica e Sporting Braga estão extremadas e Jorge Jesus já fez saber que admite mesmo rescindir com justa causa.

Para tal, Jesus alega prémios de jogos europeus em atraso, no valor de 200 mil euros. Trata-se de prémios referentes à participação na Taça Intertoto e na Taça UEFA.
Jorge Jesus até admite prescindir desses 200 mil euros, mas só se eles forem abatidos na parcela que o Benfica tem de pagar para fechar a contratação. O treinador está, de acordo com uma fonte próxima, 'entusiasmado', com a hipótese de rumar à Luz e pode mesmo perder direito a avultadas verbas se isso facilitar a transferência.
A cláusula de rescisão de Jesus com o Braga aproxima-se do milhão de euros, mas o próprio Jesus tem direito a 20 por cento desse valor e pode abdicar de os receber de forma a baixar o montante para valores próximos dos 700 mil euros. Se a este valor, do qual, até ao momento, o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, não quer abdicar, se suprimirem mais 200 mil euros dos prémios alegadamente em atraso, os encarnados só teriam de pagar 500 mil euros para contratar o treinador ao clube minhoto.
As negociações não estão fáceis entre as partes e permanecem num impasse. Se o Sporting de Braga não ceder, o treinador admite pedir a rescisão de contrato com justa causa.

Transferência. Asnegociações entre Benfica e Sporting de Braga por Jorge Jesus continuam num impasse


O Primeiro de Janeiro (O Norte Desportivo)

JotaCC

Mercado: Caso avance para a rescisão de contrato com o Sp. Braga
Jorge Jesus preso por 82 mil euros

Está iminente o ingresso de Jorge Jesus no Benfica. Para tal, o ainda técnico do Sp. Braga deverá avançar, nas próximas horas, para a rescisão unilateral do contrato com o clube minhoto, ficando os encarnados encarregues de pagar uma verba a rondar os 82 mil euros, valor esse que até poderá ser pago pelo bolso de Luís Filipe Vieira.

Ao que o CM apurou, para que Jorge Jesus consiga, no imediato, a libertação contratual do Sp. Braga, terá de indemnizar os arsenalistas em valores idênticos a seis meses de ordenado. Jesus aufere na cidade dos Arcebispos 42 mil euros, sendo o valor da indemnização de 262 mil euros. A este montante, deve subtrair-se cerca de 180 mil euros que Jesus diz ter direito, referente ao vencimento de Junho e a prémios de jogo, e que, naturalmente, abdicaria para facilitar a mudança para a Luz.

"Jesus quer sair a bem mas o senhor Salvador não quer facilitar. Parece satisfeito por lhe cortar as pernas", disse ao CM fonte próxima do treinador de 54 anos, admitindo mesmo que Jesus "já só pensa em trabalhar no Estádio da Luz".

Ao que o CM apurou, Jesus já confidenciou aos seus colaboradores e familiares que não admite regressar a Braga, entendendo que está a ser tratado de forma injusta, em particular, pelo presidente António Salvador.

Quanto ao trabalho de campo, o CM sabe que Jorge Jesus e Rui Costa mantêm conversas diárias e que o técnico já definiu os alvos a contratar. O extremo Djalma foi o primeiro desejo.

CORREIO DA MANHA


JotaCC




Benfica e Sp. Braga tentam consenso

Depois da tempestade, avizinha-se a bonança. Nem o Benfica, que conta com Jesus, nem o Sp. Braga, que já possui engatilhada alternativa firme para liderar os arsenalistas em 2009/2010 (trata-se de Domingos Paciência), estão interessados que o folhetim gerado em torno da mudança do treinador da Pedreira criada por Souto Moura para o Estádio da Luz se eternize.

Próximas horas são decisivas para o futuro de Jorge Jesus   

Há, de um lado e de outro, decisões a tomar relativamente à nova temporada, que não se compadecem com impasses e depois de terem sido aventados cenários bélicos entre os dois clubes, as mais recentes informações apontam para que, durante o dia de hoje decorram reuniões ao mais alto nível que terminem com uma situação em que não há vencedores.

A acrescer a este facto objectivo, de índole desportiva, há ainda a circunstância de, entre os presidentes das duas instituições, existir, há largos anos, uma relação que — embora volta e meia se submeta ao princípio amigos amigos, negócios à parte — nenhum dos dois quer ver beliscada.


Madrid fica no Dragão

Andrés Madrid não vai continuar no Sp. Braga e o seu destino será o mesmo do da segunda metade da época que agora terminou: o FC Porto. Entretando, os 'arsenalistas' podem avançar, esta segunda-feira, com queixa contra o Benfica na Liga, por aliciamento a Jorge Jesus.

Madrid vai integrar plantel do FC Porto em 2009/2010 

Depois de um curto período de indefinição provocado pelas dúvidas quanto à colocação de Pelé, que entretanto foi cedido ao Génova, os dragões tomaram a decisão de ficar como argentino, indo ao encontro, também, do desejo de Jesualdo Ferreira.

Entretanto, termina hoje o prazo dado por António Salvador para o Benfica pagar o valor da cláusula de rescisão de Jorge Jesus, de 700 mil euros. O presidente ameaça hoje mesmo apresentar uma queixa na Liga por aliciamento ao treinador se os encarnados não derem o passo que falta para desatar o nó.


A BOLA

JotaCC

Jorge Jesus fica selado esta semana

Luís Filipe Vieira e Rui Costa pretendem encerrar definitivamente o dossiê Jorge Jesus no arranque desta semana. O presidente demissionário e o director-desportivo do Benfica têm mantido um braço-de-ferro com o Braga - que aceita apenas libertar o treinador, que tem mais um ano de contrato, mediante uma indemnização de 900 mil euros, que emagrecerá para 700 mil com o treinador a abdicar dos 200 mil que lhe caberiam - no sentido de assegurar a contratação do técnico arsenalista, mas não querem perder mais tempo com este tema, uma vez que, com o arrastar do processo, Jorge Jesus tem cada vez menos tempo para preparar a próxima época da melhor forma. Sendo assim, esgotadas as possibilidades de uma negociação pacífica, o Benfica avançará pela via que lhe resta: bater os 700 mil euros!

O regresso ao trabalho, tendo em vista a nova temporada, está marcado para dia 29, precisamente daqui a duas semanas, e não só os dirigentes encarnados como o próprio treinador gostariam que tudo estivesse já acertado então, por forma a poderem trabalhar com total liberdade tendo em vista a conquista do título em 2009/10. O prazo para acertar todos os pormenores está a ficar cada vez mais apertado, isto apesar de os embates de preparação da nova época estarem já definidos.

Com a desvinculação do Braga ainda por acertar, Jesus, que encara a mudança para a Luz com grande entusiasmo, tem procurado inteirar-se de toda a estrutura encarnada e de todos os jogadores que poderá ter à sua disposição. O técnico tem aproveitado as férias, que está a passar sobretudo em casa, para trabalhar com afinco em diversos assuntos de interesse para a época 2009/10.



Braga até já admite pedir mais dinheiro...

O desenlace da novela tarda a chegar, mas Jorge Jesus já só tem cabeça para o Benfica, e ontem o Braga, sabe O JOGO, admitia vir a pedir contas ao treinador pelo prejuízo - já calculável à data - que o mesmo está a provocar por se ter excluído da preparação da nova temporada do plantel arsenalista. Quer isto dizer que, nesta fase do braço-de-ferro com Jesus (e, consequentemente, com o Benfica), o clube minhoto encara a hipótese de encarecer a libertação do treinador, isto é, de reclamar, com recurso aos tribunais cíveis, uma verba superior aos 900 mil euros previstos pela cláusula de indemnização (e não de rescisão) consignada no contrato celebrado há um ano entre as partes.

Se o processo não ficar resolvido nos primeiros dias desta semana - mas, ao que O JOGO apurou, ficará mesmo -, o emblema bracarense não hesitará em assumir uma posição de maior contundência, complicando a vida a Jorge Jesus e ao Benfica, que - como se pode ler na peça de abertura de página - também tem urgência na resolução deste problema por motivos semelhantes aos dos arsenalistas: a planificação e estruturação do plantel para 2009/10.

O valor da cláusula de indemnização a suportar por Jesus para anular o contrato com o Braga é de 900 mil euros, mas, conforme o presidente arsenalista clarificou anteontem à Lusa, "por acordo entre as partes foi introduzida uma adenda [no contrato] que diz que, se houver um clube que pague essa verba, o Braga pagaria 200 mil euros" ao treinador. Ou seja, tal como disse António Salvador, "o negócio faz-se se pagarem 700 mil euros ao Braga", isto se Jorge Jesus "prescindir dos seus 200 mil euros". E é o que sucederá!

As notícias dando conta de que Jesus poderia avançar para a rescisão unilateral do vínculo, alegando justa causa com base numa pretensa dívida do Braga, foram igualmente rebatidas por Salvador. Que não esteve com papas na língua, considerando que o cenário de rotura alvitrado não seria mais do que uma "forma de pressão", subentendendo-se das suas palavras que se estaria a referir ao treinador.


O JOGO

JotaCC

Benfica e Jesus: conversações intensificam-se
Novidades à vista para breves sobre o treinador «encarnado»

As negociações para desbloquear a contratação de Jorge Jesus pelo Benfica intensificaram-se nas últimas horas e prevêm-se para breve novidades sobre o novo treinador «encarnado».

Depois de vários dias de impasse no processo de conversações entre Benfica e Sp. Braga, com quem o treinador tem mais uma época de contrato, as várias partes envolvidas voltam agora à mesa de negociações.

O Benfica rescindiu na semana passada com Quique Flores e o Sp. Braga assumiu já o interesse dos «encarnados», mas mostrou-se publicamente irredutível na questão da indemnização contratual pela rescisão do técnico, na ordem dos 700 mil euros.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jesus só rescinde no último dia


Treinador espera que António Salvador se entenda com Luís Filipe Vieira nos próximos dias. Mas não ficará em Braga e mudar-se-á para a Luz de qualquer maneira.

Se António Salvador mantiver o braço de ferro com Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus vai mesmo avançar para a rescisão unilateral - e o Benfica, que se recusa a pagar em dinheiro qualquer compensação, pode mesmo retirar a oferta de dar preferência sobre uma lista de jogadores a emprestar. O treinador não vai ficar em Braga e quer mudar-se para o Benfica o mais rápido possível, mas se tiver de esperar, no dia 28, véspera do início dos trabalhos nos dois clubes, avançará com a rescisão que, entende, lhe custará 240 mil euros. Como até lá terá de receber perto de 200 mil euros, no fundo só terá de indemnizar o Sporting de Braga em cerca de 50 mil euros.

O braço-de-ferro, entende Jesus, prejudica os dois clubes e o seu trabalho, mas é inultrapassável se Salvador se mantiver irredutível quanto à cláusula de rescisão, fixada em cerca de 900 mil euros, mas que baixa para 700 mil euros por o treinador abdicar dos 200 mil euros a que teria direito. No entanto, o conhecimento, por parte do Benfica, de que Domingos Paciência já trabalha na definição da temporada 2009/2010, tendo até contactado informalmente alguns jogadores para falar do Braga, excluiu qualquer possibilidade de indemnizar os minhotos.

Vieira entende que se o Braga já tem um treinador a trabalhar, os danos na planificação da próxima temporada serão quase nulos, logo não haverá lugar a qualquer compensação. Ainda assim, o presidente do Benfica, que não quer ir contra a vontade de Jorge Jesus em sair a bem do Minho, propôs o acesso do Braga a uma lista de jogadores que a SAD da Luz estaria disposta a emprestar aos arsenalistas.

Mas António Salvador torceu o nariz a esta solução, tendo dito já que recusa qualquer solução que não seja o pagamento integral dos 700 mil euros. Esta posição, segundo fontes contactadas pelo DN, levanta dúvidas quanto à verdadeira intenção de Salvador, uma vez que até já terá outro treinador praticamente em funções e a definir o planeamento da época. Pelo menos, não foi a Jesus que Salvador pediu indicações técnicas quanto às vendas, como de Luís Aguiar e Paulo Jorge, ou entradas no plantel.

Perante este cenário, Jesus vai esperar que Salvador se entenda com Vieira o mais rapidamente possível, mas só um milagre o voltaria a colocar no Sporting de Braga. Por isso, e numa situação limite que muito dificilmente se verificará, se a 28 de Junho a situação se mantiver, Jesus avançará para a rescisão unilateral. O treinador entende que esta lhe custará 240 mil euros, que correspondem a seis meses de salários - 40 mil euros é mais ou menos um duodécimo dos 500 mil euros que ganha por ano em Braga.


DN

JotaCC

Andebol: FC Porto defronta Madeira SAD, Benfica com ABC na Taça de Portugal

O FC Porto defronta o Madeira SAD e o Benfica mede forças com o ABC de Braga nas meias-finais da Taça de Portugal de andebol, numa "final four" marcada para 27 e 28 de Junho, em Lagoa.
Segundo ditou o sorteio, hoje realizado em Lisboa, portistas e benfiquistas podem, assim, voltar a encontrar-se, depois de ter medido forças na final dos "play-offs", num "duelo" que os "dragões" venceram por 3-2.

No Pavilhão Municipal Jacinto Correia, em Lagos, as meias-finais realizam-se a 27 de Junho e a final no dia seguinte, estando por agendar os horários.

RTP

JotaCC

Iº TORNEIO INTERNACIONAL DE MINIBASQUETE DO SC BRAGA


A secção de basquetebol do S.C. BRAGA leva a efeito neste fim-de-semana, 13 e 14 de Junho, o seu 1º Torneio Internacional de Minibasquete. O torneio, que reúne equipas de minibasquete da Ovarense, E.D. Viana, Monção B.C, B.C.Pombal e C.B.Airexa (de Nigrán, Galiza), bem como várias equipas do S.C. Braga, decorrerá na Praça do Município entre as 9h30m e as 18 horas. Neste local estarão instalados dois campos de minibasquete e um insuflável e ali decorrerão os jogos de basquetebol bem como muitas das outras actividades previstas: hip hop, caça ao tesouro, jogos, etc. Também está prevista uma deslocação de todas as equipas às piscinas municipais.

Como se pode ver vão ser dois dias de muita animação e convívio entre os pequenos praticantes de basquetebol bracarenses e os amigos que os vão visitar. Uma festa do minibasquete que todos merecem e que é o culminar de uma época plena de actividade e em que os objectivos traçados por esta jovem secção do clube bracarense foram integralmente alcançados. Era primeiro objectivo da presente época para a secção de basquetebol fomentar a prática do minibasquete no clube, com o propósito de assim garantir no futuro muitos dos praticantes que hão-de fazer parte das equipas dos demais escalões de formação.

Tendo recebido o certificado de qualidade de Escola Portuguesa de Minibasquete, atribuído pela Federação Portuguesa de Basquetebol, o S. C. Braga orgulha-se de ser presentemente a maior escola distrital de minibasquete. Com várias equipas do clube em actividade nas competições distritais, e já com três núcleos em estabelecimentos de ensino de Braga (Colégio de Nª Senhora das Graças, Colégio Paulo VI e Colégio Teresiano), é também com muita dedicação que uma equipa feminina de minibasquete participa no Circuito Ticha Penicheiro. A par destas actividades têm sido muitas as participações de equipas de minibasquete do S.C. Braga em muitos torneios para os quais têm sido convidadas. Um pouco por todo o país o nome do S.C. Braga e do seu basquetebol têm sido divulgados por pequenos embaixadores que muito se orgulham de vestir as cores do seu clube.   

Em reconhecimento e incentivo pelo trabalho já feito, está confirmada a presença neste torneio do Director Técnico nacional, San Payo Araújo.

Estão convidados os bracarenses em geral a comparecerem na Praça do Município para aí conviverem com os atletas e participantes no torneio e fazerem a festa do basquetebol.



INFANTIS TERMINAM A S. PEDRO CUP EM 5º LUGAR

A equipa do SC Braga, que actuou com um misto dos Infantis C e D orientados pelo Prof. Jaime Leite e Prof. Pedro Pires, alcançou o quinto posto no Torneio Internacional de sub-12 organizado pelo Varzim Sport Clube e disputado no seu Estádio.

O evento de futebol de sete, contou a exemplo do SC Braga com a participação de alguns dos maiores emblemas nacionais.

Na fase de grupos disputada no sábado, o SC Braga perdeu com o FC Porto por 3-2. Seguiram-se empates a duas bolas com os franceses do AS Bayard-Saumun e a uma bola com o Gil Vicente. Nos quartos-de-final, a equipa bateu os espanhois do Ponte Areas por 7-3, entrando na discussão do 5º e 6º lugares. Num jogo emocionante, o SC Braga chegou ao final do tempo regulamentar empatado 4-4 com a Academia Superball de VN Gaia. Na marcação das grandes penalidades, o SC Braga superiorizou-se por 2-1, com o guarda-redes Ricardo a brilhar ao defender dois dos três remates.

Classificação final da S. Pedro Cup 2009:

1.º Varzim SC;

2.º Sporting CP;

3.º Gil Vicente;

4.º FC Porto;

5.º SC BRAGA;

6.º Superball VN Gaia;

7. AS Bayard-Saumun;

8.º Ponte Areas


SC BRAGA EM 4º LUGAR NO TORNEIO INTERNACIONAL DAS MARINHAS


A equipa de Infantis orientada pelo Prof. Pedro Duarte alcançou o quarto lugar no XXII Torneio Internacional de Futebol Infantil do FC Marinhas (Fernando Pilar Cunha), que se disputou no passado fim-de-semana. Os jovens Gverreiros do Minho estão a iniciar a transição do futebol de 7 para o futebol de 11, tendo realizado importantes testes num recinto com boas condições para a prática do futebol. Os jogos tiveram a duração de 20 minutos por parte com duas partes.

No sábado, a equipa empatou a zero frente aos galegos do Porriño, vencendo de seguida a equipa anfitriã por 5-0. No jogo decisivo do grupo de apuramento para a final, a equipa não conseguiu impor o seu futebol saindo derrotada pelo Sporting CP por 3-0.

De tarde, disputou o jogo de atribuição do 3.º e 4,º lugares com o FC Porto, tendo perdido novamente por 3-0. O FC Porto logrou facturar as oportunidades criadas enquanto que o SC Braga desperdiçou as suas. A classificação final foi a seguinte:

1.º SL Benfica;

2.º Sporting CP;

3.º FC Porto;

4.º SC BRAGA;

5.º Leixões SC;

6.º FC Marinhas;

7.º Selecção Sub-13 AF Braga;

8.º Porriño.



INICIADOS "A" TERMINAM FASE FINAL EM 3º LUGAR

O Campeonato Nacional de Juniores C chegou ao seu final com o SC Braga a arrecadar um brilhante 3º lugar na classificação à frente do FC Porto.

A equipa viajou na última jornada até ao reduto do Sporting CP, com três equipas a competirem ainda pelo segundo lugar do pódio. O SC Braga entrou bem no jogo a pressionar o adversário que mostrava dificuldades em sair do último terço de terreno. E foi assim que Alenitchev apontou o primeiro golo da partida, alimentando o sonho de chegar ao segundo lugar, que seria o igualar da melhor classificação obtida, no final dos anos 80.

Porém, o adversário a jogar perante o seu público cresceu e conseguiu dar a volta ao jogo ainda na primeira parte (2-1).

Na segunda parte, as equipas disputaram o jogo taco-a-taco mas foi o Sporting CP a aproveitar as oportunidades criadas colocando o resultado final em 4-1 no marcador.

Com a derrota do FC Porto no terreno do SL Benfica, os jovens Gverreiros do Minho tiveram motivos para festejar já que terminavam em terceiro lugar com os mesmos pontos do FC Porto, mas beneficiando de vantagem no confronto directo com a vitória obtida em casa dos portistas logo na jornada inaugural.

Para a história fica uma excelente campanha rubricada esta temporada, com muito mérito na recuperação classificativa ainda na primeira fase quando se registava um ligeiro atraso em relação aos que seguiam na frente. As vitórias registadas frente ao V. Guimarães fora e FC Vizela em casa, foram importantes para garantir um lugar na segunda fase. Esta também foi muito equilibrada, mas os importantes triunfos em Vizela e Aveiro (frente ao Beira-Mar), ditaram o apuramento para a tão desejada Fase Final.

Apesar dos adversários possuirem planteis recheados de talentos, os jovens Gverreiros do Minho mostraram um enorme espírito de equipa que com persuasão, conseguiu atingir resultados dignos de registo. Assim, em seis jogos, arrecadaram uma vitória e dois empates que os colocaram no terceiro lugar do pódio.

A aprendizagem continua pois o mais importante é registar melhorias na sua formação para que no futuro tenham mais possibilidades de integrar o plantel sénior dos Gverreiros do Minho. A classificação final foi a seguinte:

1.º SL Benfica – 13 pontos;

2.º Sporting CP – 9 pontos;

3.º SC BRAGA – 5 pontos;

4.º FC Porto – 5 pontos.



CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO - BRACARENSES NO PÓDIO

As atletas bracarenses conseguiram uma classificação notável neste fim-de-semana em Leiria, no Campeonato Nacional da 1ª divisão.

As bracarenses partiram com o objectivo de tudo fazer para conquistar um lugar no pódio o que veio a acontecer. Na primeira posição ficou o Sporting Clube de Portugal, no segundo o JOMA e no terceiro lugar, apenas a 5 pontos do segundo, o Sporting Clube de Braga. Recordamos que a classificação da equipa bracarense nos últimos anos tem oscilado entre o quarto e o sexto lugares, daí que este terceiro teve um sabor muito especial.

De salientar as vitórias nas provas de 3.000 e 5.000m através das atletas Dulce Félix e Cláudia Pereira. Também estiveram particularmente bem as atletas Filomena Costa, na prova dos 3.000m obstáculos, Céu Nunes e Joana Costa respectivamente nos 800m e 1.500m, todas elas em segundo lugar.

Nesta competição bateram os records pessoais as atletas: Cláudia Ramôa no lançamento de Dardo, Cristiana Cruz no lançamento do Martelo e Dulce Félix nos 3.000m.

Eis os resultados individuais:

100m: 6ª Inês Oliveira

200m: 5ª Inês Oliveira

400m: 5ª Céu Nunes

800m: 2ª Céu Nunes

1.500m: 2ª Joana Costa

3.000m: 1ª Dulce Félix

Obstáculos: 2ª Filomena Costa

5.000m: Cláudia Pereira

Marcha: 5ª Ana Cláudia Conceição

100/barreiras: 7ª Liliana Barbosa

400/barreiras: 7ª Liliana Barbosa

Peso: 3ª Alexandra Gonçalves

Disco: 3ª Alexandra Gonçalves

Martelo: 7ª Cristiana Cruz

Dardo: 4ª Cláudia Ramôa

Comprimento: 4ª Sónia Marques

Triplo: 5ª Sónia Marques

Altura: 4ª Liliana Monjane

Vara: 4ª Ana Costa

4x100m: 2ª (Rita Lourenço, Inês Oliveira, Sónia Marques e Susana Vieira)

4x400m: 4ª (Céu Nunes, Joana Costa, Liliana Barbosa e Susana Vieira)


S.C.BRAGA.PT

Pireks_23

http://tv.rtp.pt/desporto/index.php?t=Ha-mau-estar-em-Braga-por-causa-de-Jesus---Miguel-Guimaraes.rtp&visual=5&article=189123&tm=1&Top=17

Futebol Nacional
Há mau estar em Braga por causa de Jesus - Miguel Guimarães
Publicado: 2009-06-15 18:14:47 | Actualizado: 2009-06-15 18:35:42
Por: Carlos Barros


Miguel Guimarães Presidente da A.G .da SAD bracarense quebra o silêncio para dar voz ao mau estar que a saída de Jorge Jesus  está a causa no Minho: "Treinador e Benfica estão a ter comportamentos incorrectos".
"Todo este processo prejudica seriamente o S.Braga", refere Miguel Guimarães

Nesta entrevista a Nuno Matos o lider da AG da SAD bracarense coloca-se ao lado de Antonio Salvador por isso  reconhece "o bom trabalho de Jesus mas apoiado na direcção". Na calha para a substituição está Domingos Paciencia.

david

Líder da Assembleia Geral lamenta comportamento de Jesus
MIGUEL PEDRO GUIMARÃES ASSUME A SAÍDA DO TREINADOR
O presidente da Assembleia-Geral do Sporting de Braga lamentou segunda-feira o comportamento de Jorge Jesus e, sobre um eventual novo treinador de futebol, disse que em Braga "são os mais experientes que habitualmente têm mais sucesso".

No entanto, Miguel Pedro Guimarães ressalvou que o que conhece do processo sobre o treinador é o que vai lendo nos jornais, mas acrescentou: "mesmo que Jorge Jesus não vá para o Benfica, penso que ele já não tem condições para treinar o Sporting de Braga, porque as posições se extremaram".

Em declarações à Agência Lusa, o dirigente referiu que Jorge Jesus "sabia bem o contrato que assinou", que implica uma cláusula de rescisão para a sua saída.

"Ele tem todo o direito de querer sair, agora alegar dívidas que não existem a um clube que lhe deu as melhores condições, parece-me pouco correcto", disse.

Sobre a previsível contratação de um novo treinador, Miguel Pedro Guimarães lembrou que, em Braga, foram os treinadores mais experientes, "com mais de 50 anos, como Jesualdo Ferreira ou mesmo o Jorge Jesus, que tiveram mais sucesso".

No sentido contrário, recordou as experiências negativas com técnicos mais jovens, como Jorge Costa ou Carlos Carvalhal. "Mas eu, e todos os bracarenses, venha quem vier, vamos dar todo o apoio ao novo treinador e que seja a excepção que confirma a regra", concluiu.

Data: Segunda-Feira, 15 Junho de 2009 - 19:59 

JotaCC

Benfica comunica à CMVM princípio de acordo com Sp. Braga por Jesus

«A negociação entre esta Sociedade e Jorge Jesus terá início de imediato», pode ler-se no comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, prevendo o pagamento de 700 mil euros aos bracarenses. Jesus poderá ser apresentado já esta sexta-feira.

Jorge Jesus tem a porta aberta em Braga

O comunicado tem apenas dois pontos, tornando bastante claro que Jorge Jesus tem a porta aberta para rumar a Lisboa:

«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a um princípio de acordo com a Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD com vista à possível contratação do treinador Jorge Fernando Pinheiro de Jesus.

A negociação entre esta Sociedade e o Senhor Jorge Jesus terá início de
imediato. Na eventualidade de ser alcançado um acordo com este treinador e a respectiva equipa técnica, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD pagará à Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD uma compensação no valor de € 700.000 (setecentos mil euros).

A BOLA

JotaCC

"Encarnados" chegam a acordo com Braga por Jorge Jesus

O Benfica chegou esta segunda-feira a acordo com o Sporting de Braga com vista à contratação do treinador de futebol Jorge Jesus, anunciou SAD do clube lisboeta à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Rui Costa, director desportivo dos «encarnados» confirmou também que amanhã vão começar as negociações com Jorge Jesus, podendo haver inclusive novidades nas próximas horas.
"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248. do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a um princípio de acordo com a Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD com vista à possível contratação do treinador Jorge Fernando Pinheiro de Jesus", pode ler-se no comunicado enviado à CMVM.

Ainda de acordo com aquele comunicado, o Benfica deverá iniciar "de imediato" a negociação com o treinador Jorge Jesus, tendo referido ainda que vai pagar aos "arsenalistas" uma compensação no valor de 700.000 euros.

Benfica e Sporting de Braga ameaçavam entrar em ruptura por causa de Jorge Jesus, tendo mesmo os bracarenses referido que iriam entrar na justiça caso as partes não chegassem a acordo.

RTP

JotaCC

Clubes chegaram a acordo, Jesus na Luz

Em comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de valores Mobiliários), o Benfica informa que chegou a acordo com o Sp. Braga quanto à possível contratação de Jorge Jesus para o clube encarnado.

O Benfica acrescenta ainda que agora irá negociar com Jorge Jesus e que, se chegarem a acordo, o clube da Luz pagará 700 mil euros ao Sp. Braga pela quebra e contrato antecipada do técnico português.

O JOGO

JotaCC

CMVM informada sobre princípio de acordo com Sp. Braga
ENCARNADOS ASSUMEM "COMPENSAÇÃO" DE 700 MIL EUROS
   
A SAD do Benfica, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta segunda-feira, informou ter um acordo de princípio com o Sp. Braga para a contratação dos serviços do técnico Jorge Jesus.

Eis o comunicado, na íntegra, da SAD encarnada:

"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a um princípio de acordo com a Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD com vista à possível contratação do treinador Jorge Fernando Pinheiro de Jesus. A negociação entre esta Sociedade e o Senhor Jorge Jesus terá início de imediato.

Na eventualidade de ser alcançado um acordo com este treinador e a respectiva equipa técnica, a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD pagará à Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD uma compensação no valor de €700.000 (setecentos mil euros).

O Conselho de Administração


Jesus apresentado amanhã na Luz
NAMORO ACABA MESMO EM CASAMENTO
   
Jorge Jesus está confirmado como sucessor de Quique Flores à frente da equipa técnica do Benfica. O ex-treinador do Sporting de Braga será apresentado amanhã, terça-feira, no Estádio da Luz. O contrato entre Jesus e os encarnados terá a duração de 2 anos.


RECORD