News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 13/06

Started by Bruno3429, 13 de June de 2009, 05:36

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Jesus admite rescindir com o Braga
SÉRGIO ANDRÉ/RUI MIGUEL GOMES

As posições entre o Benfica e o Sporting de Braga estão extremadas e Jorge Jesus já fez saber que admite mesmo rescindir com justa causa o contrato com a equipa minhota, para tal alegando prémios de jogos europeus em atraso, no valor de 200 mil euros. Trata-se de prémios referentes à participação na Taça Intertoto - prova que o Sporting de Braga venceu - e na Taça UEFA.

Jorge Jesus até admite prescindir desses 200 mil euros, mas só se eles forem abatidos na parcela que o Benfica tem de pagar para fechar a contratação. O treinador está, de acordo com uma fonte próxima, "entusiasmado" com a hipótese de rumar à Luz e pode mesmo perder direito a avultadas verbas se isso facilitar a transferência.

A cláusula de rescisão de Jesus com o Braga aproxima-se do milhão de euros, mas o próprio Jesus tem direito a 20 por cento desse valor e pode abdicar de os receber de forma a baixar o montante para valores próximos dos 700 mil euros. Se a este valor, do qual, até ao momento, o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, não quer abdicar, se suprimirem mais 200 mil euros dos prémios alegadamente em atraso, os encarnados só teriam de pagar 500 mil euros para contratar o treinador ao clube minhoto.

As negociações não estão, no entanto, fáceis entre as partes e, algum tempo após o primeiro contacto entre Luís Filipe Vieira e Salvador, permanecem num impasse. Se o Sporting de Braga não ceder, o treinador admite pedir a rescisão de contrato com justa causa.

Contactado por O JOGO, António Salvador escusou-se a fazer comentários. Fonte do clube garantiu, no entanto, que os 200 mil euros de que se fala já foram pagos na totalidade.


Minhotos vão fazer queixa à Liga

O Braga vai mesmo avançar com uma queixa na Liga contra o Benfica por aliciamento do seu treinador Jorge Jesus, avançou ontem fonte do clube minhoto à Agência Lusa. Para os bracarenses, a conduta das águias viola o ponto 1 do artigo 65.ºA do regulamento disciplinar, que prevê que o clube infractor fique impedido de, na época seguinte, registar qualquer contrato de trabalho com o treinador em causa.


Fernando Alexandre disputado com rival
ANDRÉ MORAIS/RUI MIGUEL GOMES

Fernando Alexandre está no centro de uma guerra de rivais. Apreciado por Manuel Cajuda e consequentemente desejado pelo Guimarães, o médio do Estrela da Amadora interessa também ao Braga. E se o Vitória ainda não fez qualquer proposta formal, os arsenalistas já fizeram chegar ao jogador, através do empresário Paulo Barbosa, a sua vontade de contar com ele.

O médio foi alvo de algumas reuniões recentes, mas nada ficou fechado. Em primeiro lugar, porque outras equipas desejam o médio e este não se quer precipitar quando está na iminência de assinar um bom contrato. Ainda por cima quando, em termos de salários, a época na Amadora foi para esquecer. Depois, porque vai rescindir brevemente com o Estrela (é um dos quatro jogadores que ainda não o fizeram), e o Braga recusa vincular atletas nessa situação, ficando a aguardar que o destino do clube se defina.

Os avanços do Braga não tiveram sequência nos dois últimos dias, mas o interesse não se esfumou. O Vitória também atacará, e prevê-se uma cerrada disputa entre os eternos rivais.


Estrangeiro menos aliciante


Fernando Alexandre não tem só propostas de Portugal. De Espanha e França chegaram também ofertas reais, mas, tal como em relação ao Braga, sem respostas assertivas. O jogador não estará muito entusiasmado com a possibilidade de emigrar.


Elisson traz Joabe

Joabe será o único brasileiro a juntar-se a Elisson entre os jogadores que vêm do Cruzeiro para Braga. O avançado nem se integrou na primeira lista de alvos divulgada, mas terá já tudo acertado para chegar a Portugal no dia 6 de Julho, juntamente com o guarda-redes. Joabe é avançado, tem 20 anos completados recentemente e é um homem de área. Será, ao que tudo indica, cedido para que o Braga confirme as suas potencialidades e possa daqui a um ano adquirir o seu passe.

Sandro Manoel (médio) e Anselmo Ramon (avançado) são cartas fora do baralho, e Leandro Amaro também o deve ser. Não se registaram avanços ,e o jogador já percebeu que, se vier para Portugal, não será para o mesmo destino de Elisson e Joabe.


Internacionais podem prolongar as férias

Eduardo, Rodriguez e Yazalde têm ordens para se apresentarem dia 29 de Junho, mas devem ver adiado o regresso em virtude de terem estado nas selecções nacionais e só agora terem entrado de férias. O Braga deixará a data ao critério dos jogadores.


Algarve na pole position para receber o estágio


O Algarve deve receber o estágio de pré-época do Braga. Apesar de haver ainda mais do que uma possibilidade, inclusive a de ficar por casa, parece certo que o Sul será o rumo da equipa que será orientada por Domingos Paciência. O destino é inédito para os minhotos.

O Jogo

Bruno3429

ABC: José Rolo lesionado com gravidade

O atleta do ABC, José Rolo, lesionou-se, ontem, com gravidade, no encontro que a equipa de juniores do clube disputou em Lisboa, frente ao Sporting, da fase final de juniores, e que venceu por 30-22. O atleta não joga mais na competição e está afastado do mundial de juniores, a disputar em Agosto no Egipto.

Diario Minho

Bruno3429

Futebol: Sporting de Braga - Minhotos ponderam apresentar queixa contra o Benfica


O Sporting de Braga pondera avançar com uma queixa contra o Benfica na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) por aliciamento ao seu treinador, Jorge Jesus, disse hoje à Agência Lusa fonte do clube minhoto.

Para os responsáveis bracarenses, a conduta do Benfica consubstancia a violação do ponto 1 do artigo 65.º- A do regulamento disciplinar da LPFP.

Este prevê que "o clube que induzir um jogador ou um treinador de outro clube a rescindir o seu contrato de trabalho e/ou celebrar com os mesmos qualquer acordo que vise a celebração de um contrato de trabalho ou promessa de trabalho, fica impedido de, durante a época desportiva seguinte, registar qualquer contrato de trabalho com esse jogador ou treinador".

Cumulativamente, o clube será ainda "punido com a subtracção de três pontos por cada jogador ou treinador aliciado", lê-se ainda.

O ponto 3 do mesmo artigo diz ainda que por aliciamento presume-se, "salvo demonstração em contrário, o registo, por parte de um clube, de contrato celebrado com um jogador ou treinador que tenha rescindido, sem justa causa, o contrato celebrado com o anterior clube".

Segunda-feira, António Salvador revelou à Lusa ter recebido nesse dia um telefonema do presidente do Benfica a avi sar que "ia falar, pela primeira vez, com o Jorge Jesus".

Na ocasião, contou então, transmitiu a Luís Filipe Vieira que para a contratação do técnico português o Benfica teria de pagar, na totalidade, a cláusula de rescisão no valor de cerca de um milhão de euros, o que o clube da Luz não está disposto a fazer.

"Mas, também lhe disse que estou muito contente com o trabalho desenvolvido por Jorge Jesus e que não quero indemnização nenhuma. Se o Benfica não pagar a rescisão, vou propor ao Jorge Jesus a renovação do contrato e aumentar a rescisão da cláusula para que outros clubes não tenham a tentação de o levar", lançou Salvador.

Em entrevista televisiva quinta-feira, o director desportivo "encarnado", Rui Costa, disse que Jorge Jesus não é o treinador do Benfica, mas admitiu que "é uma das possibilidades" e que tem o "perfil" procurado.

Se, nos próximos dias, o Benfica não se decidir pela contratação de Jesus, indemnizando o Sporting de Braga no valor pretendido pelos responsáveis minhotos, estes avançarão com a queixa na Liga de clubes no "início da próxima semana", assegurou a mesma fonte à Lusa.

"Temos de resolver esta situação o mais rapidamente possível", concluiu.

Correio Minho

Bruno3429

Benfica: Plano alternativo em análise
LUIS ANTUNES
O Benfica mantém a intenção de alcançar um acordo com o Braga para a saída de Jorge Jesus.

Ontem, os ecos de uma possível queixa dos minhotos na Liga não caíram bem na SAD. Rescisão sem justa causa é a arma em estudo.

O entendimento total com os responsáveis minhotos constitui uma prioridade para os encarnados e para o próprio Jorge Jesus que, apesar da ambição natural de dirigir o Benfica, quer manter a boa imagem conquistada nos arcebispos.

A tentativa de reduzir a cláusula indemnizatória de 700 mil euros mantém-se. No entanto, ao que o JN apurou, na análise estratégica do dossiê, as águias possuem uma arma que pode, à priori, contornar a intransigência bracarense.

A última solução de recurso pode passar pela rescisão do contrato sem invocação de justa causa, nos moldes previstos nos Artigos 47.º e 48.º do Contrato Colectivo de Trabalho, que se aplica aos treinadores de futebol. Uma via que, segundo alguns especialistas de direito desportivo, implicaria apenas, numa primeira fase, o pagamento do período de aviso prévio estabelecido pelo ordenamento - seis meses de trabalho, correspondentes a uma verba aproximada de 250 mil euros.

Porém, a solução implica uma decisão da Comissão Arbitral Paritária e não inibe o direito arsenalista de exigir a compensação estabelecida no vínculo. Esta via alternativa parece à primeira vista permitir a resolução do caso no curto prazo, mas abre algumas incertezas, uma vez que provocaria uma análise inédita, além de contemplar riscos financeiros de longo prazo que a SAD e Jesus podem não estar dispostos a enfrentar.

Entretanto, ontem, fonte do clube minhoto fez saber que pondera avançar uma queixa contra o Benfica por aliciamento ao seu treinador. Na base da acção estará a hipotética violação do Art.º 65 n.º 1 do regulamento disciplinar da Liga. O preceito admite a penalização do clube que "induza" um treinador ou jogador a rescindir o contrato com o objectivo de celebrar novo vínculo.

A sanção suspende a possibilidade do agente rubricar a ligação por um ano e ainda a perda de três pontos ao emblema infractor. Ao que apurámos, a intenção não caiu bem na Luz, uma vez que os responsáveis alegam internamente que esse terá sido o comportamento do clube de António Salvador no momento de negociar a saída de Jesus com o Belenenses.

Jornal Notícias

JotaCC

Vieira decidiu que só oferece jogadores por Jorge Jesus


Neste momento está posta de parte a possibilidade de os encarnados pagarem os 700 mil euros que o Sporting de Braga exige pela saída do treinador português. Presidente do Benfica avisou o seu homólogo de que só cederá futebolistas.

O Benfica já decidiu: não vai pagar qualquer verba ao Sporting de Braga pela contratação de Jorge Jesus, apurou o DN junto de fonte próxima do processo. Apesar do treinador português ter mais um ano de contrato com os arsenalistas e uma cláusula de rescisão no valor de 700 mil euros, Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados, já fez saber junto do seu homólogo de Braga, António Salvador, que só está disponível para ceder jogadores de maneira a solucionar esta situação.

Como o DN noticiou oportunamente, ambas as partes chegaram a uma plataforma entendimento sobre o valor final a pagar, valores um pouco mais baixos que a cláusula de rescisão, mas nunca chegaram a uma conclusão para o modo de pagamento do mesmo.

O Sporting de Braga quer dinheiro e jogadores, mas Luís Filipe Vieira fez ver de forma taxativa a António Salvador que só está disponível para ceder alguns futebolistas com ligações aos encarnados.

De acordo com informações recolhidas, os nomes de Moretto, Luís Filipe, Jorge Ribeiro, Halliche, Fillipe Bastos e até Makukula faziam parte de um lote que Luís Filipe Vieira apresentou a António Salvador. Alguns dos nomes agradaram ao presidente dos bracarenses, mas este pretendia o passe em definitivo, algo que não é do agrado dos encarnados.

De acordo com informações recolhidas, o nome de Fábio Coentrão não fazia parte dos nomes apresentados por Luís Filipe Vieira, mas foi um dos que António Salvador mencionou, e sobre o qual os encarnados ficaram de dar uma respostas. Urretavizcaya, jovem internacional uruguaio (que tem mesmo alguns clubes interessados pela Europa fora), era outros dos desejados, mas foi prontamente rejeitado.

A juntar a estes empréstimos, e um ou outro em definitivo, a verdade é que António Salvador exigia, ainda assim, dinheiro. Vieira colocou então um ponto final nas conversas: só aceita ceder jogadores e não pagará um tostão por Jorge Jesus.

A bola está agora do lado dos arsenalistas, que também já sabem da vontade expressa do técnico em rumar a Lisboa e ao Benfica. A isto há ainda a juntar o acordo que António Salvador alcançou com Domingos Paciência para substituir Jorge Jesus, pelo que, tudo indica, o acordo, embora demorado, deverá ser alcançado dentro em breve. Resta saber quem cederá.

Ainda não se pode falar em dívida, mas Jorge Jesus, sabe o DN, tem cerca de 200 mil euros a receber do clube de Braga, relativos a um mês de ordenado, a um prémio de assinatura e ainda outro relativo à Taça Intertoto, que os bracarenses venceram.

Parte dessa verba terá de ser paga até final do presente mês de Junho e outra em Julho para que Jorge Jesus não passe a ser credor do clube da cidade dos arcebispos, de acordo com informações recolhidas junto de fonte próxima do treinador.

DN

JotaCC

Peña: «Gosto de ter a bola e faço a diferença»
VENEZUELANO APOSTADO EM FAZER ESQUECER LUÍS AGUIAR
   
A ambição é própria de um jovem de 19 anos e a vontade de vingar na Europa é natural para um jovem sul-americano que já é visto como a grande promessa do futebol venezuelano. Angelo Peña é um prodígio e percebe-se porquê, até nas palavras. "Sou um jogador ágil, rápido e gosto de ter a bola. Sei que no futebol português há muita marcação, mas um jogador com as minhas características não tem problemas. Faço a diferença", assegurou um dos privilegiados venezuelanos que já faz parte da seleção principal e ao mesmo tempo um dos indiscutíveis dos Sub-20 que estará no Mundial.

Desde que se comprometeu com o Sp. Braga, Peña foi recolhendo informações do seu novo clube, quer através da internet quer em conversas com o seu empresário. Conhece o peruano Rodríguez, "apenas de nome" e Rentería. "Joguei com o irmão dele, o Robinson, aqui no Estudiantes, que me falou muito bem do Sp. Braga. Sei quem é o Luís Aguiar, pelos jogos que vi da Liga através da televisão, e trata-se de um grande jogador. Estou certo que posso ser melhor do que ele", advertiu Peña, "motivado por poder jogar num grande campeonato e nas competições europeias. Estou encantado", garantiu ainda.

RECORD

JotaCC


JotaCC

Árabes mais perto de contratar Meyong


O interesse em Meyong não se resume apenas a clubes alemães. A BOLA sabe que o avançado camaronês está a ser fortemente aliciado por um emblema do Qatar, e, neste caso, o negócio pode ser muito mais rentável para os cofres do Sp. Braga.

Há cerca de um mês, Meyong e o clube bracarense receberam uma primeira oferta, mas a transferência não se consumou por divergência de verbas. Conhecedores do avanço alemão, os árabes voltaram nos últimos dias à carga, reforçando argumentos financeiros para convencer o jogador a mudar-se para o Médio Oriente. Inclusivamente, no início desta semana, Meyong terá ido inteirar-se das condições de trabalho no clube catari, devidamente autorizado pelo Sp. Braga.

A BOLA

JotaCC

Sporting Braga - António Salvador nega dívida com Jorge Jesus

Braga, 13 Jun (Lusa) - O presidente do Sporting de Braga negou hoje que o clube tenha alguma dívida para com o treinador de futebol Jorge Jesus e avisou-o que pode avançar para um pedido de indemnização por danos causados.

"Eu aconselho o Jorge Jesus a não se deixar iludir, porque está a ser mal aconselhado. Ele diz que quer ver resolvida a vida dele, mas não se senta para planear a próxima época do Braga. Já foi convocado para uma reunião e respondeu que era melhor esperar até a questão com o Benfica estar resolvida", disse António Salvador à agência Lusa.

O dirigente lembrou depois que "já houve um treinador em Portugal que teve de indemnizar um clube", numa referência implícita e assumida ao caso entre o treinador holandês Co Adriaanse e o FC Porto.

O holandês viu o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) dar razão aos portistas e a condená-lo ao pagamento de uma indemnização ao FC Porto por rescisão sem justa causa.

"O Sporting de Braga já está a ter prejuízos no planeamento da próxima época e pode vir a pedir uma indemnização por danos causados", ameaçou o dirigente "arsenalista".

António Salvador reagiu assim a algumas notícias veiculadas na imprensa de hoje que dão conta da intenção de Jorge Jesus avançar para uma rescisão unilateral do seu contrato, alegando dívidas salariais e de prémios.

O presidente do clube minhoto rejeita liminarmente qualquer dívida e explicou detalhadamente o processo.

"O Sporting de Braga paga em 10 prestações. Começa a época a 20 de Setembro e termina a 20 de Junho, paga sempre aos dias 20 de cada mês. Portanto, o mês que lhe falta receber é o que vai vencer a 20 de Junho", esclareceu.

Por outro lado, acrescentou, Jorge Jesus já recebeu um prémio de 200 mil euros pelo acesso da equipa à fase de grupos da UEFA, "um objectivo anual que podia ser pago só no fim da época, mas que já foi liquidado".

O dirigente minhoto esclareceu ainda o contrato estabelecido com o técnico: "existe uma cláusula para a eventualidade de rescisão sem justa causa num valor não inferior a 900 mil euros".

"Depois, por acordo entre as duas partes, foi introduzida uma adenda que diz que se houver um clube que pague essa verba, 900 mil euros, o Braga pagaria 200 mil ao Jesus. Portanto, o negócio faz-se se pagarem 700 mil ao Braga, isto se o Jesus prescindir dos 200 mil euros", adiantou.

Para António Salvador, as notícias de hoje mais não são do que uma resposta à possibilidade, sexta-feira aventada, de o clube avançar para uma queixa na Liga de clubes contra o Benfica por aliciamento do treinador.

"É uma forma de pressão, mas o Braga está preparado para ela. Os contratos são para cumprir", frisou.

O dirigente fez ainda questão de esclarecer que "não há guerra nenhuma com Luís Filipe Vieira, há é a defesa intransigente dos interesses do Braga".

EXPRESSO

JotaCC

Salvador: «Jesus está a ser mal aconselhado»
ARSENALISTAS PONDERAM UM PEDIDO DE INDEMNIZAÇÃO
   
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, negou este sábado que o clube minhoto tenha alguma dívida para com o treinador Jorge Jesus e deixou o aviso de que pode avançar para um pedido de indemnização por danos causados.

"Eu aconselho o Jorge Jesus a não se deixar iludir, porque está a ser mal aconselhado. Ele diz que quer ver resolvida a vida dele, mas não se senta para planear a próxima época do Braga. Já foi convocado para uma reunião e respondeu que era melhor esperar até a questão com o Benfica estar resolvida", adiantou o líder arsenalista em declarações à Agência Lusa.

O dirigente bracarense lembrou depois o caso acontecido entre Co Adriaanse e o FC Porto. "Já houve um treinador em Portugal que teve de indemnizar um clube", alertou António Salvador, referindo-se ao facto de o técnico holandês ter visto o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) dar razão aos portistas, condenando-o ao pagamento de uma indemnização aos dragões por rescisão sem justa causa.

"O Sporting de Braga já está a ter prejuízos no planeamento da próxima época e pode vir a pedir uma indemnização por danos causados", ameaçou o presidente do Sporting de Braga, em reação às notícias que dão conta da intenção de Jorge Jesus avançar para uma rescisão unilateral do seu contrato, alegando dívidas salariais e de prémios.

O líder do clube minhoto rejeita liminarmente qualquer dívida. "O Sporting de Braga paga em 10 prestações. Começa a época a 20 de setembro e termina a 20 de junho, paga sempre aos dias 20 de cada mês. Portanto, o mês que lhe falta receber é o que vai vencer a 20 de junho", esclareceu o dirigente, acrescentando que Jorge Jesus já recebeu um prémio de 200 mil euros pelo acesso da equipa à fase de grupos da UEFA, "um objetivo anual que podia ser pago só no fim da época, mas que já foi liquidado".

Salvador lembrou ainda que no contrato estabelecido com o técnico "existe uma cláusula para a eventualidade de rescisão sem justa causa num valor não inferior a 900 mil euros". "Depois, por acordo entre as duas partes, foi introduzida uma adenda que diz que se houver um clube que pague essa verba, 900 mil euros, o Braga pagaria 200 mil ao Jesus. Portanto, o negócio faz-se se pagarem 700 mil ao Braga, isto se o Jesus prescindir dos 200 mil euros", revelou.

O dirigente arsenalista garantiu que "não há guerra nenhuma com Luís Filipe Vieira, há é a defesa intransigente dos interesses do Braga" e que as notícias de hoje mais não são do que uma resposta à possibilidade de o clube avançar para uma queixa na Liga contra o Benfica por aliciamento do treinador. "É uma forma de pressão, mas o Braga está preparado para ela. Os contratos são para cumprir", concluiu.

RECORD

JotaCC

Projecto de Jorge Jesus na Luz
Benfica low-cost


Um Benfica low-cost (baixo custo) e competitivo. Foi este o projecto apresentado por Jorge Jesus a Luís Filipe Vieira quando confrontado com as dificuldades que impossibilitam grandes investimentos, devido à falta de encaixes financeiros.

Segundo apurou o Correio Sport, nas conversas mantidas com o presidente encarnado, o técnico deixou a promessa de formar uma equipa ao seu estilo, à semelhança do que fez nas passagens, recentes, pelo Belenenses e Sporting de Braga. É o próprio treinador, ainda não oficializado, quem dá o exemplo da política do baixo custo: vai auferir 500 mil euros/ano, um dos mais baixos salários dos últimos treinadores que passaram pela Luz.

Sem dinheiro para apostar em nomes sonantes, as águias dependem nesta altura da vontade de investidores – os empresários Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci têm prevalecido –  para conseguir contratar jogadores. Foi assim que se processaram as transferências de Patric, Ramires e Shaffer. Mas, sabe o Correio Sport, nem todos os nomes propostos são aceites pelos agentes, razão pela qual a solução passa por jogadores mais baratos.

Por isso, Jorge Jesus, de 54 anos, vira-se para o mercado sul-americano e até para jogadores com os quais trabalhou na perspectiva de encontrar boas soluções, casos do avançado Weldon (Sport Recife) que orientou no Belenenses e Tixier (Le Havre), entretanto descartado pelo director desportivo Rui Costa.


Em tempos de crise, agravados pela ausência na Liga dos Campeões, o Benfica investiu, até ao momento, 11,5 milhões de euros em três reforços. Na época passada os gastos rondaram os 25 milhões de euros.

CORREIO DA MANHA

Pé Ligeiro

Franceses insistem em João Pereira
A imprensa francesa insiste este sábado no interesse do Paris Saint-Germain em João Pereira e revela que o Lens e o Rennes entraram na corrida pelo lateral-direito que cumpriu a segunda temporada com a camisola do Sporting de Braga.

De acordo com o portal Mercato 365, João Pereira encabeça a lista de possíveis substitutos do brasileiro Ceara, que abandonará o Parque dos Príncipes no defeso.

A cláusula de rescisão do jogador formado no Benfica é de 2,5 milhões de euros.

IN ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!