News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 17/05

Started by Bruno3429, 17 de May de 2009, 06:41

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jesus fugiu do Benfica
ANDRÉ MORAIS

Jorge Jesus não abriu o livro na página que todos desejavam: o Benfica. Mestre da táctica, o ainda treinador do Braga foi sagaz a fintar as perguntas dos jornalistas, obviamente mais interessados nas respostas que Jesus não quis dar do que na abordagem técnico-táctica ao jogo de hoje. "Só falo sobre o jogo", foi a resposta mais vezes utilizada. "O jogo é o meu objectivo e foi para isso que trabalhei", insistiu.

Só a primeira e última questão tiveram respostas mais detalhadas. "Este jogo tem as mesmas características que qualquer outro. São os mesmos três pontos que estão em disputa. O que difere é que estamos na recta final e matematicamente o Braga pode ainda chegar ao terceiro lugar", disse a começar, adiantando também que "nada se alterou em relação à forma de o Braga trabalhar". No fim, e sobre a relação com António Salvador, que afirmou não acreditar na transferência do técnico para a Luz, garantiu que está tudo bem. "A nossa conversação é sempre aberta e esta semana não fugiu à regra. Ele não foi ao balneário no final do jogo com o Belenenses porque está castigado e não pode", atirou, suspirando a seguir, tal o enfado que tantas perguntas já lhe provocavam: "Ai mãe..." As dúvidas foram desfeitas pelo director de comunicação do clube, que confirmou que o presidente da SAD deu mesmo os parabéns a Jesus à porta da sala de imprensa do Restelo, logo após o fim do encontro.

Apesar do clima tenso, Jorge Jesus voltou a mostrar vontade de bater recordes. "Temos 49 pontos e sabemos que podemos fazer uma marca histórica. Também corro para essa meta", disse. E tem razão. Com Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa, o Braga fez 50 pontos em 2006/07. E, se em 1977/78 as vitórias já valessem três pontos, faria o máximo histórico: 54. De qualquer forma, para o treinador um empate basta para se superar a si mesmo: 49 pontos foi o máximo de Jesus, em 2006/07, no Belenenses.


PSG está interessado em João Pereira

Antoine Kombouaré, novo treinador do Paris Saint-Germain, está interessado em João Pereira e o clube está disposto a pagar os 2,5 milhões de euros da cláusula de rescisão. A notícia é do site da rádio francesa RMC e garante que haverá proposta em breve, porque o substituto de Paul Le Guen aprecia o jogador e saberá que este se recusa a renovar com os arsenalistas. Na mesma notícia diz-se que Kombouaré também deseja Duda, esquerdino polivalente português do Málaga. Neste caso, haverá mais dificuldades para assegurar a transferência.


Rodriguez vai jogar

Alberto Rodriguez recuperou da lesão que o apoquentava e foi convocado por Jorge Jesus. O defesa peruano retomará o lugar habitual ao lado de Leone, deixando margem para que Frechaut suba a trinco, recuperando o lugar de Filipe Oliveira. Paulo Jorge não recuperou


Dani em estreia total

Na lista de 19 convocados, sobressaem três juniores. O avançado Zé Manel e o médio-ofensivo Januário já tinham estado no banco contra o Belenenses, mas Dani faz agora a estreia absoluta. O jovem é lateral-direito e já assinou contrato profissional.


Razões para ser terceiro
ANDRÉ MORAIS

A maior figura do Braga-Benfica só podia ser Jorge Jesus, o treinador que em breve deve trocar o Minho pelo Estádio da Luz. Apesar de confirmação oficial estar guardada para o final do campeonato, a ausência total de negação das duas partes não deixa margens para outras leituras. Antes, porém, há ainda uma missão por cumprir. O quarto lugar é uma meta assumida, mas o terceiro ainda está em equação. Se hoje vencer, o Braga fica a apenas um ponto do Benfica e adia as decisões para a última jornada. Para Jorge Jesus, subir uma posição continua a ser o foco maior da sua atenção. Em primeiro lugar porque o Braga nunca fez melhor do que o quarto lugar. E também porque se o fizer destrona o Benfica e será mais fácil fazer melhor do que Quique este ano. Para o clube da Luz, seria a repetição de 2000/01 e 2001/02: dois anos seguidos sem pódio.


Braga - Benfica
19 horas


RTP 1

Estádio axa

Árbitro

Artur Soares Dias [AF Porto]

Assistentes

Rui Licínio

e João Silva


Braga

Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

2 Rodriguez DC

44 André Leone DC

6 Evaldo LE

17 Frechaut MD

30 Alan MO

22 Luis Aguiar MO

21 César Peixoto MO

9 Paulo César AV

18 Renteria AV

24 Mário Felgueiras GR

27 Filipe Oliveira LD

66 Edimar LE

99 Matheus MO

7 Mossoró MO

50 Januário AV

39 Zé Manel AV


Benfica
Treinador
QUique Flores

12 Quim GR

14 Maxi Pereira LD

28 Miguel Vítor DC

27 Sidnei DC

23 David Luiz LE

8 Katsouranis MD

24 Carlos Martins MD

15 Rúben Amorim AD

6 Reyes AE

20 Di María AV

7 Cardozo AV

1 Moreira GR

25 Jorge Ribeiro LE

18 Binya MD

26 Yebda MD

11 Balboa AD

16 Urreta AD

9 Mantorras AV


Em destaque

2
Katsouranis.

O médio grego pretende deixar o Benfica no final desta época e deverá realizar apenas mais dois jogos de águia ao peito. O primeiro deve ser hoje, em Braga. Se isso acontecer, Katso irá envergar a braçadeira de capitão dos encarnados pela segunda vez, depois de já ter sido o líder da equipa no jogo com o Vitória de Setúbal em casa. Nessa partida, o número 8 apontou o seu primeiro golo da época pelo Benfica. Será que a braçadeira lhe dá sorte?


6
Renteria/Paulo César.

Devastaram completamente a defesa do Belenenses e, com dois bis, atingiram os seis golos na Liga Sagres. Mais espectacular o colombiano, mas muito mais eficaz o brasileiro, que marca a um ritmo mais rápido do que Nené, o maior goleador do campeonato. Para Miguel Vítor e Sidnei serão uma dor de cabeça.


10
Cardozo leva uma dezena de golos marcados nos 13 jogos já disputados na segunda volta da Liga Sagres. Nos últimos seis, a pontaria ainda ficou mais afinada: o paraguaio apontou 8 golos, divididos por quatro bis. No total, o melhor marcador das águias soma 15 golos no campeonato, o que justifica o aumento prometido pelos responsáveis encarnados.


A ANÁLISE DE COROADO

Artur Soares Dias
AF Porto

29 anos

internacional Não

nº de jogos 54


ambiente (Pontuação 0 a 5)


classificação 4,5

rivalidade 3,5

antecedentes 3,5

factor casa 4

comportamento do público 4

efeito mediático 4


grau de dificuldade 3,92


árbitro (Pontuação 0 a 5)


Jogos anteriores 2,88

personalidade 3

controlo disciplinar 3

interpretação das leis e regulamentos 3

condição física 4


média 3,92


Incentivo
Talvez seja o jogo mais interessante da jornada pelo posicionamento classificativo de ambos. O ambiente em redor do relvado pode não ser o melhor, atendendo às notícias divulgadas durante a semana quanto à possível mudança do treinador bracarense para o adversário de domingo. Competitivamente, caso os visitados exibam mesmo querer e vontade de segunda-feira, o jovem árbitro, que esta temporada não tem protagonizado actuações ao nível que seria desejável e já demonstrou poder atingir, é capaz de sentir problemas em dominar os acontecimentos. A nomeação representa prova de confiança e, também, de incentivo. Porque possui boa condição física, sabe colocar-se, tem noção teórica das incumbências que lhe estão cometidas, falta-lhe somente o tempo certo para intervir e efectivo critério disciplinar.


árbitros-assistentes
Rui Licínio (AF Porto)

João Silva (AF Porto)


Rotinas

Porque habituados a colaborarem com o chefe de equipaa, seguramente que possuem rotinas capazes de melhor o ajudarem. Não são de primeiríssimo nível mas dão conta do recado e servem para as encomendas.


Percurso em 2008/09
Jogo Jorn. A DA V GP Res.

FC Porto-Belenenses 1 4 1 0 0 2-0

Setúbal-Estrela 2 5 1 1 0 1-0

Académica-Nacional 5 4 0 0 0 1-1

Leixões-P. Ferreira 7 6 0 0 2 2-1

Naval-Sporting 9 6 1 1 1 0-1

Marítimo-Benfica 11 8 0 1 1 0-6

Rio Ave-Belenenses 14 2 0 0 0 0-1

Nacional-Sporting 15 4 0 0 1 1-1

Braga-Guimarães 20 4 0 0 0 1-0

Sporting-P. Ferreira 21 2 0 0 0 2-0

Rio Ave-Nacional 23 2 0 0 0 0-3

Setúbal-Benfica 25 2 0 0 0 0-4

FC Porto-Nacional 28 7 0 0 0 1-0

Totais (só 2008/09) 13 56 3 3 5


O Jogo

Bruno3429

Belenenses à frente do ABC
AZUIS GARANTEM 5.º LUGAR NA LIGA 


O Belenenses classificou-se no 5.º lugar da Liga, mesmo após a derrota (25-27) na deslocação frente ao ABC de Braga.

Sem três titulares - Pedro Matias, Pedro Spínola e Tiago Silva estão lesionados -, João Florêncio recorreu a oito juniores para resistir no duelo e conseguiu-o.

O triunfo (31-28) da equipa do Restelo na 1.ª das duas mãos, deixou os vice-campeões em 6.º.

Em Aveiro, o S. Bernardo perdeu (27-28) com o Sporting da Horta, mas garantiu o 7.º posto, depois de ter triunfado (29-20) nos Açores.

Record

Bruno3429

Sp. Braga-Benfica: a luta pelo pódio, marcada pelo nome de Jesus

Em condições normais o confronto entre o Sp. Braga e o Benfica já receberia honras do jogo grande da jornada. Pelo muito que se disse e se escreveu na última semana, adquire ainda maior importância. É um jogo claramente marcado pelo nome de Jesus. O técnico do Sp. Braga é cobiçado pelo Benfica e vai ter todos os holofotes centrados nele.

Mas há mais do que isso, claro. Há a luta pelo terceiro lugar, antes de tudo o resto. Um lugar que vale mais do que apenas uma posição no pódio. Vale alguma vantagem na próxima época, na nova Liga Europa. Pela simples razão de que o terceiro classificado entra em campo numa fase mais adiantada da prova, em relação a quarto e quinto.

Ora por isso, e numa altura em que as duas equipas estão separadas por quatro pontos, o Benfica pode garantir já uma melhor posição do que os bracarenses. Basta para tal não perder o jogo. Uma vitória, de resto, garante aos encarnados matematicamente o terceiro lugar. Independentemente do resultado do Nacional, na recepção ao P. Ferreira

Muitas ausências de parte a parte

O jogo fica também marcado pelas muitas ausências. No Benfica, por exemplo, Quique Flores não conta com Luisão, Aimar, Nuno Gomes e Suazo, todos por lesão, enquanto Reyes está de volta. Jorge Jesus está pior. Não tem Moisés, Paulo Jorge, Stélvio, Bruno Tiago, Vandinho, Jorginho, Meyong, Orlando Sá. Por isso chamou três juniores.

O treinador bracarense acredita mesmo assim na vitória. «Estou à espera de um Benfica forte, que sabe que vai defrontar um adversário também forte, que divide o jogo e que pode vencê-lo», passando ao ataque e tentando adivinhar o onze adversário: «Estou a ver, por exemplo, o Miguel Vítor como lateral e o Maxi Pereira como interior-direito».

Jesus recusou, de resto, falar do suposto interesse do Benfica, garantiu que a relação com António Salvador está tão boa como sempre foi e revelou que a única coisa que lhe interessa é vencer o jogo. «Temos 49 pontos e se conseguir mais seis alcanço um score que nenhum treinador conseguiu em Braga. Também corro atrás desse objectivo.»

Um carro avariado quase a chegar à meta

O Benfica, como já se disse, está a três pontos de garantir o terceiro lugar. Que acaba por ser o mínimo dos mínimos. Quique Flores diz que a equipa começou bem, mas fraquejou. «É muito doloroso, porque é como se tivesse um carro que avariou a cinco metros da meta. Nunca me tinha acontecido como treinador. É muito doloroso», referiu.

«Estamos no terceiro lugar e queremos manter essa posição. Temos um jogo importante e teremos de tentar enfrentar esse compromisso com a máxima seriedade», diz Quique, adiantando que «não há que temer o Braga. Pelo menos a história está do lado dele: 30 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, embora a última vitória em Braga tenha cinco anos.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Rodriguez, André Leone e Evaldo; Filipe Oliveira; Alan, Luís Aguiar e César Peixoto; Rentería e Paulo César.
Outros convocados: Mário Felgueiras, Dani, Edimar, Frechaut, Mossoró, Januário, Zé Manel e Matheus.

BENFICA:
Quim; Maxi Pereira, Sidnei, Miguel Vítor e David Luiz; Ruben Amorim, Katsouranis, Carlos Martins e Reyes; Cardozo e Di Maria.
Suplentes: Moreira, Jorge Ribeiro, Binya, Yebda, Mantorras, Urreta e Balboa.


Maisfutebol

Bruno3429

#3
Quique não fala sobre o futuro: «Sp. Braga é equipa alegre»      


Quique Flores contornou todas as questões relacionadas com o seu futuro. Neste sábado, em conferência de imprensa, o treinador do Benfica limitou-se a antever o duelo com o Sp. Braga, actual quarto classificado da Liga. Do outro lado, estará Jorge Jesus, um possível sucessor.

«Queremos dar o máximo até ao fim, sabemos que o Sp. Braga é uma equipa que joga muito bem mas não temos nada que temer o Braga. Temos de corrigir os erros dos últimos jogos, sobretudo nas bolas paradas, e manter o que fizemos bem. Os jogadores já estiveram a ver os movimentos do Sp. Braga nas bolas paradas, que são diversificados, mas estaremos preparados», começa por dizer.

O técnico encarnado elogia o adversário mas pede o máximo aos seus jogadores. «O Sp. Braga é uma equipa alegre, em que os jogadores têm muita liberdade de movimentos, apresentam várias variações tácticas. Espero sempre que os meus jogadores dêem o melhor possível. Os momentos de treino e de jogo são para isso mesmo, para dar o máximo. Espero que haja sempre motivação. Eu tenho uma paixão pela profissão que me encantaria transmitir, porque tenho sempre motivação máxima», diz.

«Se estamos no terceiro lugar, queremos manter essa posição até final. Acredito que amanhã temos um jogo importante e teremos de tentar enfrentar esse compromisso com o máximo de seriedade possível», frisa.

Maisactual

Bruno3429

Jesus: "É um jogo como outro qualquer"


Para Jorge Jesus o passado "não garante futuro a ninguém", até porque, o "futebol é dia-a-dia", mas nem por isso o técnico revela pormenores sobre o tema do presente: o possível ingresso no Benfica. Aliás, Jesus é o nome do momento. Não só é cobiçado pelos grandes clubes nacionais, como está no centro de um dos jogos mais importantes da jornada e da recta final do campeonato. Sp. Braga e Benfica medem forças a partir das 19 horas e, em caso de vitória, o clube minhoto aproxima-se do terceiro lugar, posição matematicamente viável para a equipa orientada por Jorge Jesus, que pode mesmo fechar a época à frente do clube da Luz.

Na antevisão ao jogo - e apesar do 'assédio' dos jornalistas - Jorge Jesus foi parco em palavras quanto ao futuro, jogando mais à defesa e desvalorizando os rumores que dão conta de um acordo com os encarnados. Para o treinador, o encontro de hoje não passa de um jogo idêntico a muitos outros, em que o objectivo passa por vencer.

"É um jogo que tem as mesmas características de outro jogo qualquer, com três pontos em disputa, o que faz com que haja uma concentração e responsabilidade maior é porque estamos na recta final do campeonato e, matematicamente, o Sp. Braga ainda pode conquistar o terceiro lugar. É um jogo como outro qualquer, com um adversário chamado Benfica, não vale mais do que três pontos", sublinhou, acrescentando que a forma de trabalho "foi a mesma durante a semana", com "serenidade e conhecimento do que queremos conquistar".

"Mais nada alterou em relação à nossa forma de trabalhar", frisou, deixando claro que, caso a equipa alcance os seis pontos em disputa até ao final, "fazemos um 'score' em termos pontuais maior do que qualquer treinador alguma vez fez em Braga".
À espera de um "Benfica forte", Jesus confessa que o que se passou no jogo da primeira volta em termos de arbitragens "já não me diz nada".

"O Sp. Braga é uma equipa com valor, que divide o jogo e pode vencer. O Sp. Braga está num nível forte, a passar uma boa fase e vai acabar o campeonato por cima", rematou, dizendo ainda que a relação com o presidente António Salvador não se alterou e que tudo o resto vindo a público são "filmes" criados pela imprensa.




ABC vence Belenenses mas falha quinto lugar

Para onde vais ABC de Braga? Ou quo vadis em latim. É uma questão que assola o Pavilhão Flávio Sá Leite neste final de temporada. Fecha-se um ciclo de uma equipa que chegou a estar pintada de tons dourados, mas que neste momento parece viver em maré de incertezas. Resultados negativos, tubarões com argumentos financeiros a pescar em toda a linha em Braga, e Jorge Rito a procura unir as pontas... pelo menos para a final-four da Taça de Portugal.

Ontem o conjunto bracarense chegou a ter a eliminatória nas mãos, chegou a estar a vencer por nove golos de diferenças, mas de forma inexplicável esteve 7,46 minutos sem marcar qualquer golo e permitiu ao Belenenses acreditar que ainda era possível conquistar o quinto lugar... e foi!

Os azuis tiraram proveito ainda dos quatro minutos consecutivos de exclusão do pivot José Costa, aproximaram-se do marcador em larga velocidade, foram mais dinâmicos e o ABC de Braga pareceu impotente para suster o Belenenses. Mesmo em vantagem a equipa de Jorge Rito não soube controlar o jogo e as emoções e o Belenenses usou a sua arma predilecta para conquistar o quinto lugar da Liga.
ABC termina o campeonato em sexto lugar, falta ainda a Taça de Portugal, estando em aberto uma presença nas competições europeias, e os níveis de moral vão ter que subir.

Jorge Rito: "Saídas podem ser mais"

Jorge Rito confirmou à Rádio Antena Minho a notícia avançada pelo Correio do Minho na edição de quinta-feira que dava conta das saídas confirmadas de José Costa, Dario Andrade e Hugo Rocha. Contudo o técnico do ABC, em sinal de alerta, referiu que "podem não ficar por aqui". Ao que apuramos Carlos Ferreira pode colocar um ponto final na sua carreira e existem ainda interrogações em torno do futuro de Carlos Matos.

Jorge Rito confessou que não estava à espera de perder este jogo, nem de terminar "no sexto lugar da Liga", mas o técnico afirmou ainda que "vamos continuar a tentar lutar por títulos, mas é muito complicado lutar contra adversários com outros argumentos financeiros". "As pessoas não sabem ou não querem saber esse facto", acrescentou ainda.

Jorge Rito lembrou também os problemas que assolaram a equipa a nível físico. "O nosso melhor guarda- redes - Carlos Ferreira - não fez um jogo esta época. O melhor jogador não jogou praticamente o ano todo e perdemos o Eduardo Salgado por quatro meses. Que mais podemos fazer? O que é que querem?". "Agora vão sair quatro ou cinco jogadores e vamos ter que recorrer à equipa júnior, porque não temos argumentos para muito mais, mas vamos continuar a lutar por títulos. "José Costa, Dario Andrade e Hugo Rocha vão sair, mas podem sair mais", adiantou.
Sobre o primeiro reforço oficial, o pivot macedónio Levko, Jorge Rito destacou que "dá garantias", até porque a escolha foi do próprio Jorge Rito.


Correio Minho

Bruno3429

Sporting de Braga recebe o Benfica e com os olhos postos na aproximação ao terceiro lugar

O Sporting de Braga recebe o Benfica e o conjunto minhoto tem os olhos postos no terceiro lugar. Para isso necessita de conquistar os três pontos diante das águias, num jogo marcado também pela possibilidade de Jorge Jesus render Quique Flores no comando do Benfica.

O jogo entre Sporting de Braga e Benfica tem início a partir das 19 horas, no Estádio Municipal de Braga e arbitragem de Artur Soares Dias. Para este embate são esperados entre quinze a vinte mil espectadores.


Na penúltima jornada da primeira Liga do futebol português, o Sporting de Braga recebe hoje o Benfica com o pensamento na conquista do terceiro lugar.

Um jogo que conta também com o regresso do defesa Rodriguez, depois de uns jogos de ausência.

Ontem, na habitual conferência de imprensa, o técnico do Braga, Jorge Jesus disse que apesar da ambição dos seus jogadores, encara o jogo deste domingo com o espírito de sempre, o da conquista dos três pontos.

O jogo entre o Sporting de Braga e o Benfica, respctivamente quarto e terceiro classificados da primeira Liga de futebol, disputa-se esta tarde no Municipal de Braga a partir das 19 horas, e tem a arbitragem de Artur Soares Dias do Porto.

Antena Minho

Bruno3429

Um Braga-Benfica com sabor diferente

Para além do que poderá resultar dentro das quatro linhas, o Braga-Benfica de hoje está rodeado de grande expectativa, por força da falada mudança de Jorge Jesus para a Luz, questão a que o técnico arsenalista não deu ontem resposta.


Dulce Félix triunfa na Suécia

A atleta do Sporting de Braga Dulce Félix foi a vencedora da meia-maratona de Gotemburgo, na Suécia.

Diario Minho

Bruno3429

Belenenses agarrou o quinto
MR

Uma vitória, por 27-25, em Braga, não foi suficiente para o ABC anular a desvantagem que averbou (28-31), no Restelo, frente ao Belenenses, que jogou com oito juniores e sem Tiago Silva, Pedro Matias e Pedro Spínola, na luta pelo quinto lugar do campeonato da Liga. Nélson Pina (na foto), com cinco golos, foi o melhor marcador dos azuis. Assim, a formação do Restelo termina a prova no quinto lugar, enquanto os minhotos acabam num inédito sexto posto. Na luta pelo sétimo, o Liberty que tinha vencido (29-20) o Sp. Horta, perdeu ontem (28-27) mas, mesmo assim, assegurou a melhor classificação em causa, deixando para o SC Horta o penúltimo lugar na Liga.

O Jogo


Bruno3429

Jorge Jesus pensa no terceiro lugar
VITOR JORGE OLIVEIRA

Numa semana em que Jorge Jesus esteve no centro das atenções, apontado como o sucessor de Quique Flores, o treinador do Braga descartou-se de todas as questões relacionadas com o assunto, ontem, durante a conferência de Imprensa de antevisão à recepção ao Benfica.

Apesar da insistência sobre o interesse dos encarnados, Jorge Jesus limitou-se a analisar o encontro, no qual quer conquistar os três pontos. "Sabendo que o Braga ainda tem possibilidades de conquistar a terceira posição, caso vença o Benfica, a nossa responsabilidade não é mais do que tentar conseguir uma classificação melhor", esclareceu Jorge Jesus, garantindo que os hábitos da sua equipa não foram alterados. "A nossa forma de trabalhar durante a semana foi a mesma, com serenidade e com conhecimento daquilo que queremos fazer e conquistar", adiantou. No entanto, embora assuma o desejo de conquistar os três pontos, Jorge Jesus espera um "Benfica forte e consciente que encontrará uma equipa com valor. Normalmente, tanto o Benfica, o Porto e o Sporting, quando defrontam o Braga, jogam com maior concentração e com uma máxima qualidade", perspectivou.

Nas últimas quatro visitas ao Minho, o Benfica averbou dois empates e duas derrotas. Apesar de os últimos resultados serem favoráveis ao Braga, Jorge Jesus não assume favoritismo. "A tradição vale o que vale e qualquer das equipas pode vencer", concluiu.

Jornal Notícias

Bruno3429

Jorge Jesus e o Benfica: "Ai mãe"

Jorge Jesus fez ontem um exercício de projecção ao onze que Quique vai apresentar esta noite em Braga para a penúltima jornada da Liga.

"O Sp. Braga tem um ataque forte, por isso estou a ver o Benfica jogar aqui como só joga com FC Porto e Sporting. Por exemplo, o Miguel Vítor como lateral e o Maxi Pereira como interior-direito. Tenho a certeza de que alguns jogadores vão jogar fora da sua posição habitual", disse o treinador que é desejado para substituir o espanhol no comando técnico das águias.

Jesus recusou falar sobre o interesse do Benfica e soltou um "Ai mãe" perante a insistência dos jornalistas. O técnico explicou ainda que não tem atritos com o presidente, António Salvador. "Pediu-me o mesmo que me pede para os outros jogos, a vitória."


Correio Manhã

Bruno3429

Jorge Jesus: "Miguel Vítor a lateral e Maxi a interior"
por I. A.Hoje

Treinador não falou do interesse do Benfica, mas por minutos colocou-se no papel de Quique Flores e deu a táctica para jogar com um "Sp. Braga com ataque forte"

Se fosse treinador do Benfica, Jorge Jesus já sabia como contornar as baixas da equipa e ganhar hoje aos minhotos. "O Sp. Braga tem um ataque forte, por isso estou a ver o Benfica a jogar aqui como só joga com FC Porto e Sporting. Estou a ver, por exemplo, o Miguel Vítor como lateral e o Maxi Pereira como interior-direito", anunciou o técnico bracarense, possível substituto de Quique Flores.

"Falo apenas sobre o jogo. É o nosso objectivo nesta altura", disse, incomodado com as questões que se sucediam sobre a ida ou não para a Luz. Mas as notícias que se sucederam durante a semana não atrapalharam a preparação da recepção ao Benfica? "É um jogo como outro qualquer, não vale mais do que três pontos. A nossa semana foi igual a outra qualquer e nada alterou a nossa concentração", respondeu, dizendo ainda que acha "normal" a cobiça de alguns clubes em si e em alguns dos seus jogadores.

E não fosse ele, Jesus, diz ainda que os bracarenses podem perfeitamente vencer o encontro de hoje frente aos encarnados. "Estou à espera de um Benfica forte, que sabe que vai defrontar um adversário também forte, que divide o jogo e que pode vencê-lo. Tenho a certeza de que o Benfica amanhã não vai ser igual e que alguns jogadores vão jogar fora da sua posição habitual." Já "o Sp. Braga será o do costume, embora não jogue sempre da mesma maneira. Não somos favoritos, qualquer equipa pode vencer, há 50% de hipóteses de vitória para cada lado. Mas tenho confiança nos meus jogadores, que estão a jogar num nível alto".

O Sp. Braga de Jorge Jesus prometia ser umas das surpresas da época e ainda pode chegar ao pódio da Liga. "Já alcançámos os nossos objectivos, que passavam por uma qualificação europeia, mas se pudermos alcançar um lugar melhor na classificação vamos atrás dele", avisou o treinador que quer ficar na história do clube minhoto. E para isso só tem de vencer os dois jogos que faltam da Liga.

O técnico esclareceu ainda que não tem problemas com o presidente António Salvador: "O relacionamento é igual. Não foi ao balneário porque não pode estar no balneário, está castigado."

Para o encontro com o Benfica, Jesus chamou três juniores. Moisés, Paulo Jorge, Stélvio, Vandinho, Bruno Tiago, Jorginho, Orlando Sá e Meyong são baixas devido a lesão.

Diario Notícias

Bruno3429

Sporting de Braga
Jesus diz que notícias que o colocam no Benfica são "filmes"


O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, considerou hoje que as notícias que o têm dado como futuro treinador do Benfica, adversário de domingo na 29ª jornada da Liga de futebol, não passam de "filmes" da comunicação social.
   
Jesus revelou que a relação com o presidente, António Salvador, mantém-se inalterada e recusou abordar o tema.

"O presidente pediu o mesmo que para os outros jogos, temos uma conversação aberta durante a semana, ele vem cá as vezes que entende e esta semana não fugiu à regra, tudo dentro da normalidade. Os filmes são vocês que os fazem", garantiu.

A conferência de imprensa, com um Jorge Jesus nitidamente mais tenso em relação a outros encontros com os jornalistas, terminou com um suspiro do treinador - "ai mãe..." -, que resumiu o alívio pelo final das perguntas dos jornalistas.

De resto, Jorge Jesus quis falar apenas sobre o jogo, como, aliás, já tinha avisado o director de comunicação do clube minhoto no lançamento da conferência de imprensa.

Ainda assim, Jorge Jesus recusou que essas notícias tenham condicionado a preparação da equipa.

"Este jogo tem as mesmas características de outro qualquer, são três pontos que estão em disputa. A forma de trabalhar foi a mesma, com serenidade. O que faz com que haja mais concentração e responsabilidade é o facto de estarmos na recta final do campeonato e, matematicamente, o Braga ainda poder conquistar a terceira posição caso ganhe ao Benfica", começou por dizer o treinador.

Segundo Jorge Jesus, os objectivos do Sporting de Braga estão traçados desde o início da época, mas a equipa vai lutar para alcançar a melhor classificação possível e também para atingir um recorde interno de fazer mais pontos do que qualquer outro treinador do Braga nas mesmas jornadas - "também corro para alcançar esse meta", disse.

Jorge Jesus disse esperar um Benfica "forte, que sabe que vai jogar com uma equipa que tem valor" e que, tal como o FC Porto e Sporting, vai jogar com "a máxima concentração e qualidade em termos técnicos e tácticos porque sabe que o Braga divide o jogo e pode vencer".

O treinador da equipa minhota afirmou ainda que espera um Benfica diferente: "tenho quase a certeza de que a equipa do Benfica não vai ser a mesma, mesmo sem o Luisão e Aimar que não podem jogar", por estarem castigados.

"O sistema será o mesmo, mas vão jogar alguns jogadores que na maioria das vezes não têm jogado nessas posições, como por exemplo o Miguel Vítor na direita e o Maxi Pereira com médio interior na direita, mas isso sou eu a pensar", o que, a acontecer, para Jesus, "serão sinais evidentes de um Benfica completamente diferente".

Jorge Jesus está confiante nos seus jogadores, mas não considera o Braga favorito.

Para o técnico, "há 50 por cento de hipóteses para cada lado, mas os meus jogadores estão confiantes e estão a jogar a um nível alto".

"Tivemos alguma quebra em alguns jogos, mas já estamos a recuperar, a equipa está a passar uma boa fase e vai acabar o campeonato por cima, independentemente de ter muitos jogadores lesionados, e espero que faça um grande jogo como fez no Restelo (vitória por 5-0 ante o Belenenses)".

O treinador frisou que a sua equipa pode sofrer alterações tácticas, porque "o Braga não joga sempre da mesma maneira".

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, domingo, às 19h00, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

SIC

JotaCC

Tixier garante que Jesus falou com o agente
DEFESA COMETE INCONFIDÊNCIA...
   
Tixier, defesa de 28 anos do Le Havre, deixou escapar uma inconfidência, por ocasião de uma entrevista ao Aujourd'hui Sport. "Jorge Jesus telefonou no sábado ao meu agente para se inteirar da minha situação. Aqui estou esquecido, além disso sempre afirmei que partiria se um dos grandes de Portugal me quisesse...".

O francês comparou Jorge Jesus a José Mourinho, baseando-se na experiência acumulada em 2005/06, quando foi dirigido na U. Leiria pelo técnico nascido há 54 anos na Amadora. "É um super treinador. Sabe o que quer e não tem problemas em dizê-lo. Tem um lado de José Mourinho", disse Tixier, acrescentando: "Já nessa altura dizia-nos que queria treinar um grande. E frisava: 'Vocês também têm essa ambição, certo?' Eu tenho! Possuo qualidade e capacidade para atingir esse objetivo."

RECORD

JotaCC

A luta pelo terceiro lugar ou um duelo que pode significar algo mais para os treinadores


Quique Flores e Jorge Jesus não falaram sobre o futuro antes de um jogo que vale o terceiro lugar na Liga.
E talvez algo mais


Se virmos a classificação, o jogo entre Sporting de Braga e Benfica é decisivo para a atribuição do terceiro lugar do campeonato. Se olharmos para as notícias da última semana, o encontro de hoje no Minho é um confronto entre Quique Flores e Jorge Jesus, o actual e o possível futuro treinador do Benfica. Ou seja, além do terceiro lugar, e do acesso à ronda de play-off da Liga Europa (sucessora da Taça UEFA), pode estar em jogo algo mais.
Este ingrediente-extra certamente influenciou os dois treinadores, que vivem momentos diferentes. Um está em baixa aos 44 anos, o outro em alta aos 54 anos. Quique Flores, que normalmente responde a perguntas sobre tudo, só quis ontem falar sobre o jogo de hoje. Jorge Jesus, por sua vez, apareceu na sala de imprensa mais tenso do que é habitual. O assunto não motivou outra coisa que não o silêncio dos dois treinadores e Jorge Jesus até lançou uma expressão de alívio - "ai mãe" - assim que terminou a conferência de imprensa e se viu livre de perguntas sobre a hipótese de se mudar para a Luz.
O espírito dos dois treinadores é nesta altura bem diferente. O Sporting de Braga chega a esta partida com os objectivos cumpridos e à procura da melhor classificação de sempre (nunca ficou acima do quarto posto): "Se pudermos chegar ao terceiro lugar, vamos atrás dele. Temos 49 pontos e, se conseguirmos os seis pontos que ainda estão em disputa, chegaremos a um score que nenhum treinador conseguiu neste clube. Também corro atrás desse objectivo", disse Jesus.
Já Quique Flores tenta evitar um mal maior e sente-se como alguém que tinha um "carro preparado e que avariou a cinco metros da meta": "Há seis semanas, tínhamos esperança [de chegar ao título] e agora o final é outro. Nunca me tinha acontecido como técnico. O futebol às vezes deixa-nos numa situação desconcertante."
O espanhol disse mesmo que jogadores, técnicos e adeptos estão "em estado de choque", porque perderam todas as hipóteses de lutar pelo título nas últimas seis semanas. "Perdemos as possibilidades quando mais posse de bola tivemos, quando mais ocasiões criámos, quando melhor jogámos, quando nos anularam golos, quando sofremos golos em fora-de-jogo. Aconteceu algo num momento inesperado, que foi difícil de aceitar."
Para Quique, o jogo de hoje é "difícil" e mesmo perante um "rival bom" só pensa em "manter o terceiro lugar": "Dependemos de nós e seremos desajeitados se não o mantivermos." Jesus, por sua vez, vê um "jogo como outro qualquer e diz que o Braga "é tão favorito como o Benfica".
Quique não tem Luisão e Aimar (castigados), ausências que deverão ser compensadas por David Luiz e Di María. Jesus não tem Vandinho e Stélvio, pelo que avança Filipe Oliveira para trinco.
As palavras de Quique e Jesus, porém, não se esgotaram no jogo de hoje. O espanhol foi questionado sobre a ausência no balneário, após o empate com o Trofense, quando Rui Costa falou com os jogadores. "O que aconteceu está dentro da normalidade", disse Quique. Já na resposta a outra polémica, Jesus disse estar tudo bem na sua relação com o presidente do Braga: "São filmes inventados pelos jornais."

PUBLICO

JotaCC

Fortes brilha em Sintra

Marco Fortes, com 18,51 m no peso, e António Rodrigues, com 47,86s nos 400m, foram, ontem, os melhores no Meeting de Sintra. Carlos Calado regressou à competição tendo sido quarto no comprimento com 7,25m, com Gaspar Araújo a vencer com 7,56m. "Irei até ao final da época e depois decidirei", referiu Calado. Salientem-se, ainda, as marcas de Túlio António nos 1500 m (3.48,61), Elias Leal no dardo (68,38), e Glória Santo nos 100 m (11,76).

Em Gotemburgo, a bracarense Dulce Félix ganhou a meia-maratonacom um novo recorde pessoal (1h11m27s), já em Lisboa Diogo Ferreira bateu o recorde de juniores da vara (5,00m).


O JOGO

JotaCC

Liga - Benfica procura garantir terceiro lugar em Braga

O Benfica procura hoje garantir o terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, na visita ao terreno do Sporting de Braga, em jogo da 29ª e penúltima jornada da prova.

Com o título entregue ao FC Porto e o segundo lugar ao Sporting, que sábado venceram Trofense e Marítimo, respectivamente, os "encarnados" sabem que para arrumar em definitivo a questão do terceiro lugar terão de vencer os bracarenses, quartos classificados, em igualdade pontual com o Nacional.

No outro jogo do dia, a equipa madeirense, já com lugar garantido na Liga Europa, recebe o Paços de Ferreira, 11º da classificação e que também já assegurou um lugar nas competições europeias na condição de finalista da Taça de Portugal.

Nos jogos de sábado ficaram adiadas para a última jornada todas as decisões sobre a despromoção, com Trofense e Belenenses a ocuparem as duas últimas posições da tabela.

No entanto, o Vitória de Setúbal e o Rio Ave também ainda não estão a salvo da descida à Liga de Honra.

LUSA

Bruno3429

Quique e o "carro avariado" Jesus critica os "filmes" 
Braga e Benfica defrontam-se hoje, num jogo que pode decidir o terceiro lugar 
   

O treinador do Benfica, Quique Flores, assumiu que é "doloroso" quando se tem um carro que avaria a cinco metros da meta, numa comparação com os últimos jogos da equipa. "Quando estamos a jogar melhor, com 60 por cento de posse de bola, com 25 remates ou mais e perdemos por falta de concentração é muito doloroso. É como ter um carro preparado e que, a cinco metros da meta, pare. Isso aconteceu. Há seis semanas estávamos na luta e agora o final é outro", referiu.

"Houve alturas em que conseguimos resultados com sofrimento. Agora, temos muito domínio, criámos muitas oportunidades, até marcámos golos que foram anulados. Oxalá possamos repetir as exibições, ter domínio de jogo, tal como tivemos nas últimas seis jornadas, mas que não se repita o resultado final", adiantou.

Quique diz que a equipa está "afectada" com as notícias das últimas semanas, mas espera que "os jogadores façam o melhor jogo possível" para garantir o terceiro lugar.

Reyes, recuperado da lesão, é a grande novidade nos convocados.

Do lado bracarense, o treinador Jorge Jesus, considerou que as notícias que o têm dado como futuro treinador do Benfica não passam de "filmes" da comunicação social. "O presidente pediu o mesmo que para os outros jogos, temos uma conversação aberta durante a semana, ele vem cá as vezes que entende e esta semana não fugiu à regra, tudo dentro da normalidade, garantiu. O jogo tem início marcado para as 19 horas e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

Diario Notícias da Madeira

JotaCC

Benfica segura terceiro lugar com boa exibição em Braga

O Benfica vence o Sp. Braga por 1-3 e segura o terceiro lugar na Liga. Os golos foram marcados por Cardozo, Di Maria e Urreta e o Sp. Braga reduziu de grande penalidade cobrada por Luís Aguiar. Quique é expulso do banco nos instantes finais da partida.

Cardozo fez uma boa exibição   

O Benfica fez uma boa exibição em Braga mas também soube aproveitar os erros adversários.

O plantel orientado por Quique Flores entrou bem e logo aos seis minutos, aproveitando bem o erro da defesa da casa, marca. Um passe longo de Katsouranis, com Cardozo a antecipar-se a Eduardo e de cabeça a abrir o activo.

O segundo golo do Benfica também surge na sequência de erro um adversário. O guarda-redes Eduardo repõe a bola em jogo entregando-a a Dí Maria. O argentino não desperdiça e faz o 2-0.

O Sp. Braga criou três boas ocasiões de golo, mas que não resultaram. Uma por falha de Renteria e as restantes por mérito de Moreira.

No segundo tempo, Urreta dilata o marcador (0-3) logo no primeiro minuto, após jogada construída na direita.

O Sp. Braga responde com excelente jogada individual de Paulo César (53min), que deixa para trás cinco adversários, mas o remate acabou por sair ao lado.

Quique, que já no primeiro tempo tinha sido forçado retirar David Luiz faz nova substituição por lesão, desta vez de Katsouranis. Entra Yebda que em 11 minutos viu dois amarelos e reduziu o Benfica a 10 unidades.

Já perto do fim do encontro, Miguel Vítor faz falta na área e Luís Aguiar (89 min) de grande penalidade reduz a diferença, fazendo o 1-3. No minuto seguinte Quique Flores, que esteve muito interventivo ao longo jogo, é expulso por protestos.

Com esta vitória o Benfica soma 57 pontos e segura o terceiro lugar. Já o Sp. Braga desce ao quinto posto (49 pts) ao ser ultrapassado pelo Nacional que venceu por 1-0 o Paços de Ferreira.

Ficha de Jogo:

Estádio Axa em Braga

Sp Braga - Eduardo; João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo; Mossoró (Luís Aguiar, 46), Alan, César Peixoto (Matheus, 60) e Filipe Oliveira (Rodriguez, 46); Paulo César, e Renteria

Suplentes - Mário Felgueiras, Rodriguez, Dani, José Manuel, Luís Aguiar Edimar e Matheus

Benfica - Moreira; Maxi Pereira, Miguel, Sidnei e David Luiz (Urreta, 11) , Katsouranis (Yebda, 55) e Ruben Amorim; Jorge Ribeiro, Di Maria (Carlos Martins, 69) e Reyes; Cardozo

Suplentes - Quim, Carlos Martins, Urreta Balboa, Yebda e Mantorras

Disciplina: cartão amarelo a Reyes, Mossoró, João Pereira, Filipe Oliveira, Ruben Amorim e Renteria. Yebda vê dois e de seguida vermelho.

Marcador: 0-1, Cardozo (6); 0-2 Di Maria (12); 0-3 Urreta (46); 1-3 Luís Aguiar (89, gp)



«Correu-nos mal» - Jorge Jesus

O treinador do Sp. Braga lamenta os «deslizes» cometidos pela sua equipa que acabaram por resultar nos golos do Benfica e sentenciar o jogo que acabou com a derrota dos arsenalistas por 3-1. «Se o Benfica me quiser terá de falar com o presidente do clube», responde quanto às notícias sobre o seu futuro.

«O Benfica apanhou-se a vencer 2-0 quando o jogo estava equilibrado e depois soube gerir a vantagem. O Sp. Braga tentou reagir na segunda parte para ganhar dinâmica, mas sofremos logo o terceiro golo no reinício da partida. Os jogadores do Sp. Braga acreditaram sempre que podiam reduzir a diferença. O Moreira teve algumas intervenções que nos impediu de fazer o golo, que acabámos por alcançar merecidamente. O jogo correu-nos mal», lamentou o técnico bracarense.

Jesus ainda acredita que pode alcançar o quarto lugar: «Acreditávamos que podíamos vencer aqui e ir para a última jornada para a conquista do terceiro lugar. Temos todas as capacidades para vencer no Dragão e acreditamos que ainda é possível chegar ao quarto lugar. Somos a equipa com menos golos sofridos em igualdade com o FC Porto e normalmente não cometemos estes deslizes.»

Quanto às notícias que dão o técnico como futuro treinador do Benfica, Jorge Jesus lembra que tem «contrato com o Sp. Braga por mais um ano». «Se o Benfica ou alguém me quiser terá de falar com o presidente do clube e, que eu saiba, ainda ninguém falou. O importante é jogarmos no Dragão ao nível a que estamos habituados porque ainda acreditamos que é possível a quarta posição», concluiu.

A BOLA

JotaCC

Jesus: «Quem me quiser tem de falar com o presidente»
TÉCNICO E A COBIÇA DO BENFICA
   
Jorge Jesus "chutou" para António Salvador a questão da hipotética saída do Sp. Braga e ingresso no Benfica. "Tenho contrato com o Sp. Braga. Se o Benfica ou outro clube qualquer me quiserem têm de falar com o presidente. Se alguém já falou? Que eu saiba não...", disse o técnico, após o desaire caseiro ante o Benfica (1-3).

Em relação ao encontro, Jesus considerou que "o Benfica foi feliz na forma como marcou os 3 golos", aproveitando "erros que não costumamos cometer". O técnico não abdica, no entanto, da luta pelo 4.º lugar (perdido para o Nacional, que bateu o P. Ferreira): "Temos capacidade para vencer no Dragão".


RECORD

JotaCC

Benfica vence em Braga e é terceiro

O Benfica foi ao Estádio do Sp.Braga vencer a equipa de Jorge Jesus. Com esta vitória "os encarnados" conquistaram o terceiro lugar, num encontro da 29ª Jornada da Liga Sagres.

A equipa de Quique Flores teve um desempenho brilhante durante a partida, e foram os primeiros a adiantar-se no marcador.

Oscar Cardozo marcou aos 6 minutos, o primeiro golo para a equipa da Luz.

Pouco tempo depois e sem deixarem a equipa do Sp. Braga recuperar da desvantagem, Di Maria marca o segundo golo aos 13 minutos de jogo.

A equipa adversária, ainda tentou dar a volta ao resultado, mas o Benfica foi para o intervalo a vencer por duas bolas a zero.

Na segunda parte, "os encarnado" entraram em força e marcaram o terceiro golo, através de Urreta, um minuto depois da segunda parte (46´).

Perto do final, o Sp. Braga ainda marcou o tento de honra, depois do árbitro Artur Soares Dias, marcar uma grande penalidade, através de uma falta do benfiquista Miguel Vítor sobre Alan.

O técnico Quique Flores, foi antes do final do jogo, expulso do banco, depois de protestos.



Jesus considerou "feliz" a vitória do Benfica

O treinador do Sporting de Braga referiu no final do encontro frente ao Benfica, que a equipa da Luz foi "feliz na forma como marcou os 3 golos", aproveitando erros que os bracarenses não costumam cometer.

"O Benfica apanhou-se a vencer 2-0 quando o jogo estava equilibrado e depois soube gerir a vantagem. O Sp. Braga tentou reagir na segunda parte para ganhar dinâmica, mas sofremos logo o terceiro golo no reinício da partida. Os jogadores do Sp. Braga acreditaram sempre que podiam reduzir a diferença. O Moreira teve algumas intervenções que nos impediu de fazer o golo, que acabámos por alcançar merecidamente. O jogo correu-nos mal", disse.

O técnico referiu ainda que não abdica da luta pelo 4º lugar, perdido para o Nacional, que venceu o P. Ferreira. Segundo Jesus, o Braga tem capacidade para vencer no Dragão e tudo fará para arrecadar os três pontos.

"Acreditávamos que podíamos vencer aqui e ir para a última jornada para a conquista do terceiro lugar. Temos todas as capacidades para vencer no Dragão e acreditamos que ainda é possível chegar ao quarto lugar. Somos a equipa com menos golos sofridos em igualdade com o FC Porto e normalmente não cometemos estes deslizes", afirmou.

Quanto às notícias que referem que o futuro do treinador passa pela Luz, o treinador adiantou: Se o Benfica ou alguém me quiser terá de falar com o presidente do clube e, que eu saiba, ainda ninguém falou. O importante é jogarmos no Dragão ao nível a que estamos habituados porque ainda acreditamos que é possível a quarta posição», concluiu.

O JOGO