News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 16/05

Started by Bruno3429, 16 de May de 2009, 07:24

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Fintas às perguntas sobre futebol e Jesus
ANTÓNIO SALVADOR PEDE VITÓRIA FRENTE AO BENFICA MAS DESVIA-SE DOS TEMAS MAIS QUENTES 


A noite era de festa, mas nem por isso AntónioSalvador, de 38 anos, tinha novidades agradáveis para os adeptos. Pelo menos no que diz respeito à continuidade de Jorge Jesus no comando técnico do Sp. Braga. Face ao assédio cada vez mais propalado do Benfica, o presidente da SAD respondeu... com silêncio. "Não falo de futebol", começou por referir antes da entrega dos galardões "A nossa terra", prémios pelo reconhecimento público ao mérito de cidadãos e entidades da cidade.

Do pouco que se ouviu de António Salvador foi sobre o jogo com o Benfica. "Espero que as pessoas da região compareçam. Há ainda três lugares em disputa para nós e para o nosso adversário. Queremos ganhar este encontro", referiu, sorrindo sempre quando o assédio jornalístico aumentava.


Ilustres

Mesquita Machado, Agostinho Oliveira e, no último ano, o cónego Melo tinham sido galardoados com o prémio de mérito bracarense. Ontem foi a vez de António Salvador."É o reconhecimento do trabalho feito e só dá mais responsabilidades para no futuro trabalhar em prol da cidade e da região", referiu quem perdeu o prémio personalidade para o reitor António Guimarães Rodrigues.


Britalar e águias trocam acusações


O advogado de AntónioSalvador atirou, ontem, mais uma acha para a fogueira no caso que opõe a Britalar ao Benfica, negando que o clube tenha colocado a empresa que construiu o centro de estágio em tribunal. "Se existe um processo, então que o apresentem", referiu Bruno Macedo, acrescentando que os encarnados já perderam uma ação e tiveram de pagar "90 mil" dos 100 mil euros exigidos. A julgamento vai, agora, uma dívida de 1 milhão e 700 mil euros. Também sobre este assunto António Salvador optou por não se pronunciar.


Rodríguez com bola
CENTRAL RECUPERA A BOM RITMO E ATÉ PODERÁ JOGAR 


A integração do defesa-central Rodríguez, de 25 anos, na parte final do treino foi a principal novidade do dia de ontem dos arsenalistas. Ainda a recuperar de uma microrrotura nos músculos posteriores da perna direita, o internacional peruano apresentou melhorias e foi autorizado a trabalhar com bola. Hoje a situação deverá manter-se e Jorge Jesus até poderá receber um "reforço" para a receção ao Benfica.

Quem ainda se apresenta limitado a tratamento é Paulo Jorge. O também defesa-central - lesionou-se no passado domingo e ficou no banco no Restelo - não subiu ao relvado e pode não jogar mais esta temporada.

Sendo assim, e no caso de Rodríguez ainda não apresentar as condições físicas necessárias, Frechaut deverá manter-se no eixo da defesa ao lado de André Leone.

Mais à frente, com as lesões de Vandinho e Stélvio, Filipe Oliveira poderá ter nova oportunidade no onze: o jogador, que foi campeão no Chelsea, esteve bem na última ronda e deve ser o polícia de Aimar.


Passagem de testemunho na Pedreira
CHOQUE ENTRE O ATUAL TREINADOR DO BENFICA E O SEU PROVÁVEL SUCESSOR
 
 
Uma questão de honra. Agendado para amanhã, o duelo da Pedreira vai ter um significado muito especial para Quique Flores e Jorge Jesus, o atual treinador do Benfica e o seu provável sucessor. Nenhum dos dois vai querer sair a perder, mais a mais quando ainda se encontra em aberto o terceiro lugar na Liga.

O especialíssimo mano a mano entre os dois técnicos tem hoje início, por ocasião das conferências de imprensa de lançamento do jogo. Tanto um como o outro serão questionados sobre o futuro profissional, mas ambos irão optar por pouco (ou mesmo nada) adiantar, preferindo incidir as análises no encontro da penúltima jornada do campeonato. Mais, nenhum deles irá reconhecer que estará aprazado para amanhã um duelo muito especial. Quique Flores di-lo-á de forma um pouco mais cuidada, enquanto Jorge Jesus irá adotar um discurso mais terra a terra. O teor das conferências de imprensa, esse, será idêntico: há que manter a concentração durante os 90 minutos num embate que é para ganhar.

O Benfica e o Sp. Braga estão separados por 4 pontos, encontrando-se assim o terceiro lugar, em termos matemáticos, ao alcance dos dois - um empate ou uma vitória deixará o emblema da Luz a salvo de qualquer percalço na derradeira jornada da Liga; uma derrota irá adiar por uma semana o epílogo de uma corrida em que também participa o Nacional. Um dos momentos mais fotografados do embate de amanhã será certamente o cumprimento que os técnicos irão trocar em pleno relvado.


Banco

A paixão pelo jogo é um aspeto comum aos dois treinadores, embora a maneira de o expressarem publicamente seja bastante diferente. Quique Flores é uma pessoa bem mais discreta no banco, embora se levante amiúde para corrigir posições e incentivar os jogadores, brindando-os por vezes com aplausos.

Por seu turno, Jorge Jesus costuma dar verdadeiros espetáculos junto à linha lateral, quase só lhe faltando entrar em campo e começar a jogar. Grita, gesticula (mascando furiosamente uma pastilha, género Alex Ferguson) e mexe com extrema sagacidade na equipa, ou não fosse ele um verdadeiro amante da tática. Enquanto Quique Flores se mantém quase sempre fiel ao 4x4x2 clássico, Jorge Jesus varia consoante os adversários.


Estudo

Outro ponto semelhante entre ambos é o tempo dedicado à atualização de conhecimentos. Quique Flores e Jorge Jesus dedicam-se bastante ao estudo, não escondendo o prazer que lhes dá a aprendizagem de novos métodos. Esta é uma característica que lhes advém do tempo em que eram jogadores.

Record

Bruno3429

#1
A cidade escolheu salvador
MÓNICA SANTOS

Seis anos depois de ter chegado à presidência da SAD do Braga, António Salvador ainda não conseguiu realizar o principal sonho, que é ser campeão, mas, garantiu um outro, porventura mais difícil: conquistou a própria cidade para o clube. Cerca de um milhar de conterrâneos elegeu o empresário, de 38 anos, para o prémio Mérito Bracarense, na votação promovida, na Imprensa local, no âmbito dos galardões "A Nossa Terra" - o processo foi mais trabalhoso do que o simples clique numa página da internet, implicou o preenchimento de cupões. O prémio foi entregue ontem, no Parque de Exposições, num momento particularmente significativo: porque, embora não seja um fenómeno habitual, não foi fácil ao Braga seduzir a sua própria cidade e porque esta opção surge num momento de ruptura iminente com o clube que, por tradição, sempre disputou os corações bracarenses: o Benfica.

O assédio encarnado ao treinador Jorge Jesus, na contagem decrescente para o encontro entre as equipas, numa altura em que o Braga ainda pode chegar ao terceiro lugar ocupado pelo emblema da Luz, causou um profundo mal-estar na SAD minhota. Jesus é o preferido de Luís Filipe Vieira para suceder a Quique Flores, depois de mais uma tentativa frustrada de conquistar o título nacional - não é, recorde-se, a primeira opção de Rui Costa para o lugar. Jorge Jesus comentou o tema da saída no final de uma época sensacional, na Taça UEFA, e foi o único a falar publicamente de um assunto que nenhuma das SAD envolvidas abordou oficialmente. António Salvador, negociador de sucesso, escolheu enfrentar este braço-de-ferro em silêncio. Ontem recusou falar de futebol, dedicando a curta declaração exclusivamente ao Braga, para "agradecer o reconhecimento" e acolher uma "responsabilidade enorme para o futuro". Este foi um prémio com sabor a vitória para quem tantas vezes interpelou os bracarenses no sentido de apoiarem o emblema, e Salvador sente hoje que "a cidade está mais perto do clube". É assim que conta vê-la encher, amanhã, as bancadas do AXA, de um entusiasmo vermelho bracarense, um tom que se tornou mais garrido nos últimos anos e que, mesmo sem o título e a presença na Liga dos Campeões com que Salvador sonha, se manifesta num momento significativo, no fim de uma época em que o Braga optou por uma aliança tácita com o FC Porto e em que ainda pode, matematicamente, sair a vencer. Porque "ainda há três lugares em disputa" e um deles é o que o Benfica ocupa, o presidente optou pelo silêncio. Deixou o jogo correr. E Braga aplaudiu-o.


O banco que abre o apetite aos grandes

Sem orçamento para enfrentar a disputa do título nacional - embora nem sempre isso seja condição essencial, como o Boavista demonstrou em 2000/01 -, o Braga pode reclamar o rigor para escolher treinadores cuja ambição cativa os mais fortes do campeonato. Foi depois de três épocas sensacionais do técnico com os bracarenses que o FC Porto se convenceu de que era chegado o momento de apostar em Jesualdo Ferreira - que passara a correr pela pré-época do Boavista - após a saída precipitada de Co Adriaanse. Três campeonatos de Jesualdo depois, é o Benfica quem se apressa a seduzir Jorge Jesus.


Duelo das dívidas a par da discussão do treinador

Nem só Jorge Jesus tem alimentado a tensão entre o Benfica e o presidente da SAD bracarense nos últimos dias. A notícia (TVI) de uma dívida dos encarnados à empresa de António Salvador, relativa à construção do centro de estágio no Seixal, que motivou o recurso da Britalar aos tribunais, levou os encarnados a reagir, em comunicado, sem desmentir essa informação, mas contrapondo com a existência de um outro processo judicial por incumprimento do contrato. O empresário manteve o silêncio também sobre este assunto, mas, em declarações à TVI, o advogado da Britalar afirmou que "não existe" qualquer acção encarnada. "Se existe, o Benfica que a apresente", desafiou Bruno Macedo. Além de reclamar uma dívida de cerca de um milhão e 700 mil euros, contou, "existiu uma segunda acção que a empresa ganhou". Custou, aos encarnados "90 mil euros" dos cem mil reclamados por Salvador. A última acção judicial tem julgamento marcado para 2 de Junho.


Eduardo agarrou o troféu numa disputa com Toni

António Salvador não foi o único representante da SAD do Braga distinguido na noite que a cidade vestiu de gala para os prémios "A Nossa Terra", que distinguem personalidades e instituições de várias áreas. O presidente foi premiado numa das duas categorias sujeitas a votação popular - partilhou o Mérito Bracarense com a Universidade Católica - e nomeado ainda como um dos quatro finalistas na escolha da personalidade do ano. No desporto, o guarda-redes Eduardo foi escolhido como emblema da cidade.

O futebolista que, tal como César Peixoto, voltou a ser convocado por Carlos Queiroz para a Selecção foi o preferido do júri, numa lista que incluía ainda um outro nome da bola: Toni, o treinador que começou a época no Trofense e está actualmente à frente dos romenos do Cluj. No âmbito das instituições, o futebol foi também distinguido com a atribuição de um prémio à Associação de Futebol de Braga. A cidade está rendida ao fenómeno.


Conquista do futuro

O convívio dos futebolistas com os potenciais sócios do futuro do Braga é uma rotina que os últimos anos tornaram paralela à dos treinos. Ontem à tarde foi a vez de César Peixoto e Renteria darem corpo à 19.ª operação de charme que vai aproximando os bracarenses do clube. Na escola EB1 de Enguardas (São Vítor), bem no coração da cidade, distribuíram autógrafos à pequenada. Foi o único momento visível do trabalho da equipa, que prepara o Benfica à porta fechada, com uma longa lista de lesionados: Rodriguez, Stélvio, Moisés, Vandinho, Orlando Sá, Jorginho, Bruno Tiago e Meyong ficam na bancada.

O Jogo

 

Bruno3429

"Dêem-nos força para vencer o Benfica"


César Peixoto ainda acredita no terceiro lugar do campeonato e apelou ontem, nas Enguardas, aos adeptos do Sp. Braga para apoiarem a equipa no jogo de amanhã, em casa, contra o Benfica, que é crucial para esse objectivo.

"Domingo precisamos do vosso apoio. Peçam aos vossos pais para irem convosco ver o jogo e para fazerem muito barulho no estádio, para a equipa ter força para vencer o Benfica, a ver se ainda chegamos ao terceiro lugar", disse o jogador arsenalista, numa curta declaração.

Acompanhado do avançado colombiano, Rentería, o mé dio internacional português provocou um autêntico delírio colectivo na visita à Escola EB1 das Enguardas, em mais uma operação de charme do clube, tendo sido recebidos de forma apoteótica, ao som do hino do Braga.

Como habitual nestas iniciativas, o Sp. Braga brindou o melhor aluno da instituição com uma camisola do clube autografada e com direito a foto com os craques. O jovem André Fernandes, de oito anos, do 3.º C, foi o felizardo. "Gosto do Braga, já sou sócio, e o meu jogador preferido é o Eduardo. Não vou ao estádio, mas espero que ganhem ao Benfica".

Correio Minho

Bruno3429

ABC enfrenta hoje um jogo decisivo para o quinto lugar com o Belenenses

O ABC defronta hoje o Belenenses, em jogo dos play-offs, onde está em questão o quinto lugar no campeonato.

É despedidia do ABC dos jogos no Pavilhão Flávio Sá Leite na época 2008/09 e o melhor que a formação orientada por Jorge Rito pode conseguir é a conquista do quinto lugar na Liga Portuguesa de Andebol

O jogo tem início às 18 horas, no Pavilhão Flávio Sá Leite

Antena Minho

JotaCC

António Salvador espera vitória sobre o Benfica

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, espera que a sua equipa consiga vencer, domingo, o Benfica, triunfo que permitiria aos minhotos alcançar os encarnados no terceiro lugar da classificação.

«É um jogo importante, ainda estão em questão três lugares na classificação e espero que o Sporting de Braga consiga a vitória», referiu o presidente dos arsenalistas, à margem da 12.ª edição dos galardões «A nossa terra», onde foi reconhecido com o prémio «Mérito Bracarense». António Salvador descartou, no entanto, comentar outros assuntos, nomeadamente a possibilidade do treinador Jorge Jesus sair para o Benfica na próxima temporada.

Numa votação promovida pelo site da Direnor, empresa de comunicação que organizou a gala, o guarda-redes do Sp. Braga, Eduardo, foi contemplado com o prémio «Desporto», superando na votação os restantes nomeados: António Conceição, treinador dos romenos do Cluj; a atleta Jessica Augusto; e o andebolista do ABC José Costa.

A BOLA

JotaCC


Sporting Braga - Presidente e guarda-redes "arsenalistas" premiados

O presidente e o guarda-redes do Sporting de Braga, António Salvador e Eduardo, venceram , respectivamente, os prémios de "Mérito Bracarense" e de "Desporto" na XII edição dos galardões "A nossa terra".

António Salvador, 38 anos, foi eleito numa votação promovida no sítio da Direnor (empresa de comunicação, estudos, consultadoria e divulgação regional, organizadora da gala) e nos jornais locais Correio do Minho e Diário do Minho.

"É uma satisfação enorme, é um reconhecimento que me traz ainda mais responsabilidades para o futuro e para trabalhar mais em prol desta cidade e desta região", disse o empresário e dirigente desportivo à entrada do evento.

António Salvador estava ainda nomeado para personalidade do ano, mas esse troféu foi para o reitor da Universidade do Minho, António Guimarães Rodrigues.

Já Eduardo, 26 anos, guarda-redes titular do Sporting de Braga e da selecção nacional comandada por Carlos Queiroz, arrecadou o prémio de personalidade desportiva, levando de vencida o treinador do Cluj, da Roménia, António Conceição, a atleta Jessica Augusto (compete actualmente como individual) e o andebolista do ABC José Costa, os outros nomeados.

À margem da gala, que entregou mais 22 galardões, o presidente do Sporting de Braga desejou para o jogo de domingo, ante o Benfica, no Estádio Municipal de Braga, que a "cidade e a região estejam com o Braga".

"É um jogo importante, ainda estão em questão três lugares na classificação e espero que o Sporting de Braga consiga a vitória", concluiu, sem querer abordar outros temas.

LUSA

Pé Ligeiro

Jesus entende a cobiça mas Benfica é só o adversário a derrubar

A semana foi conturbada para os lados de Braga. A notícia do interesse do Benfica em Jorge Jesus, na antecâmara do confronto entre as duas equipas, encheu páginas de jornais e colocou o treinador no centro do interesse mediático.

Havia por isso alguma curiosidade em saber o que tinha Jorge Jesus a dizer no final da semana de preparação do jogo, mas o treinador recusou falar do interesse do Benfica.

«Falo apenas sobre o jogo», disse a meio da conferência. «É o nosso objectivo nesta altura». Nitidamente incomodado com as questões que se sucediam, Jesus nem evitou um «ai mãe» atirado para dentro, após mais uma pergunta.

Pelo meio, porém, disse compreender a cobiça de clubes maiores. «Acho normal. Os intervenientes no jogo que estejam a fazer uma boa época, como é o caso do Sp. Braga, são referidos para aqui e para ali. É bom, é sinal que valorizámos os nossos activos.»

«Nada alterou a nossa concentração para o jogo»

Para além disso, pouco mais. O treinador garantiu até que as notícias não mexeram com ele ou com a equipa. «É um jogo como outro qualquer, não vale mais do que três pontos. A nossa semana foi igual a outra qualquer e nada alterou a nossa concentração.»

«O jogo de amanhã tem as mesmas características de outro qualquer, tem três pontos em disputa. Estamos na recta final do campeonato, sabemos que podemos chegar ao terceiro lugar e por isso a nossa responsabilidade é ser igual a nós próprios»

«Quero alcançar em Braga o que nenhum treinador conseguiu»

No fundo Jesus quer uma equipa competente, concentrada e que possa lutar pela vitória. «Já alcançámos os nossos objectivos, que passavam por uma qualificação europeia, mas se pudermos alcançar um lugar melhor na classificação, vamos atrás dele.»

O treinador quer ficar na história do Sp. Braga. O que está à distância de dois triunfos. «Temos 49 pontos e se conseguirmos seis pontos conseguimos um score que nenhum treinador conseguiu em Braga. Também corro atrás desse objectivo», disse.

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jesus nega atritos com Salvador: «O relacionamento é o de sempre»

Jesus entende a cobiça mas Benfica é só o adversário a derrubar  LUSA/INÁCIO ROSA
Pelo meio do turbilhão de notícias sobre o interesse do Benfica em Jorge Jesus, surgiu António Salvador. O presidente garantiu não ter sido contactado pelos encarnados e adiantou até não acreditar que o adversário tenha abordado um treinador com contrato sem falar com o clube.

Depois disso falou-se de um suposto mal-estar entre o presidente e o treinador. Jorge Jesus negou tudo e garantiu que os hábitos de relacionamento do presidente com a equipa não se alteraram. «Pediu-me o mesmo que me pede para os outros jogos, a vitória.».

«Os filmes que a imprensa faz são da vossa responsabilidade», disse, adiantando que entre os dois está tudo bem: «As nossas conversas durante a semana são abertas, o presidente vem cá as vezes que quer e esta semana foi igual a todas as outras.»

Ainda na mesma linha, o treinador desmentiu que Salvador não o tenha cumprimentado no final da vitória no Restelo. «O presidente não foi ao balneário porque não pode estar no balneário. stá castigado», lembrou, revelando que foi cumprimentado por ele à porta da sala de imprensa.


IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jesus: «Estou a ver Miguel Vítor a lateral e Maxi como interior»

Quando José Mourinho era treinador do F.C. Porto, teve uma declaração que ficou para a história. Antes de um jogo com o Sporting, o técnico disse que a equipa leonina não tinha segredos e até divulgou o onze que o adversário ia apresentar. Uma forma, entendeu-se na altura, de pressionar Fernando Santos, na altura treinador leonino.

Jorge Jesus teve uma declaração que andou lá perto. O treinador do Sp. Braga falava do Benfica, com quem vai jogar no domingo. «O Sp. Braga tem um ataque forte, por isso estou a ver o Benfica jogar aqui como só joga com F.C. Porto e Sporting. Estou a ver, por exemplo, o Miguel Vítor como lateral e o Maxi Pereira como interior-direito.»

Antes disso já tinha dito que o Sp. Braga pode perfeitamente vencer o encontro. «Estou à espera de um Benfica forte, que sabe que vai defrontar um adversário também forte, que divide o jogo e que pode vencê-lo. Tenho a certeza que o Benfica amanhã não vai ser igual e que alguns jogadores vão jogar fora da sua posição habitual.»

Do lado bracarense, acrescentou, vai haver poucas alterações. «O Sp. Braga vai ser o do costume, embora eu não jogue sempre da mesma maneira. Não somos favoritos, qualquer equipa pode vencer, há 50 por cento de hipóteses de vitória para cada lado. Mas tenho confiança nos meus jogadores, que estão a jogar num nível alto.»

Na memória de muita gente há ainda a polémica da primeira volta, em que o Sp. Braga se queixou da arbitragem. Um episódio ultrapassado. «O futebol é o dia-a-dia, temos de dar o máximo todos os dias, dar o nosso melhor. O passado não conta, conta é o que vou jogar com o Benfica, que posso fazer um bom jogo e posso acabar a Liga por cima.»

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Regresso de Rodríguez e estreia de Dani
PAULO JORGE SAI DA CONVOCATÓRIA 
 


O regresso de Rodríguez, a estreia de Dani, ainda júnior, e a saída de Paulo Jorge marcam este sábado a convocatória do Sporting de Braga para a receção ao Benfica, domingo, na 29.ª e penúltima jornada da Liga Sagres.

O defesa central peruano está de volta aos eleitos do treinador, Jorge Jesus, depois de recuperado de lesão, e deverá entrar directamente para o "onze" titular.

Em sentido contrário, o também central Paulo Jorge fica de fora das opções do técnico devido a lesão e não deverá voltar a jogar esta temporada.

A outra novidade dos 19 jogadores convocados por Jesus, é a chamada do defesa direito júnior Dani, que com Zé Manel e Januário, que já tinham sido chamados para a deslocação ao Restelo, completa o trio de jogadores da equipa de formação arsenalista presentes na convocatória.

Além de Paulo Jorge, continuam lesionados mais sete jogadores: Moisés, Jorginho, Meyong, Stélvio, Vandinho, Orlando Sá e Bruno Tiago, pelo que Jorge Jesus continua a ter apenas 14 jogadores de campo disponíveis do plantel principal.

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, domingo, às 19:00, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo, Mário Felgueiras

Defesas: João Pereira, André Leone, Evaldo, Edimar, Filipe Oliveira, Rodriguez, Dani

Médios: Frechaut, Mossoró, César Peixoto, Luís Aguiar

Avançados: Alan, Renteria, Paulo César, Matheus, Januário, Zé Manel.


IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jesus à defesa sobre o futuro

Os jornalistas insistiram, mas Jorge Jesus resistiu, revelando-se parco em palavras quando questionado sobre o seu eventual ingresso no Benfica. O técnico preferiu antes destacar a ambição de vencer o jogo com os encarnados, que, frisou, terá «as mesmas características de todos os outros».

«Vai ser um jogo com as mesmas características de todos os outros, com três pontos em disputa. Talvez haja maior concentração e responsabilidade, por estarmos na recta final da época e por ser matematicamente possível chegar ao terceiro lugar. Mas não é mais do que isso», comentou Jorge Jesus, na conferência de imprensa de projecção ao jogo com o Benfica.

Perante a natural expectativa dos jornalistas em ouvir o técnico falar sobre o futuro, o assessor de comunicação dos 'arsenalistas', também presente na conferência de imprensa, tratou de esclarecer que a mesma serviria, apenas, para fazer o lançamento do jogo.

O esclarecimento, porém, não demoveu os profissionais da comunicação social, que lá conseguiram ouvir Jesus considerar «normal» a associação de treinadores e jogadores a futuros eventuais clubes, na antecâmara de se defrontarem. «É normal, durante a época acontece o mesmo», reagiu, falando, sobretudo, no caso dos jogadores.

«Os intervenientes no jogo que estejam a fazer uma boa época, como é o caso do Sp. Braga, são referidos para aqui e para ali. É sinal que valorizámos os nossos activos», referiu.

De resto, Jorge Jesus quer somar os três pontos frente ao Benfica, dizendo esperar um adversário «forte e com valor».

IN ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jorge Jesus "merece oportunidade" no Benfica

Jorge Gomes, futebolista brasileiro que se destacou na década de 80 ao serviço do Benfica e do Sporting de Braga, considera que Jorge Jesus "merece ter uma oportunidade" no clube da Luz.

"O Jorge Jesus é um bom treinador. Se o Benfica está a cobiçá-lo é porque ele tem valor e talento, e tem mostrado isso nos clubes por onde tem passado", disse à agência Lusa a "velha glória" da equipa arsenalista.

O antigo ponta-de-lança que alinhou ainda no Boavista antes de ingressa no Benfica, na década de 70, não tem dúvidas: "sim, aconselharia a sua contratação, porque é um treinador que tem mostrado serviço, tacticamente é muito bom, e é hora de ter uma oportunidade num 'grande'".

Se Jorge Jesus sair, para o Sporting de Braga, Jorge Gomes aponta o nome de António Conceição, antigo defesa direito dos bracarenses e que já integrou uma equipa técnica do clube.

"O Toni, que já esteve ligado ao Braga era uma boa aposta, é um homem da casa, já conhece os cantos à casa, apostaria nele, mais que no Domingos Paciência", disse.

O ex-jogador, que estava ligado a uma escola de futebol da cidade, diz esperar "que surja uma outra oportunidade", nas não acredita que possa vir do Sporting de Braga.

"O Braga dá valor aos que nunca lhe deram nada, aos que vêm de fora, aos que não suaram a sua camisola e não falo só em mim, falo noutros jogadores, e o Braga nunca lhes deu nenhuma oportunidade, e por isso não tenho já esperança", lamentou.

Nos últimos tempos, Jorge Gomes lembra que foi convidado para a inauguração do novo estádio e, na época passada, para o jogo com o Tothenham, da Taça UEFA, juntamente com os companheiros que jogaram uma eliminatória europeia com o clube inglês, na década de 80.

"Mas também não faço questão que me convidem, eles esquecem quem deu o litro e suou a camisola", reforçou.


IN OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jorge Gomes com o "coração dividido" entre Braga e Benfica

O ex-futebolista Jorge Gomes, primeiro estrangeiro a alinhar pelo Benfica e símbolo do Sporting de Braga da década de 80, tem o "coração dividido" e deseja um empate para o jogo de domingo entre as duas equipas, na penúltima jornada da liga.

Ainda assim, o avançado brasileiro radicado em Braga considera, em declarações à Agência Lusa, que a equipa minhota "está mais certa, tem uma equipa mais conjunta".

"O Benfica, apesar os excelentes jogadores ainda não se acertou e por isso tem de lutar pelo terceiro lugar, que é o objectivo deles neste momento", notou.

Jorge Gomes, ponta-de-lança que ficou mais conhecido pelo seu poderio físico e espírito de combatividade do que pelos atributos técnicos, chegou ao Benfica, proveniente do Boavista, em 1979.

Dois anos depois rumou a Braga onde jogou "sete ou oito temporadas", tornando-se um dos símbolos da equipa "arsenalista" da década de 80.

"São dois clubes pelo qual tive o prazer de jogar e, neste momento, são duas equipas distintas, o Braga está numa posição privilegiada, já alcançou o seu objectivo, e o Benfica ainda está a lutar para segurar o terceiro lugar", analisou.

O coração fica dividido em dias de jogos entre as duas equipas - "são duas equipas que me marcaram" - e Jorge Gomes diz apenas esperar "um bom jogo e um empate".

Nem as muitas lesões no plantel bracarense podem ser impeditivo de uma boa exibição da turma orientada por Jorge Jesus.

"Acho que, mesmo faltando este ou aquele, o Braga tem jogadores à altura, tem uma equipa coesa e um grupo muito homogéneo e o Jorge Jesus tacticamente é um treinador muito bom, tacticamente, pelo que as lesões não vão fazer diferença", considerou.

Na equipa "encarnada", Jorge Gomes diz que "falta um conjunto".

"Jogadores há, mas falta um conjunto, as pedras ainda não estão encaixadas nos devidos lugares. Com a qualidade dos jogadores do Benfica, deviam estar num lugar melhor", disse.

Comparando as "suas" equipas do Sporting de Braga com a de agora, o antigo futebolista entende que a de hoje é melhor, mas, notou, dispõe de outras condições de treino.

"No meu tempo tínhamos boa equipa só que, às vezes, falhávamos nas alturas certas. O Braga de agora está mais motivado pelas campanhas que vem fazendo, também nas competições europeias. Com as condições de agora, muito melhores, o jogador tem de render mais", frisou à Lusa.

O avançado que diz gostar mais de ver jogar na equipa bracarense é o colombiano Renteria.

"É o que eu mais gosto, falta-lhe um pouco de poderio físico, mas é um jogador "brigão", e está sempre na linha de golo, tem feito muitos golos e falhado outros, claro, mas só falha quem lá está. É um bom avançado", concluiu.

Mas para o antigo goleador, a principal recordação de jogos entre Braga e Benfica, curiosamente, não é nenhum golo.

Jorge Gomes, 55 anos cumpridos daqui a poucos dias, lembra: "Era o último jogo da época, num Estádio 1º de Maio cheio e em que chovia muito. Na altura havia muitos jogadores brasileiros no Braga e estávamos doidos para que acabasse o jogo porque já tínhamos a passagem marcada para o Brasil".

"Quando o árbitro marcou uma falta, saímos a correr porque pensávamos que tinha acabado, aí os adeptos invadiram o campo para ficar com a camisola, os calções ou meias, só que não tinha e o árbitro mandou-nos regressar ao relvado para jogar os 10 minutos que faltavam. Era um jogador com umas meias de uma cor, outras de outra!", recordou entre sorrisos.


IN OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga: Jesus chama três juniores para o Benfica

Jorge Jesus chamou três juniores para a recepção deste domingo, agendada para as 19 horas, com o Benfica. O treinador manteve na convocatória o médio-ofensivo Januário e o avançado Zé Manuel, que já tinham estado no Restelo, e acrescentou-lhes o lateral-direito Dani, que faz a estreia numa chamada à equipa principal.

São dezanove os convocados do treinador para o jogo com os encarnados, havendo a sublinhar ainda uma alteração em relação ao triunfo sobre o Belenenses: saiu o capitão Paulo Jorge, outra vez lesionado, e entrou Rodriguez, que volta após lesão. De resto, ficam de fora deste jogo oito jogadores lesionados: Moisés, Paulo Jorge, Stélvio, Vandinho, Bruno Tiago, Jorginho, Orlando Sá e Meyong

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;
Defesas: João Pereira, Dani, Filipe Oliveira, Rodriguez, André Leone, Evaldo e Edimar;
Médios: Frechaut, Mossoró, Luís Aguiar, Alan, César Peixoto e Januário;
Avançados: Paulo César, Rentería, Zé Manuel e Matheus.

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jesus: «Os filmes são vocês que os fazem»
RECUSOU ABORDAR ALEGADA TRANSFERÊNCIA PARA ALUZ 


O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, considerou hoje que as notícias que o têm dado como futuro treinador do Benfica, adversário de domingo na 29.ª jornada da Liga Sagres, não passam de "filmes" da comunicação social.

Jesus revelou que a relação com o presidente, António Salvador, mantém-se inalterada e recusou abordar o tema. "O presidente pediu o mesmo que para os outros jogos, temos uma conversação aberta durante a semana, ele vem cá as vezes que entende e esta semana não fugiu à regra, tudo dentro da normalidade. Os filmes são vocês que os fazem", garantiu.

A conferência de imprensa, com um Jorge Jesus nitidamente mais tenso em relação a outros encontros com os jornalistas, terminou com um suspiro do treinador - "ai mãe..." -, que resumiu o alívio pelo final das perguntas dos jornalistas.


IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jesus: «Os meus jogadores estão confiantes»
ACREDITA NUM BOM RESULTADO DIANTE DO BENFICA 
 


Jorge Jesus não acredita que as notícias sobre o seu futuro à frente da equipa do Benfica afete o Sporting de Braga na partida do próximo domingo com a equipa lisboeta orientada por Quique Flores.

"Este jogo tem as mesmas caraterísticas de outro qualquer, são três pontos que estão em disputa. A forma de trabalhar foi a mesma, com serenidade. O que faz com que haja mais concentração e responsabilidade é o facto de estarmos na reta final do campeonato e, matematicamente, o Braga ainda poder conquistar a terceira posição caso ganhe ao Benfica", começou por dizer o treinador.

Segundo Jorge Jesus, os objetivos do Sporting de Braga estão traçados desde o início da época, mas a equipa vai lutar para alcançar a melhor classificação possível e também para atingir um recorde interno de fazer mais pontos do que qualquer outro treinador do Braga nas mesmas jornadas - "também corro para alcançar esse meta", disse.

Jorge Jesus disse esperar um Benfica "forte, que sabe que vai jogar com uma equipa que tem valor" e que, tal como o FC Porto e Sporting, vai jogar com "a máxima concentração e qualidade em termos técnicos e táticos porque sabe que o Braga divide o jogo e pode vencer".

O treinador da equipa minhota afirmou ainda que espera um Benfica diferente: "tenho quase a certeza de que a equipa do Benfica não vai ser a mesma, mesmo sem o Luisão e Aimar que não podem jogar", por estarem castigados.

"O sistema será o mesmo, mas vão jogar alguns jogadores que na maioria das vezes não têm jogado nessas posições, como por exemplo o Miguel Vítor na direita e o Maxi Pereira com médio interior na direita, mas isso sou eu a pensar", o que, a acontecer, para Jesus, "serão sinais evidentes de um Benfica completamente diferente".

Jorge Jesus está confiante nos seus jogadores, mas não considera o Braga favorito. Para o técnico, "há 50% de hipóteses para cada lado, mas os meus jogadores estão confiantes e estão a jogar a um nível alto".

"Tivemos alguma quebra em alguns jogos, mas já estamos a recuperar, a equipa está a passar uma boa fase e vai acabar o campeonato por cima, independentemente de ter muitos jogadores lesionados, e espero que faça um grande jogo como fez no Restelo [vitória por 5-0 ante o Belenenses]".

O treinador frisou que a sua equipa pode sofrer alterações tácticas, porque "o Braga não joga sempre da mesma maneira".

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Rodriguez regressa para recepção ao Benfica

O regresso de Rodriguez, a estreia de Dani, ainda júnior, e a saída de Paulo Jorge marcam hoje a convocatória do Sporting de Braga para a recepção ao Benfica, domingo, na 29ª e penúltima jornada da Liga Sagres.

O defesa central peruano está de volta aos eleitos do treinador, Jorge Jesus, depois de recuperado de lesão, e deverá entrar directamente para o "onze" titular.

Em sentido contrário, o também central Paulo Jorge fica de fora das opções do técnico devido a lesão e não deverá voltar a jogar esta temporada.

A outra novidade dos 19 jogadores convocados por Jesus, é a chamada do defesa direito júnior Dani, que com Zé Manel e Januário, que já tinham sido chamados para a deslocação ao Restelo, completa o trio de jogadores da equipa de formação "arsenalista" presentes na convocatória.

Além de Paulo Jorge, continuam lesionados mais sete jogadores: Moisés, Jorginho, Meyong, Stélvio, Vandinho, Orlando Sá e Bruno Tiago, pelo que Jorge Jesus continua a ter apenas 14 jogadores de campo disponíveis do plantel principal.

O Sporting de Braga é quarto classificado, com 49 pontos, e vem de uma goleada no Estádio do Restelo, sobre o Belenenses (5-0), enquanto o Benfica é terceiro, com 54, e empatou com o Trofense (2-2) em casa na última jornada.

Em caso de vitória, o Sporting de Braga pode ainda chegar ao terceiro lugar, mas ao Benfica basta um empate para assegurar já essa posição.

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, domingo, às 19h00, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

Lista dos 19 convocados:

- Guarda-redes: Eduardo, Mário Felgueiras.

- Defesas: João Pereira, André Leone, Evaldo, Edimar, Filipe Oliveira, Rodriguez, Dani.

- Médios: Frechaut, Mossoró, César Peixoto, Luís Aguiar.

- Avançados: Alan, Renteria, Paulo César, Matheus, Januário, Zé Manel.

O JOGO

JotaCC

Jesus diz que notícias que o colocam no Benfica são "filmes"

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, considerou que as notícias que o têm dado como futuro treinador do Benfica não passam de "filmes" da comunicação social.

Jesus revelou que a relação com o presidente, António Salvador, mantém-se inalterada e recusou abordar o tema.

"O presidente pediu o mesmo que para os outros jogos, temos uma conversação aberta durante a semana, ele vem cá as vezes que entende e esta semana não fugiu à regra, tudo dentro da normalidade. Os filmes são vocês que os fazem", garantiu.

A conferência de imprensa, com um Jorge Jesus nitidamente mais tenso em relação a outros encontros com os jornalistas, terminou com um suspiro do treinador - "ai mãe..." -, que resumiu o alívio pelo final das perguntas dos jornalistas.

De resto, Jorge Jesus quis falar apenas sobre o jogo, como, aliás, já tinha avisado o director de comunicação do clube minhoto no lançamento da conferência de imprensa.

Ainda assim, Jorge Jesus recusou que essas notícias tenham condicionado a preparação da equipa.

"Este jogo tem as mesmas características de outro qualquer, são três pontos que estão em disputa. A forma de trabalhar foi a mesma, com serenidade. O que faz com que haja mais concentração e responsabilidade é o facto de estarmos na recta final do campeonato e, matematicamente, o Braga ainda poder conquistar a terceira posição caso ganhe ao Benfica", começou por dizer o treinador.

Segundo Jorge Jesus, os objectivos do Sporting de Braga estão traçados desde o início da época, mas a equipa vai lutar para alcançar a melhor classificação possível e também para atingir um recorde interno de fazer mais pontos do que qualquer outro treinador do Braga nas mesmas jornadas - "também corro para alcançar esse meta", disse.

Jorge Jesus disse esperar um Benfica "forte, que sabe que vai jogar com uma equipa que tem valor" e que, tal como o F.C. Porto e Sporting, vai jogar com "a máxima concentração e qualidade em termos técnicos e tácticos porque sabe que o Braga divide o jogo e pode vencer".

O treinador da equipa minhota afirmou ainda que espera um Benfica diferente: "tenho quase a certeza de que a equipa do Benfica não vai ser a mesma, mesmo sem o Luisão e Aimar que não podem jogar", por estarem castigados.

"O sistema será o mesmo, mas vão jogar alguns jogadores que na maioria das vezes não têm jogado nessas posições, como por exemplo o Miguel Vítor na direita e o Maxi Pereira com médio interior na direita, mas isso sou eu a pensar", o que, a acontecer, para Jesus, "serão sinais evidentes de um Benfica completamente diferente".

Jorge Jesus está confiante nos seus jogadores, mas não considera o Braga favorito.

Para o técnico, "há 50 por cento de hipóteses para cada lado, mas os meus jogadores estão confiantes e estão a jogar a um nível alto".

"Tivemos alguma quebra em alguns jogos, mas já estamos a recuperar, a equipa está a passar uma boa fase e vai acabar o campeonato por cima, independentemente de ter muitos jogadores lesionados, e espero que faça um grande jogo como fez no Restelo [vitória por 5-0 ante o Belenenses]".

O treinador frisou que a sua equipa pode sofrer alterações tácticas, porque "o Braga não joga sempre da mesma maneira".

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, domingo, às 19:00, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

JN

JotaCC

Liga: Presente e provável futuro do Benfica encontram-se
Jesus vs Quique: O derradeiro exame

Mais do que um simples jogo, o duelo de amanhã (19h00, RTP 1) entre Sp. Braga e Benfica desenha-se como uma simbólica passagem de testemunho entre Jorge Jesus e Quique Flores. E o que pode ser um confronto entre o presente e o eventual futuro dos encarnados.

São mais os aspectos que separam os dois técnicos do que aqueles que os podem unir. Sinal de ruptura na Luz? "Temos que mudar, e vamos mudar", anunciou recentemente Luís Filipe Vieira. O presidente encarnado parece disposto a deixar cair o treinador espanhol e apostar em Jorge Jesus.

A liderança de Quique Flores ficou aquém das expectativas, elevadas por um investimento de 24 milhões de euros. Com 44 anos, o espanhol iniciou a carreira de técnico em 2003/04, no Getafe, passando ainda pelo Valência antes de chegar à Luz. Mais cedo, em 1990, Jorge Jesus, de 54 anos, dava os primeiros passos, no Amora. Um percurso longo que inclui passagens por Felgueiras, E. Amadora, V. Setúbal, V. Guimarães, Moreirense, U. Leiria e Belenenses.

Tacticamente, estão nos antípodas. Embora partilhem a paixão pelo rigor táctico, Jorge Jesus apoia-se num 4x4x2 losango maleável e audaz. Já Quique Flores estrutura as suas equipas num 4x4x2 clássico e algo conservador.

Na primeira volta, o Benfica venceu por 1-0, num desafio marcado pela arbitragem de Paulo Baptista e pelos enormes protestos dos arsenalistas. Para amanhã fica marcado o derradeiro exame dos dois técnicos.

SAIBA MAIS

CONTRATOS 2010


Quique Flores e Jorge Jesus têm contratos com Benfica e Sp. Braga, respectivamente, até 2010. E o técnico dos bracarenses já avisou que tem uma cláusula de rescisão de um milhão de euros.

3 milhões de euros é quanto o Benfica poderá desembolsar se avançar para a rescisão de contrato com Quique Flores e respectiva equipa técnica.

4 pontos separam Benfica (53) e Sp. Braga (49) na classificação. Se os arsenalistas vencerem obrigam o Benfica a ganhar na última jornada para garantir o 3.º lugar.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Jorge Jesus não comentou ingresso no Benfica     

A semana foi conturbada para os lados de Braga. A notícia do interesse do Benfica em Jorge Jesus, na antecâmara do confronto entre as duas equipas, encheu páginas de jornais e colocou o treinador no centro do interesse mediático.  Havia por isso alguma curiosidade em saber o que tinha Jorge Jesus a dizer no final da semana de preparação do jogo, mas o treinador recusou falar do interesse do Benfica.  «Falo apenas sobre o jogo», disse a meio da conferência. «É o nosso objectivo nesta altura». Nitidamente incomodado com as questões que se sucediam, Jesus nem evitou um «ai mãe» atirado para dentro, após mais uma pergunta.

Pelo meio, porém, disse compreender a cobiça de clubes maiores. «Acho normal. Os intervenientes no jogo que estejam a fazer uma boa época, como é o caso do Sp. Braga, são referidos para aqui e para ali. É bom, é sinal que valorizámos os nossos activos.»  «Nada alterou a nossa concentração para o jogo»

Para além disso, pouco mais. O treinador garantiu até que as notícias não mexeram com ele ou com a equipa. «É um jogo como outro qualquer, não vale mais do que três pontos. A nossa semana foi igual a outra qualquer e nada alterou a nossa concentração.»

«O jogo de amanhã tem as mesmas características de outro qualquer, tem três pontos em disputa. Estamos na recta final do campeonato, sabemos que podemos chegar ao terceiro lugar e por isso a nossa responsabilidade é ser igual a nós próprios»

«Quero alcançar em Braga o que nenhum treinador conseguiu»

No fundo Jesus quer uma equipa competente, concentrada e que possa lutar pela vitória. «Já alcançámos os nossos objectivos, que passavam por uma qualificação europeia, mas se pudermos alcançar um lugar melhor na classificação, vamos atrás dele.»

O treinador quer ficar na história do Sp. Braga. O que está à distância de dois triunfos. «Temos 49 pontos e se conseguirmos seis pontos conseguimos um score que nenhum treinador conseguiu em Braga. Também corro atrás desse objectivo», disse.

Para o confronto com o Benfica, Jorge Jesus convocou três juniores: os avançados Zé Manel e Januário, que já tinham estado em Belém e o lateral direito Dani. De resto, saliente-se o regresso do central Rodriguez.

Convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras
Defesas: Filipe Oliveira, João Pereira, Dani, Rodriguez, Frechaut, Leone, Evaldo, Edimar
Médios: Januário, Luís Aguiar, César Peixoto, Alan, Mossoró
Avançados: Renteiria, Zè Manel, Matheus.

MAIS ACTUAL