News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 15/05

Started by Bruno3429, 15 de May de 2009, 00:51

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Jesus decide-se para a semana
RUI FARINHA, LUÍS ANTUNES

A opção por Jorge Jesus deve ficar definida na próxima semana. Luís Filipe Vieira e o técnico possuem um acordo que está dependente de um encontro prévio com António Salvador, além do "sim" formal do líder benfiquista.

Existe entendimento total entre o presidente do Benfica e o técnico do Sporting de Braga, Jorge Jesus. Deverá auferir cerca de um milhão de euros por ano, soma substancialmente inferior à de Quique Flores. No entanto, falta ainda o preto no branco, cenário que, salvo algum acontecimento inesperado, poderá concretizar-se em breve.

Jorge Jesus não queria, aliás, que o assunto fosse falado antes do encontro entre o Braga e o Benfica, a realizar-se depois de amanhã, no Minho, com o intuito de evitar segundas interpretações. O acordo verbal com o F.C. Porto, realizado há vários meses, teria também de ser desfeito em tempo útil, no sentido de estar inteiramente disponível para dialogar com os encarnados, o que acabou por acontecer.

Na próxima semana, Luís Filipe Vieira e António Salvador deverão encontrar-se com o objectivo de discutir o processo de troca. Os arsenalistas não desejam, naturalmente, abdicar da indemnização a que têm direito - 750 mil euros -, pela rescisão de contrato, mas o responsável das águias vai ainda tentar diminuir o montante. O técnico tem direito a 200 mil.

Posição de Rui Costa descohecida

Curiosamente, o site do clube publicou, ontem, um comunicado em que contraria uma notícia da TVI emitida à noite, sublinhando que nada deve à Britalar - empresa de que António Salvador é sócio maioritário -, por alegadas obras realizadas durante a construção do centro de estágio do Seixal.

Jorge Jesus não está na primeira linha de preferências de Rui Costa e desconhece-se a sua posição até ao momento no processo. O director-desportivo não terá feito parte das negociações e procurou até uma solução que reunisse maior consenso entre as partes. Facto que concede ainda alguma margem de incerteza quanto ao sentido final da decisão benfiquista. Todavia , ao que o JN apurou, não existe qualquer atrito entre o próprio e Luís Filipe Vieira.

Na noite de ontem, Rui Costa assistiu, sorridente e descontraído, ao encontro de andebol entre o Benfica e Sporting, na Luz, acompanhado de Paulo Gonçalves, assessor jurídico.

Entretanto, Manuel Garcia Quilon, empresário de Quique Flores, afirmou, ontem, que continua sem informações sobre a próxima época. "Só falarei do assunto se houver motivo", referiu.

Jornal Notícias

Bruno3429

Sporting de Braga espera 'boa casa' frente ao Benfica


Enquanto os 'guerreiros' aprontam-se à porta fechada para o ataque total ao Benfica e ao terceiro lugar do campeonato, os adeptos arsenalistas têm corrido em bom número às bilheteiras para assegurar o ingresso mágico para o último jogo em casa, esta temporada, e que marca também a despedida da equipa entre muros. Para o jogo de domingo, os responsáveis do Sporting de Braga esperam entre 15 a 20 mil espectadores no Estádio Municipal, embora alimentando a secreta esperança de uma casa bem mais bem composta, face ao nome do adversário, claramente, um clube com muitos adeptos na região minhota e que tradicionalmente costuma ir em romaria à 'pedreira'.

Algu ns milhares de bilhetes já foram vendidos, contudo, ainda aquém do esperado, mas estima-se que à boa imagem portuguesa os adeptos, dos dois clubes, aparecem em força no último dia em busca da entrada, até porque o jogo é a uma boa hora: 19 horas.

No relvado, Jorge Jesus esforça-se por disfarçar as ausências e limitações do grupo, e são muitas por lesão, mas conta com a moral em cima dos jogadores, depois da goleada, por 5-0, no Estádio do Restelo.

Em caso de vitória no domingo, o Sp. Braga pode ficar a um ponto de distância do Benfica, para além de servir para manter intacto o objectivo do quarto lugar.
A legião volta a treinar hoje (10h30) à porta fechada.


Domingos Paciência: "é mentira..." acordo com Sporting de Braga

Domingos Paciência, treinador da Académica, mostrou-se ontem profundamente indignado com as notícias "inoportunas" que saíram sobre o seu futuro, e que o apontaram como sucessor de Jorge Jesus no comando-técnico do Sporting de Braga, para a próxima época.

"É mentira. Não há qualquer tipo de acordo verbal ou contrato com o Sporting de Braga. Lamento as notícias que saíram, que não me agradam e que nada têm de verdade. São contra a minha forma de estar no futebol, que é transparente e honesta.

Neste momento, não é oportuno e melindra, mexendo com a vida de todos os colegas de profissão. É uma falta de respeito", disse o técnico, na antevisão do encontro da 29.ª jornada da Liga, com a Naval 1.º de Maio, que ambiciona vencer para acabar o campeonato "no sexto lugar".

O técnico reafirmou que só divulgará o seu futuro a 31 de Maio, altura em que termina contrato com a "Briosa".
"Quando acabar o contrato com a Académica, tornarei pública a minha decisão. Os clubes pagam-nos até Junho e até lá não é correcto apontar nomes, quer para a Académica, quer para outros clubes", justificou.

Domingos reconheceu que as coisas não estão bem encaminhadas para a sua continuidade em Coimbra, mas deixou claro que pode haver uma alteração: "em relação à Académica está tudo conversado. As coisas não estão bem encaminhadas, mas de um momento para o outro poderão mudar".

Correio Minho

Bruno3429

Benfica é o alvo favorito
JESUS JÁ VENCEU AS ÁGUIAS POR TRÊS VEZES 

   

Tudo indica que os caminhos de Jorge Jesus, de 54 anos, vão mesmo dar ao Estádio da Luz na próxima época, mas enquanto isso não acontece, o técnico do Sp. Braga ainda terá de se bater com o Benfica, pelo menos mais uma vez, no próximo domingo. Um encontro de capital importância na definição dos lugares que dão acesso à Liga Europa e que está a suscitar grande interesse junto dos arsenalistas.

Entre estes, ninguém mais do que Jorge Jesus pretende sair vencedor deste duelo. Não só para calar algumas vozes que se possam levantar contra a provável saída no final da época, como para ainda poder alcançar o 3.º lugar, posição que seria histórica para o Sp. Braga.

O adversário é um dos três grandes do futebol português, mas aos olhos do técnico acaba por ser o favorito... para vencer. Em 10 épocas na Liga, Jorge Jesus bateu o Benfica em três ocasiões. Primeiro fê-lo na temporada de 1999/2000, pelo Estrela da Amadora, tendo arrancado um concludente 3-0. Em 2005/06, ao serviço da União de Leiria, voltou a aplicar chapa 3, mas desta vez consentiu um tento à equipa da Luz.

Como não há duas sem três, Jorge Jesus voltou a levar a melhor sobre o Benfica, na época transata, e por mais um clube diferente: Belenenses (1-0). Uma história com caminhos cruzados mas que em breve poderão seguir o mesmo rumo... para bem do clube da Luz. Domingo há mais um episódio.

Record

Bruno3429

Domingos indignado com notícias sobre futuro

O treinador da Académica, Domingos Paciência, manifestou hoje a sua indignação sobre notícias 'inoportunas', que têm saído sobre o seu futuro, envolvendo também outros colegas de profissão. 'Em relação ao futuro, só tenho a lamentar notícias que saíram, que não me agradam e que nada têm de verdade. São contra a minha forma de estar no futebol, que é transparente e honesta. Neste momento, não é oportuno e melindra, mexendo com a vida de todos os colegas de profissão. É uma falta de respeito', disse o técnico, na antevisão do encontro da 29.ª jornada da Liga, com a Naval 1.º de Maio. O técnico reafirmou que só divulgará o seu futuro a 31 de Maio, altura em que termina contrato com a «Briosa».

O Primeiro de Janeiro

Bruno3429

Crise: Três grandes são os maiores devedores
Clubes devem 634 milhões


Os 32 clubes da Liga e da Honra somam um passivo acumulado de 634 milhões de euros. O tetracampeão FC Porto transporta a sua liderança no relvado também para o campo dos devedores, com a SAD a registar 152,9 milhões de euros de passivo. Não muito longe surgem Benfica e Sporting, com 147,4 e 141 milhões de euros, respectivamente.

As SAD dos três grandes são, assim, responsáveis por cerca de 70 por cento das dívidas nos campeonatos profissionais portugueses, com um total de 441,3 milhões.

Todavia, quando combinados os passivos das SAD e dos clubes, é o Benfica quem obtém o valor mais elevado: 267,4 milhões de euros. O Sporting apresenta um passivo total de 221 milhões, enquanto o FC Porto não vai além dos 162,2.

A Liga principal acarreta um maior número de receitas, mas é também sinónimo de mais dívidas. Os 16 clubes que a disputam somam cerca de 546 milhões de euros em dívidas, ou seja, quase 86 por cento do montante global. No pólo oposto ao dos três grandes está o Paços de Ferreira, cujo resultado financeiro negativo é de 275 mil euros.

Na Honra, a SAD do Boavista lidera com 46 milhões de euros, que ascendem a 90 milhões se somadas as dívidas do clube axadrezado.

As excepções no futebol profissional limitam-se a Olhanense, Feirense, Gondomar e Sporting da Covilhã – os únicos clubes que não têm quaisquer dívidas.

PASSIVO DOS CLUBES

LIGA

Passivo (euros)

FC Porto SAD 152.900.000

Benfica SAD 147.400.000

Sporting SAD 141.000.000

Estrela da Amadora 18.000.000

V. Guimarães 15.600.000

V. Setúbal 13.500.000

Sp. Braga SAD 12.900.000

Académica 12.500.000

Belenenses 8.400.000

Naval 6.900.000

Marítimo 5.000.000

Leixões 4.000.000

Rio Ave 3.750.000

Trofense 3.500.000

Nacional 380.000

Paços de Ferreira 275.240

Total 546.005.240

LIGA DE HONRA

Passivo (euros)

Boavista SAD 46.000.000

Varzim 12.834.000

Santa Clara 10.885.000

Beira-Mar 5.000.000

Estoril-Praia 4.000.000

Gil Vicente 3.000.000

União Leiria SAD 2.000.000

Vizela 1.958.000

Portimonense 1.125.000

Oliveirense 1.000.000

Desportivo das Aves 900.000

Freamunde 12.347,50

Olhanense 0

Feirense 0

Gondomar 0

Sp. Covilhã 0

Total 88.714.347,50

Correio Manhã

Bruno3429

Filipe Oliveira renasce trinco
PEDRO ROCHA

Ofuscado pela goleada imposta ao Belenenses, Filipe Oliveira quase passou despercebido, na última jornada, entre as estrelas do Braga. Não deixou de ser um excelente sinal, especialmente para quem experimentava, pela primeira vez, a posição de médio-defensivo e não estava nada interessado em tornar-se numa presa fácil para o adversário. Privado de opções para a defesa e meio-campo, face às lesões de Paulo Jorge, Rodriguez, Stélvio, Moisés e Vandinho; o técnico Jorge Jesus teve de dar asas, mais uma vez, ao seu espírito criativo para remendar uma equipa consistente a nível defensivo e acabou por conseguir uma mistura explosiva com Frechaut recuado na defesa, ao lado de André Leone, e a adaptação de Filipe Oliveira ao ângulo mais recuado do losango do meio-campo. Significou a segunda reconversão do internacional português, que já foi extremo e lateral-direito. Mentor da primeira inovação na carreira do jogador, pouco depois de ter trocado o Chelsea pelo Marítimo, o técnico Ulisses Morais não ficou nada surpreendido com o último teste em Belém. "A resposta foi a mesma: rápido e muito concentrado. Tem uma grande cultura táctica e poderá repetir a experiência facilmente", assegura, certo de que Filipe Oliveira seguiu à risca as instruções de Jorge Jesus. "Como lhe faltam rotinas, o treinador teve de dizer-lhe o que era fundamental e desnecessário. Foi o que ele fez", observa. Oriundo do Leixões, o novo lateral/médio e extremo terá aproveitado a segunda utilização no campeonato para justificar a sua contratação no começo da época. Essa é a opinião do treinador da Naval. "Bastam dois ou três jogos destes para se medir a importância de um jogador", argumenta.


69 kg de força e disponibilidade

Claramente nos antípodas dos médios-defensivos altos e espadaúdos, Filipe Oliveira é o segundo bracarense, depois de Vandinho, a provar que a envergadura física não é uma questão fundamental. Ulisses Morais acha até que a sua aparente fragilidade (mede 1,77 metros e pesa 69 kg) poderá tornar-se numa desagradável surpresa para os jogadores adversários. "Não é forte em termos morfológicos, mas quem disputa um lance com ele sente logo que ali há muita força", assegura o treinador, elogiando ao mesmo tempo a habilidade do jogador.

Vandinho é o preferido

É uma das melhores heranças de Jesualdo Ferreira. Talhado para construir lances de ataque, o brasileiro actuou durante "anos a fio" como terceiro médio do meio-campo até chegar às mãos do técnico Manuel Machado, o primeiro a apostar na sua adaptação à posição de médio-defensivo, embora de forma pontual. Com Jesus, ganhou o lugar em definitivo, precipitando até a saída de Andrés Madrid. Frechaut e Stélvio têm funcionado como duplos.

Mossoró a um jogo de passar Luis Aguiar
PEDRO ROCHA

Em equipa que vence e ainda por cima goleia, dificilmente alguém mexe. Muito menos Jorge Jesus, que registou com agrado um dos jogos mais empolgantes do Braga esta época, precisamente contra o Belenenses, a sua anterior equipa. Este género de aforismo futebolístico valoriza claramente quem brilhou na última jornada, no Restelo, e só mesmo o (improvável) restabelecimento total do capitão Paulo Jorge, que voltou ontem a trabalhar à parte do grupo, poderá precipitar novidades no onze inicial que o Braga apresentará frente ao Benfica. Assim sendo, o embate de domingo será marcante para Mossoró, pois está a apenas um jogo de ultrapassar Luis Aguiar, utilizado em também em 26 ocasiões no campeonato, num total de 1626 minutos. O médio-ofensivo brasileiro, que demorou algum tempo a impor-se devido ao arranque fulgurante do uruguaio, só alinhou 12 vezes como titular, somando um total de 1181 minutos. Por outro lado, nem sempre Mossoró jogou no lugar de Luis Aguiar, como armador do ataque, tendo funcionado, por exemplo, como segundo avançado enquadrado no habitual 4x4x2. Stélvio, Moisés, Vandinho, Jorginho e Meyong são baixas certas para domingo.


Meia casa em perspectiva contra o Benfica

Na melhor das hipóteses, o Estádio AXA receberá cerca de 20 mil espectadores para o Braga-Benfica, agendado para domingo, às 19h00. Como o jogo será transmitido em directo pela RTP1 e o clube da Luz já não tem mais a ganhar esta época, os adeptos benfiquistas têm ocorrido pouco às bilheteiras e, nessa medida, é provável que o recinto não vá além de meia casa (15 mil), a não ser que Jorge Jesus, o provável sucessor do espanhol Quique Flores, funcione como grande atracção da noite. Os ingressos variam entre os 20 e 60 euros, para o público em geral.


Salvador conquista troféu


António Salvador e Eduardo serão distinguidos esta noite na gala "Troféus A Nossa Terra", destinada a premiar os melhores dirigentes, técnicos e atletas do clubes do Minho e que decorrerá este ano no Parque de Exposições de Braga, às 20h30. O dirigente receberá o Prémio de Mérito, estando igualmente nomeado para o trofeu Personalidade do Ano; o guarda-redes titular do Braga e da Selecção Nacional receberá o título de Desportista do Ano.

Inquérito Online
Domingos Paciência é a melhor opção para substituir Jorge Jesus no comando técnico do Braga?


O universo arsenalista já se imagina a aplaudir os feitos de Domingos Paciência ao comando da equipa profissional. A maioria dos 991 participantes acha que o treinador da Académica renderá bem Jorge Jesus.

SIM 75%
NÃO 25%
Nº de participantes: 991


O Jogo

JotaCC

O melhor "onze" do ano

Jacques Thibert, antigo jornalista da revista France Football, disse certo dia que "o futebol é mais simples do que a teoria de Einstein, mas mais complicado do que dois e dois serem quatro". Lembrámo-nos disso quando decidimos arriscar a escolha dos melhores entre os melhores no campeonato português. Eleger o melhor onze acabou por ser, nalgumas posições, uma tarefa inquietante. Porque o receio de cometer injustiças mais ou menos clamorosas é bem maior no futebol do que na aritmética.
A primeira dúvida foi o sistema táctico, até por condicionar as escolhas. O 4x4x2 era uma hipótese, por ter sido o esquema mais usado na Liga. Mas acabámos por preferir o 4x3x3, por duas razões: foi o desenho que voltou a levar o FC Porto ao sucesso e é o que permite fazer jus à qualidade de alguns avançados de dimensão internacional, que, apesar de tudo, ainda jogam em Portugal.
Feitas as escolhas, surgiu a constatação de algo que acaba por ser natural: o FC Porto foi o clube mais representado, com cinco jogadores, seguido do Sporting, com três. As restantes vagas foram preenchidas pelo Benfica, Nacional e Leixões, todos com um.
Guarda-redes
A qualidade média dos guarda-redes deixa algo a desejar. Uma das provas disso tem sido, nos últimos anos, a dificuldade em encontrar soluções credíveis para a selecção. O leixonense Beto acabou por ser o escolhido. Foi o melhor na primeira metade da prova, como, na altura, deixámos aqui expresso. Acabou por perder algum destaque e segue como o sétimo guarda-redes menos batido. Mas isso aconteceu mais por força da baixa de produção da equipa do que pelos erros próprios.
Outros guarda-redes que merecem destaque são o bracarense Eduardo, que nos próximos tempos poderá rentabilizar a estabilidade que lhe é dada pela titularidade na selecção, e o brasileiro Bracalli (Nacional), que em pouco tempo fez esquecer Benaglio. Peizer (Naval), Peskovic (Académica) e Kieszek (Setúbal, mas emprestado pelo Braga) também tiveram várias exibições de grande fulgor.
Defesas
O melhor defesa-direito foi Maxi Pereira. O benfiquista beneficiou das lesões que afectaram Fucile, mas teve mérito na forma como soube reconverter-se e recuar no terreno. Passou boa parte da época a ser alvo de juízos precipitados de quem demorou a perceber que o uruguaio cumpre a tarefa quase sem mácula. Defensivamente, tirando um ou outro pormenor de posicionamento, é consistente e veloz, cruza bem e dá profundidade à ala.
Também em destaque acabou por estar o bracarense João Pereira, que, aos 25 anos, começa a ter a maturidade que lhe faltava quando surgiu no Benfica. Referências positivas também para Patacas (Nacional) e Paulinho (Trofense).
Bruno Alves seria sempre obrigatório entre os centrais, ou não tivesse ele sido considerado por vários analistas o melhor jogador da Liga (nós elegemos Liedson). É um dos melhores da Europa. Fisicamente é insuperável, mas ganha à concorrência também em qualidade técnica e em velocidade. Controlados que parecem os excessos de agressividade (foi um dos casos de maior sucesso do psicólogo que colabora com o FC Porto), soube também impor-se no balneário e junto dos adeptos. Exemplo disso foi a forma como, após a terceira derrota consecutiva, na Figueira da Foz, se dirigiu à bancada pedindo união e apoio aos adeptos.
A escolha de Carriço como segundo central talvez resulte menos consensual, até por se ter estreado apenas à sexta jornada. Mas o jovem sportinguista mostrou uma qualidade e uma personalidade acima de quaisquer suspeitas. Pode ter beneficiado dos altos e baixos de Polga e Luisão, mas acabou por ganhar a corrida a outros centrais que também merecem referências positivas, como são os casos de Rolando (FC Porto), Paulão (Naval), Felipe Lopes e Maicon (ambos do Nacional) e Valdomiro (Trofense). Uma referência para o facto de as lesões terem impedido quase sempre o Braga de utilizar uma das melhores duplas da Liga (Rodriguez e Moisés).
Cissokho foi o melhor lateral-esquerdo, não só pelo que mostrou no Setúbal (disso falámos aqui em Dezembro), mas principalmente pela relevância que conseguiu ganhar nos campeões nacionais. Andou o FC Porto a gastar rios de dinheiro durante mais de uma época, para acabar por resolver o problema com apenas 300 mil euros e uma pequena viagem ao Sado. Mais uma prova de que muitas vezes não vemos o que está demasiado próximo de nós.
Evaldo (Braga) também comprovou ser um bom lateral, enquanto Alonso (Nacional) precisa de depurar as deficiências defensivas. Ney (Estrela) mostrou algumas potencialidades, sendo ainda justo relevar a adaptação (mas também o desperdício...) de David Luiz.
Médios
Numa posição em que a qualidade também deixa algo a desejar, Fernando conseguiu, em poucos meses, adaptar-se e transformar-se num médio-defensivo de primeira água. Hoje dificilmente Jesualdo Ferreira aceitaria trocá-lo por Paulo Assunção, cuja saída chegou a parecer um problema insolúvel no Dragão. O jovem brasileiro ainda não é um "trinco" box to box, mas já melhorou na qualidade do passe e tem cada vez mais sentido táctico.
A adaptação de Vandinho (Braga) à posição 6 também teve excelentes resultados, enquanto Bruno China (Leixões) realizou uma excelente primeira metade da época, mas quebrou depois. Luís Alberto (Nacional) destacou-se pela sua capacidade física.
Raul Meireles fez uma época excepcional e ocupa uma das posições como médio-interior. Ninguém executa tão rápido como ele, sendo, com o seu futebol feito de uma simplicidade desarmante, essencial nas transições ofensivas do FC Porto. A outra vaga é ocupada por João Moutinho, que foi pau para toda a obra no Sporting e quase sempre com um rendimento irrepreensível.
A lista de segundas escolhas é grande, a começar por Lucho (mesmo com altos e baixos), Izmailov (a primeira metade da época foi excepcional), Rúben Amorim (mesmo que prejudicado pela posição que lhe foi atribuída por Quique Flores), Nuno Assis, Rúben Micael e Luís Aguiar.
Avançados
Nené deve vencer o troféu de melhor marcador. A sua presença no "onze" não tem só a ver com a sua eficácia, mas igualmente com a qualidade revelada. Será uma pena se deixar Portugal. Liedson é obrigatório, pelos golos e por tudo o resto. Se a sua naturalização tivesse sido apressada, a selecção estaria numa posição bem mais tranquila. O terceiro lugar no ataque vai para Hulk, por ser uma das aves raras no futebol mundial que pode decidir tudo sozinho. Ainda tem muito a aprender, designadamente do ponto de vista táctico, mas vai ser um caso sério. Recebemos reclamações por não o termos escolhido como a revelação do ano, em vez de Carriço. Uma crítica razoável, se não tivéssemos levado em conta que metade do seu passe custou 5,5 milhões de euros. Ora, isso já é valor de craque e não de revelação.
Referências obrigatórias ainda para Lisandro, Rodríguez, Cardozo, Reyes, Derlei, Baba e Djalma (ambos do Marítimo) e Rentería.

PUBLICO

JotaCC

Desconfiança total

Que destino para Jorge Jesus? Só o próprio sabe a resposta, mas é quase certo que está a viver os seus últimos dias enquanto treinador do Sp. Braga.

Palavras de Jorge Jesus causam mal-estar em Braga
   
O futuro está, sobretudo, nas suas mãos e é precisamente isso que tem criado junto da SAD e da estrutura que gere o futebol profissional um sentimento de impotência, que vem acompanhado de uma crescente tensão.

Fora do clube, Jesus já deu pelo menos um sinal de qual será a sua posição quando a Liga terminar: após o jogo com o Belenenses falou abertamente da cláusula que o liberta do compromisso que para já o liga ao Sp. Braga até 2010.

Essas palavras não caíram bem junto de alguns administradores e também não passaram ao lado de António Salvador, que, ao contrário do que é habitual após uma vitória, nem se dirigiu ao balneário para felicitar o grupo. Um claro sinal de ruptura.




A BOLA

JotaCC

Jesus assina no final do mês
PRIMEIRO É PRECISO RESCINDIR COM QUIQUE FLORES 

Já está alinhavado o princípio de acordo entre Jorge Jesus e o Benfica. O atual treinador do Sp. Braga, de 54 anos, vai assinar um contrato com os encarnados válido para as duas próximas temporadas no final do mês, quando terminar a época. Primeiro, a direção do Benfica ainda tem de chegar a acordo com Quique Flores visando a rescisão do vínculo vigente.

Nesta fase das negociações o principal obstáculo prende-se com a indemnização a pagar à equipa técnica espanhola. Segundo o acordo assinado no último defeso, Quique Flores e os seus adjuntos terão direito a 3,5 milhões de euros, uma verba que os responsáveis encarnados estão a tentar negociar. A este montante ainda é preciso somar mais um milhão de euros que terá de ser pago aos bracarenses. Jorge Jesus tem no contrato uma cláusula que o possibilita escolher o próximo clube mas terá de compensar os minhotos.

À margem de todo este processo continua Quique Flores, curiosamente a preparar o desafio, de domingo, frente ao Sp. Braga. O empresário do técnico, Manuel García Quilon, mostra-se, no entanto, tranquilo: "Não comento especulações. O Quique tem contrato com o Benfica."


RECORD

JotaCC

Cluj quer Pacheco ou... Jesus

O presidente do Cluj, Iuliu Muresan, e o director desportivo Razvan Zamfir não estiveram em Lisboa apenas para negociar Álvaro Pereira para o Benfica.

O jornal Prosport anuncia que os dirigentes também querem fazer contratações, procurando especificamente um treinador português para suceder a outro: António Conceição. Segundo o meio de comunicação social, o técnico - conhecido por Toni - não irá permanecer no clube romeno, sendo que os preferidos são Jorge Jesus e Jaime Pacheco.

Ora o primeiro está a caminho precisamente do Benfica, com quem o Cluj negoceia o lateral-esquerdo uruguaio, enquanto o segundo teve uma má experiência no Belenenses, tendo sido despedido no início desta semana, deixando a equipa perto da despromoção.

DN

JotaCC

Meyong a recuperar

Meyong deu hoje indicações de estar a recuperar da lesão. O avançado, apesar de ainda estar inapto, já subiu ao relvado depois de ter iniciado a sessão com trabalho de ginásio.

Apesar das melhorias, o jogador ainda apresenta sequelas de cirurgia de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo.

Jorge Jesus continua com muitas baixas na equipa como revela o boletim clínico. Paulo Jorge, Stélvio e Vandinho fizeram tratamento.

Rodriguez e Bruno Tiago voltaram a fazer trabalho condicionado em relvado e ginásio.

Já Moisés fez tratamento e trabalho condicionado em ginásio e piscina, enquanto Jorginho teve programa semelhante mas não fez piscina.

Orlando Sá, que recupera de uma rotura de ligamento cruzado anterior do joelho direito, cumpre programa de reabilitação.

O técnico faz amanhã (às 13h30) a antevisão à recepção ao Benfica, domingo, às 19 horas.

A BOLA

JotaCC

É a hora de Jorge Jesus

Manuel Oliveira, antigo treinador de Jesus, defende que o técnico está no ponto certo para assumir um grande.


Jorge Jesus é o principal candidato à sucessão de Quique Flores, no Benfica. O treinador tem contrato com o Braga, mas existe uma cláusula no contrato com o clube que lhe permite abandonar o Minho, por 500 mil euros.

Na opinião de Manuel Oliveira, antigo treinador de Jorge Jesus, o técnico está na idade da maturidade como treinador. "O Jesus é o melhor treinador em leitura de jogo em Portugal. É preciso dar a oportunidade a esta gente. Ele já não é um jovem, mas está na idade da maturidade. Acredito que se for para o Benfica, poderá ter um grande aproveitamento", defendeu Manuel Oliveira.

Jorge Jesus fechou a porta do treino, esta sexta-feira, a dois dias da recepção ao Benfica. Numa semana em que se falou mais na sua saída de Braga, precisamente para rumar ao Benfica, Jorge Jesus tenta concentrar atenções no jogo, que vale mais do que três pontos, mas também o acesso directo à Liga Europa, já que o 5.º classificado terá que passar por uma eliminatória preliminar.

RR

JotaCC

BOLETIM CLÍNICO

Paulo Jorge

Mialgia da face posterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento.


Rodriguez

Microruptura nos músculos posteriores da perna direita. Efectua tratamento e trabalho condicionado em relvado e ginásio.


Stélvio

Rotura muscular da região posterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento.


Moisés

Rotura do músculo gémeo interno da perna esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e piscina.


Vandinho

Lesão de grau II do ligamento lateral interno do joelho esquerdo.  Efectua tratamento.

Bruno Tiago

Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho em ginásio e relvado.


Jorginho

Tendinopatia dos adutores da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio.


Meyong

Sequelas de cirurgia de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo.  Efectua tratamento e trabalho condicionado em relvado e ginásio.


Orlando Sá

Rotura de ligamento cruzado anterior do joelho direito. Cumpre programa de reabilitação.


LOUCURA NA EB 1 DAS ENGUARDAS


César Peixoto e Renteria levaram ao rubro centenas de crianças das EB 1 das Enguardas, que tiveram uma tarde diferente com a visita dos Gverreiros do Minho. Os dois craques do SC Braga distribuíram autógrafos e simpatia, numa escola que conta com mais 85 novos sócios do nosso emblema.

O camisola 21 do SC Braga deixou um apelo a todos "os miúdos para levarem os pais ao Estádio AXA no domingo, para nos apoiarem na partida frente ao Benfica"



MAPA DE JOGOS – FUTEBOL JUVENIL (16 e 17 de Maio)

O grande destaque da jornada de futebol juvenil que se segue é a visita dos jovens Gverreiros do Minho ao FC Porto no início da Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores C. Por sua vez, os Juvenis B, moralizados com o apuramento para a final da Taça AFB, realizam o último jogo do campeonato distrital frente ao 3º classificado, o FC Famalicão. A equipa segue um degrau abaixo sem hipótese de ultrapassar o adversário, mas quererá mostrar o seu valor para assegurar o lugar actual.

Os Iniciados B e C terminaram a sua participação nos campeonatos distritais na passada jornada, alcançando ambas as equipas a 2ª posição, mas mostrando jovens talentos que poderão despertar num futuro próximo.

Nos Infantis, as turmas A e C estão próximas de festejar a conquista do título, podendo nesse caso se juntar à turma B que o alcançou há 2 semanas.

Os jogos para este fim-de-semana são os seguintes:

·         Juvenis B:      SCB vs FC Famalicão – Sábado às 16h no Estádio 1º de Maio;

·         Iniciados A:     FC Porto vs SCB – Domingo às 11h no Campo da Constituição;

·         Infantis A:       SCB vs Marinhas – Domingo às 9h30m no Campo Jogos Fraião;

·         Infantis B:       SCB vs Marinhas – Domingo às 11h no Campo Jogos Fraião;

·         Infantis C:       Acd. Amares vs SCB – Adiado;

·         Infantis D:       Aveleda vs SCB – Sábado às 9h30m;

·         Escolas A:      SCB vs Stª Maria – Sábado às 9h30m no Campo Jogos Fraião;

·         Escolas B:      SCB vs Stª Maria – Sábado às 11h no Campo Jogos Fraião;

·         Escolas C:      Acd. Amares vs SCB – Sábado às 11h no Pq. Dep. Amares.


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JORGE JESUS SÁBADO ÀS 13H30

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, estará na sala de imprensa do Estádio AXA sábado, dia 16 de Maio, às 13h30, para projectar o encontro com o Benfica, agendado para as 19h00 de domingo, a contar para a 29ª jornada da Liga Sagres.

Os Gverreiros do Minho treinam antes, numa sessão que decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.

S.C.BRAGA.PT