News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 14/05

Started by Bruno3429, 14 de May de 2009, 06:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Jorge com limitações
RECUPERAÇÃO DO CENTRAL É FUNDAMENTAL PARA A ESTRATÉGIA A USAR COM O BENFICA  


Dos 8 jogadores que estão impedidos de dar o seu contributo à equipa por motivo de lesão, os únicos que subiram ao relvado para cumprir trabalho condicionado foram Meyong, Rodríguez, Moisés e Paulo Jorge.

Os quatro fizeram corrida, embora o único que ainda tem possibilidades de recuperar para o jogo com o Benfica é o último. Aliás, a estratégia para o encontro de domingo passará muito pela recuperação de Paulo Jorge, de 28 anos.

Para compensar tantos condicionalismos, Jorge Jesus chamou 7 jogadores da formação, que até deram boa conta do recado. No jogo a meio-campo que fechou a sessão, os mais jovens bateram a equipa titular do Restelo por 3-1.

Record

Bruno3429

#1
Jesus traz o losango
ANTÓNIO TADEIA

No dia em que foi convidado a dar uma palestra acerca do seu sistema predilecto de jogo, ao lado de Paulo Bento e Fernando Santos, Jorge Jesus explicou o 3x4x3 "à holandesa". Contudo, o treinador que Luís Filipe Vieira quer ver à frente da equipa do Benfica em 2009/10 foi sincero e admitiu que só se referia ao sistema dos três defesas porque para falar dos outros já lá estavam os colegas. É que Jesus estava por essa altura a completar o trajecto que haveria de fazê-lo passar pelo 4x3x3 e trazê-lo até ao 4x4x2 com meio-campo em losango, sistema táctico que, em tertúlias de amigos, até já aplicou teoricamente ao plantel do Benfica e que, ao mesmo tempo, até vem sendo debatido em reuniões de dirigentes encarnados. Salvo qualquer imponderável, o losango servirá mesmo de base à construção do plantel encarnado para a próxima época.

Jesus começou a utilizar o 4x4x2 em losango no Belenenses, em 2007, muito graças às características de Zé Pedro, um esquerdino que não é bem um ala, de Silas, um dez com tendência para cair nos flancos, e de Rúben Amorim, espécie de pêndulo que fornecia equilíbrios onde mais fizesse falta, fosse ao meio ou à direita. Amorim até já está na Luz, pelo que é justo inferir que possa vir a ser uma peça importante na construção da equipa que o treinador quer ver actuar na próxima época.

Para mais, este é um sistema que permite potenciar Aimar atrás de dois pontas-de-lança, um dos quais (ou até os dois) com capacidade para cair nos flancos.

A "construção" dos seus avançados é também uma das imagens de marca de Jorge Jesus, que há duas épocas "inventou" Dady (nove golos na segunda volta da Liga), na temporada passada fez crescer Weldon (dez golos do meio da época para a frente) e este ano tem insistido em Rentería, ainda que com resultados práticos mais modestos (quatro golos desde o Natal).

De resto, de um Benfica de Jesus é de esperar que mantenha a defesa zonal, tanto em organização defensiva normal como em bolas paradas. Esperados são ainda dois laterais ofensivos, um dos quais com capacidade para fechar ao meio. David Luiz pode por isso continuar a ser uma solução para a lateral esquerda, onde está a crescer a olhos vistos e alia a capacidade atacante que lhe é dada pela sua passada larga com as rotinas de defesa-central.


Domingos Paciência será o sucessor de Jorge Jesus
MANUEL CASACA
PEDRO ROCHA

Sedento de vitórias, António Salvador só poderia optar por alguém habituado a ser campeão para substituir Jorge Jesus. Domingos Paciência corresponde ao perfil desejado pelo presidente do Braga e já chegou a um acordo verbal com os minhotos. Um contrato válido por duas épocas está na forja, mas essa questão, bem como todas as condições financeiras que a rodeiam, só serão definidas quando se consumar a saída de Jesus, cada vez mais certo no Benfica. O primeiro passo deverá ser mesmo dado pelo clube da Luz, que só oficializará a contratação do actual treinador do Braga depois de acordar a saída do espanhol Quique Flores. Está tudo encadeado.

Por uma questão de ética e também por estar fortemente empenhado em deixar a Académica em sexto lugar, Domingos prefere esperar pelo fim do campeonato para formalizar a sua ligação ao Braga, onde poderá lutar por objectivos mais elevados do que na Briosa. Oriundos de Coimbra, também chegarão a Braga os adjuntos Miguel Cardoso, Zé Nando e o técnico dos guarda-redes Silvino Morais, todos colaboradores de Domingos.

Ganhar é de resto uma das imagens de marca do treinador português, de 40 anos, e a época tranquila da Académica é um testemunho irrefutável. Os estudantes superaram largamente as expectativas ao assegurarem a permanência na Liga com várias jornadas de avanço, tendo já ultrapassado, inclusivamente, os pontos somados em 2007/08 (36 contra 32). Contratado pela Académica em Setembro de 2007 para substituir Manuel Machado, que, curiosamente, passou depois por Braga, Domingos assumiu o comando da equipa à quarta jornada e depressa os resultados apareceram. Uma vitória na Luz e um empate em Alvalade foram alguns dos maiores feitos esta época.


Estreia como técnico foi no FC Porto

Terminada a carreira de futebolista em 2000/01, com sete títulos de campeão nacional, duas Taças de Portugal e seis Supertaças, sempre pelo FC Porto, tendo jogado ainda duas épocas no Tenerife (1997/01), Domingos Paciência deu os primeiros passos como treinador nas camadas jovens portistas, passando depois para a equipa B. O salto para a I Liga aconteceu em 2006/07, ao serviço do Leiria. A experiência correu bem, ganhando oito jogos, empatando seis e perdendo oito, e só deixou o clube à 22ª jornada devido a desentendimentos com o presidente João Bartolomeu. Até receber o convite da Académica, manteve-se em actividade na qualidade de comentador televisivo, tendo assim a oportunidade de se actualizar, em pormenor, sobre todas as equipas do campeonato. O seu esquema de jogo preferido é o 4x1x3x2, como faz questão de esclarecer muitas vezes, em vários aspectos idêntico ao 4x4x2 de Jorge Jesus. A mudança para Braga significará um importante "upgrade" para o antigo ponta-de-lança, que marcou mais de uma centena de golos pelo FC Porto e nove pela Selecção Nacional.


Salvador não acredita no acordo

O presidente do Sporting de Braga não acredita que o Benfica já tenha um acordo verbal para a contratação de Jorge Jesus, treinador que tem mais um ano de contrato com o emblema minhoto. "Isso não pode ser verdade. O Benfica é uma instituição muito grande e as pessoas que a dirigem jamais, penso eu, fariam uma coisa dessas antes de um jogo em que podem estar três lugares em causa", afirmou António Salvador à agência Lusa.

O dirigente revelou que Pinto da Costa lhe garantiu que o técnico também não irá para o FC Porto. "Há mais de um mês falei com Jorge Nuno Pinto da Costa por causa de uns rumores que diziam que [Jorge Jesus] podia ir para o FC Porto. Perguntei-lhe se estaria interessado nele e ele garantiu-me que não era verdade", sublinhou. Por isso, Salvador acredita que tudo se deve a "manobras da comunicação social". "Não tenho indicação, nem conhecimento, de que o Benfica falou com Jesus. Vou esperar que tudo isto não seja verdade e que sejam manobras da comunicação social", disse.

Salvador lembrou que "Jorge Jesus tem mais um ano de contrato" e espera que o cumpra, "porque tem feito um excelente trabalho". Além disso, negou contactos com Domingos Paciência. "Porque é que vou andar à procura de treinador quando tenho um no Braga?", questionou.


Jorge Jesus aproxima-se do pódio
PAULO ANUNCIAÇÃO, em Londres

Em final de época, a Tabela TMT costuma registar menos alterações do que o habitual. As três goleadas da semana, no entanto, provocaram algumas mexidas. No Top 10, Jorge Jesus (4º) trocou posições com Manuel Machado (6º) e voltou a aproximar-se do pódio. Na Liga Vitalis, as vitórias de Estoril (3-0 na Póvoa) e Freamunde (5-1 em Santa Maria da Feira) proporcionaram subidas de dois lugares a João Carlos Pereira (11º) e Jorge Regadas (19º). Esta escalada de Regadas, aliás, prejudicou fortemente Domingos Paciência (20º) - o treinador da Académica desceu uma posição apesar da vitória em Matosinhos. Na cauda da tabela, a maior parte das movimentações foi provocada pelo abandono de Jaime Pacheco (22º, na semana passada). Dos 32 técnicos que integraram o ranking TMT em Setembro passado, 19 mantêm-se ainda no mesmo clube. Nos termos do regulamento TMT, Carlos Carvalhal (Marítimo) e Rui Jorge (Belenenses) não podem integrar a tabela.


Figura da semana | Jorge Jesus

O treinador do Sporting de Braga aproveitou a goleada no Restelo para galgar duas posições (4º) e acumular múltiplas bonificações (vitória fora, cinco golos, margem de vitória, baliza inviolada). Jorge Jesus passou a ter uma média de 116 pontos (tinha 112) e voltou a aproximar-se do trio da frente. O Braga, aliás, não sofreu qualquer golo em 57% dos jogos da temporada - a taxa mais elevada entre todos os técnicos TMT.


O caminho desde o 3x4x3 A.T.

No dia em que apresentou o seu primeiro onze na I Liga, em Agosto de 1995, Jorge Jesus incluiu nele três defesas: Rui Gregório, Acácio e Leal. A equipa do Felgueiras que então dirigia era - e não apenas devido às cores do equipamento - um simulacro do Barcelona de Johan Cruyff, a grande referência do treinador nascido na Amadora. Porém, os anos e as características dos jogadores que foi dirigindo levaram-no a mudar e a abdicar dos romantismos à holandesa até chegar ao 4x4x2 em losango que usou na segunda época no Belenenses e na maior parte dos desafios do Sp. Braga.

O Felgueiras foi mesmo a última equipa em que Jesus privilegiou o 3x4x3. Desceu e, quando voltou à I Liga, em 1998, com o E. Amadora, já o fez num mais aportuguesado 4x3x3. As diferenças entre as duas equipas do Estrela que orientou em anos sucessivos prendem-se sobretudo com o triângulo de meio-campo, pois uma tinha Assis à frente de um duplo-pivô e a outra um médio-centro mais definido (Gaúcho). Aliás, enquanto andou entre o 4x3x3 e o 4x2x3x1, fê-lo com uma constante: se há só um médio-de-fensivo, há um lateral a fechar por dentro (Tixier em Leiria e Gaspar no Belenenses).

No final da primeira época no Restelo, Jesus converteu-se ao 4x4x2 com meio-campo em losango, laterais ofensivos e avançados a abrirem nas alas. Em Braga não mudou muito.


Um treinador que gosta de avançados móveis

Os problemas de Jorge Jesus com Linz até podem não ter tido a ver só com o estilo do atacante austríaco, muito limitado à área, mas a verdade é que o treinador que o Benfica pretende gosta de avançados de grande amplitude de movimentos. Cardozo que se cuide...


Bruno Alves e Rolando já lhe passaram pelas mãos

Jesus baseia muito o seu futebol na qualidade da dupla de defesas-centrais. Foi ele que deu projecção a Jorge Andrade, na Amadora, mas depois disso já lhe passaram pelas mãos Bruno Alves (no V. Guimarães) e Rolando (no Belenenses). É a dupla campeã no FC Porto.


O Jogo

Bruno3429

ABC contrata macedónio

O ABC de Braga apresentou, ontem, o seu primeiro reforço para a nova época, o "pivot" macedónio Levko Naumovski, que joga no Pilotes Posada (Espanha).

Diario Minho

Bruno3429

ABC: Levko para suceder a José Costa

O ABC de Braga não perdeu tempo e prepara a próxima temporada. Luís Teles considera o pivot macedónio como "uma escolha com critério" e Levko vai ter o peso de suceder a José Costa, o melhor nessa posição ao nível nacional.

Aos 29 anos, com 1,98 cm e 103 kg, e com enorme experiência o principal cartão de visita de Levko prende-se com a sua capacidade defensiva, todavia vem também aumentar o poder de fogo dos minhotos.
É internacional pelo seu país, actuava na Divisão de Honor B, em Espanha (correspondente à segunda divisão portuguesa), ao serviço do Aranda, formação que terminou no sexto posto da tabela classificativa.
Aquela que seria a principal dor de cabeça da direcção liderada por Luís Teles parece ter sido resolvida com facilidade e rapidez. A saída de José Costa era, no plano teórico, a mais difícil de colmatar, até porque a nível nacional não existiam opções e o ABC fez valer os seus créditos europeus, o seu prestígio para recrutar Levko, pivot que já representou por vinte e cinco vezes a selecção nacional da Macedónia, o que no panorama internacional constitui uma escola interessante e exportadora.

Luís Teles considerou a aquisição de Levko "oportuna" e com "critério", atestando ainda que é um jogador que "se encaixa no perfil do ABC de Braga".
"No seguimento da política do clube, que procura manter um nível de contratações criteriosas e tendo consciência que o ABC tem que ser uma equipa sustentável não só no imediato, mas também no futuro, procuramos escol her jogadores que representem o perfil do atleta do ABC", definiu Luís Teles

Um ano, mais dois de opção

O presidente dos academistas avançou ainda que Levko assinou "por uma temporada, mais duas de opção", sendo que essa opção compete ao clube.
Levko já jogou frente ao ABC "onde marcou seis golos" ao serviço do Metalurgs e na altura os bracarenses foram eliminados na Liga dos Campeões pelos macedónios e agora o objectivo passa por "marcar golos ao serviço do ABC".

Devido ao facto de estarem ainda provas a decorrer, Luís Teles não pretendeu comentar qualquer entrada ou saída no plantel da próxima temporada e a apresentação do novo reforço Leko só se verificou pelo facto de o campeonato da Divisão de Honor B ter terminado no passado fim-de-semana.
Contudo o 'Correio do Minho' sabe que a próxima temporada está praticamente definida no grémio academista. De saída estão José Costa (Pilotes Posada), Hugo Rocha (Sporting) e Dario Andrade (FC Porto).
Ao nível de entradas Hugo Figueira (Belenenses) vai entrar no dossier 2009/10, nomeadamente devido à situação em torno de Carlos Ferreira, cujo futuro está ainda indefinido. Recorde-se que o guarda-redes continua lesionado e, para precaver essa situação o ABC vai contar com Eduardo Figueira.
Leko está garantido e apresentado, sendo o homem escolhido para o lugar de José Costa, enquanto que o jovem Fábio Antunes é o su-cessor natural de Dario Andrade.
Em aberto poderá estar mais uma aquisição.


Correio Minho

Bruno3429

Os 23 eleitos de Queiroz

O seleccionador português de futebol convocou esta quarta-feira o defesa central Pepe (Real Madrid) para o estágio de preparação da equipa das "quinas", entre 27 e 29 de Maio, em Lisboa.

Entre os habituais titulares da selecção "AA", além da chamada do defesa central, que cumpre castigo de 10 jogos devido às agressões a dois adversários no Real Madrid-Getafe, Queiroz Queiroz convocou ainda o guarda-redes Eduardo (Sporting de Braga).

Segundo o sítio oficial na Internet da Federação Portuguesa de Futebol, o seleccionador luso promoveu ainda regresso à equipa das "quinas" do extremo Luís Boa Morte (West Ham United).

Com quatro convocados (Hélder Postiga, João Moutinho, Tonel e Yannick), o Sporting é o clube mais representado entre os 23 seleccionados por Queiroz para o estágio, que integra quatro treinos, no Estádio do Restelo, durante os três dias na semana que medeia o final do campeonato e a final da Taça de Portugal.

Depois do estágio, a equipa das "quinas" vai disputar o seu sexto jogo no Grupo 1 de qualificação para o Mundial2010 frente à Albânia, em Tirana.

Quatro dias depois, a 10 de Junho, a selecção fecha a actual época com um jogo particular frente à Estónia, em Talin.

Portugal ocupa a terceira posição no Grupo 1 de qualificação para o Mundial2010, na África do Sul, com seis pontos, menos sete do que a líder Dinamarca.

Lista dos 23 convocados:

Guarda-redes: Eduardo (Sporting de Braga), Daniel Fernandes (Bochum, ALE) e Beto (Leixões).

Defesas: Miguel Lopes e Sílvio (Rio Ave), Nuno André Coelho (Estrela da Amadora), Pepe (Real Madrid, ESP), João Pereira (Sporting de Braga), Tonel (Sporting), Sereno (Vitória de Guimarães) e André Marques (Vitória de Setúbal).

Médios: Amaury Bischoff (Arsenal, ING), Ruben Micael (Nacional), Diogo Valente (Leixões), Pelé (Portsmouth, ING), Ruben Amorim (Benfica), César Peixoto (Sporting de Braga), Moreno (Vitória de Guimarães), Boa Morte (West Ham United, ING) e João Moutinho (Sporting).

Avançados: Varela (Estrela da Amadora), Hélder Postiga e Yannick (Sporting).

Jornal Notícias

Bruno3429

Selecção
Queiroz chama Pepe para estágio

O central Pepe (Real Madrid) está entre os 23 jogadores chamados por Carlos Queiroz para integrarem o estágio da selecção entre 27 e 29 de Maio em Lisboa, uma semana antes da deslocação à Albânia, jogo de qualificação para o Mundial2010.


Pepe, recorde-se, não joga mais esta época pelo Real Madrid, depois de ter sido suspenso por dez jogos, devido ao comportamento no jogo com o Getafe.

A lista não inclui nenhum jogador do FC Porto, devido à final da Taça de Portugal, e apresenta algumas novidades.  O regresso de Luis Boa Morte e a estreia absoluta do defesa do Rio Ave Sílvio são os principais destaques.

Convocados:
Amaury Bischoff (Arsenal), Ruben Micael (Nacional),Nuno André Coelho e Silvestre Varela (E. Amadora), Beto e Diogo Valente (Leixões), Pelé (Portsmouth), Pepe (Real Madrid)
Miguel Lopes e Sílvio (Rio Ave), Ruben Amorim (Benfica), César Peixoto, Eduardo e João Pereira (Sp. Braga), Hélder Postiga, João Moutinho, Tonel e Yannick Djaló (Sporting), Daniel Fernandes (Bochum), André Marques (V. Setúbal), Moreno e Sereno (V. Guimarães), Luís Boa Morte (West Ham)

Correio Manhã

Bruno3429

EDUARDO, JOÃO PEREIRA E CÉSAR PEIXOTO NA SELECÇÃO NACIONAL

O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, convocou os jogadores do SC Braga Eduardo, João Pereira e César Peixoto para o estágio de preparação que a Selecção Nacional realizará em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de Maio.

SCBraga

Bruno3429

Presidente do Braga diz que Jorge Jesus não vai para o FC Porto
Manuel Roberto

António Salvador diz não acreditar que Jorge Jesus deixe o Sp. Braga

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, disse, hoje, ter a garantia pessoal do seu homólogo do FC Porto de que Jorge Jesus não será o próximo treinador dos portistas e apelidou de "manobras da comunicação social" o alegado interesse do Benfica.

"Nem todas as notícias serão verdade, porque para o FC Porto o Jorge Jesus não vai, tenho a certeza", disse Salvador à agência Lusa após ter sido questionado sobre uma eventual transferência do técnico bracarense para o Dragão.

"Há mais de um mês falei com o Jorge Nuno Pinto da Costa por causa de uns rumores que diziam que [Jorge Jesus] podia ir para o FC Porto, perguntei-lhe se estaria interessado nele e ele garantiu-me que não era verdade, que podia estar descansado", disse o dirigente.

Salvador assegurou ainda não ter conhecimento oficial de um alegado interesse do Benfica e disse não acreditar que o clube "encarnado" tenha encetado conversações com Jorge Jesus na semana que antecede um jogo importante entre ambas as equipas, domingo, no Estádio Municipal de Braga.

"Isso não pode ser verdade. O Benfica é uma instituição muito grande e as pessoas que a dirigem jamais, penso eu, fariam uma coisa dessas antes de um jogo em que podem estar três lugares em causa - porque o Braga pode ficar em terceiro, quarto ou quinto, assim como o Benfica", disse hoje à Lusa.

De resto, segundo António Salvador, "o Sporting de Braga está tranquilo" e a vontade dos responsáveis é que o treinador prossiga o trabalho desenvolvido. "O Jorge Jesus tem mais um ano de contrato e espero que ele continue, porque tem feito um excelente trabalho. Pessoalmente, gostaria que ele continuasse no Braga", afirmou.

Sobre a cláusula no contrato do treinador que lhe permite sair quando e para onde quiser mediante o pagamento de cerca de um milhão de euros, António Salvador limitou-se a confirmar: "Ele já o disse, a partir daí nem precisam de falar comigo, os contratos são para se cumprir", frisou.

António Salvador desmentiu ainda um plano alternativo para salvaguardar uma eventual saída de Jesus e o interesse em Domingos Paciência, actual treinador da Académica.

"Por que é que vou andar à procura de treinador quando tenho um no Braga? Não há plano B nenhum, o plano é o Jorge Jesus", vincou.


Publico

Bruno3429

Naumovski apresentado
MIGUEL RIBEIRO

Conforme O JOGO adiantou na sua edição de ontem, o ABC apresentou, em conferência de imprensa, o primeiro reforço oficial para a próxima temporada.

Trata-se do internacional macedónio Levko Naumovski, de 29 anos, que representou o Aranda del Duero, clube que milita na II Divisão espanhola.

O presidente dos minhotos, Luís Teles, explicou que "a apresentação deve-se ao facto de o anterior clube do jogador já ter acabado a temporada e, por isso, já estar oficialmente desvinculado", algo que não acontece com outros nomes em carteira: "Ainda há competições a decorrer em Portugal, o ABC ainda está nelas, e não seria ético, nem oportuno, estar a revelar mais nomes", disse o dirigente.

Levko Naumovski tem 1,98 metros e 103 quilos, actua como pivô e faz parte da selecção da Macedónia (25 internacionalizações) pelo que já defrontou Portugal e, na época de 2006/07, o ABC, na altura representando o RK Metalurg de Skopje, clube que afastou os minhotos das provas europeias. E por sinal com seis golos do jogador que agora vestirá de amarelo por uma época, mais duas de opção.

"Quero estar no topo da Europa do andebol e por isso aceitei o convite do ABC, um clube grande e conhecido", disse Naumovski, acrescentando que "o objectivo é ajudar a vencer títulos e levar o clube o mais longe possível nas provas europeias".

O Jogo

JotaCC

Jesus escolhe o Benfica
VAI SUCEDER A QUIQUE FLORES NA LUZ
   
À vontade do Benfica junta-se a de Jorge Jesus, de 54 anos, e neste momento é um dado praticamente adquirido que o ainda treinador do Braga seja mesmo o sucessor de Quique Flores no comando técnico dos encarnados na próxima época.

Tal como Record adiantou na edição de ontem, o FC Porto foi o primeiro dos três grandes a contactar o técnico, no final do ano passado, mas a mais que provável continuidade de Jesualdo Ferreira no Dragão levaria a que só fosse possível assegurar a contratação de Jesus para 2010/11. Sentindo que este é o momento para dar o salto na carreira, o treinador já escolheu o Benfica, existindo já um acordo total entre as duas partes que, no entanto, só será passado para o papel quando terminarem os atuais compromissos do Braga e se formalizar a rescisão com Quique Flores.

Contrato de dois anos e adjuntos

À semelhança do que tem acontecido com a maioria dos treinadores num passado recente na Luz, também Jorge Jesus terá à sua espera um vínculo contratual válido por duas temporadas. As condições salariais serão, tal como o nosso jornal já adiantou, significativamente mais baixas que as auferidas por Quique, abaixo de metade dos 1,5 milhões limpos/ano que o espanhol recebe.

Com Jesus vai viajar também toda a equipa técnica que o acompanha no Braga, à exceção do treinador de guarda-redes que será encontrado no mercado. Não está colocada de parte a possibilidade de o novo técnico ter um adjunto que já pertença aos quadros do Benfica, como é o caso de Fernando Chalana.

Refira-se ainda que Quique Flores já deixou claro que não vai colocar obstáculos na saída e deverá receber apenas uma parte da verba que tinha a receber em 2009/10.

RECORD

JotaCC

Balneário agradado com hipótese Jorge Jesus

Até os estrangeiros ficaram satisfeitos com o nome do actual treinador do Sp. Braga para provável substituto de Quique. Jesus rejeita pressões do presidente bracarense, António Salvador.

O balneário do Benfica ainda tem toda a confiança em Quique Flores. Contudo, os jogadores estão também atentos às notícias que dão conta que Jorge Jesus é o nome mais forte para o substituir no final da temporada. E, apurou o DN, o técnico do Sp. Braga é visto com agrado pela grande maioria.

Não só os jogadores portugueses, mas também os estrangeiros com alguns anos de Primeira Liga entendem que esta é uma oportunidade justa para o treinador Jorge Jesus. Sabe o DN que alguns que não têm o conhecimento total sobre o trabalho do actual técnico dos bracarenses procuraram informar-se junto de colegas e estes traçaram um cenário positivo sobre as qualidades de Jesus.

Rúben Amorim, seu pupilo no Belenenses, foi o mais procurado, sabe o DN. Mas a grande maioria mostrou-se agradada com a hipótese de ser Jorge Jesus a nova aposta encarnada.

A continuidade de Quique Flores também não desagrada, mas a haver substituição, o balneário entende que um técnico português seria a melhor solução.

Apesar de ontem ter revelado publicamente que o FC Porto não o contactou por causa de Jorge Jesus - "Para o FC Porto não vai, é certo. Falei há um mês com Pinto da Costa e ele garantiu-me que não era verdade" - António Salvador, presidente do Sp. Braga, tem pressionado o actual técnico, sabe o DN, para continuar mais um ano e rumar depois ao Dragão. Mas o treinador já fez a sua escolha: o Benfica.

Jesus entende que este é o momento certo para dar o salto e viveu mesmo toda a época, apurou o DN, com a expectativa de sair para o FC Porto no final da época, muito por culpa das indicações que lhe foram dadas ao longo do ano.

Logo que se soube do interesse dos encarnados no seu concurso, António Salvador, presidente dos bracarenses, abordou Jorge Jesus no sentido de o convencer a ficar até final da temporada 2009/ /2010. O técnico, de 54 anos, referiu que caso a oferta se confirmasse não a poderia recusar. Foi então que o máximo dirigente dos arsenalistas lhe referiu também que não iria perdoar qualquer cêntimo da cláusula de rescisão (na ordem dos 500 mil euros).

Ainda relativamente a este montante, o DN sabe que António Salvador não está disponível para aceitar qualquer jogador como troca. Quer o dinheiro estipulado e a pronto pagamento.

Ainda na mesma conversa, entre os dois, realizada no início desta semana, apurou o DN junto de fonte próxima do treinador, Jesus revelou também a Salvador que não quereria sair a mal e que as conversas informais que teve com pessoas com ligações aos encarnados serviram apenas para saber da sua "disponibilidade para a próxima temporada" e que as mesmas lhe transmitiram também que o técnico é apenas "uma das opções" que as águias têm em carteira caso Quique abandone o comando técnico do Benfica no final da temporada.

Jesus negou também ter qualquer tipo de acordo com os encarnados e sequer ter dado a sua palavra a essas mesmas pessoas. Neste momento, a verdade é que a abordagem que mais lhe agradou foi a das águias, mas o próprio admite ainda estudar outras, até porque não tem como certo que a oferta encarnada se confirme.

Entretanto, António Salvador já fez saber a algumas pessoas da sua estrutura que caso se confirme a saída de Jorge Jesus para os encarnados, o Benfica e o próprio técnico não terão qualquer direito de preferência sobre jogadores do Sporting de Braga que possam vir a interessar.

Esta informação, sabe o DN, não foi transmitida directamente a Jorge Jesus, embora este, por outros meios, tenha vindo a recebê-la.

DN



JotaCC

António Salvador não acredita em Jorge de Jesus na Luz

O dirigente bracarense menciona conversa com Pinto da Costa, que terá negado interesse do FC Porto no técnico e considera que a "instituição" Benfica não "faria uma coisa dessas", nas vésperas de um jogo decisivo com o Braga
O presidente do Sporting de Braga disse hoje ter a garantia pessoal do seu homólogo do FC Porto de que Jorge Jesus não será o próximo treinador dos portistas e apelidou de "manobras da comunicação social" o alegado interesse do Benfica.

"Há mais de um mês falei com o Jorge Nuno Pinto da Costa por causa de uns rumores que diziam que (Jorge Jesus) podia ir para o FC Porto, perguntei-lhe se estaria interessado nele e ele garantiu-me que não era verdade, que podia estar descansado", disse o dirigente. 

Salvador garantiu não ter conhecimento oficial de um alegado interesse do Benfica e disse não acreditar que o clube "encarnado" tenha encetado conversações com Jorge Jesus na semana que antecede um jogo importante entre ambas as equipas, domingo, no Estádio Municipal de Braga.

"Isso não pode ser verdade. O Benfica é uma instituição muito grande e as pessoas que a dirigem jamais, penso eu, fariam uma coisa dessas antes de um jogo em que podem estar três lugares em causa - porque o Braga pode ficar em terceiro, quarto ou quinto, assim como o Benfica", disse hoje à Lusa.

O presidente do clube minhoto disse não acreditar que as notícias que têm sido difundidas tenham fundamento e atribui responsabilidades à imprensa.
   
"Digo isto da comunicação social, porque não tenho indicação, nem conhecimento, de que o Benfica falou com o Jorge Jesus e, por isso, vou esperar que tudo isto não seja verdade e que sejam manobras da comunicação social". 

António Salvador desmentiu ainda um plano alternativo para salvaguardar uma eventual saída de Jesus e o interesse em Domingos Paciência, actual treinador da Académica.   


RTP

JotaCC

3 grandes têm um passivo de 650 milhões de euros

Apenas 4 clubes, todos da Liga de Honra, não registam a existência de passivo.

Olhanense, Feirense, Gondomar e Sporting da Covilhã, são os únicos clubes do quadro profissional, que se distinguem pela inexistência de passivo.

Em contraponto, o passivo dos três "grandes", entre resultados financeiros das Sociedades Anónimas Desportivas e dos clubes, é de cerca de 650 milhões de euros.

Ao nível de clubes, o montante em dívida de FC Porto, Benfica e Sporting totaliza 209 milhões de euros, menos de metade do registado no total de passivos das SAD (441,3).

A maior fatia, aproximadamente 267 milhões de euros, cabe ao Benfica, que acumula um passivo de 147,4 milhões da SAD, com cerca de 120 milhões do clube. Com resultados semelhantes, um total de 221 milhões de euros, o Sporting contabiliza resultados negativos de 141 milhões, na SAD, e cerca de 80 milhões do clube.

O FC Porto, apesar de registar o resultado mais negativo das três SAD, com um passivo de 152,9 milhões de euros, o FC Porto soma o menor passivo, em virtude das contas mais equilibradas ao nível do clube, com dívidas na ordem dos 9,3 milhões.

Na Liga de Honra, o Boavista, cuja SAD acumula um passivo de 46 milhões de euros, regista o quarto passivo mais elevado, a nível nacional.

O Estrela da Amadora, além dos problemas de salários em atraso, regista um total de 18 milhões de euros, seguido do Vitória de Guimarães e do Vitória de Setúbal.

Já o Sporting de Braga, com sólidas incursões europeias na Taça UEFA nas últimas épocas e da regularidade na Primeira Liga, apresenta 12,9 milhões de euros de passivo.

RR

JotaCC

Três grandes responsáveis por 70% do passivo
TOTAL DE 634 MILHÕES DE EUROS NOS ESCALÕES PROFISSIONAIS
      
Os 32 clubes profissionais de futebol acumulam um passivo financeiro total de quase 634 milhões de euros, sendo o Benfica, Sporting e FC Porto responsáveis por quase 70% desse montante.

O FC Porto está no topo da lista com um passivo de 152, 9 milhões de euros, seguido pelo Benfica, 147,4 milhões, e Sporting, 141 milhões de euros.

Apenas duas das equipas que militam na Liga Sagres registam passivos inferiores a um milhão: Nacional, com 380 mil euros, e Paços de Ferreira, com 275 mil euros. Só no escalão primodivisionário concentram-se 86% do total de passivos.

Na Liga Vitalis encontra-se o 4.º passivo mais elevado das ligas profissionais, que pertence ao Boavista: 46 milhões de euros. Mas Olhanense, Feirense, Gondomar e Sporting da Covilhã não apresentam qualquer passivo.

O Estrela da Amadora regista o 4.º valor mais elevado da Liga Sagres, 18 milhões de euros, seguindo-se o Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal. O Sporting de Braga, por sua vez, apresenta 12,9 milhões de euros de passivo.

Apesar de beneficiarem de mais receitas, os 16 clubes do principal escalão registam um total de passivos de 546 milhões de euros.

Passivos dos clubes profissionais:

LIGA SAGRES

FC Porto SAD, 152.900.000
Benfica SAD, 147.400.000
Sporting SAD, 141.000.000
Estrela da Amadora, 18.000.000
V. Guimarães, 15.600.000
V. Setúbal, 13.500.000
Sp. Braga SAD, 12.900.000
Académica, 12.500.000
Belenenses, 8.400.000
Naval, 6.900.000
Marítimo, 5.000.000
Leixões, 4.000.000
Rio Ave, 3.750.000
Trofense, 3.500.000
Nacional, 380.000
Paços de Ferreira, 275.240
Total: 546.005.240 

RECORD

Bruno3429

Queiroz revela pré-convocados para a Albânia
REGRESSO DE QUIM DESTACA-SE EM LISTA COM 47 JOGADORES 


Carlos Queiroz divulgou esta quinta-feira no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol a lista de pré-convocados para os jogos frente à Albânia, de qualificação para o Mundial'2010, e à Estónia (particular).

Numa pré-convocatória com muitos jogadores sem experiência na seleção principal, o destaque vai para o guarda-redes Quim (Benfica), que volta a ser chamado pelo selecionador nacional. Em relação à última pré-convocatória saiem Rui Patrício, Maniche, Orlando Sá, Nuno Gomes, Manuel Fernandes e Pedro Mendes.

O jogo frente à Albânia está marcado para 6 de junho, enquanto que o embate com a Estónia realiza-se a 10 de junho.

Lista de 47 pré-convocados:


- Guarda-redes: Hilário (Chelsea), Beto (Leixões), Ricardo (Betis), Eduardo (Sporting de Braga), Quim (Benfica) e Daniel Fernandes (Bochum).

- Defesas: Gonçalo Brandão (Siena), Nuno André Coelho (Estrela da Amadora), Bosingwa e Ricardo Carvalho (Chelsea), José Gonçalves (Nuremberga), Bruno Alves e Rolando (FC Porto), Nélson (Betis), Pepe (Real Madrid), Miguel Lopes e Sílvio (Rio Ave), João Pereira (Sporting de Braga), Tonel (Sporting), Miguel (Valencia), André Marques (Vitória de Setúbal) e Sereno (Vitória de Guimarães).

- Médios: Amaury Bischoff (Arsenal), Ruben Micael (Nacional), Deco (Chelsea), Raul Meireles (FC Porto), Fernando Meira e Danny (Zenit), Tiago (Juventus), Diogo Valente (Leixões), Duda e Eliseu (Málaga), Pelé (Portsmouth), César Peixoto (Sporting de Braga), Ruben Amorim (Benfica), João Moutinho (Sporting), Moreno (Vitória de Guimarães) e Luís Boa Morte (West Ham United).

- Avançados: Edinho (AEK Atenas), Simão Sabrosa (Atlético de Madrid), Varela (Estrela da Amadora), Ricardo Quaresma (Chelsea), Cristiano Ronaldo e Nani (Manchester United), Hélder Postiga e Yannick Djaló (Sporting) e Hugo Almeida (Werder Bremen).

Record

Bruno3429

Futebol - Selecção AA
Maniche ausente da pré-convocatória para jogos com Albânia e Estónia


O médio Maniche, que rescindiu com os espanhóis do Atlético de Madrid, ficou hoje de fora da lista de 47 futebolistas pré-convocados pelo seleccionador de Portugal, Carlos Queiroz, para os jogos na Albânia e na Estónia.

Depois de ter sido titular no último jogo da equipa das "quinas", na vitória por 2-0 no jogo particular com a África do Sul, o ex-jogador dos "colchoneros" é a única saída nas escolhas de Carlos Queiroz, hoje divulgadas no sítio oficial na Internet da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

À lista de 23 seleccionados, divulgada na quarta-feira, para o estágio de preparação da selecção que se realiza entre 27 e 29 de Maio em Lisboa, somam-se as pré-convocatórias dos guarda-redes Hilário (Chelsea), Ricardo (Betis de Sevilha) e Quim (Benfica).

Depois do estágio, Portugal vai disputar o seu sexto jogo no Grupo 1 europeu de qualificação para o Mundial2010 frente à Albânia, em Tirana, a 06 de Junho.

Quatro dias depois, a 10 de Junho, a selecção fecha a actual época com um jogo particular frente à Estónia, em Talin.

Portugal ocupa a terceira posição no Grupo 1 de qualificação para o Mundial2010, a disputar na África do Sul, com seis pontos, menos sete do que a líder Dinamarca.

Lista dos 47 pré-convocados:

Guarda-redes: Hilário (Chelsea, Ing), Beto (Leixões), Ricardo (Betis de Sevilha, Esp), Eduardo (Sporting de Braga), Quim (Benfica) e Daniel Fernandes (Bochum, Ale).

Defesas: Gonçalo Brandão (Siena, Ita), Nuno André Coelho (Estrela da Amadora), Bosingwa e Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), José Gonçalves (Nuremberga, Ale), Bruno Alves e Rolando (FC Porto), Nélson (Betis de Sevilha, Esp), Pepe (Real Madrid, Esp), Miguel Lopes e Sílvio (Rio Ave), João Pereira (Sporting de Braga), Tonel (Sporting), Miguel (Valência, Esp), André Marques (Vitória de Setúbal) e Sereno (Vitória de Guimarães).

Médios: Amaury Bischoff (Arsenal, Ing), Ruben Micael (Nacional), Deco (Chelsea, Ing), Raul Meireles (FC Porto), Fernando Meira e Danny (Zenit, Rus), Tiago (Juventus, Ita), Diogo Valente (Leixões), Duda e Eliseu (Málaga, Esp), Pelé (Portsmouth, Ing), César Peixoto (Sporting de Braga), Ruben Amorim (Benfica), João Moutinho (Sporting), Moreno (Vitória de Guimarães) e Luís Boa Morte (West Ham United, Ing).

Avançados: Edinho (AEK Atenas, Gre), Simão Sabrosa (Atlético de Madrid, Esp), Varela (Estrela da Amadora), Ricardo Quaresma (Chelsea, Ing), Cristiano Ronaldo e Nani (Manchester United, Ing), Hélder Postiga e Yannick Djaló (Sporting) e Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale).


O Jogo

Bruno3429

Lisandro ultrapassa Cardozo no «onze» ideal da liga! VOTE AGORA

A votação de onze ideal do campeonato continua acesa, sobretudo na frente de ataque. Lisandro lidera a posição e com isso é o único a entrar no onze ideal. Mas Cardozo e Liedson seguem-no de muito perto.

Sobretudo o benfiquista, que liderou até há pouco tempo a posição. Nesta altura tem apenas menos cerca de mil votos. Liedson, logo a seguir, também espreita a entrada no onze: tem menos 200 votos do que Cardozo.

Mas há mais posições disputadas. O meio-campo, por exemplo. Lucho lidera destacado no primeiro lugar, mas há mais uma vaga em aberto no meio e que está a ser seriamente disputada entre João Moutinho e Raul Meireles.

Para já, o capitão do Sporting segue na frente. Mas estão separados apenas por pouco mais de mil votos. Ambos com pouco mais, aliás, do que Luís Aguiar, do Sp. Braga.

Por fim, destaque para as posições da defesa, sobretudo no centro e à direita. Bruno Alves lidera ao centro, mas a posição para colega de sector mantém-se bem disputada: Daniel Carriço está na frente, mas a vantagem sobre Rolando esta seriamente ameaçada.

Nas laterais, Cissokho lidera à esquerda. Na direita, a luta está acesa entre João Pereira e Miguel Lopes. O lateral contratado pelo F.C. Porto aproxima-se seriamente do bracarense.

Há de resto sete jogadores do F.C. Porto, dois do Sporting, um do Leixões e um do Sp. Braga entre os eleitos. O Benfica não tem nenhum no onze ideal.

Maisfutebol