News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Os ricos e os pobres.

Started by Zé, 13 de May de 2009, 22:26

Previous topic - Next topic

Primeiro uma simples constatação. Os jogadores são "ricos". Os dirigentes são "ricos". Os empresários são "ricos". Ao invés, os clubes são "pobres".
Dos agentes desportivos atrás citados, aqueles que talvez sejam menos visíveis são sem dúvida os empresários.
São acusados de estarem no mercado de má-fé. Pensam somente em vender e quanto mais melhor pois as comissões são mais que muitas. Agem em proveito próprio e aconselham os seus "atletas" conforme as conveniências.
Por outro lado, há um lado que se deseja ser positivo. São eles que tratam dos aspectos financeiros e burocráticos dos contratos e igualmente são importantes na medida que prestam serviços aos atletas(assessoria) e clubes, atendendo assim às pretensões e necessidades dos clubes.

Sanguessugas ou dinamizadores, não sei... A única certeza que tenho é que os negócios que temos feito, tem, geralmente, o "dedo" de Jorge Mendes que, para o bem e para o mal, proporciona muitos milhares de euros ao clube. Claro que Jorge Mendes não trabalha de graça e cobrará as respectivas comissões. Quanto maior o montante, maior a comissão...
Também não tenho dúvidas( digo eu) que uma percentagem dos jogadores contratados pelo SCB tem origem nas indicações dadas pelos empresários. Por exemplo...o Kim.o Yokohama.  Acreditam que o SCB os tinham referenciados?

Qual a importância dos empresários no plantel do SCB? Qual a importância dos empresários nos negócios do SCB?
Qual a influência dos empresários no SCB?
Confesso que não sei responder. Quem souber que o faça...

Força Gverreiros

Zeus

Os empresários, têm os dias contados no futebol, agora os clubes já começam a desenvolver departamentos de observação para evitarem serem enganados poe estes senhores.
Só de me lembrar daqueles negócios que fizemos com os russos  ;D ;D ;D ;D ai meu deus, Cícero, J. luíz, L. Loureiro, lá está sem empresários estes negócios não se realizavam.
Até tenho pena dos Russos, quantos milhões.... ;D ;D ;D
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

cardoso

Olá Zé
é óbvio que também não sei responder a essas perguntas. Mas não consigo ser optimista como o Zeus. Acho que os empresários são uma espécie de males necessários. Os jogadores precisam deles e delegam neles o seu futuro; por isso, quem quer contratar não pode fugir aos empresários.
Penso que o que se vai passar no futuro é a continuidade da situação actual. O futebol, como muitas outras coisas vai depender cada vez mais dos jogos de interesses e das relações pessoais entre os "importantes" da bola. Cada vez mais o sucesso de um clube depende de quem o dirige e a tendência é para o reforço das lideranças pessoais. Vê-se isso em tudo o que nos rodeia: empresas, organismos públicos, etc.
Assim, as únicas pessoas com verdadeiro poder no futebol são os "chefes" e os amigos dos chefes...

Somos Braga!

Quote from: Zé on 13 de May de 2009, 22:26
os clubes são "pobres".

Meu caro Zé, não posso de forma nenhuma concordar com esta afirmação (apesar de a palavra "pobres" estar entre aspas). Os clubes de futebol são extremamente ricos! Quantas empresas conhece que se possam dar ao luxo de pagar ordenados aos seus funcionários parecidos com os dos jogadores de futebol?
O Braga paga cerca d 6.000.000€ em salários por Ano. Quantas empresas conhecem em Braga que movimentem esses valores só em salários?

O que faz dos clubes pobres não é a falta de dinheiro mas sim o facto de gastarem mais do que aquilo que têm para gastar.

Deixo uma pergunta: Uma pessoa que ganhe 1000€ por mês e gaste apenas 500€ pode ser considerada mais rica do que uma que ganhe 30.000€ por mês e gaste 35.000?

Em relação aos empresários, penso que são um mal necessário. Não há como os contornar. Concordo a 100% com a opinião do Cardoso.


O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Carvalhinha

Quote from: Zeus on 14 de May de 2009, 01:04
Só de me lembrar daqueles negócios que fizemos com os russos  ;D ;D ;D ;D ai meu deus, Cícero, J. luíz, L. Loureiro, lá está sem empresários estes negócios não se realizavam.

E o Cícero foi quem por lá ficou mais tempo. ;D

Um empresário de um jogador profissional é como um dpt. de Marketing numa empresa.
Há tanta publicidade enganosa por este mundo fora.

krugger

Quote from: Carvalhinha on 14 de May de 2009, 18:20
Quote from: Zeus on 14 de May de 2009, 01:04
Só de me lembrar daqueles negócios que fizemos com os russos  ;D ;D ;D ;D ai meu deus, Cícero, J. luíz, L. Loureiro, lá está sem empresários estes negócios não se realizavam.

E o Cícero foi quem por lá ficou mais tempo. ;D

Um empresário de um jogador profissional é como um dpt. de Marketing numa empresa.
Há tanta publicidade enganosa por este mundo fora.

EXCELENTE COMPARAÇÃO  ;D ;D ;D


FORÇA BRAGA !!!!

ZGANDULO

"Um conceito de markting"  ::)

O modelo de gestão de cada clube é que faz um clube rico ou pobre!!!!

Mas quanto a isso que fale quem anda na economia há muito tempo e não seja amarrado a esses modelos inventados por 2 ou 3 economistas rotulados , os quais deixaram a ecobomia mundial no estado que está...

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Olho Vivo

#7
Quote from: merelim on 14 de May de 2009, 16:58
Quote from: Zé on 13 de May de 2009, 22:26
os clubes são "pobres".

Meu caro Zé, não posso de forma nenhuma concordar com esta afirmação (apesar de a palavra "pobres" estar entre aspas). Os clubes de futebol são extremamente ricos! Quantas empresas conhece que se possam dar ao luxo de pagar ordenados aos seus funcionários parecidos com os dos jogadores de futebol?
O Braga paga cerca d 6.000.000€ em salários por Ano. Quantas empresas conhecem em Braga que movimentem esses valores só em salários?

O que faz dos clubes pobres não é a falta de dinheiro mas sim o facto de gastarem mais do que aquilo que têm para gastar.

Deixo uma pergunta: Uma pessoa que ganhe 1000€ por mês e gaste apenas 500€ pode ser considerada mais rica do que uma que ganhe 30.000€ por mês e gaste 35.000?

Em relação aos empresários, penso que são um mal necessário. Não há como os contornar. Concordo a 100% com a opinião do Cardoso.





Acho que não percebeste o alcance do que disse o Zé. Se eu percebi correctamente o que ele quis dizer, a ideia é que, do modo como o negócio futebol está estruturado, de entre o conjunto dos agentes que nele participam, parece que tudo está talhado pata todos ganharem... menos os clubes, que acumulam passivos cada vez mais elevados enquanto, como dizes, jogadores, técnicos, dirigentes e empresários parecem estar cada vez melhor. Dizes tu que poderiam pagar menos... Talvez! Mas hoje o facto de haver uma cada vez mais omnipresente intervenção de empresários no negócio leva a um acréscimo da concorrência... por vezes para lá das possibilidades dos clubes. A verdade é que os clubes pagam demais... mas à custa de endividamento!!! O acréscimo de receitas está longe de acompanhar a evolução dos custos...

O teu exemplo peca porque não faz sentido para o caso comparar alguém que ganha 1,000 EUR com outro que ganha 30,000 EUR.  Estamos a falar de clubes que de há uns anos a esta parte pouco mais "ganham" mas que se vêem "obrigados" a pagar muito mais porque foram perdendo poder negocial. Resultado final? Clubes com passivos elevados, alguns em falência técnica... mais pobres, evidentemente...

No nosso caso, penso que a influência dos empresários existe (é impossível actuar hoje nos mercados sem eles), mas também penso que já terá sido maior. Por boas ou más razões, para o bem ou para o mal, a influência de Jorge Mendes parece-me ter-se esbatido nos últimos tempos. A minha interpretação é que a entrada de Carlos Freitas e a montagem de uma estrutura interna à SAD que define as necessidades do plantel e (talvez) rejeite as "sugestões" do empresário (até aqui aceites de forma cega) talvez tenha tornado o clube menos apetecível uma vez que deixa de poder ser usado como até há algum tempo como "placa giratória" privilegiada de jogadores. Isto evidentemente também tem o reverso da medalha: deixámos de transferir jogadores (pelo menos por dinheiro que se veja). Devemos ter capacidade  para obter alternativas de realização das mais-valias de que precisamos para equilibrar as contas da SAD. Agora substituir uma dependência (Mendes) por outra (Porto) não me parece grande solução. Diria até que ficamos pior, se de facto apenas nos fiarmos na boa vontade de PC - que amanhã como sempre fez com os seus "amigos" de conveniência nos voltará costas...

Kilo

Quote from: Pedro Ribeiro on 15 de May de 2009, 00:42
Quote from: merelim on 14 de May de 2009, 16:58
Quote from: Zé on 13 de May de 2009, 22:26
os clubes são "pobres".

Meu caro Zé, não posso de forma nenhuma concordar com esta afirmação (apesar de a palavra "pobres" estar entre aspas). Os clubes de futebol são extremamente ricos! Quantas empresas conhece que se possam dar ao luxo de pagar ordenados aos seus funcionários parecidos com os dos jogadores de futebol?
O Braga paga cerca d 6.000.000€ em salários por Ano. Quantas empresas conhecem em Braga que movimentem esses valores só em salários?

O que faz dos clubes pobres não é a falta de dinheiro mas sim o facto de gastarem mais do que aquilo que têm para gastar.

Deixo uma pergunta: Uma pessoa que ganhe 1000€ por mês e gaste apenas 500€ pode ser considerada mais rica do que uma que ganhe 30.000€ por mês e gaste 35.000?

Em relação aos empresários, penso que são um mal necessário. Não há como os contornar. Concordo a 100% com a opinião do Cardoso.





Acho que não percebeste o alcance do que disse o Zé. Se eu percebi correctamente o que ele quis dizer, a ideia é que, do modo como o negócio futebol está estruturado, de entre o conjunto dos agentes que nele participam, parece que tudo está talhado pata todos ganharem... menos os clubes, que acumulam passivos cada vez mais elevados enquanto, como dizes, jogadores, técnicos, dirigentes e empresários parecem estar cada vez melhor. Dizes tu que poderiam pagar menos... Talvez! Mas hoje o facto de haver uma cada vez mais omnipresente intervenção de empresários no negócio leva a um acréscimo da concorrência... por vezes para lá das possibilidades dos clubes. A verdade é que os clubes pagam demais... mas à custa de endividamento!!! O acréscimo de receitas está longe de acompanhar a evolução dos custos...

O teu exemplo peca porque não faz sentido para o caso comparar alguém que ganha 1,000 EUR com outro que ganha 30,000 EUR.  Estamos a falar de clubes que de há uns anos a esta parte pouco mais "ganham" mas que se vêem "obrigados" a pagar muito mais porque foram perdendo poder negocial. Resultado final? Clubes com passivos elevados, alguns em falência técnica... mais pobres, evidentemente...

No nosso caso, penso que a influência dos empresários existe (é impossível actuar hoje nos mercados sem eles), mas também penso que já terá sido maior. Por boas ou más razões, para o bem ou para o mal, a influência de Jorge Mendes parece-me ter-se esbatido nos últimos tempos. A minha interpretação é que a entrada de Carlos Freitas e a montagem de uma estrutura interna à SAD que define as necessidades do plantel e (talvez) rejeite as "sugestões" do empresário (até aqui aceites de forma cega) talvez tenha tornado o clube menos apetecível uma vez que deixa de poder ser usado como até há algum tempo como "placa giratória" privilegiada de jogadores. Isto evidentemente também tem o reverso da medalha: deixámos de transferir jogadores (pelo menos por dinheiro que se veja). Devemos ter capacidade  para obter alternativas de realização das mais-valias de que precisamos para equilibrar as contas da SAD. Agora substituir uma dependência (Mendes) por outra (Porto) não me parece grande solução. Diria até que ficamos pior, se de facto apenas nos fiarmos na boa vontade de PC - que amanhã como sempre fez com os seus "amigos" de conveniência nos voltará costas...

Sábias palavras Pedro, como sempre!  ;)

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Zé on 13 de May de 2009, 22:26
Sanguessugas ou dinamizadores, não sei... A única certeza que tenho é que os negócios que temos feito, tem, geralmente, o "dedo" de Jorge Mendes que, para o bem e para o mal, proporciona muitos milhares de euros ao clube. Claro que Jorge Mendes não trabalha de graça e cobrará as respectivas comissões. Quanto maior o montante, maior a comissão...
Também não tenho dúvidas( digo eu) que uma percentagem dos jogadores contratados pelo SCB tem origem nas indicações dadas pelos empresários. Por exemplo...o Kim.o Yokohama.  Acreditam que o SCB os tinham referenciados?

concordo com a maioria de tudo que escreveste no inicio deste post. Mas permite-me discordar deste ponto.

Kim e Yokohama foram 2 enormes focos de, potencialmente, o SCBraga ter ganho uns milhares em merchandizing e prestigio/gabarito ao clube em 2 países sobrepovoados tanto de pessoas avidas de comprar merchandizing relativamente aos seus idolos como de os ver tanto via televisão como ao vivo.

Isto porque ambos os futebolistas em questão eram GRANDES ESTRELAS nos seus países de origem.

Ou seja:

1) perdeu-se vendas de merchandizing do SCB na altura que eles cá tiveram e provavelmente ainda se arrastariam, mesmo que residualmente, até aos dias de hoje...

2) perdeu-se montes de €€€€€ em vendas de retransmissões dos jogos de futebol nessa altura em que Kim e Yokohama deveriam ter participado, isto é  no máximo número de jogos possíveis, e em retransmissões actualmente com o prestigio/gabarito acomulado nesses países na altura da passagem dos 2 futebolistas por Braga.(aproveitando, veja-se o dinheiro que os clubes nacionais deixam de ganhar com as retransmissões e vai para os bolsos dos donos da sportTV ::) ::) ::) ::) ::))

3) Os €€€€, prestigio/gabarito, reconhecimento internacional, experiencia para os treinadores, dirigentes e futebolistas, de possiveis tornes/torneios que o SC BRAGA podia ter feito por esses 2 países nessa altura até aos dias de hoje se tivesse sido capitalizada a fama que esses atletas tem na Coreia do Sul e Japão, os seus países de origem.
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

O que quis demonstrar com os exemplo Yokohma e kim é que dificilmente o SCB os tinha referenciados pois um jogava em França e o outro na Koreia.
Concordo com os aspectos que enuncias, mas não pretendia analisar a sua contratação por esse prisma...

Mas já que mencionas esse aspecto, devo dizer-te que não concordo que se contrate um jogador, em que o critério principal da contratação seja os lucros com o merchandising. Faz-me lembrar o Real Madrid e o caminho penoso que percorreu quando optou por essa política, se me fiz entender.
Força Gverreiros