News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 12/05

Started by Bruno3429, 12 de May de 2009, 01:07

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Vendaval arsenalista varreu o Restelo

O Sporting de Braga goleou, ontem, o Belenenses por 5-0, e regressou ao quarto lugar da Liga, e deixou a equipa do Restelo praticamente condenada à despromoção.
Renteria e Paulo César, com dois golos cada um, e Alan, foram os marcadores de uma equipa que repetiu a marca alcançada na sexta jornada, frente ao Estrela da Amadora. No final do encontro, o presidente do Belenenses anunciou a rescisão com Jaime Pacheco.

Diario Minho

Bruno3429

Sporting de Braga venceu o Belenenses por um expressivo cinco-zero


Os arsenalistas, que viajaram até ao Estádio do Restelo para tentar garantir o quarto lugar, mostraram da melhor forma a vontade que tinham de vencer.

Com dois golos de Renteria, dois de Paulo César e um de Alan, o treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, não poupou elogios aos seus jogadores, afirmando que foi um jogo perfeito.

O Sporting de Braga goleou o Belenenses por cinco-zero... garantido assim o quarto lugar no campeonato.

Os arsenalistas posicionam-se assim a (três) quatro pontos do terceiro classificado, o Benfica, podendo ainda sonhar com um lugar no pódio.

Antena Minho

Bruno3429

Jesus regressa para afundar 'azuis'

Quase um ano depois de ter conduzido o Belenenses à 8ª posição da Liga, na segunda época de uma era que começou com um brilhante 5º lugar, e a respectiva presença na UEFA, Jorge Jesus regressou ao Restelo para golear (5-0) e prostrar o Belenenses no poço da prova, demasiado perto de repetir a despromoção de 1997/1998.

Rui Alexandre Coelho | destak@destak.pt

O Sporting de Braga repete o seu resultado mais expressivo da época, registado a 27 de Outubro na recepção ao Estrela da Amadora, e espera sentado no quarto lugar da Liga, com os mesmos 49 pontos do Nacional da Madeira, pela visita do Benfica (53), a quem decerto cortejará o terceiro.

Mais do que espelhar de modo fiel as reais diferenças entre as equipas, os cinco golos de diferença explicam-se, sobretudo, pelo feroz nível de concretização da formação minhota, por contraste com a falta de pontaria belenense - acertou por duas vezes nos ferros rivais.

Depois de uma primeira parte relativamente dividida, em que apenas o colombiano Rentería, com 15 minutos jogados, teve o discernimento necessário para marcar, a segunda trouxe um verdadeiro dilúvio de golos às redes 'azuis'.

Em apenas 14 minutos, Paulo César (53' e 61'), Rentería (54') – um dos golos da temporada - e Alan (67') deitaram o Belenenses por terra com requintes de malvadez.

Em último lugar, a duas rondas do fim, com 21 pontos, o conjunto orientado por Jaime Pacheco desce de divisão na próxima jornada sempre e quando o Vitória de Setúbal, antepenúltimo da prova, com 25, vença em casa o Leixões.

Destak

Bruno3429

Braga goleia (5-0) Belenenses

O "lanterna vermelha" Belenenses comprometeu esta segunda-feira quase em definitivo a manutenção na Liga de futebol, ao ser goleado por 5-0 na recepção ao "europeu" Sporting de Braga.

No jogo encerramento da ronda, o colombiano Renteria (14 e 53 minutos) e os brasileiros Paulo César (52 e 60) e Alan (66) consumaram a segunda maior goleada do campeonato, apenas superada pelo 6-0 imposto pelo Benfica ao Marítimo.

O clube minhoto, que já tinha batido por 5-0 em casa o Estrela da Amadora nesta edição da Liga, ascendeu ao quarto lugar, em igualdade com o Nacional, ambos a quatro pontos do Benfica, que ainda não assegurou o terceiro posto.

Após um encontro que permitiu a Renteria e Paulo César aumentar para seis golos cada o pecúlio na prova, o Belenenses manteve a última posição, com menos quatro pontos do que a primeira equipa acima da "linha de água" - o Vitória de Setúbal -, a duas jornadas do fim.

A 28ª ronda ficou marcada pela conquista antecipada do quarto título consecutivo pelo FC Porto, graças à vitória obtida no domingo na recepção ao Nacional, por 1-0, consumada com um golo do defesa central Bruno Alves

A equipa portuense passou a somar 66 pontos, mais seis do que o Sporting, que ainda pode igualar o "onze" de Jesualdo Ferreira, primeiro técnico português a somar três títulos consecutivos, mas perde no confronto directo.

Apesar de terem cedido em definitivo na luta pelo "ceptro", os "leões" asseguraram o importante segundo lugar, depois de terem vencido no sábado o Vitória de Setúbal por 2-1, com um "bis" do avançado brasileiro Liedson.

O Sporting capitalizou o empate 2-2 cedido horas antes pelo Benfica, terceiro classificado, na recepção ao Trofense, que afastou os "encarnados" do lugar de acesso à fase preliminar da Liga dos Campeões da próxima época.

Jornal Notícias

Bruno3429

Presidente do Sp. Braga não prescinde de receber a indemnização
Um milhão de euros para ter Jorge Jesus


António Salvador, presidente do Sp. Braga, exige um milhão de euros ao Benfica para deixar sair Jorge Jesus. O CM apurou que este é o valor da cláusula de rescisão do contrato do técnico português e o líder do clube minhoto não vai prescindir de receber essa verba.

A posição assumida por António Salvador é também influenciada pelas más relações que existem neste momento entre os bracarenses e o Benfica. Amigos num passado recente, Vieira e Salvador entraram em rota de colisão no período a seguir à construção do centro de estágio do Seixal pela empresa do líder dos arsenalistas e, segundo contou ao CM uma fonte próxima dos dois dirigentes, o diferendo chegou aos tribunais. Vieira é o maior entusiasta da contratação de Jorge Jesus, seu ex-vizinho em Alverca, e visitou mesmo a casa do treinador, para com ele alinhavar os termos do acordo anunciado pelo CM.

Além da cláusula a pagar ao Sp. Braga, Luís Filipe Vieira terá ainda de convencer Rui Costa a aceitar Jorge Jesus como substituto de Quique Flores. O director desportivo admira as capacidades do treinador português, mas prefere um nome mais sonante e de preferência alguém habituado a ganhar títulos para orientar a equipa.

Apesar de ter Jorge Jesus apalavrado, há ainda o perigo dos outros grandes. O FC Porto ainda não pôs totalmente de parte a hipótese Jorge Jesus, apesar de Jesualdo Ferreira ter conquistado o seu 3º título consecutivo; e também no Sporting, em processo eleitoral, é tido como principal alternativa à sucessão de Paulo Bento.


DOMINGOS NO SP. BRAGA

Domingos Paciência é o escolhido por António Salvador para substituir Jorge Jesus no comando do Sp. Braga. O técnico da Académica está em final de contrato e já admitiu querer lutar por "maiores objectivos".

Correio Manhã

Bruno3429

Belenenses cai com estrondo no Restelo

As nuvens negras sobre o Estádio do Restelo não eram só figuradas. Antes do início da recepção do Belenenses ao Sp. Braga o céu carregado não era bom prenúncio para os "azuis", e os piores prognósticos acabaram por ser concretizados pelos minhotos. A goleada dos minhotos foi KO completo.

O jogo terminou com um resultado dos antigos: 0-5 para o Sp. Braga. E um Belenenses cada vez mais perto da descida.

Nem a eleição da lista de Viana de Carvalho para a direcção do Belenenses – e a promessa de regularizar os salários em atraso – serviu de estímulo à equipa do Restelo, que conseguiu apenas quatro empates e uma vitória até agora na segunda volta.

No entanto, como que a querer contrariar todas as previsões, até foi o Belenenses que criou a primeira ocasião de perigo, aos 8', com Zé Pedro a colocar em Roncatto. Valeu a saída da baliza de Eduardo para resolver a situação. À passagem do quarto de hora da primeira parte, depois de uma primeira ameaça, Paulo César e Renteria – os dois protagonistas da noite – colocaram os visitantes em vantagem. O primeiro cruzou para o segundo inaugurar, de cabeça, o marcador.

O céu carregado desabou sobre o Restelo ao intervalo. Em pouco mais de um quarto de hora – o tempo que demorou a marcar o primeiro golo, o Sporting de Braga matou o jogo, naquilo que terá parecido um pesadelo aos adeptos "azuis". Paulo César (isolado por César Peixoto), Renteria (rouba a bola e tira proveito da passividade da defesa adversária), outra vez Paulo César (a concluir uma bela jogada do ataque bracarense) e Alan (depois de uma primeira defesa de Júlio César) levaram o Sporting de Braga à mão cheia de golos e atropelaram as aspirações que o Belenenses ainda tivesse na partida.

A partir daí, e já sem chuva, o Sporting de Braga só teve de gerir o resultado, enquanto a equipa de Jaime Pacheco esboçava uma tímida reacção. Uma bola na trave da baliza de Eduardo, num livre marcado por Zé Pedro, foi o melhor que os "azuis" fizeram.

Com a goleada de hoje, o Braga subiu ao quarto lugar (com os mesmos pontos que o Nacional mas tem vantagem no confronto directo), enquanto o Belenenses é cada vez mais último – está a quatro pontos do Vitória de Setúbal – e já não depende só dele para continuar na Liga. A recepção ao Rio Ave, na próxima jornada, assume contornos de vida ou morte para os "azuis", que terminam o campeonato frente ao Benfica, na Luz.

Ficha de jogo
Belenenses 0
Sp. Braga 5

Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Assistência cerca de 2.000 espectadores.

Belenenses
Júlio César, C. Costa (Mano, 69'), Ávalos, Diakité, Tininho, Gabriel Goméz, Silas, José Pedro, Saulo, Wender (Vinicius, 59') e Roncatto (Marcelo, 57').

Sp. Braga Eduardo, João Pereira (Luís Aguiar, 69'), André Leone, Frechaut, Evaldo, Filipe Oliveira, Alan, Mossoro (Matheus, 56'), César Peixoto, Paulo César (Edimar, 62') e Rentería.

Árbitro Jorge Sousa, do Porto.
Amarelos Gabriel Goméz (24'), Cândido Costa (58'), José Pedro (62') e Andre Leone (85').
Golos 0-1, por Rentería, aos 14'; 0-2, por Paulo César, aos 52'; 0-3, por Rentería, aos 53'; 0-4, por Paulo César, aos 60'; 0-5, por Alan, aos 66'.

Publico

Bruno3429

Liga Sagres
Braga "afunda" Belenenses



Os arsenalistas golearam a equipa do Restelo por 5-0

0-1 Rentería aos 14'

0-2 Paulo César aos 51'

0-3 Rentería aos 53'

0-4 Paulo César aos 59'

0-5 Alan aos 65'

Numa noite de pesadelo para o Belenenses, o Braga goleou no Restelo, e deixou a equipa azul mais perto da Liga de Honra. Ao intervalo, o Braga já vencia por 1-0, geolo de Renteria. Na 2ª parte, marcaram outra vez Renteria, Alan e dois de Paulo César.

O Sp Braga, subiu ao 4º lugar e o Belenenses, é agora mais último. A duas jornadas do fim do campeonato a equipa azul está em maus lençóis, a 4 pontos da linha de água...Recebe o Rio Ave, no próximo domingo e vai à Luz, na última jornada, defrontar o Benfica.
O Braga defende o 4º lugar e ainda pode sonhar com o 3º. A equipa minhota a 4 pontos do Benfica, joga até ao fim, em casa com o Benfica, no próximo fim de semana e vai ao Dragão na última jornada.

Belenenses, 0- Sp Braga, 5. Segunda maior goleada do campeonato, depois do 6-0 do Benfica ao Marítimo, no Funchal, da 11ª jornada. O Belenenses tem de recuar 44 anos para uma goleada maior do que a desta noite. A maior derrota em casa da história do clube azul é um 6-0 frente ao Benfica em 64-65.


Estádio do Restelo, em Lisboa

Árbitro: Jorge Sousa ( Porto )

BELENENSES: Júlio César; Cândido Costa, Ávalos, Diakité e Tininho; Gabriel Gómez, Silas e Zé Pedro; Saulo, Roncatto e Wender

Suplentes: Assis, Zarabi, Mano, Maykon, Tiago Almeida, Vinícius Pacheco e Marcelo.

Treinador : Jaime Pacheco

SPORTING BRAGA: Eduardo; João Pereira, Frechaut, André Leone E Evaldo; Filipe Oliveira, César Peixoto, Mossoró e Alan; Paulo César e Rentería

Suplentes: Mário Felgueiras, Paulo Jorge, Edimar, Luis Aguiar, Januário, Matheus e Zé Manel.

Treinador: Jorge Jesus

RR

Bruno3429

Belenenses goleado no Restelo pelo Sp. Braga (0-5)

O "lanterna vermelha" Belenenses comprometeu esta segunda-feira quase em definitivo a manutenção na Liga de futebol, ao ser goleado por 5-0 na recepção ao Sporting de Braga, numa 28ª jornada em que o FC Porto se sagrou tetracampeão.

No jogo encerramento da ronda, o colombiano Renteria (na foto),  aos 14 e 53 minutos, e os brasileiros Paulo César (52 e 60) e Alan (66) consumaram a segunda maior goleada do campeonato, apenas superada pelo 6-0 imposto pelo Benfica ao Marítimo.

O clube minhoto, que já tinha batido por 5-0 em casa o Estrela da Amadora nesta edição da Liga, ascendeu ao quarto lugar, em igualdade com o Nacional, ambos a quatro pontos do Benfica, que ainda não assegurou o terceiro posto.

Após um encontro que permitiu a Renteria e Paulo César aumentar para seis golos cada o pecúlio na prova, o Belenenses manteve a última posição, com menos quatro pontos do que a primeira equipa acima da "linha de água" - o Vitória de Setúbal -, a duas jornadas do fim.

A 28ª ronda ficou marcada pela conquista antecipada do quarto título consecutivo pelo FC Porto, graças à vitória obtida no domingo na recepção ao Nacional, por 1-0, consumada com um golo do defesa central Bruno Alves

A equipa portuense passou a somar 66 pontos, mais seis do que o Sporting, que ainda pode igualar o "onze" de Jesualdo Ferreira, primeiro técnico português a somar três títulos consecutivos, mas perde no confronto directo.

Apesar de terem cedido em definitivo na luta pelo "ceptro", os "leões" asseguraram o importante segundo lugar, depois de terem vencido no sábado o Vitória de Setúbal por 2-1, com um "bis" do avançado brasileiro Liedson.

O Sporting capitalizou o empate 2-2 cedido horas antes pelo Benfica, terceiro classificado, na recepção ao Trofense, que afastou os "encarnados" do lugar de acesso à fase preliminar da Liga dos Campeões da próxima época.

SIC

Bruno3429

Belenenses goleado arrisca permanência na Liga

O Belenenses foi, esta segunda-feira, goleado por 5-0 pelo Sporting de Braga, no jogo que encerrou a 28ª jornada da Liga, e hipotecou seriamente as aspirações de permanência na prova, afundando-se mais no último lugar do campeonato.
O Belenenses precisava de vencer para devolver a "lanterna vermelha" ao Trofense, mas, sem esconder a ansiedade, nunca encontrou argumentos para ultrapassar o adversário.
 
O Sporting de Braga, que se apresentou tranquilo no Restelo, depois da derrota do Leixões ter permitido aos bracarenses assegurarem a presença nas competições europeias, teve sempre o controlo do jogo.
 
O conjunto bracarense abriu o marcador aos 14 minutos: Paulo César cruzou para o segundo poste e o colombiano Rentaria correspondeu de cabeça com êxito, sem que Diakité e Ávalos sem entendessem com a marcação.
   
Aos 17 minutos, Roncatto ainda endossou a bola à trave, mas o Belenenses continuou sem conseguir criar problemas ao Sporting de Braga.
 
No segundo tempo, em poucos minutos, o Sporting de Braga marcou dois golos, através de Paulo César (aos 52) e Rentaria (53), num lance individual, que denunciou a fragilidade da defesa anfitriã.
   
O treinador do Belenenses procurou alterar o rumo do jogo com as entradas de Marcelo e Vinicius Pacheco para a frente de ataque e de Mano para o lado direito, mas as ocasiões resumiram-se aos remates de Saulo (79 minutos) e de José Pedro (85), com Eduardo a aplicar-se para evitar o golo.
 
Os bracarenses beneficiaram de mais espaços e elevaram para 4-0 aos 60 minutos, com Paulo César a bisar, e fecharam em 5-0 seis minutos mais tarde, através de Alan, limitando-se depois a gerir a vantagem.

Num encontro disputado no Estádio do Restelo, em Lisboa, perante cerca de 2000 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Belenenses: Júlio César, Cândido Costa (Mano, 69), Ávalos, Diakité, Tininho, Gabriel Goméz, Silas, José Pedro, Saulo, Wender (Vinicius Pacheco, 59) e Roncatto (Marcelo, 57).
 
Suplentes: Assis, Maykon, Tiago Almeida, Marcelo, Mano, Vinicius Pacheco e Zarabi.
 
Sporting de Braga: Eduardo, João Pereira (Luís Aguiar, 69), André Leone, Frechaut, Evaldo, Filipe Oliveira, Alan, Mossoro (Matheus, 56), César Peixoto, Paulo César (Edimar, 62) e Renteria.
 
Suplentes: Mário Felgueiras, Paulo Jorge, Luís Aguiar, José Manuel, Januário, Edimar e Matheus.

Acção disciplinar: cartão amarelo a Gabriel Goméz (24), Cândido Costa (58), José Pedro (62) e Andre Leone (85).


TSF

Bruno3429

Sp. Braga vence em Belém e reconquista o 4.º lugar

O Sp. Braga fechou ontem em beleza a 28.ª jornada da Liga com uma goleada à antiga, em Belém, por cinco bolas a zero, sem misericórdia do 'lanterna vermelha' Belenenses. Com esta vitória gorda no Restelo, os Guerreiros do Minho — invictos à dez jornadas — reconquistaram o 4.º lugar do campeonato, a duas rondas do fim, embora com os mesmos 49 pontos que o Nacional da Madeira, mas beneficiando no desempate do goal-averaje.

Rentería e Paulo César estiveram em especial destaque na partida com um bis cada um. Alan foi o autor do quinto golo arsenalista, num jogo amplamente dominado pelo Sp. Braga, especialmente na segunda parte, onde marcaram quatro golos, e desperdiçaram outros tantos, perante um Belenenses completamente atordoado, mas que se bateu com grande dignidade apesar de tudo. Prova disso, foram as duas bolas nos ferros da baliza de Eduardo (17 minutos e 80), por Roncatto e depois pelo recém-entrado Marcelo. Matheus teve o sexto nos pés, mas acertou em cheio no poste direito da baliza azul.

Foi uma exibição muito positiva e quase perfeita do Sp. Braga, que cedo mostrou querer somar os três pontos em jogo. A primeira parte foi mais repartida, mas sempre com os bracarenses por cima do Belenenses e mais perto da baliza adversária.

O show de golos do Sp. Braga em Belém começou aos 14 minutos, com Rentería a fazer um cabeceamento irrepreensível após assistência de Paulo César. Os guerreiros nunca se deixaram adormecer com esta magra vantagem, mas até ao intervalo não conseguiram mais alvejar com êxito as redes à guarda de Júlio César, guardando o resto das balas para os segundos 45 minutos.

Na segunda parte, o Sp. Braga entrou de forma demolidora e marcou quatro belos golos em menos de quinze minutos, arrumando a questão em grande estilo.
Aos 51 minutos, Paulo César, isolado, fez o 2-0, após passe de morte de César Peixoto. Dois minutos depois, Rentería, em jogada individual, esplanou toda a sua magia colombiana e "fabricou" um 3-0 de excelência! Puro espectáculo.

O Belenenses acusou bastante o golpe e nos minutos seguintes foi o descalabro para as hostes azuis, com os jogadores do Sp. Braga a aproveitarem-se para fazer mais dois golos. Aos 59, Paulo César também bisou, a passe de Rentería.
A equipa arsenalista jogava o seu melhor período do jogo e foi sem surpresa que chegou ao 5-0 à passagem do minuto 65, por intermédio de Alan, que só teve que encostar um belo lance de ataque total dos guerreiros.
Até ao apito final, o Sp. Braga nunca baixou o ritmo, Jesus foi refrescando a equipa, mas a 'legião' já tinha esgotada a inspiração.
Boa arbitragem.

Correio Minho

JotaCC

Goleada no Restelo (5-0)
Jesus deixa Belém à beira do abismo


Um futebol de primeira linha e cinco golos sem resposta permitiram ontem ao Sp. Braga desfilar em pleno estádio do Restelo, afundando um Belenenses cada vez mais entregue a si próprio, no último lugar da Liga. Jorge Jesus regressou a uma casa que bem conhece, mas na hora de garantir, em definitivo, a qualificação europeia dos bracarenses, evitou 'pieguices' e deixou Belém à beira do abismo.

Foram cinco, poderiam ter sido oito ou nove, tamanho foi o facilitismo dos homens da Cruz de Cristo. Rentería duas vezes (15' e 53') e Paulo César, outras tantas (52' e 60'), terminaram com a missão de fé de Jaime Pacheco, deixando os lisboetas com um pé na Liga de Honra, na próxima temporada.

Na ressaca da vitória eleitoral de Viana de Carvalho, o Belenenses continua sem rumo e os ordenados não passam de uma miragem. Sem crença, sem adeptos nas bancadas, os azuis ainda viram Alan fechar a contagem (66').

FICHA DO JOGO

LIGA - 28.ª Jornada - 11/05/09

Estádio do Restelo - Assistência: 2 000

Golos: 0-1 Rentería (15'), 0-2 Paulo César (52'), 0-3 Rentería (53'), 0-4 Paulo César (59'); 0-5 Alan (66')

BELENENSES: Júlio César, Cândido Costa (Mano, 70'), Ávalos, Gabriel Gomez, Tininho, Diakité, Zé Pedro, Silas, Wender (Vinicius, 61'), Roncatto (Marcelo, 57') e Saulo. Treinador: Jaime Pacheco.

SP. BRAGA: Eduardo, João Pereira (Luis Aguiar, 69'), André Leone, Frechaut, Evaldo, Filipe Oliveira, César Peixoto, Mossoró (Matheus, 56'), Alan, Paulo César (Edimar, 63') e Rentería. Treinador: Jorge Jesus.

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

Disciplina: Cartões amarelos - Gabriel Gomez (24'), Cândido Costa (58'), Zé Pedro (63') e André Leone (86')

Classificação do jogo: 6

JAIME PACHECO DEIXA BELENENSES

Jaime Pacheco já não é treinador do Belenenses, tendo sido substituído até ao final da época por Rui Jorge, antigo jogador do Sporting e do FC Porto e actualmente técnico dos juniores do Restelo.

O anúncio foi feito pelo novo presidente dos azuis, Viana de Carvalho, que depois de reunido com a equipa técnica, formada ainda por Vítor Nóvoa e António Natal, disse ter chegado «a acordo para rescisão imediata de contrato».

«Não havia condições para a sua continuidade. Tivemos uma conversa com a equipa técnica, que decorreu com elevação, e acertámos a rescisão» explicou Viana de Carvalho.

João Freitas, director-desportivo que chegou ao Belenenses a par de Jaime Pacheco, também abandona o clube.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Extermínio sem apelo
PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Embalado pelo futebol alegre, vistoso e inteligente do Braga de Jorge Jesus, o Belenenses deu ontem um enormíssimo passo rumo ao escalão secundário. Num jogo onde só a vitória seria boa, a formação do Restelo foi-se abaixo com o golo sofrido aos 15' e foi tacticamente subjugada pelos visitantes que, na segunda parte, concretizaram uma goleada quase pressentida desde o 0-1. Jesus, no regresso a uma casa onde deixou saudades, "calcou" a cabeça do último e apanhou o Nacional na quarta posição. E é com brilhantismo que ainda espreita a terceira posição, ocupada pelo Benfica.

A derrota frente aos bracarenses foi uma humilhação das antigas, que poucas desculpas deixa para factores externos. Para justificar os 0-5, não pode ser atribuída culpa ao árbitro, ao "azar", ao vento da primeira parte, à chuva que caiu na segunda, à falta de adeptos no estádio ou a qualquer outra "anomalia". Frente ao Braga, o Belenenses foi uma equipa que irradiou erros pelos seus sectores, em particular no meio-campo e defesa. O Braga, esse, levou a lição bem estudada, e marcou cedo, tirando proveito da primeira (de muitas...) grande falha defensiva do adversário. E a breve reacção belenense - Roncatto ainda acertou na barra - não assustou o Braga.

Na segunda parte, caiu uma chuvada no Restelo. E, com tanta água, os da casa lá meteram muita. Em dois minutos, o dilúvio de futebol bracarense rebentou as últimas resistências do Belenenses (52' e 53') e, daí em diante, veio o desânimo. O Braga usava a bola como queria e as marcações quase desapareceram. Ao 0-5 - sempre golos de fácil concretização mas gerados pela envolvência das jogadas e a apatia caseira - abrandou a vaga minhota e, com isso, os homens da casa lograram algum equilíbrio nos quinze minutos finais. As alterações de Pacheco foram conservadoras (Roncatto por Marcelo, Wender por Vinícius) e Jesus meteu na "fogueira" Matheus, Luís Aguiar e Edimar, o que obrigou o Belenenses a manter-se alerta para evitar números ainda piores.

Enquanto a matemática deixa o Braga sonhar com a terceira posição, no Belenenses os sonhos deram lugar ao pesadelo: ganhar a Rio Ave e Benfica, só por si, pode não chegar para a manutenção.


Belenenses 0-5 Braga
Estádio do restelo


relvado bom estado

5 mil espectadores

Árbitro Jorge Sousa (AF porto)

Assistentes José Ramalho e José Luís Melo

4º árbitro Vasco Santos


Treinador Jaime Pacheco

99 Júlio César GR 4

27 Cândido Costa LD a 70' 3

80 Diakité DC 3

2 Ávalos DC 2

30 Tininho LE 2

6 Gabriel Gómez MD 2

11 José Pedro MO 5

10 Silas MO 4

82 Saulo AD 3

75 Wender AE a 59' 2

21 Roncatto AV a 57' 3

-

1 Assis GR

95 Zarabi DC

18 Mano MD d 70' 2

26 Vinícius MO d 59' 2

8 Maykon AE

16 Tiago Almeida AV

17 Marcelo AV d 57' 3

amarelos 58' Cândido Costa, 62' José Pedro

vermelhos nada a assinalar

remates à baliza 6 [2+4] remates fora 5 [1+4] faltas cometidas 15 [8+7]

pontapés de canto 8 [4+4] foras-de-jogo 10 [5+5] remates totais 11 [3+8]


Treinador Jorge Jesus

1 Eduardo GR 6

47 João Pereira LD a 68' 6

17 Frechaut DC 6

44 André Leone DC 6

6 Evaldo LE 5

27 Filipe Oliveira MD 5

30 Alan MO 7

7 Mossoró MO a 56' 6

21 César Peixoto MO 7

9 Paulo César AV a 63' 8

18 Renteria AV 8

-

24 Mário Felgueiras GR

3 Paulo Jorge DC

22 Luís Aguiar MO d 68' 5

66 Edimar AE d 63' 5

50 Januário AE

99 Matheus AV d 56' 6

39 Zé Manel AV


Golos

[0-1] 15' Renteria

[0-2] 52' Paulo César

[0-3] 53' Renteria

[0-4] 58' Paulo César

[0-5] 66' Alan



Arbitragem
Dia de trabalho sem sobressaltos de maior


Poderia ter sido um dia de trabalho como outro qualquer para um árbitro em Portugal, com críticas duras, erros mais ou menos visíveis. Mas a verdade é que foi um jogo calmo para Jorge Sousa. Alguns foras-de-jogo menos claros, uma queda de Alan perto da área dos azuis (40') e um eventual toque de Ávalos na cara de Matheus (85') não são dúvidas de monta.

O MOMENTO
52' [0-2]


Invasão de César a CésarO Braga já estava em vantagem e a impor o ritmo mas faltava anular a réstea de moral dos azuis. Paulo César, isolado por César... Peixoto, quebrou o dique.

Lances-chave

Belenenses

11' Roncatto na área e de primeira remata, acertando na barra.

64' Cruzamento largo de Tininho que justifica desvio atento de Eduardo.

77' Marcelo remata de fora da área, mas acerta no poste esquerdo.

86' Eduardo trava livre de José Pedro.


Braga

15' [0-1] Paulo César cruza e Renteria, sem grande oposição, cabeceia para golo.

30' Perda de bola de Gómez e Renteria a cruzar para Alan. Este, com espaço, atira por cima.

34' Após canto de César Peixoto, André Leone antecipa-se a todos e cabeceia rente à barra.

47' César Peixoto, após um canto, aparece livre de marcação mas falha com a baliza aberta.

53' [0-3] Renteria aproveita perda de bola de Tininho e faz mais um.

58'[0-4] Lance entre Renteria, Alan e Paulo César, com este a finalizar.

66' [0-5] Alan, em recarga a defesa de Júlio César, fecha a loja.


A ESTRELA
Renteria 8

Capacidade de explosão vinda da Colômbia

Somou mais dois golos na conta pessoal, elevando para seis o número de tiros certeiros neste campeonato. Ajudado por Paulo César, que viveu uma noite inspirada, o avançado colombiano abriu a contagem aproveitando a desconcentração de Ávalos e Cândido Costa. O terceiro golo do Braga deveu-se à sua capacidade de furar pela direita, com belo domínio de esférico, tendo "apenas" de colocar a bola, para desespero dos defesas azuis. No primeiro tempo, aos 29', fez o que quis de Ávalos num rasgo pela esquerda. Impressionante.


O Braga um a um
Paulo César com asas

PAULO A. TEIXEIRA

Eduardo 6
Bastante atento entre os postes, o internacional português evitou ainda o golo de honra do Belenenses por diversas vezes.

João Pereira 6
Com grande sentido posicional, esteve bastante eficaz a defender, acertando ainda nas acções ofensivas.

Frechaut 6
Voltou a jogar no eixo da defesa e não se intimidou. Actuação muito segura do médio português.

André Leone 6
Imperial no jogo aéreo, conseguiu sempre afastar as raras situações de perigo criadas pelos azuis.

Evaldo 5
Foi o elemento em menor destaque na defesa bracarense, mas cumpriu na perfeição a sua missão.

Filipe Oliveira 5
Começou como médio mais defensivo e terminou a lateral-direito, conferindo segurança à formação de Jorge Jesus em ambos os sectores. Aposta ganha.

Alan 7
Um dos mais velozes em campo, evidenciou um poder de arranque notável e conduziu jogadas perigosas. Assistiu no quarto golo e ainda teve tempo de festejar, selando a goleada bracarense graças ao seu bom sentido posicional.

César Peixoto 7
Soberba visão de jogo permitiu que isolasse Paulo César para o segundo golo. Poderia ter marcado, mas não esperava o deslize de Júlio César.

Mossoró 6
Conferiu enorme dinamismo ao meio-campo com mudanças de velocidade.

Paulo César 8
Rubricou mais dois golos e esteve na assistência para o primeiro. Um quebra-cabeças para a defesa azul.

Matheus 6
Entrou bastante bem e até rematou ao poste da baliza do Belenenses.

Edimar 5
No lado esquerdo, cumpriu a preceito a missão.

Luis Aguiar 5
Pautou o ritmo de jogo já numa fase de maior desaceleração dos bracarenses.


Jorge Jesus
"Ainda acredito no terceiro lugar"


Jorge Jesus ainda acredita na conquista do terceiro posto. "Foi uma exibição perfeita. O Braga está forte neste final de campeonato, e o que sei é que ainda acredito que possamos chegar ao terceiro lugar", afirmou o treinador do Braga, sem esquecer o momento delicado do Belenenses, um clube que já treinou. "Estou feliz pela vitória, mas o destino fez com que prejudicasse o Belenenses. Tive aqui dois anos espectaculares e não esqueço o clube, mas é a vida e sou profissional", frisou Jorge Jesus. Relativamente ao jogo, o treinador do Braga elogiou o desempenho dos seus atletas. "Jogámos um pouco com a ansiedade do adversário. Estivemos muito fortes a sair para o ataque rápido. Com cinco golos, a nossa exibição foi brilhante", referiu, acrescentando que a infelicidade que bateu ontem à porta do Belenenses pode acontecer a qualquer equipa. "O Braga funcionou com uma estratégia de jogo treinada durante a semana, mas pode acontecer a qualquer treinador um desafio com uma diferença de golos como esta", sublinhou em jeito de solidariedade para com Jaime Pacheco. Quanto ao desfecho do campeonato do Braga, Jesus mantém um discurso optimista, elogiando o grupo de trabalho que tem à disposição. "Ganhando ao Benfica, ficamos a um ponto com uma jornada para disputar. Temos um plantel com qualidade e quantidade para disputar o lugar."


Último 5-0 foi há cinco anos

Há cinco anos que o Belenenses não sofria uma derrota assim. A última goleada, também por 5-0 e igualmente no Restelo, fora-lhe aplicada pela Académica, a 21 de Fevereiro de 2004, em jogo da 23.ª jornada da Liga. Augusto Inácio era o treinador dos azuis e viu a equipa de Coimbra, orientada por João Carlos Pereira (hoje técnico do Estoril), marcar por Tonel, Paulo Sérgio, Joeano, Flávio Ribeiro e Lucas. Nessa época, o Belenenses safou-se à justa da descida. Agora...


Frechaut quer ultrapassar Benfica

Para Frechaut, o terceiro lugar ainda é uma possibilidade. "Matematicamente é possível. Enquanto houver essa possibilidade, vamos tentar, e somar três pontos no próximo jogo [com o Benfica] seria bom", afirmou. O defesa disse ainda que não esperava tantas facilidades na partida de ontem. "Jogámos contra uma grande equipa que está num mau momento, mas fizemos o que nos competia tirando benefícios dessa fase menos boa do Belenenses", salientou.


Festejos com fumo

O primeiro golo do Braga, apontado por Renteria, foi celebrado efusivamente, e com tochas, pela claque afecta aos minhotos. O fumo libertado pelos artefactos causou alguns distúrbios, mas não foi necessária a intervenção policial. Poucos minutos depois, tudo voltou à normalidade


Bancadas vazias

O público presente no Restelo voltou a ficar aquém das expectativas. Apesar das iniciativas do clube para chamar mais gente ao estádio, a noite chuvosa parece ter afastado os adeptos. O ambiente esteve longe de ser bom, e nem a presença de um speaker entusiasta ajudou.

O Jogo

JotaCC

Jorge Jesus: "O Benfica é o meu próximo jogo para o campeonato"

O treinador do Sporting de Braga lembrou que tem contrato por mais um ano, falou de uma exibição brilhante no Restelo e quer subir na classificação
"O Benfica é o meu próximo jogo para o campeonato", respondeu Jorge Jesus, sobre os rumores da sua ida para a Luz na próxima época, adiantando: "Tudo o que possam falar, têm  de perguntar é às pessoas que possam ter feiro essas afirmações".

"Aquilo que eu sei é que tenho mais um ano de contrato com Braga", rematou sobre o assunto.

Quanto ao jogo com o Belenenses: "sabíamos que íamos jogar com um adversário que precisava deste jogo" para fugir à despromoção e "jogámos um pouco com a ansiedade que esta equipa do Belenenses tem, face á sua classificação".

"Fomos muito fortes", disse, e continuou "fizemos cinco golos. Fizemos uma exibição brilhante". Agora, "temos mais dois jogos para vencer, para melhorar a nossa classificação", concluiu.

RTP

JotaCC

«Enxurrada» de golos coloca bracarenses «colados» ao Nacional

Não há Cristo que salve este Belém

O Sporting de Braga goleou ontem o Belenenses por 5-0, em jogo que encerrou a jornada 28. Só um «milagre» salvará os de Belém.


De um lado o Sporting de Braga com o objectivo de se «colar» ao Nacional da Madeira, na quarta posição, do outro o Belenenses a precisar de vencer para ainda acalentar esperanças de se manter no escalão principal.
Jaime Pacheco fez regressar Cândido Costa, enquanto Jorge Jesus, com uma série de jogadores lesionados, teve de fazer alterações significativas no «onze» com Frechaut a central e Filipe Oliveira a trinco.
Após um início de encontro de estudo mútuo entre ambas as equipas, os minhotos inauguraram o marcador ao minuto 14 por intermédio de Rentería. Paulo César, já na área, cruzou para o cabeceamento acertado do colombiano.
A resposta dos de Belém não se fez esperar. Roncatto, aos 13 minutos, enviou a bola à trave, perdendo uma grande oportunidade para empatar a partida.
Ao minuto 20, Alan, muito mexido na frente de ataque, remate por cima na marcação de um livre directo.
O Belenenses tentava chegar à igualdade, mas Wender, aos 29 minutos, não aproveitou a falha de João Pereira.
Os bracarenses não se remetiam à defesa e Rentería e Alan, em jogadas combinadas, criavam perigo na baliza contrária. O central André Leone, aos 34, esteve perto de aumentar a vantagem.
Notava-se algum nervosismo da equipa de Belém que não conseguia «furar» pela defensiva minhota.
Com a chuva a cair mais forte na segunda parte veio o «vendaval» de golos do Braga. Aos 52 minutos, Paulo César aumentou a vantagem após um passe de César Peixoto.
O Belenenses nem conseguiu recompor-se pois Rentería bisou na partida aos 53 minutos e o terceiro do Braga. Uma jogada fantástica do colombiano que passou por dois adversários e perante a saída de Júlio César fez a bola passar por cima do guarda-redes.
Aos 60 minutos, novo golo para os minhotos e outra vez Paulo César, ante a apatia total da defensiva do Restelo. Cruzamento de Alan e finalização do avançado brasileiro a «engrossar» os números da goleada.
O quinto golo não demoraria muito. Aos 66 minutos, Alan, muito esforçado, na recarga a remate de Edimar, não perdoa para a «chapa 5».
O melhor que o Belenenses fez na segunda parte foi um remate à trave de Marcelo. Uma derrota pesada que deixa os de Belém com um pé no segundo escalão.

Belenenses. A equipa de Jaime Pacheco está na iminência de ser despromovida

0 NORTE DESPORTIVO

Bruno3429

Um milhão por Jesus
FILIPE PEDRAS/ PAULO ALEXANDRE TEIXEIRA

Jorge Jesus lidera a lista de candidatos à substituição de Quique Flores aos comandos do Benfica. O treinador do Braga, que chegou a ser forte hipótese no arranque da campanha de 2008/09, tem, no seu contrato, uma cláusula de rescisão que anda perto do milhão de euros, e, embora Jesus tenha preferido não se alongar em declarações acerca da possibilidade de ingressar na Luz, O JOGO sabe que vê essa hipótese com bons olhos.

O contrato de Jesus com o Braga é válido por mais uma temporada, mas a partir do final da época desportiva pode ser rescindido por pouco menos de um milhão de euros. O treinador pode sair sem sequer obrigar a que Luís Filipe Vieira e António Salvador se sentem à mesa a negociar: é que, apesar de terem negócios em comum fora do futebol, os dois presidentes têm-se oposto na modalidade devido à proximidade entre Salvador e Pinto da Costa, presidente do FC Porto. Preparados para perder o treinador, aliás, os dirigentes do Braga já têm um substituto em mente. "Temos sempre um governo-sombra", revelou fonte do clube minhoto.

Preterido no início da época na Luz em nome de um treinador de maior prestígio internacional, há muito que Jorge Jesus vem conseguindo o "apoio" dos dirigentes benfiquistas. De resto, o treinador até passou grande parte desta época à espera de suceder a Jesualdo Ferreira no FC Porto - o que não se confirmou, pois o professor vai renovar contrato com os tetracampeões.

Aos 54 anos, Jesus vê com bons olhos a sua primeira experiência num grande do futebol nacional. Considerado por muitos um mestre da táctica, é neste momento um dos treinadores mais respeitados do campeonato. Aliás, com a goleada de ontem no Restelo, o Braga já está no 4.º lugar da Liga, que garante acesso à Taça UEFA.


B. I.

JORGE Fernando

Pinheiro de JESUS

Data de Nascimento:

24 de Julho de 1954 (54 anos)

Nacionalidade: portuguesa

Clubes representados:

Amora (de 1989 a 1993); Felgueiras (de 1993 a 1998); Estrela da Amadora (de 1998 a 2000 e 2002/03); Vitória de Setúbal (de 2000 a 2002); Vitória de Guimarães (2003/04); Moreirense (2004/05); União de Leiria (2005/06); Belenenses (de 2006 a 2008); Sporting de Braga (2008/09)


"Cláusula permite-me sair"

Jorge Jesus não se quis alongar em considerações sobre a forte possibilidade de orientar o Benfica na próxima temporada, naquele que poderá ser o principal salto da sua carreira. Jorge Jesus fugiu às questões colocadas pelos jornalistas: "Aquilo que sei é que o próximo jogo será com o Benfica. Têm de perguntar às pessoas que fizeram essas afirmações. Tenho mais um ano de contrato com o Braga, com uma cláusula que me permite sair. Aquilo que sei é que ainda acredito no terceiro lugar", finalizou.

O Jogo


 

JotaCC

Liga (28ª jornada) - Belenenses goleado e com a manutenção por um fio

O "lanterna vermelha" Belenenses comprometeu ontem quase em definitivo a manutenção na Liga de futebol, ao ser goleado por 5-0 na recepção ao "europeu" Sporting de Braga, numa 28ª jornada em que o FC Porto se sagrou tetracampeão.

No jogo encerramento da ronda, o colombiano Renteria (14 e 53 minutos) e os brasileiros Paulo César (52 e 60) e Alan (66) consumaram a segunda maior goleada do campeonato, apenas superada pelo 6-0 imposto pelo Benfica ao Marítimo.

O clube minhoto, que já tinha batido por 5-0 em casa o Estrela da Amadora nesta edição da Liga, ascendeu ao quarto lugar, em igualdade com o Nacional, ambos a quatro pontos do Benfica, que ainda não assegurou o terceiro posto.

Após um encontro que permitiu a Renteria e Paulo César aumentar para seis golos cada o pecúlio na prova, o Belenenses manteve a última posição, com menos quatro pontos do que a primeira equipa acima da "linha de água" - o Vitória de Setúbal -, a duas jornadas do fim.

A 28ª ronda ficou marcada pela conquista antecipada do quarto título consecutivo pelo FC Porto, graças à vitória obtida no domingo na recepção ao Nacional, por 1-0, consumada com um golo do defesa central Bruno Alves

A equipa portuense passou a somar 66 pontos, mais seis do que o Sporting, que ainda pode igualar o "onze" de Jesualdo Ferreira, primeiro técnico português a somar três títulos consecutivos, mas perde no confronto directo.

Apesar de terem cedido em definitivo na luta pelo "ceptro", os "leões" asseguraram o importante segundo lugar, depois de terem vencido no sábado o Vitória de Setúbal por 2-1, com um "bis" do avançado brasileiro Liedson.

O Sporting capitalizou o empate 2-2 cedido horas antes pelo Benfica, terceiro classificado, na recepção ao Trofense, que afastou os "encarnados" do lugar de acesso à fase preliminar da Liga dos Campeões da próxima época.


Belenenses - Sporting de Braga (comentário)

O Belenenses foi ontem goleado por 5-0 pelo Sporting de Braga, em jogo da 28ª jornada da Liga portuguesa de futebol, e hipotecou seriamente as aspirações de permanência na prova, afundando-se mais no último lugar do campeonato.

O Belenenses necessitava de vencer para devolver a "lanterna vermelha" ao Trofense, mas, sem esconder a ansiedade, nunca encontrou argumentos para ultrapassar o Sporting de Braga e sofreu uma pesada derrota no Estádio do Restelo, com uma assistência muito fraca.

O Sporting de Braga, que se apresentou tranquilo no Restelo, depois da derrota do Leixões ter permitido aos bracarenses assegurarem a presença nas competições europeias, teve sempre o controlo do jogo, não permitindo por um momento que os "azuis" pudessem ganhar ascendente.

Sem muito esforço para estender-se até à área dos anfitriões, o conjunto bracarense, orientado por Jorge Jesus, o técnico reponsável pelas campanhas positivas do Belenenses nas duas últimas épocas, colocou ainda mais pressão sobre os "azuis" com o primeiro golo, aos 14 minutos.

Paulo César cruzou para o segundo poste e o colombiano Rentaria correspondeu de cabeça com êxito, sem que Diakité (médio adaptado a central) e Ávalos sem entendessem com a marcação.

Aos 17 minutos, Roncatto ainda endossou a bola à trave, num remate em rotação, mas o Belenenses continuou sem conseguir criar problemas ao Sporting de Braga, com Jesus a ser obrigado também a adaptar o médio Frechaut para o eixo da defesa, mas por lesões no plantel e não por opção.

A chuva que começou a cair incessantemente no decorrer do intervalo não refrescou as ideias do Belenenses e em dois minutos começou o descalabro dos "azuis", com Paulo César (52) a fazer o 2-0 e Rentaria (53) a ampliar para 3-0, num lance individual, que denunciou a permeabilidade da defesa anfitriã.

O treinador do Belenenses, Jaime Pacheco, procurou alterar o rumo dos acontecimentos com as entradas de Marcelo e Vinicius Pacheco para a frente de ataque e de Mano para o lado direito, mas as ocasiões resumiram-se aos remates de Saulo (79 minutos) e de José Pedro (85), com Eduardo a aplicar-se para evitar o golo.

Os bracarenses beneficiaram de mais espaços e, sem encontrarem grande resistência, elevaram para 4-0 aos 60 minutos, com Paulo César a bisar, e fecharam em 5-0 seis minutos mais tarde, através de Alan, limitando-se depois a gerir a vantagem.

LUSA

Bruno3429

Massacre
Belenenses a caminho da Liga de Honra

por ANTÓNIO PEDRO PEREIRAHoje

Sporting de Braga, com oito lesionados, arrasa (5-0) Belenenses; Paulo César bisou, Rentería também com golo de antologia.

"Vamos pedir aos nossos atletas para darem o seu melhor", ouvia--se do speaker, tom de voz pastoso, pouco animado. As equipas regressavam do balneário e ao Belenenses pedia-se-lhe um milagre: inverter toda uma época de sobressaltos e calafrios depois de ir para os balneários a perder (0-1) com um Braga prático. Começava a chover abundantemente, talvez houvesse quem acreditasse. Como o Braga: 5-0 mostram o caminho da Liga de Honra ao Belenenses.

A verdade é que o Braga só não fez antes o 2-0 por acaso. César Peixoto, deslumbrado com um erro de Júlio César e com indecisões várias, tocou para fora a meio metro da baliza destapada.

Este episódio não era virgem: o Braga, quando apertava ligeiramente, aproximava-se do golo com relativa facilidade. Mas o jogo estava assim marcado pelas brechas defensivas. Se Alan ou Leone estiveram muito perto do golo, e se Rentería aproveitou um bom centro de Paulo César (e auto-estrada) para fazer cedo (14) o 1-0, Roncatto (na trave em resposta ao golo bracarense) e Wender (Eduardo evitou o pior) também aproveitavam um jogo, digamos, aberto.

Mas os milagres estão pouco acessíveis. E os referidos sinais eram presságios: o Belenenses está com um pé na cova (despromoção). E o Braga sublinhou-o com quatro golos em 14' - e mais um par de golos fáceis falhados perante uma defesa de manteiga. O 3-0 é de compêndios: Rentería passa quatro adversários, em força e virtuosismo, e bate Júlio César com finalização subtil e deliciosa.

E, já se sabe, quando algo corre mal, pode correr pior: Silas quase marcou (Eduardo atento), Marcelo acertou na trave. Agora só a multiplicação de milagres salvará o Belenenses. O Braga, com oito lesionados, recorde-se, regressou ao ambicionado quarto lugar.

Diario Notícias

JotaCC

Liga Sagres: Goleada em Belém

O Belenenses foi goleado em casa pelo Sp. Braga por 5-0, no último jogo da 28ª jornada da Liga Sagres, ficando agora num posição muito complicada tendo em vista a manutenção no primeiro escalão do futebol nacional. Os golos foram apontados por Rentería (14 e 53 min.), Paulo César (52 e 59 min.) e Alan (66 min.). Com esta vitória o Sp. Braga sobe ao 4º lugar da classificação, a par do Nacional, deixando o Belenenses numa situação muito difícil.

A equipa de Jaime Pacheco foi incapaz de deter o jogo quase perfeito que a equipa de Jorge Jesus realizou, não conseguindo na segunda parte recuperar da desvantagem mínima, acabando mesmo por em 21 minutos sofrer 4 golos que não deixaram margem para dúvidas da superioridade da equipa de Braga.

ZEROZERO

Bruno3429

Belenenses 0-5 Braga 
Goleada deixa a manutenção por um fio 



O "lanterna vermelha" Belenenses comprometeu ontem quase em definitivo a manutenção na Liga de futebol, ao ser goleado na recepção ao "europeu" Sporting de Braga, numa 28ª jornada em que o FC Porto se sagrou tetracampeão.

No jogo encerramento da ronda, o colombiano Renteria (14 e 53 minutos) e os brasileiros Paulo César (52 e 60) e Alan (66) consumaram a segunda maior goleada do campeonato, apenas superada pelo 6-0 imposto pelo Benfica ao Marítimo.

O clube minhoto, que já tinha batido por 5-0 em casa o Estrela da Amadora nesta edição da Liga, ascendeu ao quarto lugar, em igualdade com o Nacional, ambos a quatro pontos do Benfica, que ainda não assegurou o terceiro posto.

Após um encontro que permitiu a Renteria e Paulo César aumentar para seis golos cada o pecúlio na prova, o Belenenses manteve a última posição, com menos quatro pontos do que a primeira equipa acima da "linha de água" - o Vitória de Setúbal -, a duas jornadas do fim. Já a perder por um golo ao intervalo, o Belenenses realizou uma segunda parte para esquecer, sofrendo quatro golos no período de treze minutos, em resultado de muitas facilidades a meio campo e na defesa, bem exploradas pelos velozes avançados bracarenses. 


Diario Notícias da Madeira

JotaCC

Jogo das estrelas fecha Mundial

Os melhores hoquistas portugueses reúnem-se, nos dias 18 e 19 de Julho, em Nafarros (Sintra), para a III edição do Jogo das Estrelas. De 4 a 12, a Selecção Nacional disputa o Campeonato do Mundo, em Vigo (Espanha), pelo que os internacionais portugueses seguem directos para o evento promovido pelo mundook.net. Com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Patinagem, o Jogo das Estrelas, que, em 2008, decorreu na Maia (em 2007 fora em Lagos), já tem 14 jogadores confirmados: Ricardo Silva, Luís Viana e Pedro Alves (J. Viana), Pedro Moreira e Reinaldo Ventura (FC Porto, Carlos Martins (Benfica), Tiago Sousa, Domingos Pinho, Tó Neves e Tiago Santos (Oliveirense), Jorge Maceda e Álvaro Pinto (HC Braga SAD), Cândido Oliveira (sem clube) e André Pinto (Gulpilhares). Em 2008, no pavilhão da Nortecoope, uma equipa nacional defrontou uma equipa internacional. Esta, com Edo Bosch (FC Porto) à baliza, venceu por 7-6. A intenção dos organizadores, que no ano passado não conseguiram o apoio da autarquia maiata, passa por aumentar a dimensão do evento, mas até agora têm faltado verbas, de forma a conseguir trazer a Portugal grandes estrelas do hóquei internacional. Noutras modalidades, este tipo de evento é habitualmente promovido pelas federações ou ligas, mas no hóquei está a cargo dos autores do sítio mundook.net.

O JOGO