News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 10/05

Started by Bruno3429, 10 de May de 2009, 05:52

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Leone à espera de um parceiro
JORGE JESUS AINDA BALANÇA ENTRE PAULO JORGE E FRECHAUT  

 

Jorge Jesus, de 54 anos, quer ganhar ao Belenenses para tentar recuperar o 4.º lugar, mas ainda se debate com as opções para o bloco defensivo, uma das mais-valias do Sp. Braga, com 17 golos sofridos - o segundo melhor registo da competição a par do Sporting (17) e atrás do FC Porto (16).

Leone é o único que tem lugar cativo no onze, mas ontem ainda não era conhecido o nome do parceiro. A lógica, atendendo ao facto de ter sido utilizado no jogo com o Rio Ave, aponta para que o eleito volte a ser Paulo Jorge, finalmente restabelecido das lesões. Todavia, Frechaut continua a dar mostras de querer terminar a época a jogar e também entra nas contas de Jesus.

Ontem, no regresso ao trabalho após a folga de 6.ª feira, o treinador ensaiou as duas opções, mas do teste não se pode aferir a sua decisão. No meio-campo, para render Vandinho, a novidade será Stélvio, salvo qualquer impedimento físico de última hora. Na frente, é previsível uma mudança: Matheus não se revelou uma boa opção em Vila do Conde e é possível que venha a ceder o seu lugar a um avançado.

Distinção

António Salvador, na qualidade de presidente do Sp. Braga e empresário, venceu o prémio de "Mérito Bracarense" na vertente individual dos Galardões "A Nossa Terra". A cerimónia de entrega dos troféus está reservada para o dia 15, no Parque de Exposições de Braga.

Record

Bruno3429

De último a líder na corrida dos centrais
ANDRÉ MORAIS

Quem espera sempre alcança terá sido o ditado popular português a que o brasileiro André Leone se agarrou quando começou a descobrir que o título de reforço que trouxe do Brasil não chegava para render minutos de jogo em Braga. Nenhum caso de paciência foi tão bem recompensado por Jorge Jesus como o seu. De quinta opção para a posição, passou finalmente a primeira. Contra o Rio Ave ultrapassou Moisés e Rodriguez no que respeita aos minutos de utilização na Liga Sagres. Em Belém ultrapassará Frechaut, o último "rival" que ainda não superou já que Paulo Jorge, com grave lesão, ficou para trás logo no princípio.

Leone começou a época a titular, ao lado de Moisés, beneficiando das lesões de Rodriguez e Paulo Jorge e da indefinição em relação à posição preferencial para Frechaut. Os resultados foram bons, mas o regresso do peruano atirou Leone para o banco e a estabilização de Frechaut na defesa até o empurrou para fora das listas de convocados. Apesar de ter 30 anos e não gostar de ser segunda opção, no caso quarta e porque Paulo Jorge, com a fractura do quinto metatarso do pé esquerdo, estava fora de combate, Leone esperou por melhores dias. E esperou quase quatro meses. Só no segundo dia de Janeiro é que ganhou um lugar na equipa. E não foi de forma fugaz. Desde então fez 15 dos 16 jogos possíveis e só foi suplente contra a Académica porque Jorge Jesus não quis arriscar perdê-lo para os oitavos-de-final da Taça UEFA, contra o Paris Saint-Germain.

Moisés lesionou-se, depois foi Rodriguez e Leone teve oportunidade de experimentar todos os parceiros, sendo aquele que melhor se portou em termos de rendimento colectivo. Com ele em campo, o Braga sofreu apenas 10 golos, à média de 0,41 por partida, o que se traduz num desempenho que supera a média global da equipa: 0,6 golos por jogo.

A história deste brasileiro ex-Vila Nova, que já jogou no Siena e no Vicenza, ambos de Itália, faz lembrar a fábula da lebre e da tartaruga. Neste momento, não se vê forma de Leone perder a liderança, entre os centrais, da maratona arsenalista que começou em Julho, já lá vão 45 jogos. Jorge Jesus não tem dúvidas e, se mais nada de anormal acontecer, Leone será titular até ao final da época e alargará a vantagem que já dispõe sobre os companheiros no que respeita aos minutos de utilização.

Apesar de tudo, e não obstante já ter conquistado a simpatia dos sócios, Leone ainda é terceiro na lista de preferências. Rodriguez e Moisés, os eleitos do treinador, também são os mais queridos dos adeptos.


Utilização no eixo da defesa
Jogador Jogos Titular Minutos

Frechaut 15 13 1230

André Leone 14 12 1173

Moisés 13 13 1169

Rodriguez 13 13 1111

Stélvio 2 2 180

Paulo Jorge 1 1 90


Vértices do losango com caras novas

Stélvio é quase certo em vez do lesionado Vandinho, mas as novidades no meio-campo do Braga para o jogo com o Belenenses não devem ficar por aqui. Mossoró, que entrou bem em Vila do Conde, pode relegar Luis Aguiar para o banco de suplentes. A solução foi testada durante a semana e Jorge Jesus parece inclinado para que assim seja. Alan e César Peixoto mantêm-se nos vértices laterais do losango e Matheus, ainda que recuperado, pode ser suplente.


Sem perder com o Belenenses há quatro jogos

A memória recente do Braga no que respeita aos jogos contra o Belenenses é positiva. Os arsenalistas não perderam nenhum dos últimos quatro confrontos, somando três vitórias e um empate. Em três desses jogos (duas vitórias e um empate), Jorge Jesus estava do outro lado da barricada. Mas foi também o treinador arsenalista que levou o Belenenses à última vitória sobre os minhotos. E que sabor teve. Foi numa meia-final da Taça de Portugal 2006/07 e com um resultado de 1-1 após prolongamento, os azuis ganharam o direito de disputar a final que perderiam depois com o Sporting (1-0).


Iinquérito@nline
Qual tem sido o melhor central do Braga ao longo da época?


Rodriguez | 37%

Moisés | 22%

André Leone | 17%

Frechaut | 12%

Paulo Jorge| 6%

Stélvio | 6%

Nº de participantes: 1449


O Jogo

Bruno3429

ABC perde com Belenenses (31-28)

O ABC saiu derrotado no primeiro duelo com o Belenenses, no apuramento para o quinto lugar da Liga Portuguesa de Andebol.

O resultado final foi de 31-28, a favor do Belenenses.

No próximo sábado, o ABC recebe no Pavilhão Flãvio Sá Leite a equipa de Belém e terá de vencer por mais de três golos de diferença, para assegurar o quinto lugar na prova. 


Hóquei de Braga vence Oeiras por 7-3

O Hòquei Clube de Braga venceu esta tarde a formação do Oeiras por 7-3, em jogo de apuramento para o quinto lugar do Campeonato Nacional da I Divisão em Hóquei em Patins.

Com este resultado, a eliminatória ficou empata, pois o Oeiras tinha ganho o primeiro jogo.

Na próxima quarta-feira repete-se o duelo entre Oeiras e HC Braga. O vencedor deste desafio, agendado para as 21 horas, no Pavilhão Municipal de Oeiras, será decisivo.

Antena Minho

Bruno3429

Jorge Jesus prepara mexidas no jogo com o Belenenses     

O técnico do Sporting de Braga, Jorge Jesus, que amanhã regressa ao Estádio do Restelo, prepara-se para mexer no onze. À partida, Edimar, Stélvio Cruz, Mossoró e Paulo César devem ser promovidos à titularidade.  Evaldo, que já leva 44 jogos nas pernas, deve começar o jogo no banco, até porque Jorge Jesus deseja ver Edimar, um jogador muito apreciado pelos responsáveis arsenalistas, em situação de jogo.

No miolo, é certo que Stélvio Cruz, que na segunda parte da temporada contabiliza mais minutos, vai render Vandinho, que sofreu uma lesão no último jogo, em Vila do Conde, com o Rio Ave.

O polivalente Frechaut, que já figurou na última convocatória, também poderia render o número 88 dos minhotos, mas o antigo jogador do Boavista ainda não se encontra nas melhores condições físicas e, por isso, Jorge Jesus deverá optar por lançar Stélvio Cruz no onze.

Ainda no meio-campo, é quase certo que Mossoró vai ter nova oportunidade para se mostrar a Jorge Jesus que, ao contrário do que sucedeu nos últimos encontros, deve apostar em Paulo César, que vai acompanhar Renteria. Matheus, que esta semana trabalhou com algumas limitações, deve voltar ao lugar que ocupou durante a maior parte da temporada, ou seja, ao banco de suplentes.

Maisactual

Bruno3429

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JORGE JESUS DOMINGO ÀS 13H00

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, estará na sala de imprensa do Estádio AXA domingo, dia 10 de Maio, às 13h00, para projectar o encontro com o Belenenses, agendado para as 19h45 de segunda-feira, a contar para a 28ª jornada da Liga Sagres.

Os Gverreiros do Minho treinam antes, numa sessão que decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.

SCBraga

JotaCC

Sp. Braga: Época assombrada por lesões

O plantel do Sporting de Braga é reconhecido como um dos melhores da Liga Portuguesa de Futebol. Jorge Jesus sempre realçou a satisfação pelas unidades que tinha ao seu dispôr, mas a verdade é que nunca contou com o plantel a cem por cento, desde que iniciou a época. E o clube bracarense chega ao fim do campeonato com o departamento médico a "transbordar" de pacientes. No total são sete jogadores impedidos de dar o contributo à equipa nos três jogos que faltam disputar até ao final da época. Alguns deles chegaram a ter lugar de caras nesta equipa, como Rodriguez, Moisés, Vandinho ou Meyong. Outros cumpriram um longo período de recuperação, sem possibilidade sequer de participar num jogo, como Bruno Tiago. E ainda Paulo Jorge que somente na jornada anterior do campeonato, em Vila do Conde, teve a possibilidade de se estrear oficialmente com a camisola do Braga na époc a 2008/09.
Definitivamente, a temporada do Sporting de Braga fica manchada por um número pouco usual ao nível de lesões, que terá implicações no rendimento do próprio colectivo.

Júnior promovido

O último dos pacientes é o médio Vandinho — com uma lesão no joelho esquerdo —, depois do jogo com o Rio Ave. Nesse encontro, Jorge Jesus convocou os 18 jogadores disponíveis, face a extensa onda de lesões. Agora, sem Vandinho, terá de recorrer a um jogador da equipa júnior para constituir os 18 jogadores que viajam amanhã para o Restelo. Isto se Rodriguez não recuperar a cem por cento.
Assim, o central Aníbal, que cumpriu uma excelente época na formação dos juniores, inclusive, chegou a ser chamado à Selecção Nacional de sub-19 pauta-se como uma das alternativas. Jorge Jesus apenas dispõe de dois centrais — Leone e Paulo Jorge.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Campeonato volta à Federação

Não é ainda oficial, mas é já um dado adquirido: esta é a última temporada em que a Liga Portuguesa de Andebol está em actividade, voltando, na próxima época, a prova de topo a disputar-se sob a égide da Federação de Andebol de Portugal.

Alguns dos nove clubes da LPA, reunidos no Porto, mantiveram a opinião de que o regresso à Federação era a melhor opção, estando já decidido que assim será e não só, pois há já linhas de orientação quanto à fórmula do campeonato.

A prova será disputada por 12 clubes, os actuais nove da Liga - Benfica, ABC, Belenenses, Liberty São Bernardo, FC Porto, Sporting, Madeira, Águas Santas e Sporting da Horta - e os três primeiros classificados da actual I Divisão, a sair de Marítimo, Alavarium, Fafe e Francisco de Holanda.

Será disputada sempre por pontos, eliminando-se o play-off, uma vez que a segunda fase será jogada por dois grupos de seis equipas - para o título e para a manutenção -, transportando 25 por cento dos pontos para a segunda fase, numa proposta, soube O JOGO, apresentada pelo Águas Santas e que foi bem aceite pelos seus pares, até porque, apenas o ABC fazia algum finca-pé na manutenção do play-off.


O JOGO

JotaCC

#7
Stélvio falha Belenenses

O jovem médio Stélvio está lesionado e é «baixa» para o jogo, de segunda-feira, frente ao Belenenses. Tendo em conta as contrariedades que enfrenta, o técnico Jorge Jesus viu-se obrigado a convocar os juniores Januário e José Manuel.


O jovem Januário é um extremo esquerdo e José Manuel é um avançado. Rodriguez, Moisés, Vandinho, Meyong e Orlando Sá, lesionados, são «baixas» certas na lista de convocados dos «arsenalistas».

Eis a lista de convocados:
Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, Filipe Oliveira, Paulo Jorge, André Leone, Evaldo, Edimar, Frechaut, Luís Aguiar, Januário, César Peixoto, Mossoró, Alan, Matheus, José Manuel, Renteria e Paulo César.


«Fui empurrado para sair do Belenenses» – Jorge Jesus


O técnico do Sp. Braga reconheceu, este domingo, que foi «empurrado» para sair do Belenenses e que o presidente Fernando Sequeira é o «único culpado» da situação em que se encontra a equipa do Restelo, que corre o risco de descer de divisão.

«O Belenenses é um clube que está no coração e onde fui empurrado para sair. Depois, a único culpado da situação em que se encontra o clube é o presidente Fernando Sequeira», realçou Jorge Jesus.

O técnico do Sp. Braga abordou depois o jogo frente ao Belenenses e reconheceu que as duas equipas precisam dos pontos, mas por motivos totalmente diferentes: «Os dois clube querem pontuar para atingir os seus objectivos, que são totalmente diferentes.



O ano de César Peixoto


Esquerdino vive ano de sonho: é um dos 'preferidos' de Jesus e até se estreou na Selecção A.

Peixoto é fundamental no Sp. Braga

César Peixoto, 28 anos, vive uma das melhores épocas da sua carreira.

A dois dias de celebrar o 29.º aniversário, o esquerdino que já foi extremo e defesa, é um dos jogadores mais influentes na equipa de Jorge Jesus.

Ao todo são já 35 as partidas disputadas esta temporada e na segunda-feira, frente ao Belenenses, poderá atingir as 23 de Liga.

A BOLA

JotaCC

Stélvio é baixa de última hora
JESUS CONVOCA DOIS JUNIORES PARA O RESTELO
         
Jorge Jesus apresentou este domingo a lista de convocados para a deslocação de amanhã ao reduto do Belenenses, em jogo a contar para a 28.ª jornada da Liga.

O técnico bracarense foi obrigado a fazer algumas alterações de última hora devido a várias ausências forçadas no plantel.

Stélvio, que ia inicialmente jogar no lugar de Vandinho, contraiu uma lesão no treino e, por isso, não foi convocado. Isso obriga Frechaut, que recuperou recentemente de uma lesão, a jogar a meio campo, como trinco.

Jesus convocou também os juniores Zé Manel e Jenuário. Mas o técnico não desiste do objetivo estabelecido: "Dentro das limitações conhecidas, o Braga não deixará de tentar ganhar porque, enquanto matematicamente for possível, não desisto do 3.º e 4.º lugar."



Jesus atribui culpas a Fernando Sequeira

PELA SITUAÇÃO ATUAL DO BELENENSES
         
Em dia de eleições para os órgãos sociais que irão gerir o Belenenses até outubro de 2011, e em vésperas do jogo entre a equipa de Belém e o Braga,  Jorge Jesus  fez algumas declarações sobre a sua ligação ao clube lisboeta e atribuiu culpas pela situação em que se encontra a Fernando Sequeira.

"Lamento que o Belenenses esteja nesta situação", declarou o técnico, que confessou: "o clube está no meu coração e de onde saí porque fui obrigado".

Em relação à profunda crise financeira que o clube do Restelo atravessa, Jorge Jesus admite: "O culpado da atual situação do Belenenses é o antigo presidente Fernando Sequeira".

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Jorge Jesus recorre a juniores na convocatória

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, teve de recorrer a elementos da equipa júnior para completar a lista de convocados da formação arsenalista para a deslocação ao Estádio do Restelo, reduto do Belenenses.

Stélvio é a mais recente baixa do clube minhoto, juntando-se a Rodriguez, Moisés, Vandinho, Bruno Tiago, Jorginho, Meyong e Orlando Sá.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;
Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, Paulo Jorge, André Leone, Evaldo e Edimar; Médios: Frechaut, Luís Aguiar, Januário, César Peixoto, Mossoró e Alan;
Avançados: Matheus, Zé Manel, Renteria e Paulo César.


Belenenses-Sp. Braga (antevisão): a Cruz de Cristo e Jesus

O Belenenses recebe o Sp. Braga no encerramento da 27ª jornada da Liga 2008/09, nesta segunda-feira. O pontapé de saída está marcado para as 19h45, no Estádio do Restelo, e os homens da Cruz de Cristo esperam relançar a campanha para a sobrevivência, já com novo presidente eleito.

Do outro, Jesus, Jorge Jesus. Antigo homem da casa, o treinador do Sp. Braga procurará colocar os sentimentos de lutar e centrar atenções nos objectivos da sua equipa. O quarto lugar continua na linha do horizonte e qualificação europeia poderá ficar matematicamente assegurada nesta ronda.

A fé no Restelo

O Belenenses lança-se numa missão de fé para garantir a continuidade no escalão principal. O Trofense já pontuou nesta jornada, venceu os azuis do Restelo na ronda anterior e tem uma vantagem de três pontos. Mais acima, o V. Setúbal, em fase de ressaca após desaire em Alvalade.

Chegou a hora de vencer. Agora ou nunca. Jaime Pacheco diz que acredita, os adeptos precisam de fazer o mesmo e pedem pontos para justificar a fé. Na lista de convocados, assiste-se à troca de laterais direitos (Baiano por Cândido Costa) e de um central por um avançado (Rodrigo Arroz por Marcelo).

Acreditar nos miúdos

Jorge Jesus, por seu turno, tem de acreditar nos miúdos e nos que sobram. O departamento médico do Sp. Braga continua a garantir clientes indesejados e a formação arsenalista chega a esta fase presa por arames. Stélvio juntou-se a Rodriguez, Moisés, Vandinho, Bruno Tiago, Jorginho, Meyong e Orlando Sá.

Com plantel reduzido, valem os jovens para completar a lista de convocados. Januário e Zé Manel seguem a caminho de Lisboa, procurando justificar a contínua aposta do Sp. Braga nos escalões de formação. O futuro será deles, mas o presente já está aí.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

BELENENSES: Júlio César; Cândido Costa, Carciano, Ávalos e Tininho; Mano, Diakité, Silas e Zé Pedro; Saulo e Roncatto.
Outros convocados: Assis, Zarabi, Maykon, Gabriel Gómez, Vinícius, Tiago Almeida, Wender e Marcelo.

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Paulo Jorge, André Leone e Evaldo; Alan, Frechaut, Luís Aguiar e César Peixoto; Rentería e Matheus.
Outros convocados: Mário Felgueiras, Filipe Oliveira, Edimar, Januário, Mossoró, Zé Manel e Paulo César.


MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Futebol - Sp Braga
Jorge Jesus convoca dois juniores para suprir lesões


As saídas de Stélvio e Vandinho e as entradas dos juniores Zé Manel e Januário destacam-se nos convocados do Sporting de Braga para a visita ao Belenenses, segunda-feira, em jogo da 28.ª jornada da Liga Sagres.

O internacional sub-21 Stélvio, que seria a aposta mais provável para o "onze" titular no lugar de Vandinho, que sofreu um estiramento do ligamento lateral interno do joelho esquerdo na última jornada, é baixa de última hora, após ter contraído uma lesão muscular no treino de sábado.

Agora, deverá ser Frechaut a jogar como médio mais defensivo na equipa minhota.

Como também Rodriguez, Moisés, Jorginho, Meyong, Orlando Sá e Bruno Tiago continuam a recuperar de lesões, o treinador Jorge Jesus só tem 14 jogadores de campo disponíveis, pelo que recorreu a dois juniores, o avançado Zé Manel e o extremo esquerdo Januário, para completar a convocatória.

O Sporting de Braga é quinto classificado, com 46 pontos, e vem de um empate forasteiro com o Rio Ave (0-0), enquanto o Belenenses é último, com 23, e perdeu na Trofa (3-2) frente a um concorrente directo pela permanência.

O jogo disputa-se às 19:45 no Estádio do Restelo, em Lisboa, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, André Leone, Evaldo, Edimar e Filipe Oliveira.

Médios: Frechaut, Mossoró, César Peixoto e Luís Aguiar.

Avançados: Alan, Renteria, Paulo César, Matheus, Januário e Zé Manel.

O Jogo