News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 07/05

Started by Bruno3429, 07 de May de 2009, 07:33

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Saudades de Meyong
RENTERÍA NÃO MARCA DESDE QUE O CAMARONÊS SE LESIONOU 

 

Wason Rentería foi durante muito tempo uma espécie de talismã para o Sp. Braga. Em todas as vezes que o internacional colombiano, de 23 anos, marcou, os arsenalistas venceram. Aconteceu por quatro vezes para a Liga e três na Taça UEFA. O problema é que a fonte secou e há 855 minutos que o avançado não sabe o que é faturar em jogos oficiais. Peiser, da Naval, ao minuto 46, foi o último guarda-redes a ser batido. Já lá vão mais de 2 meses.

Nesse encontro, Rentería não teve Meyong ao seu lado no ataque, mas o camaronês ainda se sentou no banco de suplentes. Em Liège, foi a última vez que ambos fizeram parelha na frente e daí para cá não mais o africano teve possibilidade de jogar devido à lesão no pé esquerdo. Este afastamento privou a equipa não só dos golos de Meyong como também do próprio Rentería.

O colombiano viu-se privado do seu cúmplice atacante e parece ter sentido tal facto. Com Paulo César, Orlando Sá e Matheus percebeu-se que o entendimento não era o mesmo e, excetuando o jogo com o V. Setúbal, nunca o Sp. Braga conseguiu marcar mais do que 1 golo por encontro.

Record

Bruno3429

Melhorou a disciplina
PEDRO ROCHA

Desconhece-se se alguma vez Jorge Jesus vestiu um fato de gala e pegou num chicote para enfrentar, sem grades a separar, animais selvagens como leões ou leopardos, mas pode dizer-se que o treinador tem uma certa queda para domar feras. Em Braga, encontrou várias e, em pouco tempo, conseguiu controlá-las melhor do que os seus antecessores Jorge Costa (Olhanense) e Manuel Machado (Nacional). É fácil chegar a esta conclusão: há um ano, os minhotos lideravam o ranking das equipas com mais cartões (83), com 76 amarelos, cinco duplos amarelos e dois vermelhos; actualmente andam pelo sétimo lugar, com um total de 70 cartões. Os amarelos baixaram para 68, os duplos "desapareceram", verificando-se somente uma repetição em matéria de vermelhos (dois). A origem deste fenómeno positivo está seguramente no trabalho psicológico exercido pelo treinador no balneário, que se reflecte também numa curiosa redução em médias de faltas por jogo: de 17,4 (época anterior) para 14,9. Por tudo isto, será precipitado pensar que os árbitros resolveram ser mais benevolentes em relação aos arsenalistas. A atitude da equipa mudou e até nisto terá funcionado como influência positiva o novo estilo de jogo da equipa, assente num curioso 4x4x2 que, por defeito, "dispensa" destruidores de jogo na zona do meio-campo. Vandinho, um antigo médio de ataque que agora pisa terrenos mais próximos da defesa, é normalmente o único em campo com tais características, o que significa que a liberdade é total para dominar, preferencialmente, em termos ofensivos, em vez de recorrer permanentemente à falta, na esperança de provocar estragos num eventual movimento de contra-ataque. Um privilégio só ao alcance de quem tem ao dispor César Peixoto, Luis Aguiar, Alan, Meyong, Mossoró ou Paulo César, entre outras estrelas. Como o chamado "trabalho sujo" cabe agora a Vandinho, quase em exclusivo, não espanta que o brasileiro seja o jogador mais penalizado com amarelos (10), sendo curioso o facto de não constarem defesas nos primeiros lugares deste "top", ao invés do que se verificava na época anterior, com João Pereira e Paulo Jorge na frente do pelotão dos mais castigados. O grande desafio a superar chama-se César Peixoto, o único jogador a ser expulso em 2007/08 por acumulação de amarelos, incidente que acabou por comprometer a equipa contra o Estrela, que saiu da Reboleira com um empate (2-2), depois de ter estado em vantagem no marcador. Um problema que já se verificou esta época, embora com outros contornos ou cor diferente, pois acabou na rua com um cartão vermelho directo. Há, no entanto, a esperança de que o virtuoso extremo termine a época com um registo melhor e mais de meio caminho andado já foi percorrido nesse sentido, desde que o jogador não perca a cabeça nas últimas três jornadas do campeonato. Para quem conta actualmente apenas sete amarelos e um vermelho, terá bons motivos para pensar que será possível chegar ao fim da época abaixo dos 11 cartões amarelos e um duplo.


Cartões

2007/08
Paulo Jorge | 14 | Uitilizado em 27 jogos, Paulo Jorge foi um campeão em cartões, arrancando 12 amarelos e um duplo, que lhe valeu ordem de expulsão. Numa equipa frágil defensivamente, o capitão bem tentou disfarçar os problemas.

João Pereira | 13 | Recém-chegado do Gil Vicente, João Pereira, um "infant terrible", demorou algum tempo a adaptar-se, pelo menos a controlar-se em faltas ríspidas. Os 13 cartões (um duplo amarelo) que viu foram provas evidentes.

César Peixoto | 15 | A ânsia de provar que não estava acabado para o futebol não o ajudou. Não obstanter a qualidade que sempre o acompanhou, exagerou na dureza e nas precipitações, vendo 10 amarelos, dois duplos e um vermelho.

Vandinho | 7 | A metamorfose do brasileiro verifica-se um pouco antes da chegada de Jesus, quase como um prenúncio. O centrocampista ganha nervo e sete amarelos.

João Pinto | 6 | Os craques também são durões e João Pinto nunca desiludiu por aqui. Em nove jogos, muito próximo da despedida, viu cinco cartões amarelos e um duplo.


2008/09
Vandinho | 10 | Perante o eclipse total de Madrid e a inexperiência de Stélvio, Jesus "promove" Vandinho, em definitivo, a médio-defensivo. Sozinho no vértice inferior do losango arsenalista, o brasileiro tem feito pela vida, vendo 10 amarelos em 23 jogos.


César Peixoto | 8 | Incontinente em expulsões, o extremo voltou a receber ordem de expulsão esta época, com a novidade de ter sido através de um vermelho directo. Em amarelos, está mais controlado, tendo visto, até à data, apenas sete.


Luis Aguiar | 7 | Numa equipa solidária, nem tudo cai sobre as costas de Vandinho e o cadastro de Luis Aguiar é um indicador disso. Teoricamente talhado para construir, o uruguaio também sabe destruir. Conta sete amarelos.


Moisés | 6 | É daqueles que não brincam em serviço. Se for necessário cortar, o brasileiro não pensa duas vezes. Seis amarelos em 13 jogos.


João Pereira | 7 | O sangue continua a ferver-lhe nas veias, mas ganhou alguma maturidade, sendo agora um pouco mais contido nos desarmes. Contabiliza seis amarelos. O único problema é que a língua continua demasiado afiada, dando azo a expulsões, como já aconteceu uma vez.


Belém na frente da lista negra

A batata quente que atormentava o Braga há um ano está agora nas mãos do Belenenses. Os azuis do Restelo são a equipa com mais cartões (94) da Liga Sagres e, naturalmente, há que levar em conta o dedo desaparecido do actual treinador dos minhotos. Na época anterior, ainda com Jorge Jesus no comando técnico, o Belenenses terminou o campeonato somente na sétima posição da tabela das equipas mais punidas pelos árbitros, com 60 cartões amarelos, dois duplos e três vermelhos. Números que dão que pensar e que estão muito próximos dos actuais do Braga, que anda igualmente pela sétima posição, 68 amarelos e dois vermelhos. À distância de apenas três jornadas para o ponto final do campeonato, é possível então concluir que este Braga corresponde, quase na perfeição, ao perfil disciplinar das equipas com a chancela de Jorge Jesus. Segunda-feira, quando os minhotos visitarem o Restelo, as diferenças serão ainda mais visíveis.


Artur Jorge
"É mais fácil ganhar"


Defender era com Artur Jorge. Capitão durante anos a fio do Braga, o antigo central considera que a redução de cartões se deve essencialmente a um espírito novo de entreajuda nas manobras defensivas. "Quando há uma evolução em termos de cartões, há obviamente menos faltas dos jogadores. Provavelmente, a equipa está a defender melhor, o conjunto estará mais bem posicionado em campo. Quando se defende pior, cometem-se mais faltas. Se uma equipa está mais consistente, há menos tendência para haver faltas, pelo menos as mais agressivas, passíveis de cartões", explica.

Certo de que a equipa "está realmente a defender melhor", apesar de ter tido problemas "para estabilizar ao nível de centrais", Artur Jorge diz até que assim torna-se mais fácil vencer. "Têm sido consistentes. Na Taça UEFA sofreram poucos golos e, provavelmente, foi por isso que chegaram longe. Assim torna-se mais fácil ganhar jogos", afiança.


Zé Nuno
"Tendo mais bola há menos faltas"


A vocação ofensiva do Braga explicará quase tudo, inclusivamente a maior contenção em matéria de faltas de risco. Essa é a impressão de Zé Nuno. "Tendo mais bola, jogando de forma mais ofensiva, a equipa provavelmente faz menos faltas, vendo também menos cartões. Por outro lado, está mais organizada, cometendo menos faltas de risco e, por isso, menos penalizada com cartões", argumenta, preferindo destacar a atitude global da equipa em vez de elogiar a qualidade técnica de alguns defensores. "Vejo uma equipa a defender melhor, mas é claro que este plantel tem mais qualidade e opções. Não espanta que a equipa defenda melhor", refere. Por último, Zé Nuno denuncia o labor de Jorge Jesus. "Defender bem é um dos grandes trunfos. Caso contrário, o Braga não estaria na posição actual, pois marca poucos golos em relação ao índice de ataques que produz", assinala.


Inquérito@nline
O Braga deverá fazer regressar Linz do empréstimo ao Grassopher?


É um típico caso de saudades, potenciadas pelo presente. O Braga anda com falta de avançados e, talvez por isso, seja ainda mais recordada a veia goleadora do avançado austríaco.


Sim | 78%

Não, deverá vender o passe | 22%
-
Nº de participantes: 646


O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga: Oportunidade de ouro para Stélvio mostrar o que vale


Stélvio voltou ontem a estar em foco no treino vespertino do Sp. Braga, numa sessão onde o técnico Jorge Jesus previligiou os aspectos defensivos da equipa, a pensar na deslocação de segunda-feira ao Restelo. O jovem médio internacional português sub-21 evoluiu à frente do habitual quarteto defensivo — João Pereira, André Leone, Paulo Jorge e Evaldo — como pivô, precisamente no lugar deixado em aberto pela lesão de Vandinho. Pelo segundo dia, Jesus deixou no ar já ter feito a sua escolha para resolver este mais recente problema na 'legião' minhota.

Frechaut também treina sem condicionalismos e é a outra opção. A experiência do jogador mais polivalente do Sp. Braga é um peso inquestionável, mas a sua paragem mais ou menos longa, depois da lesão, pode abrir caminho ao 'lançamento' de Stélvio, que já em Vila do Conde, foi o substituito de Vandinho.

O jogo com o Belenenses é crucial para o Sp. Braga, talvez a derradeira oportunidade de recuperar o quarto lugar no campeonato — Nacional tem também um desafio de alto calibre no Dragão, mas em igualdade pontual, os bracarenses têm vantagem no goal-averaje — mas isso não é impeditivo de Jor ge Jesus apostar na irreverência e motivação de Stélvio. Aliás, em circunstâncias parecidas (lesão de Meyong e Rentería desgastado após viagem à Colômbia), o treinador dos bracarenses lançou Orlando Sá em Setúbal, com o avançado a corresponder com um golo e uma grande exibição.

Depois de uma época com poucas oportunidades, por mérito dos companheiros (Vandinho esteve insuperável e Frechaut revelou sempre um espírito guerreiro exemplar), Stélvio pode estar à porta de entrar no onze para o seu lugar natural (médio defensivo) e finalmente mostrar o que vale, ele que juntamente com Orlando Sá foram apontados como pérolas do plantel e futuros craques. Orlando Sá já saltou (para o Dragão!), parece ter chegado a hora de Stélvio abrir o livro e justificar a aposta interna da SAD bracarense.

De resto, destaque para nova corrida de sapatilhas de Rodriguez pelo relvado, durante perto de meia hora, mas em esperança de ser opção para o Restelo, mantendo-se, assim, a repetição da última dupla: Leone e o 'capitão' Paulo Jorge.
Moisés, Meyong, Sá, Jorginho e Vandinho ficaram-se pelo departamento médico. Os guerreiros voltam hoje ao trabalho para continuar a afinar a estratégia.

Correio Minho

JotaCC

Vários juniores no treino

Jorge Jesus voltou a chamar vários juniores para a sessão do treino, para colmatar as muitas ausências por lesão do plantel. Amanhã os jogadores têm folga, visto o jogo no Restelo ser só segunda-feira, dia 11.

Jean, jovem prodígio de 16 anos

Matheus sofreu um toque durante o treino e foi obrigado a deixar a sessão mais cedo, apresentando dores.

Meyong e Rodriguez já subiram ao relvado, mas limitaram-se a fazer corrida.

Jorge Jesus integrou sete jovens na sessão de trabalho Guilherme, Jean, Wanderson, José Pedro, Januário, José Manuel e Aníbal.

De fora por lesão continuam Moisés (rotura), Vandinho (lesão no joelho esquerdo), Jorginho (tendinopatia) e Orlando Sá (cirurgia).

A BOLA

JotaCC

SC BRAGA X SL BENFICA

29.ª Jornada da Liga Sagres

Bilhetes já à venda!

Estás convocado para esta Grande Batalha!

A emoção e o espectáculo estão de volta ao estádio AXA. Na 29ª jornada os Gverreiros do Minho recebem o SL Benfica.

Esta penúltima jornada é de grande importância para o SC Braga, sendo também o apoio do público um elemento fundamental para os Gverreiros do Minho.

Na fase final do campeonato, os jogos tornam-se ainda mais difíceis e mais emotivos. Esperamos que o apoio dos nossos sócios, adeptos e simpatizantes estejam presentes e que apoiem a nossa equipa do 1º ao último minuto. Contamos também que este apoio crie um ambiente impar no nosso estádio e galvanize os Gverreiros do Minho para mais uma grande conquista.

Os bilhetes para esta batalha já se encontram à venda nos locais habituais.

Os preços dos bilhetes para sócios são:

·          Cativos: 12€

·          Centrais Inferiores: 12€

·          Laterais Inferiores (B1, B6 e A1): 12€

·          Centrais Superiores: 10€

Adeptos:

·          Cativos: 60€

·          Lateral Nascente Inferior: 30€

·          Centrais Superiores: 30€

·          Laterais Superiores: 20€ / 25€

Garante já o teu bilhete e ajuda os Gverreiros do Minho na conquista de mais uma vitória.

O teu apoio é vital para a nossa equipa. Juntos somos mais fortes!



S.C.BRAGA.PT