News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 01/05

Started by Bruno3429, 01 de May de 2009, 00:17

Previous topic - Next topic

Bruno3429

27ª Jornada: confira convocados, lesionados e castigados

Sexta-Feira
Rio Ave-Sp.Braga, 20h30


RIO AVE

Convocados: Paiva e Mora; Gaspar, Edson, Bruno Mendes, Miguel Lopes, Sílvio, Jorge Humberto e Bruno Novo; André Vilas Boas, Vitor Gomes, Niquinha, Livramento, Tarantini e Wires; Fábio Coentrão, Chidi, Yazalde, Evandro e Pedro Moutinho.

Lesionados: Ronaldo, Delson e Candeias


SP. BRAGA

Convocados: Eduardo e Mário Felgueiras; João Pereira, Paulo Jorge, Frechaut, André Leone, Evaldo, Filipe Oliveira e Edimar; Vandinho, César Peixoto, Mossoró, Stélvio e Luís Aguiar; Alan, Matheus, Renteria e Paulo César.

Lesionados: Meyong, Orlando Sá, Bruno Tiago, Rodriguez, Moisés e Jorginho


Maisfutebol

Bruno3429

Rio Ave-Sp. Braga (antevisão): sorver bem e digerir melhor

A jornada 27 da Liga abre com um aperitivo de fácil degustação. Um dos últimos recebe um fortíssimo candidato ao quarto posto. A ingestão deste Rio Ave-Sp. Braga faz-se em Vila do Conde. O triunfo impõe-se a ambos os contendores. A derrota trará graves problemas de digestão.

O Rio Ave fez recentemente aquilo que parecia incapaz: venceu dois jogos consecutivos na Liga. Pois bem, a equipa de Carlos Brito deu um salto importante, passou a terrível sensação de asfixia para outros e começou novamente a acreditar ser possível a manutenção. Isto num ano extremamente atribulado e vivido essencialmente com a corda na garganta. E isso não é vida para ninguém.

Já o Sp. Braga não perde há oito jogos mas tem sido incapaz de fazer a definitiva aproximação aos três primeiros lugares. Os minhotos tanto adiaram o passo em frente que foram apanhados e ultrapassados pelo Nacional da Madeira. Malditos empates!

O equilíbrio e a maldição

Carlos Brito parece ter encontrado o ansiado equilíbrio na sua equipa. Apostou definitivamente no 4x3x3, deu asas à criatividade de Fábio Coentrão e encontrou na eficácia de Yazalde a purga para quase todos os males. Muito provavelmente por isso, os vilacondenses repetirão as recentes escolhas para a equipa inicial.

Delson e Candeias são baixas a lamentar, mas a verdade é que tanto um como outro parecem ter substitutos mais do que à altura. O brasileiro Wires tem-se revelado uma surpresa das boas, tanto na lateral direita como no meio-campo, e Pedro Moutinho compensa em entrega e competitividade aquilo que lhe falta em técnica.

No Sp. Braga, continua a maldição do eixo defensivo central. Desta vez a vítima foi Alberto Rodríguez. O peruano lesionou-se no último treino da semana e terá de dar o lugar a Frechaut ou Paulo Jorge. O primeiro vem de uma temporada positiva mas não é central de raiz; o segundo ainda não soma qualquer minuto de utilização na Liga, devido precisamente a uma grave lesão.

Equipas prováveis:

RIO AVE: Paiva; Miguel Lopes, Gaspar, Edson e Sílvio; André Vilas Boas, Wires e Vitor Gomes; Pedro Moutinho, Yazalde e Fábio Coentrão.

Outros convocados: Mora, Bruno Mendes, Jorge Humberto, Bruno Novo, Niquinha, Livramento, Tarantini, Evandro e Chidi.

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo; Vandinho, Alan, César Peixoto e Luís Aguiar; Renteria e Paulo César.

Outros convocados: Mário Felgueiras, Paulo Jorge, Filipe Oliveira, Edimar, Stélvio, Matheus e Mossoró.

Maisfutebol

Bruno3429

Yazalde anticrise faz inveja a Jesus
ANDRÉ MORAIS

Se o Rio Ave deixou finalmente a zona de despromoção, tem de agradecer a Yazalde. Ainda que o avançado reparta os louros do feito, são seus os golos das duas últimas vitórias da equipa. Melhor, são seus os golos das quatro vitórias, todas tangenciais, da segunda volta. Os vila-condenses devem também agradecer ao Braga, clube que cedeu Yazalde em Janeiro, depois de o ter contratado ao rival da Póvoa - o Varzim - em Dezembro. Mas, como nestas contas de final de campeonato sobreviver e agradecer não são verbos compatíveis, Yazalde vai mesmo ser lançado por Carlos Brito contra o clube com o qual tem contrato.

A grande esperança vila-condense será o maior terror bracarense. E Jorge Jesus deve ter inveja do homólogo do Rio Ave. As lesões de Meyong e Jorginho aconteceram depois de definido o empréstimo de Yazalde e deixaram o Braga em crise de avançados. Hoje, por exemplo, não estará nenhum no banco de suplentes. E, em todo o plantel, Jesus não tem ninguém disponível com mais golos em toda a Liga Sagres do que ele só num terço.


Rio Ave - Braga
20h30


Sport tv 1

estádio do Rio ave

Árbitro

Olegário Benquerença

[AF Leiria]

Assistentes

José Cardinal

Bertino Miranda

Rio Ave
Treinador

Carlos brito

54 Paiva GR

7 Miguel Lopes LD

2 Gaspar DC

15 Edson DC

25 Sílvio LE

14 André Vilas Boas MD

30 Wires MD

10 Vitor Gomes MD

79 Pedro Moutinho AD

88 Yazalde AV

16 Fábio Coentrão AE

74 Mora GR

22 Bruno Novo LD

20 Bruno Mendes DC

27 Jorge Humberto DC

5 Niquinha MD

8 Livramento MO

83 Tarantini MO

4 Evandro MO

35 Chidi AV

Braga

Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

3 Paulo Jorge DC

44 André Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

22 Luis Aguiar MO

23 César Peixoto MO

9 Paulo César AV

18 Renteria AV

24 Mário Felgueiras GR

27 Filipe Oliveira LD

17 Frechaut DC

66 Edimar LE

13 Stélvio MD

99 Matheus MO

7 Mossoró MO


Em destaque
Alan


251
regularidade. Alan ultrapassou contra o Trofense a impressionante marca de 250 jogos desde que chegou a Portugal, em 2001/02. No seu currículo, o brasileiro soma 196 jogos para a I Liga, nove na II Divisão, 21 na Taça de Portugal, três na Carlsberg Cup, um na Supertaça Cândido de Oliveira, seis na Liga dos Campeões e 15 na Taça UEFA. Num total de oito épocas, só numa (2006/07, no FC Porto) não foi opção regular e marcou 24 golos, o último dos quais na última jornada.


12
melhoria. O Rio Ave esteve 12 das últimas 13 jornadas, as da "era Carlos Brito", em zona de despromoção. O trajecto vila-condense não tem sido fácil e, apesar de só agora respirar, a mudança de treinador trouxe mais pontos à equipa. No mesmo número de jogos, Carlos Brito conseguiu 13 pontos, contra os 10 amealhados por João Eusébio.


8
Fórmula. Faltam dois jogos para o Braga chegar aos 10 consecutivos sem perder e igualar aquilo que já fez na primeira volta, curiosamente contra os mesmos adversários. No caso particular de Jorge Jesus, mais uma partida invencível já basta para superar o melhor registo de Jesualdo Ferreira, que com duas séries de nove jogos imbatível chegou aos 18.


A ANÁLISE DE COROADO

Olegário Benquerença
AF Leiria

39 anos

internacional Sim

nº de jogos 151


ambiente (Pontuação 0 a 5)


classificação 4,00

rivalidade 3,50

antecedentes 3,50

factor casa 3,00

comportamento do público 3,50

efeito mediático 3,50


grau de dificuldade 3,50


árbitro (Pontuação 0 a 5)


Jogos anteriores 3,12

personalidade 3,00

controlo disciplinar 3,00

interpretação das leis e regulamentos 3,00

condição física 4,00


média 3,22


Conhecimentos
O árbitro designado, propenso a atitudes de sobranceria por vaidade e autoconvencimento de superioridade, possui argumentos para não permitir que o encontro descambe, aplicá-los é que, por vezes, se torna difícil. Os conhecimentos que tem adquirido além fronteiras se aplicados sem ares de gozo, dar-lhe-ão capital importante no domínio dos factos. Se enveredar pela atitude demonstrada nos dois últimos jogos a nível interno (Liga e Taça de Portugal), fica em condições de não concitar simpatias.


árbitros-assistentes
José Cardinal (AF Porto)

Bertino Miranda (AF Porto)


São do melhor que há a nível interno. Têm colaborado quase em permanência com o árbitro principal. Ultimamente demonstraram ligeiro abaixamento de forma consubstanciado em auxílios pouco recomendados. Já deverão ter recuperado e a motivação para mais um jogo internacional incentiva-os a estarem mais concentrados.


Percurso em 2008/09
Guimarães-Setúbal 1 4 0 0 0 1-1

Leixões-Benfica 5 3 0 0 0 1-1

P. Ferreira-Sporting 6 3 0 0 0 0-0

Académica-Braga 7 4 0 0 0 1-1

FC Porto-Guimarães 8 0 0 0 0 2-0

Belenenses-Trofense 12 8 0 0 0 3-2

Setúbal-Sporting 13 3 0 0 0 0-2

Trofense-P. Ferreira 15 6 1 0 0 1-3

Nacional-Guimarães 18 4 0 0 0 3-0

Sporting-Benfica 19 8 0 0 1 3-2

P. Ferreira-Rio Ave 20 4 0 0 0 2-0

Nacional-Marítimo 22 0 0 0 0 1-1

Setúbal-Braga 23 7 0 0 0 0-3

Académica-FC Porto 25 5 0 0 1 0-3

Totais (só 2008/09) 14 59 1 0 2


Rodriguez abre dúvidas no eixo
ANDRÉ MORAIS

A súbita lesão de Rodriguez deixou a equipa técnica do Braga em alvoroço. Não que os possíveis substitutos não ofereçam garantias, mas porque nesta altura da época nenhum é opção ideal para o lugar do peruano. Há algumas semanas a situação seria bem pior, pois Frechaut e Paulo Jorge estavam inaptos clinicamente. Hoje, além de Stélvio, já testado com relativo sucesso, os dois capitães também têm aspirações legítimas a jogar.

Nos primeiros treinos da semana, foi Paulo Jorge quem integrou a equipa titular, mas não havia qualquer cenário que indicasse a ausência de Rodriguez. O peruano tem sido sujeito quase sempre a descanso nos primeiros treinos da semana, em grande parte porque é um dos jogadores mais desgastados da equipa. Contra o Trofense, recuperou em cima da hora e fez dupla com Leone. Não teve queixas, mas o tempo que jogou não seria aconselhável para quem esteve toda a semana parado.

Agora, Rodriguez não aguentou e sofreu uma microrruptura nos músculos posteriores da perna direita. Ontem só fez tratamento e Jorge Jesus não o convocou, substituindo-o por Frechaut, que voltou ao trabalho sem limitações segunda-feira, 17 dias depois de ter sido operado a algumas hérnias discais. O polivalente é, em teoria, aquele que menos hipóteses tem de jogar. Não é defesa de raiz, embora tenha jogado no eixo a maior parte da época, não tem ritmo e a sua integração imediata poderia prejudicar uma boa recuperação total. A qualidade que ofereceu anteriormente e o conhecimento que tem de Leone são, porém, trunfos.

Assim sendo, é entre Paulo Jorge e Stélvio que residirá a grande dor de cabeça de Jorge Jesus. O segundo nunca seria equacionado num quadro normal. Mas Paulo Jorge não joga há 11 meses e a época está numa fase que não permite ao treinador correr grandes riscos. Numa impossibilidade anterior de Rodriguez, Stélvio jogou na Bélgica, contra o Standard de Liège, e depois com o Guimarães e Estrela da Amadora. O Braga sofreu três golos em três jogos, mas não perdeu nenhum e a evolução do jovem trinco foi elogiada por todos. A possibilidade de Jorge Jesus retomar essa escolha é real, mas Paulo Jorge é o capitão de equipa e deseja muito estrear-se, mostrando treino após treino que está em condições para aguentar os níveis de um jogo oficial.


Quem deve Jogar?

Paulo Jorge

> Prós

É o único central de raiz disponível e espera há 11 meses pelo regresso. É capitão de equipa.

> Contras

Está parado há muito tempo e não conhece Leone, com quem nunca jogou. Não tem ritmo de jogo e a velocidade de Yazalde poderia ser um problema.


Stélvio

> Prós

Treinou sempre bem e é o único que não vem de uma lesão. É um activo do clube e já foi ensaiado na posição com sucesso.

> Contras

Não é defesa-central de raiz e a sua forma de jogar, como Jorge Jesus já disse, é mais apropriada frente a adversários fortes fisicamente.


Frechaut

> Prós

Este ano jogou quase sempre como central e muito bem. É rápido e versátil e entende-se na perfeição com André Leone.

> Contras

Fez apenas quatro treinos sem limitações depois de uma operação. Desde Fevereiro só jogou uma vez e precisa de recuperar totalmente.


25 anos sem "trio"

Já lá vão 25 anos desde a última série de três vitórias consecutivas conseguidas pelo Rio Ave na Liga. Hoje, a equipa vila-condense tem a possibilidade de quebrar esse interregno. A série começou nos primeiros meses da época 1983/84, altura em que o Rio Ave venceu Salgueiros, Espinho e Guimarães. Entre os habituais titulares estavam Alfredo, Carvalho, Antero, Baltemar Brito, Duarte, Adérito, Quim, Pires, N'Habola e Casaca. Este último é o actual director-desportivo do Braga. No primeiro (Outubro) dos dois meses que se atravessaram neste ciclo de jogos nasceu um dos jogadores que hoje pode ajudar a repetir a proeza: o médio Tarantini.


Jorge Jesus fica satisfeito com o quinto lugar
A.M.

Ainda que para os adeptos o quinto lugar possa saber a pouco, Jorge Jesus é objectivo. "Temos de ser conscientes. Chegámos este ano e o objectivo principal que nos puseram era conseguir o apuramento para a Europa. Se o conseguirmos, ficamos satisfeitos com o nosso trabalho", resumiu.

Para atingir tal desiderato, e porque já considera o Marítimo fora da luta, o treinador aponta a pelo menos mais uma vitória. "No Belenenses consegui com 49 pontos e, se não me tivessem subtraído seis pontos, no ano a seguir conseguia com 47. Geralmente o apuramento consegue-se com esta marca", prosseguiu.

Assim sendo, vencer o Rio Ave pode ser suficiente. "É um jogo de elevadíssima responsabilidade", concordou o treinador. "Como tenho dito desde há algum tempo a esta parte, nesta fase todos os jogos são difíceis, pois estão em jogo vários objectivos", explicou, antes de agradecer a Carlos Brito os elogios que este lhe endereçou. "Não é mais do que uma opinião. É um sinal que conhece o valor do Braga, mas fico contente quando esses comentários partem de pessoas da nossa área", finalizou.


O Jogo

Bruno3429

Sporting de Braga: Jesus considera que 48 pontos bastam para garantir Europa

O treinador do Sporting de Braga considerou de 'elevadíssima responsabilidade' a visita ao Rio Ave, hoje, da 27ª jornada da liga de futebol, e admitiu que 48 pontos devem chegar para garantir um lugar 'europeu'.

Jorge Jesus lembrou que já advertiu para a dificuldade 'destes últimos jogos', porque a equipa bracarense vai defrontar adversários que lutam por objectivos diferentes, uns pela manutenção (Rio Ave e Belenenses) e outros pelo título (Benfica e FC Porto).

Por isso, reiterou, o jogo de hoje frente ao Rio Ave, 13º classificado, que luta pela manutenção, 'é um quadro de elevadíssima responsabilidade', perante uma 'equipa normalmente difícil no seu estádio'.

'O Braga tem consciência de que são jogos muito difíceis e que estão objectivos de várias equipas em jogo', afirmou.

Em relação à luta pela Europa, para Jorge Jesus, são três as equipas que ainda podem alcançar as duas vagas que sobram - Nacional, Sporting de Braga e Leixões - e, pelas suas contas, 48 pontos chegam para atingir esse objectivo, pelo que os "arsenalistas" estão a uma vitória de o garantir.

'Se analisarmos os campeonatos anteriores, fui à Europa pelo Belenenses com 49 pontos e depois com 47. Depois, não fomos porque nos tiraram os seis pontos do 'caso Meyong'. Acho que 48/50 pontos dá o apuramento para a Taça UEFA', considerou.

O Nacional tem 46 pontos, o Sporting de Braga 45, o Leixões 39 e o Marítimo 37.

Sobre se poderá ficar alguma mágoa por o clube não estar a disputar algo mais, eventualmente o apuramento para a Liga dos Campeões, Jorge Jesus respondeu: 'temos que ser conscientes. Chegámos este ano ao Braga, os objectivos que nos foram pedidos foram estes e se os conquistarmos ficamos muito contentes por isso'.

O reencontro com Yazalde, jogador emprestado pelo Sporting de Braga ao Rio Ave e que tem marcado alguns golos decisivos, é encarado com normalidade e satisfação.

'Conhecemo-lo bem, quando o deixámos sair foi com a intenção de valorizá-lo, felizmente isso está a acontecer. Acreditamos que tem potencialidades, por isso a contratação', disse.

O Sporting de Braga, quinto classificado, com 45 pontos, venceu na última ronda na recepção ao Trofense (1-0), enquanto o Rio Ave, 13º, com 23, conquistou um precioso triunfo na Figueira da Foz (1-0 à Naval), que lhe permitiu sair dos lugares de despromoção.

O jogo disputa-se hoje, às 20:30, em Vila do Conde, e será arbitrado por Olegário Benquerença, de Leiria.


Correio Minho

Bruno3429

Sp. Braga em Vila do Conde e ABC em Santarém

O Sporting de Braga tem hoje, em Vila do Conde, um jogo de "elevado risco" frente ao "aflito" Rio Ave, enquanto no andebol, o ABC joga, em Santarém, frente aos Empregados do Comércio, a passagem à final-four da Taça de Portugal.

Diario Minho

Bruno3429

A jornada 27 da Liga Portuguesa de Futebol abre esta noite com o jogo entre Rio Ave e Sporting de Braga

O Sporting de Braga mede forças com o Rio Ave, esta noite, em jogo a contar para a 27.ª Jornada da Liga Portuguesa de Futebol.

Jorge Jesus mantém acesa a luta pelo quarto lugar na prova.

O jogo entre Rio Ave e Sporting de Braga tem início às 20.30 horas.

Antena Minho

Bruno3429

Rio Ave-Sp.Braga a abrir a Jornada 27

Sábado, Académica-Sporting e Nacional-Benfica. Domingo, Marítimo-Porto. São os destaques da ronda deste fim-de-semana

Sábado, Académica-Sporting e Nacional-Benfica. Domingo, Marítimo-Porto. São os destaques da jornada 27.
A jornada começa esta sexta-feira com o Rio Ave-Braga O Braga em 5º lugar a um ponto do 4º classificado, o Nacional, quer consolidar um lugar europeu.

Jorge Jesus, espera um jogo de grande dificuldade em Vila do Conde.

Na convocatória do Braga regressa Frechaut e fica de fora o central peruano Rodriguez com uma lesão muscular. Moisés, Jorginho, Meyong e Orlando, são os outros ausentes por lesão, no Braga.
No Rio Ave, regressa Niquinha. Candeias, Ronaldo e Delson, devido a problemas físicos, não foram chamados.
O Rio Ave já respira, após duas vitórias seguidas, mas Carlos Brito rejeita excessos de confiança na luta pela permanência.

RR

Bruno3429

Jesus considera que 48 pontos bastam para garantir Europa
Por: Carlos Barros

O treinador do Sporting de Braga considerou de "elevadíssima responsabilidade" a visita ao Rio Ave, sexta-feira, da 27 jornada da liga de futebol, e admitiu que 48 pontos devem chegar para garantir um lugar "europeu". 

Jorge Jesus lembrou que já advertiu para a dificuldade "destes últimos jogos", porque a equipa bracarense vai defrontar adversários que lutam por objectivos diferentes, uns pela manutenção (Rio Ave e Belenenses) e outros pelo título (Benfica e FC Porto). 
 
Por isso, reiterou, o jogo de sexta-feira frente ao Rio Ave, 13 classificado, que luta pela manutenção, "é um quadro de elevadíssima responsabilidade", perante uma "equipa normalmente difícil no seu estádio". 
 
"O Braga tem consciência de que são jogos muito difíceis e que estão objectivos de várias equipas em jogo", afirmou. 
 
Em relação à luta pela Europa, para Jorge Jesus, são três as equipas que ainda podem alcançar as duas vagas que sobram - Nacional, Sporting de Braga e Leixões - e, pelas suas contas, 48 pontos chegam para atingir esse objectivo, pelo que os "arsenalistas" estão a uma vitória de o garantir.
 
"Se analisarmos os campeonatos anteriores, fui à Europa pelo Belenenses com 49 pontos e depois com 47. Depois, não fomos porque nos tiraram os seis pontos do 'caso Meyong'. Acho que 48/50 pontos dá o apuramento para a Taça UEFA", considerou. 
 
O Nacional tem 46 pontos, o Sporting de Braga 45, o Leixões 39 e o Marítimo 37. 
 
Sobre se poderá ficar alguma mágoa por o clube não estar a disputar algo mais, eventualmente o apuramento para a Liga dos Campeões, Jorge Jesus respondeu: "temos que ser conscientes. Chegámos este ano ao Braga, os objectivos que nos foram pedidos foram estes e se os conquistarmos ficamos muito contentes por isso". 


RTP

JotaCC

Braga tenta assegurar Europa em Vila do Conde

A O treinador do Braga considera de "elevadíssima responsabilidade" a visita de hoje ao terreno do Rio Ave, uma partida em que se joga a Europa para os bracarenses e a manutenção para os homens de Vila do Conde. Jorge Jesus já alertou os seus atletas para a dificuldade "destes últimos jogos" da Liga, porque vão defrontar adversários que lutam uns pela manutenção (Rio Ave e Belenenses) e outros pelo título (Benfica e FC Porto). Uma vitória deve ser suficiente para garantir a qualificação do clube para as provas europeias.
"O Braga tem consciência de que são jogos muito difíceis e que estão objectivos de várias equipas em jogo", afirmou Jorge Jesus. "Estamos quase a atingir o nosso objectivo e estamos satisfeitos", rematou.
O Rio Ave apresenta como grande novidade para este jogo o médio Niquinha, que ficou de fora na última ronda por castigo. Os vila-condenses partem para esta jornada na 13.ª posição, com 23 pontos, e a lutar ainda pela permanência na Liga, depois de terem conseguido uma vitória na Figueira da Foz que lhe permitiu abandonar os dois últimos lugares.

PUBLICO

JotaCC

Taça de Portugal de andebol leva FC Porto ao Restelo

Para os quartos-de-final da Taça de Portugal, que hoje decorrerão, o FC Porto não podia ter desejado pior sorte. É que os portistas tradicionalmente dão-se mal com os ares do Restelo. Durante o "reinado" de Carlos Resende, fizeram sete jogos com a equipa de João Florêncio, dos quais apenas um (na Taça da Liga) conseguiram vencer, tendo perdido três jogos e empatado outros tantos. Motivos mais do que suficientes para que as atenções se voltem para este encontro, onde Inácio Carmo é baixa no FC Porto.

Na Madeira, um confronto insular, entre equipas da Liga. O Madeira SAD, moralizado pela presença nas meias-finais do campeonato, irá defrontar o já afastado da prova, Sporting da Horta. Já o Benfica viaja até à Maia onde, recorde-se, o Sporting, na época passada teve grandes dissabores. Finalmente, em Santarém, os Empregados do Comércio recebem o detentor da Taça, o ABC, a quem resta este mesmo troféu ainda em disputa.

O JOGO