News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

CR7 e o cão do Obama num mundo-cão (Art. DM)

Started by cardoso, 16 de April de 2009, 14:44

Previous topic - Next topic

cardoso

O que é que o cão do Obama tem que o CR7 não tenha? Ambos são estrelas, têm origens portuguesas, são ricos e vivem rodeados de gente famosa. Mas a diferença é que o "Bo" é inofensivo; não faz mal a uma mosca. O Cristiano Ronaldo, pelo contrário, desfez o sonho europeu do F. C. do Porto. Sádica coincidência, no dia em que o cão do Obama foi "oficialmente" apresentado ao mundo, a estrela madeirense decidiu dar uma estocada mortal no brilhante representante luso na liga dos ricos.
A verdade "nua e crua" é que, tal como acontece com o "Bo", CR7 é apenas o pedacinho português de um mundo-cão onde nós, os tugas, normalmente não entramos. É o mundo dos que mandam. É o mundo dos donos do mundo.
A derrota do F. C. do Porto na Liga dos campeões veio demonstrar a triste realidade do futebol neste mundo globalizado e cada vez mais dominado pelo dinheiro: os mais ricos levam sempre vantagem. Não tenhamos ilusões: o futebol inglês é melhor que o nosso porque beneficia de um maior poder económico. Pode, evidentemente, haver outras razões. Mas são secundárias. No relvado do Porto estiveram em campo 480 milhões de euros. O problema é que de um lado estavam 400 e do outro apenas 80. Ou seja, o Manchester tem um orçamento cinco vezes superior ao do Porto. Vistas as coisas nestes termos, podemos considerar excelente a réplica dada pelo clube português ao colosso britânico.
Muitas vezes, neste espaço, tenho enfatizado a ideia de que o futebol português é vítima de uma tremenda desigualdade ao nível do poder económico dos clubes. No entanto, essa desigualdade também existe a nível europeu. Simplificando: o F. C. do Porto tem um orçamento cinco vezes inferior ao do Manchester, mas que é dez vezes superior ao do Braga. Por sua vez este é cinco vezes mais elevado que o do Vitória de Setúbal, por exemplo. Afinal as leis do futebol não são muito diferentes das da selva, ou seja, das leis do mundo-cão.
Quaisquer que sejam as voltas que dermos, vamos sempre cair no velho chavão: "sempre assim foi, sempre assim será". Mas será mesmo assim? Valerá a pena ficar de braços cruzados, sentindo na pele os efeitos da desigualdade ou, como fazem alguns, "encostarmo-nos" aos mais ricos para curar o nosso ego? Ou, pelo contrário, ainda valerá a pena remar contra a maré e acreditar que ainda é possível combater as desigualdades?
Nisto com em tudo, o futebol é um espelho da vida e a resposta a estes dilemas só poderá ser encontrada numa perspectiva mais vasta: ainda haverá lugar para a crença na igualdade? Ainda haverá possibilidade de lutar pelos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade)? Eu ainda acredito que sim. A realidade desilude-me e os dias que correm parecem justificar essa desilusão. Isto a que chamamos crise não é mais do que a concretização da desigualdade, no seu estado mais puro e refinado.
Mas uma coisa é ser rico, outra bem diferente é ser feliz. Não vou dizer como o "outro", que os pobrezinhos podem ser felizes na sua modéstia. O que eu digo é que podemos ser felizes se deixarmos de nos lamentar da nossa pobreza material e começarmos a valorizar o que temos, o que é nosso, nem que seja um cão. Talvez o melhor seja começar por abandonar esta triste vontade de nos atacarmos uns aos outros, como eu vejo em certos "adeptos" de futebol que ficam contentes com as derrotas dos outros. Não sou portista, nunca fui nem serei, mas quero deixar aqui bem claro o meu lamento por aqueles que rejubilam com a derrota de um clube português ou por aqueles outros que assobiaram o Cristiano Ronaldo por ter marcado um golo ao Porto. Afinal de contas, CR7 é tão "nosso" como o cão do Obama.

Cici

Este texto está bastante bom e é muito interessante, foca assuntos que até deixam uma pessoa a pensar. Destaquei alguns pontos do texto que achei mais importante:

Quote from: cardoso on 16 de April de 2009, 14:44
(...) Muitas vezes, neste espaço, tenho enfatizado a ideia de que o futebol português é vítima de uma tremenda desigualdade ao nível do poder económico dos clubes. No entanto, essa desigualdade também existe a nível europeu. Simplificando: o F. C. do Porto tem um orçamento cinco vezes inferior ao do Manchester, mas que é dez vezes superior ao do Braga. Por sua vez este é cinco vezes mais elevado que o do Vitória de Setúbal, por exemplo. Afinal as leis do futebol não são muito diferentes das da selva, ou seja, das leis do mundo-cão. (...)

Ontem o Porto não lutou muito para chegar ao empate, não fez o bom jogo que fez em Manchester, mas o facto do MU ter o orçamento que tem possibilita ter excelentes jogadores que depois a prova se vê em resultados. Mas acho que isso não é o que explica o facto do Porto não ter conseguido passar ontem às meias-finais. Ainda não vai a muito tempo que eles ganhar a Champions e a UEFA contra equipas com poder orçamentar bem mais elevado.

(...) Quaisquer que sejam as voltas que dermos, vamos sempre cair no velho chavão: "sempre assim foi, sempre assim será". Mas será mesmo assim? Valerá a pena ficar de braços cruzados, sentindo na pele os efeitos da desigualdade ou, como fazem alguns, "encostarmo-nos" aos mais ricos para curar o nosso ego? Ou, pelo contrário, ainda valerá a pena remar contra a maré e acreditar que ainda é possível combater as desigualdades?
Nisto com em tudo, o futebol é um espelho da vida e a resposta a estes dilemas só poderá ser encontrada numa perspectiva mais vasta: ainda haverá lugar para a crença na igualdade? Ainda haverá possibilidade de lutar pelos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade)? (...)

Estas questões lançadas faz-me lembrar que, o que se produz em alimentação a nivel mundial é mais do que suficiente para alimentar a populção inteira do planeta, mas ainda assim há pessoas que passam fome e outras que de tanto que têm desperdiçam o que têm. Sinceramente eu não acredito muito que esta situação se reverta alguma vez... enquanto existir paises como os EUA ficará muito diificil.

(...) Talvez o melhor seja começar por abandonar esta triste vontade de nos atacarmos uns aos outros, como eu vejo em certos "adeptos" de futebol que ficam contentes com as derrotas dos outros. Não sou portista, nunca fui nem serei, mas quero deixar aqui bem claro o meu lamento por aqueles que rejubilam com a derrota de um clube português ou por aqueles outros que assobiaram o Cristiano Ronaldo por ter marcado um golo ao Porto. Afinal de contas, CR7 é tão "nosso" como o cão do Obama.

O Cristiano só fez o que lhe cumbia no clube que representa, existem tantos outros jogadores que representam outros clubes por essa Europa fora e volta e meia jogam contra equipas portuguesas e também marcam. Mas o problema é que o CR não tem jogado bem nem se esforçado como devia na Selecção e acho que isso é que é pior, porque depois as prestações dele no MU em nada tem a ver com o que ele faz na Selecção.

1

Cardoso discordo com a ideia que o porto representava Portugal ontem e como tal devíamos torcer por eles. O Porto representava o porto, no máximo a cidade do porto, nada haver com Portugal. Podiam torcer por eles por dar pontos no ranking agora torcer por um clube rival por eles serem portugueses a mim não me diz nada.

Não fiquei contente com a derrota mas também não fiquei triste. No entanto uma vitoria do porto só iria aumentar o portismo entre os jovens da nossa região e ia fortalecer financeiramente um clube que nesse campo já é muito superior ao Braga. Por outro lado foram menos pontos para o ranking da UEFA o que pode começar a ficar apertado para nos qualificarmos para as competições europeias.

PS: Em qualquer país europeu nenhum adepto de um clube rival fica contente quando um clube rival passa nas competições europeias. Não acredito que nenhum adepto do liverpool fique contente com a vitoria de ontem do man utd p.e.

Nuno À-Braga

Quote from: 1 on 16 de April de 2009, 17:35
Cardoso discordo com a ideia que o porto representava Portugal ontem e como tal devíamos torcer por eles. O Porto representava o porto, no máximo a cidade do porto, nada haver com Portugal. Podiam torcer por eles por dar pontos no ranking agora torcer por um clube rival por eles serem portugueses a mim não me diz nada.

Não fiquei contente com a derrota mas também não fiquei triste. No entanto uma vitoria do porto só iria aumentar o portismo entre os jovens da nossa região e ia fortalecer financeiramente um clube que nesse campo já é muito superior ao Braga. Por outro lado foram menos pontos para o ranking da UEFA o que pode começar a ficar apertado para nos qualificarmos para as competições europeias.

PS: Em qualquer país europeu nenhum adepto de um clube rival fica contente quando um clube rival passa nas competições europeias. Não acredito que nenhum adepto do liverpool fique contente com a vitoria de ontem do man utd p.e.

Concordo com tudo, incluindo com a dança do Mr.T e com o próprio personagem. "Treat your mama right". SÓ dá Braga.

1

Quote from: Nuno À-Braga on 16 de April de 2009, 18:06

Concordo com tudo, incluindo com a dança do Mr.T e com o próprio personagem. "Treat your mama right". SÓ dá Braga.

Mr. T parte tudo  ;D ;D ;D

Anabela

Concordo a 100%.
Lá por não ter "apoiado" o porto não faz de mim menos portuguesa do que outros. Foram eliminados...temos pena.

Quanto ao texto do cardoso, fico com a sensação de que o porto é um coitadinho, só tem um orçamento de 80milhões e estava a jogar com o MU que tem um orçamento de 400. Mas lá está, como o Cardoso diz, o futebol também é um mundo cão, uns têm muito, outros não têm nada.

cardoso

Eu não disse nem direi que temos obrigação de torcer pelo Porto, por ser português ou por outro motivo qualquer!
Muito menos admito que alguém seja considerado menos braguista por ter torcido pelo Porto.
A PAIXÃO pelo Enorme SC BRAGA é uma coisa; a simpatiazinha por outro clube num determinado jogo é outra coisa completamente diferente.
Eu não sei se se passa o mesmo com voces mas raramente consigo ver um jogo de futebol sem torcer um bocadinho que seja por uma das equipas. Torci pelo Porto mas não só por ser português; foi também porque tenho uma aversãozinha aos ingleses, embora goste do seu futebol. Nestas coisas as simpatias são coisas estranhas e inexplicáveis. É por isso que, confesso, tenho uma certa simpatia por alguns clubes estrangeiros: Atl. Bilbau, Lyon, Inter, Vasco da Gama, etc.
O que é importante é admitirmos que nestas coisas temos de ter abertura de espírito para respeitarmos todas as opiniões. Compreendo perfeitamente quem ficou contente com a derrota do Porto; só não concordo... é por isso que digo que lamento, porque ainda tenho uma costelinha portuguesa ;)

Somos Braga!

Mais um texto com o nível que o Professor Cardoso nos tem habituado. Concordo por inteiro!

Ontem como português, fiquei orgulhoso pelo golo do Ronaldo (golão!!), mas, torci pelo Porto o jogo todo. Gostava que tivessem ganho.

Mas, atenção, não confundam isto com clubismos, isto não tem nada de portista, torci por eles apenas por serem uma equipa Portuguesa. No final, nem fiquei triste nem contente... Gostava que tivessem ganho, como não ganharam, paciência, azar o deles.

Braguismo é outro assunto... quando o Braga perde ando DOENTE pelo menos durante 1 semana (até ao jogo seguinte).
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Carlos Ferreira

Em que site eu estou ? pensei que me tinha enganado. como axo que não deviamos apoiar M. U. , tambem axo que não devemos chorar a derrota do porto

cardoso

Quote from: Carlos Ferreira on 16 de April de 2009, 21:16
Em que site eu estou ? pensei que me tinha enganado. como axo que não deviamos apoiar M. U. , tambem axo que não devemos chorar a derrota do porto

mas alguém está a chorar ou a festejar alguma coisa?

Imbelloni

Apenas uma nota sobre a parte que realcei, o que a minha experiencia alem fronteiras me mostrou é que o que disseste nao é de todo verdadeiro. Ao longo da minha vida conheci espanhois que torceram pela vitoria do Barcelona e Real Madrid na Champions League e nao eram adeptos desses clubes. Os mesmo se passou com italianos aquando da final entre Milan e Juve, a satisfação deles por ser uma final italiana, ficaram radiantes, apesar de mais uma vez nao serem adeptos dos clubes em questao. Mas esta foi a minha experiencia, evidentemente pode nao reflectir a realidade, mas representa seguramente uma parte.

Carvalhinha

O que é que o cão do Obama tem que o CR7 não tenha? Ambos são estrelas, têm origens portuguesas, são ricos e vivem rodeados de gente famosa. Mas a diferença é que o "Bo" é inofensivo; não faz mal a uma mosca.

Só faz mal à horta da Michelle, em atacar os tomates. :D
Hoje li um artigo no jornal suíço Blick que desde que o Bo foi apresentado ao Mundo tem havido muita procura deste cão de água de raça portuguesa por estas terras helvéticas. À conta desta escolha da família Obama Portugal ainda vai ficar a ganhar e muito com os cães.

A derrota do F. C. do Porto na Liga dos campeões veio demonstrar a triste realidade do futebol neste mundo globalizado e cada vez mais dominado pelo dinheiro: os mais ricos levam sempre vantagem.

O futebol inglês é melhor, mais competitivo, mas na noite europeia que teve lugar na cidade Invicta os valores de ambos clubes não tiveram em causa. O FCP apesar de não ter feito um jogo de qualidade como o fez em Manchester, no geral não foi inferior à equipa inglesa dentro das quatro linhas. O golo do CR7 foi uma questão de sorte, depois disso não tiveram mais grandes oportunidades de marcar.

Valerá a pena ficar de braços cruzados, sentindo na pele os efeitos da desigualdade ou, como fazem alguns, "encostarmo-nos" aos mais ricos para curar o nosso ego?

As coisas só mudarão quando o futebol levar uma grande abanão, e é também por esta razão que eu gostava que a regra da FIFA fosse avante. Tudo seria bem diferente.

1

Quote from: Imbelloni on 17 de April de 2009, 14:03

Apenas uma nota sobre a parte que realcei, o que a minha experiencia alem fronteiras me mostrou é que o que disseste nao é de todo verdadeiro. Ao longo da minha vida conheci espanhois que torceram pela vitoria do Barcelona e Real Madrid na Champions League e nao eram adeptos desses clubes. Os mesmo se passou com italianos aquando da final entre Milan e Juve, a satisfação deles por ser uma final italiana, ficaram radiantes, apesar de mais uma vez nao serem adeptos dos clubes em questao. Mas esta foi a minha experiencia, evidentemente pode nao reflectir a realidade, mas representa seguramente uma parte.

Admito poder estar enganado, gostava que os nossos "amigos" braguistas emigrantes em países com campeonato de maior nomeada me digam se é verdade ou não.

Garanto que em Sevilha todos os adeptos do Betis eram pelo Braga, em Milão todos os do Inter eram pelo Braga e em Paris os adeptos do PSG só queriam que o marselha perde-se na UEFA.

Não estou a comparar a rivalidade Braga Porto com essas rivalidades mas é verdade que tb conheço pessoalmente adeptos do celta que só queriam que os outros clubes "espanhois" perdessem" na uefa

Pedro_RBA

Quote from: Carvalhinha on 19 de April de 2009, 20:47
O que é que o cão do Obama tem que o CR7 não tenha? Ambos são estrelas, têm origens portuguesas, são ricos e vivem rodeados de gente famosa. Mas a diferença é que o "Bo" é inofensivo; não faz mal a uma mosca.

Hoje li um artigo no jornal suíço Blick que desde que o Bo foi apresentado ao Mundo tem havido muita procura deste cão de água de raça portuguesa por estas terras helvéticas. À conta desta escolha da família Obama Portugal ainda vai ficar a ganhar e muito com os cães.

Só um aparte.. Portugal vai ficar a ganhar em quê? Só se for a nivel de reconhecimento do cão como sendo Português, trazendo alguma notoriedade ao país.

Agora se falas em termos da raça, só tenho a dizer que temo muito que o CAP venha a ser comercializado em catadupa e com isso se venha a estregar uma raça de excelência que até bem há pouco tempo apenas verdadeiros conhecedores mostrariam interesse por ela.

Se já o CAP "americanizado" que se encontra no EUA em termos de fenotipo e até mesmo genotipo já mostra um certo desvio do padrão nacional, depois deste "Boom" Obama temo sinceramente pela criação desta raça em puppy-mills e em vão de escada, pois quando o dinheiro chega á cabeça do bicho-homem, nenhum carinho no animal existe, e só pensa em (re)produzir mais e mais sem qualquer interesse na qualidade da sua criação, o que faz com que a mesma venha a perder identidade, tal como aconteceu a muitas raças da moda (Labrador, Cocker Spaniel, Rotweiller, American Pit Bull Terrier, Cavalier King Charles, Caniche, etc...)

Desculpem o off-topic, mas como adepto fanático do mundo canino tinha que desabafar ;)

Saudações Ultras

jacm

Pode ser um grande negócio em expansão.
Produzir Bo's em serie lá para os states ;D
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Carvalhinha

Quote from: Pedro_RBA on 22 de April de 2009, 10:17

Só um aparte.. Portugal vai ficar a ganhar em quê? Só se for a nivel de reconhecimento do cão como sendo Português, trazendo alguma notoriedade ao país.

Agora se falas em termos da raça, só tenho a dizer que temo muito que o CAP venha a ser comercializado em catadupa e com isso se venha a estregar uma raça de excelência que até bem há pouco tempo apenas verdadeiros conhecedores mostrariam interesse por ela.

Se já o CAP "americanizado" que se encontra no EUA em termos de fenotipo e até mesmo genotipo já mostra um certo desvio do padrão nacional, depois deste "Boom" Obama temo sinceramente pela criação desta raça em puppy-mills e em vão de escada, pois quando o dinheiro chega á cabeça do bicho-homem, nenhum carinho no animal existe, e só pensa em (re)produzir mais e mais sem qualquer interesse na qualidade da sua criação, o que faz com que a mesma venha a perder identidade, tal como aconteceu a muitas raças da moda (Labrador, Cocker Spaniel, Rotweiller, American Pit Bull Terrier, Cavalier King Charles, Caniche, etc...)

Desculpem o off-topic, mas como adepto fanático do mundo canino tinha que desabafar ;)

Saudações Ultras

Em primeiro lugar, sim! O país ganha reconhecimento. O nome de Portugal volta a estar nas bocas do Mundo.

Em segundo, falo com conhecimento que tenho das pessoas que habitam na Suíça. Aqui, as pessoas têm um enorme carinho por animais, inclusive tratam muito melhor os animais domésticos do que os próprios filhos, e não estou a exagerar! Assim sendo, e como há uma percentagem mínima desses cães por aqui, a probabilidade de tentarem buscar no país da raça origem do cão aumenta.

Em terceiro, visto que se trata de uma raça que é adequada a alergias e não deixa pêlo os admiradores de cães que até agora desconheciam o cão de água português irão ficar mais atentos e poderão começar seriamente a pensar em ter um bicho daqueles.

Mas, também concordo no que dizes. Há gente que com o dinheiro compra tudo, sem qualquer sentimento pelo objecto.

Cici

Mas para nosso azar os americanos são conhecidos por serem péssimos a Geografia, ainda devem andar às voltas a descobrir onde fica o nosso Portugal. ;D
Mas vá lá que isto de terem escolhido um cão de raça portuguesa irão de certo mostrar todas as qualidade daquele bicho, e isso levará a que mais pessoas seguiam o exemplo do Obama e comprem um, de resto não vejo que mais por aí venha que seja de valer a Portugal.

Kilo

Quote from: jacm on 22 de April de 2009, 14:54
Pode ser um grande negócio em expansão.
Produzir Bo's em serie lá para os states ;D

Os cães de água machos cá do burgo é que iam achar piada à ideia!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Pedro_RBA

Quote from: Carvalhinha on 22 de April de 2009, 19:34
Quote from: Pedro_RBA on 22 de April de 2009, 10:17

Saudações Ultras

Em primeiro lugar, sim! O país ganha reconhecimento. O nome de Portugal volta a estar nas bocas do Mundo.

Em segundo, falo com conhecimento que tenho das pessoas que habitam na Suíça. Aqui, as pessoas têm um enorme carinho por animais, inclusive tratam muito melhor os animais domésticos do que os próprios filhos, e não estou a exagerar! Assim sendo, e como há uma percentagem mínima desses cães por aqui, a probabilidade de tentarem buscar no país da raça origem do cão aumenta.

Concordo com o que dizes, alias foi a dizer que Portugal ganharia mais reconhecimento que iniciei o meu post.

Agora o facto de ele ser Português não implica necessáriamente que venham busca-la em terras lusitanas. Eu se quero por exemplo um Samoiedo, não necessito de ir á Russia nem é necessáriamente lá que estão os melhores...

Até o "cão tuga" Bo nasceu nos States, bem como a larga maoria dos CAP existentes no mundo. De facto, não te sei precisar numeros ao certo, mas tenho a certeza que mais de 60 a 70 % dos CAP são americanos, raça muito apreciada por essas terras e que fazem a sua própria criação.

E o mal está aqui, em fazer criação de uma raça ao qual eles desconhecem as suas origens e aptidões.
Para quem desconhece, os americanos são peritos em "estragar" aquilo do que muito bem se faz na Europa e no resto do mundo.

Vejam-se os casos dos Dogues Alemães americanos que nada tem a ver do Europeu, dos Labradores (vejam o filme Marley & Me) que nada tem a ver das melhores linhagens Europeias ou até mesmo dos Dobermann..

Isto já para não falar de aberrações americanas como os Labradoodle (mistura de Labrador com Caniche), Yorkipoo (Yorkshire Terrier e Caniche) ou o Puggle (mistura de Pug e Beagle), que enquanto lá são raça "reconhecida", aqui não passam e bem de rafeiros (sem disprimor a eles que adoro rafeiros mas não passam disso).

Mas pronto espero que esteja enganado e que esteja simplesmente a me preocupar demais, mas que a procura desta raça já tem ultrapassado a oferta isso já, e quando isso acontece... ::)

Saudações Ultras

Carvalhinha