News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 01/04

Started by Bruno3429, 01 de April de 2009, 07:31

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Vasco Fernandes é o lateral preferido
JOGADOR DO LEIXÕES EQUILIBRA DEFESA 
 


Não assinou, nem tão-pouco existe um acordo, mas Record sabe que Vasco Fernandes é o lateral preferido de Jesus para equilibrar o bloco defensivo. E como se enquadra no perfil de jogador defendido pela SAD, há expectativas de existir uma plataforma de entendimento.

Jogador do Leixões até ao final da presente temporada, pertence à Inverfutbol, empresa que o emprestou ao Leixões sem custos ao nível dos direitos desportivos. Este é um fator decisivo para o manager do Sp. Braga. Atento à evolução do jogador, Carlos Freitas prepara-se para não deixar passar em claro uma excelente oportunidade de negócio. Na prática, o internacional português Sub-21 pode ser contratado a custo zero e os bracarenses já se posicionaram para o garantir.

Por outro lado, percebe-se o interesse de Jorge Jesus. O jogador nascido em Olhão é polivalente: revelou-se no Olhanense como central, daí a sua transferência para o Salamanca, mas na Seleção experimentou jogar a lateral e começa a afirmar-se nessa posição. José Mota contratou-o para o corredor e não se arrependeu. A existir entendimento com o Sp. Braga, a equipa ganha altura com Vasco Fernandes (1,82 m) e pode ser a solução para uma eventual venda do também internacional João Pereira.


Record

Bruno3429

Orlando Sá vai assinar
JORGE MAIA

Orlando Sá vai fazer parte do plantel do FC Porto na próxima época. O acordo entre os dragões e o Braga está praticamente alinhavado, apesar de ainda estar a ser discutido, contemplando um contrato válido por quatro ou cinco temporadas. Para já, não são conhecidas as contrapartidas financeiras para o Braga, embora seja fácil adivinhar, à semelhança do que acontece actualmente, que o Axa sirva daqui a uns meses de morada a alguns jogadores excedentários dos tricampeões nacionais. A contratação de Orlando Sá insere-se na nova política de aquisições do FC Porto, preferindo jogadores jovens e portugueses, com conhecimento do nosso campeonato, ao invés de apostas em unidades estrangeiras que chegam ao Dragão através de observações menos cuidadas. Como se pode ver no perfil aqui ao lado, Orlando Sá ainda pouco ou nada provou, embora seja o enorme potencial o factor que despertou a atenção dos responsáveis portistas. Corpulento, Sá tem no jogo de cabeça o ponto forte, servindo de prova os três golos marcados à Espanha pelos Sub-21. No plantel actual do FC Porto, não há um jogador com estas características, daí a necessidade de a SAD se antecipar a possíveis interessados. Suplente utilizado no Braga, só há registo de um golo marcado no presente campeonato. Agora, aos 20 anos, Orlando Sá tem a possibilidade de evoluir num dos grandes de Portugal.


Na peugada de Postiga e de Hugo Almeida

Quando o FC Porto combinou com o Sporting a ida de Postiga para Alvalade, deixou de ter no plantel um ponta-de-lança português, pelo menos capaz de ser titular (há Rabiola, que não joga). Antes de Postiga, houve outro português na área portista: Hugo Almeida. Mas o gigante nascido na Figueira também não vingou e seguiu para o Werder Bremen, para um campeonato musculado. Tirando estes casos, é preciso recuar bastante no tempo para se encontrarem outros portugueses com faro de golo: Domingos e, antes dele, Fernando Gomes. Orlando Sá é a aposta que se segue e concorrência sul-americana não lhe falta. Isto a manter-se o plantel.


Rejeitado por Scolari

Orlando é Braga, mas só de nome. Barcelos foi a cidade onde nasceu e também a primeira a rejeitar-lhe a vocação para a bola. Por ser mais fácil impor-se em Esposende do que no Gil Vicente, o avançado não recusava deslocar-se todos os dias. O esforço valeu-lhe uma proposta do Braga aos 15 anos e os anos seguintes foram pródigos em golos. Orlando chegou às selecções jovens e havia de ser a última destas (Sub-21) a dar-lhe fama e... proveito.

Jorge Jesus gaba-se de não o ter dispensado no Verão, antes ainda do épico jogo contra a Espanha no qual fez um hat trick. A verdade é que depois de regressar do Maria da Fonte, onde esteve cedido em 2007/08, o Ribeirão foi sempre o seu destino mais provável. Mas não havia Meyong nem Renteria e Orlando foi ficando. Jesus achou-o com potencial e quis ensiná-lo. O alto ponta-de-lança tinha qualidade para fazer melhor do que os seis golos em 26 partidas disputadas na II Divisão - Série A. Sem oportunidade aos domingos, matou a fome toda em Novembro. Três golos de cabeça fizeram a cotação disparar. A Gestifute mediou o interesse do Chelsea e Orlando seguiu uma semana para Londres para ser observado por Scolari. Especularam-se números, mas o regresso do avançado prendeu-se exclusivamente com o não que ouviu do ex-seleccionador nacional. Scolari não lhe reconheceu potencial para o ajudar e investir para o futuro não valia o que o Braga pedia. António Salvador não se assustou. Orlando já estava na órbita do dragão.


B. I.

ORLANDO Carlos Braga de SÁ

Idade: 20 anos (26/05/1988)

Altura: 1,88 m

Peso: 86 Kg

Internacionalizações A: 1

Percurso: Esposende (até juvenil), Braga, Maria da Fonte e Braga

O Jogo

Bruno3429

Sporting quer Carlos Freitas e Jorge Jesus

O trabalho desenvolvido por Jorge Jesus, bem como toda a estruturação levada a cabo por Carlos Freitas levou nas últimas horas a contactos intensos por parte dos leões para garantirem as duas unidades para a próxima temporada.

O congresso do Sporting decorreu de forma estável e foram já lançadas as bases para o futuro, arracando pelo topo da pirâmide e pelo regresso de Carlos Freitas ao futebol leonino. A missão do ainda manager dos arsenalistas passa já por uma rápida e concisa planificação da próxima temporada dos leões e é ponto de honra a entrada de Jorge Jesus no corpo técnico, uma vez que o ciclo Paulo Bento termina no final da temporada.

Na reunião das últimas horas foi colocado também nas mãos de Jorge Jesus a possibilidade de levar consigo jogadores do Sporting Clube de Braga para Alvalade e um dos nomes falados prende-se com o regresso de Mário Felgueiras ao emblema leonino. Jorge Jesus vê com bons olhos o ingresso da jovem promessa, que poderá rivalizar com Rui Patrício nas redes leoninas.

Recentemente Jorge Jesus recebeu o emblema de prata do Sporting, pelo facto de ter atingido os vinte e cinco anos de associado dos leões, clube aliás onde passou enquanto atleta.
Jorge Jesus tem uma clásula de rescisão no seu vínculo com os arsenalistas, todavia isso não será problema para os leões, já que o assédio é forte e o regresso de Carlos Freitas à estrutura do Sporting é peça fundamental na formatação do puzzle da próxima temporada para os verde e brancos.


Olegário Benquerença dirige Vitória de Setúbal-Sporting de Braga

O leiriense Olegário Benquerença foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Liga de Clubes para dirigir o jogo entre o Vitória de Setúbal e o Sporting de Braga, referente à 24.ª jornada da Liga Portuguesa e que se disputa no Estádio do Bonfim domingo, a partir das 16 horas.

O prato forte da ronda realiza-se no Estádio D. Afonso Henriques, com a recepção do Vitória de Guimarães ao Futebol Clube do Porto e Carlos Xistra, de Castelo Branco, foi o juiz designado para esse encontro.

Na visita do Sporting a Matosinhos vai estar o lisboeta Pedro Proença, ao passo que o jogo entre Estrela da Amadora e Benfica vai ser apitado por Hugo Miguel, também de Lisboa

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga não confirma interesse do FC Porto em Orlando Sá

O avançado do Sporting de Braga, Orlando Sá começa a ser falado como provável reforço do FC Porto, notícia que a SAD arsenalista desmente.


Barcelos-HC Braga adiado para 3 de Maio

O encontro entre o Óquei de Barcelos e o Hóquei de Braga, dos quartos-de-final da Taça de Portugal em hóquei em patins, foi adiado para 3 de Maio.

Diario Minho

Bruno3429

Sporting quer Freitas e Jesus

O trabalho desenvolvido por Jorge Jesus, bem como toda a estruturação levada a cabo por Carlos Freitas levou nas últimas horas a contactos intensos por parte dos leões para garantirem as duas unidades para a próxima temporada.

O congresso do Sporting decorreu de forma estável e foram já lançadas as bases para o futuro, arrancando pelo topo da pirâmide e pelo regresso de Carlos Freitas ao futebol leonino. A missão do ainda 'manager' dos arsenalistas passa já por uma rápida e concisa planificação da próxima temporada dos leões e é ponto de honra a entrada de Jorge Jesus no corpo técnico, uma vez que o ciclo Paulo Bento termina no final da temporada.

Na reunião das últimas horas foi colocado também nas mãos de Jorge Jesus a possibilidade de levar consigo jogadores do Sporting Clube de Braga para Alvalade e um dos nomes falados prende-se com o regresso de Mário Felgueiras ao emblema leonino. Jorge Jesus vê com bons olhos o ingresso da jovem promessa, que poderá rivalizar com Rui Patrício nas redes leoninas.

Recentemente Jorge Jesus recebeu o emblema de prata do Sporting, pelo facto de ter atingido os vinte e cinco anos de associado dos leões, clube aliás onde passou enquanto atleta.
Jorge Jesus tem uma cláusula de rescisão no seu vínculo com os arsenalistas, todavia isso não será problema para os leões, já que o assédio é forte e o regresso de Carlos Freitas à estrutura do Sporting é peça fundamental na formatação do puzzle da próxima temporada para os verde e brancos.

Correio Minho

Bruno3429

Sporting de Braga - Moisés e Orlando Sá em dúvida para domingo       

O defesa central Moisés e o ponta-de-lança Orlando Sá, do Sporting de Braga, estão lesionados e podem falhar a deslocação, domingo, ao reduto do Vitória de Setúbal, em partida da 23ª jornada da Liga de futebol. Quanto a Moisés, 29 anos, os exames hoje realizados acusaram uma rotura do músculo gémeo interno da perna esquerda, agora que o central brasileiro estava praticamente recuperado da pubalgia que o afastou dos relvados e obrigou, inclusivamente, a uma intervenção cirúrgica para debelar o problema.

Já o jovem avançado Orlando Sá, 20 anos, regressou da selecção sub-21 inferiorizado com um traumatismo no joelho esquerdo e uma mialgia nos adutores da coxa direita, realizando tratamento.

Entretanto, fonte da SAD bracarense negou existirem quaisquer negociações com o FC Porto para a contratação de Orlando Sá para a próxima época, como tinha sido veiculado hoje pela imprensa.

Maisactual

Bruno3429

#6
Nivaldo pode reforçar defesa
ANDRÉ MORAIS

O Braga tem sido notícia a propósito do interesse de grandes clubes nos seus melhores jogadores, mas paralelamente também vai atacando alvos prioritários para suprir lacunas na equipa. O sector mais recuado tem sido problemático, nomeadamente em matéria de lesões, e há muito que Jorge Jesus identificou a necessidade de contratar mais um defesa-central. Nivaldo, brasileiro de 28 anos que o técnico bem conhece do Belenenses, recolhe preferências e já foi abordado por emissários arsenalistas. A maior dificuldade é convencer o detentor do seu passe, o Al Saad, do Catar, a desfazer-se a custo zero de um investimento que lhe custou três milhões de euros. Quanto a Nivaldo, está bastante agradado com o possível regresso a Portugal, especialmente porque o Braga é um clube europeu e Jorge Jesus um velho conhecido.

O brasileiro esteve no Belenenses em 2006/07 e foi um dos esteios da equipa que terminou em quinto lugar e se apurou para a Taça UEFA. Fez 28 jogos, marcou quatro golos e viu um cartão vermelho. Chegou a especular-se sobre o interesse do FC Porto, mas as baterias dos dragões já estavam viradas para Rolando, seu parceiro no sector.

Nivaldo foi então vendido ao Saint-Étienne, de França, por três milhões de euros, valor pelo qual os franceses se desfizeram dele para o Al Saad depois de uma época em que o defesa jogou apenas 14 vezes. Nivaldo recusou sempre ir para o Oriente, mas não teve escolha e foi incluído num pacote que também incluiu o avançado Pascal Feindoundo. Não foi feliz, e ao fim de dois meses o Al Saad emprestou-o ao Umm Salal, da mesma divisão, onde o jogador está actualmente, mas continua infeliz.

A contratação não será fechada no imediato, pois depende das perspectivas de recuperação de Paulo Jorge e ainda do consumar da saída de Rodriguez. Mas é uma possibilidade forte, que tem conhecido avanços.

André Leone e Moisés têm continuidade assegurada e Frechaut já renovou para continuar a desempenhar funções polivalentes. Com mais um jogador, os arsenalistas fecham o eixo da defesa para 2008/09.


Confusão ultrapassada

César Peixoto e Vandinho já ultrapassaram a confusão que protagonizaram no jogo-treino de sábado e levou a que o primeiro desferisse um pontapé contra o segundo. Jorge Jesus falou com os visados e à entrada para uma nova semana já ninguém se lembrava do sucedido. Ontem, os dois trabalharam sem qualquer constrangimento, embora não tenham lidado, directamente, um com o outro. A SAD não vai instaurar qualquer processo aos jogadores.


Moisés mais longe de voltar

Moisés foi reavaliado e está mais longe de voltar à competição. O defesa voltou a ficar longe do relvado, com uma rotura do músculo gémeo interno da perna esquerda. Fez tratamento e ginásio e não se sabe ao certo quando poderá regressar. Paulo Jorge é que integrou os dois aprontos do dia sem qualquer tipo de condicionalismos. De manhã até participou no circuito físico idealizado por Jorge Jesus, e sem queixas. Luis Aguiar, tal como previsto, já voltou. Orlando também, mas uma lesão deixou-o fora da sessão vespertina. Guilherme, Jean e Rui foram os juniores chamados para trabalhar com o plantel.


Eduardo atraído pela Liga dos Campeões

As notícias que dão o FC Porto interessado em Eduardo foram negadas pelo próprio. "Não sei de nada. O que soube foi pelos jornais", disse. Convidado a falar sobre os dragões, o guardião admitiu vontade. "Claro que gostava de jogar num clube que participa na Liga dos Campeões, mas não sei de nada", reforçou.

Sobre a Selecção, agradeceu ao seleccionador. "Estou a trabalhar dentro de campo para agarrar as oportunidades. Agradeço a confiança que me tem dado para continuar a fazê-lo", comentou.


O Jogo

Bruno3429

Orlando Sá está garantido no Dragão
F. C. Porto tem assegurada a contratação do jovem ponta-de-lança do Braga

NUNO A. AMARAL

Orlando Sá é o terceiro reforço do F. C. Porto para a próxima época, depois de Miguel Lopes e Varela já se terem comprometido com o clube do Dragão. O avançado, de 20 anos, vai assinar um contrato de quatro ou cinco temporadas.

Faltam acertar apenas os detalhes da transferência para que Orlando Sá possa vestir a camisola azul e branca. O F. C. Porto seguia com interesse a evolução do jovem internacional português, há vários meses, mas agora pode dizer-se com certeza que o ponta-de-lança vai deixar o Braga para passar a representar os tricampeões nacionais, a partir da próxima época. Fonte ligada ao negócio garantiu, ontem, ao JN que o avançado vai assinar um contrato de longa duração com o clube das Antas, que deverá ser válido por quatro ou cinco épocas.

Orlando Sá é o terceiro reforço assegurado pelos portistas para a temporada de 2009/10, depois de Miguel Lopes (Rio Ave) e de Varela (Estrela da Amadora), dando continuidade a uma política de contratações de jogadores jovens portugueses com potencial, sem custos muito elevados. Os números da transferência não estão definidos, mas deverão ser bastante inferiores aos cinco milhões de euros que o Braga terá pedido ao Chelsea depois de o dianteiro ter estado a treinar no clube londrino no final do ano passado.

Em Novembro, Orlando Sá destacou-se ao serviço da selecção portuguesa de sub-21, num jogo com a Espanha em que marcou três golos, atraindo a atenção dos "blues" e de Carlos Queiroz, que já o utilizou na selecção principal, no particular com a Finlândia, mas o F. C. Porto já o seguia desde os juniores. Os dragões adiantaram-se na corrida à sua contratação nas últimas semanas, garantindo os serviços de um ponta-de-lança de apenas 20 anos, mas com grande margem de progressão e com características raras em Portugal.

Com 1,88 metros e 86 quilos, o jovem nascido em Barcelos, formado na Associação Desportiva de Esposende, chegou ao Braga no escalão júnior. Em 2007, foi emprestado ao Maria da Fonte, mas na presente época convenceu Jorge Jesus a fazer parte do plantel arsenalista, tendo feito seis jogos na Liga e marcado um golo.

"Trata-se de um jovem com potencial para se tornar um dos raros pontas-de-lança do futebol português. É exímio no jogo aéreo e muito forte no contacto físico. Dá muito trabalho a qualquer defesa e acredito que aproveitará as oportunidades que lhe derem", afirmou, ao JN, Dinis Gonçalves, treinador de Orlando Sá durante a época que passou no clube da Póvoa de Lanhoso. "No Braga, não jogou muitos minutos, devido à forte concorrência no plantel, mas nas selecções já deu mostras da sua qualidade", referiu.


Jornal Notícias

Bruno3429

BOLETIM CLÍNICO

Frechaut

Dorsalgia. O atleta efectua tratamento.

Moisés

Rotura do músculo gémeo interno da perna esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio.

Paulo Jorge

Lesão muscular na região posterior da coxa esquerda. Efectua reintegração progressiva ao treino.

Bruno Tiago

Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho em ginásio e relvado.

Meyong

Sequelas de cirurgia de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo. Efectua tratamento.

Orlando Sá

Mialgia dos adutores da coxa direita e traumatismo do joelho esquerdo. Efectua tratamento.

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

Braga, 31 de Março de 2009

O Director Clínico do SC Braga

Dr. João Pedro Araújo


S.C.Braga.pt

JotaCC

Orlando Sá garantido
PONTA-DE-LANÇA VAI CRESCER ENTRE DRAGÕES
   
Será oficial apenas quando a Administração da SAD do FC Porto decidir, mas Orlando Sá vai ser dragão a partir de 2009/10. Record sabe que o acordo, estabelecido há cerca de duas semanas, é total para as próximas quatro temporadas, pelo que o ponta-de-lança que em 2007/08 marcou golos (6 em 26 partidas para o campeonato) no Maria da Fonte (2.ª Divisão) não foge a um planeamento que avança a todo o vapor.

A questão não é completamente nova, mas no entendimento com o jogador representado pela Gestifute só não se conhecem os valores. Nem serão conhecidos tão cedo, até porque o contrato está por registar na Liga.

A verdade é que uma informação a este nível, e porque deve envolver verbas consideráveis, obriga de imediato a SAD a prestar uma "informação privilegiada" à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) da operação acertada com os bracarenses. Daí o silêncio do FC Porto. Ao mesmo sigilo se comprometeu a Administração de António Salvador, razão pela qual desmentiu ontem a existência de qualquer acordo.

Considerado o melhor jogador do recente Torneio Internacional da Madeira ao serviço da Seleção de Sub-21, Orlando Sá, que tentou a sua sorte no Chelsea no tempo de Scolari, continua a viver uma temporada de sonho.

RECORD

JotaCC

Sub-15: Sporting domina convocatória

O Sporting, com sete jogadores, é o clube que mais se faz representar na lista de 20 convocados divulgada esta quarta-feira por João Santos, tendo em vista a participação da Selecção Nacional sub-15 no II Torneio Internacional de Leiria/Oeste.

A jovem equipa das quinas tem encontro marcado com as congéneres de Leiria (8 de Abril, em Peniche), Bulgária (9, em Óbidos) e Turquia (11, nas Caldas da Rainha).

Lista de convocados:
Benfica: Fábio Cardoso, Fábio Rebelo, João Teixeira e José Costa;
FC Porto: Bruno Silva, Diogo Mota, Gerson Sousa, Gonçalo Paciência e Jorge Azevedo;
Leixões: Rui Cardoso;
Sp. Braga: Rafael Alves;
Sporting: Alexandre Guedes, Armindo Bangna, Carlos Mané, Iúri Medeiros, Luís Cortez, Rui Bento e Tobias Figueiredo;
V. Guimarães: Diogo Leite e Francisco Teixeira.


A BOLA

JotaCC

Presidente do Sp. Braga suspenso por dois meses

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, foi sancionado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga com dois meses de suspensão para o exercício das suas funções na sequência das declarações pelo dirigente sobre a arbitragem após os jogos com o Benfica e FC Porto.

A CD considera que António Salvador lesou «a honra e reputação» dos elementos das equipas de arbitragem nas declarações que proferiu após os jogos que opôs os bracarenses ao Benfica (14.ª jornada, derrota por 1-0) e FC Porto (15.ª jornada, derrota por 2-0).

Na decisão final sobre os dois processos, a CD deliberou a suspensão de António Salvador por dois meses e ao pagamento de uma multa no valor de 2.750 euros.

O director desportivo do Sp. Braga foi também suspenso pelas declarações proferidas após o jogo com os encarnados. Carlos Freitas vai cumprir 20 dias de suspensão.


Passe de Orlando Sá é todo do FC Porto

O negócio que vai levar Orlando Sá do Sp. Braga para o FC Porto na próxima época está feito e implica a compra, por parte dos dragões, de 100 por cento do passe do futebolista.

A transferência de Orlando Sá está acordada, mas o contrato ainda está por registar.

O FC Porto vai pagar ao clube minhoto uma verba não divulgada por 100 por cento do passe e Orlando Sá vai vestir de azul-e-branco durante quatro temporadas.

O internacional sub-21 chegou a estar nos planos do Chelsea, mas o FC Porto acabou por ser mais rápido do que o clube londrino e o negócio avançou.

A BOLA

JotaCC

Benfica-Sp. Braga: Liga arquiva suspeitas e castiga Salvador

A Comissão Disciplinar divulgou nesta quarta-feira ter arquivado o processo de inquérito levantado pelo Sp. Braga devido às suspeitas de condicionamento sobre a equipa de arbitragem no jogo com o Benfica. Recorde-se que o Sp. Braga queixou-se da arbitragem de Paulo Baptista e levantou várias suspeitas sobre a nomeação da mesma.

Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga e ex-presidente da Mesa de Assembleia da Federação, disse mesmo que tinha havido uma troca de árbitros em relação ao inicialmente previsto. A Liga iniciou um processo de inquérito e tentou ouvir Mesquita Machado como testemunha, mas o dirigente nunca compareceu às inquirições.

Ora por isso, e após análise das provas existentes, a Comissão Disciplinar da Liga concluiu que não ficaram provadas as acusações bracarenses de que tivesse havido «condicionamento, pressão ou coacção» sobre o árbitro Paulo Baptista, nem que «tivesse havido alteração dos árbitros inicialmente escalados para o jogo em questão».

António Salvador castigado com suspensão de dois meses

Para além disso, António Salvador e Carlos Freitas, presidente e manager do Sp. Braga, foram ainda castigados em 45 e 20 dias de suspensão, respectivamente, aos quais acrescem multas de 1500 euros para o presidente e 750 euros para o manager, pelas declarações proferidas no final do jogo com o Benfica relativamente a Paulo Baptista.

António Salvador foi ainda castigado com mais uma suspensão de 30 dias e uma multa de 1250 euros pelas declarações proferidas contra o árbitro do jogo com o F.C. Porto. Ora por isso, a Comissão Disciplinar da Liga decidiu apensar os dois processos e castigar o presidente do Sp. Braga com suspensão de dois meses e multa de 2750 euros.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Futebol - Sp Braga
"Arsenalistas" acatam decisões do CD da Liga, mas ficam "atentos"


O Sporting de Braga "vai, naturalmente, acatar as decisões" da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) que castigou o presidente e o "manager" do clube com dois meses e 20 dias de suspensão, respectivamente.

"Ainda assim, e a avaliar pelas decisões da CD da Liga, ficamos com a ideia, errada, de que nada de anormal se passou nos jogos em causa, apesar dos árbitros em questão terem sido bastante penalizados pelos respectivos observadores", disse o director de comunicação do Sporting de Braga, Ricardo Lemos.

Segundo o responsável, o clube bracarense vai "seguir com atenção declarações similares de agentes desportivos com responsabilidades de outros clubes, no sentido de avaliar se o critério da CD é coerente e uniforme".

A terminar, Ricardo Lemos lembrou: "em seis anos de presidência de António Salvador, este é o primeiro castigo de que é alvo, e que tanto as suas declarações como as do 'manager' Carlos Freitas, foram proferidas não só na defesa dos interesses do Sporting de Braga, mas também, e principalmente, do futebol português".

Os dois dirigentes do clube "arsenalistas" forma punidos por declarações proferidas no final dos jogos com Benfica (0-1 na Luz) e FC Porto (0-2 em casa), da 14ª e 15ª jornadas da Liga portuguesa de futebol, respectivamente.

A CD mandou ainda arquivar o inquérito instaurado para averiguação de eventuais ilicitudes no processo de nomeação de Paulo Baptista para o jogo com o Benfica na sequência das suspeitas levantadas pelo clube "arsenalista".

Para os responsáveis da CD, e face à "falta de comparência" às "sucessivas diligências de inquirição" do ex-presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Mesquita Machado, a "testemunha" apresentada pelo Sporting de Braga, não ficaram "indiciariamente provadas" as queixas do clube minhoto.



Futebol - Sp Braga
Presidente castigado por dois meses pelo CD da Liga


O presidente do Sporting de Braga foi hoje castigado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) com dois meses de suspensão, na sequência dos jogos do campeonato com Benfica e FC Porto.

Os dois meses que António Salvador vai estar privado das suas funções desportivas - mais uma multa de 2.750 euros - são o cúmulo jurídico de duas penas e participações disciplinares dos árbitros Paulo Baptista e Paulo Costa, tudo "em virtude das afirmações difamatórias" proferidas contra as equipas de arbitragem desses jogos, da 14ª e 15ª jornadas da Liga de futebol.

Também o "manager" do Sporting de Braga, Carlos Freitas, foi castigado com 20 dias de suspensão do exercício das suas funções e 750 euros de multa, igualmente pelas "afirmações difamatórias" tidas depois do jogo com os benfiquistas, tendo a CD frisado ter existido, quanto a Carlos Freitas, uma "atenuação especial da pena", invocando para isso o artigo 50 do regulamento disciplinar da LPFP.

A CD da Liga de clubes mandou ainda arquivar o inquérito instaurado para averiguação de eventuais ilicitudes no processo de nomeação de Paulo Baptista para o jogo com o Benfica na sequência das suspeitas levantadas pelo clube "arsenalista".

Para a CD da Liga, e face à "falta de comparência" às "sucessivas diligências de inquirição" do ex-presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Mesquita Machado, a "testemunha" apresentada pelo Sporting de Braga, não ficaram "indiciariamente provadas" as queixas do clube minhoto.
Mesquita Machado, que se demitiu daquele cargo na sequência dos jogos em questão, disse na altura ter tido conhecimento que Paulo Baptista não tinha sido a primeira escolha para o jogo no Estádio da Luz, ante o Benfica, tendo, em posterior conferência de imprensa, prometido dizer "nomes quando for aberto um inquérito pela PGR".

Foram igualmente arquivados pela CD os autos dos processos disciplinares ao árbitro Paulo Baptista, assim como aos árbitros assistentes desse jogo, na sequência da participação disciplinar do Braga.

As penas hoje conhecidas são resultado da reunião plenária de 27 de Março da CD que ditaram ainda, para o clube bracarense, o arquivamento dos autos do processo por eventual responsabilidade do clube pelo comportamento incorrecto e alegados danos patrimoniais dos adeptos "arsenalistas" na recepção ao Belenenses, da 13ª jornada.


O Jogo

Bruno3429

António Salvador suspenso por dois meses
CARLOS FREITAS CASTIGADO COM 20 DIAS 


O presidente do Sp. Braga, António Salvador, foi castigado esta quarta-feira pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) com dois meses de suspensão, na sequência dos jogos do campeonato com Benfica e FC Porto.

Os dois meses que o principal dirigente bracarense vai estar privado das suas funções desportivas - mais uma multa de 2.750 euros - são o cúmulo jurídico de duas penas e participações disciplinares dos árbitros Paulo Baptista e Paulo Costa, tudo "em virtude das afirmações difamatórias" proferidas contra as equipas de arbitragem desses jogos, das 14.ª e 15.ª jornadas da Liga Sagres.

Também o "manager" Carlos Freitas foi castigado com 20 dias de suspensão do exercício das suas funções e 750 euros de multa, igualmente pelas "afirmações difamatórias" tidas depois do jogo com o Benfica, tendo a CD sublinhado ter existido, quanto a Carlos Freitas, uma "atenuação especial da pena", invocando para isso o artigo 50 do regulamento disciplinar da LPFP.

A CD da Liga de clubes mandou ainda arquivar o inquérito instaurado para averiguação de eventuais ilicitudes no processo de nomeação de Paulo Baptista para o jogo com o Benfica na sequência das suspeitas levantadas pelo clube "arsenalista".

Para a CD da Liga, e face à "falta de comparência" às "sucessivas diligências de inquirição" do ex-presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, Mesquita Machado, a "testemunha" apresentada pelo Sp. Braga, não ficaram "indiciariamente provadas" as queixas do clube minhoto.

Mesquita Machado, que se demitiu daquele cargo na sequência dos jogos em questão, disse na altura ter tido conhecimento que Paulo Baptista não tinha sido a primeira escolha para o jogo no Estádio da Luz, ante o Benfica, tendo, em posterior conferência de imprensa, prometido dizer "nomes quando for aberto um inquérito pela PGR".

Foram igualmente arquivados pela CD os autos dos processos disciplinares ao árbitro Paulo Baptista, assim como aos árbitros assistentes desse jogo, na sequência da participação disciplinar do Braga.

As penas divulgadas esta quarta-feira são o resultado da reunião plenária de 27 de Março da CD que ditaram ainda, para o clube bracarense, o arquivamento dos autos do processo por eventual responsabilidade do clube pelo comportamento incorrecto e alegados danos patrimoniais dos adeptos "arsenalistas" na receção ao Belenenses, da 13.ª jornada.

Jesus à conversa com Eduardo e Orlando Sá
ANTES DO TREINO VESPERTINO 
   

Jorge Jesus aproveitou o treino da tarde para conversar com Eduardo e Orlando Sá, dois dos jogadores mais mediáticos do plantel do Sp. Braga: o guarda-redes regressou dos trabalhos da Seleção e Orlando Sá prepara-se para terminar a época e rumar ao FC Porto. Após a conversa, treinaram-se normalmente, sendo que Orlando Sá está completamente recuperado da lesão muscular que o levou a abandonar mais cedo o treino matinal de terça-feira.

Castigados pela Comissão Disciplinar da Liga, o presidente António Salvador e o manager Carlos Freitas vão reagir ao final da tarde. Em causa estão as suspeitas levantadas sobre a arbitragem de Paulo Baptista no último Benfica-Sp. Braga.


Record