News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 30/03

Started by Bruno3429, 30 de March de 2009, 07:32

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Edimar como exemplo da política equilibrada
GARANTIDO ATÉ JUNHO DE 2010 SEM CUSTOS 

É indesmentível que a SAD bracarense teve de abrir os cordões à bolsa para assegurar algumas das mais-valias do plantel, especialmente Mossoró, Luís Aguiar e até Yazalde no mercado de inverno, dado que Leone e Filipe Oliveira foram "baratos", mas nem todos os elementos têm obrigado à compra de passes ou pagamentos de empréstimos.

Edimar é um bom exemplo. Emprestado pelo Cruzeiro, não tem custos na época em curso para além dos salários, nem terá na próxima, cujo acordo já está lavrado. "Dada a impossibilidade de o Sp. Braga ter utilizado o jogador durante seis meses, chegámos a uma plataforma de entendimento com o Cruzeiro e não será pago pela renovação do empréstimo. O Sp. Braga tinha opção, exerceu-a e será uma certeza no plantel em formação para 2009/10", confirmou a Record Marcos Marinho, o empresário FIFA que gere a carreira do defesa-esquerdo brasileiro de 22 anos.

Caso o venha a ter interesse num novo empréstimo, ou na compra dos direitos desportivos, então sim a SAD dirigida por António Salvador estará obrigada a entregar ao Cruzeiro - tem contrato com o jogador até ao final do ano de 2011 - verbas que se mantêm protegidas pelo acordo de confidencialidade que pautou as conversações.

Record

Bruno3429

Carlos Lourenço: "O psicólogo de desporto acompanha os atletas"

Carlos Lourenço é o coordenador do projecto das escolinhas e do gabinete de psicologia do Sp. Braga. Natural de Guimarães, jogou nas camadas jovens do Vitória, teve uma passagem por Espanha e acabou a sua curta carreira na equipa B do Sp. Braga. Dedicou-se então à parte académica, tendo concluído a licenciatura em Psicolgia, no ISMAI, com a melhor média de curso. Neste momento está a elaborar a sua tese de doutoramento, na Universidade do Minho, subordinada ao tema "resistência mental em atletas" e lecciona na Universidade Portucalense, no Porto.

Convidado para o programa 'Hora Arsenalista' da Antena Minho - Rádio de Braga, Carlos Lourenço começou por dizer que relativamente ao projecto das escolinhas do Sp. Braga "se inicialmente havia a filosofia de participação em torneio, aquilo que neste momento pretendemos é colocar as crianças com os professores, promover o seu desenvolvimento social ou relacional, o seu desenvolvimento motor, o seu desenvolvimento cognitivo para, a partir de então, através do desenvolvimento individual, passar para a parte da equipa, ou seja, do colectivo e de todos se integrarem e realizar jogos que é aquilo que neste momento estamos a fazer".

No que diz respeito ao facto de existirem teorias que referem que em faixas etárias mais baixas não é importante a competição, Carlos Lourenço afirmou que "o principal objectivo deste projecto é o lazer, ou seja, prestamos um serviço que versa a diversão, a integração das crianças numa prática desportiva, a relação que estabelecem com outras crianças e fundamentalmente o desenvolvimento global dessa criança", acrescentando que "essas teorias desenvolvimentais apontam para isso, ou seja, numa fase precoce da vida de uma criança o fundamental é mesmo a questão lúdica, o prazer de realizar alguma coisa que gostem" para isso "tentamos estimular da melhor forma possível a criança em todos os sentidos e só depois, se essa criança se encontra num estado desenvolvimental que lhe permita integrar alguma das turmas de competição é que avança para a competição, mas esse não será o nosso principal objectivo".

Ao nível da formação a intervenção é feita através do gabinete de psicologia com um trabalho que começa com a fase de preparação da época, seguindo-se a recolha e avaliação dos jogadores, uma de intervenção relativamente a algumas competências dos jogadores para optimizar o seu rendimento, e por fim uma nova avaliação para se saber se o tipo de intervenção que foi realizada teve o efeito desejado. Neste sentido, "o psicólogo de desporto não é um psicólogo de gabinete, é uma pessoa que acompanha os atletas, que está disponível para o que seja necessário para uma avaliação do comportamento e atitudes dos atletas para depois intervir directamente".


Correio Minho

Bruno3429

Matheus perde espaço decisivo
ANDRÉ MORAIS

Longe vai a glória de Matheus em Braga. Poucos como ele caíram tanto desde o início da época. Ninguém sabe ao certo se o decréscimo de minutos de utilização é consequência directa do pior rendimento ou se é este que obriga Jorge Jesus a apostar menos nele. Certo é que o brasileiro eclipsou-se e, desde o início de 2009, só uma vez foi titular (no empate na Amadora). Matheus foi suplente não utilizado cinco vezes no espaço de três meses, quando até então só uma vez havia sido impedido de ajudar a equipa.

O 2009 pouco pródigo começou ainda em 2008. Em Dezembro, o esquerdino só jogou na Holanda, contra o Heerenveen. As miniférias natalícias não trouxeram melhoria na retoma da época e o mau momento arrasta-se até hoje.

Contra o Aves, no jogo-treino que os bracarenses venceram por 3-1, foi aposta para a esquerda do meio-campo, alternando com Jorginho no apoio directo a Paulo César. Jorge Jesus testou a melhor equipa, embora lhe tenham faltado muitos jogadores. Matheus agradeceu a confiança com uma boa exibição e a promessa de que está disposto a recuperar o espaço que já foi seu. Pelo menos o lugar de primeiro suplente, 12.º jogador mais utilizado e sempre em claro benefício da equipa quando Jesus necessitava de agitar o ataque. Hoje, a sua influência é residual e incomparável à do início da época. É certo que César Peixoto acertou e é hoje imprescindível. É certo que Renteria está bem melhor e Paulo César despertou. Mas os elogios que recebeu do treinador a princípio auguravam feitos maiores.

Nos primeiros seis jogos da época, Matheus marcou três vezes. Primeiro ao Sivasspor, depois ao Leixões e por fim ao Zrinjsk, sempre em competições diferentes. Até ao jogo com o Heerenveen, a 4 de Dezembro, só marcou mais um, mas somou 1007 minutos, à média de 48 por jogo, se contabilizarmos os 21 em que esteve disponível para ser convocado. Foi nove vezes titular. Números bastante razoáveis e que tornam assustadores os que se seguiram e perduram até à data de hoje: 288 minutos em 14 jogos, sinónimo de 21 em média. Não há registo de qualquer golo marcado e titularidades só na Amadora. Agora, com o desgaste a que os rivais no seio do plantel estão sujeitos e com as lesões decorrentes do mesmo, Matheus surge na primeira linha de opções. Mossoró pode jogar à direita e Peixoto no meio. Contra o Aves foi assim. E em Setúbal?


Preparar o Sado sem as trutas

Se na semana que passou Jorge Jesus teve problemas para trabalhar em virtude das muitas ausências, a que hoje começa não promete ser muito melhor. Luis Aguiar está dispensado, por motivos pessoais, mas esse até já nem poderia jogar em Setúbal, por castigo.

Piores são os casos dos internacionais, com Renteria e Rodriguez em evidência. O avançado marcou o segundo golo da vitória da Colômbia contra a Bolívia e está em excelente posição para ser opção, quarta-feira, contra a Venezuela. O peruano Rodriguez defrontava à hora do fecho desta edição o Chile, e voltará a jogar quarta-feira contra o Brasil. Nenhum dos sul-americanos integrará os trabalhos arsenalistas antes de sexta-feira e quando o fizerem estarão cansados.

Eduardo também representa Portugal, ao passo que João Pereira vai para a selecção B que defronta a Roménia. Estamos a falar de quatro titulares que não farão mais do que dois treinos completos. E se no que respeita a Eduardo não se levantam questões físicas, em relação aos outros três o desgaste é obrigatório.

O Jogo

Bruno3429

Sporting de Braga
Regresso aos treinos amanhã de manhã


O Sporting de Braga regressa amanhã de manhã aos treinos, pelas 10h30, nos relvados de apoio do Estádio AXA, numa sessão que decorrerá à porta aberta para associados, adeptos e jornalistas. O apronto, após um dia de folga, servirá para começar a preparar a deslocação a Setúbal, na 23.ª ronda. Entretanto, no sábado, a equipa orientada por Jorge Jesus aproveitou a paragem do Campeonato para realizar um jogo amigável com o Desportivo das Aves, que venceu por 3-1, com golos de Mossoró, César Peixoto e Jorginho.

Primeiro Janeiro

Bruno3429

Rentería
Golo na vitória da Colômbia


Rentería, jogador do Sp. Braga, marcou o segundo golo da vitória (2-0) da Colômbia sobre a Bolívia, da fase de apuramento para o Mundial.

Correio Manhã

Bruno3429

Rui Patrício: «O Eduardo é um excelente guarda-redes»
Vítor Hugo Alvarenga

Rui Patrício está na Selecção B e tenta convencer Carlos Queiroz a dar-lhe uma oportunidade nos A¿s. O guarda-redes do Sporting foi chamado por Scolari para o Campeonato da Europa, mas agora está atrás de Eduardo, Daniel Fernandes e Beto nas escolhas do seleccionador.

«Acho que há bons guarda-redes em Portugal e as mudanças na selecção têm provado isso mesmo. A titularidade do Eduardo não me surpreende, pois já demonstrou ser um excelente guarda-redes», disse Rui Patrício à chegada ao Cartaxo, onde a Selecção Nacional B se está a concentrar.

«Estar aqui tem um sabor muito bom. É um orgulho enorme. Ainda agora estive nos sub-21, portanto não me faz diferença estar nesta ou na selecção A.», revelou o guardião do Sporting, espectador atento do empate a zero bolas entre Portugal e a Suécia.

«O jogo com a Suécia teve muitas emoções, sofri bastante, mas temos de levantar a cabeça», considerou.

Maisfutebol

JotaCC

Eduardo nas mãos do dragão

O processo de 'portugalização' do plantel dos dragões segue em bom ritmo e Eduardo, actual n.º 1 do Sp. Braga e da Selecção Nacional, é a escolha para a baliza.
Sem se poder dizer, claramente, que as coisas estão feitas, porque ainda não estão, o facto é que, sem qualquer leveza de análise, se pode dar como muito avançado o processo de transferência. Visto, de acordo com as nossas fontes, como estando já em vias de conclusão, e destapado minimamente agora, agora...que o Sp. Braga caiu na Europa e já não há o perigo de se poder mexer exteriormente com os nervos ou a tranquilidade do jogador.

A BOLA


Olho Vivo

EDUARDO nas mãos do dragão

Todos os interessados já sabem do empenho portista no actual n.º 1 da Selecção * Cláusula de três milhões não atrapalha intenção do FC Porto

Por António Casanova

Eduardo, português de Mirandela, actual nº 1 da Selecção Nacional, é a escolha do FC Porto para a equipa que poderá ou não continuar a ser treinada pelo professor de Mirandela. O processo de 'portugalização' do plantel dos dragões segue em bom ritmo ao encontro das projecções já materializadas com Miguel Lopes e Varela, mas com mais jogadores de porte consolidado, como Rúben Micael e, agora, Eduardo, na linha de acção imediata ou próxima da SAD do FC Porto.

Eduardo: este sim, um nome mais consensual, cada vez mais consensual, e cujo destino, mais ano menos ano, seria sempre um 'grande' ou o estrangeiro. O FC Porto vinha a segui-lo com interesse e toda a naturalidade, e a inversão do sentido de contratação em favor do jogador português, actualmente colocado em prática pela SAD, vai ao encontro do guarda-redes do Sp. Braga. Faz todo o sentido, e os passos aproximativos estão autorizados e são do conhecimento de todas as partes mais ligadas ou interessadas na questão.

Sem se poder dizer, claramente, que as coisas estão feitas, porque ainda não estão, o facto é que, sem qualquer leveza de análise, se pode dar como muito avançado o processo de transferência de Eduardo para o FC Porto. Visto, de acordo com as nossas fontes, como estando já em vias de conclusão, e destapado minimamente agora, agora... que o Sp. Braga caiu na Europa e já não há o perigo de se poder mexer exteriormente com os nervos ou a tranquilidade do jogador.

CLÁUSULA DE TRÊS MILHÕES

Com contrato até 2012 (mais três anos, por conseguinte), Eduardo tem uma cláusula de rescisão de três milhões de euros, e até poderá ser negociável por uma verba inferior, mas nem é isso, ou só isso, que está em causa, neste novo degelo Braga/Porto, em que Madrid foi o primeiro episódio de condescendências em duplo sentido e benefício comum.

O eixo Pedreira/Dragão está funcional, e a recente citação de Beto como alvo do FC Porto não passou de uma manobra clássica de diversão. O FC Porto já tinha apontado a Eduardo, e vai avançar para a sua contratação assim que as circunstâncias o permitirem ou aconselharem. Ponto vertical: a escolha está feita, o interesse comunicado, as bases pré-discutidas. Eduardo é o homem que se vai atravessar no caminho de Helton.

Com 26 anos (faz 27 em Setembro), Eduardo apareceu relativamente tarde porque esteve cinco anos na sombra, no Braga B. Transmontano do mesmo berço de Jesualdo Ferreira, toda a sua formação foi feita em Braga. Há três anos saiu a meio da época para Aveiro, onde se estreou a jogar na I Liga, depois fez uma época excepcional em Setúbal e afirmou-se no regresso inevitável à casa adoptiva.

O FC Porto é, sem grandes reservas, a próxima paragem de um guarda-redes sereno, fisicamente muito poderoso, com cultura táctica e nada espalhafatoso. Um olhar técnico mais profundo põe reservas por alguns defeitos de comunicação, mas esse é o seu modo de ser e agir, sustentado na serenidade. Apontam-lhe algumas precipitações, como a da saída em falso que acabou com a aventura europeia, mas é concessão rara e driblou-a bem com essa serenidade de carreira assente numa personalidade tranquila e óptimos reflexos, que lhe garante, geralmente, uma boa presença na baliza.

in A BOLA

JotaCC

Selecção B: João Pereira e Diogo Valente falam em trabalho reconhecido

Chamados para o particular com a Roménia, os dois jogadores regozijam-se com o facto de o seu trabalho ser reconhecido pelos responsáveis da equipa das quinas.

João Pereira diz ser «uma alegria enorme» poder representar a Selecção. «Sinto-me muito contente, é um sinal de que as pessoas estão atentas ao meu trabalho», reforça o lateral do Sp. Braga.

Diogo Valente afina pelo mesmo diapasão. «Esta chamada é um sinal de que tenho feito um bom trabalho e que está a ser reconhecido. Vou trabalhar para continuar a ser opção e para terminar o meu sonho na Selecção principal», afirma o extremo do Leixões.


Rodriguez (Sp. Braga) derrotado pelo Chile

Com o defesa do Sp. Braga a titular, o Peru foi esta madrugada derrotado em «casa» pelo Chile, por 1-3, em partida referente à zona sul-americana de qualificação para o Campeonato do Mundo.

A vitória dos chilenos, que contaram com o ex-«sportinguista» Rodrigo Tello, cedo começou a desenhar-se, com Alexis Sanchez a marcar logo aos dois minutos. Humberto Suazo, aos 32 minutos, ampliou a vantagem, através de grande penalidade, surgindo então a reacção dos peruanos, que marcaram quase de imediato por Johan Fano. Na segunda parte, porém, foi o Chile novamente a marcar, por Matías Fernández (70 m), confirmando a vitória.

Com este resultado, o Chile salta para a vice-liderança do agrupamento, com 19 pontos, os mesmos que Argentina, e ultrapassando o Brasil, que, após ter empatado também nesta madrugada no Equador, fica agora no quarto posto, o ultimo que dá acesso ao Mundial-2010.


A BOLA