News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 12/09

Started by Pé Ligeiro, 12 de September de 2006, 10:00

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

João Pinto e as "armas" para vencer Chievo
"Teremos que ter muita paciência"

Face a um Chievo perigoso, o jogador pretende um Braga avisado e a aproveitar todas as ocasiões para marcar
JORGE FONSECA/PEDRO ROCHA

Se há voz no plantel arsenalista capaz de falar, com profundo conhecimento de causa, da aventura europeia que o Braga está prestes a começar é o avançado João Pinto, que leva somados 64 confrontos europeus e uma grande experiência. Nesta lógica, a primeira questão levantada foi para que perigos devia estar prevenido o Braga no duplo confronto com o Chievo. Contrariamente ao que seria de supor, o jogador começou a resposta por dentro... "O maior perigo será não estarmos organizados!" continuando, depois, num tom mais optimista: "Acredito que o jogo nos vai correr bem se formos organizados e ambiciosos". Quebrar o enguiço de falhar o acesso à fase de grupos vive na cabeça dos bracarenses e o jogador que um dia, pelo Boavista, ajudou a eliminar o Inter de Milão, destacou "o maior equilíbrio de valores que existe hoje no futebol português e que permite, nos confrontos internacionais, acreditar numa eliminação do Chievo". "As equipas italianas são muito organizadas e concedem poucas oportunidades, daí a necessidade de criarmos desequilíbrios e procurar os golos", alertou. Por isso, insiste no capítulo da organização e, a talhe de foice, junta-lhe outro, não menos importante, mas que encaixa no que será o previsível confronto táctico em campo, avisando para a necessidade de equipa/adeptos precisarem de ter "muita paciência".
O moral de duas vitórias seguidas na Liga não se compadece com o maior valor do Chievo, enquanto equipa, comparado com Paços de Ferreira e Aves, mas João Pinto lembra que "há um espírito vencedor" no Braga que, caso "imponha o seu futebol e cometa poucos erros, terá chances de discutir a eliminatória". Quanto a quem é favorito não disse, preferindo realçar o potencial dos dois conjuntos para atingir a fase seguinte da prova. "Querer jogar na fase de grupos é a nossa maior motivação", concluiu.


Na sexta-feira
Chievo no autocarro


A conferência de João Pinto não se circunscreveu às impressões sobre a eliminatória, incluindo também algumas revelações... curiosas. Quando respondia à questão sobre o que sabia do Chievo, o jogador revelou que o primeiro contacto "aconteceu no autocarro na viagem de regresso das Aves, assistindo a um jogo deles". O segundo, acrescentou, foi no treino da tarde, altura em que a equipa de Verona foi estudada a fundo.


Regresso à UEFA três anos depois
O homem que ajudou a derrotar o Inter


Quase três anos depois - o último jogo remonta a 27 de Novembro de 2003, pelo Sporting, no encontro em que foi eliminado da Taça UEFA pelos turcos do Gençlerbirligi e que abandonou aos 79', por troca com Silva -, João Pinto interrompe o jejum de jogos internacionais e volta a poder jogar nas competições europeias, desta feita sob as cores do Braga. Com 64 jogos contabilizados e 14 golos apontados nos confrontos europeus em clubes tão diferentes como o Boavista, Benfica e Sporting, João Pinto surge como um dos jogadores em destaque na edição 2006/07 da Taça UEFA, como o comprova a promoção à competição no canal Eurosport, em que é a segunda figura a surgir no ecrã, logo a seguir ao avançado do Paris Saint-Germain, Pauleta. Aos 35 anos inicia a sua 19ª época e bem para trás ficou a sua estreia, tinha então 17 anos, e defrontou, pelo Boavista, os alemães de Leste do Karl Marx. Anos depois cruzou-se com o Inter, de Mathaus, Brehme e Klinsmann e derrotou-os (2-1, no Bessa, e 0-0, em Milão).



É fundamental
"Encham as bancadas"


A pergunta foi-lhe feita, mas João Pinto já trazia o assunto na ponta da língua, ainda que tenha contornado a questão no que toca ao "jeito que daria ter em Braga, o inferno da Luz ou de Alvalade". "Claro que o apoio do nosso público é fundamental", começou por responder o jogador que não hesitou em pedir o apoio aos adeptos do Braga, a quem agradeceu a forma entusiasta como estiveram nos últimos dois jogos. "Compareçam no estádio e encham as bancadas. Se não perderem a paciência e acreditarem na equipa nós vamos sentir, em campo, esse apoio fundamental. E isso pode fazer a diferença na hora de decidir a eliminatória", referiu o jogador.


Terceiro "round"
Pizza ou indigestão?


O jogo de quinta-feira é a terceira tentativa do Braga chegar à fase de grupos da Taça UEFA, depois de ter sido afastado pelo Hearts (3-1; 2-2) e Estrela Vermelha (0-0; 1-1). Agora o Braga começa em "casa" a aventura europeia e, a ideia, é ganhar uma vantagem confortável para gerir em Verona, numa eliminatória onde o favoritismo parece recair para o lado italiano.


Ao final da tarde
Chievo chega amanhã


A comitiva do Chievo Verona chega amanhã ao final da tarde ao Porto, após o que seguirá directo para Guimarães onde ficará hospedada. O treino de ambientação ao relvado e iluminação artificial do Estádio Municipal de Braga acontecerá pela 19h30 e não deverá exceder a meia hora. Antes disso, pelas 19h15, o técnico Giuseppe Pillon concederá uma conferência de imprensa.
No que toca aos adeptos, o Braga fez uma permuta de 100 ingressos com o Chievo, mas recentemente foram requisitados mais 200 bilhetes pelos italianos com o compromisso de serem devolvidos na data da chegada no caso de não terem sido vendidos. Os adeptos italianos, como habitualmente, assistirão ao jogo nos sectores A7 e A8 da bancada nascente. Embora a procura de bilhetes para a partida esteja ainda aquém do que os responsáveis da SAD pretendiam, é esperada uma assistência a rondar as treze mil pessoas.


Ricardo é reforço para a baliza

O nome dá que pensar, mas não se trata de uma transferência de última hora do dono da baliza do Sporting... para o Braga. Há sim senhor um novo Ricardo entre os arsenalistas, que até joga como guarda-redes, mas de idade e com características bem diferentes. Alto, louro e a vender juventude, Ricardo (oriundo das camadas jovens) foi uma das atracções da manhã, tendo dividido atenções apenas com o roupeiro Joca, de regresso às lides habituais, após um curto período sabático.


Com uma gastrenterite
Wender desapareceu e voltou a aparecer


Combalido por uma gastrenterite, Wender foi uma das ausências notadas no treino da manhã. O extremo brasileiro passou o dia em casa, devidamente medicado, mas nem representa um caso preocupante para o departamento médico, nem está em risco a sua utilização no jogo com o Chievo Verona, pois retomou os trabalhos da equipa ainda ontem, na sessão da tarde. Com o regresso de Wender ao activo, o médio Vandinho passa a ser o único elemento a figurar no boletim clínico, pois continua a recuperar de uma entorse na tibiotársica, estando por isso em dúvida para o compromisso de quinta-feira. Já refeitos dos respectivos problemas físicos, Matheus e Ricardo Chaves voltaram a trabalhar sem restrições.


Bruno Gama nos sub-20

Convocado por José Couceiro para integrar mais um estágio da Selecção Nacional Sub-20, que terá como palco Rio Maior, Bruno Gama já não participou nos dois treinos de ontem do Braga. Depois de ter passado por praticamente todos os escalões inferiores, no tocante a selecções, o jovem atacante cedido recentemente pelo FC Porto acaba agora por ser chamado, pela primeira vez, para os sub-20. Uma estreia que se espera auspiciosa e que poderá redundar futuramente em novas chamadas à equipa das quinas.


Chievo visto à lupa
Zé Carlos de cabeça no jogo ofensivo


Começou ontem oficialmente a "operação Chievo". Carlos Carvalhal aposta forte no apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA e, nesse sentido, vê-se quase na obrigação de apresentar na próxima quinta-feira, em casa, uma equipa dominadora, virada para o ataque, de modo a poder gerir uma eventual vantagem confortável no jogo da segunda mão, em Verona (Itália). Será um jogo de nervos, pois é sabido que as equipas transalpinas são normalmente fortes no plano defensivo e igualmente mortais no contra-ataque. A pensar certamente em tudo isto, o treinador ensaiou numa peladinha nada mais nada menos do que seis equipas diferentes, onde não faltavam soluções, tendo sido Zé Carlos o homem-golo da manhã, com um tiro de cabeça terceiro. À tarde, o grupo recorreu a vídeos de jogos para escalpelizar ao máximo o adversário do "calcio".

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Um Inferno na pedreira
JOÃO VIEIRA PINTO APELOU A UMA FORTE PRESENÇA DOS ADEPTOS


Nomeado porta-voz das expectativas do grupo para o jogo de quinta-feira com Chievo, João Pinto deixou um forte apelo à comparência dos adeptos bracarenses em peso no Municipal de Braga, com um apoio que considera "fundamental" para as aspirações da equipa. Sublinhando que ficou "agradavelmente surpreendido pela forma como os sócios apoiaram a equipa desde o início até ao fim" nos dois jogos já disputados, afirmou que gostava de ver reeditada em Braga uma "noite de gala" como as que viveu outrora no Bessa, Luz e em Alvalade: "Dá sempre jeito ter muitos adeptos do nosso lado para infernizar a vida dos adversários. É fundamental o seu apoio, independentemente do que se passar nos jogos. Quando se torna complicado chegar ao golo é que é importante não perderem a paciência e acreditar na equipa."

Apesar de acreditar na passagem à fase de grupos, não fecha os olhos ao poderio do oponente. "O estilo italiano é sempre complicado de contrariar, mas parece-me que as dificuldades, para as equipas portuguesas, já foram maiores. Vamos precisar de muita paciência, mas acho que qualquer das equipas tem potencial para seguir em frente. É um adversário valoroso e não concordo com os comentários que ouvi após o sorteio, dizendo que é uma equipa acessível", sublinhou, embora sem medo: "Estamos confiantes na entrada na fase de grupos da Taça UEFA, a qual o clube persegue há 3 anos."

IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Sp. Braga: João Pinto apela ao apoio do público frente ao Chievo
[ 2006/09/11 | 21:28 ] Redacção MaisFutebol

O Sporting de Braga prepara a recepção de quinta-feira ao Chievo Verona, na 1ª eliminatória da Taça UEFA. A formação arsenalista está ciente das dificuldades e João Pinto, em conferência de imprensa, pediu o apoio do público para vencer os transalpinos.
«Quer uma, quer outra equipa têm potencial para passar, mas estamos confiantes e vamos fazer de tudo para passar a eliminatória, para fazer algo que o Sp. Braga nunca antes conseguiu», disse o jogador, acrescentando: «Vamos lutar com todas as armas e apoio do público é fundamental. É agradável para um jogador sentir que joga com apoio, independentemente daquilo que se passar no campo. Ter o público do nosso lado é um incentivo extra.»
O Sp. Braga trabalhou em dose dupla, nesta segunda-feira. Wender, devido a problemas gástricos, falhou o treino matinal, mas marcou presença na sessão vespertina. Vandinho continua a recuperar de lesão e Bruno Gama foi chamado ao estágio da selecção nacional sub-20.
IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro

"É preciso ter paciência"

Está a chegar um dos momentos mais importantes da época para o Braga. O jogo com o Chievo, a contar para a primeira mão da eliminatória que dá acesso à fase de grupos da Taça UEFA, é já depois de amanhã, e os bracarenses só pensam em ganhar para ficarem mais perto do ambicionado apuramento. João Pinto, uma das figuras da equipa neste início de época, afirmou ontem que a qualificação está ao alcance do Braga, apesar das dificuldades que o adversário lhe irá criar. "As equipas italianas são sempre complicadas. Concedem poucos espaços e não dão muitas oportunidades, pelo que teremos de jogar de forma organizada. É preciso ter paciência", referiu o internacional português, considerando "fundamental" uma vitória em casa no primeiro jogo, embora saiba que "a eliminatória só será decidida em Itália".

João Pinto considera que a eliminatória só será decidida em Itália

JVP pediu aos adeptos minhotos para apoiarem a equipa, mesmo que o golo não apareça cedo, porque a paciência será mesmo essencial para derrotar o conjunto de Verona. O avançado recordou ainda a famosa eliminatória disputada em 1991/92 entre o Boavista e o Inter, ganha pelos axadrezados, que na altura tinham João Pinto como grande vedeta e escandalizaram a Europa com as suas "camisolas esquisitas". "Na altura, a diferença entre o nosso futebol e o italiano era muito grande, e era especial para qualquer equipa portuguesa conseguir eliminar os italianos. Agora, o futebol mudou e há mais equilíbrio".

Para a partida de depois de amanhã (19 horas, SportTV2, com arbitragem do belga Johan Verbist), Carlos Carvalhal tem todo o plantel disponível, à excepção de Vandinho, que continua a recuperar da sua lesão num tornozelo. Ricardo Chaves e Matheus já treinam sem limitações e podem ser convocados, caso o treinador assim o decida. A equipa bracarense treinou ontem de manhã e à tarde, tendo também analisado o vídeo do jogo de anteontem entre o Chievo e o Siena (1-2), que foi visto ao vivo por Carvalhal. Foi a segunda vez que os bracarenses viram imagens da equipa italiana em acção, depois de o terem feito no autocarro durante a viagem que se seguiu à partida da passada sexta-feira nas Aves.

Segundo os responsáveis bracarenses, até ao final do dia de ontem já tinham sido vendidos cerca de sete mil bilhetes para o jogo com o Chievo, prevendo-se, por isso, uma grande afluência de público depois de amanhã.