News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 18/03

Started by Bruno3429, 18 de March de 2009, 07:36

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Peixoto em dúvida
MÉDIO FAZ HOJE UM DERRADEIRO TESTE 



É a grande dúvida em torno da equipa do Sp. Braga para o jogo de amanhã à noite. César Peixoto debate-se com uma contusão muscular na região anterior da coxa direita, contraída no encontro com a Académica, não tendo participado em nenhum dos treinos realizados ontem. O internacional português esteve no relvado, apresentando uma ligadura na perna direita, tendo-se limitado a assistir ao trabalho dos companheiros. A presença do camisola 21 no duelo com o PSGestá dependente do resultado do derradeiro teste a ser realizado no treino desta manhã.

Quem também consta do boletim clínico é Paulo César, que saiu mais cedo do encontro com a Académica com queixas. O avançado apresenta uma contusão na região posterior da perna direita, estando a efetuar tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado. Contudo, o brasileiro tem presença garantida nos eleitos. De fora continuam Moisés e Paulo Jorge, que ontem voltaram a realizar corrida e alguns exercícios físicos.

Record

Bruno3429

César Peixoto em dúvida para a recepção ao PSG

César Peixoto está em dúvida para o jogo de amanhã à noite com o PSG. O esquerdino apresentou-se ontem de manhã com queixas na perna direita, foi reavaliado pelo médico dos arsenalistas, que aconselhou o médio a recolher aos balneários, onde recebeu tratamento.

Diario Minho

Bruno3429

César Peixoto em dúvida para ataque aos 'quartos'

O 'imperador' do Sp. Braga, César Peixoto, apresentou-se ontem queixoso face a um traumatismo na perna direita e está em dúvida para o jogo de amanhã, com o Paris Saint-Germain. O médio fez o aquecimento com os companheiros, mas depois de uma conversa com os responsáveis médicos regressou às instalações para fazer tratamento.

De resto, como habitual, Jorge Jesus poupou a grand es esforços os titulares do jogo com a Académica, cabendo aos restantes um treino normal. O Sp. Braga deu assim início à preparação do jogo decisivo com os gauleses, onde procura fazer história e apurar-se pela primeira vez para os quartos-de-final da Taça UEFA.
Os trabalhos prosseguem hoje de manhã com treino apenas aberto os primeiros 15 minutos, depois Jesus vai ensaiar a estratégia... infalível.

Correio Minho

Bruno3429

Masoquismo na dose agradável
PEDRO ROCHA

Não é propriamente com autoflagelações que os profissionais do Braga se motivam para os grandes jogos europeus, mas há uma curiosa tendência masoquista em torno de seis das nove vitórias que os minhotos já arrecadaram entre a Taça Intertoto e a Taça UEFA. Por outras palavras, a equipa de Jorge Jesus reagiu sempre bem a nível internacional depois de sofrer dissabores (derrotas ou empates) no campeonato ou até mesmo em jogos de preparação para a nova época. Atendendo a que o último resultado do Braga, para a Liga Sagres, foi um empate caseiro contra a Académica, é bem possível que o Paris Saint-Germain seja amanhã eliminado. O fenómeno começou a verificar-se precisamente no começo de Julho, em plena pré-época para a generalidade das equipas portugueses. Num particular com o Leiria, da Liga Vitalis, o Braga não foi além de um empate (1-1); uma semana depois, já para a Intertoto, ganhava ao Sivasspor por 2-0, na Turquia, e depois por 3-0, em Portugal. No começo de Setembro, em plena Taça UEFA, nova reacção positiva do Braga à frustração motivada pela vitória do Sporting (1-0) no Estádio AXA. As vítimas foram os eslovacos do Artmedia, que acabaram por ser despachados do mesmo local por uns expressivos 4-0. Os jogos seguintes com o Leixões (fora) e a Naval (em casa), que redundaram numa derrota e num empate, respectivamente, significaram novos baldes de água fria, contrariedades inesperadas, mas que não chegaram para abater os Guerreiros do Minho. Na segunda mão com o Artmedia, o Braga não fez a coisa por menos em Bratislava: vitória por 2-0. Nem mais. Como se estivesse metida num tortuoso carrossel, a equipa arsenalista empataria (0-0) um pouco mais à frente, na visita ao eterno rival Guimarães, antes de receber o poderosíssimo Portsmouth, que, curiosamente, havia eliminado o Vitória. O favoritismo recaía sobre o adversário inglês, mas os minhotos renasceram mesmo das cinzas e logo de forma épica, como ilustrou o resultado final do primeiro confronto em Braga: 3-0. Os primeiros sinais dessa repentina metamorfose manifestaram-se em Chaves (vitória por 1-0), para a Taça de Portugal, e o Portsmouth não terá levado isso em conta, da mesma forma que o Standard de Liège também não percebeu que em Portugal se tornou "normal" perder em casa com o Leixões. Resultado: a equipa belga viu o apuramento por um canudo em Braga ao perder por 3-0. O mesmo efeito foi registado nos jogos com o Milan e contra o PSG, em Paris, posteriores a empates. É verdade que o Braga não foi além de uma derrota (1-0) e de um empate (0-0), mas voltou a encantar com um futebol surpreendente.

Marco Ramos
"PSG costuma jogar melhor fora de casa"

PMS

Marco Ramos, jogador chamado por Carlos Queiroz para os trabalhos da Selecção B, joga no Lens, de França, e, como tal, é um profundo conhecedor do futebol gaulês. O jovem médio não se coibiu de analisar o adversário do Braga na Taça UEFA, a quem recomenda cautela na abordagem ao jogo da segunda mão. É que, para ele, o Paris Saint-Germain respira melhor fora do Parque dos Príncipes. "O Braga fez de facto um óptimo resultado e está a um passo de se qualificar para a próxima fase, mas é preciso ter algum cuidado. O PSG, fora do seu reduto, transcende-se e joga sem dúvida melhor, em toada de contra-ataque", alertou Marco Ramos, revelando-se "surpreendido" com a excelente época protagonizada pela equipa de Paul Le Guen. "O ano passado estava a lutar connosco para não descer, mas agora está diferente, dado que tem jogadores experientes na equipa. Quando faltam elementos como Giuly, Makelele ou Hoarau, é mais difícil eles praticarem bom futebol." E qual é o segredo para o Braga passar a eliminatória? Marco dá a receita: "Joguem pelas alas. Eles têm dificuldades por aí."

César Peixoto está em dúvida

Substituído no jogo com a Académica, César Peixoto é a única dúvida do Braga para o segundo round uefeiro com o Paris Saint-Germain. O extremo ainda participou no aquecimento do treino da manhã, que decorreu à porta aberta, mas acabou por recolher mais cedo ao balneário a fim de colocar gelo na coxa direita, depois de conferenciar com o médico João Pedro Araújo. O jogador queixa-se de uma contusão muscular e poderá estar em risco para o jogo com a equipa francesa, o que já não se verifica com Frechaut e Paulo César, que saíram ligeiramente combalidos do jogo com a Briosa. Caso César Peixoto se apresente esta manhã novamente a cem por cento, as únicas baixas serão Meyong (operado ao pé esquerdo), Moisés (pubalgia) e Paulo Jorge (rotura muscular). Os dois centrais apareceram no relvado somente para fazerem corrida à parte do grupo, estando fora de hipótese para o duelo de amanhã. As questões tácticas foram ensaiadas à tarde, num treino à porta fechada.


Jason Oost é mais um boato

Produto da formação do Feyenoord, Jason Oost tem sido apontado pela Imprensa holandesa como um dos alvos possíveis do Braga tendo em vista o reforço do plantel para a nova época. O jogador, de 27 anos, actua na posição de médio-ofensivo, é um especialista em assistências para golo e defende as cores do De Graafschap, actual último classificado da primeira liga da Holanda. Dois dados que não combinam bem, sobretudo para a SAD arsenalista, que, através de fonte oficial, garantiu a O JOGO não haver qualquer interesse na contratação de Jason Oost, que já representou RKC Waalwijk, Sparta e VVV-Venlo. De resto, não faltam por enquanto opções para a posição 10 no actual plantel às ordens de Jorge Jesus: Luis Aguiar, Mossoró, Matheus, Jorginho e Vandinho. A abundância é tal que até permitiu ao treinador adaptar Vandinho à posição de trinco, tornando-se ao mesmo tempo possível a cedência, por empréstimo, do argentino Madrid ao FC Porto.


Madail na entrega do Troféu Intertoto

Declarado vencedor da Taça Intertoto, por ter sido a equipa proveniente dessa prova a chegar mais longe na Taça UEFA, o Braga receberá, ao intervalo do jogo com o PSG, uma placa oficial a assinalar o triunfo. Gilberto Madail, presidente da FPF, marcará presença no acto, acompanhado de um representante da UEFA, cuja identidade ainda é desconhecida. Michel Platini, o presidente da UEFA, já enviou a António Salvador uma carta a felicitar o clube minhoto pela conquista, explicando também que não poderá comparecer devido a uma reunião.


Franceses de comboio

Cerca de 15 mil adeptos deverão assistir ao jogo com o Paris Saint-Germain, o que equivale a metade da lotação do Estádio AXA. De Paris, virão 900, e a CP já preparou uma operação especial de transporte para amanhã à tarde a partir da estação de São Bento (Porto).


Escoceses nomeados
O escocês Craig Thomas foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir o jogo de amanhã entre o Braga e o PSG, referente à segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Os compatriotas Tom Hugh Murphy e Martin Cryans serão os árbitros-assistentes.


Inquérito@nline

O Braga tem razões para se queixar do facto de a Académica não ter aceite adiar o jogo de domingo?


As queixas e acusações do "manager" arsenalista Carlos Freitas contra o presidente da Académica foram subscritas pela maioria dos adeptos que participaram no inquérito online. O mais justo teria sido o adiamento do jogo.

Sim | 58%

Não | 42%

N.º de participantes: 927

O Jogo

Bruno3429

Paris S. Germain: Ceará e Sakho recuperados e convocados para Braga       


Os defesas Marcos Ceará e Mamadou Sakho foram hoje convocados para a visita do Paris Saint-Germain ao reduto do Sporting de Braga, na segunda "mão" dos oitavos-de-final da Taça UEFA em futebol. Apesar de terem apresentado limitações nos últimos treinos, o brasileiro e o francês estão entre as escolhas do treinador do clube parisiense, Paul Le Guen.


Paul le Guen, técnico do Paris S. GermainDe regresso para o encontro de quinta-feira (20:30), no Estádio Axa, em Braga, está o médio Stéphane Sessegnon, que falhou, por castigo, o embate de domingo com o Marselha (1-3), para a Liga francesa.

Depois do "nulo" no Parque dos Príncipes, o Sporting de Braga recebe quinta-feira o Paris Saint-Germain, numa partida que será arbitrada pelo escocês escocês Craig Thompson.

Lista dos 18 convocados:
Guarda-redes: Apoula Edel e Mickael Landreau.
Defesas: Sylvain Armand, Zoumana Camara, Marcos Ceará, Larrys Mabiala, Mamadou Sakho e Sammy Traore.
Médios: Clément Chantome, Jérémy Clement, Claude Makelele, Fabrice Pancrate, Jérôme Rothen e Stéphane Sessegnon.
Avançados: Ludovic Giuly, Guillaume Hoarau, Mateja Kezman e Peguy Luyindula.


Escocês Craig Thompson dirige recepção do Braga ao PSG     

O árbitro escocês Craig Thompson foi hoje nomeado para dirigir quinta-feira a recepção do Sporting de Braga ao Paris Saint-Germain, em encontro da segunda "mão" dos oitavos-de-final da Taça UEFA em futebol. Na partida marcada para o Estádio Axa, em Braga (20:30), Craig Thompson será auxiliado pelos compatriotas Tom Hugh Murphy e Martin Cryans, enquanto Charles Joseph Richmond será o quarto árbitro.

O juiz escocês, que foi quarto árbitro no Euro2008, apenas arbitrou uma vez uma equipa portuguesa, tendo estado na vitória da selecção lusa de sub-21 sobre a Polónia (2-0), em encontro de apuramento para o Euro2007 da categoria.

No encontro da primeira "mão" dos oitavos-de-final da Taça UEFA, o Sporting de Braga empatou a zero na deslocação a Paris.

Por seu lado, o árbitro português Pedro Proença vai estar na Turquia, no encontro entre o Galatasaray e o Hamburgo, que no primeiro jogo empataram a uma bola.

José Trigo e Sérgio Lacroix serão os árbitros assistentes e João Capela será o quarto árbitro.


Maisactual

Bruno3429

PSG: Ceará e Sakho recuperam e vêm a Braga

Marcos Ceará e Mamadou Sakho foram convocados pelo treinador do PSG, Paul Le Guen, para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, frente ao Sp. Braga. Ambos tinham passado a semana com limitações físicas, mas foram incluídos na lista de eleitos para a visita ao Minho.

Eis a lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Apoula Edel e Mickael Landreau

Defesas: Sylvain Armand, Zoumana Camara, Marcos Ceará, Larrys Mabiala, Mamadou Sakho e Sammy Traore

Médios: Clément Chantome, Jérémy Clement, Claude Makelele, Fabrice Pancrate, Jérôme Rothen e Stéphane Sessegnon

Avançados: Ludovic Giuly, Guillaume Hoarau, Mateja Kezman e Peguy Luyindula.

Maisfutebol

Bruno3429

Taça UEFA

Escocês dirige jogo do Sporting de Braga


O árbitro escocês Craig Thompson foi nomeado para dirigir o jogo do Sporting de Braga frente ao Paris Saint-Germain, referente à segunda «mão» dos «oitavos-de-final» da Taça UEFA, agendado para amanhã à noite (20h30). Na partida marcada para o Estádio Axa, em Braga, Craig Thompson será auxiliado pelos compatriotas Tom Hugh Murphy e Martin Cryans, enquanto Charles Joseph Richmond será o quarto árbitro.
O juiz escocês, que foi quarto árbitro no Euro2008, apenas arbitrou uma vez uma equipa portuguesa, tendo estado na vitória da selecção de sub-21 sobre a Polónia (2-0), em encontro de apuramento para o Euro 2007 da categoria.
O árbitro português Pedro Proença vai estar no Galatasaray-Hamburgo.


Primeiro Janeiro

Bruno3429

Sp. Braga
César Peixoto em dúvida para o PSG


César Peixoto está em dúvida para o jogo de amanhã do Sp. Braga com o Paris SG, na decisão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. O médio português tem uma contusão muscular na coxa direita, pelo que efectuou apenas tratamento e trabalho no ginásio. No entanto, a utilização de César Peixoto permanece em aberto para o desafio da segunda mão da Taça UEFA (0-0 no primeiro jogo).


Já o avançado Paulo César padece também de uma contusão (perna direita) e está a fazer trabalho condicionado. Com a lesão do brasileiro e de Meyong (fractura do quinto metatarso do pé esquerdo), Jorge Jesus terá de mexer no ataque bracarense.

Hoje (13h00), o treinador arsenalista faz a antevisão do jogo com o PSG.

Correio Manhã

Bruno3429

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JORGE JESUS QUARTA-FEIRA ÀS 13H00  

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, estará na sala de imprensa do Estádio AXA quarta-feira, dia 18 de Março, às 13h00, para projectar a recepção ao PSG, agendada para as 20h30 de quinta-feira, a contar para a segunda mão dos 1/8 avos de final da Taça UEFA.

Os Gverreiros do Minho treinam antes, às 10h30, numa sessão que será aberta aos jornalistas nos primeiros 15 minutos.


BOLETIM CLÍNICO

Moisés
Sequelas de cirurgia a síndrome pubálgico. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em relvado e ginásio.

Paulo Jorge
Lesão muscular na região posterior da coxa esquerda. Efectua tratamento e trabalho condicionado em relvado e ginásio.

Bruno Tiago
Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho em ginásio e relvado.

César Peixoto
Contusão muscular da região anterior da coxa direita. Efectua tratamento e trabalho em ginásio.

Meyong
Sequelas de cirurgia de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo. Efectua tratamento.

Paulo César
Contusão muscular da região posterior da perna direita. Efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

Braga, 17 de Fevereiro de 2009

O Director Clínico do SC Braga

Dr. João Pedro Araújo


SCBraga.pt


JotaCC

Mundial de corta-mato
Jessica Augusto fora da convocatória
A Federação Portuguesa de Ateletismo divulgou esta segunda-feira os atletas que irão participar no Campeonato do Mundo de Corta-Mato, que se realiza em Amman - Jordânia, dia 28 de Março. A selecção partirá no dia 26 e regressa um dia após a competição, a 29 de Março.

Seniores Masculinos

Atleta/ Clube
. Rui Pedro Silva - Maratona Clube de Portugal
. José Rocha - Maratona Clube de Portugal
. Edaurdo Mbengani - Grupo Desportivo Conforlimpa
. Licínio Pimentel - Grupo Desportivo Conforlimpa
. Helder Ornelas - Grupo Desportivo Conforlimpa
. Manuel Damião - Grupo Desportivo Conforlimpa

Seniores Femininos

Atleta/ Clube
- Inês Monteiro - Maratona Clube de Portugal
- Anália Rosa - Maratona Clube de Portugal
- Ana Dias - Casa de Benfica de Faro
- Sara Moreira - Maratona Clube de Portugal
- Ana Dulce Félix - Sporting Clube de Braga
- Elisabete Lopes - Maratona Clube de Portugal

Juniores Masculinos
Atleta/ Clube
- José Costa - Futebol Clube do Porto

Juniores Femininos
Atleta/ Clube
- Daniela Cunha - União Desportiva da Várzea

LUSA

JotaCC

Eduardo, Luís Aguiar e Renteria são os mais cotados
AS CONTAS ARSENALISTAS NA TAÇA UEFA
   
O guarda-redes Eduardo, o médio Luis Aguiar e  o avançado Renteria são os futebolistas mais cotados do Sporting Braga e  podem valer ainda mais em caso de inédita qualificação para os quartos-de-final  da Taça UEFA.

A Lusa contactou os agentes FIFA Rui Neno, Jorge Manuel Mendes e Artur  Fernandes a quem pediu uma avaliação dos 20 jogadores mais utilizados esta  época pelo treinador Jorge Jesus e os números confirmam as "suspeitas" dos  adeptos do futebol quando se trata de referir os atletas mais influentes.
O internacional português Eduardo tem uma avaliação média de 3.5 milhões  de euros, uma ligeira vantagem sobre o uruguaio Luis Aguiar (3.33) e o colombiano  Renteria (3.17). 
Curiosamente, nenhum dos três integra a defesa, o sector mais cotado  (12.33) do plantel: no estudo, o meio-campo (10.58) e o ataque (9.92) estão  em plano de igualdade com os mesmos seis futebolistas. 
No sector recuado, o peruano Rodriguez e o brasileiro Moisés valerão  2.67 milhões de euros cada, seguidos de muito perto por João Pereira (2.5).
Rui Neno é o empresário mais sensível à crise e avaliou os 20 futebolistas  em 26.5 milhões de euros, sendo que Jorge Manuel Mendes o fez por 37.5 e  Artur Fernandes 46: a média do grupo aponta para os 37 milhões de euros. 


Jorge Jesus é quem mais se tem valorizado
GARANTIA DEIXADA PELOS AGENTES FIFA
   
O treinador Jorge Jesus é quem mais se tem valorizado com o sucesso do Sporting Braga na Taça UEFA, com agentes de futebol FIFA a antever o "salto" se a equipa for mais longe na prova.

"Nesta época, Jorge Jesus tem dissipado todas as dúvidas quanto à sua qualidade como treinador. É, realmente, um técnico de 'top', com capacidade  para treinar um 'grande' em Portugal", vinca Rui Neno, que acompanha a sua  carreira "há muitos anos".

A Agência Lusa contactou ainda os agentes FIFA Jorge Manuel Mendes e Artur Fernandes que subscrevem a ideia de Rui Neno, que entende ainda que Jesus "é exímio no trabalho de campo diário, utilizando muitos dos ensinamentos  recolhidos no estágio em Barcelona com Johan Cruyff".

"A única coisa que lhe falta para chegar a um 'grande' é melhorar a imagem, algo que ele já está a tratar. Também seria excelente falar outra  língua, o que lhe abriria as portas do mercado internacional", completou.

Jorge Manuel Mendes acrescentou: "Veio confirmar o bom trajecto que  vinha realizando, juntando-lhe a conquista da Taça Intertoto, que é um feito  histórico no clube e no futebol português".

O médio ofensivo Luis Aguiar, o avançado Renteria e o guarda-redes  Eduardo são, na opinião dos empresários, os futebolistas que mais têm dado  nas vistas, pelo que são também quem mais se tem valorizado. 

"Jorge Jesus e Renteria têm sido os elementos mais falados internacionalmente.  O Sporting Braga começa a ser comentado e respeitado na Europa, o que valoriza  todo o grupo", diz Artur Fernandes, que destaca ainda João Pereira e Mossoró.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga procura juntar-se a sexteto luso

O Sporting de Braga pode tornar-se quinta-feira a sétima equipa portuguesa a atingir os quartos-de-final da Taça UEFA, caso afaste o Paris Saint-Germain na "pedreira", após o "nulo" no Parques dos Príncipes.

A cumprir a oitava participação na prova, o conjunto "arsenalista" pode juntar-se a Vitória de Setúbal (primeira vez em 1968/69), Benfica (82/83), Sporting (85/86), Vitória de Guimarães (86/87), Boavista (93/94) e FC Porto (2000/2001), as outras equipas lusas que já atingiram os "quartos".

Das seis, o conjunto de sadino foi o primeiro a atingir esta fase e também o que chegou mais vezes aos quartos-de-final: quatro no espaço de seis temporadas (até 1973/74), as derradeiras três sob o comando do malogrado José Maria Pedroto.

Por seu lado, Benfica e Sporting atingiram os "quartos" em três ocasiões, o Boavista e o FC Porto em duas e o Vitória de Guimarães em apenas uma, em 1986/87, com o brasileiro Marinho Peres ao "leme" e jogadores como Paulinho Cascavel (cinco golos na campanha), Ademir, Roldão, Nascimento ou N´Dinga.

Entre o sexteto que atingiu esta fase, o FC Porto foi o único a vencer a prova (2002/2003), enquanto o Benfica (82/83) e o Sporting (2004/2005) chegaram à final, mas perderam, as "águias" frente ao Anderlecht (0-1 fora e 1-1 em casa) e os "leões" face ao CSKA de Moscovo (1-3)... em Alvalade.

Por seu lado, o Boavista tem como melhor registo a presença nas meias-finais, em 2002/2003, época em que esteve quase a defrontar o FC Porto na final: empatou 1-1 em Glasgow, mas caiu no Bessa por 1-0, por culpa de um golo do sueco Henrik Larsson.

A 21 de Maio de 2005, na final de Sevilha, os "dragões", comandados por José Mourinho, conseguiram, no entanto, desforrar os conterrâneos, ao vencerem os escoceses por 3-2, após prolongamento, com dois golos do agora "leão" Derlei (marcou 11 na prova) e um do russo Alenitchev.

O Sporting de Braga pode juntar-se quinta-feira ao sexteto luso que já atingiu os "quartos" da Taça UEFA, no que é a terceira época consecutiva de afirmação europeia.

A formação "arsenalista" atingiu os "oitavos" em 2006/2007, época em que arrumou o Chievo (primeira eliminatória) e o Parma (16avos-de-final) e só caiu perante o Tottenham (2-3 em casa e fora), e os 16-avos-de-final a época transacta.

Os bracarenses ultrapassaram uma fase de grupos em que tiveram como adversários Bayern Munique, Bolton, Aris de Salónica e Estrela Vermelha, e foram eliminados a seguir, pelo Werder Bremen, num "duelo" que ficou decidido na Alemanha, onde o Sporting de Braga perdeu 3-0 e falhou... duas grandes penalidades.

Na presente temporada, o Sporting de Braga, sob o comando de Jorge Jesus, começou na fase Intertoto, que venceu (foi a equipa que chegou mais longe na Taça UEFA), e está a realizar uma campanha notável. Basta vencer, por qualquer resultado, para fazer história.

- Quadro das equipas portuguesas que atingiram os quartos-de-final da Taça UEFA:

VITÓRIA DE SETÚBAL (4 VEZES, em 12 participações)
68/69 QF Newcastle, Ing 1-5 (F), 3-1 (C)
70/71 QF Leeds, Ing 1-2 (F), 1-1 (C)
72/73 QF Tottenham, Ing 0-1 (F), 2-1 (C)
73/74 QF Estugarda, RFA 0-1 (F), 2-2 (C)

BENFICA (3 VEZES, em 16 participações)
82/83 QF AS Roma, Ita 2-1 (F), 1-1 (C)
F Anderlecht, Bel 0-1 (F), 1-1 (C)
92/93 QF Juventus, Ita 2-1 (C), 0-3 (F)
06/07 QF Espanyol, Esp 2-3 (F), 0-0 (C)

SPORTING (3 VEZES, em 28 participações)
85/86 QF Colónia, RFA 1-1 (C), 0-2 (F)
90/91 QF Bolonha, Ita 1-1 (F), 2-0 (C)
MF Inter Milão, Ita 0-0 (C), 0-2 (F)
04/05 QF Newcastle, Ing 0-1 (F), 4-1 (C)
F CSKA Moscovo, Rus 1-3 (N, Alvalade)

BOAVISTA (2 VEZES, em 12 participações)
93/94 QF Karsruhe, Ale 1-1 (C), 0-1 (F)
02/03 QF Málaga, Esp 0-1 (F), 1-0ap, 4-1gp (C)
MF Celtic, Esc 1-1 (F), 0-1 (C)

FC PORTO (2 VEZES, em 16 participações)
00/01 QF Liverpool, Ing 0-0 (C), 0-2 (F)
02/03 QF Panathinaikos, Gre 0-1 (C), 2-0ap (F)
F Celtic, Esc 3-2ap (N)

VITÓRIA DE GUIMARÃES (1 VEZ, em 13 participações)
86/87 QF Monchengladb., RFA 0-3 (F), 2-2 (C)


Hóteis e restaurantes em alta com carreira europeia do Sp. Braga

Nos dias de futebol europeu do Sporting de Braga a taxa de ocupação hoteleira da cidade regista um aumento de 20 por cento e o sector onde o afluxo dos adeptos estrangeiros mais se nota é na restauração.

Os dados são da Região de Turismo Verde Minho (RTVM) e dizem ainda que, em média, os adeptos permanecem uma noite no país - não só em Braga, mas também no Porto por causa dos voos "low cost" -, e é o centro histórico da cidade que mais lucra com a sua visita.

O Standard de Liège foi a equipa que mais adeptos trouxe à cidade, cerca de dois mil, seguidos dos ingleses e alemães, e os que mais dinheiro gastaram.

Luís Pinheiro, proprietário do café-restaurante Astória, bem no centro da cidade, admitiu ter ficado "surpreendido" com os belgas.

"Ficámos surpreendidos porque os anteriores, os ingleses (Portsmouth) e os alemães (Wolfsburgo) não vieram para gastar dinheiro, mas apenas para ver o futebol".

Mas "os belgas", notou, "foram totalmente diferentes, vieram para desfrutar: do clima, da gastronomia e essencialmente dos copos", contou à agência Lusa.

"Sou sincero, não fazia ideia que era possível facturar tanto num só dia...", notou.

Igualmente debaixo da mesma arcada e a poucos passos de distância fica o mítico Café Vianna, fundado em 1872.

Artur Pereira, 64 anos e sotaque brasileiro dos 26 anos passados no "país irmão", não tem dúvidas: a visita dos adeptos estrangeiros "tem um impacto enorme! Claro que a campanha que o Braga está a realizar na Europa é muito importante, é muito bom, movimenta a cidade", afirma.

"Só em venda de cerveja posso dizer que se vende 90 ou 100 por cento mais. Os ingleses até partiram umas coisas, mas não foi vandalismo. Beberam foi muita cerveja logo de manhã e depois puseram-se em cima das mesas e cadeiras, mas já são muito velhinhas e quebraram", notou entre sorrisos.

Segundo Artur Pereira, "nos dois dias que eles costumam ficar vendo mais de 1000 litros de cerveja. Até faço questão que se divida (com o vizinho Astória), porque se não é muita gente para um só".

Para Luís Pinheiro, a caminhada triunfante do Sporting de Braga na Europa "é tão importante como isto: eu não ligava 'puto' ao futebol e agora estou sempre atento a quem serão os próximos adversários do Braga", confessou o empresário à Lusa. "Agora sou mais bracarense", resumiu.

A vereadora das Actividades Económicas e do Turismo da câmara municipal de Braga corrobora o pulsar dos empresários.

"Acho que é muito importante e temos tido provas disso desde o Euro2004. Tem havido um aumento notório e fico muito satisfeita porque isso ajuda a consolidar a imagem e a marca da cidade", disse Ana Paula Pereira à Lusa.

"Temos alguns projectos conjuntos com a restauração, mas acreditamos muito no 'boca-a-boca'. Os nossos empresários têm apostado muito bem na formação e isso começa a dar os seus frutos", disse.

Agora resta torcer pela equipa quinta-feira, na recepção ao Paris Saint-Germain, que pode dar um inédito acesso aos quartos-de-final da Taça UEFA.

Por duas razões, segundo Ana Paula Pereira: "Por um lado para que o clube continue a crescer e por outro porque traz mais actividade económica à cidade".


Jorge Jesus é quem mais se tem valorizado, dizem agentes FIFA

O treinador Jorge Jesus é quem mais se tem valorizado com o sucesso do Sporting Braga na Taça UEFA, com agentes FIFA a antever o "salto" se a equipa for mais longe na prova.

"Nesta época, Jorge Jesus tem dissipado todas as dúvidas quanto à sua qualidade como treinador. É, realmente, um técnico de 'top', com capacidade para treinar um 'grande' em Portugal", vinca Rui Neno, que acompanha a sua carreira "há muitos anos".

A Lusa contactou ainda os agentes FIFA Jorge Manuel Mendes e Artur Fernandes que subscrevem a ideia de Rui Neno, que entende ainda que Jesus "é exímio no trabalho de campo diário, utilizando muitos dos ensinamentos recolhidos no estágio em Barcelona com Johan Cruyff".

"A única coisa que lhe falta para chegar a um 'grande' é melhorar a imagem, algo que ele já está a tratar. Também seria excelente falar outra língua, o que lhe abriria as portas do mercado internacional", completou.

Jorge Manuel Mendes acrescentou: "Veio confirmar o bom trajecto que vinha realizando, juntando-lhe a conquista da Taça Intertoto, que é um feito histórico no clube e no futebol português".

O médio ofensivo Luis Aguiar, o avançado Renteria e o guarda-redes Eduardo são, na opinião dos empresários, os futebolistas que mais têm dado nas vistas, pelo que são também quem mais se tem valorizado.

"Jorge Jesus e Renteria têm sido os elementos mais falados internacionalmente. O Sporting Braga começa a ser comentado e respeitado na Europa, o que valoriza todo o grupo", diz Artur Fernandes, que destaca ainda João Pereira e Mossoró.

O agente FIFA recorda, no entanto, que "não é fácil calcular os novos valores de mercado dos atletas num processo que ainda não terminou", pelo que defende que "há que esperar pelo final da campanha europeia do Braga para, na hora de fazer negócios, somar o desempenho de toda a gente e subtrair a crise mundial".

"O Eduardo, Moisés, Luis Aguiar e Renteria são quem mais se tem valorizado, face ao excelente desempenho que têm revelado. Alinhando numa equipa que não está no topo do futebol europeu, os valores envolvidos numa futura transferência serão naturalmente razoáveis e interessantes", considerou Jorge Manuel Mendes.

Rui Neno, que entende que o plantel se valorizou "20 a 40 por cento" com esta campanha europeia, lembrou ainda os bons desempenhos de João Pereira, Stélvio Cruz, Orlando Sá e Vandinho.

"Em tudo isto, destaco o Renteria. Se finalizasse com sucesso metade das ocasiões de golo, certamente jogaria no AC Milan", conclui o empresário.



Eduardo, Luís Aguiar e Renteria são os mais cotados

O guarda-redes Eduardo, o médio Luis Aguiar e o avançado Renteria são os futebolistas mais cotados do Sporting Braga e podem valer ainda mais em caso de inédita qualificação para os quartos-de-final da Taça UEFA.

A Lusa contactou os agentes FIFA Rui Neno, Jorge Manuel Mendes e Artur Fernandes a quem pediu uma avaliação dos 20 jogadores mais utilizados esta época pelo treinador Jorge Jesus e os números confirmam as "suspeitas" dos adeptos do futebol quando se trata de referir os atletas mais influentes.

O internacional português Eduardo tem uma avaliação média de 3.5 milhões de euros, uma ligeira vantagem sobre o uruguaio Luis Aguiar (3.33) e o colombiano Renteria (3.17).

Curiosamente, nenhum dos três integra a defesa, o sector mais cotado (12.33) do plantel: no estudo, o meio-campo (10.58) e o ataque (9.92) estão em plano de igualdade com os mesmos seis futebolistas.

No sector recuado, o peruano Rodriguez e o brasileiro Moisés valerão 2.67 milhões de euros cada, seguidos de muito perto por João Pereira (2.5).

Rui Neno é o empresário mais sensível à crise e avaliou os 20 futebolistas em 26.5 milhões de euros, sendo que Jorge Manuel Mendes o fez por 37.5 e Artur Fernandes 46: a média do grupo aponta para os 37 milhões de euros.

Apesar dos números consideráveis, a verdade é que o Sporting de Braga está ainda longe dos três grandes do futebol português, com valores substancialmente mais elevados.

De acordo com trabalhos similares realizados pela Lusa, o plantel do FC Porto está avaliado em cerca de 142 milhões de euros, o do Benfica em 105 e o do Sporting em 92, realidades de grandeza bem superiores, tal como os passivos.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga na UEFA: venha mais cerveja

Aumenta 20 por cento a ocupação dos hotéis de Braga nos dias em que a equipa tem confrontos europeus. E a campanha do Sp. Braga na Taça UEFA está a ser épica também para os bares e restaurantes da cidade.

É a Região de Turismo Verde Minho (RTVM) que faz essa estimativa do aumento de 20 por cento da capacidade hoteleira, segundo dados citados pela Lusa, notando ainda que os adeptos estrangeiros permanecem em média uma noite no país - não só em Braga, mas também no Porto, por causa dos voos «low cost».

A equipa que levou mais adeptos à cidade, cerca de dois mil, foi o Standard Liége, seguida dos ingleses do Portsmouth e dos alemães do Wolfsburgo, adversários da equipa de Jorge Jesus na fase de grupos.

É nos cafés e restaurantes do centro histórico das cidades que os visitantes se concentram. E os belgas foram uma bela surpresa. «Sou sincero, não fazia ideia que era possível facturar tanto num só dia», conta Luís Pinheiro, proprietário do café-restaurante Astória, à Lusa.

«Ficámos surpreendidos porque os anteriores, os ingleses e os alemães, não vieram para gastar dinheiro, mas apenas para ver o futebol», nota, estabelecendo o contraste com os adeptos do Standard: «Foram totalmente diferentes, vieram para desfrutar: do clima, da gastronomia e essencialmente dos copos.»

Ali ao lado, no Café Vianna, Artur Pereira até passou a ligar ao futebol. «Só em venda de cerveja posso dizer que se vende 90 ou 100 por cento mais. Os ingleses até partiram umas coisas, mas não foi vandalismo. Beberam foi muita cerveja logo de manhã e depois puseram-se em cima das mesas e cadeiras, mas já são muito velhinhas e quebraram», ri-se o empresário: «Nos dois dias que eles costumam ficar vendo mais de 1000 litros de cerveja. Até faço questão que se divida (com o vizinho Astória), porque se não é muita gente para um só.»

Luís Pinheiro resume o impacto da caminhada europeia do Sp. Braga numa ideia: «É tão importante como isto: eu não ligava 'puto' ao futebol e agora estou sempre atento a quem serão os próximos adversários do Braga. Agora sou mais bracarense.»

Esta quinta-feira o Sp. Braga recebe o PSG, para a segunda mão dos oitavos-de-final. Estão a chegar os adeptos franceses. Venha mais cerveja.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga: César Peixoto reintegrado

César Peixoto integrou o último treino do Sp. Braga antes da decisão europeia com o Paris Saint-Germain, marcada para quinta-feira, sendo previsível que possa ser chamado por Jorge Jesus para a recepção à equipa gaulesa.

O jogador subiu ao relvado com o restante plantel e evoluiu sem aparentes limitações, indiciando que terá debelado a lesão muscular na coxa direita que o impediu de se treinar na sessão da véspera.

A disponibilidade de César Peixoto para o jogo com o PSG será dissipida pela lista de convocados de Jorge Jesus, que projecta a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA a partir das 13 horas.


A BOLA

JotaCC

Taça UEFA: Sp. Braga procura juntar-se a sexteto luso
Se os minhotos ultrapassarem o PSG, serão a sétima equipa portuguesa a atingir os quartos-de-final da competição.

O Sporting de Braga pode tornar-se quinta-feira a sétima equipa portuguesa a atingir os quartos-de-final da Taça UEFA, caso afaste o Paris Saint-Germain na "pedreira", após o 'nulo' no Parques dos Príncipes.

A cumprir a oitava participação na prova, o conjunto 'arsenalista' pode juntar-se a Vitória de Setúbal (primeira vez em 1968/69), Benfica (82/83), Sporting (85/86), Vitória de Guimarães (86/87), Boavista (93/94) e FC Porto (2000/2001), as outras equipas lusas que já atingiram os 'quartos'.

Das seis, o conjunto de sadino foi o primeiro a atingir esta fase e também o que chegou mais vezes aos quartos-de-final: quatro no espaço de seis temporadas (até 1973/74), as derradeiras três sob o comando do malogrado José Maria Pedroto.

Por seu lado, Benfica e Sporting atingiram os 'quartos' em três ocasiões, o Boavista e o FC Porto em duas e o Vitória de Guimarães em apenas uma, em 1986/87, com o brasileiro Marinho Peres ao 'leme' e jogadores como Paulinho Cascavel (cinco golos na campanha), Ademir, Roldão, Nascimento ou N'Dinga.

Entre o sexteto que atingiu esta fase, o FC Porto foi o único a vencer a prova (2002/2003), enquanto o Benfica (82/83) e o Sporting (2004/2005) chegaram à final, mas perderam, as 'águias' frente ao Anderlecht (0-1 fora e 1-1 em casa) e os 'leões' face ao CSKA de Moscovo (1-3)... em Alvalade.

Por seu lado, o Boavista tem como melhor registo a presença nas meias-finais, em 2002/2003, época em que esteve quase a defrontar o FC Porto na final: empatou 1-1 em Glasgow, mas caiu no Bessa por 1-0, por culpa de um golo do sueco Henrik Larsson.

A 21 de Maio de 2005, na final de Sevilha, os 'dragões', comandados por José Mourinho, conseguiram, no entanto, desforrar os conterrâneos, ao vencerem os escoceses por 3-2, após prolongamento, com dois golos do agora 'leão' Derlei (marcou 11 na prova) e um do russo Alenitchev.

O Sporting de Braga pode juntar-se quinta-feira ao sexteto luso que já atingiu os 'quartos' da Taça UEFA, no que é a terceira época consecutiva de afirmação europeia.

A formação 'arsenalista' atingiu os 'oitavos' em 2006/2007, época em que arrumou o Chievo (primeira eliminatória) e o Parma (16-avos-de-final) e só caiu perante o Tottenham (2-3 em casa e fora), e os 16-avos-de-final a época transacta.

Os bracarenses ultrapassaram uma fase de grupos em que tiveram como adversários Bayern Munique, Bolton, Aris de Salónica e Estrela Vermelha, e foram eliminados a seguir, pelo Werder Bremen, num 'duelo' que ficou decidido na Alemanha, onde o Sporting de Braga perdeu 3-0 e falhou... duas grandes penalidades.

Na presente temporada, o Sporting de Braga, sob o comando de Jorge Jesus, começou na fase Intertoto, que venceu (foi a equipa que chegou mais longe na Taça UEFA), e está a realizar uma campanha notável. Basta vencer, por qualquer resultado, para fazer história.


EXPRESSO

JotaCC

Castigos referentes à 22.ª jornada das Ligas

Jaime Pacheco, treinador do Belenenses, suspenso por 12 dias, pela Comissão Disciplinar da Liga
Dois jogos:

Moustapha (Trofense)
Leandro Lima (V. Setúbal)
Cícero (V. Guimarães)

Um jogo:

Luís Alberto (Nacional)
Marcinho (Marítimo)
Robson (V. Setúbal)
Luís Aguiar (Sp. Braga)
Flávio Meireles (V. Guimarães)
Lisandro (FC Porto)
Bruno Miguel (Rio Ave)

RTP

JotaCC

Jorge Jesus: «Nulo é um resultado perigoso»
TÉCNICO LANÇA ENCONTRO COM PARIS SG

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, lançou ao final da manhã o embate da sua formação com o Paris SG, referente à 2.ª mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Para o timoneiro da nau bracarense, o nulo averbado na 1.ª mão é perigoso, mas há muita confiança no trabalho dos seus pupilos.

"O nulo é um resultado perigoso, que deixa tudo em aberto para as duas equipas. Também sabemos que o 0-0 pode ser positivo, na perspectiva em que para se passar a eliminatória, só há uma coisa na nossa consciência, ou seja. temos de ganhar", revelou aos jornalistas.

"Definimos que o jogo tem cinco momentos. Desses, destacamos dois muito importantes - a organização defensiva e o nosso ataque rápido. Escolhendo estes dois como prioridades, temos a certeza que passamos. Agora, não lhes vou dizer os conteúdos, mas isto é um princípio do que temos de fazer", resumiu depois.

Quanto ao adversário, Jesus acredita que não mudará uma vírgula ao seu habitual estilo: "O PSG vai ser igualzinho a Paris. Em relação a Paris, a nossa equipa não vai mudar muito. Agora, em relação à Académica vai ser, como é óbvio, porque fizemos modificações, para dar descanso. As condições físicas dos jogadores obrigam-me a fazer isso. Rentería e Luis Aguiar amanhã vão estar, por exemplo, enquanto César Peixoto e Paulo César ainda não temos a certeza se podem ser lançados."

Paul Le Guen, treinador do Paris SG, garantiu que vai fazer descansar alguns jogadores, como Giuly, Hoarau e Ceará. Jorge Jesus compreende as motivações do francês.

"Ele vai jogar a Toulouse e o campeonato francês está em disputa acesa. Dando prioridade, como eu também daria, percebo. Mas o Hoarau vai entrar no jogo. Se ele entrar é bom sinal, é sinal que o Sp. Braga está em vantagem", ironizou.



César Peixoto apto e convocado por Jesus

MÉDIO REINTEGRADO NO TREINO SEM LIMITAÇÕES
   
César Peixoto, que estava em dúvida para o encontro com o Paris Saint-Germain, foi reintegrado esta quarta-feira nos trabalhos da equipa comandada por Jorge Jesus, que disputa amanhã a 2.ª mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. E acabou mesmo por ser convocado para o desafio com os parisienses, tal como Paulo César, também magoado.

O esquerdino, que estava limitado por um problema muscular na coxa direita, treinou sem aparentes limitações e deverá, assim, estar à disposição do técnico.

Na lista estão 20 jogadores, destacando-se ainda o regresso de Vandinho, ausente por castigo da última partida, frente à Académica.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, Frechaut, André Leone, Rodriguez, Evaldo e Edimar.

Médios: Stélvio, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró, Alan, Vandinho e Jorginho.

Avançados: Matheus, Orlando Sá, Renteria e Paulo César.



Kezman: «Vamos conseguir marcar em Braga»
AVANÇADO SÉRVIO DO PSG COM CONFIANÇA EM ALTA

   
O avançado sérvio Mateja Kezman foi o rosto da confiança do Paris SG, que esta manhã aterrou em Portugal para amanhã defrontar o Sporting de Braga, na 2.ª mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. O jogador acredita num triunfo dos homens da capital gaulesa, mas até equaciona um empate, desde que isso signifique a passagem à fase seguinte da competição.

"É um jogo muito importante para nós, 0-0 é um bom resultado para nós, foi importante não termos sofrido golos em Paris. Temos bons avançados e penso que agora vamos conseguir marcar em Braga. Quem sabe, poderemos seguir em frente com um empate com golos", disse.

"Fizemos uma boa exibição na primeira mão, em Paris, foi pena não termos conseguido marcar golos. Viemos para ganhar em Braga e penso que vamos conseguir", rematou.

RECORD

JotaCC

Vandinho é novidade dos convocados para recepção ao PSG

O regresso de Vandinho é a novidade dos convocados do Sporting de Braga para a recepção, quinta-feira, ao Paris Saint-Germain (PSG), da segunda mão da Taça UEFA, que pode dar uma inédita passagem aos quartos-de-final da competição.

O experiente médio brasileiro ficou de fora do último jogo do campeonato, recepção à Académica, por castigo, e regressará certamente ao "onze" titular, onde alinhará à frente da linha defensiva.

Com essa excepção, o treinador Jorge Jesus repete os eleitos que chamou para o jogo com os "estudantes", com destaque também para a inclusão de César Peixoto e Paulo César, jogadores que apresentam limitações físicas e que, segundo o técnico bracarense, ainda estão em dúvida para o embate.

De fora ficam ainda os lesionados Meyong, Moisés, Paulo Jorge e Bruno Tiago.

No jogo da primeira mão, em Paris, as duas equipas empataram sem golos, pelo que a formação minhota terá sempre de ganhar, qualquer que seja a margem, para passar pela primeira vez na sua história aos quartos-de-final da competição.

O jogo tem início às 20:30, quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Craig Thompson, da Escócia.

Os convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

Defesas: João Pereira, André Leone, Rodriguez, Evaldo, Edimar, Frechaut e Filipe Oliveira.

Médios: Vandinho, Luís Aguiar, Mossoró, Stélvio, César Peixoto e Jorginho.

Avançados: Alan, Renteria, Orlando Sá, Paulo César e Matheus.


O JOGO

JotaCC

Jorge Jesus aposta tudo na vitória

Alertando para o facto de o empate sem golos em Paris ser «um resultado perigoso», Jorge Jesus afiança que o Sp. Braga vai apostar tudo na vitória no segundo e decisivo jogo com o Paris Saint-Germain, que vale presença inédita nos quartos-de-final da Taça UEFA.

«Temos consciência de que o empate sem golos é um resultado perigoso, que deixa a eliminatória em aberto. Mas na minha consciência e da equipa só cabe um resultado: a vitória. Temos de ganhar e é com esse pensamento que vamos encarar o jogo», afirmou Jorge Jesus, esta tarde, em conferência de imprensa, referindo que a «organização defensiva» e o «ataque rápido» da sua equipa poderão ser os factores-chave do jogo com os gauleses. «É por aí que podemos decidir a eliminatória», notou.

Também presente na conferência de imprensa, Frechaut defendeu que o Sp. Braga deve manter o «alto nível» que tem evidenciado na Taça UEFA, no sentido de «fazer história» passando aos quartos-de-final da prova.



Sp. Braga: Jorge Jesus chama todos os disponíveis

Jorge Jesus chamou todos os 20 jogadores disponíveis para o jogo com o Paris Saint-Germain, de quinta-feira, referente à segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

César Peixoto e Paulo César serão reavaliados no dia do jogo, mas é um dado praticamente adquirido de que ambos serão dados como aptos para defrontar o conjunto gaulês.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras:

Defesas: Rodriguez, Evaldo, Frechaut, Filipe Oliveira, Leone, João Pereira e Edimar:

Médios: Mossoró, Jorginho, Stélvio, César Peixoto, Luis Aguiar, Alan, Vandinho e Matheus;

Avançados: Paulo César, Orlando Sá e Renteria.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga com Peixoto e Paulo César para o PSG

Jorge Jesus convocou César Peixoto e Paulo César para a decisão dos oitavos-de-final da Taça UEFA frente ao PSG, mas ainda não sabe se pode «lançar» os dois jogadores, que recuperam de problemas físicos.

Na lista estão 20 jogadores, destacando-se ainda o regresso de Vandinho, ausente por castigo da última partida, frente à Académica.

Lista de 20 convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;
Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, Frechaut, André Leone, Rodriguez, Evaldo e Edimar;
Médios: Stélvio, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró, Alan, Vandinho e Jorginho;
Avançados: Matheus, Orlando Sá, Renteria e Paulo César



Jorge Jesus: «Vamos jogar com segurança máxima»
 
O treinador do Sp. Braga, Jorge Jesus, está a um passo de fazer história no clube. os bracarenses recebem o PSG, na segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Em Paris, houve um nulo, «um resultado perigoso, que deixa tudo em aberto para as duas equipas». Por isso mesmo, o técnico assume que vai jogar «na perspectiva da segurança máxima».

«Também sabemos que o 0-0 pode ser positivo, na perspectiva em que para se passar a eliminatória, só há uma coisa na nossa consciência, ou seja. temos de ganhar», começou por referir Jesus.

O treinador depois explicou que sabe «o que fazer para facilitar as coisas» com os franceses: «Nós definimos que o jogo tem cinco momentos. Desses, destacamos dois muito importantes: a organização defensiva e o nosso ataque rápido. Escolhendo estes dois como prioridades, temos a certeza que passamos. Agora, não lhes vou dizer os conteúdos, mas isto é um princípio do que temos de fazer.»

Quer isso dizer que o Sp, Braga vai arriscando consoante o passar dos minutos? «Aquilo que disse dos momentos quer dizer que vamos jogar na perspectiva da máxima segurança», disse Jesus, para resumir o PSG: «Sabemos que, na Taça UEFA, só perdeu um jogo, com o Schalke, todos os outros venceu: são indicadores de que é uma boa equipa. Mesmo no campeonato é muito forte fora. Perdeu 3-1 com o Marselha, parece que houve facilidades, mas o Camara foi expulso e o PSG passou toda a segunda parte a jogar com menos um.»

De resto, o treinador dos bracarenses admite que vai abordar este jogo «da mesma forma» do da capital francesa. «O PSG vai ser igualzinho a Paris, podem mudar os jogadores. Em relação a Paris, a nossa equipa não vai mudar muito. Agora, em relação à Académica vai ser, como é óbvio, porque fizemos modificações, para dar descanso. As condições físicas dos jogadores obrigam-me a fazer isso. Rentería e Luis Aguiar amanhã vão estar, por exemplo, enquanto César Peixoto e Paulo César ainda não temos a certeza se podem ser lançados.»



Jorge Jesus: «Para mim, é curto chegar aos quartos-de-final»

ra a partida desta quinta-feira, com o PSG, a contar para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, o treinador do Sp. Braga, Jorge Jesus, lembrou a evolução que a equipa portuguesa teve no aspecto mental e que, a nível pessoal, chegar aos quartso-de-final da prova, «é curto». Mas antes, referiu que, se pudesse escolher, já sabia quando é que os bracarenses faziam o 1-0, que dá passagem na eliminatória, depois do nulo em Paris.

«Aos 90 minutos, fazer um golo e o jogo acabar logo a seguir, não podemos escolher, mas se pudesse esse era o momento ideal», brincou Jesus, que depois analisou o próprio grupo de trabalho. «A grande evolução do Sp. Braga comigo, e aquela que mais me surpreendeu, é a capacidade emocional desta equipa. Em San Siro, em Alvalade, em Liège, que foi o ambiente mais difícil, jogámos com classe. Os meus jogadores têm crescido muito neste aspecto.»

Desse modo, o que vai pedir aos futebolistas bracarenses para esta quinta-feira? «Não vou pedir nada de diferente. Os adversários que temos defrontado não modificam as ideias que temos. Nem com o Milan mudei as ideias que tenho da minha equipa. Não temos formas de jogar diferentes porque o adversário muda de nome. Temos estratégias, disciplina, em função do jogo.»

Jorge Jesus apelou aos adeptos do clube para que compareçam no estádio e, depois disso, falou das suas ambições como treinador, questionado sobre se a passagem aos quartos-de-final da prova europeia é o ponto mais alto da carreira.

«Na Taça UEFA sim, eu nunca cheguei tão longe e os jogadores também não. Seria o corolário de uma época europeia excelente, Mas para mim é curto, tenho outras ideias e ambições. Essas passam pela minha carreira.»

Para que não fiquem dúvidas, Jesus admitiu, «mesmo a falar antes de as coisas acontecerem», que «o Sp. Braga não pensa só nos quartos-de-final» e se passar, acredita «que tudo pode acontecer e isso é chegar a Istambul», palco da final da Taça UEFA.


Kezman (PSG): «Viemos para ganhar em Braga»

Mateja Kezman transmitiu a confiança dos jogadores do Paris Saint-Germain para o embate com o Sporting de Braga, na segunda mão nos oitavos-de-final da Taça UEFA. O avançado sérvio acredita que a sua equipa pode marcar em Portugal, após o empate a zero em França.

«É um jogo muito importante para nós, 0-0 é um bom resultado para nós, foi importante não termos sofrido golos em Paris. Temos bons avançados e penso que agora iremos conseguir marcar em Braga. Quem sabe, poderemos seguir em frente com um empate com golos», atira.

Kezman considera que um empate pode bastar para seguir em frente, mas aponta para a vitória em Braga. «Fizemos uma boa exibição na primeira mão, em Paris, foi pena não termos conseguido marcar golos. Viemos para ganhar em Braga e penso que vamos conseguir», acrescenta.


Jorge Jesus: «No lugar de Le Guen abdicava da Taça UEFA»
[ 2009/03/18 | 14:00 ] Luís Pedro Ferreira


Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, analisou com um pouco mais de pormenor a equipa do PSG, que defronta esta quinta-feira, na segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Em conferência de imprensa, o treinador alertou para os maiores perigos dos franceses e comentou o facto de Paul Le Guen, técnico dos parisienses, ter admitido que vai dar prioridade ao campeonato e não à Taça UEFA. Jesus percebe o francês e também tomaria a mesma opção.

«Se estivesse no lugar dele fazia o mesmo, para mim era mais importante ser campeão em Portugal. Se ele pensar, assim pode ser uma vantagem para nós, mas o PSG tem individualidades boas», analisou.

Pelo meio, o treinador bracarense alertou para os tais perigos. «As bolas paradas», atirou, de forma seca e sem acrescentar muito mais sobre esse aspecto. Depois de considerar Sessegnon o melhor jogador do adversário, o treinador destacou um avançado: «Se jogar o Hoarau, o PSG é uma equipa que tem um ataque rápido e directo muito perigoso.. Não sei porquê, acredito que não jogue. Em Paris pensava que ele não jogava e jogou, aqui se calhar vai ser ao contrário», riu o técnico. «Estamos preparados, a equipa está muito consciente», considerou.

Paul Le Guen referiu que vai fazer descansar alguns jogadores, como Giuly, Hoarau e Ceará. É para desconfiar? «Ele vai jogar a Toulouse e o campeonato francês está em acesa disputa Dando prioridade, como eu também dava, percebo. Mas o Hoarau vai entrar no jogo, e se ele entrar é bom sinal, é sinal que o Sp. Braga está em vantagem. Gostava de estar no lugar dele, em termos do objectivo que ele tem.», concluiu o treinador português.


Frechaut: «Tem de ser o Sp. Braga da Taça UEFA»

Frechaut é um dos convocados de Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, frente ao PSG, esta quinta-feira. o defesa abordou a partida em conferência de imprensa e admitiu que os bracarenses têm de se iguais a si próprios, ou seja, jogar como têm feito na prova europeia.

«O Sp. Braga tem de ser a equipa que tem sido na UEFA», começou pró referir Frechaut, para depois recordar a conquista da Intertoto. «Conquistámos uma taça, vamos erguê-la perante o nosso público e podemos fazer história se passarmos», disse.

«Este tem sido um Sp. Braga de alto nível, numa época que tem sido difícil, porque temos trabalhado bastante. Por isso a taça que vamos levantar com os adeptos é merecida. Tem de ser um Sp. Braga muito personalizado, com muita atitude. Está tudo em aberto e podemos passar aos quartos-de-final», declarou o central, sobre o jogo com os franceses.

Frechaut gostava que o estádio enchesse porque «é um jogo importantíssimo e era bom partilhar esse momento com os adeptos». Mesmo que a lotação não esgote, o defesa diz que a equipa sabe o que fazer: «Temos de ter um Sp. Braga do costume, que sofre pouco golos.»

De resto, Frechaut concluiu que os bracarenses têm sido «uma equipa muito inteligente, na gestão dos resultados» e que, esta quinta-feira, «dependendo das circunstâncias do jogo, terá de saber lidar com a essa situação».


MAIS FUTEBOL