News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 15/03

Started by Bruno3429, 15 de March de 2009, 04:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Jesus quer regressar aos triunfos frente à Académica

O Sporting de Braga recebe hoje a Académica (18h00) e o técnico Jorge Jesus quer regressar aos triunfos, depois do empate cedido frente ao Estrela da Amadora.

Diario Minho

Bruno3429

Sporting de Braga/Académica

Na antevisão que fez ontem sobre o jogo de hoje no municipal de Braga, o treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, diz que a Académica é um adversário difícil de vencer.

E por isso, Jesus diz que tem que ser um Braga concentrado para vencer a equipa de Domigos Paciência, que é dos conjuntos que menos golos sofre nesta temporada.

Devido ao jogo da passada quinta-feira em França contra o Paris Saint-Germain, a contar para os oitavos de final da Taça UEFA, a SAD do Sporting de Braga queira o adiamento do jogo para amanhã, segunda-feira.

Pedido que foi recusado pelos `Estudantes`, e que Jorge Jesus lamenta por considerar muito pouco o tempo de recuperação dos seus jogadores para o jogo deste domingo em Braga contra a Académica.

Hoje, a partir das seis da tarde, o Sporting de Braga recebe a Acadámica de Coimbra, a contar para a 22.ª jornada da Primeira Liga de futebol que começou ontem à noite com a goleada em casa do Paços de Ferreira ao Leixões por 4-0.

Antena Minho

Bruno3429

Iguais aos grandes da Europa
JOÃO FARIA

A sobrecarga de jogos a que o Braga tem sido submetido devido à sua continuidade na Taça UEFA obriga-o a um esforço suplementar. Jorge Jesus diz que o desgaste é um "problema motivador" e aposta em vencer a Académica.


O lado mau da fita. O filme de sucesso que o Sporting de Braga está a exibir esta época na Taça UEFA obriga a equipa a maiores esforços físicos, no sentido de também corresponder à altura na Liga. O técnico Jorge Jesus está consciente disso e procura minimizar os estragos, mantendo a sua equipa a lutar nas duas frentes.

O facto de, entre o jogo de quinta-feira em França com o PSG e o de hoje em casa com a Académica, o Braga ter menos de 72 horas para recuperar fisicamente é uma grande preocupação para Jorge Jesus. "Está provado que o ser humano não recupera fisiologicamente em menos de 72 horas", frisou, lembrando que a maioria dos seus jogadores "tem 37 jogos nas pernas e, alguns, os que jogam nas selecções, 43 e 44".

Para o treinador, o Braga enfrenta dificuldades idênticas às dos principais clubes europeus. "É um problema das grandes equipas, do Braga, do F. C. Porto, do Manchester United, do Liverpool. Temos de saber lidar com isso, é o fruto do crescimento", sustentou, anunciando, contudo, estar perante "problemas motivadores".

O técnico não quis comentar a polémica com a Académica, por alegadamente não ter acedido a adiar o jogo para amanhã. "Isso são situações para a parte administrativa resolver", sublinhou.

Jesus mostrou-se empenhado "em somar mais três pontos", mas elogiou a Briosa, "uma boa equipa, com bons jogadores, normalmente difícil de bater e com poucos golos sofridos", resumiu.

Rentería, apesar das limitações físicas, foi convocado para o jogo de hoje. Em relação ao encontro de Paris, realce apenas para a saída de Vandinho, devido a castigo.

Convocados: Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Rodríguez, Evaldo, Edimar, Frechaut, Stélvio, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Rentería e Paulo César.

Indisponíveis: Moisés, Paulo Jorge, Bruno Tiago e Meyong (lesionados); Vandinho (castigado).

Jornal Notícias

Bruno3429

SP. Braga
Cansaço preocupa Jorge Jesus


"Vamos ter 69 horas de recuperação, mas está provado que o ser humano não recupera fisiologicamente em menos de 72 horas", disse ontem o técnico do Sp. Braga, Jorge Jesus, na antevisão do jogo de hoje frente à Académica (18h00, Sport TV1) .

O treinador dos minhotos garante que o facto de a equipa ter jogado na quinta-feira em Paris, com o Paris SG, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA (0-0), "interfere claramente nas escolhas" para a partida frente à Briosa.

Jorge Jesus – que se escusou a comentar o facto de a equipa de Coimbra se ter recusado a adiar o jogo – comparou o Sp. Braga às grandes equipas da Europa, que dispõem de um tempo de recuperação mais curto: "É o maior problema das grandes equipas, como o Braga, do Porto, do Manchester United, do Liverpool." O colombiano Rentería recuperou de um problema muscular contraído no jogo de quinta-feira e deverá formar com o Paulo César a dupla de ataque, diante dos 'estudantes'.

Correio Manhã

Bruno3429

Jesus lamenta menos 72 horas de recuperação

O treinador do Sporting de Braga lamentou ter menos de 72 horas para recuperar fisicamente os jogadores para a recepção, domingo, à Académica, na 22ª jornada da liga de futebol.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Segundo Jorge Jesus, o facto de a equipa "arsenalista" ter jogado a meio da semana em Paris, com o Paris Saint-Germain (PSG), da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA (0-0), "interfere claramente nas escolhas para amanhã [domingo]".

"Vamos ter 69 horas de recuperação, mas está provado que o ser humano não recupera fisiologicamente em menos de 72 horas, mais os traumatismos. Claro que vai interferir na escolha dos que achamos mais capazes, mas confio em todos e sei que vou escolher as melhores opções", afirmou.

Para Jesus, o tempo reduzido de recuperação é mesmo o "maior problema, mas é um problema das grandes equipas, do Braga, do Porto, do Manchester United, do Liverpool. Temos que saber lidar com isso, é o fruto do crescimento, são problemas motivadores, temos que ir buscar forças e energias para estarmos fortes amanhã", afirmou.

O treinador assegurou que Renteria será convocado, apesar das limitações físicas do avançado colombiano e de a lista apenas ser conhecida após o treino da tarde de hoje.

Segundo o treinador bracarense, os jogadores estão conscientes de que estão "próximos de vários objectivos", mas lembrou que a "maioria dos jogadores do plantel tem 37 jogos, alguns, os que jogam nas selecções, 43 e 44".

Jorge Jesus e os responsáveis bracarenses querem "equilibrar os dois objectivos, Taça UEFA e campeonato", contando para isso "com a capacidade de inteligência dos jogadores, e da estrutura do clube para recuperar os jogadores", notou.

O técnico da equipa minhota não quis comentar a polémica entre os dois clubes, com o Sporting de Braga a queixar-se de que a Académica não acedeu ao seu pedido para adiar o jogo para segunda-feira e o clube de Coimbra a assegurar não ter recebido qualquer solicitação nesse sentido.

"Isso são situações para a parte administrativa resolver. Não motivo a minha equipa com nada que esteja fora da componente do jogo", disse.

Jorge Jesus elogiou a turma orientada por Domingos Paciência, mas não quis responder ao remoque do treinador academista, que lembrou nunca ter perdido com equipas treinadas por Jesus.

"Isso são fait-divers. Eu jogo contra equipas, não contra treinadores. Sei que vamos jogar com um adversário que tem uma boa equipa, bons jogadores, normalmente difícil de bater, com poucos golos sofridos", resumiu.

O Sporting de Braga é quarto classificado, com 36 pontos, enquanto a Académica é 10ª, com 24, sendo das poucas equipas que nunca venceu fora (juntamente com Setúbal e Rio Ave), tendo alcançado apenas dois empates e sofrido oito derrotas.

O jogo tem lugar domingo, às 18:00, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Lucílio Baptista, de Setúbal.

Destak

Bruno3429

Alta rotação
ANDRÉ MORAIS/RS

Foram nove equipas diferentes nos últimos dez jogos, mas a rotação não vai parar. Hoje, Jorge Jesus vai repetir a tendência dos últimos dois meses: mexerá na equipa, embora desta feita por ser obrigado a isso, uma vez que Vandinho está castigado. Só em dois jogos consecutivos - a derrota caseira com o Leixões e a vitória sobre o Standard - é que o treinador repetiu um onze. Numa fase em que se reclama frescura física para fazer frente ao desgaste provocado pelo ritmo de três jogos por semana, esta é uma constatação que pode animar o treinador. Só Eduardo, João Pereira, Evaldo, João Pereira e Renteria jogaram sempre. Vandinho fazia parte desse leque, mas hoje joga Stélvio.

Apesar de ter havido muitas lesões e alguns castigos, grande parte das mudanças foi premeditada. É costume o treinador surpreender o adversário com uma novidade além das já esperadas: aconteceu com Mossoró, na Luz; Orlando Sá, contra a Naval; Paulo César, no dérbi minhoto; e agora Jorginho, em Paris. Importante é rodar, seja para surpreender, descansar ou rotinar outros jogadores.

Contra o PSG, voltará Vandinho - e Jesus montará um novo onze. A rotação é alta.


Diogo Gomes: de titular a não-convocado

Domingos Paciência só fez uma alteração na convocatória da Académica, preterindo o jovem Diogo Gomes (passou de titular a não-convocado), por troca com o trinco Júlio César, que apenas foi utilizado uma vez. De resto, no lote de 19 convocados não há mais surpresas, embora sejam expectáveis algumas novidades, pois é sabido que o treinador não gosta de repetir equipas.


Braga | Académica
Estádio AXA | 18h00 | Sport Tv 1


Árbitro Lucílio Baptista (AF Braga) Assistentes Venâncio Tomé e Rodrigo Pereira


Treinador Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

2 Rodriguez DC

44 André Leone DC

6 Evaldo LE

13 Stélvio MD

30 Alan AD

21 César Peixoto AE

22 Luis Aguiar MO

9 Paulo César AV

18 Renteria AV


24 Mário Felgueiras GR

17 Frechaut DC

66 Edimar LE

7 Mossoró MO

10 Jorginho MO

99 Matheus MO

11 Orlando Sá AV

Excluídos | Vandinho (9ª amarelo)

Em risco de exclusão | Frechaut, Madrid e Mossoró, com quatro amarelos


Treinador Domingos Paciência

29 Peskovic GR

5 Berger LD

4 Luiz Nunes DC

15 Orlando DC

30 Pedro Costa LE

28 Nuno Piloto MD

19 Pedrinho AD

33 Tiero MO

17 Cris MO

11 Lito AE

18 Sougou AV


24 Pedro Roma GR

55 Hélder Cabral LE

8 Júlio César MD

6 Madej MO

10 Miguel Pedro MO

21 Éder AV

39 Saleiro AV

Excluídos | Peskovic (5ª amarelo)

Em risco de exclusão Luiz Nunes, Orlando e Tiero, com quatro amarelos


Figura Braga
PAULO CÉSAR
Para provar que a saída foi injusta


Afastado do onze em Paris, Paulo César volta hoje para provar que Jorge Jesus se enganou. O avançado está num grande momento e provou-o com dois golos nas duas últimas vezes em que foi chamado ao onze. Muito mais veloz que Jorginho, confere outra profundidade ao jogo do Braga e solta Renteria para outras funções. Nesta recta final da época, é da sua frescura física que o treinador tentará sacar alguns truques para vencer.


Figura Académica
SOUGOU
Grande reforço


Não será exagerado afirmar que o senegalês é o reforço que mais tem feito a diferença na Académica 2008/09, mesmo tendo de ultrapassar algumas lesões. Veloz e explosivo, o camisola 18, apesar de se destacar nas assistências para golo, está agora a tomar o gosto a marcá-los. Este ano já conseguiu três remates certeiros, o último dos quais deu mesmo a vitória na recepção ao Trofense.

O Jogo

Bruno3429

Académica "atravessada" na garganta de Jesus

O clube de Coimbra não aceitou adiar a partida e o treinador dos bracarenses sustenta que a falta de repouso poderá ter influência no desempenho dos seus jogadores

Jorge Jesus não quer alimentar polémicas ao redor da indisponibilidade revelada pela Académica de alterar a data do confronto entre os dois clubes. O treinador dos arsenalistas, realça que a sua equipa irá sofrer o desgaste de uma recuperação inferior às aconselháveis 72 horas, mas pronta para superar as dificuldades: "Vamos ter 69 horas de recuperação, mas está provado que o ser humano não recupera fisiologicamente em menos de 72 horas, mais os traumatismos. Claro que vai interferir na escolha dos que achamos mais capazes, mas confio em todos e sei que vou escolher as melhores opções. Mas é um problema das grandes equipas, do Braga, do Porto, do Manchester United, do Liverpool. Temos que saber lidar com isso, é o fruto do crescimento, são problemas motivadores, temos que ir buscar forças e energias para estarmos fortes amanhã. Isso são situações para a parte administrativa resolver. Não motivo a minha equipa com nada que esteja fora da componente do jogo. Isso são fait-divers. Eu jogo contra equipas, não contra treinadores. Sei que vamos jogar com um adversário que tem uma boa equipa, bons jogadores, normalmente difícil de bater, com poucos golos sofridos".

Convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Rodriguez, Evaldo, Edimar e Frechaut.

Médios: Stélvio, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho e Matheus.

Avançados: Orlando Sá, Renteria e Paulo César.

RR

JotaCC

Braga tipo Manchester United é um orgulho para Jorge Jesus

Jorge Jesus estava a gostar tanto do espectacular Manchester United-Liverpool que perdeu a noção das horas e chegou atrasado à conferência de Imprensa. Ninguém se importou, e o treinador começou precisamente por aí. A análise ao clássico inglês fê-lo reparar em pormenores semelhantes a alguns com os quais também se debate: o cansaço das equipas e a necessidade de rodar jogadores. "Isso é um problema das grandes equipas: Braga, FC Porto, Manchester United, Liverpool e outras. Estava a ver este jogo e reparei que muitos dos jogadores utilizados a meio da semana não jogaram hoje [ontem]", lembrou. "São situações que temos de saber gerir. São fruto do crescimento. São problemas bons e motivadores. Temos de ir buscar energia e forças onde quer que seja para estarmos ao nível habitual contra a Académica", prosseguiu.

Desmentida que ficou qualquer desculpa alusiva ao desgaste a que o Braga tem sido sujeito, Jorge Jesus não deixou, porém, de concordar que as 69 horas de descanso entre os jogos com o PSG e a Académica são poucas. "Está provado fisiologicamente que 72 horas é o mínimo para um ser humano recuperar", alertou. "Tudo isto condiciona a escolha dos que pensamos serem mais capazes para o jogo. Mas confio muito no que faço", prosseguiu, destacando que o equilíbrio que procura entre campeonato e Taça UEFA não depende só de si. "Tem que ver com a inteligência dos jogadores."

A escassos dois meses de terminar a época, o desempenho desportivo continua a entusiasmá-lo. "Sentimos que estamos cada vez mais perto dos objectivos", sorri, desmentindo especial felicidade pela derrota do rival Leixões. "Chegámos a estar em 13.º lugar, e nunca valorizei isso. Sempre pautei as minhas convicções pelas pessoas que trabalham comigo e não pelos outros", encerrou.

"É um fait divers. Não jogo contra treinadores"

A troca de acusações entre José Eduardo Simões (presidente da Académica) e Carlos Freitas (manager do Braga) a propósito do não-adiamento do jogo é assunto que fica à porta do balneário. "É uma situação para a estrutura administrativa do clube resolver. Não motivo a minha equipa fora daquilo que são as componentes do jogo", contrariou Jorge Jesus. "A Académica é uma equipa normalmente difícil de bater. Tem poucos golos sofridos, e este jogo não vai fugir à regra do equilíbrio que tem existido neste campeonato", disse ainda. Sobre o registo estatístico que diz que Domingos nunca perdeu com ele, Jesus foi cáustico: "É um fait divers. Não respondo a isso. Jogo contra equipas, não contra treinadores."


Orlando Sá espreita vaga

Renteria está apto, foi convocado e deve jogar. A lesão muscular implica, no entanto, uma gestão delicada. Por isso Orlando Sá (na foto) também foi testado na melhor equipa e espreita uma vaga ao lado de Paulo César. Não é crível que seja titular, uma vez que também ele esteve lesionado recentemente. Mas deve dar para mais tarde fazer descansar Renteria.

Vitória no jogo de hoje segura europa

Pela primeira vez, o Braga pode, numa jornada, segurar a classificação europeia na seguinte. Basta vencer hoje para que Leixões e uma das equipas da Madeira (jogam entre si) fiquem atrás no final da ronda.

Dois recuperados e recorde no parque

Sakho e Pancrate, jogadores do PSG, estão recuperados e serão opção em Braga, podendo o primeiro ser até titular. O PSG vive em estado de graça, e o jogo de hoje com o Marselha vai ter a maior afluência em 20 anos.

Corta Mato
Vão correr sem favoritos

Castelo Branco, no seguimento da política de descentralização que a Federação Portuguesa de Atletismo tem seguido, recebe hoje o Campeonato Nacional de Corta-Mato. A prova terá um sabor suplementar pela incógnita na disputa dos títulos individuais, depois de há um ano ter sido pacífico aceitar Eduardo Henriques e Jessica Augusto como campeões. Uma semana depois do desaire nos 3000 metros do Europeu indoor, Jessica Augusto volta ao corta-mato para tentar "salvar" o Inverno com a revalidação do título que conquistou nos três últimos anos. Mas Sara Moreira, motivada pela prata de Turim, Inês Monteiro, Anália Rosa, e a bracarense Dulce Félix, pelo menos estas, são rivais à altura. No sector masculino, sem Eduardo Henriques (está lesionado), o rol de candidatos compreende Rui Pedro Silva, Fernando Silva e Hélder Ornelas, entre outros. No colectivo, a equipa feminina do Maratona é favorita, e em masculinos assistir-se-á a mais um despique entre Maratona e Conforlimpa.

   
O JOGO

JotaCC

Olympiakos foi a Paris ver o que vale Rentería
GREGOS JÁ TINHA PENSADO EM FARÍAS NO MERCADO DE INVERNO
   
"Rentería isola-se, pode fazer o golo, Edel defende..." As rádios e a TV anunciavam (27') o golo frente ao PSG, mas era alarme falso. Mais um, é um facto, mas que não apaga em absoluto a época de uma certa afirmação (7 golos num total de 28 jogos) do colombiano. Jorge Jesus desesperou, mas o que terá pensado Ilias Barbalias, o "scout" do Olympiakos que se deslocou ao Parque dos Príncipes com a missão específica de avaliar o sul-americano? Antigo guarda-redes do Panionios, homem de confiança de quem dirige o Olympiakos, Barbalias já pensara no mercado de inverno em Farías (FC Porto) e não custa a crer que as negociações (fracassadas) gerassem outro interesse. Na Grécia, nada diz sobre o tema, mas a imprensa sente que pode haver negócio.

O Sp. Braga pouco poderá fazer para além de uma temporada que está a valorizar o avançado. Rentería está cedido pelo FC Porto, clube que pagou ao Internacional de Porto Alegre 3 milhões de euros por 50 por cento do passe. "Se passarmos a eliminatória com o PSG, não tenho dúvidas que 5/6 jogadores deste plantel vão sair para a Europa", disse recentemente Jesus...


RECORD

JotaCC

Sp. Braga: "O tempo é um problema das grandes equipas"


O Sporting de Braga mede forças com a Académica de Coimbra e os minhotos podem ampliar a vantagem para os perseguidores na luta pelo quarto lugar. Jorge Jesus reconhece dificuldades físicas, mas garante que é preciso encontrar soluções para estar ao mais alto nível. O técnico olha para as dificuldades pelo lado positivo, comparando o conjunto minhoto aos colossos europeus.

O facto de o Sporting de Braga ter menos de 72 horas para recuperar é visto como "um grande problema" para Jorge Jesus. O técnico dos minhotos defende que "são situações" que é preciso "jogar e conviver com elas". "Neste momento é um problemas das grandes equipas, do Futebol Clube do Porto, do Manchester United, do Liverpool e, para nós, são fruto do crescimento do clube". Por isso, é preciso "arranjar forças e energias onde forem preciso para estar a um nível muito forte diante da Académica".

O treinador dos minhotos não quis comentar a polémica em torno do pedido de adiamento do jogo, destacando que "isso tem a ver com os dirigentes e compete-lhes analisar e abordar esse tema".
Na conferência de antevisão do desafio, o técnico Domingos Paciência referiu que nunca perdeu contra Jorge Jesus. O treinador dos arsenalistas garantiu que "não ligo a fait-divers, não entro por aí" ;. "Jogo contra equipas, não jogo contra treinadores", destacou. "Os meus meios não são esses, não motivo a minha equipa com isso", acrescentou ainda Jorge Jesus, numa análise, onde referiu que sente o Sporting Clube de Braga "cada vez mais próximo do objectivo", até porque o técnico recordou discursos an-tigos. "Mesmo quando esta-vamos em lugares da se- gunda metade da tabela, a minha forma de falar era para valorizar os meus jogadores e o trabalho", concluiu.


Rentería na lista dos convocados

A chamada do colombiano Rentería é a grande nota de destaque nos eleitos de Jorge Jesus. O avançado deixou o Parque dos Príncipes em maca, temendo-se o pior, mas ao que tudo indica não passou de um susto.
Destaque ainda para a presença de Frechaut, que apesar das limitações físicas, está nos eleitos de Jorge Jesus.
A grande ausência prende-se com Vandinho. O médio defensivo vai cumprir um jogo de castigo, depois de ter visto uma série de cinco cartões amarelos.

Lista dos 19 convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.
Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Rodriguez, Evaldo, Edimar e Frechaut.
Médios: Stélvio, César Peixoto, Luís Aguiar, Mossoró, Jorginho e Alan.
Avançados: Orlando Sá, Rentería, Paulo César e Matheus.

CM

JotaCC

Sp. Braga
Jorge Jesus não apresenta novidades na convocatória

A saída de Vandinho, por castigo, é a única alteração na lista de convocados do Sporting de Braga para a recepção à Académica, em encontro da 22ª jornada da Liga.

O experiente médio brasileiro, peça preponderante no esquema do técnico da equipa "arsenalista", falha o jogo de hoje por ter de cumprir um jogo de suspensão devido à acumulação de cartões amarelos.

Com esta excepção, o treinador bracarense, Jorge Jesus, repete os eleitos que jogaram quinta-feira no terreno do Paris Saint-Germain, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA (0-0).

O colombiano Renteria, que abandonou o relvado parisiense diminuído fisicamente, também está entre as escolhas de Jorge Jesus, ao contrário dos lesionados Meyong, Moisés, Paulo Jorge e Bruno Tiago.

O encontro entre o Sporting de Braga, quarto classificado, com 36 pontos, e a Académica, 10ª posição, com 24, tem início marcado para as 18:00  e será arbitrado por Lucílio Baptista, de Setúbal.

Lista de 19 convocados:

- Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

- Defesas: João Pereira, André Leone, Rodriguez, Evaldo, Filipe Oliveira, Edimar.

- Médios: Frechaut, Stélvio, Luís Aguiar, Mossoró, Jorginho, César Peixoto.

- Avançados: Alan, Orlando Sá, Renteria, Paulo César, Matheus.

LUSA

Pé Ligeiro

Sp. Braga-Académica, 1-1 (crónica)

Uma segunda jogada sempre no limite do esforço não chegou para o Sp. Braga vencer a Académica, consolidar o quarto lugar e aproximar-se do pódio. Desta forma fica à mercê do Nacional. A formação de Jorge Jesus pagou sobretudo pela desinspiração do primeiro tempo, que terminou com a vantagem inteiramente justa da Académica.

É verdade que na segunda parte só deu Sp. Braga, a Académica só ameaçou num remate de Pedrinho já sobre o fim, mas tanto futebol ofensivo (quase sempre conseguido em esforço) não chegou. Não chegou sobretudo para ultrapassar um adversário que defende bem e que contou com um guarda-redes inspirado: Peskovic foi o melhor em campo.

Nessa altura a equipa até marcou um golo, que coincidiu mais ou menos com a entrada em simultâneo de Rentería e Luís Aguiar. O que foi motivo mais do que suficiente para os jogadores se motivarem. Mossoró, por duas vezes, Orlando Sá e Matheus ficaram muito perto de marcar, mas houve sempre algum imponderável no caminho do golo.

No limite houve até Luiz Nunes, o central que tirou um golo em cima da linha. Por aqui também se percebe como a segunda parte da Académica foi difícil. O Braga mantinha a pressão alta e não deixava a formação de Coimbra respirar. Para uma equipa que esteve sujeita a tanto esforço na quinta-feira, foi obra. Não chegou para ganhar, mas foi obra.

Académica sai de cima sem Saleiro

Antes disso, antes dessa segunda parte de pressão constante do Sp. Braga, já a Briosa tinha saído para o intervalo em vantagem. Muito justamente. A formação de Coimbra nunca quis disputar o jogo olhos nos olhos, remeteu-se desde o início à defesa, esperou pelo adversário compacta e saiu depois rápida em contra-ataques sempre venenosos.

Foi dessa forma, aliás, que criou três excelentes ocasiões de golo. Tiero e Sougou falharam na cara de Eduardo, Saleiro marcou mesmo. O jovem avançado era por esta altura o farol de todo o futebol ofensivo. Caía para as alas, recebia a bola, tocava, servia os companheiros. Saiu logo no início da segunda parte por lesão e a equipa ressentiu-se.

Para a história, portanto, fica um empate que sabe a pouco para o Sp. Braga. A equipa voltou a pagar o peso do esforço. Do muito esforço que tem feito na Europa, onde acumula jogos atrás de jogo. Mais do que físico, que os jogadores fartaram-se de correr, pagou o cansaço mental. A falta de inspiração. O público percebeu isso e despediu-se com muitos aplausos.


IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!