News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 12/03

Started by Bruno3429, 12 de March de 2009, 06:50

Previous topic - Next topic

Bruno3429

O Sporting de Braga e Paris Saint Germain vão ter casa cheia esta noite no jogo que disputam em França a contar para os oitavos de final da taça UEFA.

O Sporting de Braga e Paris Saint Germain vão ter casa cheia esta noite no jogo que disputam em França a contar para os oitavos de final da taça UEFA.

O início da partida entre as duas equipas está marcado para as sete e um quarto da noite, e a equipa minhota vai ter a apoiá-la, cerca de dois mil adeptos que se deslocaram propositamente de Portugal para apoiar a equipa.

E também quinze mil portugueses radicados em França que vão estar esta noite no Parque dos Príncipes.

Rui Sequeira da Antena Minho, Rádio de Braga, acompanha a equipa bracarense por terras gaulesas.

Depois do jogo desta noite em França, o Sporting de Braga volta a jogar dentro duma semana em Braga contra o Paris Saint Germain, nesta competição da taça UEFA.


Fase regular do Campeonato de Andebol chega hoje ao fim com o ABC a receber o Belenenses

O ABC de Braga joga hoje, pelas 21 horas, no Pavilhão Flávio Sá Leite, frente ao Belenenses, no último encontro da fase regular da Liga Portuguesa de Andebol.

O ABC tem garantido o terceiro lugar na fase regular e apuramento garantido para os play-offs.

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga pronto para fazer história em Paris

«O PSG tem outros argumentos, outros valores, mas estamos preparados para isso». A frase é de Jorge Jesus, e diz be do estado de espírito do Sporting de Braga para o jogo de hoje, no Parque dos Príncipes, onde os Guerreiros podem começar a fazer história na Taça UEFA.

Diario Minho

Bruno3429

Iluminem mais uma vez a Europa

Paris - Noite mágica na cidade-luz, com calor e fogo português fortemente representado no Parque dos Princípes. Os guerreiros do Minho — os verdadeiros conquistadores na Europa do futebol — levam como missão escrever uma página dourada na sua história e atingir pela primeira vez os quartos-de-final da Taça UEFA. Para isso, a caminhada começa esta noite, e é preciso iluminar mais uma vez o velho continente.
Altas pressões de lado a lado, motivação a tocar no vermelho, dois conjuntos de gabarito frente a frente, num primeiro encontro que já está a escaldar há vários dias.

Os gauleses, com genes e peito feito, jogaram com a eliminatória, entre subidas e descidas, desvalorização e jogos escondidos. É o factor mental a funcionar, mas nesse terreno pantanoso Jorge Jesus também sabe andar, tem orientação e gosta de jogar com as palavras.
É o rei do Minho em acção, o conquistador da Taça Intertoto, uma armada que reduziu o campeão belga a cinzas na última eliminatória e... Liège até está aqui bem perto.
A partir das 19.15 horas (portuguesas) levanta-se o véu na capital francesa, abrem-se as cortinas para mais uma noite de conquista. Os guerreiros são fortes em campo de batalha e, mesmo com baixas importantes, a vontade é factor de superação.

Aquecidos pelo sangue lusitano — a força dos emigrantes e os bracarenses que deixaram a cidade dos arcebispos rumo à capital gaulesa — os jogadores arsenalistas sabem que os holofotes e os olhares estão neles centrados. Ao ataque, ou como diriam os gaulese, touché guerreiros para mais uma campanha de luxo.

"Queremos provar que não chegámos aqui por acaso"

Jorge Jesus não tem medo das palavras e assume que a passa-gem aos quartos-de-final da Taça UEFA "seria um marco histórico para o Sp. Braga". Foi imbuído nesse espírito de conquista que se apresent ou ontem, bem disposto, na sala de imprensa do Parque dos Príncipes. Porém, reconhece que a missão dos guerreiros não é fácil, dando todo o favoritimo da eliminatória ao PSG. "Parece-me evidente que o Paris Saint-Germain é cla-ramente favorito para esta eliminatória. A nossa intenção é mostrar o valor que temos, e provar que não chegámos aqui por acaso. Vamos defrontar uma equipa fortíssima, mas estamos preparadíssimos", frisou.

E sem medo, Jesus promete um Braga ambicioso e determinado em dar luta aos segundos classificados da liga francesa. A começar por este primeiro jogo.
"Estamos na fase da competição em que tudo é possível. Respeitamos o PSG, que é uma equipa muito for-te, com jogadores que foram campeões da Europa e do Mundo, mas isso não nos intimida nem nos tira confiança. Temos noção das dificuldades mas vamos tentar estar à altura do PSG. Todas as equipas têm fragilidades, tentamos descobrir as do PSG e vamos tentar explorá-las amanhã (hoje)", asseverou o técnico.

Quanto a um bom resultado em Paris, Jorge Jesus foi igual a si próprio. "Este será o primeiro de dois jogos, mas sabemos quanto é importante marcar golos fora. E esta época na UEFA marcamos em todos, excepto em Milão. O empate com golos é melhor que o zero-zero, mas vocês já nos conhecem, não viemos a Paris para tentar levar o melhor resultado mas sim para tentar ganhar o encontro. É isso que incuto sempre aos meus jogadores. No final, logo se vê se tivemos ou não capacidade para vencer ou se foi importante um resultado minimamente satisfatório, que abra boas perspectivas para a segunda mão", destacou.

Em relação à equipa, Jesus não abriu o livro, até porque há jogadores em dúvida que só perto da hora do jogo é que ver se estão em condições de jogar. Mas a sorrir não prometeu surpresas nenhumas, sendo que Rodrigues deve jogar, assim como Luís Aguiar.


Futebol: Taça UEFA - Época europeia pode render ao Braga 13,5 milhões de euros

A época europeia da equipa de futebol do Sporting de Braga pode valer-lhe proveitos na ordem dos 13,5 milhões de euros, sete milhões directamente e 6,5 de proventos indirectos, estimou Henrique Estibeira, editor do sítio www.futebolfinance.com.

Se eliminar os franceses do Paris Saint-Germain, com quem disputa quinta-feira, em Paris, a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, o Braga arrecada mais de 2,5 milhões de euros pela campanha europeia desta época.

Mas, se o clube minhoto vencer a prova, ambição já expressa por alguns jogadores e pelo treinador, Jorge Jesus, pode amealhar cerca de sete milhões de euros de receitas directas, em prémios da UEFA, receitas de bilheteira e transmissões televisivas até aos quartos-de-final.

Para chegar à Taça UEFA, o Sporting de Braga teve que disputar a Taça Intertoto, competição que venceu (vai receber o troféu na recepção ao PSG), e a segunda pré-eliminatória da Taça UEFA.

Se obteve êxito desportivo ao eliminar os turcos do Sivasspor e os bósnios do NK Zrinjski, respectivamente, em temos de proveitos financeiros, tendo em conta as longas viagens e os adversários de pouca expressão europeia, eles foram praticamente nulos.

Mas, depois disso, e até agora, o Sporting de Braga já encheu os seus cofres com cerca de meio milhão de euros, mais precisamente 435 mil euros provenientes da presença na primeira eliminatória (100 mil euros), na fase de grupos (115 mil euros), das duas vitórias nessa fase (40 mil euros cada uma) e das qualificações para os 16 avos-de-final e oitavos-de-final (70 mil euros cada uma).

Se, pela primeira vez na sua história, o clube atingir os quartos-de-final da Taça UEFA, os responsáveis bracarenses estimam a entrada de mais 2,1 milhões de euros (300 mil pela qualificação e 1,8 milhões provenientes dos direito s televisivos que a UEFA distribui pelos oito clubes que se apurarem para os quartos-de-final), perfazendo cerca de 2,5 milhões, só em prémios, quase metade do orçamento deste ano (seis milhões).

Se o clube minhoto chegar às meias-finais recebe mais 600 mil euros e, se marcar presença em Istambul, na final da competição, arrecada, no mínimo, mais 1,5 milhões de euros. Se a vencer, junta mais um milhão de euros a esse valor.

Tudo somado, são mais de 5,6 milhões de euros a que se devem juntar receitas de bilheteira e direitos das transmissões televisivas até aos quartos-de-final, num total estimado de sete milhões de euros por Henrique Estibeira, editor do 'futebolfinance.com', sítio especializado em economia e finanças do futebol.

Em declarações à agência Lusa, Henrique Estibeira considera que o Sporting de Braga pode ainda juntar 'mais de 6,5 milhões de euros a médio prazo, em novos contratos publicitários, renegociações de direitos televisivos, merchandising e venda de jogadores'.

O analista não tem dúvidas de que 'o clube irá certamente beneficiar da exposição e consequente valorização dos os seus jogadores' e o próprio Jorge Jesus afirmou recentemente que, se o Sporting de Braga eliminar o PSG, 'quatro ou cinco jogadores' do plantel poderão sair para clubes europeus.

Estibeira lembra que 'as receitas extraordinárias provenientes de transferências são, nos dias de hoje, o principal factor de equilíbrio nas contas dos clubes' e que os jogadores do Braga 'podem facilmente dobrar ou triplicar o seu valor de mercado, com os consequentes benefícios para a SAD do clube'.

No próximo ano, a nova Liga Europa em futebol, prova que substituirá na próxima época a Taça UEFA, ajustando-se aos moldes da Liga dos Campeões, vai ser alvo de uma melhoria substancial dos prémios monetários.





Luís Teles: "Não há jogos que não interessem"


Em vésperas de defrontar o Belenenses no último encontro da fase regular do Campeonato Nacional de Andebol, a formação do ABC continua a sua preparação para um encontro que espera de grandes dificuldades, mas que, apesar de não alterar em nada a classificação dos academistas, é de grande importância e é para ganhar.

Quem o diz é Luís Teles, presidente do ABC de Braga e o primeiro a dar a cara quanto aos objectivos do clube para a temporada. O presidente refere que apesar do facto do resultado não influenciar a classificação dos minhotos, "o jogo é importante para todos já que não há jogos que não interessem ao ABC".

Reconhecendo que as dificuldades vão ser muitas, Luís Teles refere, no entanto, que a vontade de todos é a de conseguir a vitória para ganhar confiança para a próxima fase da prova.
"O Belenenses é uma equipa tradicionalmente difícil para o ABC quer em casa, quer em Braga, e sabemos que desta vez não vai ser excepção. No entanto, temos que nos preparar como se da mais importante vitória se tratasse, para conseguir aliar ao resultado uma boa exibição que permita ganhar confiança acrescida para os 'play-offs' do campeonato", afirmou.

Relativamente à transfe-rência de Hugo Rocha para o Sporting, anunciada em alguns meios de comunicação social, Luís Teles apenas referiu que "não é oportuno, neste momento, co- mentar transferências porque o campeonato ainda decorre e, como tal, nada tenho a acrescentar. O assunto está no âmbito de um processo negocial e, portanto, tudo é possível. O campeonato termina daqui a dois meses e, na altura, será mais adequado falar destes assuntos".


Andebol: Liga - Fase regular conclui-se apenas com uma dúvida entre qualificados para 'play-off'



A fase regular da Liga de andebol conclui-se quinta-feira, com a única dúvida da presença de Sporting da Horta ou de Águas Santas no 'play-off', no qual FC Porto, Benfica e ABC têm posições asseguradas no emparelhamento.

O Sporting da Horta recebe nesta última jornada o FC Porto - campeão da fase regular, apenas com uma derrota, na visita ao Belenenses -, enquanto o Águas Santas actua como anfitrião do Madeira SAD, mas ambas as equipas terão de disputar o 'play-out', a eliminatória de acesso à segunda fase da competição.

O vencedor do 'play-out' terá como adversário o FC Porto no 'play-off' (quartos-de-final), enquanto Benfica e ABC, segundo e terceiro, respectivamente, ficam a saber quinta-feira quem vai defrontar Sporting e S. Bernardo.

Estas duas últimas equipas defrontam-se entre si, em Lisboa, e estão em igualdade pontual na classificação da fase regular, mas o Sporting tem a vantagem de ter ganho no reduto do S. Bernardo, no jogo da primeira volta.

A manter-se no sexto lugar, o Sporting, eliminado pelo FC Porto nos oitavos-de-final da Taça de Portugal no sábado, emparelhará no 'play-off' com o ABC, enquanto a equipa de Aveiro terá como opositor o Benfica, campeão nacional em título.

Certo é que, qualquer que seja o resultado na 18ª e última jornada da fase regular (todos os jogos iniciam-se às 21:00), Madeira SAD e Belenenses vão discutir o apuramento para as meias-finais e o desfecho de quinta-feira apenas será determinante para saber-se quem jogará em casa num possível terceiro jogo.

Ao Madeira SAD basta um empate na visita ao Águas Santas para assegurar esse objectivo e manter o quarto lugar e o Belenenses tem tarefa mais complicada para entregar o quinto posto aos madeirenses: vencer ABC, em Braga, e esperar que o adversário directo no 'play-off' não vença nesta quinta-feira.

A primeira jornada do 'play-off' está calendarizada para 18 de Abril.


Correio Minho

Bruno3429

Paul Le Guen: «Não há surpresa»
TÉCNICO DO PSG CONHECE BEM SP. BRAGA 


Paul Le Guen não está nada surpreendido com a campanha europeia dos arsenalistas. O treinador até revelou que já há alguns anos que segue o bom futebol que se pratica no Minho.

"Vi vários vídeos dos jogos da UEFA e a vitória deles contra o Sporting. Quando estava no Lyon e fomos jogar ao Porto tive oportunidade de os ver jogar. Não é uma surpresa para mim o que eles têm feito, apesar de estarem um pouco diferentes", sublinhou, antes de falar dos pontos fortes do coletivo agora orientado por Jorge Jesus:"São uma equipa organizada e muito sólida. Bons tecnicamente, fortes em termos físicos e consistentes em termos defensivos. A frente de ataque é boa, apesar do Meyong não jogar. Mas têm o Rentería..."

Para finalizar, Le Guen fez uma comparação:"São menos conhecidos que Benfica e Sporting, mas têm uma equipa muito consistente."


Avança Rodríguez
EM VANTAGEM NA "CORRIDA" COM FRECHAUT 


A dúvida vai persistir praticamente até à hora do jogo. Frechaut foi convocado, mas deverá ser Rodríguez o escolhido de Jorge Jesus para alinhar ao lado de André Leone no centro da defesa, uma vez que trabalha sem limitações há mais tempo do que o internacional português. César Peixoto também tem regresso marcado ao onze, recuperando o seu lugar no meio-campo.

Quanto ao Paris Saint-Germain, a principal novidade prende-se com a troca, por opção técnica, de Landreau por Edel na baliza. Quanto a Sakho, ficou de fora, ao passo que Giuly deverá ceder o seu lugar na equipa a Sessegnon.


Record


Bruno3429

Taça UEFA: "Viemos a Paris para vencer o jogo"
Jorge Jesus é o rosto da ambição do Braga no embate com o PSG

MANUEL LUÍS MENDES

Jorge Jesus é ambicioso e este estado de espírito pode ser determinante para a passagem aos "quartos" da Taça UEFA, um objectivo que está a animar o Braga na antecâmara do jogo com o PSG, a disputar hoje, em Paris.

A equipa que venceu a Taça Intertoto já não é aquela formação tímida e complexada que viajava na Europa para perder por poucos ou segurar o empatezinho. Não. Agora, passeia personalidade e maturidade competitiva. Respira futebol e transpira qualidade. Daí que não espante a frase de Jorge Jesus na conferência de Imprensa de ontem: "Viemos a Paris para vencer o jogo."

É evidente que esta vontade esbarra no valor do adversário francês. Por isso, as cautelas são muitas: "Obviamente que um empate a zero golos até pode ser bom, mas essa conclusão só se tira no final. Tudo depende do modo como o jogo se desenrolar. Pode ser positivo e pode ser negativo."

Insistindo, o treinador do Braga julga que a chave do sucesso na Taça UEFA poderá ser marcar fora: "Nestas eliminatórias os golos fazem a diferença. Por isso, marcar fora é muito importante. Temos feito sempre golos em todos os jogos, excepto frente ao Milan. Vamos tentar que a nossa imagem continue a brilhar na Europa." Este estado de espírito de chegar o mais longe possível numa competição europeia, faz com que Jesus leve a mensagem aos seus jogadores, transmitindo-lhes uma imagem ganhadora: "Só penso em ganhar e incuto esse pensamento aos meus jogadores. O empate ou uma vitória são os únicos resultados que nos podem interessar."

Todavia, o técnico reconhece que, embora a UEFA seja importante, o foco das atenções está virado para o campeonato.

"O ideal seria brilhar nas duas frentes, mas chegar à frente na Liga é o nosso principal objectivo. A Académica é já o próximo antagonista, uma partida importante, também. Todavia, vamos continuar a ser iguais a nós próprios em todos os jogos. Montámos uma estratégia para este jogo e nem sequer vi um jogo do PSG ao vivo. A informática e o vídeo são suficientes para se conhecer um adversário", sublinhou.

Tendo Paul le Guen destacado a força do ataque dos bracarenses, Jorge Jesus desvaloriza, realçando a força do colectivo: "Eu nunca divido uma equipa em sectores. É um todo. Eu jogo com três linhas defensivas e não com apenas uma. Quando uma equipa não está bem jamais é um ou outro sector que está em causa. São todos eles."

Mas não é só na parte técnica que a esperança mora, pois o presidente António Salvador tem uma expectativa positiva : "Já demonstrámos que temos valor para não recear qualquer equipa. Este jogo não foge à regra. Tenho plena confiança nos jogadores e técnicos", admitiu o líder do clube.


Jornal Notícias

Bruno3429

Jorge Jesus não teme PSG mas considera adversário favorito na eliminatória
Vamos tentar bom resultado

O Sporting joga hoje em Paris uma das partidas que podem decidir a continuidade na Taça UEFA. Portugueses não vão faltar em Paris.

Antes da partida para Paris, onde hoje (19h15) os «arsenalistas» defrontam o PSG, no Parque dos Príncipes – onde se espera, aliás, milhares de portugueses --, Jorge Jesus, treinador do Sporting de Braga, embarcou num discurso de vitória. Ainda no aeroporto Francisco Sá carneiro, rumo a França, o técnico dos minhotos levava com confiança na bagagem.
Apesar de assumir que os franceses são os favoritos, o treinador quer um bom resultado e acredita no valor dos seus pupilos. 'Vamos para ganhar ou trazer um bom resultado frente uma equipa que é favorita nesta eliminatória. Sabemos das extremas dificuldades, mas o Sporting de Braga já demonstrou, durante este trajecto, que tem condições para jogar de igual para igual com o Paris de Saint-Germain', disse aos jornalistas no aeroporto.
Na comitiva, também seguia o presidente dos bracarenses, António Salvador. O líder do clube do Minho viajou para Paris, onde hoje, em pleno Parque dos Príncipes, há encontro da Taça UEFA entre os gauleses do Paris SG e a formação nortenha. Para o líder, fazer história é um objectivo em mente.
'Se passarmos esta eliminatória será um marco histórico do clube. Se conseguirmos passar, tudo é possível', disse.
O presidente «arsenalista» vai chefiar a comitiva que estará presente hoje na inauguração da Casa do Sporting de Braga de Paris, sedeada em Ivry Sur Seine, nos arredores da capital francesa.
O dirigente e comitiva bracarenses aproveitaram a estadia na «Cidade Luz» para inaugurar aquela que é a segunda casa do clube minhoto além fronteiras. Em Junho do ano passado foi inaugurada a primeira em Zurique, Suíça.
O Sporting de Braga tem ainda núcleos em Toronto (Canadá) e Luxemburgo, países que, juntamente com França e Suíça, têm uma forte presença de emigrantes da região de Braga e do Minho em geral.
Hoje, deverão estar pelo menos dois mil adeptos portugueses a torcer pelo Sporting de Braga no Parque dos Príncipes, em Paris, no desafio ante o PSG.
Entretanto, o plantel realizou o habitual treino de adaptação ao relvado do Parque dos Príncipes.
À margem do jogo, Cadima Ribeiro, professor da Universidade do Minho, defende que os operadores turísticos e a autarquia bracarense deviam associar-se à participação do Braga na Taça UEFA. 'Devia haver por parte dos operadores turísticos e dos agentes políticos uma atitude voluntária e consciente para aproveitar a participação do Sporting de Braga na Taça UEFA',

Paris. Jorge Jesus confiante num bom resultado no Parque dos Príncipes


Paul Le Guen acautela jogadores do PSG
Braga já não é nenhuma surpresa para mim


O treinador do Paris Saint-Germain, Paul le Guen, considerou ontem, na habitual conferência de imprensa antes dos jogos, 'não ser uma surpresa', a presença do Sporting de Braga nos oitavos-de-final da Taça UEFA.
'Já conhecia esta equipa antes de saber que nos iríamos defrontar nos oitavos-de-final e agora fiquei a conhecer melhor através de vídeo', disse o treinador francês em conferência de imprensa no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris, palco do confronto de hoje (19h15).
Le Guen revelou ainda que pensa mudar o guarda-redes e 'um ou outro jogador', no jogo da primeira mão com os «arsenalistas».
'É possível que haja alterações, mas veremos isso amanhã [n.d.r. hoje)', adiantou Le Guen, tendo em conta proximidade do embate com o Marselha, em encontro da Liga Francesa e a necessidade de gerir o plantel.
Em relação às aspirações nas competições europeias o treinador do PSG manifestou abertamente o 'desejo', de se 'qualificar para os quartos-de-final',
'Reconhecemos o valor do adversário, mas estamos com muita ambição', acentuou.
'Apesar das ausências acho que, tanto à frente, como na defesa, como no meio, eles têm jogadores influentes. Acho que o Braga é uma equipa muito equilibrada. Menos conhecida e com menos prestígio do que o Benfica ou o Sporting, mas muito sólida', acrescentou.
Le Guen disse ainda esperar um adversário 'bem organizado, com uma boa mistura de valores técnicos e atléticos',
Face à perspectiva de vir a estar muito público português nas bancadas, Le Guen reconheceu aguardar um ambiente 'mais dividido do que é habitual',

PSG. Le Guen considerou conhecer a equipa lusa antes do embate de hoje


Caso vença a Taça UEFA
Receitas podem ascender aos 13,5 milhões


A época europeia da equipa do Sporting de Braga pode valer-lhe proveitos na ordem dos 13,5 milhões de euros, sete milhões directamente e 6,5 de proventos indirectos, estimou Henrique Estibeira, editor do sítio www.futebolfinance.com. Se eliminar os franceses do Paris Saint-Germain, a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, o Braga arrecada mais de 2,5 milhões de euros pela campanha europeia desta época. Mas se o clube minhoto vencer a prova pode amealhar cerca de sete milhões de euros de receitas directas.


O Primeiro Janeiro

Bruno3429

Com transmissão na SIC e relato em sic.pt
Sp. Braga joga esta quinta-feira em Paris para a Taça UEFA


A equipa do Sporting de Braga já se encontra na capital francesa, onde vai jogar amanhã com o Paris Saint-Germain a primeira-mão dos oitavos-de-final da taça UEFA. O jogo, com início marcado para as 19h15, terá transmissão em directo na SIC e relato na sic.pt

Sp. Braga joga em Paris

Jorge Jesus diz que a equipa está confiante e tranquila A entrada de Frechaut é a única novidade nos convocados do Sporting de Braga para este jogo. O treinador da equipa minhota, Jorge Jesus, repetiu assim quase na íntegra a última convocatória (Estrela da Amadora, para o campeonato), acrescentando apenas o nome do internacional português, que, desde a lesão contraída na visita à Naval, a 22 de Fevereiro, não mais jogou.

Frechaut ainda viajou com a equipa para a Bélgica para defrontar o Standard de Liège, no segundo jogo da eliminatória anterior da Taça UEFA, mas depois não foi chamado para o "derby" com o Vitória de Guimarães e para a visita à Amadora.

O jogador, que esta época tem alinhado no eixo da defesa devido às muitas lesões surgidas no plantel "arsenalista", consta ainda do boletim médico colocado hoje no sítio do clube na internet (dorsalgia), onde se lê que o atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em relvado e ginásio.

Além de Frechaut, Luís Aguiar é o outro jogador convocado que apresenta limitações físicas, conforme o mesmo boletim, que informa que o médio uruguaio realiza igualmente tratamento e trabalho condicionado em relvado e ginásio de forma a debelar a lesão muscular na coxa direita.

A comitiva bracarense viajou esta manhã para Paris e, às 17h00, hora portuguesa, tem lugar a conferência de imprensa do treinador e de um jogador no Estádio Parque dos Príncipes, onde, meia hora depois, a equipa realiza o habitual treino de adaptação ao relvado e iluminação do estádio parisiense.

O jogo tem início às 19h15 desta quinta-feira, com transmissão em directo na SIC.

Lista dos 20 convocados do Sporting de Braga:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.
Defesas: João Pereira, Rodriguez, André Leone, Frechaut, Evaldo, Edimar e Filipe Oliveira.
Médios: Vandinho, Stélvio, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró e Jorginho.
Avançados: Alan, Renteria, Paulo César, Orlando Sá e Matheus.


Lusa/SIC




Bruno3429

Taça UEFA
Braga quer marcar em Paris


Jorge Jesus ambicioso para o jogo com o PSG.

O Sporting de Braga está em Paris com o objectivo de lutar por um lugar nos quartos-de-final da Taça UEFA.

A equipa portuguesa joga esta quinta-feira no Parque dos Princípes, a 1ª mão dos oitavos-de-final, defrontando o Paris Saint-Germain.

Jorge Jesus mostrou-se ambiciosa na conferência de imprensa de antecipação ao encontro: "Nós sabemos que fazer um golo fora será muito importante. Vamos tentar estar à altura das dificuldades. O PSG é uma equipa forte mas penso que podemos equilibrar a eliminatória", disse Jorge Jesus.


RR

Bruno3429

#8
INAUGURAÇÃO DA CASA DE PARIS


O SC Braga inaugurou  oficialmente a Casa do SC Braga de Paris, numa cerimónia liderada pelo presidente do Clube, António Salvador, e que contou com a presença de 800 sócios e adeptos. Mais um marco importante na história do nosso Clube, que continua a crescer tanto em Portugal como na Europa, sendo este também um dia bastante especial para os nossos adeptos que, mesmo à distância, continuam a vibrar com as vitórias dos Gverreiros do Minho. Na hora de oficializar tão importante momento, António Salvador deixou uma palavra de agradecimento a todos os que têm contribuído para o crescimento do nosso Clube.

Confira na íntegra o discurso do presidente do SC Braga.

" É um prazer enorme estar junto da minha família, da nossa família, a família do Sporting Clube de Braga.

A abertura da Casa do Sporting de Braga em Paris é muito mais do que um simples motivo para nos juntarmos. É um sinal claro, inequívoco e estimulante que estamos no bom caminho e também um estímulo extra para continuarmos a trabalhar para elevar ainda mais o nome do nosso Clube.

Cada um de vós que está aqui hoje representa o espírito que queremos para o Braga. Vocês, mesmo à distância, são os Verdadeiros Gverreiros do Minho, que vibram, festejam, sofrem e, infelizmente em alguns casos, choram pelo nosso Sporting de Braga. É para vocês, e para os milhares de sócios e adeptos que temos um pouco por todo o Mundo, que trabalhamos. É por vocês que sofremos e é por causa de pessoas como vocês que nunca iremos desistir de colocar o Sporting de Braga no patamar que conquistou por direito, tanto em Portugal como na Europa, como o comprova a recente conquista da Taça Interototo.

Quero agradecer a todos a vossa presença, porque vocês, mesmo a milhares de quilómetros de Braga, são uns verdadeiros Gverreiros do Minho, e um exemplo a seguir. E quero agradecer também aos meus colegas de direcção e a todos os nossos colaboradores que contribuiram para a abertura desta Casa do SC Braga, que engrandece ainda mais o nome do nosso Clube.

Viva o SPORTING DE BRAGA"


S.C.Braga.pt

Bruno3429

Paul Le Guen: Sp. Braga não é «surpresa»

O treinador do Paris Saint-Germain, Paul Le Guen, não está surpreendido com a carreira europeia feita pelo Sporting de Braga, adversário de amanhã do emblema francês na Taça UEFA, de cuja equipa se diz conhecedor.

Rui Alexandre Coelho | destak@destak.pt

«Já conhecia esta equipa antes de saber que nos iríamos defrontar nos oitavos-de-final, e agora fiquei a conhecer melhor através de vídeo», disse o treinador francês, em conferência de imprensa que teve lugar no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris, onde as equipas se medem na quinta-feira.

Admitindo alterações no onze inicial do segundo colocado na Liga francesa – o guarda-redes e «um ou outro jogador» -, devido ao importante embate com o terceiro Marselha, no próximo fim-de-semana, Le Guen reconheceu «o valor do adversário», uma equipa «muito equilibrada», com «uma boa mistura de valores técnicos e atléticos».

Expressou, porém o «desejo» de que o emblema gaulês «se qualifique» para os "quartos" da prova.

«Estamos com muita ambição», avisou, admitindo esperar um ambiente «mais dividido do que é habitual» no Parque dos Príncipes, onde se espera uma presença em massa de público português.

Destak

Bruno3429

Jorge Jesus só pensa na vitória     

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, tem apenas a vitória no seu pensamento no encontro de quinta-feira no Parque dos Príncipes diante do Paris Saint-Germain, da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA em futebol. "Para mim, o empate nunca é um bom resultado, porque eu só sei e só penso em ganhar. Na forma como eu trabalho com os meus jogadores incuto-lhes no espírito isso", disse Jorge Jesus, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, em Paris. Para o treinador do Sporting de Braga, o empate também é um bom resultado dentro dos dois que lhe podem interessar.
"Temos a certeza de que vamos jogar com uma excelente equipa, com jogadores que já foram campeões do Mundo e da Europa, mas isso não nos intimida e não nos tira a confiança e as convicções que nós temos", frisou.

Jorge Jesus diz que a equipa vai respeitar o adversário, mas que ambiciona marcar um golo.

"Normalmente, nestas eliminatórias, a diferença faz-se pelos golos e nós sabemos que fazendo um golo fora é muito importante. Só em Milão é que não fizemos golo, de resto, fizemos em todos os desafios da UEFA", adiantou o treinador português.

Para o avançado Paulo César, o jogo perante o PSG será difícil, mas coloca a eliminatória em 50 por cento.

Sobre o momento histórico que o passar à fase seguinte da competição pode representar na vida do clube, Paulo César considerou: "Espero que possamos conseguir. Acho que todos unidos, mostrando a força do grupo que temos mostrado até aqui, é possível".


Maisactual


Bruno3429

Taça UEFA: Jesus define estratégia do Braga para jogo de hoje com PSG
"Marcar fora é fundamental"


Marcar golos – é assim que Jorge Jesus resume o grande objectivo do Sporting de Braga para o jogo de hoje (19h15, SIC), em Paris, frente ao PSG, relativo à 1ª mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

"Nestas eliminatórias, os golos fazem a diferença. Por isso, marcar fora é extremamente importante. Temos conseguido golos fora em praticamente todos os jogos, nesta competição. A excepção foi o Milan. Por isso, estamos confiantes. Vamos tentar valorizarmo-nos como equipa", disse o treinador bracarense.

O adversário dos minhotos ocupa a segunda posição na liga francesa, a apenas um ponto do líder, o Lyon. Jesus diz estar consciente das dificuldades, mas garante "jogar para ganhar", apesar do ambiente do Parque dos Príncipes. "Os meus jogadores estão habituados a que eu só lhes incuta esse pensamento. É claro que um empate pode ser bom. Tanto o empate como a vitória interessam", explicou o técnico.

A boa carreira do Braga na UEFA poderá ser um sinal de alerta para Paul Le Guen, treinador do PSG, que considera a formação portuguesa "uma equipa organizada."

"É uma equipa com poder físico e técnico. São muito organizados, menos conhecidos internacionalmente do que Benfica ou Sporting, mas muito sólidos", acrescentou Paul Le Guen.

Mário Pereira/Correio Manha

Bruno3429

Jorge Jesus: "Só sei e só penso em ganhar"
Por: Carlos Silva

O treinador bracarense só pensa na vitória, concedendo ser o empate o menos mau dos resultados

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, tem apenas a vitória no seu pensamento, para o encontro de quinta-feira, no Parque dos Príncipes, diante do Paris Saint-Germain, da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol. 
 
"Para mim, o empate nunca é um bom resultado, porque eu só sei e só penso em ganhar. Na forma como eu trabalho com os meus jogadores incuto-lhes no espírito isso", disse Jorge Jesus, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, em Paris. 

"Temos a certeza de que vamos jogar com uma excelente equipa, com jogadores que já foram campeões do Mundo e da Europa, mas isso não nos intimida e não nos tira a confiança e as convicções que nós temos", frisou. 

"Normalmente, nestas eliminatórias, a diferença faz-se pelos golos e nós sabemos que fazendo um golo fora é muito importante. Só em Milão é que não fizemos golo, de resto, fizemos em todos os desafios da UEFA", concluiu o treinador português. 

RTP

Bruno3429

Jorge Jesus pede golos para fazer história

RUI MARQUES SIMÕES, em Paris
Taça UEFA. Sp. Braga começa hoje, em Paris, a lutar pelos quartos-de-final
O Paris SG-Sp. Braga de hoje (19.15, SIC) "pode ser o início de um momento histórico" para o clube minhoto. Quem o diz é o treinador arsenalista, Jorge Jesus, que garante querer ganhar em França, mas admite que um empate com golos pode não ser um mau resultado.

A conferência de imprensa de lançamento do jogo de hoje, dos oitavos-de-final da Taça UEFA, encaminhava-se para o fim quando foi perguntado ao técnico do Braga se a sua prioridade, nesta altura, é a Liga ou a prova europeia. Jesus disse que, "se pudesse, escolhia a Liga", mas logo emendou, valorizando a Europa: "Na UEFA tudo é possível e este é um grande momento para clube, treinador e jogadores".

Frente ao Paris Saint Germain, o Sp. Braga joga a continuidade na Taça UEFA e também um pequeno bolo financeiro. A passagem aos quartos-de-final vale um prémio de 300 mil euros (a que se somam direitos televisivos). Mas uma vitória na prova pode render bem mais: 13,5 milhões de euros, segundo contas de Henrique Estibeira, editor do site www.futebolfinance.com, citado pela Lusa.

Também por isso, Jorge Jesus encara a partida num misto de ambição e cautela. "Antes do jogo só penso em ganhar. Mas depois do jogo talvez um empate com golos não seja mau", assumiu o técnico, lembrando que "estes encontros não valem três pontos". "Os golos é que fazem a diferença", frisou. De resto, o técnico não quis falar de mexidas na equipa, mas Rodríguez e César Peixoto devem voltar ao onze. Quem mantém o lugar é Paulo César, que promete um Sp. Braga "ao mais alto nível, muito lutador, para não deixar jogar" os franceses.

Do lado do PSG, pela voz do treinador Paul Le Guen, sobressai o respeito pelo clube português. "São organizados e têm uma boa mistura entre valor técnico e atlético. Têm menos prestígio do que Benfica ou Sporting, mas são uma equipa sólida", disse o técnico francês, numa conferência de imprensa onde foi mais questionado sobre o duelo de domingo, com o arqui-rival Marselha, do que sobre o jogo desta noite. Os parisienses não contam com o central Sakho, lesionado, e vão mexer na baliza: Entra Édel, habitual suplente de Landreau, numa medida de gestão do plantel.

Diario Notícias

Bruno3429

Sporting de Braga continua a sonhar em Paris

O Sporting de Braga inicia, esta quinta-feira, a sua participação nos oitavos-de-final da Taça UEFA, na visita aos franceses do Paris Saint-Germain, eliminatória em que os minhotos defendem o estatuto de única equipa portuguesa na prova.

Jorge Jesus diz que o Sporting de Braga vai tentar vencer

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, diz que a equipa vai tentar ganhar, mas só o desenrolar do jogo pode ditar se é possível vencer.

«Vamos ver se temos capacidade para ganhar ou para trazer um bom resultado de Paris contra uma equipa que é muito forte e favorita a esta eliminatória», afirma Jorge Jesus.

O Sporting de Braga vai ter pela frente um renascido Paris Saint-Germain, que, depois de ter andando nas últimas temporadas a lutar pela permanência na Liga francesa, aparece esta temporada nos lugares cimeiros da competição e ameaça a hegemonia do heptacampeão Lyon.

Na última ronda, os franceses eliminaram os alemães do Wolfsburgo, equipa que os bracarenses defrontaram na fase de grupos e perderam por 3-2, no Minho.

O encontro está agendado para as 19:15 portuguesas, e será arbitrado pelo italiano Matteo Trefoloni.

TSF

Bruno3429

#15
Foi preciso ir À grécia
MANUEL CASACA, enviado especial a Paris (França)

Harry Redknapp foi o último treinador que não analisou convenientemente o Braga e viu o Portsmouth afastado da Taça UEFA. Já o seu homólogo do Paris Saint-Germain, Paul Le Guen, disfarça bem e até parece ter um conhecimento profundo, mas precisou de uma ajuda portuguesa para estar identificado com o valor da equipa treinada por Jorge Jesus. O francês socorreu-se de Kenedy, antigo lateral-esquerdo do Benfica, FC Porto, Braga e PSG, mas o mais curioso é que o defesa já está há três anos na Grécia a representar o modesto Ergotelis.

Um pequeno episódio que parece deixar evidente o pouco cuidado que os franceses tiveram na análise do Braga. Exemplo disso foi a conferência de Imprensa de ontem de Paul Le Guen. A maioria das perguntas estavam direccionadas para o jogo de domingo, contra o Marselha, muito importante para que os parisienses continuem a lutar por aquele que parece ser o grande objectivo da época, destronar o Lyon do primeiro lugar.

Indiferente a tudo isto, Jorge Jesus, metódico e um apaixonado pelo futebol, parece saber tudo do Paris Saint-Germain. "É uma equipa que não deixa jogar, com as linhas muito juntas, um pouco parecida connosco. Está a fazer um excelente campeonato em França, e não é por acaso que está em segundo lugar. Trata-se de uma excelente equipa, com alguns campeões da Europa e do Mundo", elogia o treinador do Braga, para quem o Paris Saint-Germain também tem pontos fracos. "Todas as equipas têm fragilidades, nós inclusive, e vamos tentar explorar essas fragilidades por alguns jogos que vimos", avisou, sem especificar quais. "São situações que vamos tentar amanhã [hoje] explorar".

Para evitar dar trunfos ao adversário, Jorge Jesus abriu o treino de ontem, já no Parque dos Príncipes, apenas durante 15 minutos. Depois preparou a estratégia para o jogo de hoje, até porque interessava-lhe saber como estavam fisicamente alguns jogadores que vieram de lesões, concretamente Rodriguez, Alan, Frechaut e até Orlando Sá. Este último lesionou-se no treino de anteontem, mas ontem pareceu recuperado e vai para o banco.


Paris SG - Braga
Parque dos Príncipes
19h15 horas
SIC


Árbitro Matteo Trefoloni (Itália)

Assistentes Alessandro Stagnoli e Massimiliani Grilli


Paris SG
Treinador

Paul le guen

30 Edel GR

2 Ceará LD

15 Camara DC

13 Traoré DC

22 Armand LE

10 Sessegnon AD

23 Clèment MD

20 Chantôme MD

25 Rothen AE

8 Luyindula AV

9 Hoarau AV

1 Landreau GR

17 Mabiala DC

4 Makelele MD

24 Makonda MO

7 Giuly AD

12 Pancrate AV

14 Kezman AV


Braga
Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

2 Rodriguez DC

44 André Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

22 Luis Aguiar MO

21 César Peixoto MO

9 Paulo César AV

18 Renteria AV

24 Mário Felgueiras GR

17 Frechaut DC

13 Stélvio MD

10 Jorginho MO

7 Mossoró MO

99 Matheus MO

11 Orlando Sá AV


Paul Le Guen elogia Eduardo

As informações que recebeu de Kenedy e os vídeos que observou parece terem sido suficientes para Paul Le Guen ter uma ideia do valor do Braga. "Vi os vídeos de jogos das competições europeias e de alguns do campeonato, como este bem recente que realizaram com o Sporting. Estão a fazer um bom percurso no campeonato. São organizados e têm uma boa mescla de valor técnico e atlético. Não é uma equipa tão conhecida e não têm o prestígio do Benfica ou do Sporting, mas é uma equipa sólida" destacou o treinador do Paris Saint-Germain.

Daquilo que viu em vídeo, e pelas informações que diz ter recebido de Kenedy, Paul Le Guen destaca a qualidade ofensiva do Braga. "Mesmo não contando com Meyong, que está lesionado, eles têm bons avançados. Têm o Renteria, por exemplo, que jogou no Estrasburgo", recordou o treinador francês, para quem a equipa bracarense "tem bons jogadores em todas as zonas do terreno".

Por último, mais elogios, agora para o internacional português Eduardo. "É um guarda-redes seguro", destacou.


Paulo César
Sem medo dos franceses


Paulo César deve merecer novamente a confiança de Jorge Jesus para alinhar de início. O avançado respeita o Paris Saint-Germain, mas referiu que a equipa francesa "não mete medo". Lembra mesmo que o Braga já fez história na Taça UEFA, daí que acredite que a equipa vai voltar a mostrar a força do grupo já hoje.


Nova casa aumenta a confiança de Salvador

Há muitos minhotos em Paris, mas nem por isso António Salvador deixou de ficar surpreendido quando chegou a Ivry Sur-Seine, acompanhado de outros dirigentes e do autarca Mesquita Machado, e viu uma centena de pessoas à sua espera, número que aumentou para 800 progressivamente. O dia era de festa. Afinal, nascia a segunda casa do Braga no estrangeiro: "Os Minhotos de Paris." O nome surgiu há três anos, com a fundação de um clube que compete nos distritais. Foi na sede deste que se ergueu o novo espaço que enche de orgulho o presidente. "Está dentro do que traçámos há um ano, ou seja, expandir o nome do Braga por essa Europa fora. É a prova que este clube tem adeptos em toda a Europa. Trabalhamos para ter um Braga mais forte a nível europeu e isso traz-nos mais responsabilidades", disse. Sobre o jogo de hoje, Salvador disse ter "fé" e mostrou-se esperançado. "Pode ser um marco histórico", salientou, já depois de no aeroporto ter dito que se o Braga entrar "no grupo dos oito melhores tudo pode acontecer".


Emigrantes presentes

Com capacidade para 48 500 espectadores, o Parque dos Príncipes deverá registar uma boa casa, mesmo sem garantia de estar lotado. Certo é que o Braga vai merecer o apoio de milhares de portugueses. A organização não sabe quantos serão, até porque muitos emigrantes têm comprado bilhetes aos franceses.


Breves
Estreia do Braga em França


Apesar de já ter uma assinalável bagagem europeia, conseguida sobretudo nos últimos anos, esta é a primeira vez que o Braga vai defrontar uma equipa francesa. Hoje é o 45º jogo da equipa bracarense na TAÇA UEFA, somando ainda mais 10 participações na extinta Taça da Taças e duas na Taça Intertoto.


Parisienses e a maldição lusa

O Paris Saint-Germain vai disputar hoje o nono jogo contra equipas portuguesas, sendo que os dois últimos aconteceram no arranque para esta época (empate com o Benfica e derrota com o Guimarães). Curioso é que em jogos a eliminar, diante do Benfica e do Boavista, os parisienses foram sempre afastados. E como não há duas sem três, os adeptos do Braga esperam que a tradição se mantenha.


Craques devem ficar no banco

Landreau, Makelele, Giuly e Kezman são algumas das principais figuras do Paris Saint-Germain, mas devem começar no banco. O guarda-redes estava mesmo em dúvida, devido a uma pequena lesão, mas os restantes devem ser suplentes, certamente a pensar no jogo com o Marselha.


Pauleta torce pelo Paris SG
MANUEL CASACA

Pauleta vai chegar hoje a França para apoiar o Paris Saint-Germain, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Para os portugueses que gostam que as equipas nacionais cheguem cada vez mais longe nas competições europeias, pode até parecer uma traição, mas a explicação dada a O JOGO pelo antigo avançado é simples e óbvia. "Torço pelo Paris, até porque continuo a trabalhar para o clube", justificou o antigo capitão parisiense, nomeado embaixador e olheiro do PSG depois de colocar um ponto final na carreira. Foram cinco anos, de 2003 a 2008, sempre a mostrar a veia goleadora com o emblema parisiense ao peito. Marcou 109 golos em todas as competições, número que o tornou no melhor marcador da história do Paris, forma como gosta de tratar o clube.

A viver nos Açores e a trabalhar para o Paris Saint-Germain, Pauleta, melhor marcador de todos os tempos da Selecção Nacional, conhece profundamente as duas equipas que hoje vão entrar no Parque dos Príncipes. O respeito pelo Braga é tal que não atribui favoritismo a ninguém nesta eliminatória. "Tanto o Braga como o Paris estão a fazer uma excelente época a nível interno e externo. Quando uma equipa chega a esta fase da competição, é difícil encontrar pontos negativos em alguma delas, daí que seja complicado estar a dizer quem é favorito. Sei é que ambas são ofensivamente muito fortes, além de que são parecidas na forma de jogar, apostando no 4x3x3. Têm jogadores rápidos e com qualidade na frente. Curiosamente, ambas costumam marcar em quase todos os jogos", elogia, deixando ainda uma mensagem aos bracarenses. "Apesar de estar a torcer pelo Paris, e caso o Braga passe a eliminatória, espero que vá o mais longe possível na Taça UEFA".


Portugal Saint-Germain

São muitos os casos de jogadores portugueses que já vestiram a camisola do Paris Saint-Germain. Uns com mais sucesso do que outros - alguns quase só tiveram uma ligação laboral -, mas ao longo dos tempos vários foram aqueles que mais contribuíram para que o PSG seja, por norma, um dos clubes mais queridos dos adeptos portugueses, até pela forte ligação dos emigrantes que trabalham na capital francesa.

Fundado em 12 de Agosto de 1970, e numa parceria com o Saint-Germain-en-Laye, que naquele ano subiu à II Liga francesa, o clube ascendeu ao primeiro escalão no ano seguinte. Para essa subida contribuiu o português Fernando Cruz. Seguiram-se alguns grandes nomes do futebol português, casos de João Alves e Humberto Coelho, e mais recentemente passaram pelo clube nomes como Pauleta, Hugo Leal, Hélder Cristóvão, Hélder Baptista, Filipe Teixeira, Agostinho e Fredy.


Hugo Leal
"Ter Jorge Jesus é uma vantagem"


Hugo Leal, o único jogador português que está no activo na Liga Sagres e que já representou o Braga e o Paris Saint-Germain, entende que, pela história e pela experiência, a equipa parisiense é favorita, mas acredita que a equipa portuguesa tem boas possibilidades de passar a eliminatória. Dá mesmo argumentos fortes que sustentam essa crença. "O Braga tem uma boa equipa, além de que ter Jorge Jesus é uma vantagem, porque ele estuda bem os adversários. Duvido que o Paris Saint-Germain conheça bem o Braga", questiona o agora médio do Trofense.

Em declarações a O JOGO, Hugo Leal alerta o Braga para a força que os adeptos parisienses transmitem à equipa. "Na última vez que joguei na Taça UEFA, contra o Glasgow Rangers, tivemos um apoio fantástico. Eles incentivam muito a equipa. Se o Braga ficar intimidado, terá muitos problemas", avisa, convicto que isso não irá acontecer, até porque nos últimos anos a equipa bracarense "ganhou experiência internacional".

Optimista quanto à passagem do Braga, Hugo Leal destaca a qualidade dos avançados da equipa portuguesa, assim como César Peixoto, e lança mais um aviso, este para alguns jogadores do Paris Saint-Germain. "Landreau, o guarda-redes, tem muita experiência, assim como Makelele. O Luyindula também é muito bom. Mas atenção que o PSG tem lançado alguns jovens que têm muito valor", destaca.


Orlando Sá é avançado à antiga

Tanto o Braga como o Paris Saint-Germain não têm segredos para Pauleta, daí que o antigo avançado tenha aceite o repto lançado por O JOGO, analisando alguns jogadores das duas equipas. Quis destacar quatro de cada equipa, com a particularidade de os do PSG terem chegado ao clube esta temporada.


Destaques
PSG

Makelele
(ex-Chelsea)

"Grande jogador. Defensivamente é muito importante para a equipa. Há alguns anos que o Paris precisava de um jogador assim"


Giuly
(ex-Roma)

"Extremo experiente e muito rápido. Bom reforço para esta temporada"


Sessegnon
(ex-Le Mans)

"É um jogador explosivo, muito bom tecnicamente. Gosta de ter a bola nos pés. É muito forte no um para um"


Hoarou
(ex-Le Havre)

"Trata-se de um finalizador, que gosta de jogar de costas para a baliza"


BRAGA

Renteria
(avançado)

"Jogador muito perigoso. Cria muitas ocasiões para marcar"


César Peixoto

(médio-esquerdo)

"Sabe ter a bola e tem um bom passe. Tem qualidade"


Orlando Sá
(avançado)

"É um avançado à antiga, que sabe estar na área. Tem qualidade como avançado. Não é rápido, mas tem um nível técnico aceitável. Jogador de futuro"


Luis Aguiar
(médio-ofensivo)

"Jogador que aparece bem na direita e na esquerda. Tem pontapé forte, que já lhe valeu alguns golos esta época"


Tácticas é com eles
Perfil
Antigo avançado analisa os dois treinadores que vão estar hoje no Parque dos Príncipes



Se Jorge Jesus está na moda em Portugal, Claude Puel voltou à ribalta em França, depois de um ano negativo, em 2006, no Glasgow Rangers. Pauleta conhece-os bem e traça-lhes o perfil.

Claude Puel
"É um treinador que dá muita importância aos aspectos defensivos e tácticos. Analisa muitos os jogos. Treinador experiente"

Jorge Jesus

"Tacticamente as suas equipas são muito fortes e fazem bem as transições para o ataque. Sabe motivar os seus jogadores"


Taça UEFA
Oitavos-de-final


Hoje
Paris Saint-Germain-Braga

Werder Bremen-Saint-Étienne

Marselha-Ajax

Dínamo de Kiev-Metalist

CSKA Moscovo-Shakhtar Donetsk

Hamburgo-Galatasaray

Udinese-Zenit

Manchester City-Aalborg

O Jogo

JotaCC

Braga recupera Luís Aguiar para o assalto ao Parque dos Príncipes

Médio uruguaio é talismã dos minhotos na Taça UEFA e só Wagner Love marcou mais golos na competição

Luís Aguiar reagiu bem ao tratamento de que foi alvo, treinou-se ontem com a equipa e pode defrontar o Paris Saint-Germain, se Jorge Jesus assim quiser. Não podia haver melhor notícia para o universo minhoto, na difícil deslocação ao Parque dos Príncipes. É que o treinador do Braga quer "marcar golos" em Paris e o médio uruguaio é o segundo melhor marcador da Taça UEFA, só atrás de Wagner Love, do CSKA de Moscovo.
Os seis golos apontados por Luís Aguiar, menos três que o goleador--mor da prova, coincidem com os melhores jogos do Braga na UEFA. Jorge Jesus sabe bem da influência do jogador, daí ter feito tudo para o recuperar para a deslocação a Paris. Aguiar trabalhou com limitações toda a semana e só ontem foi dado como apto para jogar. Frechaut, em dúvida devido a um problema nas costas, também pode jogar, mas deverá começar no banco de suplentes. Jesus poderá apostar no regresso do peruano Rodriguez para jogar ao lado de Leone, em detrimento de Stélvio.
O treinador do Braga não esconde a ambição de garantir uma vaga nos quartos-de-final da Taça UEFA. E frisou ontem que a chave do sucesso na eliminatória passa por marcar no terreno do adversário: "Nestas eliminatórias, os golos fazem a diferença. Por isso, fazer um golo fora é muito importante. Temos feito isso, à excepção do jogo no terreno do Milan. O objectivo contra o PSG é esse".
Os bracarenses não se assustam com a boa forma do PSG, segundo classificado na Liga francesa. "Só penso em ganhar e incuto esse pensamento aos meus jogadores. Se o empate é bom? Sim, um empate ou uma vitória são resultados que nos podem interessar. Mas um empate com golos", avisou Jesus.
No balneário dos franceses, fala-se mais na Liga doméstica e menos no Braga. A culpa é da perseguição ao líder Lyon, que está apenas a um ponto de distância. Por isso, o treinador Paul Le Guen vai preservar jogadores nucleares. Tudo para estar em força no "clássico" com o Marselha. O defesa Mamadou Shako, a recuperar de um problema no tornozelo, falhará a recepção ao Braga. De fora também ficará o guarda-redes titular Landreau, para jogar Edel.
Mesmo com atenções voltadas para outro jogo, o PSG pensa em ganhar. "Porque temos ambições legítimas de chegar longe", avisou Le Guen. O treinador elogiou o Braga e espera "um ambiente de festa" no Parque dos Príncipes, motivado pela presença de "muitos emigrantes portugueses". "Vi vários jogos do Braga. Derrubaram o Standard de Liège para se qualificarem e estão a fazer um percurso bom. É uma equipa sólida".


O dinheiro da UEFA


Arsenalistas sempre a encher os cofres

Graças à sua prestação na Taça UEFA, nos cofres do Sp. Braga já entraram cerca de meio milhão de euros - 435 mil euros provenientes da presença na primeira eliminatória da prova (100 mil euros), na fase de grupos (115 mil euros), das duas vitórias nessa fase (40 mil euros cada) e das qualificações para os 16 e oitavos-de-final (70 mil euros cada uma). Se o clube atingir os quartos-de-final entrarão mais 2,1 milhões (300 mil pela qualificação e 1,8 milhões de direitos televisivos). A estimativa é de Henrique Estibeira, editor do site futebolfinance.


PUBLICO


JotaCC

Primeira derrota na Fase Final


Depois de 2 vitórias, contra Belenenses e Leixões, nos 2 primeiros jogos da fase final, O S.C.Braga não conseguiu  continuar na senda das vitórias e sofreu a primeira derrota frente ao Ala de Gondomar por 3-1 com os parciais de 25-21; 17-25; 13-25 e 21-25.

Depois de uma semana difícil de treinos, com várias atletas engripadas e lesionadas não conseguiu travar o Ala, constituído por atletas nacionais altas e jovens que  colocaram muitas dificuldades no ataque e no bloco. O S.C.Braga não entrou  mal no jogo, conseguiu com o  serviço colocar muitas dificuldades na recepção e no ataque adversário mas esta vantagem só se sentiu num 1º set equilibrado em que vencemos por 25-21. O Ala a partir do 2ºset conseguiu receber melhor e a partir daqui nunca conseguimos nem impor o nosso bloco nem apresentar uma recepção que pudesse favorecer o  jogo rápido. Apenas no 4º set o S.C.Braga conseguiu pôr alguma pressão nas adversárias, equilibrou o set e usufruíu de alguma vantagem (21-20) mas uma parte final do set com 5 erros consecutivos de recepção e de ataque, ditaram a derrota no set e no jogo. O Ala foi um justo vencedor, já que foi mais forte durante mais tempo do jogo e soube ter a cabeça fria necessária para não cometer erros em momentos decisivos dos sets o que lhe permitiu arrecadar os 2 pontos da vitória.

No outro jogo desta fase final, o Leixões tal como se previa, venceu tranquilamente o Belenenses por 3-0, atirando ainda mais as azuis para a cauda da classificação, numa altura em que entramos na 2ª volta e já só faltam disputar 3 jornadas.

O S.C.Braga com esta derrota não compromete, continua a depender unicamente de ele  para se mantermos na A1.

No próximo domingo podem dar mais um passo positivo, se vencerem, no pavilhão da Universidade do Minho, pelas 16 horas, a equipa do Belenenses, no último jogo em casa que vão realizar esta época.

JotaCC

Taça UEFA (1/8 final) - Sporting de Braga continua a sonhar em Paris

O Sporting de Braga inicia hoje a sua participação nos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol, na visita aos franceses do Paris Saint-Germain, eliminatória que os minhotos defendem o estatuto de única equipa portuguesa na prova.

No Parque dos Príncipes, a formação de Jorge Jesus procura continuar a sonhar numa competição em que já goleou os ingleses do Portsmouth, por 3-0, na fase de grupos, e eliminou os belgas do Standard Liege, na última ronda.

O Sporting de Braga vai ter pela frente um renascido Paris Saint-Germain, que, depois de ter andando nas últimas temporadas a lutar pela permanência na Liga francesa, aparece esta temporada nos lugares cimeiros da competição e ameaça a hegemonia do heptacampeão Lyon.

Na última ronda, os franceses eliminaram os alemães do Wolfsburgo, equipa que os bracarenses defrontaram na fase de grupos e perderam por 3-2, no Minho.

O encontro está agendado para as 19:15 portuguesas, e será arbitrado pelo italiano Matteo Trefoloni.

LUSA

JotaCC

Taça UEFA: Jorge Jesus só com pensamento na vitória

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, tem apenas a vitória no seu pensamento no encontro desta quinta-feira no Parque dos Príncipes diante do Paris Saint-Germain, da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA em futebol.

''Para mim, o empate nunca é um bom resultado, porque eu só sei e só penso em ganhar. Na forma como eu trabalho com os meus jogadores incuto-lhes no espírito isso'', disse Jorge Jesus, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, em Paris.

Para o treinador do Sporting de Braga, o empate também é um bom resultado dentro dos dois que lhe podem interessar.

''Temos a certeza de que vamos jogar com uma excelente equipa, com jogadores que já foram campeões do Mundo e da Europa, mas isso não nos intimida e não nos tira a confiança e as convicções que nós temos'', frisou.

Jorge Jesus diz que a equipa vai respeitar o adversário, mas que ambiciona marcar um golo.

''Normalmente, nestas eliminatórias, a diferença faz-se pelos golos e nós sabemos que fazendo um golo fora é muito importante. Só em Milão é que não fizemos golo, de resto, fizemos em todos os desafios da UEFA'', adiantou o treinador português.

Para o avançado Paulo César, o jogo perante o PSG será difícil, mas coloca a eliminatória em 50 por cento.

Sobre o momento histórico que o passar à fase seguinte da competição pode representar na vida do clube, Paulo César considerou: ''Espero que possamos conseguir. Acho que todos unidos, mostrando a força do grupo que temos mostrado até aqui, é possível''.

FUTEBOL 365