News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Diário do Minho Encarnado?

Started by Vlad, 03 de March de 2009, 12:41

Previous topic - Next topic

cardoso

Quote from: rasarb on 03 de March de 2009, 15:50
ALGUEM SABE O NOME DO PAROLO QUE ESCREVEU ISSO.

É QUE É MESMO MUITA INCOMPETENCIA QUE FAZ DO JORNAL UM BANDO DE INCOMPETENTES.

SEUS GRANDES ANIMAIS INVERTEBRADOS LEMBRAI-VOS QUE ESTAIS EM BRAGA.

Caro rasarb, acredita que o responsável por este título é um grande braguista, com um historial de braguismo bem maior que o meu, por exemplo! Não te digo o nome porque não tenho procuração dele nem ele precisa que o defenda, mas se és braguista como eu, podes acreditar no que te digo. Mas admito que meteu água, como todos nós metemos de vez em quando.

Quote from: Vlad on 03 de March de 2009, 15:02
Ao ler as opiniões deste tópico fico contente, muito contente, por saber que há muitos que pensam "ridículo" tal como eu.

Vá lá, Vlad, fui eu que usei a palavra "ridículo" portanto não vale a pena usares indirectas comigo. Conheço-te há muitos anos (pelo menos virtualmente) e por isso, vamos ser directos. "Ridículo" significa "muito pouco importante" e aplica-se a uma maneira de interpretar a frase e nunca à tua pessoa, nem sequer às tuas opiniões.
Vocês sabem perfeitamente que DETESTO a palavra "encarnado" por ser associada ao benbostismo. mas daí a dizerem que por detrás disto há segundas intenções... não concordo! Acho ridículo discutir este assunto por ser insignificante. Foi um erro, concordo, mas não tenho razões nenhumas para concordar com segundas intenções.

Vlad

Olá Cardoso.
Tivesses sido o único a usar a palavra "ridículo", e eu ter-te-ia respondido directamente, na boa. Como houve mais gente decidi não "pessoalizar" a coisa. Não foi minha intenção mandar indirectas.
Quanto às segundas intenções, e no que a mim diz respeito, nunca disse que o autor da frase teve segundas intenções. Tu disseste que ele meteu água e que errou, eu disse que ele foi um parolo... Mais coisa menos coisa, todos concordamos que a escolha foi muito infeliz.
Quanto a ser ridículo discutir isto por ser insignificante, já não concordo. Concordo que não é importante, de facto não é. Mas nem toda a discussão tem que ser de uma importância fulcral. Esta é mais leve. Foi só uma crítica ao jornal, ou ao autor da frase. Nada de mais, e deve ser entendida como tal.
E mais, se calhar depois disto o autor não volta a repetir o erro (só se for muito burro), por isso já terá a sua importância... mesmo que ridícula (pouco importante  ;D)
A quem me acusou de algum fundamentalismo... respondo que não sou um perseguidor do Diário do Minho, longe disso...
É mais fundamentalismo ver num crítico, um perseguidor.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Migu3l Cruz

Isto já começa a ser uma caça às bruxas. Não acho nenhum escândalo. Encarnado e vermelho no dicionário é a mesma coisa que significa a mesma coisa e cada um interpreta da maneira que quiser.
Braga Cidade e Clube sempre no coração

cardoso

Quote from: Vlad on 03 de March de 2009, 16:23
Olá Cardoso.
Tivesses sido o único a usar a palavra "ridículo", e eu ter-te-ia respondido directamente, na boa. Como houve mais gente decidi não "pessoalizar" a coisa. Não foi minha intenção mandar indirectas.
Quanto às segundas intenções, e no que a mim diz respeito, nunca disse que o autor da frase teve segundas intenções. Tu disseste que ele meteu água e que errou, eu disse que ele foi um parolo... Mais coisa menos coisa, todos concordamos que a escolha foi muito infeliz.
Quanto a ser ridículo discutir isto por ser insignificante, já não concordo. Concordo que não é importante, de facto não é. Mas nem toda a discussão tem que ser de uma importância fulcral. Esta é mais leve. Foi só uma crítica ao jornal, ou ao autor da frase. Nada de mais, e deve ser entendida como tal.
A quem me acusou de algum fundamentalismo... respondo que não sou um perseguidor do Diário do Minho, longe disso...
É mais fundamentalismo ver num crítico, um perseguidor.

na boa ;)
Opiniões são opiniões. Só não vou à bola com fundamentalismos, como diz o Phoenix

Cici

Quote from: Vlad on 03 de March de 2009, 15:41
PS: já agora... como é que os lisboetas dizem o singular de sapatilhas, tenis na lingua deles. Um téni ? Vou calçar o meu teni esquerdo.  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Para os lisboetas sapatilhas é o que se usa para fazer ballet. Eles quase que até podiam fazer uma versão só deles da língua portuguesa, à quantidade de palavras que eles usam que não se diz no resto do país, eu quase que conseguia fazer uma lista... ::)

O titulo da noticia é um erro lá isso é, mais estranho é usarem encarnado quando no Norte não se diz encarnado mas sim vermelho.

disco infiltrator

Quote from: Phoenix on 03 de March de 2009, 16:23
Isto já começa a ser uma caça às bruxas. Não acho nenhum escândalo. Encarnado e vermelho no dicionário é a mesma coisa que significa a mesma coisa e cada um interpreta da maneira que quiser.

Encarnado é completamente diferente de vermelho. O oposto. É como do preto para o branco.

O Mágico SCB é vermelho! Vermelho!

El_Gavion

Quote from: JR2969 on 03 de March de 2009, 15:34
É evidente que não foi por mal, e não podemos extrapolar e criticar todo o jornal, nem sequer quem escreveu aquele títuli; mas eu sou VERMELHO e nunca sequer utilizei a palavra encarnado, pelo que também não gostei...

É isso JR...
Acredito que não tenha sido por mal. Foi mesmo por parolice! Nem critico todo o jornal ou sequer peço a cabeça do parolo que escreveu aquilo. Só lhe chamo de parolo.
Muito sinceramente, não nego que associo a palavra encarnado ao clubzeco do galináceo. E por isso irrita-me ver essa associação ao nosso Braga, VERMELHO E BRANCO.
Mas mais que isso é ver um jornal da nossa região usar aquilo que aqui ninguém usa. Isso sim é ridículo. Mas alguém conhece algum bracarense que use a palavra encarnado em vez de vermelho? É patético, e mais ainda por ser num jornal da região. E anti-benfiquismos à parte, seria de igual forma patético se num artigo sobre "café", esse mesmo jornal de Braga usasse a palavra "bica"...
Nós não dizemos "passa cá a frigideira ou a sertã para fritar as batatas", dizemos sim "passa cá o tacho para fritar as batatas". E um estrugido é um estrugido e não refugado. E nós aqui não apertamos os atacadores dos tenis. Apertamos os cordões das sapatilhas.E cá em Braga, as tampas das panelas têm um nome, são os testos! E assim se fala em Braga!
E um jornal de Braga, e que se diz da região não usa palavras que não se usam cá em Braga, e encarnado é uma delas. É vermelho que se diz, mais propriamente BERMEILHO como disse a Karon.

PS: já agora... como é que os lisboetas dizem o singular de sapatilhas, tenis na lingua deles. Um téni ? Vou calçar o meu teni esquerdo.  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

;D ;D ;D ;D ;D ;D

Muito bom!!

É este o ônus da questão!

Já agora, a crónica do jogo da 1ª mão com o PSG vai sair no dia TREUZE!!! ;D ;D
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

1

Meteu agua obviamente eu também não gosto de ver estrangeirismos num jornal de Braga. A nossa língua já foi moldada conforme a norma lisboetas vamos agora pelo menos tentar manter as poucas palavras que têm uma identidade nossa.

Anabela

Foi uma tirada no mínimo infeliz.
Mas, pronto, aceito que não tivesse sido por mal.

braga grande

bermelho sim encarnado nunca seu parolo do dm  parolo !!!
braga è scbraga!!!!

Jazzdevill

Alto lá que há uma coisa que ainda ninguém disse! Encarnado e vermelho são duas cores diferentes. O encarnado vem de carne, mais propriamente da sua côr. O vermelho é uma côr básica do espectro, portanto de tonalidade diferente. Hoje em dia e pela descaracterização dos equipamentos em relação aos seus originais, as cores patentes na realidade estão mais próximas umas das outras nos uniformes das equipas em questão. Mas se recuarmos o suficiente, o equipamento das avestruzes era mais escuro, um "encarnado" realmente diferente do vivo vermelho que tradicionalmente equipou o ENORME SPORTING CLUBE DE BRAGA.  Por isso, sem acusar o autor do título de capa de segundas intenções, não é de deprezar vincar essa fundamental diferença até porque ela não existe meramente nas nossas cabeças nem no nosso vocabulário - existe também na paleta das cores. Para memória futura, pede-se então que nas referências à côr do SPORTING CLUBE DE BRAGA se use da palavra VERMELHO porque é essa realmente a côr do nosso clube e não encarnado porque isso seria um daltonismo cujas causas não importa agora apurar.

LeonelP

O meu coracao so tem uma cor: vermelho e branco

fmrabit

Como já alguém disse, o jornalista até pode ser braguista, mas este titulo não deixa de ser provocatório para os adeptos do SCBraga, e infeliz para quem o escreveu!

Sérgio_Gonçalves

A.COSTA

Hoje à noite vi o Diário do Minho no Continente e de facto achei infeliz o título, por referir encarnado ... que claramente é associado ao "clube da gaivota".
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Lateralus

Essa foi ao lado. O mínimo que o jornalista podia fazer era pedir desculpa pelo lapso no jornal.

1989

Boas,

Cardoso, eu custa me muito a acreditar que a pessoa que escreveu isto seja um grande bracarense!!! ele não estava a escrever a um texto ... estava a escrever um titulo!! portanto estava a concentrar todo o pensamento em 4 palavras!!! ihihihhhihi

A unica hipotese que vejo é terem ido buscar tambem um titulo à Lusa!!!(quantos enxovalhanços já não lemos no Diário de cronicas da Lusa....)

Foi infeliz e de muito mau gosto, principalmente para aqueles que procuram o jornal regional para ver as noticias do clube da terra!!

euxinha

O diário do minho que pinte o derby da cor que quiser...o que importa é que no fim fomos nós que ganhamos e...OLÉEEEEEEEEEEEEEE!!!! ;D

A.Castro

Quote from: JR2969 on 03 de March de 2009, 15:34
É evidente que não foi por mal, e não podemos extrapolar e criticar todo o jornal, nem sequer quem escreveu aquele títuli; mas eu sou VERMELHO e nunca sequer utilizei a palavra encarnado, pelo que também não gostei...

É isso JR...
Acredito que não tenha sido por mal. Foi mesmo por parolice! Nem critico todo o jornal ou sequer peço a cabeça do parolo que escreveu aquilo. Só lhe chamo de parolo.
Muito sinceramente, não nego que associo a palavra encarnado ao clubzeco do galináceo. E por isso irrita-me ver essa associação ao nosso Braga, VERMELHO E BRANCO.
Mas mais que isso é ver um jornal da nossa região usar aquilo que aqui ninguém usa. Isso sim é ridículo. Mas alguém conhece algum bracarense
que use a palavra encarnado em vez de vermelho? É patético, e mais ainda por ser num jornal da região. E anti-benfiquismos à parte, seria de igual forma patético se num artigo sobre "café", esse mesmo jornal de Braga usasse a palavra "bica"...
Nós não dizemos "passa cá a frigideira ou a sertã para fritar as batatas", dizemos sim "passa cá o tacho para fritar as batatas". E um estrugido é um estrugido e não refugado. E nós aqui não apertamos os atacadores dos tenis. Apertamos os cordões das sapatilhas.E cá em Braga, as tampas das panelas têm um nome, são os testos! E assim se fala em Braga!
E um jornal de Braga, e que se diz da região não usa palavras que não se usam cá em Braga, e encarnado é uma delas. É vermelho que se diz, mais propriamente BERMEILHO como disse a Karon.

;D ;D ;D ;D ;D.....
o cumprimento lisboeta ...atão comé??? enquanto nós aqui é ....como é ***** tá tudo?
NÓS SOMOS NO MINHO CARAGO
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

Maria

Quote from: Phoenix on 03 de March de 2009, 16:23

É! É uma caça às bruxas. Da minha parte é e será sempre uma caça às bruxas. Enquanto não nos respeitarem.
O ENORME SC BRAGA É VERMELHO (COM AS MANGAS BRANCAS)!
E mai nada!
GVERREIRA DO MINHO