News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/09

Started by Kintaro, 09 de September de 2006, 09:28

Previous topic - Next topic

Kintaro

Ficha de Jogo


Golos
32 m
0-1 por Wender, na conversão de uma grande penalidade assinalada na sequência de um contacto promovido por Bruno Fernandes (sobre o próprio Wender) e que o árbitro interpretou de uma forma rigorosa, embora o defesa do Desp. Aves tenha sido ingénuo na forma como tentou evitar que o brasileiro se virasse para a baliza... O suficiente para Wender explorar, ao perceber que perdera o controlo da situação. Aliás, Paulo Costa tinha no mesmo lance deixado passar pressão idêntica exercida por William sobre José Carlos. Na hora de marcar, Wender partiu para a bola com determinação, batendo o guarda-redes, que adivinhou o lado

Arbitragem
PAULO COSTA (5)
Discutível o critério aplicado no penalty, que não respeitou em lance a favor do Desp. Aves. Bem na expulsão de Cesinha, que se pôs a jeito. Pactuou com o antijogo do Braga.

Melhor em campo
A. MADRID (6)
Dimensões do campo reduzidas pela ilusão de não haver pedaço do relvado que não tenha ficado com a marca dos seus pitons. A inveja não parece feia na atitude incansável do argentino, com dons de adivinho na interpretação dos lances.

Sala de Imprensa

CARLOS CARVALHAL (treinador do Sp. Braga)
Vitória do sofrimento

O técnico dos bracarenses s considerou que a sua equipa fez «um bom jogo» diante de um conjunto «muito bem organizado», devido ao «grande trabalho realizado pelo professor Neca», vincou. «Vai ser muito difícil a qualquer equipa vencer aqui», profetizou o técnico, partindo, de seguida, para a análise ao encontro.
«Fomos uma equipa organizada e, na primeira parte, tivemos paciência, e conseguimos chegar ao golo, com justiça. Na segunda parte, o Desp. Aves obrigou-nos a defender, porque tem homens muito rápidos no ataque. Nessa altura, veio ao de cima a nossa capacidade de sofrimento, que foi fantástica, e que nos levou à vitória. O Paulo Santos não teve muito trabalho, mas o nosso opositor criou-nos muitas dificuldades. Ganha quem marca, e nós marcámos, e tivemos capacidade de sofrimento, sobretudo nos últimos minutos, quando estávamos reduzidos a nove, porque o Cesinha tinha sido expulso e o José Carlos estava a jogar incapacitado», explicou.
Agora, «é tempo de pensar no Chievo», lembrou Carlos Carvalhal, que hoje viaja para Itália, onde assiste ao embate entre o Chievo e o Siena.



Bracarenses somam segunda vitória

Segunda vitória do Sp. Braga na Liga (1-0), na Vila das Aves. Wender foi o autor do golo, de grande penalidade, numa partida em que os arsenalistas terminaram reduzidos a dez unidades (expulsão de Cesinha).
Vitória arrancada a ferros do Sp. Braga, frente ao Desportivo das Aves, alcançada na transformação de uma grande penalidade, por Wender, aos 33 minutos. Mais posse de bola dos arsenalistas, que sentiram dificuldades em criar espaços, face à bem organizada equipa avense, que soube explorar o contra-ataque rápido mas falhou na finalização, mesmo no período em que jogou com mais um elemento (a partir dos 77 m).


Estádio Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves

Árbitro: Paulo Costa (Porto)

DESP. AVES – Rui Faria; Anilton, William, Sérgio Nunes e Rui Figueiredo (Bruno Fernandes, 28 m); Vítor Manuel (Freddy, 59 m), Filipe Anunciação e Nené; Jocivalter, Hernâni (Mércio, 59 m) e Xano.

SP. BRAGA – Paulo Santos; Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem e Carlos Fernandes; Andrés Madrid e Frechaut; Maciel (Cesinha, 66 m), João Pinto (Marcel, 75 m) e Wender (Hugo Leal, 60 m); José Carlos.

Ao intervalo: 0-1

Golo: Wender (33 m), na transformação de grande penalidade.

Resultado final: 0-1

Cartão amarelo a Rui Figueiredo, Xano, Bruno Fernandes, Carlos Fernandes, Paulo Jorge e Vítor Manuel.

Cartão vermelho a Cesinha (77 m), por falta sobre Mércio.

in ABOLA on-line

=======================================================

AVES-SP. BRAGA, 0-1 (Wender 34' [gp])
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA


22:22 - FINAL DA PARTIDA

90' +2 - Disparo forte de Nené para defesa apertada de Paulo Santos.

90' - Quatro minutos de compensação a cumprir no encontro.

90' - Zé Carlos aparece isolado frente à baliza contrária, mas dispara ao lado. O avançado não está nas melhores condições físicas.

88' - Remate disparatado de Fredy. A bola passa muito longe do alvo.

86' - Canto para o Aves, que começa a aparecer com mais perigo no ataque.

80' - Zé Carlos está lesionado e cai no relvado sozinho. Carlos Carvalhal está preocupado, uma vez que já esgotou as substituições.

78' - CARTÃO VERMELHO para CÉSINHA, depois deste pontapear Mércio numa disputa de bola.

76' - Livre perigoso para o Sp. Braga, depois de mão na bola de William. É Marcel que dispara forte... A bola passa bem perto do poste da baliza.

75' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai João Pinto e entra MARCEL.

73' - Marcel já despe o fato-de-treino. O avançado brasileiro vai entrar...

72' - Falta de Nem perto da área bracarense. Livre batido para junto da baliza. Sem perigo...

71' - Mais um livre para o Aves. Batido em jeito para a área, mas com Paulo Santos a aparecer bem nas alturas e a agarrar sem problemas.

66' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Maciel e entra CÉSINHA.

64' - João Pinto recebe assistência da equipa médica bracarense.

63' - João Pinto está caído no relvado mas o Aves segue jogo. Nem dispara uma bomba para as bancadas e critica a atitude dos adversários.

60' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Wender e entra HUGO LEAL.

59' - Dupla SUBSTITUIÇÃO no AVES. Saídas de Vítor Manuel e Hernâni para as entradas de MÉRCIO e FREDY.

59' - CARTÃO AMARELO para VÍTOR MANUEL, após falta sobre Wender.

58' - Boa jogada do ataque do Aves. A bola morre nas mãos de Paulo Santos.

50' - Mais um livre para o Aves. Muito torto e em direcção às bancadas.

47' - Remate forte de Vítor Manuel. Por cima da barra...

21:34 - INÍCIO DA SEGUNDA PARTE

Depois de um início tímido, as duas equipas foram mais afoitas a chegar às áreas contrárias e beneficiaram de algumas oportunidades, principalmente em lances de bola parada e contra-ataques velozes. Aos 34' foi uma dessas jogadas, depois de um contra-ataque do Sp. Braga, que definiu as contas com que as duas equipas vão para o intervalo. Wender foi carregado dentro da área e facturou de grande penalidade. Resta ver o que dizem os dois treinadores aos seus pupilos no intervalo.

21:16 - INTERVALO

45' - O árbitro indica um minuto de compensação a cumprir nesta primeira parte.

45' - Livre para o Aves, batido por Jocivalter. Paulo Santos agarra mas deixa a bola escapar pela linha final. É canto...

44' - CARTÃO AMARELO para PAULO JORGE, depois de uma entrada sobre Xano.

43' - Jocivalter avança bem pela direita e tenta lançar para a cabeça de Hernâni. Mas aparece Paulo Santos nas alturas a defender a bola sem problemas.

40' - Bom lançamento de João Pinto para Wender. O brasileiro avança veloz mas não consegue chegar a tempo de rematar à baliza. Segue jogo...

39' - Livre muito perigoso para o Aves, após falta de Luís Filipe sobre Xano à entrada da área. Paulo santos está irritado com os membros da barreira. É Vítor Manuel quem bate... Por cima do alvo.

37' - CARTÃO AMARELO para CARLOS FERNANDES, depois de uma falta sobre Hernâni.

34' - GOLO DO SP. BRAGA, por WENDER.
O brasileiro é chamado à conversão da grande penalidade e não falha. O guarda-redes Rui Faria adivinha o lado, mas não consegue afastar a bola. Está feito o primeiro na Vila das Aves.


33' - CRTÃO AMARELO para BRUNO FERNANDES.

33' - Grande penalidade assinalada a favor do Sp. Braga. Ataque conduzido por Zé Carlos, que deixa na área para Wender. O brasileiro tenta a finta, mas é travado por Bruno Fernandes.

30' - Que livre de Jocivalter! Batido em jeito para a baliza de Paulo Santos, que não chega a tempo de afastar. Mas a bola bate no poste e sai. O lance mais perigoso do encontro até ao momento.

29' - SUBSTIUTIÇÃO no AVES. Sai Rui Figueiredo e entra BRUNO FERNANDES.

26' - Livre batido sem perigo por Hernâni. Paulo Santos agarra sem dificuldade e lança rápido para o contra-ataque bracarense.

25' - Falta de Andrés Madrid sobre Filipe Anunciação mesmo à entrada da área bracarense. O livre é perigoso...

22' - Mais um ataque do Aves. É Hernâni que conduz o lance, mas está desapoiado e a defesa contrária não tem dificuldades em afastar o perigo.

20' - Ataque do Aves pela esquerda. Na 'hora H' aparece Frechaut a cortar para canto.

17' - Livre para o Sp. Braga. É João Pinto que vai lançar para a área. Paulo Jorge emenda sem direcção. Passa o perigo para as redes de Rui Faria.

17' - CARTÃO AMARELO para XANO, por protestos após uma falta cometida.

15' - Jogo animado na Vila das Aves, apesar das poucas oportunidades de golo. Nestes primeiros minutos as duas equipas ainda estão muito cautelosas e a procurar o melhor encaixe no terreno de jogo, mas ambos os ataques tem jogadores de valia e que prometem assustar os guardiões contrários.

15' - CARTÃO AMARELO para RUI FIGUEIREDO, após falta sobre Maciel.

11' - Mais um livre para o Braga. Desta vez a falta foi sobre Wender. É o próprio que vai bater... Corte da defesa.

7' - Wender entra na área contrária, mas é desarmado pela defesa do Aves.

5' - Falta sobre João Pinto. Livre assinalado para os arsenalistas. Batido para a área mas sem sucesso.

4' - Agora é a vez de Hernâni entrar na área, mas sem sucesso. Corta a defesa do Sp. Braga...

3' - Jocivalter trabalha bem na direita, centra em estilo, mas não aparece ninguém na área para fazer a emenda.

20:30 - INÍCIO DA PARTIDA. Pontapé de saída para os bracarenses.

LIGA – 2ª Jornada

AVES-SP. BRAGA
Estádio do Aves
Árbitro: Paulo Costa (Porto)
Hora: 20:30


AVES
Rui Faria; Anilton Júnior, William, Sérgio Nunes e Rui Figueiredo; Filipe Anunciação, Vítor Manuel e Nené; Jocivalter; Xano e Hernâni

Suplentes: Mota, Bruno Fernandes, Mércio, Fredy, Leandro, Artur Futre e Bruno Filipe

Treinador: Neca

SP. BRAGA
Paulo Santos; Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem e Carlos Fernandes; Madrid, Frechaut e João Pinto; Maciel, Zé Carlos e Wender

Suplentes: Dani, Maurício, Hugo Leal, Paíto, Césinha, Castanheira e Marcel

Treinador:Carlos Carvalhal



Carlos Carvalhal: «Vitória muito difícil»
TREINADOR ARSENALISTA SATISFEITO


O treinador Carlos Carvalhal comentou o suado triunfo (1-0) da sua formação frente ao Desportivo das Aves. Para o treinador arsenalista este foi um encontro com as características que esperava, difícil e frente a um adversário de grande valia.

"Tal como acontecera antes do jogo com o Paços de Ferreira, perspectivei bem o que aconteceu hoje. Um jogo de muito difícil abordagem, frente a um adversário muito bem organizado. O Aves tem uma equipa muito forte e que sai muito bem para o ataque. Mesmo assim acho que estivemos por cima na primeira parte. Na segunda o Aves tentou ganhar superioridade, criou-nos muitas dificuldades, mas sem importunar o Paulo Santos. Acabámos por nos defender bem. Por isso também não conseguimos sair como queríamos para o ataque", explicou.

Três pontos que custaram a ganhar, conforme fez questão de realçar Carvalhal: "Foi uma vitória muito difícil, num campo muito difícil e onde o ano passado fomos eliminados da Taça de Portugal. Por isso são três pontos que nos sabem muito bem."



Wender: «Foi um penálti claro»
COMENTOU O LANCE-CHAVE DO ENCONTRO


O avançado brasileiro Wender, que esta noite garantiu os três pontos para o Sp. Braga frente ao Aves (1-0), uma vez que sofreu uma grande penalidade que se encarregou de apontar com sucesso, revelou aos jornalistas a sua visão do lance, muito criticado pela equipa contrária.

"Foi uma jogada de contra-ataque. O Zé Carlos saiu bem lançado, fugiu aos centrais, passou-me a bola e quando eu já tinha passado pelo Bruno Fernandes e me preparava para fazer o golo, fui carregado por trás. Por isso foi um penálti claro", assinalou.

Quanto ao resto do jogo, Wender foi claro: "Hoje não conseguimos ser dominadores como nos habituámos nos últimos três anos. Compreendo alguma frustração da parte dos adeptos, que estão habituados a ver-nos jogar bem, mas isso nem sempre é possível. Hoje valeu sobretudo a conquista dos três pontos."

in :.: Jornal Record :.:
=======================================================

Wender foi redentor
   Aves perdeu em casa ao fim de ano e meio


O Braga conquistou a segunda vitória em outros tantos jogos da Liga, subindo, ainda que por ora em termos provisórios, ao topo da tabela. Por outro lado, se no embate com o Paços de Ferreira garantiu os três pontos diante de uma equipa que na época passada lhe havia tirado os seis, ontem venceu a equipa que na época passada, ainda na II Liga, o havia atirado borda fora da Taça de Portugal. E que não perdia em casa desde os finais de Janeiro de 2005, ou seja, há mais de um ano e meio. Mas não foi fácil a tarefa dos bracarenses...

Ambas as equipas apostaram nas estruturas e nas estratégias previsíveis, o confronto acabou por apresentar os ingredientes que também eram aguardados. O Aves entrou no jogo de forma determinada, apostado em lançar ataques rápidos para surpreender a defesa adversária e acabou por ver o perigo rondar a baliza de Paulo Santos. Muito por força da noite de menor inspiração de Madrid no controlo do esférico, cujas percas resultaram em dois momentos de calafrio para os arsenalistas. Com dificuldades para impor o seu jogo, nomeadamente a circulação de bola, quer por força da irregularidade do relvado quer pela constante pressão exercida pelo locais sobre quem acabava de receber a bola, encurtando o tempo para pensar e executar, os bracarenses tiveram que dançar a música que lhes foi presenteada. E não se fizeram rogados. Vestiram o fato-macaco e empenharam-se na conquista de um resultado positivo e acabaram premiados por um penálti que ditou o vencedor da noite. Apesar da vantagem, a equipa arsenalista manteve o pragmatismo e a atitude, sem nunca menosprezar o adversário, revelando uma grande concentração e espírito de sofrimento sempre que as circunstâncias a isso os obrigaram. Mais visível após a expulsão de Cesinha (rigorosa) e, pouco depois, com Zé Carlos em inferioridade física, disfarçada através de uma enorme determinação.

Ambos os técnicos fizeram as alterações permitidas, mas sem que estas revelassem capacidade suficiente para alterar de forma significativa as condicionantes do jogo, o que, em virtude das suas características era uma tarefa para Hércules...

Aves 0 - Braga 1

estádio do Aves, na Vila das Aves
relvado irregular
4 900 espectadores
Paulo Costa [AF do Porto]
João Santos + Amândio Ribeiro
4º árbitro Carlos Duarte

Aves
Treinador Prof Neca
24 |Rui Faria GR
3 |Júnior LD
25 |William DC
5 |Sérgio Nunes DC
13 |Rui Figueiredo LE a 29'
7 |Vítor Manuel MD a 60'
22 |Nené MO
96 |Filipe Anunciação MD
21 |Jocivalter AD
11 |Xano AE
20 |Hernâni AV a 60'
-
1 |Mota GR
2 |Bruno Fernandes DC a 29'
8 |Mércio MD a 60 '
14 |Leandro MO
29 |Bruno Filipe MO
20 |Artur Futre MO
9 |Fredy AV a 60'

Amarelos 16' Rui Figueiredo |18' Xano| 59' Vítor Manuel

Braga
Treinador Carlos Carvalhal
1 |Paulo Santos GR
20 |Luís Filipe LD
3 |Paulo Jorge DC
5 |Nem DC
13 |Carlos FernandeS LE'
23 |Madrid MD
17 |Frechaut MD
10 |João Pinto MO a 75'
19 |Maciel AD a 67'
15 |Wender AE a 61'
77 |Zé Carlos AV
-
12 |Dani Mallo GR
4 |Maurício DC
8 |Paíto LE
6 |Hugo Leal MO a 61'
14 |Castanheira MO
11 |Cesinha AE a 67'
29 |Marcel AV a 75'

Amarelos 37' Carlos Fernandes |44' Paulo Jorge
Vermelhos 78' Cesinha

GOLOS

0-1|34' (g.p.)
µ Wender

ESTATÍSTICA DO JOGO

Visitado
11 remates
0 pequena área
3 grande área
8 fora da área
1 poste
3 fora
0 golos
7 baliza
0% Eficácia remate|golo
4 Cantos
20 Faltas cometidas
0 Foras de jogo

Visitante
6 remates
1 pequena área
3 grande área
3 fora da área
0 poste
5 fora
1 golos
1 baliza
16,6% Eficácia remate|golo
1 Cantos
19 Faltas cometidas
1 Foras de jogo

in O Jogo Online(cont.)

Kintaro

#1
O Braga um a um
Exibição para os pontos
Wender do sítio certo
Paulo Santos segurou a vitória ao defender remate de Nené já perto do final


   5 Paulo Santos

No lance mais complicado, e algo hesitante, viu a bola embater na barra. Na saída aos cruzamentos esteve ao seu nível e foi eficaz na forma como defendeu o remate de Nené já perto do final.


   5 Luís Filipe

Surpreendido nos minutos iniciais pela velocidade de Xano, demorou a subir no terreno. Quando o conseguiu, criou problemas à defesa contrária.


   6 Paulo Jorge

Não um palmo de terreno a Hernâni e aplicou o mesmo tratamento a Fredy.


   5 Nem

Boa leitura de jogo, aparecendo quase sempre no sítio certo.


   5 Carlos Fernandes

Não foi um lateral ofensivo, mas cumpriu com a missão defensiva, vencendo por várias vezes o duelo com Jocivalter.


   5 Madrid

Recuperou muitas bolas, mas nem sempre as entregou nas melhores condições.


   5 Frechaut

Trabalhou muito ao nível da marcação, mas foi pouco lesto na transposição para o ataque.


   5 João Pinto

No papel de vagabundo, realizou várias assistências, mas faltou-lhe uma maior aproximação à área adversária, onde costuma ser letal.


   5 Maciel

Tirou pouco partido da sua velocidade, até porque raramente foi servido, e foi obrigado a recuar para pegar no jogo.


   6 Wender

Esteve ao seu nível, irrequieto, sem desistir de um lance. Sofreu a falta que esteve na origem da grande penalidade, que o próprio converteu.


   5 Hugo Leal

Entrou para pôr ordem no meio-campo e conseguiu. Não virou a cara à luta, para além de ter marcado o ritmo do jogo.


   2 Cesinha

Até entrou bem, mas minutos depois viu o vermelho directo.


   4 Marcel

Entrou com o pé aquecido e quase marcou de livre. Teve uma acção importante na forma como segurou a bola nos minutos finais.



Carlos Carvalhal e o adversário
"Não será fácil arrancar pontos cá"


Do lado dos bracarenses surgiu um treinador muito satisfeito. A equipa tinha acabado de conquistar o segundo triunfo consecutivo da época em outros tantos jogos, mas Carlos Carvalhal preferiu enaltecer a capacidade de sofrimento dos seus jogadores, sobretudo, na etapa complementar. "Chegámos ao intervalo a vencer com toda a justiça e no segundo tempo usámos, da melhor forma, a nossa capacidade de sofrimento, conseguindo, assim, o triunfo num campo muito difícil. Embora o Paulo Santos não tenha tido grandes intervenções, não deixa de ser verdade que o Aves nos obrigou a jogar mais na defensiva, apresentando fortes jogadores no meio-campo".

Estava dado o mote para os elogios do treinador ao adversário, ao ponto de as previsões de Carvalhal até terem batido certo: "Tal como aconteceu antes do jogo com o Paços de Ferreira também sabia que este seria um jogo complicado. Grande trabalho do professor Neca que tem uma equipa boa e, em casa, não será fácil arrancar aqui pontos. Por tudo isto, esta foi uma vitória saborosa", concluiu.



Espiões
Sem Chievo no estádio


Os italianos do Chievo não terão marcado presença no Estádio do Aves. A missão de espionagem ao Braga, adversário na próxima quinta-feira, na primeira mão da eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça UEFA. Até à véspera não tinha dado entrada nos serviços administrativos do Aves qualquer pedido de acreditação por parte do Chievo e, durante o jogo, ninguém confirmou a presença de alguma delegação italiana.


   Enchente vermelha nas bancadas

Os grandes jogos voltaram em força à Vila das Aves, a única vila representada no mapa da Bwin Liga, e o entusiasmo dos adeptos resultou na primeira enchente da época. Embora o confronto com os bracarenses tivesse direito a transmissão televisiva na SporTV, perto de cinco mil espectadores não perderam as emoções da partida.

in O Jogo Online
=======================================================

Sp. Braga vence Desportivo das Aves
O Sporting de Braga voltou a sofrer, mas voltou a vencer. Desta feita, um golo de Wender carimbou a segunda vitória na Liga, num jogo onde a expulsão de Césinha e as limitações de Zé Carlos, obrigaram o conjunto de Carlos Carvalhal a recorrer à alma.


Foi mesmo para um jogo guerreiros. Mais um. Pelo menos grande parte da segunda etapa, essencialmente nos últimos suspiros, quando num ápice o Sporting Clube de Braga viu-se reduzido a dez unidades e Zé Carlos acabou por fazer figura de corpo presente. Os bracarenses foram obrigados a recorrer ao músculo, à alma, ao instinto guerreiro para assegurar a segunda vitória na prova.
Em relação ao jogo da primeira jornada, onde os bracarenses venceram o Paços de Ferreira, Carlos Carvalhal introduziu apenas uma alteração no onze inicial, com Frechaut a ocupar o lugar do lesionado Ricardo Chaves. Por seu turno, o professor Neca apresentou igualmente apenas uma novidade em relação ao conjunto que  empatou em Aveiro: a introdução do lateral-direito Júnior.

O conjunto minhoto assumiu a sua condição de favorito, nos primeiros instantes do jogo, e a mobilidade das suas unidades mais avançadas permitiu-lhe assumir a controlo das operações, todavia num ápice o Desportivo das Aves acertou as marcações na sua linha defensiva, acabando aos poucos por suster o ímpeto inicial dos bracarenses.
Curiosamente foi o conjunto avense a causar a primeira situação de perigo, por intermédio de Jocivalter, na cobrança de um livre, com o esférico a bater no ferro, num lance onde Paulo Santos acabou por ser surpreendido.

Todavia os bracarenses responderam com a obtenção de uma grande penalidade, que Wender não perdoou. Foi um lance rápido entre Zé Carlos e Wender, com a dupla a combinar bem num samba aveludado e o extremo-esquerdo a acabar por ser agarrado no interior da área por Bruno Fernandes.
O Desportivo das Aves procurou responder, contudo a percentagem da posse de bola continua a pender para a equipa de Carlos Carvalhal e em números francamente superiores.

A etapa complementar trouxe um Aves mais veloz, pressionante e agressivo, que acabou por beneficiar ainda das limitações bracarenses para acercar-se mais da baliza de Paulo Santos, mas sempre sem sucesso.
Após a marcação acertada da grande penalidade sobre Wender, Paulo Costa mostrou-se nervoso, acabando por acumular erros. O mais grave esteve na expulsão exagerada de Césinha.

in Correio do Minho
=======================================================

Voo na Aves para a liderança

Uma grande penalidade "cavada" e convertida por Wender, aos 31 minutos, permitiu, ontem, ao Sporting de Braga vencer o Desportivo das Aves por 1-0 e assumir, desde já, a liderança da Liga portuguesa de futebol. Num estádio tradicionalmente difícil, para a equipa e o seu treinador, a equipa arsenalista foi mais feliz mas mostrou forte personalidade.

in :. Diário do Minho .:. Jornal Online .:
=======================================================

CARLOS CARVALHAL
Penálti decidiu tudo


OBraga somou a segunda vitória na Liga, ao vencer ontem na Vila das Aves (1-0), num jogo polémico, em que a equipa de Carlos Carvalhal chegou ao triunfo graças a um penálti convertido por Wender, ainda na primeira parte. Os bracarenses subiram, provisoriamente, ao primeiro lugar da tabela, e ganharam moral para o importante jogo da primeira eliminatória da Taça UEFA com o Chievo, marcado para quinta-feira. O Aves perdeu na estreia em casa e não mostrou capacidade para chegar ao golo, ficando por confirmar as boas indicações dadas há duas semanas em Aveiro, onde conseguiu empatar a dois golos com o Beira-Mar.

Longe de ser bem jogada, a partida foi quente no primeiro tempo. O Aves jogou com coração e incomodou a defesa do Braga sempre que pôde, apostando na velocidade dos seus avançados. O primeiro lance de perigo real aconteceu junto da baliza bracarense, aos 30 minutos, quando Paulo Santos calculou mal uma saída a um centro traiçoeiro da esquerda e deixou que a bola batesse na trave antes de ressaltar para fora.

Os visitantes preferiram um ritmo mais pausado, mas chegaram ao golo pouco depois, de forma algo inesperada, numa jogada de contra-ataque em que Wender ganhou espaço na área avense e foi agarrado por Bruno Fernandes. Paulo Costa entendeu que a intensidade do agarrão foi suficiente para fazer cair o brasileiro, e assinalou a grande penalidade, que o próprio Wender transformou sem problemas.

O árbitro passou a estar sob a mira dos adeptos da casa, e pior ficou antes do intervalo, quando Zé Carlos deu um toque pelas costas de Hernâni na grande-área arsenalista. O lance deixou muitas dúvidas, mas o juiz portuense não as teve e mandou seguir o jogo.

Na segunda parte, o Aves teve de arriscar e Neca lançou mais jogadores para o ataque, mas curiosamente a sua equipa foi menos perigosa. O Braga geriu a vantagem sem grandes dificuldades, mas teve de lidar com uma série de contrariedades que foram complicando a missão de segurar a vitória. À entrada para o último quarto-de-hora, Cesinha foi expulso após uma entrada sobre um adversário, numa lance em que Paulo Costa se enganou na cor do cartão (devia ter sido amarelo, e não vermelho directo), e logo a seguir Zé Carlos lesionou-se, jogando os últimos minutos do encontro em nítida inferioridade física. Talvez por isso, o avançado brasileiro não foi capaz de fazer o 2-0 num dos últimos lances da partida, rematando por cima da barra quando se encontrava em excelente posição. Destaque ainda para a estreia com a camisola do Braga de Marcel, que entrou aos 74 minutos para o lugar de João Pinto e também esteve perto de marcar, num livre directo em que levou a bola a passar muito perto do poste.


Aves0

Braga1 Local Estádio do Aves Relvado Em mau estado Tempo Noite amena Espectadores Cerca de 3000 Árbitro Paulo Costa (Porto) 4 Assistentes João Santos e Amândio Ribeiro Treinador


Prof. Neca4

Rui Faria5

Anilton4

William5

Sérgio Nunes5

Rui Figueiredo3

(Bruno Fernandes, 29)4

F. Anunciação5

Vítor Manuel4

(Mércio, 59)3

Nené4

Jocivalter4

Xano5

Hernâni4

(Freddy, 59)3 Treinador



Carlos Carvalhal5

Paulo Santos5

Luis Filipe5

Paulo Jorge5

Nem5

C. Fernandes5

Madrid6

Frechaut5

João Pinto5

(Marcel, 75)4

Maciel4

(Cesinha, 66)3

Zé Carlos5

Wender5

(Hugo Leal, 61)4 Ao intervalo 0-1 Golos Wender (33, gp) Cartão amarelo Rui Figueiredo (15), Xano (17), Bruno Fernandes (33), C. Fernandes (37), Paulo Jorge (44) e Vitor Manuel (58) Cartão vermelho Cesinha (78)


Técnico do S. Braga

"Ganhámos e ganhámos bem, mas deixo já aqui um aviso tal como nós tivemos muitas dificuldades, todas as equipas vão sofrer muito aqui neste terreno, porque o Aves é uma excelente equipa, muito bem organizada. O professor Neca montou uma equipa muito combativa, fortíssima nas segundas bolas. Tal como previra, o jogo foi de muito difícil abordagem. Não é fácil criar oportunidades de golo contra uma equipa como o Aves. Dominámos a primeira parte, marcámos e soubemos sofrer. Depois, sobretudo no segundo tempo, sentimos muitas dificuldades, num tipo de jogo para o qual o Aves está mais vocacionado. Mesmo assim, soubemos sofrer e resistir. Por isso, a nossa vitória não pode sofrer qualquer contestação".

in Jornal de Notícias
=======================================================

Triunfo - Bracarenses vencem fora e isolam-se na frente da tabela
Wender decide de penálti
O Sp. Braga somou ontem a segunda vitória na Liga e isolou--se no comando da tabela. Um único golo, convertido da marca de grande penalidade por Wender, aos 33 minutos, depois de este ter sido agarrado na área por Bruno Fernandes, acabou por escrever a história do encontro.


Avenses não conseguiram
chegar à primeira vitória
na prova

A formação bracarense, alegando não ter sido notificada pelo Tribunal da Comarca de Braga, após a providência cautelar apresentada pela Santa Casa, apresentou-se em campo com o equipamento alternativo mas, mesmo assim, com o patrocínio da Sportingbet, pelo que agora incorre numa multa de 50 mil euros. No plano desportivo, o conjunto de Carlos Carvalhal mostrou-se, quase sempre, no controlo das operações. Na 1.ª parte, o único calafrio veio dos pés de Jocivalter, que atirou à barra num livre directo. Minutos depois, Wender converteu a penalidade decisiva.

Na 2.ª parte, os anfitriões tentaram dar a volta às operações, mas os pupilos de Neca não conseguiram superar a estrutura do Sp. Braga.

in Correio da Manhã
=======================================================

Braga derrotou Desportivo das Aves por 1-0

O Sporting de Braga venceu hoje o Desportivo das Aves por 1-0, em encontro da segunda jornada da Liga Portuguesa de Futebol, disputado no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.

O único golo da partida foi marcado por
Wender, aos 34 minutos, na sequência de
uma grande penalidade

Ao intervalo, o resultado já era 0-1, devido a um golo marcado por Wender, aos 34 minutos, na sequência de uma grande penalidade.

Equipas:
– Desportivo das Aves: Rui Faria, Anilton Júnior, William, Sérgio Nunes, Rui Figueiredo (Bruno Fernandes, 29), Filipe Anunciação, Vítor Manuel (Fredy, 60), Nené, Jocivalter, Xano e Hernâni (Mércio, 60).
(Suplentes: Mota, Bruno Fernandes, Leandro, Mércio, Bruno Filipe, Artur Futre e Fredy).

– Sporting de Braga: Paulo Santos, Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem, Carlos Fernandes, Andrés Madrid, Frechaut, Maciel (Cesinha, 67), João Pinto (Marcel, 76), Wender (Hugo Leal, 61) e Zé Carlos.
(Suplentes: Dani Mallo, Maurício, Paíto, Hugo Leal, Castanheira, Cesinha e Marcel).

Árbitro: Paulo Costa (Porto).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Rui Figueiredo (16), Xano (19), Bruno Fernandes (33), Carlos Fernandes (37), Paulo Jorge (45) e Vítor Manuel (59). Cartão vermelho directo para Cesinha (78).

Assistência: Cerca de 6500 espectadores.

in PUBLICO.PT