News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SER ARBITRO DE FUTEBOL É...

Started by kokas, 08 de September de 2006, 22:58

Previous topic - Next topic

kokas

Vi na televisão uma noticia qua dava conta que LFV escolheu um arbitro para a meia final da taça com o Belenenses à duas epocas atrás. O ARBITRO DO JOGO FOI O SR JOÃO FERREIRA:

Foi este o arbitro do jogo Braga 3 vs Benfica 2 do ano passado !!!!!

ANO PASSADO

BRAGA 3 -BENFICA 2

Na verdadeira "catedral" - o deslumbrante Estádio Souto de Moura, de Braga - está tudo pronto para o jogo grande da jornada. Esperemos que seja também um grande jogo. Nos preliminares, saltamos do "Vinha Verde" para o "Satisfaction" (na animação musical), o que pode querer dizer qualquer coisa. Jogam Quim e Simão. Ouve-se ainda um pungente agradecimento a Paulo Santos, a propósito da sua estreia na selecção AA. Um raio de sol iluminou, logo a seguir a este registo, a bancada que se vê na imagem.
É a festa do futebol.

"Nunca vi. K grande roubo. Ha mts anos k nao via um penaltie dakeles dakela forma. Agora venham dizer-me k foi so um erro. K nao estava comprado. Baaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh. LADROES.

Que nojo de arbitragem! O sr. Luis Guilherme tudo faz para levar o Benfica ao colo!...
Sr. João Ferreira: marcar aquele penalty aos 94 minutos é mesmo uma acção em desespero de causa para evitar a derrota do seu Benfiquinha... Não resultou!
Mai um roubo, para levar o "Benfica ao colo", mas desta vez nossa Senhora de Braga la do alto do Bom Jesus nao permitiu.
egas tem calma homem lol

Retirado de um Blog

kokas

BENFICA PORTO DO ANO PASSADO :  JOÃO FERREIRA

A primeira parte do «clássico» da Luz ficou marcada por um futebol muito disputado no «miolo» do terreno. As marcações foram «cerradas» de parte a parte, não sendo por isso de estranhar que o árbitro João Ferreira tenha sido forçado a apitar por diversas vezes, para assinalar as muitas faltas cometidas pelas duas equipas

Retirado da net

kokas

MAIS:
Benfica - Braga ( 0-0)

Golo invalidado a um avançado bracarense. Quando instado a comentar o lance, por um jornalista, Jesualdo Ferreira escudou-se no já dogmático "..não comento arbitragens..." .
Árbitro: JOÃO FERREIRA.

Retirado da net

kokas

MAIS:
Benfica-União de Leiria (1-1)
Já depois de ultrapassado o tempo de compensação, o árbitro transforma uma falta cometida por Karadas, a favor da equipa da Luz, resultando daí o golo da APAF que faria o empate.
Árbitro: JOÃO FERREIRA

Retirado da net

rey mysterio

Acho que estão a exagerar... se estas acusações surgissem num momento onde não houvesse nada programado para o dia seguinte estas acusções seriam justificaveis...agora exporem o caso após o benfica ter afirmado ter em suas maõs o tal dossier que muitos clubes temiam deixa no ar um pouco de vingança...com este acto acabaram de dar mais uma razão ao LFV para andar para a frente com o que sabe...acredito que o braga não está metido nisso por isso que o LFV ande para a frente com aquilo...

Rato_RedBoys92

Quote from: rey mysterio on 08 de September de 2006, 23:15
Acho que estão a exagerar... se estas acusações surgissem num momento onde não houvesse nada programado para o dia seguinte estas acusções seriam justificaveis...agora exporem o caso após o benfica ter afirmado ter em suas maõs o tal dossier que muitos clubes temiam deixa no ar um pouco de vingança...com este acto acabaram de dar mais uma razão ao LFV para andar para a frente com o que sabe...acredito que o braga não está metido nisso por isso que o LFV ande para a frente com aquilo...

Factos sao factos e nao se podem negar,independentemente da altura em que surgem...Ah e tal é coinscidencia,nessa ja ninguem cai...
Lampioes nao obrigado ;-)

HugoSáPinto

Quote from: kokas on 08 de September de 2006, 23:09
MAIS:
Benfica-União de Leiria (1-1)
Já depois de ultrapassado o tempo de compensação, o árbitro transforma uma falta cometida por Karadas, a favor da equipa da Luz, resultando daí o golo da APAF  que faria o empate.
Árbitro: JOÃO FERREIRA

Retirado da net

LOL!  :D :D :D
Essa está muito boa, mesmo!! ;D ;D ;D

Pé Ligeiro

Quote from: kokas on 08 de September de 2006, 23:08
MAIS:
Benfica - Braga ( 0-0)

Golo invalidado a um avançado bracarense. Quando instado a comentar o lance, por um jornalista, Jesualdo Ferreira escudou-se no já dogmático "..não comento arbitragens..." .
Árbitro: JOÃO FERREIRA.

Retirado da net

Foi um golo limpo de João Tomás.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Conheço o João Ferreira pessoalmente. Sei que é benfiquista e talvez por isso o Luis Filipe Vieira o tenha escolhido...

BRAGA SEMPRE MAIS!

Anabela

Sim, sim, e eu sou o Pai Natal.
Acorda, o LFV não sabe nada, ou então sabe mas só vai dar a conhecer aquilo que lhe interessa. Dossier anónimo...

Rita

Quote from: Anabela on 09 de September de 2006, 02:10

Sim, sim, e eu sou o Pai Natal.
Acorda, o LFV não sabe nada, ou então sabe mas só vai dar a conhecer aquilo que lhe interessa. Dossier anónimo...

Aposto que se calhar o dossier até tinha umas 300 páginas mas só falam de 250 porque as outras 50 não lhes convém que se saiba :D :D :D. Santos só nas igrejas e esses "senhores" já se sabe como são!

rey mysterio

Mas eu não digo que o LFV seja inocente....questiono é porque ó agora é que o denunciaram...coicidencias???tb nao acredito e por isso é que digo que a acusação perde metade da credibilidade...vamos ver no que dá....rato bia lamber sabom ;) ;D

Ricard8

Toda esta pagina sobre o Sr Joao Ferreira e sobre o Santo lfv esta muito interessante...  >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Saudações Braguistas

Pé Ligeiro

"Os árbitros não têm dúvidas momentâneas"

Vida Ribatejana – É árbitro há muito mais tempo do que bancário, que é a sua actividade profissional... Hélio Santos – A arbitragem nunca foi a minha actividade principal. Tanto eu como os meus colegas fazemos da arbitragem um hobbie, porque não há árbitros profissionais no futebol português e, portanto, não podemos viver da arbitragem. Mas mesmo sendo um hobbie é uma actividade com, cada vez mais, responsabilidade... Com muitas responsabilidades, diria eu, e para as quais temos de estar preparados. Não é árbitro quem quer. Na próxima época comemora 20 anos como árbitro. Já pensou nisso? Nem quero pensar mas, de facto, assim é. Já são muitos anos... Estou com 38 anos, comecei a arbitrar aos 18, por isso, metade da minha idade foi já passada na arbitragem. Que balanço faz destes quase 20 anos? É bastante positivo. Comecei na arbitragem com o objectivo de saber as leis do jogo, nunca pensei que poderia vir a arbitrar um jogo. E tirei o curso por influência do meu pai, que foi sempre um homem ligado ao futebol, ao Bucelenses. Ele sempre disse que quando eu fizesse 18 anos me inscreveria num curso de árbitros e assim aconteceu. Não só por influência dele, mas também pelo facto de eu sempre me interessar pelas leis do jogo. Tirei o curso e fiz o percurso normal, como fiscal de linha em jogos das camadas jovens e fui apurando o gosto pela arbitragem. Mas chegou a jogar futebol? Sim, desde sempre. O meu pai foi dirigente desportivo e sempre acompanhei o futebol. Cheguei a jogar nas camadas jovens do Bucelenses e na minha última época de júnior optei pela arbitragem. O que é que mudou na visão de jogo depois de ter tirado o curso de arbitragem? Tudo. Costumo dizer que nós árbitros não vemos o jogo, mas sim o trabalho do árbitro, a sua movimentação, a forma como está em campo, como aprecia o jogo, como vê as faltas... E é nesse sentido que a minha visão do jogo mudou depois de ter tirado o curso. Ainda hoje, o meu ponto de visão e o meu objectivo, quando assisto a um jogo de futebol, é ver o desempenho do árbitro e, claro está, vejo o futebol de maneira diferente porque acabo por perceber os erros dos árbitros quando eles acontecem. Como é que lida com os seus próprios erros? Muitas vezes acontece estar frente ao televisor a visionar um dos encontros que arbitrei e questiono-me como é que não consegui ver um dado lance ou como é que o vi de maneira diferente... Mas são percepções que temos no momento e isso é tudo condicionado pela nossa posição no terreno do jogo e pela visão que temos do lance. Procedo em consciência com aquilo que vejo. Consegue digerir com facilidade os erros? Quando me apercebo através da televisão que cometi um erro digero normalmente, mas é sempre uma situação que fica com o intuito de melhorar no próximo jogo. As dúvidas momentâneas fazem parte do trabalho de um árbitro? Os árbitros não têm dúvidas momentâneas. Ao actuar não têm dúvidas, actuam de acordo com aquilo que viram mas, depois, podemos ter a percepção de que errámos e isso às vezes acontece. Antes de um jogo grande costuma sentir um nó no estômago? Por acaso foi coisa que nunca senti em momento algum. Em contrapartida, custa-me muito a adormecer depois dos jogos, o mesmo já não acontece antes. Lido com toda a tranquilidade com as eventuais situações de pressão antes dos jogos. A dificuldade que tenho em adormecer não é por ter cometido erros, mas sim pelo facto de tentar ver o jogo e fazer uma retrospectiva do mesmo. Parte com o mesmo espírito para um jogo entre grandes? Devemos encarar todos os jogos da mesma forma. Sabemos que isso geralmente não acontece até porque como seres humanos temos a percepção dos graus de responsabilidade que se colocam nessas situações, embora seja sempre com responsabilidade que partimos para qualquer jogo. Como é que se lida com o facto de estar sempre "nos mirones" de todos aqueles que assistem aos jogos quer nos estádios quer através da televisão? Essa pressão encaro-a como um factor de motivação, porque arbitrando um jogo num estádio cheio, por exemplo, isso dá-me motivação para desempenhar um bom trabalho. Nunca senti pressões com o objectivo de influenciar este ou aquele clube. Isso nunca aconteceu. Em quase 20 anos de arbitragem nunca viveu nenhuma situação menos agradável? A única agressão que tive foi no meu segundo ano de arbitragem, em que fui agredido por um jogador que me deu um pontapé que me tocou de raspão. Nessa altura pensei, se calhar, em abandonar a arbitragem... Hoje em dia é muito fácil apontar os erros aos árbitros? Geralmente é, porque o árbitro é o elemento mais fraco num jogo de futebol. Cada vez mais, quer treinadores quer também alguns dirigentes, apontam as culpas aos árbitros. O futebol, cada vez mais, é um jogo de interesses económicos com as SAD's a fazerem grandes investimentos com os objectivos de subirem de divisão ou de serem campeões e quando esses objectivos não são atingidos, os árbitros é que são os culpados. Mas não é isso que nos faz demover da nossa actividade. Até ao encontro que opôs o Estrela da Amadora ao Sporting, a contar para a 31ª jornada da Liga, mostrou 114 cartões amarelos e sete vermelhos em 23 jogos. Esta estatística merece-lhe alguma leitura? Sou um árbitro que, por norma, não gosto de mostrar cartões, mas há alturas que tenho de os exibir. Tento fazê-lo sempre com toda a coerência e tento retardar a amostragem do cartão enquanto é possível. Hoje em dia cada vez mais há motivos para a amostragem dos cartões, nomeadamente do cartão amarelo. Há muitos cartões que são exibidos devido a determinadas infracções que são feitas de propósito pelos jogadores... Penso que sou um árbitro como todos, que gosto de disciplina, mas que não faço uso do cartão. Isto é, os cartões quando são exibidos é porque têm mesmo de ser. É dentro dessa lógica que tento fazer a gestão de um jogo de futebol. Como é que consegue conciliar o hobbie da arbitragem com a sua profissão de bancário? Vou conciliando com alguma dificuldade em termos de tempo, porque nunca saio do balcão antes das 18.30 horas e começo a treinar às 19 horas. No entanto, a gestão do tempo requer algum cuidado da minha parte porque eu sou empregado bancário, é disso que eu vivo, e é isso o meu futuro. Por outro lado, também tenho o desgaste profissional e, de certa forma, o treino físico do árbitro ajuda-me a limpar o stresse e a mente. É um ponto de equilíbrio. Treina todos os dias? Os árbitros de Lisboa treinam no Monte da Galega, no Casal de São Brás, perto da Amadora. Temos uma professora, que é esposa do árbitro Pedro Henriques, que nos dá a preparação física às terças e quintas-feiras, entre as 19 e as 21 horas. É um treino mais específico através de circuitos de treino, onde fazemos determinadas movimentações que temos de utilizar durante um jogo. Este treino é feito no relvado. Nos restantes dias da semana faço treino sem o acompanhamento da professora no Estádio Universitário. Uma das grandes contrariedades do árbitro é que não treina a sua actividade enquanto arbitra um jogo de futebol. Eventualmente temos os jogos de preparação que também utilizamos com o objectivo de treinar e de nos aperfeiçoarmos, mas o árbitro acaba por se aperfeiçoar jogo a jogo porque não treina a componente jogo propriamente dita. Aquilo que treinamos é a componente física e mental. Um árbitro tem clube do coração? Claro que sim e eu, pessoalmente, não faço questão de esconder isso. Desde pequeno que sou adepto do Benfica. Todos os árbitros têm o seu clube. No entanto, no exercício da minha actividade de árbitro, o meu clube é a arbitragem. Mas também lhe digo que hoje vejo os jogos do Benfica mais com a razão do que com o coração. Era mais agradável quando via o Benfica apenas com o coração? O futebol deve ser visto mais com a razão... Se vermos o futebol não só com o sentimento do clube mas também com o sentimento e o entendimento do que é o futebol se calhar não existia tanta violência e tantas situações menos agradáveis. Muita paixão também não é saudável. Quais as metas a atingir? Não posso ser internacional, porque já não tenho idade, por isso, o meu grande objectivo é em cada jogo que faço ser cada vez melhor, errar o menos possível, porque o melhor árbitro é aquele que menos erra. Sérgio Catoja
domingo, 14 de Maio de 2006 | 23:45 horas
In Vida Ribatejana

Mais um árbitro lampião

BRAGA SEMPRE MAIS!