News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 26/02

Started by Bruno3429, 26 de February de 2009, 06:36

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Veloso: «Sofrer golo cedo pode ser um inferno»
EX-ADJUNTO DE PREUD' HOMME AVISA ARSENALISTAS 


Luís Norton de Matos, Dimas, Folha, Jorge Costa, Sérgio Conceição e Sá Pinto foram alguns dos jogadores portugueses que na última década se deixaram seduzir por Luciano d'Onofrio e jogaram no Standard. Mas não foi só dentro das quatro linhas que a língua de Camões se fez ouvir em Liège. Jorge Veloso foi durante dois anos responsável pelo treino dos guarda-redes enquanto Preud'Homme estava nos seniores.

A poucas horas da visita do Sp. Braga, o luso-descendente deixou um alerta: 'O Standard costuma ser muito mais forte do que foi na 1.ª mão. Acredito que vão entrar cheios de força e se o Sp. Braga sofrer um golo cedo o jogo pode transformar-se num inferno. Não imaginam como são malucos os adeptos. Vão fazer uma pressão enorme do primeiro ao último segundo e os jogadores são obrigados a render muito mais do que nos jogos fora de casa!'

Jorge Veloso assistiu com especial atenção ao encontro na cidade dos Arcebispos e não tem dúvidas que hoje tudo será bem diferente: 'O Standard é uma equipa unida e bastante organizada. Provou-o com Liverpool, Sevilha, Sampdoria e Estugarda esta época. Em Portugal faltou algum empenho e o Sp. Braga fez uma exibição quase perfeita. A lesão do Defour, logo nos minutos iniciais, também foi decisiva para o desfecho.'

Afastando a possibilidade de um milagre para os belgas, os arsenalistas passariam aos oivatos-de-final e Veloso sorri quando questionado sobre até onde pode chegar a formação portuguesa: 'Porque não pensar que pode chegar à final?'


Jorge Jesus: «No limite do risco»
TÉCNICO DIZ QUE STANDARD LIÈGE VAI ATACAR MUITO 
   

Desengane-se o adepto que pensa que o Sp. Braga viajou para a Bélgica em passeio. Jorge Jesus é o primeiro a avisar que nada está conseguido, apesar dos três golos de vantagem. Esta noite, a tarefa dos jogadores será tudo menos fácil. 'Julgo que os primeiros 30 minutos vão ser muito complicados. É normal que oStandard, a jogar em casa e com uma desvantagem tão grande, tente por todos os meios fazer um golo cedo. Devem entrar a jogar no limite do risco e com um futebol direto. Mas nós estamos preparados para sofrer', refere o treinador.

Rolão Preto, adjunto de Lazlo Bölöni, já tinha afirmado que acredita num 'milagre' e Jorge Jesus utiliza o mesmo exemplo para deixar os seus atletas em alerta:'Venceram a Sampdoria por 3-0, em casa! Quem consegue esse resultado também tem valor para ganhar ao Sp. Braga. Tenho consciência disso', assumiu, prosseguindo:'Oobjetivo no primeiro jogo era ganhar. Ganhámos e por uma diferença de golos maior do que alguma vez pensámos. Agora, o mais importante é seguir em frente na competição e não ganhar. Antes do jogo da 1.ª mão tinha dito que o nosso adversário tem uma equipa forte e que havia 50 por cento de possibilidades de passar à eliminatória seguinte. Mesmo depois da vantagem de três golos, mantenho a mesma convicção...'

O treinador arsenalista vai ainda mais longe e fala em enorme respeito pelo adversário desta noite:'OBölöni tem razão quando diz que este jogo pode reabilitar a equipa dele, depois de dois maus resultados, para a UEFAe campeonato. Sei perfeitamente que o resultado de Braga não traduz a diferença que há entre os dois coletivos.'

Certo é que os arsenalistas têm feito golos pela Europa fora. Só em Milão é que não festejaram esta temporada e a pontaria pode muito bem ser um trunfo decisivo nesta eliminatória:'Seria importante marcar. As nossas ideias ofensivas serão iguais às de sempre.'



BENFICA, SPORTING E SP. BRAGA MULTADOS     

A Comissão Disciplinar da Liga anunciou ontem os castigos referentes à 19.ª jornada da Liga Sagres. O benfiquista Yebda é um dos suspensos para a próxima jornada, assim como os restantes jogadores do escalão principal: Ricardo Chaves (V. Setúbal), Cléber (Nacional), Tiago Pinto e Mércio (Trofense).

Nestas penalizações registem-se as multas (por reincidência) ao Benfica, no valor de 1.700 euros, e ao Sporting, de 600 euros. Também o Sp. Braga foi penalizado com uma repreensão por escrito e uma multa de 400 euros.

Record

Bruno3429

Jorge Jesus diz que espera um Standard de Liége pressionante sobretudo na primeira meia hora de jogo, mas reafirma a intenção do Sporting de Braga jogar esta noite na Bélgica para marcar golos.

Jorge Jesus diz que espera um Standard de Liége pressionante na primeira meia hora de jogo, mas reafirma a intenção do Sporting de Braga jogar esta noite na Bélgica para marcar golos.

Uma vontade manifestada ontem pelo técnico do Sporting de Braga durante a conferência de imprensa, que antecede o jogo da segunda mão dos dezaseis avos de final que a equipa minhota disputa logo às 19h.45m., na Bélgica.

Rui Sequeira da Antena Minho, Rádio de Braga, assisutiu à conferência de imprensa.

O Sporting de Braga que deve apresentar esta noite na Bélgica, Eduardo na baliza, João Pereira, Frechaut, Leone e Evaldo na defesa, Vandinho, Mossoró e César Peixoto no meio-campo, e no ataque, Jorginho, Renteria e Meyong.

A equipa minhota conta com o apoio de mil adeptos, num estádio que terá quase trinta mil adeptos para apoiar o Standard de Líége. 

Antena Minho

Bruno3429

Jesus espera na Bélgica um jogo de sofrimento

Apesar dos 3-0 conseguidos na primeira "mão", o técnico do Sporting de Braga considera que, hoje, na Bélgica, a sua equipa está preparado para um jogo de sofrimento, frente ao Liège.


Diario Minho

Bruno3429

Não há duas sem três

Liège - A noventa minutos de carimbar a terceira presença nos oitavos-de-final da Taça UEFA. O Sporting de Braga está a um passo de escrever mais uma página de ouro na história do clube ao jogar, esta noite, a cartada decisiva para a continuidade na prova frente aos belgas do Standard de Liège, em jogo da segunda 'mão' dos 16 avos-de-final.

A única equipa portuguesa em competição na UEFA tem feito uma caminhada brilhante no palco europeu e voltou a confirmar a excelência internacional com selo de qualidade no jogo da primeira 'mão', em Braga. Com três golos de vantagem na bagagem - apontados por Rentería, Leone e Luís Aguiar - as portas dos oitavos abrem-se com optimismo e confiança, perante uns 'Guerreiros do Minho' que brilham e encantam na Europa.

E, como não há duas sem três... a equipa arsenalista poderá esta noite carimbar a terceira presença nos oitavos-de-final da UEFA, depois do lugar inédito alcançado na época 2006/07, na altura com Jorge Costa no comando. Os minhotos mediram força com os ingleses do Tottenham e perderam os dois jogos. Já a primeira vez que o Sp. Braga chegou aos oitavos remonta à época 1997/98 - ainda a competição apresentava outro formato - tendo sido eliminado pelo Schalke 04.

Jesus tem agora a possibilidade de marcar, novamente, a história do clube minhoto, caso esta noite a equipa volte a dar cartas e a mostrar classe frente à formação orientada por Laszlo Bölöni.
À espera dos 'Guerreiros' vai estar um ambiente escaldante no Estádio Maurice Dufrasne, conhecido como inferno de Sclessin. Com lotação esgotada - 27 mil pessoas - o ambiente será adverso aos minhotos, no entanto, o técnico Jorge Jesus lembra que é ao mesmo tempo mais estimulante e motivador para os jogadores.

Quanto às equipas, no lado do Sp. Braga a novidade no onze deverá ser Jorginho, jogador já habituado aos palcos internacionais, no lugar de César Peixto. Na equipa belga, confirma-se a ausência de Jovanovic, o extremo-esquerdo está internado com uma gastrenterite e será substituído por Benko. Já Defour (lesionado) não foi convocado, mas, de acordo com a imprensa belga será a surpresa no onze.
O ponta pé de saída é às 19.45 horas (hora portuguesa). O jogo tem transmissão directa na Sport Tv1.

"Estamos preparados para sofrer"

Na bagagem veio uma vantagem confortável, mas nem por isso Jorge Jesus apresenta um discurso de facilitismo na antevisão ao jogo desta noite da segunda 'mão' dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Em Braga, a equipa venceu os belgas por 3-0, resultado favorável que o técnico diz ser um pouco enganador face ao valor real do Standard de Liège. Aliás, para esta noite Jesus é claro: "estamos preparados para sofrer".

"Temos consciência das dificuldades que vamos encontrar neste jogo. Se no primeiro tínhamos dito que o Standard de Liège era uma equipa forte e havia 50 por cento de hipótese para cada lado, depois do primeiro jogo mantenho as mesmas convicções. Temos consciência de que vai ser um jogo muito complicado para o Sp. Braga na primeira meia hora", sublinhou o treinador, lembrando que a equipa belga vai tentar "fazer um golo cedo e jogar no limite do risco com futebol muito directo".

"Estamos preparados para sofrer e para todas estas situações. O importante é sabermos gerir a eliminatória e, dentro dessa filosofia, temos ainda a nosso favor o resultado em termos de conforto emocional, mais do que isso não, porque o St. Liège continua a ser uma excelente equipa", frisou.

O Sp. Braga entrará esta noite em campo "com o melhor espírito" possível e "confiança" devido à vantagem de três golos da primeira 'mão', contudo Jesus deixa algumas cautelas: "o jogo em Braga correu muito bem, mas a diferença das equipas não é o resultado. Temos um respeito muito grande pelo St. Liège, é uma equipa com valor".
Jorge Jesus considera "importante marcar", até porque, explicou, "as ideias ofensivas não vão modificar por termos ganho 3-0".

Sem espaço para poupar a equipa, o treinador realçou a experiência internacional de Jorginho - que se sentou ao lado do técnico na conferência de imprensa - e manteve no ar a dúvida "até à hora do jogo" quanto à utilização de Frechaut.

Correio Minho

Bruno3429

Braga tem tudo para chegar aos "oitavos"
JOÃO FARIA

Depois de ter superado as próprias expectativas do técnico Jorge Jesus, o Braga olha para o jogo decisivo de hoje à noite em Liège com confiança. Desta vez, não importa ganhar, mas sim seguir em frente na Taça UEFA. Veja o vídeo.

Paciência e sabedoria. O Braga tem os oitavos-de-final da Taça UEFA ao alcance e vai hoje reencontrar o ferido Standard de Liège ciente de que, mais do que lutar por um novo triunfo, o que importa é gerir bem a goleada de 3-0 da primeira mão. Jorge Jesus gostou da forma como a sua equipa se impôs na semana passada, mas, ao mesmo tempo que se confessa surpreendido com os números do primeiro jogo, realça o lado pragmático da questão europeia que trouxe os minhotos, desta vez, até Liège, com o intuito de prosseguir a brilhante caminhada internacional.

"Ganhámos o primeiro jogo, que era o mais importante, e temos uma vantagem de três golos. Desta vez, o importante não é ganhar, mas sim passar a eliminatória e apresentar uma estratégia que nos permita jogar com o resultado", assumiu o treinador, na antevisão do jogo decisivo com os belgas. "Estamos conscientes das dificuldades, mas o que nos conforta e dá segurança é podermos gerir a eliminatória e a vantagem da primeira mão", explicou Jesus.

Jesus disse estar à espera de uma entrada forte do Standard. "Vão tentar fazer um golo e jogar no limite do risco, com um futebol directo", admitiu, convencido de que a diferença entre as duas equipas "é inferior ao resultado da primeira mão". "O adversário merece-nos respeito. Vi o vídeo do jogo com o Anderlecht [derrota por 4-2 para a Liga]. Apesar de ter perdido, jogou muito bem".

Mesmo não tendo adiantado o onze, o treinador admitiu que a sua equipa irá "sofrer muito" e, a pensar nas dificuldades, não vai fazer poupanças. "Gostava de poupar, mas se fizer uma ou alteração, será no plano táctico. A indefinição clínica de Frechaut preocupa-o, mas não será por isso que a equipa jogará inferiorizada. "Vamos esperar que possa recuperar. Será testado no aquecimento e aí tomaremos decisões", frisou, certo de que o Braga não jogará com dez. "Se não jogar, terei de inventar um central, porque não tenho mais nenhum". Jorginho também está optimista: "Nada está ganho, mas vamos fazer tudo para sair daqui com o apuramento", disse o médio, confessando-se "disponível", caso Jesus opte por utilizá-lo. O médio disse estar à espera de um "adversário ofensivo e disposto a recuperar", o que o Braga procurará contrariar, "com determinação".


Jornal Notícias

Bruno3429

Taça Uefa: Jorge Jesus diz que vai encontrar "ambiente apaixonante"
"Preparados para sofrer"

"Estamos preparados para sofrer muito", disse ontem Jorge Jesus, na antevisão do embate de hoje (19h45, Sport TV1) do Sp. Braga diante do Standard de Liège, para os oitavos-de-final da Taça UEFA. "Vamos jogar num estádio que tem um ambiente muito apaixonante para o adversário. Vencemos na primeira mão por 3-0, mas o Standard tem capacidade para poder discutir a eliminatória", acrescentou.


Jesus adiantou, ainda, que a equipa está preparada para a forma como os belgas vão entrar na partida. "Espero 3o minutos de forte pressão do Standard, que irá apostar num futebol directo para anular a desvantagem. Já estamos preparados para esta situação e não vamos ser surpreendidos", observou, reconhecendo ter alguns dúvidas: "Vamos ver se conseguimos aguentar a pressão e também se temos a capacidade emocional para sofrer."

A concluir, o técnico dos minhotos falou da possibilidade de utilizar o polivalente Frechaut, a recuperar de uma contusão cervical contraída na vitória (2-1) diante da Naval: "Se não for possível a sua utilização, vamos adaptar outro jogador", disse.

TAÇA UEFA
Jogos de Hoje 1.ª Mão 2.ª Mão

Valência-Dínamo Kiev 1-1 20h30

Estugarda-Zenit 1-2 19h45

St. Etiènne-Olympiakos 3-1 19h55

CSKA-Aston Villa 1-1 17h00

AC MIlan-W. Bremen 1-1 19h45

Metalist-Sampdoria 1-0 17h00

Hamburgo-NEC 3-0 17h15

Wolfsburgo-PSG 0-2 18h00

Galatasaray-Bordéus 0-0 18h30

Deportivo-Aalborg 0-3 20h00

Standard Liége-Sp. Braga 0-3 19h45

Udinese-Lech Poznan 2-2 19h45

Tottenham-Shakhtar 0-2 20h00

Man. City-Copenhaga 2-2 19h45

Twente-Marselha 1-0 17h30

Ajax-Fiorentina 1-0 19h45


Correio Manhã

Bruno3429

Sporting de Braga defende vantagem em Liége

O Sporting de Braga deve garantir, esta quarta-feira, em Liège uma histórica qualificação para os oitavos-de-final da Taça UEFA, entrando em campo na segunda «mão» dos 16 avos com uma vantagem de 3-0 sobre o Standard.
O estádio Maurice Dufresne, com 27 mil lugares, é conhecido pelo ambiente «escaldante», mas desta vez o factor casa dificilmente chegará para anular o resultado que a equipa portuguesa traz de Braga, onde valeram os golos de Renteria, Andre Leone e Luis Aguiar.


O Standard de Liège, treinado pelo antigo técnico do Sporting Laszlo Boloni, está em «maré negativa» e vem de uma derrota para a Liga belga ante o Anderlecht, por claros 4-2, perdendo terreno no objectivo de reconquista do título.

Quanto ao Sporting de Braga, mesmo com uma carreira interna irregular, vem de um moralizador triunfo na Figueira da Foz, mantendo-se na zona de acesso à próxima Taça UEFA.

Para Liège o técnico Jorge Jesus conta com 19 jogadores: Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, André Leone, Evaldo, Frechaut, Edimar, Stelvio, Vandinho, Luis Aguiar, Cesar Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Renteria, Meyong e Paulo César.

TSF

Bruno3429

Andebol: FC Porto-Sporting na Taça de Portugal

FC Porto e Sporting é o jogo grande dos oitavos-de-final da Taça de Portugal de andebol.
O Benfica vai defrontar o São Paio Oleiros, enquanto o ABC recebe o São Bernardo.

Oitavos-de-final (8 de Março)

Belenenses - São Mamede
Ginásio Sul - Maia
FC Porto - Sporting
Alavarium - Madeira SAD
Aguas Santas - Sporting Horta
ABC - S. Bernardo
Emp. Comercio - Albicastrense
S. Paio Oleiros - Benfica

Diario Digital

Bruno3429

Jesus preparado para sofrer


O Sp. Braga disputa esta quinta-feira a segunda mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, frente ao R. Standard de Liège, depois de ter batido os campeões belgas em casa, por confortáveis 3-0. Apesar da vantagem folgada, o treinador dos "arsenalistas", Jorge Jesus, alertou para as dificuldades que a sua equipa vai encontrar em Liège, pelo que antevê um jogo de "muito sofrimento".


Confiança
"Ainda não abordámos em detalhe o jogo com o Standard mas pelo que temos feito nas provas europeias, nomeadamente no encontro da primeira mão, a equipa está confiante e determinada", avançou o técnico do Braga, que ocupa o quinto lugar na Liga portuguesa, a três pontos do quarto classificado, o Leixões.


Capacidade de sofrimento
Ainda assim, o treinador está preparado para um confronto complicado frente à equipa comandada por Laszlo Bölöni. "Temos consciência de que vamos sofrer muito. Vamos jogar num ambiente adverso e apesar de termos vencido o primeiro jogo por 3-0, penso que o Standard está em condições de discutir a eliminatória. Vamos ver se temos capacidade para aguentar a pressão do adversário e se temos capacidade emocional para sofrer", concluiu o técnico.


UEFA

JotaCC

Carimbar o apuramento


O Sp. Braga defronta esta Quinta Feira o Standard de Liége em jogo a contar para a segunda mão dos 1/16 avos de final da Taça UEFA, depois da vitória na semana passada em Braga por 3-0. A vantagem permite ao clube minhoto alguma tranquilidade no objectivo de carimbar o passaporte para as meias finais da competição, pelo que existe confiança na comitiva arsenalista. O jogo inicia-se às 19h45m, com transmissão directa na SportTv1.

Jorge Jesus referiu que «No primeiro jogo, o importante era ganhar, agora é passar a eliminatória. Dentro dessa ideia, podemos, em termos estratégicos, funcionar um pouco com o resultado, que também dá algum conforto aos jogadores em termos emocionais.»

Nestes jogos os primeiros minutos serão importantes, esperando-se uma entrada forte da equipa comandada por Lazlo Boloni, que tentará marcar cedo no sentido de colocar alguma esperança nos adeptos locais e aumentar os índices de confiança da equipa da casa.

Importante relembrar que em caso de ultrapassar esta eliminatória, os arsenalistas jogarão frente ao vencedor da eliminatória entre o PSG e o Wolfsburgo, com os franceses a venceram na primeira mão em Paris por 2-0.

ZEROZERO

JotaCC

«Ainda não está nada decidido» Jorginho


O médio brasileiro do Sp. Braga realçou que é preciso ter atenção no jogo, de hoje, frente ao Standard Liège, isto porque embora tenham vencido a primeira-mão por 3-0, Jorginho defende que «nada está decidido».

«Fizemos um bom resultado mas ainda não está nada decidido. Temos que entrar para esta partida com o objectivo de fazer um bom jogo e conseguir sair daqui com a eliminatória ganha», afirmou Jorginho.

O médio brasileiro sabe que os jogadores belgas vão pressionar para tentarem inverter a situação: «Acho que eles vão tentar marcar cedo e a jogar em casa vão logicamente vir para cima de Braga. Só que nós vamos estar totalmente preparados.»

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga preparado para sofrer apesar de ter um pé nos oitavos-de-final

Jorge Jesus quer fazer a gestão do 3-0 da primeira mão, mas Bölöni ainda acredita num "milagre" em terreno belga

O Braga está na Bélgica com vantagem de três golos (3-0) e um registo notável em jogos europeus fora de casa - somou quatro vitórias nas últimas cinco partidas. Mas Jorge Jesus está preocupado com o poderio do Standard de Liège em terreno belga. O treinador do Braga diz que a equipa de Laszlo Bölöni "tem todas as capacidades para discutir a eliminatória", pelo que espera um jogo de sofrimento para o conjunto minhoto.
"O Standard continua a ser uma excelente equipa", defendeu Jorge Jesus, desvalorizando os números trazidos da primeira mão dos 16 avos-de-final, a deixarem o Braga em posição teoricamente tranquila na deslocação à Bélgica. "No primeiro jogo, o importante era ganhar. Agora, é passar a eliminatória. Temos de fazer uma boa gestão", explicou o técnico, admitindo que o resultado do primeiro duelo com os belgas "dá algum conforto emocional" aos jogadores do Braga no encontro desta noite.
Jesus acredita que o Standard vai fazer "30 minutos de forte pressão", apoiando-se num "futebol directo para tentar anular a desvantagem da primeira mão". E os minhotos levam a lição bem estudada, garante o treinador, antes de dizer que teme a influência do público belga no desempenho do Standard: "Nós estamos preparados para esse futebol directo. A minha equipa está confiante e motivada. Mas também temos consciência de que vamos sofrer muito. Vamos jogar num ambiente adverso, o estádio tem um ambiente apaixonante para a equipa da casa e, apesar de termos vantagem de 3-0, sabemos que o Standard tem todas as capacidades para discutir a eliminatória".
Às dificuldades, Jesus junta as dúvidas em torno da recuperação de César Peixoto, que apresentou dores nas costas no treino de adaptação ao palco do jogo. Frechaut recuperou do choque aparatoso que o levou ao hospital na última jornada e deverá ser titular frente aos belgas. E a grande novidade no "onze" deverá ser o regresso da dupla mais goleadora do ataque: Meyong vai juntar-se a Rentería depois de um jogo como suplente utilizado.
Fé e muitos "olheiros"
No Standard, o discurso é de confiança, apesar dos números que penalizaram a exibição perdulária da equipa na primeira mão em Portugal. Laszlo Bölöni acredita que "ainda é possível dar a volta", os bilhetes para o jogo já voaram e no site oficial do clube anuncia-se a presença de vários "olheiros" . Oito clubes alemães, sete da Premier League, seis clubes franceses, três clubes italianos, três clubes do País Basco e um ucraniano vão estar no meio de uma plateia belga que aguarda um milagre.
"A missão é muito complicada, mas vamos lutar. Conhecemos tudo do Braga e só um jogo perfeito nos permitirá dar a volta a um resultado tão desnivelado", assumiu Bölöni, antigo treinador do Sporting e, curiosamente, alvo de cobiça do Braga, após a saída de Manuel Machado do comando técnico da equipa. O Braga, para o técnico do Standard, "é uma das melhores equipas portuguesas" e o 3-0 serviu para "confirmar isso". "Já era uma equipa muito forte quando estava no Sporting", acrescentou Bölöni.
Se conseguir a reviravolta, o Standard vai contrariar uma história que tem sido desfavorável à equipa. É que os belgas não conseguiram qualquer vitória nos últimos jogos europeus contra equipas portuguesas. No "onze" do Standard que recebe esta noite o Braga não vai jogar o capitão Defour, que se lesionou no encontro da primeira mão.

PUBLICO

Bruno3429

Ao encontro da história
ANDRÉ MORAIS, enviado especial a Liège (Bélgica)

Para se poder gabar que levou o Braga à melhor campanha europeia de sempre, Jorge Jesus só tem de segurar a vantagem de 3-0 conseguida no Estádio AXA. A entrada nos oitavos-de-final da Taça UEFA iguala a época de 2006/07, mas com um extra: o Braga teve de superar uma pré-eliminatória após se qualificar via Taça Intertoto. O resultado conseguido na primeira mão abre todas as perspectivas para que isso aconteça. A seu favor, Jorge Jesus tem não só os números actuais, como o passado europeu do clube. Nas 10 épocas que disputou uma prova da UEFA (duas Taças das Taças, uma Taça Intertoto e sete Uefas), o Braga apurou-se sempre que conseguiu vantagem na primeira mão. Foi em nove ocasiões, e em sete delas conseguiu mesmo ampliar a vantagem do intervalo da eliminatória. O contrário também costuma suceder, mas não de forma absoluta. O Braga começou mal onze vezes e em nove acabou mesmo eliminado. Em todo este pecurso, nunca encontrou equipas belgas.

A confiança da comitva é imensa. E nem era preciso constatar a boa disposição da viagem. Não passa pela cabeça de ninguém ser eliminado nesta fase, que agora começa a poder dizer-se precoce, da competição. Além de confirmar o imenso favoritismo, ao Braga basta apenas e também evitar uma das situações que esta época foram virgens em matéria europeia: não marcar fora (só aconteceu em Milão) ou sofrer três golos (desastre em casa com o Wolfsburgo). Por tudo isto, fazer história é o mínimo que se pede aos guerreiros do Minho. Para que tal aconteça, basta não fugir dela.


Standard de Liége - Braga
maurice dufrasne

19h45

Sport TV 1

Árbitro Kristinn Jakobsson (Islândia)

Assistentes Sigurdur Oli Thorleifsson e Olafur Ingvar Gudfinnsson

Treinador

laszlo boloni

1 Espinoza GR

17 Camozzato LD

5 Onyewu DC

19 Sarr DC

14 Mulemo LE

26 Nicaise MD

28 Witsel MD

6 Dalmat AD

10 De Camargo MO

20 Benko AE

9 Mbokani AV

38 Bolat GR

2 Goreux LD

15 Mikulic DC

29 Ingrao MD

36 Mangala MD

33 Carcela MO

21 Benteke AV

Treinador

jorge jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

13 Stélvio DC

44 André Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MO

30 Alan AD

22 Luis Aguiar MO

21 César Peixoto AE

10 Jorginho AV

18 Renteria AV

24 Mário Felgueiras GR

66 Edimar LE

17 Frechaut DC

7 Mossoró MO

99 Matheus AE

11 Orlando Sá AV

19 Meyong AV


A figura do Standard de Liège
Mbokani

Marcar é com ele

Nascido em Kinshasa, capital do Congo, Mbokani tem mostrado dotes de goleador. Os golos apontados na Liga belga (16) provam que o ponta-de-lança do campeão da Bélgica é daqueles que raramente perdoam na hora de atirar para a baliza. Como marcar é com ele, convém que seja alvo de uma vigilância apertada. Como, aliás, aconteceu no jogo da primeira mão.


A figura do Braga
Luis Aguiar
Melhor só Love


O médio organizador do Braga tem estado em grande na Taça UEFA. Com cinco golos, o último dos quais o terceiro na primeira mão contra os belgas, é o segundo melhor marcador da prova. Melhor do que o uruguaio só Vágner Love, brasileiro do CSKA Moscovo. Para os minhotos dava jeito que voltasse a estar inspirado. A marcar, a distribuir, a desequilibrar e, já agora, a encantar.


Jorge Jesus quer golo para gerir vantagem

Cauteloso. Jorge Jesus reconheceu finalmente o favoritismo do Braga, mas não se estendeu muito quando teve de falar dele. "No primeiro jogo disse que havia 50 por cento de possibilidades para cada equipa. Agora temos vantagem, mas mantenho a minha convicção: o Standard é muito forte e vamos ter muitas dificuldades", referiu.

Por estar desconfiado, Jorge Jesus não alterará o esquema táctico nem o objectivo para o qual talha sempre as suas equipas: marcar, "O facto de termos ganho 3-0 não vai alterar em nada as nossas ideias ofensivas. Marcar? Claro. Sempre", respondeu, categórico. "A primeira meia-hora deve ser muito complicada. É natural que eles joguem no limite do risco, talvez com um futebol mais directo. Mas, táctica e emocionalmente, nós temos a vantagem de poder jogar com o resultado", reconheceu. Vantagem é também o ambiente adverso, pois o treinador do Braga não acredita que um estádio cheio possa ser mau para nenhum visitante. "Jogar contra um público apaixonado é bom para nós. Na minha opinião, ambientes destes e estádios cheios nunca desfavorecem o adversário. Acrescenta-lhes é concentração e motivação", explicou.

Rolão Preto, adjunto de Laszlo Boloni, disse que se o Standard ganhou à Sampdória por 3-0, também o pode fazer contra o Braga. Jorge Jesus concorda. "É verdade. Acho que ele também tem razão quando diz que o jogo em casa nos correu muito bem. A diferença entre as equipas não se espelha nesse resultado", elogiou.


Salvador e Freitas atentos ao discurso do mister

Não é nada vulgar e a circunstância até nem era especial. Por isso, foi surpreendente ver António Salvador e Carlos Freitas nos lugares de imprensa na conferência de Jorge Jesus. Atentos, só não tiraram notas, mas quem não os conhecesse desconfiaria que seriam jornalistas. A sessão foi divertida, com Jorge Jesus a tomar a tomar a iniciativa. "Pode falar em português", disse a um belga, casado com uma portuguesa, que em Braga tinha feito de intérprete. Foi sorriso geral.


  Atenção aos primeiros 20 minutos

Jorge Costa é o português mais dividido na preferência para o jogo de hoje. O agora treinador do Olhanense jogou meia época em Liège, mas depois ganhou ao Standard como treinador do... Braga. "Só torço pelo Olhanense. Entre Standard de Liège e Braga, não tenho preferência", garante. Jorge Costa não tem dúvidas que o apuramento português está garantido e vai mais longe. "Se o Braga aguentar os primeiros 20 minutos, é provável que tenha uma noite tranquila e até saia vencedor", vaticinou, com a certeza de que mesmo com mais de um pé fora da Taça UEFA, o público não se esconderá no apoio à sua equipa. Portugueses, pelo contrário, só mesmo os que viajam desde o Minho. "Liège não é cidade de portugueses. Bruxelas sim. Eu senti-me apoiado, mas talvez porque estivéssemos lá muitos", diz, recordando Rogério Matias, Areias, Nuno André Coelho e Sérgio Conceição. Jorge Costa mantém contacto com dirigentes do Standard, de quem esperava mais no jogo da primeira mão: "Quem conhece as duas equipas, nunca apostaria num resultado como 3-0".


A análise de Jorge Costa
Standard de Liège


Adeptos

"O público do Standard é o melhor da Bélgica. Vão apoiar até ao último minuto, seja qual for o resultado. Têm duas claques, separadas por vários pontos do estádio"


Witsel

"É, a par de Defour, o melhor jogador do Standard. No meu tempo ainda era um miúdo. Joguei com ele partidas de reservas, mas já se via a sua qualidade"


Braga


Vantagem


"O resultado confortável fará o Braga jogar tranquilo. Assim é mais fácil ganhar. Basta aguentar 20 minutos de pressão e depois até é provável que vença"


Qualidade

"Quem conhece o Braga e os seus jogadores não ficou surpreendido com a exibição da primeira mão. São muito bons e mostraram-no. O Standard não é muito mais fraco


Jorginho
Experiência volta a pesar


Jorginho é o quinto jogador do plantel com mais jogos nas competições europeias, mas é também o quarto menos utilizado nesta campanha iniciada na Taça Intertoto. O brasileiro só jogou 90 minutos em Bratislava, numa segunda mão contra o Artmedia já com desfecho assegurado. Depois daí, o eclipse foi total. Foi sempre segunda opção de Jorge Jesus na Liga Sagres. Na Taça UEFA, nem segunda: não voltou a jogar. O treinador do Braga explicou a opção com a longa paragem a que o jogador foi sujeito e parece finalmente determinado a fazê-lo regressar. "Esteve parado quase nove meses. Está cada vez melhor e pode ser titular. É experiente nestas competições e, se o pudermos lançar, lançamos", prometeu.

Com 18 jogos europeus, repartidos entre FC Porto e Braga, não será por falta de tarimba que deixará mal o treinador. Por falta de rotina talvez. Até porque as duas portas que tem semiabertas para o onze são para lugares onde raras vezes foi utilizado. Jorginho pode ser a muleta de Renteria, desempenhando papel semelhante ao de Mossoró contra Benfica e FC Porto. Pode também jogar como médio interior direito, aproveitando a fadiga natural de Alan, um dos mais utilizados esta época. Aliás, foi nesta posição que começou contra o Rio Ave, na última aparição no onze. Isto em Dezembro...

"Respeito as opções do mister. Eu estou a trabalhar bem e a fazer a minha parte, mas ele está a gerir bem a equipa. O grupo é forte e todos podem jogar", lembrou, numa conferência onde se esquivou sempre a perguntas mais incómodas mas concordou sempre com o mister. "Jogamos sempre da mesma forma. Em todos os jogos procuramos marcar e aqui não será diferente. Queremos mesmo é ser apurados", continuou.

A entrada de Jorginho pode mesmo ser a única alteração que o técnico do Braga promove para rodar o plantel. A vantagem é larga, mas não permite abusos. Só mesmo os mais sobrecarregados têm direito a um ou outro dia de folga. Jorginho e companhia agradecem.


Utilização europeia


nome Jogos

João Pereira 33

Frechaut 32

Vandinho 25

César Peixoto 20

Jorginho 18

Alan 16


Peixoto lesiona-se

Se a cabeça de Jorge Jesus já andava a mil por não saber se pode ou não contar com Frechaut, pior terá ficado quando viu César Peixoto sair do treino de ontem ainda durante o aquecimento. O esquerdino deu um mau jeito nas costas e, com dores, teve de recolher ao balneário logo após os primeiros 15 minutos, aqueles que foram abertos a jornalistas.

No eixo da defesa está a outra grande dor de cabeça do treinador. Frechaut voltou a trabalhar de forma muito condicionada e hoje será sujeito a um teste. Stélvio está de prevenção e tem treinado como central, ao lado de Leone.


Esperados 700 adeptos minhotos

No voo charter que levou a equipa bracarense até Liège e onde da SAD só não esteve o administrador Gaspar Borges, viajaram apenas 50 adeptos. Os responsáveis do Braga esperam, no entanto, que hoje, no estádio do Standard, a equipa seja apoiada por, aproximadamente, 700 adeptos.


Cidade fria, gente quente

O Braga saiu de Portugal com sol e chegou à Bélgica com temperatura a rondar os 5 graus. A cidade, com mais ou menos 130 mil habitantes, é escura e sombria, mas as pessoas são acolhedoras. A Associação de Jornalistas de Liège fez questão de convidar, ontem, os jornalistas portugueses para um jantar na sua sede.


Defour pode ser surpresa

Defour não está convocado, mas é apontado como titular. Dizia-se ontem, entre os jornalistas belgas, que a ideia de Boloni é surpreender o Braga e aparecer hoje a jogar com o internacional belga. A outra estrela da equipa, Jovanovic, continua no hospital com uma gastrenterite.


Ressuscitar segundo Boloni

Ao contrário do seu adjunto, Rolão Preto, Laszlo Boloni não revelou optimismo na conferência de antevisão do jogo de hoje. "O objectivo é melhorar a imagem e confirmar que os jogadores são capazes de ressuscitar". O técnico romeno campeão nacional pelo Sporting também confessou "ainda" não ter encontrado "pontos fracos no Braga".


O Jogo

JotaCC

César Peixoto e Frechaut em dúvida para defrontar Standard

As presenças de César Peixoto e Frechaut são as principais dúvidas no «onze» do Sp. Braga para o jogo desta noite, às 19h45, frente ao Standard Liège, referente à segunda-mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

César Peixoto apresenta queixas nas costas e não marcou presença no treino, enquanto Frechaut ainda não parece estar totalmente recuperado da lesão sofrida no último jogo para o campeonato português.

As equipas prováveis são as seguintes:


Standard – Espinoza; Marcos, Onyewu, Sarr e Muleno; Nicaise e Witsel; Dalmat, De Camargo e Benko; Mbokani.

Sp. Braga – Eduardo; João Pereira, Frechaut, Leone e Evaldo; Vandinho; Alain, Luís Aguiar e Matheus; Meyong e Renteria.

A BOLA

JotaCC

Taça UEFA: St. Liège-Sp.Braga

O Sp. Braga joga esta quinta-feira em Liège, frente ao Standard, a segunda parte de uma eliminatória, que está bem encaminhada a favor da equipa portuguesa. Os bracarenses ganharam ao Standard Liège por 3-0, no Minho, e agora terão de gerir uma vantagem, que lhe poderá dar acesso aos oitavos-de-final da prova.

Nos 16 jogos marcados para esta quinta-feira, vão estar vários futebolistas portugueses em campo. Paulo Machado é o que está mais perto dos «oitavos», depois do seu St. Étienne ter ido vencer à Grécia o Olympiakos, por 3-1.

Ricardo Costa (Wolfsburgo) perdeu na 1ª eliminatória frente ao PSG (2-0) e agora terá de ir em busca do prejuízo. O factor casa poderá favorecer os alemães.

O Zenit de Danny também estará na Alemanha, para defender a vitória de 2-1, conseguida na Rússia frente ao Estugarda.

Fernando Meira (Galatasaray) também tem todas as condições de seguir em frente na Taça UEFA, após um empate a zero em França, frente ao Bordéus. A equipa turca recebe os franceses perante os seus adeptos, o que costuma ser uma vantagem.

Destaque ainda para o embate entre o Milan e o Werder Bremen, de Hugo Almeida. Depois do empate a um golo na primeira mão, os rossoneri terão de ganhar em casa para seguir em frente.

Jogos desta quinta-feira:

St. Liège-Sp. Braga
Wolfsburgo-PSG
Manchester City-FC Copenhaga
Hamburgo-NEC
Metalist Kharkiv-Sampdoria
CSKA Moscovo-Aston Villa
Udinese-Lech Poznan
St. Étienne-Olympiakos
Ajax-Fiorentina
Corunha-Aalborg
Milan-Werder Bremen
Galatasaray-Bordéus
Valência-Dínamo Kiev
Estugarda-Zenit
Twente-Marselha
Tottenham-Shakhtar Donetsk

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Gerir na Bélgica

Arsenalistas defendem hoje em Liège a vantagem de três golos, levada da 1ª mão dos 16 avos de final da Taça UEFA...

Hoje joga o Sp.Braga, para a 2ª mão dos 16 avos de final da Taça UEFA. Às 19,45, em Liège, na Bélgica, Standard-Braga. A equipa minhota defende uma vantagem de 3 golos do jogo da 1ª mão.

A confirmar a passagem aos oitavos de final a equipa minhota vai defrontar o vencedor do Wolfsburgo-PSG. Na primeira mão a equipa francesa venceu em casa por 2-0.

RR

JotaCC

Sporting de Braga defende vantagem frente ao Standard Liège

O Sporting de Braga deve garantir hoje em Liège uma histórica qualificação para os oitavos-de-final da Taça UEFA, entrando em campo na segunda "mão" dos 16 avos com uma vantagem de 3-0 sobre o Standard. 
O estádio Maurice Dufresne, com 27 mil lugares, é conhecido pelo ambiente "escaldante", mas desta vez o factor casa dificilmente chegará para anular o belo resultado que a equipa portuguesa traz de Braga, onde valeram os golos de Renteria, Andre Leone e Luis Aguiar.

O Standard de Liège, treinado pelo antigo técnico do Sporting Laszlo Boloni, está em "maré negativa" e vem de uma derrota para a Liga belga ante o Anderlecht, por claros 4-2, perdendo terreno no objectivo de reconquista do título.

Quanto ao Sporting de Braga, mesmo com uma carreira interna irregular, vem de um moralizador triunfo na Figueira da Foz, mantendo-se na zona de acesso à próxima Taça UEFA.

O técnico Jorge Jesus, do SP Braga, conta com 19 jogadores:

Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, André Leone, Evaldo, Frechaut, Edimar, Stelvio, Vandinho, Luis Aguiar, Cesar Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Renteria, Meyong e Paulo César.

RTP

Bruno3429

Sporting de Braga defende vantagem no "inferno" de Liége

O Sporting de Braga deve garantir hoje em Liège uma histórica qualificação para os oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol, entrando em campo na segunda "mão" dos 16 avos com uma vantagem de 3-0 sobre o Standard. O estádio Maurice Dufresne, com 27 mil lugares, é conhecido pelo ambiente "escaldante", mas desta vez o factor casa dificilmente chegará para anular o belo resultado que a equipa portuguesa traz de Braga, onde valeram os golos de Renteria, Andre Leone e Luis Aguiar. O Standard de Liège, treinado pelo antigo técnico do Sporting Laszlo Boloni, está em "maré negativa" e vem de uma derrota para a Liga belga ante o Anderlecht, por claros 4-2, perdendo terreno no objectivo de reconquista do título.
Quanto ao Sporting de Braga, mesmo com uma carreira interna irregular, vem de um moralizador triunfo na Figueira da Foz, mantendo-se na zona de acesso à próxima Taça UEFA.

Para Liège o técnico Jorge Jesus conta com 19 jogadores:

Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, André Leone, Evaldo, Frechaut, Edimar, Stelvio, Vandinho, Luis Aguiar, Cesar Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Renteria, Meyong e Paulo César.


MAISACTUAL

JotaCC

CAMPEONATO DO NORTE EM CORTA-MATO

FILOMENA COSTA E PATRÍCIA CALDAS CAMPEÃS

Realizou-se no passado sábado em Vila Real o Campeonato do Norte em Corta-Mato, na qual estiveram presentes cerca de 500 atletas em representação de 37 clubes das associações distritais de Braga, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Bragança.

Patrícia Caldas sagrou-se Campeã do Norte no escalão de Iniciadas, enquanto Filomena Costa venceu a mesma competição no escalão sénior.

Colectivamente, a única equipa completa do S.C.Braga foi a equipa de Iniciadas Femininas que se sagrou Vice-Campeã do Norte.

Eis os resultados:

Infantis femininos: 6ª Elsa Gomes – 7.20

Infantis masculinos: 5º Pedro Meireles – 6.36

Iniciadas femininas: 1ª Patrícia Caldas – 8.26

                                   4ª Rita Lopes – 8.34

                                   14ª Catarina Rodrigues – 9.18

                                    42ª Adriana Araújo – 10.35

Iniciados masculinos: 7º Fernando Silva – 10.30

                                     14º Rafael Vilas Boas – 10.50

Juvenis Femininas: 9ª Joana Gonçalves – 11.53

Juniores femininos: 6ª Barbara Ferreira

Seniores femininos: 1ª Filomena Costa

                                  2ª Ercília Machado

Seniores Masculinos: 4º Tiago Costa – 32.51

                                    14º Ricardo Vale – 34.07

                                    16º Miguel Ribeiro – 34.13



SC BRAGA VENCE BC BARCELOS (37 - 26)

A equipa de Juniores feminina do Sporting Clube de Braga/JSQimo foi a Barcelos vencer a equipa do B.C. Barcelos por uma diferença de 11 pontos (26-37) em jogo da fase regular da Taça do Minho disputado no sábado, 21 de Fevereiro, pelas 18.15 horas, no pavilhão do Escola Secundária de Barcelos.

Depois de na primeira jornada as jovens bracarenses terem batido em casa os Leões das Enguardas por uns claros 48-27, naquela que foi a primeira vitória da equipa neste escalão, desta feita a tarefa parecia bem mais difícil. No campeonato distrital a vitória havia sorrido por duas vezes para o clube de Barcelos (47-19 e 38-25). Foi, por isso, um excelente sinal da evolução que se verifica aquele que as jovens bracarenses agora deram. Estas duas vitórias consecutivas são motivo de grande satisfação para atletas, treinadores e todos quantos abraçaram a tarefa de implementar cada vez mais o basquetebol feminino no clube e na cidade de Braga.

Trata-se de uma equipa que iniciou a competição na presente época mas que, como se pode ver, já ombreia com adversárias com muita tradição no panorama do basquetebol distrital. Lembre-se que a secção de basquetebol do S. C. da Braga só no ano transacto apresentou as primeiras equipas femininas (iniciadas e cadetes) e desde então tem vindo a consolidar a formação dessas e de outras atletas que foram surgindo ao longo da época, o que lhe permitiu ter presentemente em competição quatro equipas (iniciadas, cadetes, cadetes B e juniores).

Quanto ao jogo propriamente dito, assinale-se que a equipa bracarense venceu os quatro períodos. Tendo assente o seu jogo numa defesa muito forte e fazendo uso da maior estatura de algumas das suas atletas e rapidez de outras, a equipa bracarense conseguiu estar sempre à frente no marcador. Com um triplo marcado logo nos momentos iniciais do jogo, a que se seguiram mais dois pontos, as bracarenses conquistaram uma diferença pontual que as entusiasmou e foi dando para dar resposta pronta sempre que a equipa barcelense pontuava.

Ao intervalo a vantagem bracarense era de 7 pontos (16-9), com parciais de 12-7 e 4-2 a favor da equipa bracarense. O terceiro e quarto períodos foram bem disputados e equilibrados mas ainda assim sempre com vantagem da equipa do SC Braga/JSQimo (9-8 e 12-9).

De realçar que neste jogo jogaram as doze atletas bracarenses, o que permitiu às recém chegadas participar e contribuir para este excelente resultado. No capítulo defensivo tudo correu muito bem e no ofensivo, apesar do resultado escasso, foram muitas as boas jogadas de entendimento com assistências muito bem conseguidas que a inexperiência e algum azar não permitiram concretizar em mais pontos.

Com esta vitória a equipa bracarense ocupa o primeiro lugar na Taça do Minho (vitórias nos dois jogos disputados).

Juniores feminino - Taça do Minho

B.C. Barcelos, 26   -  S.C. Braga, 37

Por períodos:

7-12, 2-4, 8-9 e 9-12

Ao intervalo, 9-16

Resultado final: 26-37

Alinharam e marcaram, pelo SC Braga:

4- Carla Melo, 2

5- Marta Ferreira, 0

6- Joana Costa, 4

7- Sofie Alves,2

8- Mariana Fernandes, 0

9- Gabriela Lomba, 13

10- Márcia Vale, 0

11- Patrícia Melo, 0

12- Cátia Furtado (Cap.), 11

13- Joana Vieira, 4

14- Patrícia Alves, 0

15- Inês Silva, 1

De realçar também o desportivismo e a boa prestação das jovens barcelenses, sobretudo da atleta nº13, A. Real, que obteve 12 pontos.

Por último, lembramos que continuam abertas as inscrições de jovens atletas, bastando para isso comparecerem no treino da sexta-feira do basquetebol feminino do S.C. Braga, que decorre das 20 às 21.30 horas, no Pavilhão do Externato Carvalho Araújo, Real, Braga. Aceitam-se inscrições para todos os escalões, bastando para isso comparecer no pavilhão à hora do treino ou contactar scbragabasket@gmail.com para obter mais informação.



JUVENIS "B" ARRANCAM NOVA VITÓRIA


O SC Braga jogou no passado sábado em Prado a contar para a 16ª jornada do campeonato, tendo vencido por duas bolas a uma.

O jogo iniciou-se numa toada de equilíbrio, com ambas as equipas a procurarem o golo, mas apesar do domínio do Prado nos primeiros 20 minutos, não se verificaram grandes oportunidades em qualquer das balizas. Só em lances de bola parada as equipas entravam com a bola na área mas as defesas foram resolvendo com maior ou menor dificuldade. Nos segundos 20 minutos da primeira parte, o jogo animou e começaram a aparecer algumas situações para marcar. A primeira pertenceu ao Prado, quando um dos seus avançados beneficiou de um ressalto na zona central da defesa bracarense e conseguiu isolar-se sobre o lado esquerdo do seu ataque, obrigando Bruno a uma excelente defesa.

O SC Braga como que alertado por essa situação, melhorou e passou a responder com maior velocidade, criando logo a seguir uma boa situação para marcar através de Rafael, mas o seu remate com selo de golo foi desviado para canto.

Nesse período de maior domínio, o SC Braga foi conquistando alguns cantos e livres. Na transformação de um deles, Diogo Orlando através de uma excelente execução, abriu o activo colocando o Braga a vencer por 0-1, resultado com que terminou a 1ª parte. 

Na segunda parte o Prado voltou a entrar melhor e marcou logo a abrir após uma perda de bola da defesa bracarense concluída com um potente remate à entrada da área sobre o lado direito, sem hipóteses de defesa para Bruno.

O SC Braga demorou a reagir mas aos poucos foi tomando conta do jogo e voltou a aproximar-se com perigo da baliza do Prado, chegando ao golo através de Pedro após ter ganho um ressalto dentro da área.

No seu melhor período, o SC Braga podia ter ampliado por duas vezes a vantagem em outras tantas oportunidades claras de golo desperdiçadas por Carlos e Diogo Orlando.

Nos minutos finais, o Prado com muito esforço, ainda tentou chegar ao empate conquistando alguns cantos e algumas situações de apuro junto à baliza de Bruno mas sem eficácia. Com o empate entre 2º e 3º classificados, Moreirense e Famalicão respectivamente, o SC Braga dista agora apenas 4 pontos do 2º lugar e 2 pontos do 3º lugar.   

Equipa do SC Braga: 1-Bruno; 2-Lamela; 3-Anibal; 4-André (Ricardo 70´); 5-Vieira (Carlos 55´); 6-Rafael (Cap.); 7-Pedro; 8- Diogo Silva; 9-Luís (Nuno 65´); 10-Diogo Orlando; 11-Toni.



RESULTADOS – FUTEBOL JUVENIL (21 e 22 de Fevereiro)

No último fim-de-semana, os Juniores não foram além do empate frente ao Gil Vicente apesar da catadupa de golos desperdiçados. Mantêm-se no segundo lugar com três pontos de avanço sobre o V. Guimarães antes da visita ao terreno do Penafiel. Em bom plano esteve a equipa de Iniciados A que está mais que lançada para a segunda fase da prova nacional. Os Iniciados C numa espécie de jornada dupla venceram os respectivos jogos e aproximam-se do topo ainda com um jogo em atraso. Os Infantis A triunfaram no reduto do segundo classificado e assim aumentam distâncias. As Escolas A e B arrancaram triunfos "gordos" e estão bem posicionadas nas suas séries. Todos os resultados para conferir adiante:

·         Juniores:         SCB - 2 Gil Vicente – 2;

·         Juvenis A:      Paragem no Campeonato;

·         Juvenis B:      Prado - 1 SCB – 2;

·         Iniciados A:    SCB - 4 Varzim SC – 0;

·         Iniciados B:     Gil Vicente - 0 SCB – 0;

·         Iniciados C:    13ª Jorn. Louro - 0 SCB – 5; Jogo em atraso: Vila Chã – 0 SCB – 3;

·         Infantis A:       Andorinhas - 1 SCB – 2;

·         Infantis B:       Andorinhas vs SCB – Adiado;

·         Infantis C:       SCB - 6 Vilaverdense – 3;

·         Infantis D:       SCB - 1 Ac. Lacatoni – 1;

·         Escolas A:      Várzea – 1 SCB – 8;

·         Escolas B:      Ac. Lacatoni - 1 SCB – 7;

·         Escolas C:      SCB - 2 Bragafut – 3.

S.C.BRAGA.PT

Pé Ligeiro

Standard Liège-Sp. Braga, 1-1

Saber jogar com o resultado. Foi esse o mote dado por Jorge Jesus na antevisão da segunda mão dos 16avos-de-final da Taça UEFA, entre o Sp. Braga e o Standard, e foi isso mesmo que os jogadores fizeram. Os bracarenses estão nos oitavos-de-final da prova europeia e com todo o mérito: ao 3-0 conseguido em solo luso, juntaram um empate na Bélgica, com um desempenho sóbrio.

Os minutos iniciais mostraram um Standard ávido por chegar ao golo. Porém, foi sol de pouca dura. A formação de Jorge Jesus começou a acertar as marcações, retirou alguma posse de bola aos belgas e disse «presente» no terreno de jogo. É certo que os portugueses não foram muito assertivos no que toca ao ataque, mas foram um conjunto unido e coeso na defesa da baliza de Eduardo.

O Standard teve sempre mais a bola que o Sp. Braga, mas a equipa orientada pelo antigo treinador do Sporting, Laszlo Boloni, nunca passou das ameaças. O máximo que conseguia era bombear bolas para a área, principalmente através de livres ou lançamentos laterais. Poderão entender os belgas que os bracarenses usaram e abusaram das faltas, mas a verdade é que ao intervalo a estatística da UEFA registava dez infracções cometidas pelo Sp. Braga contra sete do Standard.

Standard melhora e cria perigo

Era quase impossível o Sp. Braga passar todo o jogo sem ter uma desconcentração, era, pelo menos, dificílimo repetir a organização da primeira parte, até porque os belgas tinham de arriscar tudo por tudo.

Por isso, o Standard começou a romper as linhas bracarenses, optou por jogar mais na velocidade do que bombear bolas e mais bolas para a área de Eduardo. Desse modo, surgiram três ocasiões para os belgas. Duas vezes por Mbokani (51 e 67) e também Goreux, que atirou ao poste. Mas a esse tiro no ferro, o Sp. Braga respondeu, sempre com Luis Aguiar em evidência: um grande remate levou a bola a raspar a trave da baliza de Aragon, guarda-redes que entrara na segunda parte.

Depois, com as primeiras substituições, o jogo parecia serenar um pouco, com os belgas a voltarem à estratégia da primeira parte. Só que voltaram a perceber que esse não era o caminho e foi Eduardo quem salvou o 1-0, aos 75 minutos, perante um isolado De Camargo.

Porém, o guardião não conseguiu deter o remate de Mbokani, aos 79. O 1-0 podia ter assustado os bracarenses, mas nova prova de maturidade surgiu. O Sp. Braga ainda tinha uma vantagem notável e com o relógio em contagem decrescente, jogava com esse factor.

Por fim, já perto do final, Luis Aguiar desferiu o golpe fatal, que terminava com as esperanças belgas. O médio fez o 1-1 e só não deu a vitória aos portugueses porque Aragon o negou.

Em suma, o Sp. Braga foi, de modo claro, a melhor formação na eliminatória. Agora, vai ter pela frente o PSG, de França.

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!