News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 22/02

Started by Bruno3429, 22 de February de 2009, 07:17

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jesus elogia Orlando Sá
TÉCNICO ORGULHOSO PELO INTERESSE PORTISTA 


O FC Porto está de olho em Orlando Sá e, como Record noticiou, as negociações entre as SAD podem avançar a breve trecho. Jorge Jesus, na sua conferência de imprensa semanal, não escondeu o regozijo por ver um pupilo seu a ser cobiçado por um emblema de topo do futebol português.

"É um motivo de orgulho saber que há grandes clubes interessados no Orlando Sá. Não estou a par do assunto e o que sei é o que pude ler na imprensa. Mas é importante lançar os jogadores para que eles se projetem e possam assim ajudar a equilibrar as finanças do Sp. Braga. Isso também é trabalho do treinador", asseverou Jesus, que recentemente assumiu estar a preparar Orlando Sá para ser titular indiscutível no ataque arsenalista na próxima temporada.

Sobre o jovem valor que Carlos Queiroz já convocou para a Seleção principal, Jesus entende ser "um jogador com grande margem de progressão. A diferença está nos clubes que estão atentos aos valores que despontam e antecipam as coisas", apontou o técnico.

Record

Bruno3429

Jesus quer um Sp. Braga de qualidade para vencer na Figueira

Só um Braga ao seu melhor nível será capaz de vencer, hoje, a Naval 1.º de Maio, na Figueira da Foz. A ideia é de Jorge Jesus, que recorda as dificuldades sentidas frente a esta equipa no jogo do AXA. Também hoje, em Guimarães, o Vitória tem um importante compromisso frente ao Trofense, antes de viajar até Braga.


Diario Minho

Bruno3429

"O Braga vai ter que estar ao melhor nível"

Perante um cenário montado com três jogos numa semana, olhando para trás e na ressaca do glamour apresentado diante dos belgas, Jorge Jesus foi pragmático na antevisão do desafio desta tarde. Sobre o cansaço físico não há volta a dar, porque a condição humana existe, mas o treinador dos minhotos quer vencer, mesmo reconhecendo o mar de dificuldades que existe pela frente. Os dados estão lançados para jogar a batalha naval.

Sobre a vitória diante do Standard de Liège, Jorge Jesus assumiu que foi uma "grande vitória", asseverando ainda que "não ilude a equipa".
"Aliás, são jogos diferentes e agora temos que estar ao nosso melhor nível para vencer a Naval".

O técnico não espera um adversário na expectativa, até porque recorda o jogo da primeira volta onde "a Naval dividiu a partida com o Sporting de Braga" e "depois do FC Porto e Sporting foi a equipa que mais dificuldades nos criou em casa".
Apesar de todo o cenário, Jorge Jesus quer vencer, até porque o Sporting de Braga não se pode dar ao luxo de desperdiçar pontos, depois da derrota com o Leixões, que não estava nos planos e "encurtou a margem de erro".

Vandinho é a dúvida no onze

O cansaço físico do avançado Meyong, que já leva 41 jogos oficiais esta temporada, o de João Pereira e Vandinho, foram temas na abordagem ao jogo. O médio defensivo brasileiro esteve dois dias a trabalhar de forma condicionada e apenas ontem regressou sem limitações. A juntar está a ausência de César Peixoto, que cumpre um jogo de castigo. Jorge Jesus garante que Vandinho vai estar em dúvida até bem perto da hora do jogo, mas "se estiver em condições, joga".
Na lista de convocados estão de regresso Filipe Oli-veira e o avançado Paulo César, mas nenhum deles vai ter entrada directa no onze.

"99 por cento do onze é idêntico"

Aliás, além de César Peixoto, Jorge Jesus garante que 99 por cento do onze é idêntico aquele que tem jogado habitualmente. E há ainda essa dúvida em torno de Vandinho.
Nem mesmo o cansaço físico que o melhor marcador do Sporting de Braga, Meyong, tem evidenciado nos últimos desafios deve retirar o camaronês da titularidade, já que Jorge Jesus não pretende mexer numa equipa que joga de olhos fechados.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras
Defesas: João Pereira, André Leone, Evaldo, Filipe Oliveira, Frechaut e Edimar
Médios; Vandinho, Stélvio, Jorginho, Mossoró, Luís Aguiar, Alan e Márcio Mos-soró
Avançados: Rentería, Orlando Sá, Meyong, Paulo César e Matheus.


Correio Minho

Bruno3429

Naval-Sp. Braga (antevisão): da euforia uefeira à realidade

O Sp. Braga volta à Liga depois de uma amostra europeia poderosa frente ao Standard Liège. Da euforia nos 3-0 aos belgas, ao relvado bem português da Naval 1º Maio, que diferenças vamos encontrar nos minhotos?

Jorge Jesus sabe que a equipa não pode perder mais pontos, depois da derrota caseira na passada semana frente ao Leixões. O técnico não irá, por isso, facilitar e convocou para este encontro os homens mais utilizados.

O Sp. Braga ocupa a sexta posição, a cinco pontos do Nacional e lado a lado com o Marítimo. Não há mesmo margem para grandes erros na Figueira da Foz, onde a tranquilidade da Naval (10º lugar com 20 pontos) pode ser uma armadilha perigosíssima.

Naval tenta fazer as pazes com adeptos

Sem Bruno Lazaroni, a cumprir castigo, Ulisses Morais deverá optar por um meio-campo formado por Godemèche, Baradji e Hauw. Diego, para já, mantém-se entre os escolhidos e deverá voltar a formar dupla com Paulão no eixo da defesa. Na última partida realizada em casa, a Naval foi copiosamente derrotada pelo Nacional (0-4). Por isso, esta partida frente ao Sp. Braga pode servir também para a equipa fazer as pazes com os adeptos.

Nos minhotos, a ausência de César Peixoto poderá ser colmatada com a entrada do brasileiro Matheus na equipa.

Equipas prováveis:

NAVAL: Peiser; Carlitos, Paulão, Diego e Daniel Cruz; Godemèche, Baradji e Hauw; Davide, Marcelinho e Marinho.

Outros convocados: Jorge Batista, Fabrício Lopes, João Real, Camora, Dudu, Michel Simplício e Bolívia.

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo; Vandinho, Alan, Matheus e Luís Aguiar; Meyong e Renteria.

Outros convocados: Mário Felgueiras, Filipe Oliveira, Edimar, Stélvio, Mossoró, Jorginho, Paulo César e Orlando Sá.



Maisfutebol

Bruno3429

Engatar lugar europeu
ANDRÉ MORAIS

A excelente prestação do Braga europeu nem sempre tem tido paralelo no campeonato nacional. A verdade é que os guerreiros, que já foram apontados como candidatos ao título, poucas vezes conseguiram sequer estar em lugares europeus. Em 18 jornadas, só três terminaram com os minhotos num dos cinco primeiros lugares, afinal o objectivo mínimo da temporada. Aconteceu à primeira jornada (depois da vitória em Paços de Ferreira), na 13.ª (2-0 ao Belenenses) e 16.ª (novamente depois de vencer o Paços). De resto, o Braga esteve sempre fora das posições que garantem apuramento automático para a Taça UEFA, sendo também verdade que desde a sétima jornada nunca caiu abaixo da sétima posição.

Hoje, o jogo na Figueira da Foz assume importância máxima, uma vez que o Nacional já dista três pontos e essa vantagem não pode ser alargada, sob pena do Braga deixar de depender de si próprio. Além disso, perder significava voltar a acumular dois desaires consecutivos, situação que esta época já aconteceu duas vezes: na segunda e terceira jornada e depois nas rondas 14 e 15.

O desaire contra o Leixões já lá vai e a resposta na Taça UEFA não poderia ter sido melhor. Jorge Jesus recusa, porém, poupar artistas das duas últimas noites. Só falta César Peixoto para que o Braga se apresente na máxima força. Apesar da sobrecarga do calendário estar de volta, Jorge Jesus sabe que a equipa não tem mais margem para errar, correndo o risco de ver os adversários directos fugir. "O Leixões atrasou as nossas contas. Este jogo é de grande responsabilidade, para não perdermos pontos contra os rivais com os mesmos objectivos", vincou na conferência de imprensa.

A conjectura não se apresenta, porém, favorável aos arsenalistas. É que em semanas de três jogos, o último costuma ser de sofrimento. Jorge Jesus concordou e recordou-o, explicando com os condicionalismos que esses períodos impõem. "Jogar, recuperar, jogar. Não dá para preparar os jogos como eu gosto", disse há algumas semanas.

Nas seis vezes em que isso aconteceu, o Braga só saiu ileso numa ocasião. Os outros cinco ciclos terminaram com três derrotas e dois empates.


Naval - Braga
Estádio José Bento Pessoa


18 horas

Sport tv1

Árbitro Hugo Miguel (AF Lisboa)

Assistentes Ricardo Santos e Hernâni Fernandes


Naval
Treinador

Ulisses Morais

16 Peiser GR

7 Carlitos LD

3 Paulão DC

83 João Real DC

6 Daniel Cruz LE

25 Godemèche MD

15 Alex Hauw MO

18 Bolívia MO

70 Davide AD

77 Marinho AE

9 Michel Simplício AV

1 Jorge Baptista GR

66 Diego Ângelo DC

4 Fabrício Lopes DC

19 Baradji MD

10 Dudu MO

45 Camora AE

20 Marcelinho AV


Braga
Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

44 Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

22 Luis Aguiar MO

99 Matheus MO

19 Meyong AV

18 Renteria AV

24 Mário Felgueiras GR

27 Filipe Oliveira LD

3 Edimar LE

13 Stélvio MD

10 Jorginho MO

7 Mossoró MO

11 Orlando Sá AV



A ANÁLISE DE COROADO

Hugo Miguel
AF de Lisboa


32 anos

internacional Não

nº de jogos 15


Jogos anteriores 3,17

personalidade 3,50

controlo disciplinar 3,50

interpretação das leis e regulamentos 3,50

condição física 4


média 3,53


Nas últimas partidas dirigidas tem dado mostras de melhor e mais consistente estabilização no modo e no estilo como evolui no terreno e na atitude perante os jogadores. Porque sabe e tem vivência na actividade, basta-lhe assumir os conhecimentos adquiridos, expressá-los com convicção e ser generoso na entrega ao jogo para não sofrer revés ou consequências por menor atenção.


árbitros-assistentes
Ricardo Santos (AF Lisboa)

Hernâni Fernandes (AF Lisboa)


São assíduos em jogos da principal divisão e na colaboração com outros árbitros. Com Hugo Miguel pouca vezes têm colaborado. Hernâni pela experiência que possui é bem mais certinho que o companheiro.


A figura da Naval
Alex Hauw

Fintar numa cabina

Organizador de grande qualidade, Alex Hauw dá-se bem com a falta de espaço, ao ponto de quase levar à letra a expressão "fintar dentro de uma cabina telefónica". Ultimamente remetido para funções mais recuadas, tem perdido visibilidade, embora também se possa dizer que o francês eleva as suas exibições de forma proporcional ao valor do adversário; teoria para testar com o valoroso Braga.


Ulisses Morais
Jogar como se fosse um grande

TIAGO LEMOS

A antevisão do jogo por Ulisses Morais foi marcada pelos elogios. O treinador da Naval fez questão de "dar os parabéns ao Braga" pelo recente brilharete europeu. Aliás, estas considerações são extensíveis àquilo que o treinador espera do jogo: "Preparei a minha equipa para o melhor Braga. Esperamos um grau de dificuldade elevadíssimo, como se fosse um grande", sublinhou. Vistas bem as coisas, Ulisses Morais realçou que não vai na cantilena de que os minhotos, por norma, caem de produção no último compromisso de uma semana com três jogos: "Não vou por aí. Isso só me deixa ainda mais desconfiado", comentou. Mas apesar de todos estes elogios a "uma excelente equipa, com técnicos muito competentes", Ulisses garante que a Naval estará "capaz de discutir o resultado" e deixa no ar a receita: "Motivação, concentração e capacidade de superação".


A figura do Braga
Renteria

Dança e encanta

No início da época poucos imaginaram que o colombiano viesse a ocupar este espaço. Certo é que Renteria é hoje o maior perigo do Braga. Já não se limita a dançar, agora encanta e até faz golos decisivos. Sporting e Standard de Liège provaram do seu veneno e os defesas da Naval já estão sobreaviso. Wason Renteria até pode não marcar, mas não descansará um minuto na procura da baliza de Peiser.


Jesus alerta para os perigos da rotatividade

Jorge Jesus só mudará a equipa se a isso for obrigado. Vandinho viajou para a Figueira da Foz em dúvida. Se puder jogar, então só o castigado César Peixoto salta do onze que ganhou ao Standard. Jorge Jesus confessa o receio do cansaço, mas alerta para outro ponto de vista. "Isso de mexer na equipa pode atraiçoar-nos. Uns estão fatigados, mas outros não têm tanto ritmo de jogo e rotinas. Temos de ter feeling nas escolhas", explicou, reconhecendo que alguns jogadores estão "cansados pela acumulação de jogos" e citando mesmo o exemplo de Meyong: "Tem 41 jogos feitos esta temporada!"

O treinador dos minhotos sabe que não há poção mágica para redobrar as forças dos guerreiros que não fazem parte das odisseias de Asterix. Resta atenuar as fraquezas. "Cada vez mais no treino se procuram recuperar os jogadores do ponto de vista fisiológico e psicológico. A equipa técnica está atenta ao primeiro ponto. O outro parte da minha sensibilidade", explica. "Não há outra volta a dar. Só se não jogássemos", atirou, bem disposto.

A euforia de quarta-feira ainda está bem fresca na memória, mas a equipa já "desceu à Terra." Palavra de Jesus. "Quando se perde não se pode ficar a pensar nisso. Quando se ganha é a mesma coisa. Estamos satisfeitos, mas isso não nos vai desviar do próximo jogo", refere o treinador, que discorda de Frechaut na análise ao adversário. "Tirando FC Porto e Sporting, a Naval foi das equipas que mais problemas nos causaram em Braga", lembrou. "Tem jogadores de grande qualidade e está a fazer um campeonato interessante. Se em Braga assumiu e dividiu o jogo, na Figueira da Foz também o fará. Tudo isto diz-nos que para ganharmos temos de estar ao melhor nível", realçou ainda.

Sobre a falta de público na "Pedreira", ficou um elogio aos presentes. "Contra o Standard foi dos jogos que mais apoio sentimos. Prefiro 10 mil adeptos activos do que 20 mil sem sensibilidade para o jogo. O clube está a crescer na identidade cidade/região e o marketing tem feito um trabalho excelente", elogiou.


Vandinho apto e convocado

Vandinho já treinou ontem a 100 por cento e deve mesmo poder jogar. Stélvio mantém-se na expectativa e está de prevenção a uma recaída do brasileiro. O regresso de Paulo César aos convocados após longa ausência é o outro destaque do dia de ontem. Filipe Oliveira também volta a uma lista de onde saiu apenas César Peixoto.


O Jogo

Bruno3429

ABC perde nos Açores com o Sp. Horta

O ABC deslocou-se aos Açores, e perdeu por 25-28 com o Sporting da Horta, num jogo em atraso da 12ª jornada da Liga LPA.

Resultado do jogo em atraso da 12ª jornada:
Sporting Horta 28-25 ABC Braga

Classificação:
Pos Equipas J V E D Gm-Gs P
1. FC Porto 14 10 3 1 411-363 37
2. Benfica 15 8 4 3 457-430 35
3. Madeira SAD 14 6 4 4 393-377 30
4. ABC 14 7 2 5 386-360 30
5. Belenenses 14 6 3 5 421-416 29
6. Sporting 14 6 1 7 411-387 27
7. S. Bernardo 14 5 1 8 385-436 25
8. Sp. Horta 15 3 2 10 387-421 23


O Jogo
9. Águas Santas 14 2 2 10 367-425 20

Programa da 17ª jornada, 01 Mar:
Fc Porto - Sporting
São Bernardo - Águas Santas
Madeira SAD - ABC
Belenenses - Benfica
Folga: Sporting da Horta

JotaCC

Naval procura primeiro triunfo sobre o motivado Braga

Se a história jogasse, o jogo desta tarde na Figueira da Foz teria o Sporting de Braga como favorito. No Minho ou no seu estádio, a Naval nunca conseguiu vencer o clube bracarense - o mais próximo que esteve foi na Taça de Portugal 2002/03 e só quando eliminou o adversário de hoje no desempate por grandes penalidades.
A equipa figueirense vai tentar quebrar o enguiço - só ela e o Trofense, que cumpre a primeira época no escalão principal, nunca derrotaram o Braga na Liga - e inverter a tendência deste mês, durante o qual ainda não venceu, acumulando duas derrotas e um empate. O Braga está a ter um Fevereiro mais de altos (vitórias sobre Paços de Ferreira, Sporting e Standard) do que de baixos (derrota em casa com o Leixões) e aparece motivado pelo triunfo gordo e justo na Taça UEFA.
O treinador do Braga espera que a sua equipa demonstre apenas sequelas positivas do sucesso frente ao campeão da Bélgica. "Espero bem que [os jogadores] tenham descido à terra, mas estes são jogos diferentes e apesar de uma grande vitória e exibição [com o Standard], sabemos que o jogo com a Naval é de grande responsabilidade para não perdermos pontos em relação aos rivais que têm os mesmos objectivos que nós", afirmou Jorge Jesus.
O técnico mostrou respeito pelo adversário, que considerou um dos que colocaram mais problemas à sua equipa em Braga, logo a seguir a FC Porto e Sporting. "Vai ser complicado e difícil, é um adversário com alguns jogadores de grande qualidade e que está a fazer um campeonato interessante. Aqui criou-nos muitas dificuldades, assumiu o jogo, não veio para defender. E se não o fez em Braga, também não o fará na Figueira da Foz."
Ulisses Morais, treinador da Naval, considerou o Braga uma equipa de grande qualidade. "Espero um jogo extremamente difícil, perante uma equipa que tem vindo a demonstrar enorme valia neste campeonato e nas competições europeias. O Braga vai estar mais forte do que nunca. O manancial de soluções de que dispõe não permite que a eventual mudança de um ou outro jogador possa afectar o conjunto", referiu.
Este vai ser o 8.º jogo na Liga entre os dois clubes, separados por nove pontos: em Braga ganhou sempre o visitado, na Figueira houve dois empates e uma vitória visitante. A Naval vai tentar acentuar a importância do seu estádio nas contas: foi lá que conseguiu 70 por cento dos seus 20 pontos. O Braga somou dez pontos nas oito deslocações anteriores.


PUBLICO

JotaCC

Açorianos batem ABC
JOGO EM ATRASO DA 22.ª JORNADA

O Sporting da Horta venceu ontem, no seu recinto, o ABC, por 28-25, em partida em atraso da 22.ª jornada da Liga. Milan Vucicevic, autor de 10 golos, foi a principal figura do conjunto açoriano.

Entretanto, hoje, disputam-se dois jogos dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal: Benfica-Marítimo e ISMAI-Benavente.

RECORD

JotaCC

Selecção Nacional de Voleivol
Cadetes femininos estagiam em Vila Nova de Gaia

A Selecção Nacional de Cadetes Femininos, orientada por Fernando Luís e Filipe Lacerda, inicia amanhã um estágio em Vila D' Este, Vila Nova de Gaia.

Aproveitando a pausa escolar, este estágio servirá também para observar algumas atletas com potencial para integrarem a Selecção.
O estágio prolonga-se pelos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro e as sessões de treino, que terão por palco o Pavilhão Prof. Miranda de Carvalho, serão bidiárias no fim-de-semana:

Sábado – 11h00 - 13h00 e 16h30 - 18h00
Domingo – 10h30 - 13h00 e 16h30 - 18h00
Segunda-feira – 9h30 - 12h00

Atletas convocados
Ana Monteiro - SC Arcozelo
Eduarda Duarte - Leixões SC
Mariana Filipe - SC Braga
Mafalda Silva - Leixões SC
Joana Polido - GD Sesimbra
Joana Silva - Leixões SC
Marta Hurst - CA Trofa
Joana Neto - Leixões SC
Mariana Falcão - SC Braga
Filipa Diaz - Leixões SC
Maria Palma - Lusófona VC
Sara Serrano - Lusófona VC
Mafalda Petra - Lusófona VC
Ana Rita Brandão - SC Espinho
Carina Moura - Atlético VC
Elsa Moreira - Atlético VC
Patrícia Neves - Col. Calvão
Mariana Meireles - Leixões SC

Treinador Principal: Fernando Luís
Treinador Adjunto: Filipe Lacerda

INFORDESPORTO

Cici

Naval recebe o Sporting de Braga às 18H00           
22-Fev-2009 

Depois da exibição de gala que destroçou os belgas de Standard de  Liége, o Sporting desloca-se, esta tarde, à Figueira da Foz para defrontar a Naval. Os arsenalistas terão de vencer para se manterem perto dos lugares eurupeus.  Já, o Nacional da Madeira, que defende o seu posto "europeu", pode ficar hoje a dois pontos da segunda posição da Liga portuguesa de futebol, caso vença fora o Estrela da Amadora, um dia depois do Sporting ter vencido o Benfica (3-2).



No encontro grande da 19ª jornada, os "leões" bateram o Benfica, num encontro em que Liedson voltou a ser decisivo, ao marcar dois dos golos "leoninos", aos 11 e 82 minutos, com Derlei (47) a apontar o outro tento do Sporting, enquanto Reyes (37) e Cardozo (90) marcaram para o Benfica.

O FC Porto continua a liderar a prova, agora com quatro pontos de avanço sobre Benfica e Sporting, depois de sexta-feira ter derrotado o Paços de Ferreira, por 2-0.

Se o Nacional pode subir provisoriamente ao quarto posto, Sporting de Braga e Marítimo esperam um deslize dos "aurinegros" para se aproximarem da quinta posição, tendo, para tal, de vencerem a Naval 1º de Maio e a Académica, respectivamente

Mais Actual

Pé Ligeiro

Frechaut foi para o hospital
FUTEBOLISTA SAIU DO ESTÁDIO COM COLAR CERVICAL 

 
O futebolista Frechaut foi retirado de ambulância do relvado do Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, no final do encontro em que a sua equipa, o Sp. Braga, derrotou a Naval, por 2-1.

Após um choque na área, o defesa bracarense foi assistido pelos médicos de ambas as equipas, tendo-lhe sido colocado o colar cervical. Alguns minutos após o final da partida, Frechaut foi conduzido ao Hospital Distrital da Figueira da Foz.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Naval-Sp. Braga, 1-2 (crónica)

Jorge Jesus tinha avisado: o Sp. Braga ressente-se dos jogos nas competições europeias. Depois da espectacular exibição e vitória frente ao Standard Liége, a equipa bracarense esteve furos abaixo da qualidade demonstrada a meio da semana. Mesmo com um onze próximo do «ideal» (é certo que há gente lesionada e César Peixoto cumpriu suspensão), o Sp. Braga não foi melhor que a Naval na primeira metade do encontro. Pelo contrário. Valeu a segunda parte e a fé de acreditar até ao fim.
Ulisses Morais podia entrar na história da equipa da Figueira da Foz como o primeiro treinador a vencer os bracarenses (no historial, apenas uma eliminatória ganha na Taça de Portugal, mas nas grandes penalidades). Estruturou a equipa no habitual 4x3x3, com Simplício na frente. Mas era Marinho quem mais aparecia a desgastar a defesa contrária, bem ajudado pelo construtor Alex Hauw.
A Naval teve ocasião clara de golo logo aos nove minutos, mas o grande Eduardo salvou o Sp. Braga pela primeira vez na tarde/noite deste domingo. Seguir-se-ia uma outra, bem mais espectacular.
Pela quarta vez esta temporada, os adversários do Sp. Braga desperdiçam grandes penalidades. Pela terceira ocasião na Lia, Eduardo defendeu um penalty. A mão de Frechaut podia ter punido, e de que maneira, a equipa de Jorge Kesus, mas o guardião está em grande forma e defendeu o remate de Bolívia.
A partida estava bem equilibrada e, mesmo a terminar o primeiro tempo, foi a vez de Peiser segurar o nulo, numa saída arrojada aos pés de Rentería, que se preparava para festejar.
No final dos primeiros 45 minutos, o empate aceitava-se. Ninguém tinha sido superior e apenas Eduardo e Peiser jogavam num patamar acima, com intervenções decisivas.
32 segundos e golo
O Sp. Braga não podia ter desejado melhor recomeço de partida. João Pereira fez uma assistência com as mãos (!!!), num lançamento lateral. Rentería apareceu na área e e, com 32 segundos na segunda parte, colocou os visitantes em vantagem.
Ulisses Morais fez alterações logo a seguir. Para ir em busca do empate, lançou Marcelinho e Dudu; tirou Carlitos e Davide. A reacção figueirense fez-se, contudo, de longe. Ou seja, sem conseguir furar na muralha adversária, tentou o pontapé de fora da área. Mas Eduardo negou sempre as tentativas.
Aliás, o Sp. Braga até teve melhores ocasiões, sobretudo uma desperdiçada por Luís Aguiar, aos 74 minutos. Nessa altura, já os visitantes estavam serenos, jogavam com maior à vontade e o uruguaio podia ter acabado com o jogo. Falhou e os bracarenses viriam a pagar caro. Marinho apareceu ao segundo poste para emendar um cruzamento de Dudu e fez o empate.

João Pereira terá responsabilidade nesse golo, mas foi ele próprio que garantiu o triunfo, com um golo em cima dos 90. Ulisses Morais poderá dizer que merecia o empate, mas a verdade é que nos momentos em que o Sp. Braga dominou, fê-lo melhor do que quando a Naval esteve por cima.
Assim, ainda não é desta que a Naval consegue bater o Sp. Braga que acreditou até ao fim para colar-se ao Nacional no quinto lugar.


Naval-Sp. Braga, 1-2 (destaques)


Eduardo
Uma primeira defesa, aos nove minutos, aos pés de Simplício, evitou o 1-0. Mas agora que as mãos de Eduardo são «internacionais» o guarda-redes parece ganhar ainda mais confiança. Prova disso foi a espectacular defesa na grande penalidade apontada por Bolívia. O médio da Naval até bateu bem, mas Eduardo estirou-se e fez espantosa intervenção. Foi o terceiro penalty defendido pelo guarda-redes na Liga. Bolívia «apenas» imitou Suazo (Benfica) e Valdomiro (Trofense). Se a isso juntarmos os penalties defendidos na Taça da Liga da época passada, na final com o Sporting, é justo dizer: nessa matéria, não fica atrás de outro internacional português, no caso, Ricardo. Ia sendo traído aos 67 minutos por um livre de Alex Hauw, mas acabou por fazer nova defesa difícil.

Rentería
O que a confiança faz a um jogador. De futebolista mal-amado no F.C. Porto passou a figura de proa no Sp. Braga. Jorge Jesus diz que não tem dúvidas do potencial do colombiano e, pelos vistos, tem razão para isso. Bem na primeira parte, surgiu à goleador para abrir o marcador na Figueira da Foz.

Orlando Sá
Bom companheiro de Renetría, entendeu-se bem com o colombiano. Jogou quase sempre de costas para a baliza, mas provou que tem toque de bola para actuar desse modo. Serviu Rentería para o único lance de perigo do Sp. Braga na primeira parte e batalhou pela bola até ao fim.



João Pereira: «Primeiro a UEFA, depois logo veremos»

João Pereira, lateral do Sp. Braga, sobre a vitória da sua equipa frente à Naval, este domingo, na Figueira da Foz, na 19ª jornada do campeonato, ao flash interview da Sport TV:
«Foi uma vitória importante para nos aproximarmos dos primeiros lugares, a Naval complicou-nos o trabalho, mas estamos na luta. Objectivos? Primeiro, um lugar na UEFA, depois, com o decorrer do campeonato, logo veremos.»



Ulisses Morais fala em injustiça, Jorge Jesus aceitava empate

Ulisses Morais e Jorge Jesus, treinadores da Naval e do Sp. Braga, comentam o resultado deste domingo, na Figueira da Foz, relativo à 19º jornada do campeonato, ao flash interview da Sport TV.
Ulisses Morais (Naval):
«É injusto e ingrato para nós. Falhámos um penalty e o resultado é imerecido pelo trabalho que os meus jogadores tiveram. O Sp. Braga não merecia ganhar, se chegássemos ao fim com um empata aceitaríamos, pelas oportunidades que tivemos, pela forma como anulámos o adversário, pelo que a equipa trabalhou. Amanhã é outro dia e estaremos cá com coragem.»
Jorge Jesus (Sp. Braga):
«Foi uma vitória justa, fomos a terceira equipa a ganhar aqui, a Naval tem um bom grupo, bem comandado, foi difícil na primeira parte conseguir atacar com qualidade porque a Naval fechou-nos os espaços. No segundo tempo o jogo foi mais dividido e acabámos por fazer o 2-1 porque acreditámos até ao fim. Vencemos bem, mas o empate também seria merecedor para a Naval.»
[Sobre Frechaut, que ficou caído no relvado e estava a ser assistido já depois do apito final] «Chocou com o guarda-redes Eduardo e a equipa médica está a avaliar a sua condição.»

IN MAISFUTEBOL


BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

João Pereira salva Sp. Braga nos descontos

O Sporting Braga venceu a Naval por 2-1, em jogo da 19.ª jornada da Liga disputado esta tarde na Figueira da Foz. João Pereira marcou o golo da vitória dos minhotos já no período de descontos.

A Naval podia ter ido para o intervalo a vencer, mas Bolívia permitiu a defesa de Eduardo na marcação de uma grande penalidade, a castigar mão de Frechaut dentro da área arsenalista.

O segundo tempo arrancou com o golo de Renteria, com o colombiano a cabecear para o fundo das redes na sequência de um lançamento de linha lateral. A Naval restabeleceu a igualdade aos 83 minutos por intermédio de Marinho, que apareceu ao segundo poste a atirar para o golo após um cruzamento bem tirado por Dudu na direita.

Já corriam os minutos de compensação quando João Pereira apareceu na área da Naval a rematar cruzado, aproveitando um deslize da defesa adversária, para o golo da vitória dos arsenalista.

Com esta vitória, o Sp. Braga alcança o quinto lugar da classificação com 32 pontos, os mesmos que o Nacional, que desce ao sexto lugar após a derrota desta tarde com o Estrela da Amadora. A Naval também desce na tabela, ocupando agora o 11.º posto com os mesmos 20 pontos, menos um que a Académica que bateu o Marítimo.



À atenção do Sp. Braga: St. Liège perde com Anderlecht

O St. Liège, com encontro marcado com o Sp. Braga na próxima quinta-feira, para a segunda mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, perdeu esta noite no terreno do Anderlecht, por 4-2, ficando agora a quatro pontos do adversário e líder do campeonato belga.

Depois de perder por concludentes 3-0 em Braga, na passada quarta-feira, a equipa de Laszlo Boloni não fez melhor no regresso ao campeonato, averbando novo desaire num jogo que poderia valer a liderança.

O St. Liège esteve na frente do marcador em duas ocasiões (0-1 e 1-2), mas acabou por permitir a reacção do Anderlecht. Dalmat (9) e Mbokani (49) apontaram os golos da equipa de Boloni, pertencendo a Boussoufa (44 e 60), Wasilewski (66 g.p) e Sutter (74) os tentos da equipa da casa.

O St. Liège alinhou com: Espinoza, Mulemo, Sarr, Onyewu, Camozzato, Mangala (Benteke, 77), Witsel (Nicaise, 84), Dalmat, Jovanovic, De Camargo (Carcela, 84) e Mbokani.

No outro jogo disputado este domingo, o FC Bruges, terceiro classificado, empatou a um golo no terreno do Westerlo.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga vence Naval

Um golo de João Pereira em período de compensação deu hoje ao Sporting de Braga o triunfo no terreno da Naval 1º de Maio, por 2-1, e catapultou os "arsenalistas" para os lugares europeus da Liga.

Nesta partida da 19ª jornada, a equipa da Figueira Foz, que caiu para o 11º lugar, voltou a não conseguir contrariar as estatísticas e o Sporting de Braga confirmou o sentido vitorioso dos confrontos anteriores, ascendendo ao quinto posto, em igualdade com o Nacional.

João Pereira, aos 91 minutos, ofereceu aos bracarense uma vitória que já não se esperava, instantes depois de Marinho ter estabelecido o empate (83) em resposta ao golo com que Renteria inaugurou ao marcador a abrir a segunda parte (46), após Eduardo ter defendido um penalti na primeira parte.

O treinador do Barag, Jorge Jesus, não podendo contar com César Peixoto, lançou Mossoró no meio-campo e trocou Meyong por Orlando de Sá no ataque, enquanto Ulisses Morais fez regressar ao "onze" a dupla gaulesa constituída pelos médios Alex e Godeméche, substituindo Lazaroni (castigado) e Baradji.

Logo ao segundo minuto da partida o Braga deixou o primeiro sinal de intenções. Alan cruzou e Renteria de primeira obrigou Peiser a defesa por instinto.

A Naval respondeu passada meia dúzia de minutos, com boas hipóteses para inaugurar o marcador, porém Simplício, na cara de Eduardo permitiu a defesa do guardião minhoto.

Este lance mudou substancialmente a dinâmica da partida já que os donos da casa sacudiram a pressão e tornaram-se mais perigosos, com Rentiria, pelos visitantes, e Marinho, na equipa da casa, a criarem sucessivos desequilíbrios.

Ao minuto 23, Marinho atirou a rasar o poste da baliza de Eduardo, quatro minutos antes de a Naval ter a sua melhor oportunidade da marcar, de grande penalidade, depois de Frechaut ter desviado a bola com o braço.

Na cobrança, Bolívia rematou bem, mas Eduardo justificou o recém-adquirido estatuto de internacional AA e a Naval desperdiçou a sua terceira grande penalidade consecutiva em casa.

Já em tempo de compensação para intervalo, Renteria assistido por Orlando Sá isolou-se, mas Peiser saiu-lhe aos pés e garantiu o nulo do intervalo.

No entanto, o colombiano precisou apenas de 30 segundos no segundo tempo para dar vantagem ao Braga. Na sequência de um lançamento de linha lateral, a bola bateu na relva entre dois defensores e Renteria surgiu oportuno a marcar de cabeça.

De imediato, Ulisses Morais, tira um defesa e um médio, Carlitos e Davide, e fez entrar outro médio e avançado, Dudu e Marcelinho.

A partida entrou num período de parada e resposta: aos 65 e 67 Bolivia e Alex assustaram Eduardo, enquanto Luís Aguiar, aos 74, perdeu a oportunidade de sentenciar a partida de imediato.

A Naval acreditou que o rumo dos acontecimentos poderia ser alterado, foi aumentando a velocidade e chegou ao empate, aos 83 minutos. Dudu desceu pelo corredor direito, cruzou ao segundo poste, e Marinho surge a bater Eduardo perante alguma passividade de João Pereira.

Contudo, quando o empate era já uma "certeza", depois de Peiser ter negado o "bis" a Renteria, o lateral direito "arsenalista" redimiu-se e bateu o guardião da Naval.


O JOGO

JotaCC

NAVAL-SP. BRAGA, 1-2 (Marinho 83'; Rentería 46', João Pereira 90'+1)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
19.57 - FINAL DA PARTIDA

90'+3 - Diego ângelo remata contra a barreira num livre directo.

Frechaut lesionou-se num choque com Eduardo e sai do campo de maca

90'+1 - GOLO DO SP. BRAGA.
JOÃO PEREIRA aproveita um ressalto na grande área e remata forte, descaído para o lado direito, batendo Peiser. 

89' - CARTÃO AMARELO PARA STÉLVIO, por falta sobre Bolívia.

83' - GOLO DA NAVAL.
MARINHO aproveita a passividade de Eduardo e João Pereira perante um cruzamento largo de Dudu e surge ao segundo poste a rematar para o empate.

82' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. STÉLVIO CRUZ rende Mossoró.

80' - Bolívia cabeceia para boa defesa de Eduardo. 

75' - Luís Aguiar remata por cima em excelente posição de finalização.

73' - SUBSTITUIÇÃO NA NAVAL. Entra BARADJI  e sai Godemèche. 

70' - CARTÃO AMARELO PARA VANDINHO, por cortar com o braço uma jogada de contra-ataque da Naval.

69' - CARTÃO AMARELO A GODEMÈCHE, por falta por trás sobre Paulo César.

68' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. PAULO CÉSAR rende Orlando Sá.

68' - CARTÃO AMARELO PARA DANIEL CRUZ, por falta sobre Matheus a travar o contra-ataque do Sp. Braga.

66' - Excelente trabalho de Bolívia, culminado com um remate de longe que passa muito perto do poste esquerdo da baliza de Eduardo.

O jogo perdeu qualidade a partir do golo, já que o Sp. Braga recuou e passou a optar por maximizar a circulação de bola, enquanto a Naval não consegue incomodar o último redusto dos minhotos

57' - CARTÃO AMARELO PARA ORLANDO SÁ, por protestos.

56' - DUAS SUBSTITUIÇÕES NA NAVAL. MARCELINHO E DUDU rendem Davide e Carlitos.

53' - Excelente trabalho de Alex Hauw, concluído com um remate à entrada da área que sai à figura de Eduardo.

48' - Boa jogada de Mossoró na direita, culminada com um cruzamento para o interior da área, onde surge Luís Aguiar a cabecear por cima da baliza.

46' - GOLO DO SP. BRAGA
RENTERÍA aproveita a passividade da defesa da Naval e cabeceia para o golo na sequência de um lançamento de linha lateral.

19.06 - REINÍCIO DA PARTIDA, COM UMA SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. MATHEUS rende Alan.

-------------------------------

18.49 - FINAL DA 1.º PARTE.

45'+1 - Rentería surge isolado na área em velocidade, mas Peiser sai muito bem da baliza e defende o remate do avançado do Sp. Braga.

45' - Um minutos de compensação.

44' - Michel Simplício ganha espaço na zona central e remata de longe. A bola sai lado da baliza de Eduardo.

41' - Luís Aguiar remata por cima na marcação de um livre directo em zona frontal.

Fase de grande equilíbrio, com as equipas perfeitamente encaixadas e a tentarem encontrar formas de desestabilizar a estrutura defensiva adversária 

29' - Eduardo defende o penálti marcado por Bolívia. O avançado da Naval rematou forte e a meia-altura para o lado esquerdo, mas o internacional português adivinhou o lado e voou para a defesa.

27' - Grande penalidade contra o Sp. Braga, por mão de Frechaut. O central foi 'traído' por um toque de cabeça do companheiro Luís Aguiar e não 'resistiu' ao instinto de tocar a bola com o braço.

23' - Marinho remata forte e colocado com o pé esquerdo. A bola sai um pouco ao lado do poste esquerdo da baliza de Eduardo. A Naval já equilibrou e até se revela mais perigosa, apesar do domínio territorial do adversário.

22' - Jogo interrompido para prestar assistência a Frechaut, alvo de uma entrada dura de Simplício.

19' - Carlitos tenta surpreender Eduardo, que estava um pouco adiantado. A bola sai muito por cima.

17' - Diego ângelo remata muito por cima na marcação de um livre directo em zona frontal à baliza de Eduardo.

9' - O contra-golpe dos figueirenses já incomoda os minhotos. Michel Simplício combina bem com Alex Hauw e isola-se na cara de Eduardo, que sai aos pés do adversário e defende.

Os bracarenses tomaram conta do jogo nestes primeiros minutos, enquanto a Naval joga mais atrás a tentar explorar o contra-ataque

3' - Rentería desperdiça a oportunidade de inaugurar o marcador com um remate 'trapalhão' após excelente cruzamento de Alan.

18.01 - INÍCIO DA PARTIDA

------------------------
Liga Sagres, 19.ª jornada.
Estádio Bento Pessoa, na Figueira da Foz.
Hora: 18.00
Árbitro: Hugo Miguel.

(Equipas oficiais)

NAVAL
Peiser, Carlitos, Paulão, Diego ângelo, Daniel Cruz, Godemèche, Alez Hauw, Michel Simplício, Davide, Marinho e Bolívia.
Suplentes: Jorge Baptista, Fabrício Lopes, João Real, Baradji, Dudu, Camora e Marcelinho.
Treinador: Ulisses Morais

SP. BRAGA
Eduardo, João Pereira, Frechaut, Leone, Evaldo, Vandinho, Alan, Luís Aguiar, Mossoró, Rentería e Orlando Sá.
Suplentes: Mário Felgueiras, Edimar, Stélvio, Jorginho, Matheus, Paulo César e Meyong.
Treinador: Jorge Jesus

RECORD

JotaCC

Golo nos descontos põe Braga na Europa

Um golo de João Pereira em período de compensação deu hoje ao Sporting de Braga o triunfo no terreno da Naval 1º de Maio, por 2-1, e catapultou os "arsenalistas" para os lugares europeus da Liga portuguesa de futebol.

Nesta partida da 19ª jornada, a equipa da Figueira Foz, que caiu para o 11º lugar, voltou a não conseguir contrariar as estatísticas e o Sporting de Braga confirmou o sentido vitorioso dos confrontos anteriores, ascendendo ao quinto posto, em igualdade com o Nacional.

João Pereira, aos 91 minutos, ofereceu aos bracarense uma vitória que já não se esperava, instantes depois de Marinho ter estabelecido o empate (83) em resposta ao golo com que Renteria inaugurou ao marcador a abrir a segunda parte (46), após Eduardo ter defendido um penalti na primeira parte..

O treinador do Barag, Jorge Jesus, não podendo contar com César Peixoto, lançou Mossoró no meio-campo e trocou Meyong por Orlando de Sá no ataque, enquanto Ulisses Morais fez regressar ao "onze" a dupla gaulesa constituída pelos médios Alex e Godeméche, substituindo Lazaroni (castigado) e Baradji.

Logo ao segundo minuto da partida o Braga deixou o primeiro sinal de intenções. Alan cruzou e Renteria de primeira obrigou Peiser a defesa por instinto.

A Naval respondeu passada meia dúzia de minutos, com boas hipóteses para inaugurar o marcador, porém Simplício, na cara de Eduard,o permitiu a defesa do guardião minhoto.

Este lance mudou substancialmente a dinâmica da partida já que os donos da casa sacudiram a pressão e tornaram-se mais perigosos, com Rentiria, pelos visitantes, e Marinho, na equipa da casa, a criarem sucessivos desequilíbrios.

Ao minuto 23, Marinho atirou a rasar o poste da baliza de Eduardo, quatro minutos antes de a Naval ter a sua melhor oportunidade da marcar, de grande penalidade, depois de Frechaut ter desviado a bola com o braço.

Na cobrança, Bolívia rematou bem, mas Eduardo justificou o recém-adquirido estatuto de internacional AA e a Naval desperdiçou a sua terceira grande penalidade consecutiva em casa.

Já em tempo de compensação para intervalo, Renteria assistido por Orlando Sá isolou-se, mas Peiser saiu-lhe aos pés e garantiu o nulo do intervalo.

No entanto, o colombiano precisou apenas de 30 segundos no segundo tempo para dar vantagem ao Braga. Na sequência de um lançamento de linha lateral, a bola bateu na relva entre dois defensores e Renteria surgiu oportuno a marcar de cabeça.

De imediato, Ulisses Morais, tira um defesa e um médio, Carlitos e Davide, e fez entrar outro médio e avançado, Dudu e Marcelinho.

A partida entrou num período de parada e resposta: aos 65 e 67 Bolivia e Alex assustaram Eduardo, enquanto Luís Aguiar, aos 74, perdeu a oportunidade de sentenciar a partida de imediato.

A Naval acreditou que o rumo dos acontecimentos poderia ser alterado, foi aumentando a velocidade e chegou ao empate, aos 83 minutos. Dudu desceu pelo corredor direito, cruzou ao segundo poste, e Marinho surge a bater Eduardo perante alguma passividade de João Pereira.

Contudo, quando o empate era já uma "certeza", depois de Peiser ter negado o "bis" a Renteria, o lateral direito "arsenalista" redimiu-se e bateu o guardião da Naval.



Frechaut retirado do relvado de ambulância

O futebolista Frechaut foi retirado de ambulância do relvado do Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, no final do encontro entre o Sporting de Braga e a Naval 1º de Maio.

Após um choque na área, o defesa bracarense foi assistido pelos médicos de ambas as equipas, tendo-lhe sido colocado o colar cervical.

Alguns minutos após o final da partida, Frechaut foi conduzido ao Hospital Distrital da Figueira da Foz.


Frechaut, com contusão cervical, já deixou o hospital

O futebolista Frechaut, do Sporting de Braga, já abandonou o Hospital Distrital da Figueira da Foz, depois de ter sofrido uma contusão cervical no encontro com a Naval 1º de Maio.

Fonte hospitalar revelou à Agência Lusa que o jogador abandonou o hospital depois de ter realizado alguns exames que não revelaram qualquer lesão.

Frechaut tinha sido retirado do relvado por uma ambulância no final do encontro da 19ª jornada da Liga portuguesa, depois de ter sido assistido pelas equipas médicas das duas equipas, tendo-lhe sido colocado o colar cervical.

Depois do encontro, o director de comunicação do Sporting de Braga, anunciou que não seriam prestadas informações sobre Frechaut, remetendo para o boletim médico de segunda-feira, em que os "arsenalistas" têm treino agendado às 17:30.

JN

JotaCC

Braga bate Naval e chega-se à Europa



O Sporting de Braga venceu, este domingo, a Naval 1.º de Maio, por 2-1, na Figueira da Foz, e é quinto classificado

Jogo no Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz. 

    Naval 1.º de Maio - Sporting de Braga, 1-2.

    Ao intervalo: 0-0.

    Marcadores:

    0-1, Renteria, 46 minutos.

    1-1, Márinho, 83

    1-2, João Pereira, 90+1


    Equipas:

    - Naval 1.º de Maio: Peiser, Carlitos (Dudu 55), Paulão, Diego, Daniel Cruz, Godeméche (Baradji 72), Davide (Marcelinho 55), Alex Hauw, Bolívia, Marinho e Simplício.

    Suplentes: Jorge Batista, Fabrício, Dudu, Baradji, Marcelinho, Camora e Real.

    - Sporting de Braga: Eduardo, João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo, Vandinho, Alan (Matheus 45), Luís Aguiar, Mossoró (Stélvio 82), Orlando Sá (Paulo César 68) e Renteria.

    Suplentes: Mário Felgueiras, Paulo César, Jorginho, Stélvio, Meyong, Edmar, Matheus.

    Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).

    Acção disciplinar: cartão amarelo para Orlando Sá (57), Daniel Cruz
(68), Godeméche (69), Vandinho (70), Stélvio (88).

    Assistência: 2.303 espectadores


RTP