News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Orgulho Braguista.

Started by Zé, 19 de February de 2009, 21:02

Previous topic - Next topic

Todos os braguistas, os mais irreverentes, os menos irreverentes; os mais tímidos, os menos tímidos; os mais alegres, os menos alegres... não ficaram indiferentes à vitória do SCB frente ao campeão em título da Bélgica. Festejaram - cada um à sua maneira- vibraram e hoje, de sorriso estampado na face, gritam bem alto qual o clube do seu coração. Além da vitória, o que motivou o orgulho sentido por todos foi a exibição, categórica, simplesmente arrebatadora, com que o SCB brindou os seus devotos adeptos, o que levou o próprio Bolini a dizer que o Liege levou um banho de bola...

Vou contar-vos uma situação, que ocorreu hoje, que não poderia deixar de tornar pública.
De manhã, foi levar a minha filha à ESAS, e relatava alto e bom som, os lances que originaram o golo. Quando me aproximei da escola, comentei com a minha filha que era pena não ver o seu colega da turma, que pontualmente vejo no trajecto... ia dar umas boas buzinadelas a celebrar o feito do SCB!  Ele é um braguista 100%. Sabem como é difícil ser adepto de um clube como o SCB quando estamos rodeados de adeptos dos 3 G.
Aparentemente, a minha miúda comentou com uma amiga o meu estado de espírito e o que eu pretendia fazer... Não é que o dito miúdo, colega da minha filha,  de nome Z.D., abeirou-se e disse:
- DIZ AO TEU PAI QUE ONTEM FOI O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA!!!!


Força Gverreiros

Catarina

Eu sinto um ENORME orgulho, todos os dias, de ser Braguista... mas há vitória e exibições que marcam, e ontem foi uma delas. Na minha turma ninguém percebe o porquê de eu gostar tanto do Braga, mas hoje todos se renderam à nossa grande equipa, finalmente reconheceram que o futebol é muito mais que uma bola e uns tantos jogadores, mas o futebol move pessoas, desperta paixões e sentimentos que por palavras nunca se consegue explicar... Há gestos que valem mais que mil palavras!

FORÇA BRAGA!

FIDELIS

Quote from: Catarina on 19 de February de 2009, 21:14
Eu sinto um ENORME orgulho, todos os dias, de ser Braguista... mas há vitória e exibições que marcam, e ontem foi uma delas. Na minha turma ninguém percebe o porquê de eu gostar tanto do Braga, mas hoje todos se renderam à nossa grande equipa, finalmente reconheceram que o futebol é muito mais que uma bola e uns tantos jogadores, mas o futebol move pessoas, desperta paixões e sentimentos que por palavras nunca se consegue explicar... Há gestos que valem mais que mil palavras!

FORÇA BRAGA!

Grande Catarina

só mudava uma coisa no teu post, trocava a palavra futebol por Braga e ficava mais que perfeito

Fidelis Bracara
Braga e Basta

cardoso

ALGUMA COISA ESTÁ A MUDAR, ACREDITEM!!!
quando era chavalo novo, há muitos anos, no Sá de Miranda, não me lembro de ter mais que 3 ou 4 colegas exclusivamente braguistas! Hoje, a realidade é outra. Basta ouvir o que diz o meu filho, agora aluno dessa escola...
Até na escola onde trabalho, do concelho de Vila Verde (MOURE CITY), que tem a fama de ter muitos adeptos dos metralhas, tenho muitos alunos exclusivamente braguistas!

Anabela

Quote from: Zé on 19 de February de 2009, 21:02
Sabem como é difícil ser adepto de um clube como o SCB quando estamos rodeados de adeptos dos 3 G.


Difícil é a favor. "No meu tempo" nenhum dos meus colegas era do SCBraga e aínda gozavam: "ah, o teu Braga não ganha nada, o benfica é que é, tem X títulos. Quantos tem o SCBraga?"
Mas, também era gratificante vê-los todos contentes quando o SCBraga ganhou ao Vitesse, ao dínamo de tiblissi, etc.
E, é com muito agrado que, por vezes encontro colegas de turma que eram dos 3 grandes e agora são uns grandes Braguistas e acompanham o SCBraga para todo o lado.

joaobl03

Quote from: cardoso on 19 de February de 2009, 21:53
ALGUMA COISA ESTÁ A MUDAR, ACREDITEM!!!
quando era chavalo novo, há muitos anos, no Sá de Miranda, não me lembro de ter mais que 3 ou 4 colegas exclusivamente braguistas! Hoje, a realidade é outra. Basta ouvir o que diz o meu filho, agora aluno dessa escola...
Até na escola onde trabalho, do concelho de Vila Verde (MOURE CITY), que tem a fama de ter muitos adeptos dos metralhas, tenho muitos alunos exclusivamente braguistas!

Cardoso isto tem evoluido mas ainda à um grande caminho a percorrer , eu ando no Sá de Miranda e na minha turma somos 7 , 5 são lampiões , 1 tripeiro e o unico braguista a 100% sou eu .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

cardoso

João, há 15 anos atrás sabes quantos eramos na bancada do primeiro de maio, todos os domingos, em jogos normais? uns 3.000!!! Não estou a exegerar; muita gente aqui pode confirmar que assim era. Um jogo com 6.000 contra uma equipa mediana era uma boa casa; hoje é uma desgraça, como foi contra o Paços de Ferreira.
O nosso Presidente ficou frustrado por só ter 10.000 contra o Liége. Compreendo-o perfeitamente; embora se diga que é portista, tem feito tento pelo nosso BRAGA que merecia muito mais gente. Mas temos de ser positivos, caramba. Com bilhetes áquele preço, a meio da semana, com frio e a dar na televisão, em comparação com os anos 90, 10.000 já foi bom.
Temos de ser ambiciosos mas também positivos! Se na tua turma só és tu, deves estar orgulhoso; mas na turma do meu filho são vários e acredita que, nas escolas são cada vez mais!
Eu estou optimista!! Lembra-te daquela piada seca daquela mão que vai ver o filho à parada militar; o filho não acertava o passo, mas a mão, orgulhosa, dizia: "o meu é o único que vai no passo certo". Tu podes ser o único. Mas és o único que vai no passo certo.

ZGANDULO

Quote from: cardoso on 19 de February de 2009, 21:53
ALGUMA COISA ESTÁ A MUDAR, ACREDITEM!!!
quando era chavalo novo, há muitos anos, no Sá de Miranda, não me lembro de ter mais que 3 ou 4 colegas exclusivamente braguistas! Hoje, a realidade é outra. Basta ouvir o que diz o meu filho, agora aluno dessa escola...
Até na escola onde trabalho, do concelho de Vila Verde (MOURE CITY), que tem a fama de ter muitos adeptos dos metralhas, tenho muitos alunos exclusivamente braguistas!

Bem, pelo menos (MOURE CITY) é a freguesia de Vila Verde que mais sócios e braguistas tem!!!

Até o filho do presidente da cámara de vvd já me diz que é do BAGA e grita BAAAAGA... ;D

O bixinho já começou a morder há alguns anos na nova geração e isso vê-se!!! -Cada vez mais miúdos se interessam  pelo Braga e se não for mais alguns professores desconta-lhes pontos nos testes se disserem mal do SCB... ;D :D ;D :D ;D :D ;D ;)



[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Karl

Se ontem era bom hojeera melhor... Desde Outobru estou num ecola em Arentim.... Tenho os 4 turmas.. Preimeiro ate quarto.... So tenho um vededeiro Bracarense... quem chamo Pedro... Leva a cachecol para escola tudos os dias depois de Braga Ganhe... Mesmo quando tudos os outras alunas sao adeptos dos tres(e um jogo nos escolinhas do Braga) ele sempre com orgulho fico feliz ser um adepto do nossa Braga. Porque eu sempre mande bocas para tudo os metralhas se foram 3 ou 80 anos e normal as vezes(quase tudos os dias) que temos paolavras fortes sobre Braga. O meu aluno Pedro  fica com mais confianca cada dia que ser Bracarense...

Hoje.. o minimo de 8 ou 9 alunos de 4 ano falaram comigo sobre o grande jogo do Braga ontem... So uma comoo normal... (sempre uma!) quemm diz que Benfica e a clube dele.... So tinha uma resposta..

Onde joga Benfica ontem? ... Passei tudos os cafes tudo o dia dizer... "Como ficou Benfica ontem?"

Nunca fica com mais orgulho ser Bracarense do que fico ontem. Alguem quem sente perto de mim ontem recibo um grande abraco com forca depois de cada jogo.... era 30 abracos em total!!!!!!!

Quero saber uma coisa se alguem sabe.... Quero levar os jogadores para minha escola esta ano... Quero que tudo la saberam como e sentaram com amor para nossa enorma Braga!!!!!

joaobl03

Eu acredito perfeitamente , para ser sincero quando era criança era simpatizante do Porto ( por influencia do meu pai ) mas com o passar do tempo isso mudou , sou Braguista a 200% , e até digo que a minha turma é a exepção à regra , ja se vejo muitos braguistas na minha escola e na cidade em geral .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

marscb

Toda a minha vida, no meio dos meus amigos fui visto cm alguém diferente e muito por causa de ser Braguista!!!!

Sozinho defendo até às últimas e dps qd nao tenho mais nda para continuar a defender, arranjo sempre mais alguma coisa...

Na minha zona poucos o são, mas se algum fala mal deste ENORME BRAGA tá bem lixado.

ADORO SER DO BRAGA!!!

cardoso

Quote from: Karl on 20 de February de 2009, 00:17

Onde joga Benfica ontem? ... Passei tudos os cafes tudo o dia dizer... "Como ficou Benfica ontem?"



Sim, como ficou o Benfica ontem?

SC_BRG

sou da ponte logo... é quase como o clube do meu bairro ;)

recsally

Quote from: Catarina on 19 de February de 2009, 21:14
Eu sinto um ENORME orgulho, todos os dias, de ser Braguista... mas há vitória e exibições que marcam, e ontem foi uma delas. Na minha turma ninguém percebe o porquê de eu gostar tanto do Braga, mas hoje todos se renderam à nossa grande equipa, finalmente reconheceram que o futebol é muito mais que uma bola e uns tantos jogadores, mas o futebol move pessoas, desperta paixões e sentimentos que por palavras nunca se consegue explicar... Há gestos que valem mais que mil palavras!

FORÇA BRAGA!

Mesmo nas derrotas tenho orgulho em ser Braguista!
Deixa-lá! Sem querer ofender, os da tua turma são uns incultos por não perceberem uma paixão tão elementar!

No meu tempo de escola era bem pior! A pergunta era feita assim:
- És do Benfica? Então? do Porto? Não me digas que és do Sporting!?
E eu algo tímida respondia: Sim, sou do Sporting mas do de Braga!

Quando fui para a faculdade (Lisboa) então é que foi, quase me obrigavam a escolher 1 entre os 3. Argumentavam, sim és do Braga, mas quem preferes que seja campeão? - Inacreditável não vos parece?

Como já referi aqui no fórum algumas vezes, estou a trabalhar fora do país e só eu sei a inveja que sinto de voçês, por estarem em condições logísticas de poderem ir ao estádio ver o nosso ENORME clube. Então com exibições como as que temos tido...ainda mais!
Quando estava aí, não falhava um jogo, nem que fosse particular...ai que saudades!! (tenho de marcar bem as minhas férias, a ver se posso ocupar a minha cadeira em 1 ou 2 jogos). Agora tenho de contentar-me em ver/ouvir os jogos pela Internet (com algumas paragens pelo meio).

E sim cardoso, lembro-me bem quando eramos só 3000/4000 no 1º de Maio!

Vou só contar-vos uma curiosidade. Tenho um filhote de 12 meses e em dias de jogo do nosso ENORME, nas horas que antecedem o encontro, canto-lhe o "É golo, é golo do Braga", ele fica contentíssimo e dança imenso. Faço isto, praticamente desde que ele nasceu. Agora, desde o jogo contra o Sporting, o qual pudemos assistir através da RTPinternacional (imaginem-se a festa em cada golo Braguista), o miúdo quando ouve a música levanta logo os braços no ar a comemorar o golo...fantástico de ver!
Digam lá se não ESTOU A CRIAR UM BRAGUISTA VERDADEIRO E PURO!!!  ;D ;D (tenho de lhe comprar uma camisola quando for aí)
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

Casual 1921

Quote from: ZGANDULO on 19 de February de 2009, 23:39
Quote from: cardoso on 19 de February de 2009, 21:53
ALGUMA COISA ESTÁ A MUDAR, ACREDITEM!!!
quando era chavalo novo, há muitos anos, no Sá de Miranda, não me lembro de ter mais que 3 ou 4 colegas exclusivamente braguistas! Hoje, a realidade é outra. Basta ouvir o que diz o meu filho, agora aluno dessa escola...
Até na escola onde trabalho, do concelho de Vila Verde (MOURE CITY), que tem a fama de ter muitos adeptos dos metralhas, tenho muitos alunos exclusivamente braguistas!

Bem, pelo menos (MOURE CITY) é a freguesia de Vila Verde que mais sócios e braguistas tem!!!

Até o filho do presidente da cámara de vvd já me diz que é do BAGA e grita BAAAAGA... ;D

O bixinho já começou a morder há alguns anos na nova geração e isso vê-se!!! -Cada vez mais miúdos se interessam  pelo Braga e se não for mais alguns professores desconta-lhes pontos nos testes se disserem mal do SCB... ;D :D ;D :D ;D :D ;D ;)





Por acaso, cada vez conheço mais pessoas de Vila Verde que são Braguistas!

luismico

Quote from: cardoso on 20 de February de 2009, 00:45
Quote from: Karl on 20 de February de 2009, 00:17

Onde joga Benfica ontem? ... Passei tudos os cafes tudo o dia dizer... "Como ficou Benfica ontem?"



Sim, como ficou o Benfica ontem?

Acho que empatou 0-0 com os espanhois  ;D ;D ;D

O meu orgulho pelo Braga é coisa que é tao grande que eu nunca saberei explicar. É uma doença que se infiltra dentro do meu corpo e que nao tem cura (felizmente) nao nasci em Braga (nasci no Porto), mas nem isso me impede de AMAR o meu ENORME BRAGA a ponto de quando era miudo chorar sempre que o meu Braga era derrotado. Hoje em nao choro mas fico sempre com as lagrimas nos olhos, porque nao ha nada mais triste que ver o BRAGA perder, principalmente e como tem acontecido sempre com influencias externas. Mas em contraponto nao há nada mais belo no mundo do que uma grande vitoria, tao grande que há tanta gente com inveja deste nao grande mas ENORME CLUBE. Sao vitorias como a ultima contra os belgas que nos fazem sentir orgulhosos por termos SCBRAGA a correr nas nossas veias.

AMO-TE BRAGA

jacm

Eu tambem não sei explicar este amor pelo Braga...Sou Braguista e pronto, por ele ja cantei, ja sorri e ja chorei...E o que sinto não se explica, apenas se sente.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

ric

definitivamente, isto está a mudar.

Para mim, já o tenho dito N vezes, não conseguiremos mudar quem tem mais de 15/20 anos. Se esses são dos 3G continuarão a té morrer pois o amor clubista não é  daqueles como a camisola ou mesmo da mulher (ehehe) que se muda fácilmente...

O amor clubista é eterno e tentar mudar quem criou raizes dos 3G é, para mim, chover no molhado.

Assim, esta mudança será lenta e só a veremos daqui a 7/8 anos quando os miudos que hoje estão no ensino básico procurarão seguir o nosso clube. Para isso há que continuar com as visitas ás escolas, com o envolvimento da comunidade escolar com o clube (papel importantissimo podem ter os professores braguistas na modelização dos gostos dos miudos), com actividades que visem dignificar o clube aproximandoo de forma gradual dos mais jovens.

Eu, se fosse presidente, instituia que até aos 16 anos, as portas seriam sempre franqueadas. E quem trouxesse um miudo ao futebol teria desconto (seria uma espécie de bilhete de acompanhamento para um determinado sector do estadio). No meu entender, teriamos de avançar com a politica de procurar que com um miudo, exista descontos para os mais velhos. Para quê? essencialmente para permitir o envolvimento dos mais jovens com o clube mesmo que, numa primeira fase, não estejam muito ligados ao clube. Imaginem um pai que anda sempre a pedir ao filho para o acompanhar. O miudo não quer, não tem no estadio amigos que vão com ele, é chato ir , etc,etc...O pai deixa de insistir . Mas com desconto por levar um jovem, o seu bilhete será mais barato e insistirá para que o miudo o acompanhe. Estou convicto que assim, e com os bons espectaculos da pedreira o gosto passará a vontade, a vontade a vício e ganharemos mais um braguista. mas esta é uma das muitas opções...

Penso também que faltará uma maior identificação do estadio com a comunidade. Acho que o AXA ainda é distante, não em quilometragem mas na relação com as pessoas. O 1º de maio estava no centro da cidade, a poucos passos, estava al há mais de 50 anos e a conviver connosco quase diariamente. nem que fosse pela feira, pelo S. João, o estadio era parte integrante da comunidade bracarense. è preciso quebrar alguma relutância entre a sicuiedade e o estádio . E para isso, seria fundamental que o clube pudesse proporcionar aos jovens, naquel imenso espaço acções desportivas e lúdicas sobretudo que agora estão á porta as férias.Ter anumadores que orientem os miudos naquela zona, com jogos, desporto vário, ateliers de pintura e de outra actividade qualquer , seria uma forma de dar visa ao estadio e envolvente e quebrar este gelo.

penso tb ser possivel, sobretudo durante o verão e na poente , com entrada pelo bairro ou na entrada do parque 4 vindo de mentélios, criar animação notuna com bar e musica nos baixos do estádio. Existem lá infraestruturas (bares) , etm espaço para os carros  na zona de estacionamento dos  camarotes, tem óptima vista sobre o vale, é superfresco... até a zona mais baixa onde começa a bancada poderia ser aproveitada para criar uma zona vedada para os mais pequenitos brincarem enquantos os pais bebem um refrogerante e ouvem uma musiquita. Seria uma óptima esplanada e poderia diminuir o desfazamento da identidade Pedreira/braga.

Aos poucos temos de ir ganhando guerreiros

andre_carneiro

Eh pá... eu ainda luto todos os dias para converter os meus sobrinhos em braguistas a 100%. Infelizmente e uma luta desigual. O pai de um é benfiquista ferrenho... mas bracarense. O outro portista compreensivelmente por ser da AMP.
Os putos já são os dois sócios, um já foi ver o SCB-Leixões entre outros jogos... mas quando se lhe pergunta quem é o maior ou de que clube é a resposta é sempre a irritante: Braga e Benfica! O mais pequeno grita pelo clube que lhe lembrarmos :)
Acho que o meu trabalho vai ter frutos e hei-de conseguir mais dois braguistas a 100% mas claro que vai levar alguns anos até que sejam mais dois no estádio!

Ontem tb levei uma prenda a um amigo, supostamente sem clube, e junto levei-lhe uma inscrição para socio do braga... perda de tempo e gasto na inscrição do braga pois não me pareceu muito convencido.
O que mais me chamou a atenção é que as pessoas, que ao contrario de nós que procuramos ter info do braga diariamente, lemos noticias, etc... não têm noção do que é ser socio, ter uma cadeira, etc... "mas pagas cotas? e dp pagas bilhetes? e pagas bilhetes se tiveres cadeiras na mm, n é? ah então só pagas cotas e cadeira por mes?" são algumas das dúvidas!

Acho que o braga tem de apostar em campanhas mais agressivas de publicidade!
Eu dava a ideia das perguntas retóricas: "Qual é o clube da tua cidade?" mais nada além de um simbolo do braga num canto... "Precisas de ir a Lisboa ou ao Porto para ver futebol espetáculo?"
etc..
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Pezinhuh

Como muita gente já referiu eu tb era o unico elemento Bracarense na minha turma, sentia-me muito limitado porque no meu tempo basicamente o meu Braga lutava pelo meio da tabela, era muitas vezes "gozado" por ser bracarense, mas hoje jamais me arrependo de amar eternamente este clube....


Força Braga