News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM - Uma Equipa Fabulosa

Started by cardoso, 19 de February de 2009, 18:11

Previous topic - Next topic

cardoso

No estádio AXA, na presente época, já são 16 golos marcados e 3 sofridos em jogos europeus! No computo geral, 9 vitórias e apenas 2 derrotas, sendo uma delas em Milão; no total, 24 golos marcados e 5 sofridos. Estamos a falar de um "grande"? Não, estamos a falar de um clube enorme chamado Sporting Clube de Braga. Estamos a falar de uma equipa que tem ultrapassado todas as expectativas. Perante este desempenho, somos tentados a perguntar porque é que estamos apenas em sexto lugar. A resposta é incrivelmente simples: para além de imponderáveis normais no futebol, como aconteceu no passado sábado, os pontos escamoteados pelas equipas de arbitragem colocar-nos-iam em primeiro lugar isolados!
Mas deixemos as coisas negativas e saboreemos a vitória "sem espinhas" da passada quarta-feira: temos uma equipa fabulosa e um treinador excelente. Vejamos:
Eduardo é o melhor guarda-redes do futebol português. Raramente encontramos um guarda-redes sem um ponto fraco. Eduardo não tem nenhum: grandes reflexos, segurança na saída da baliza, excelente jogo de pés e muito eficaz na reposição de bola.
João Pereira evoluiu imenso desde que chegou a Braga: nos primeiros tempos eram nítidas as dificuldades em recuperar no terreno, colocando em perigo a segurança defensiva. Neste momento, para além da reconhecida qualidade no apoio ao ataque defende de forma agressiva e eficaz, como se viu na passada quarta-feira. Para este grande jogador só falta mesmo a mais que justa chamada à selecção.
André Leone era, no início da época, a quarta opção como defesa central. Neste momento é um "senhor" a defender e já marca golos. Que mais podemos pedir?
Frechaut é um grande capitão. Carimbado como defesa direito ou médio defensivo, tornou-se o grande patrão da defesa, como central. O "acidente" frente ao Leixões não manchou, nem um bocadinho, a sua enorme categoria.
Evaldo foi visto por muitos, no princípio da época, como o ponto fraco da equipa. Neste momento é um enorme defesa esquerdo. Quase perfeito a defender, apoia o ataque de forma cada vez mais eficaz. Tem feito os jogos todos e a qualidade do seu desempenho tem sido excelente.
Vandinho veio do Rio Ave há uns anos a acompanhar a "estrela" que era Jaime. Neste momento pergunta-se: onde está o Jaime? Não sei. Sei que o Vandinho já superou o melhor trinco que tivemos na era pós-Barroso (Madrid). Está tudo dito.
O futebol de Alan é poesia em campo. É arte. É espectáculo. Genial com a bola nos pés entende-se de olhos fechados com João Pereira e aprendeu a apoiar a defesa. Melhor é impossível.
César Peixoto tem sido contestado por alguns. Mas a sua posição de interior esquerdo é enganadora. No campo, é o único que consegue compensar as "basculações" da equipa para a direita, aparecendo na zona central a ocupar o espaço do "número dez" quando Luís Aguiar abandona essa zona. Imprescindível.
Luís Aguiar é um "tudo em um": ajuda a defender, distribui jogo e é o "bombardeiro" de serviço.
Meyong está cansado. Era impossível manter aquele ritmo da primeira parte da época. Mesmo assim é o melhor marcador da equipa e raramente vemos um ponta de lança a correr tanto como ele. Talvez isso explique a saída de Linz.
Renteria é o "artista" da equipa. De um artista não se exige que carregue tijolos. Mas, aos poucos, ele vai aprendendo a fazê-lo. Não podemos esquecer que é um jovem. E quilo que tem feito, como aquele primeiro golo frente ao Liége está ao alcance de poucos. Estes rasgos de génio fazem dele um dos jogadores mais espectaculares desta equipa.
Para além destes onze dispomos de um excelente "banco". As contratações foram feitas criteriosamente e não compramos "por catálogo" mas sim em função das necessidades do plantel. Os resultados estão à vista e agora tudo é possível.

joaobl03

Aqui está uma analise detalhada e realista daquele que é o nosso 11 habitual . Só tenho dois pontos em que discordo : Vandinho tem estado muito bem , equilibra a equipa na transição defensiva e a transição ofensiva começa normalmente com ele e sempre com grande qualidade , mas na minha opinião , mesmo assim não consegue igualar aquele grande Madrid que nós vimos à uns anos . O outro ponto é Renteria , um avançado móvel , bom tecnicamente , luta , ganha espaços  mas que tem um grande ponto fraco  : a finalização . Mais um brilhante texto , parabens cardoso .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

andre_carneiro

Quote from: joaobl03 on 19 de February de 2009, 18:20
Aqui está uma analise detalhada e realista daquele que é o nosso 11 habitual . Só tenho dois pontos em que discordo : Vandinho tem estado muito bem , equilibra a equipa na transição defensiva e a transição ofensiva começa normalmente com ele e sempre com grande qualidade , mas na minha opinião , mesmo assim não consegue igualar aquele grande Madrid que nós vimos à uns anos . O outro ponto é Renteria , um avançado móvel , bom tecnicamente , luta , ganha espaços  mas que tem um grande ponto fraco  : a finalização . Mais um brilhante texto , parabens cardoso .


Concordo com a tua analise em respeito ao Renteria... quero mais golos daqueles para me convencer de que é um eximio finalizador!

Quanto ao vandinho tenho de discordar! Sem dúvida que A.Madrid foi um genio, craque mas a verdade é que a táctica que se usava na altura exigia muito mais do trinco... alias dos trincos (se não estou em erro jogava muitas vezes com o vandinho, embora um pouco mais à frente) Obvio que se a acção dos trincos era mais necessária tb era mais notada! Hoje, jogamos com um meio campo muito forte e o trinco no apoio à defesa, daí que considero que este apoio ao vandinho é bem merecida!

[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

1

Quote from: andre_carneiro on 19 de February de 2009, 18:38
Quote from: joaobl03 on 19 de February de 2009, 18:20
Aqui está uma analise detalhada e realista daquele que é o nosso 11 habitual . Só tenho dois pontos em que discordo : Vandinho tem estado muito bem , equilibra a equipa na transição defensiva e a transição ofensiva começa normalmente com ele e sempre com grande qualidade , mas na minha opinião , mesmo assim não consegue igualar aquele grande Madrid que nós vimos à uns anos . O outro ponto é Renteria , um avançado móvel , bom tecnicamente , luta , ganha espaços  mas que tem um grande ponto fraco  : a finalização . Mais um brilhante texto , parabens cardoso .


Concordo com a tua analise em respeito ao Renteria... quero mais golos daqueles para me convencer de que é um eximio finalizador!

Quanto ao vandinho tenho de discordar! Sem dúvida que A.Madrid foi um genio, craque mas a verdade é que a táctica que se usava na altura exigia muito mais do trinco... alias dos trincos (se não estou em erro jogava muitas vezes com o vandinho, embora um pouco mais à frente) Obvio que se a acção dos trincos era mais necessária tb era mais notada! Hoje, jogamos com um meio campo muito forte e o trinco no apoio à defesa, daí que considero que este apoio ao vandinho é bem merecida!




O Vandinho é muito diferente do Madrid a jogar. O vandinho põe uma pressão nos jogadores adversários que o madrid não punha. O vandinho não é tão bom no passe mas também arrisca mais, e o madrid era melhor no corte, no 1 para 1.

Concordo na analise do Cardoso só quero ressalvar que o Evaldo é o melhor defesa esquerdo em Portugal. Praticamente não teve falhas esta época e isso quer dizer muito tendo em conta o tempo que já jogou.

Rosa1956

sim mais que fabulosa foi espetacular a meu ver mas gostei que fizeste esta mensagem
pois o nosso braga merece tudo de bom dos seus adeptos  fixegrandes jogadores amei
o jogo e as pessoas que la estavam  foi muito bonito ::) :P :-[ :-X :-\ :-* :'( :( >:( ;D ;D ;D ;D ;D ;D :( :( :( :( :(
SC Braga Sempre!!!

A.COSTA

Bem Cardoso ... vais levar uma chamada de atenção. Esta análise foi feita com base neste jogo, pois faltam alguns nomes como MOISÉS (Grande Xerife) RODRIGUEZ e MOSSORÓ, para além das esperanças STÉLVIO e ORLANDO (especialmente). MATHEUS tem sido menos feliz ... mas é um bom reforço do banco. Esquecido? JORGINHO ... que tem muita classe e pouco uso.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

joaobl03

Quote from: A.COSTA on 19 de February de 2009, 19:33
Bem Cardoso ... vais levar uma chamada de atenção. Esta análise foi feita com base neste jogo, pois faltam alguns nomes como MOISÉS (Grande Xerife) RODRIGUEZ e MOSSORÓ, para além das esperanças STÉLVIO e ORLANDO (especialmente). MATHEUS tem sido menos feliz ... mas é um bom reforço do banco. Esquecido? JORGINHO ... que tem muita classe e pouco uso.

Exatamente , para mim o 11 ideal do SCB era :


                                                                            Eduardo

                                           J. Pereira         Moisés  Rodriguez          Evaldo

                                                                          Vandinho       

                                                  Alan               L. Aguiar           César Peixoto (finalmente convenceu-me)

                                                                    Meyong
                                                                              Renteria 

Mas não podemos esquecer o nosso capitão que tem tido uma época cheia de infortúnios , o Jorginho , o inevitável Mossoró e a grande promessa Orlando Sá .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

cardoso

COSTA,
é claro que me refiro apenas aos que alinharam nos 2 ultimos jogos. Isso não quer dizer que os outros sejam inferiores. Até mete dó ver craques como o Orlando, Matheus, Mossoró, Paulo César, Jorginho, etc. completamente tapados por estes.
No ano passado andavamos todos a choramingar por causa das lesões; pois sim, neste ano há menos lesionados. Mas a grande diferença é outra: é que temos excelentes alternativas para cada posto especifico.
1, André e João
é lógico que Madrid e Vandinho são muito diferentes. Mas no computo geral acho que o Vandinho, neste sistema de jogo, encaixa às mil maravilhas, muito mais que o trinco tradicional que é o Madrid. Vandinho é muiot mais móvel e o sistema táctico de JJesus precisa dessa mobilidade; reparem: os laterais sobem imenso; é preciso compensar rapidamente. Nisso, Vandinho é mais eficaz. Quando os médios interiores vão "às linhas", Vandinho e Luis Aguiar vão ao apoio; Vandinho é mais eficaz nessas subidas que Madrid. Se o adversário joga em contra-ataque, Vandinho é mais rápido que Madrid; se o adversário opta pelo "chuveirinho", Vandinho joga melhor de cabeça que Madrid. É claro que há um aspecto em que Madrid é muito melhor que Vandinho: na colocação de bola, principalmente no passe longo. Mas, globalmente, gosto mais deste Vandinho! Além disso, Vandinho não é, neste sistema um trinco tradicional; é muitas vezes um segundo "número 10", um transportador de jogo.

joaobl03

Eu sei que os sistemas são diferentes e o Madrid sobressaia com mais facilidade devido à menor qualidade individual do plantel mas o Madrid era simplesmente fabuloso , arrisco-me a dizer que a nivel de colocação no terreno era um dos melhores do mundo e claro a nivel do passe ( principalmente em bolas longas ) era melhor . Mas digo desde já que nunca vou esquecer aquelas "lesões" e a falta de profissionalismo dele .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Concordo, na generalidade,com o Cardoso.
Contudo acho que o tributo do Cardoso deveria ser estendido a todo o plantel. À primeira vista, soa a um pouco de injustiça. Sei que não é intenção do Cardoso... Sei que não o pode fazer pois está limitado ao espaço cedido para a crónica. Todos os jogadores são de excelente nível- e sei que ele pensa assim!! Certo?.

Gostaria de lembrar uma "velha" tirada do futebol: As boas equipas fazem-se com bons suplentes!



Força Gverreiros

Anabela

#10
Acho que não há nenhum clube em portugal que tenha um plantel tão completo como o SCBraga.
Temos capacidade de fazer 2 excelentes 11 com o plantel que temos (a contar com os lesionados).
A única posição mais debilitada é mesmo a que o Vandinho faz mas, não fosse a onda de lesões nos nossos centrais e o Frechaut poderia fazer essa posição.

cardoso

Quote from: Zé on 19 de February de 2009, 20:44
...
Todos os jogadores são de excelente nível- e sei que ele pensa assim!! Certo?.
...



Certo, Zé! Mas são 3500 caracteres :(

Quote from: Anabela on 19 de February de 2009, 21:39
Acho que não há nenhum clube em portugal que tenha um plantel tão completo como o SCBraga.
Temos capacidade de fazer 2 excelentes 11 com o plantel que temos (a contar com os lesionados).


M Felgueiras
F. Oliveira-Moisés- Choura-Edimar
Mossoró-Stélvio-Matheus-Jorginho
Paulo César-Orlando
QUE LUXO!!!

Armando Coelho

Vou ser sincero, pensei que seria dificil aparecer nos tempos mais próximos alguem que superasse o Madrid como trinco, mas constato que felizmente me enganei, apesar do exelente jogo posicional e excepcional qualidade de passe principalmente em situações de aperto do Madrid, tenho que reconhecer que actualmente VANDINHO me enche as medidas, pois tem um raio de acção muito superior ao Madrid, é mais rápido, transporta jogo para a frente, e não lateraliza demasiado jogo em comparação com Madrid, além de na minha opinião ser mais forte no 1 para 1, tudo isto a um ritmo muito mais elevado que Madrid e durante 90 minutos, ainda erra alguns passes é verdade, mas o pessoal já não o crucifica como na época anterior pois o VANDINHO está transfigurado para 10 níveis acima, portanto para mim, neste sistema de jogo o VANDINHO é superior ao Madrid, numa escala de 0 a 10, dou-lhe um 9 porque 10 seria a perfeição.

A.COSTA

Quote from: cardoso on 19 de February de 2009, 20:28
COSTA,
é claro que me refiro apenas aos que alinharam nos 2 ultimos jogos. Isso não quer dizer que os outros sejam inferiores. Até mete dó ver craques como o Orlando, Matheus, Mossoró, Paulo César, Jorginho, etc. completamente tapados por estes.
No ano passado andavamos todos a choramingar por causa das lesões; pois sim, neste ano há menos lesionados. Mas a grande diferença é outra: é que temos excelentes alternativas para cada posto especifico.
1, André e João
é lógico que Madrid e Vandinho são muito diferentes. Mas no computo geral acho que o Vandinho, neste sistema de jogo, encaixa às mil maravilhas, muito mais que o trinco tradicional que é o Madrid. Vandinho é muiot mais móvel e o sistema táctico de JJesus precisa dessa mobilidade; reparem: os laterais sobem imenso; é preciso compensar rapidamente. Nisso, Vandinho é mais eficaz. Quando os médios interiores vão "às linhas", Vandinho e Luis Aguiar vão ao apoio; Vandinho é mais eficaz nessas subidas que Madrid. Se o adversário joga em contra-ataque, Vandinho é mais rápido que Madrid; se o adversário opta pelo "chuveirinho", Vandinho joga melhor de cabeça que Madrid. É claro que há um aspecto em que Madrid é muito melhor que Vandinho: na colocação de bola, principalmente no passe longo. Mas, globalmente, gosto mais deste Vandinho! Além disso, Vandinho não é, neste sistema um trinco tradicional; é muitas vezes um segundo "número 10", um transportador de jogo.



Estás perdoado  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D . É que pareciam injustos alguns esquecimentos.  ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

1

Quote from: cardoso on 19 de February de 2009, 21:46
Quote from: Zé on 19 de February de 2009, 20:44
...
Todos os jogadores são de excelente nível- e sei que ele pensa assim!! Certo?.
...



Certo, Zé! Mas são 3500 caracteres :(

Quote from: Anabela on 19 de February de 2009, 21:39
Acho que não há nenhum clube em portugal que tenha um plantel tão completo como o SCBraga.
Temos capacidade de fazer 2 excelentes 11 com o plantel que temos (a contar com os lesionados).


M Felgueiras
F. Oliveira-Moisés- Choura-Edimar
Mossoró-Stélvio-Matheus-Jorginho
Paulo César-Orlando
QUE LUXO!!!



E esqueceste te do Rodriguez. Ou seja dá mais de 2, 11's de luxo  ;D

Karl

Cardoso es o maior....

Renteria..... que jogador do luxo que temos quem muito gente mandaram bocas....

Nunca vi em seis anos um jogador que tem o controle dele..... fora do golo... durante do jogo um bola para ar 40 metres em cima ele tive controle se era um jogo de brincar.... Parabems Renteria.... Es um estrela...

Carvalhinha

Nós temos mesmo um plantel de ouro. No início eram os poucos que o assim achavam (eu incluída) mas aqui está a prova que sem vedetas, sem jogadores de altos salários, com empenho e alguma simplicidade as coisas podem dar frutos, e dos bons! Só não concordo no que dizes sobre o Meyong. Eu não o vejo a correr assim tanto, aliás muito pelo contrário, eu vejo-o muito parado.

jaimec

Somos nós, o orgulho da Nação !
O orgulho da nação somos nós !

Kilo

 Mais do que o valor individual, destaco, sem dúvida, o valor do colectivo! A operação de marketing alusiva aos guerreiros do minho não podia ter conhecido melhor timing! Somos uma equipa de guerreiros em campo, onde cada um sabe muito bem o que fazer e onde cada um sabe que pode contar com o companheiro do lado! Uma verdadeira legião, tanto na união, como na organização!

Uma equipa como eu nunca vi em Braga!  ;)

jacm

Quote from: Carvalhinha on 20 de February de 2009, 14:58
Nós temos mesmo um plantel de ouro. No início eram os poucos que o assim achavam (eu incluída) mas aqui está a prova que sem vedetas, sem jogadores de altos salários, com empenho e alguma simplicidade as coisas podem dar frutos, e dos bons! Só não concordo no que dizes sobre o Meyong. Eu não o vejo a correr assim tanto, aliás muito pelo contrário, eu vejo-o muito parado.

Palntel de ouro lá isso temos...mas sem altos salarios ja nao tenho assim tanta certeza :)
POR UM BRAGA CAMPEÃO