News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 19/02

Started by Bruno3429, 19 de February de 2009, 07:10

Previous topic - Next topic

Bruno3429

TAÇA UEFA/SP. BRAGA 3-0 STANDARD LIÈGE
Minhotos 'très content'

O Sporting tem Braga já tem pé e meio acomodado nos oitavos-de-final da Taça UEFA. No regresso a Portugal, Lazlo Boloni foi recebido com três golos sem resposta, e terá de inventar uma fórmula milagrosa para enganar, em Liège, o melhor rosto que o conjunto minhoto exibe: o europeu.

Rui Alexandre Coelho | destak@destak.pt

Nove vitórias em onze jogos internacionais disputados esta época dizem a Jorge Jesus que a passagem aos oitavos-de-final está perto.

Das botas de Rentería saiu o primeiro momento para deslumbramento colectivo no Estádio AXA. Estavam decorridos 17 minutos, e o colombiano aproveitou um passe de César Peixoto para abrir o activo num disparo em arco, que só parou no ângulo mais distante da baliza belga.

O segundo golo surgiu apenas oito minutos depois, numa jogada trabalhada por vários jogadores bracarenses dentro da grande área adversária, e finalizada pelo brasileiro André Leone.

Do segundo ao terceiro golos passaram 50 minutos de espórádicos assaltos bracarenses à baliza rival, e uma gestão segura de um resultado que já transmitia boas sensações na abordagem à 2ª mão.

E tudo pareceu roçar a perfeição aos 83 minutos, quando Luis Aguiar concluiu com sucesso nova jogada colectiva ao primeiro toque.

Paris Saint-Germain e Wolfsburgo - os parisienses venceram por 2-0 no primeiro jogo - são os possíveis adversários daquele que de Liège sair melhor disposto. Teria de acontecer uma hecatombe para que essa equipa não fosse portuguesa.

Golos:

3-0, por Luis Aguiar, aos 83'

2-0, por André Leone, aos 25'

1-0, por Rentería, aos 17'.

Taça UEFA, 16-avos-de-final, 1.ª mão
Estádio AXA, em Braga
Hora: 20.45
Árbitro: Costas Kapitanis (Chipre)

SP. BRAGA

Eduardo, João Pereira, Frechaut, Leone, Evaldo, Alan, Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Rentería e Meyong.
Suplentes: Mário Felgueiras, Mossoró, Jorginho, Orlando Sá, Stélvio Cruz, Edimar e Matheus.

Treinador: Jorge Jesus

STANDARD LIÈGE

Espinoza, Marcos, Onyewu, Mikulic, Mangala, Defour, Witsel, Dalmat, Jovanovic, De Carmargo e Mbokani.
Suplentes: Bolat, Goreux, Jansen, Mulemo, Benteke, Nicaise e Mehdi González.

Treinador: Laszlo Boloni.


Preso adepto belga que agrediu agente policial

A PSP de Braga deteve, às 18:30 de hoje, um cidadão belga adepto do Standard de Liège, que esmurrou um agente policial à paisana na zona da Arcada, em pleno centro da cidade, disse à Agência Lusa fonte policial.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

A fonte adiantou que o adepto, que se encontrava com algumas centenas de compatriotas num convívio antes do jogo que, esta noite, opõe o clube belga ao Sporting de Braga, da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA em futebol, terá esmurrado o polícia quando este o seguia para tentar evitar desacatos.

De acordo com a mesma fonte, o homem, com grande estatura e peso, voltou-se e deu um soco no agente, atirando-o ao chão.

De imediato, um grupo de quatro outros agentes imobilizou o agressor, tendo este sido introduzido numa carrinha da PSP e levado para a esquadra, onde permanecerá até ser presente, sexta-feira, a Tribunal.
notícias da mesma secção


Destak

Bruno3429

Rentería, jogador do Sp. Braga, autor de um grande golo e o homem jogador em campo, em declarações no final da vitória (3-0) sobre o Standard Liège, em jogo da Taça UEFA:

«Acho que foi uma noite perfeita. Importante era ganhar o jogo e conseguimos ganhar o jogo. A equipa está de parabéns porque fez um grande jogo. Fico feliz pelo golo que marquei, porque todos os dias trabalho para fazer o que fiz hoje. Tive muitas críticas aqui de toda a gente, mas estou tranquilo, procuro sempre dar o melhor dentro de campo e fazer coisas como fiz hoje. O abraço a Jorge Jesus foi porque ele faz parte de todas as coisas que estou a conseguir no Sp. Braga. O meu rendimento deve-se muito a ele. Sempre que marco um golo abraço-o porque ele faz parte disso. Acho que estou a crescer, que estou a evoluir. Jorge Jesus diz-me todos os dias, desde que cheguei aqui, que vou ser um jogador grande. Estou a trabalhar para isso e ele está a conseguir fazer-me um bom jogador. Para ele os meus parabéns. Se já nos sentimos nos oitavos-de-final? Temos de estar tranquilos. A vitória de hoje sozinha não vale nada. Temos o jogo de volta, temos de assumir esse jogo e trabalhar bem.»


Maisfutebol

Bruno3429

Foi um Sporting de Braga de luxo que recebeu e goleou ontem à noite os belgas do Standard de Liége por 3-0, consolidando assim a ambição da equipa minhota em passar aos oitavos de final da Taça UEFA.

Foi um Sporting de Braga de luxo que recebeu e goleou ontem à noite os belgas do Standard de Liége por 3-0, consolidando assim a ambição da equipa minhota em passar aos oitavos de final da Taça UEFA.

O resultado volumoso foi obtido no municipal de Braga, com o colombiano Renteria a marcar o primeiro golo aos 17 minutos, seguido do brasileiro André Leone aos 26 minutos, e o uruguaio Luís Aguiar a fechar o marcador do jogo, aos 86 minutos.

No final do jogo, o treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, reconhecia que perante a superioridade evidenciada pela sua equipa, dificilmente o Standard de Liége poderia fazer melhor.

Pensamento idêntico ao do treinador bracarense tem o jogador André Leone, um dos marcadores dos golos da partida de ontem à noite, que manifestou ainda a vontade da equipa lutar pela vitória na Bélgica, dentro de duas semanas.

O Sporting de Braga recebeu e bateu ontem à noite no municipal de Braga, os belgas do Standard de Liége, por 3-0.

Um jogo que contou para a primeira mão dos dezaseis-avos de final da Taça UEFA. 


Antena Minho

Bruno3429

Taça UEFA: Europa sorri aos guerreiros
Braga constrói com mérito vantagem de três golos na eliminatória

JOÃO FARIA

O Braga bateu o Standard Liège, ontem, por 3-0, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Rentería, André Leone e Luís Aguiar materializaram um avanço importante para o jogo decisivo, de hoje a oito dias.

O melhor Sporting de Braga, o que tem brilhado na Europa, voltou a exibir-se em excelente nível, confirmado as duas caras dos arsenalistas, que na Liga portuguesa têm sido irregulares e ocupam o 6.º lugar da prova. Com dois golos na primeira meia hora, a turma minhota deu a entender que tinha a eliminatória ao alcance. O jogo restante foi bem menos emotivo, mas ainda houve tempo para fechar com chave de ouro uma noite brilhante, com um terceiro golo, que deixa a equipa à porta dois oitavos-de-final.

A tradição diz que vencer por 3-0 em casa é um excelente resultado para seguir em frente na Europa. Além disso, foi um desfecho justo, com os bracarenses, em alguns períodos, a colocarem em sentido e exercerem clara superioridade perante o campeão belga, treinado pelo nosso bem conhecido Lazlo Boloni, o técnico romeno que deu o último título ao Sporting, mas que, mais uma vez, saiu de Braga sem vencer. Aliás, só por mero golpe de sorte poderia ter ganho, dado que a sua equipa pouco fez para tal. Pior... foi goleada!

Apesar da derrota de sábado com o Leixões, Jorge Jesus deu um voto de confiança aos jogadores e repetiu o onze ante os belgas. A equipa correspondeu, com uma entrada positiva e dois golos de vantagem, nas três primeiras vezes em que criou perigo junto à baliza adversária. Primeiro, servindo-se da arte de Rentería - terceiro golo do colombiano na Taça UEFA, por sinal um golaço fora da área - e, pouco depois, com um disparo de André Leone, com o central brasileiro a concluir na perfeição uma assistência de Evaldo e a estrear-se a marcar pelos minhotos.

Os belgas respondiam sem grande consistência e ainda eram obrigados a assistir ao vendaval minhoto. Até ao intervalo, Meyong e Luís Aguiar criaram duas boas ocasiões de golo, mas a eficácia na matéria já não foi a mesma da fase inicial do jogo.

O Sporting de Braga tinha meio caminho andado para cumprir o objectivo neste jogo. Um ascendente importante no marcador e com o pormenor de não sofrer golos, como Jorge Jesus pedira. Mas nem por isso deixou de tentar voltar a marcar, mal começou a segunda parte, tendo César Peixoto, num livre, estado perto do 3-0.

Apesar do esforço belga, a equipa também quase só criava perigo em lances de bola parada. Foi assim num livre perigoso, que não deu em nada. Na recta final, Rentería avisou que o Braga queria mais, o Standard não percebeu o que quis "dizer" o colombiano e, no minuto imediato, sofreu o 3-0. Numa grande jogada. Alan serviu bem Luís Aguiar e o uruguaio colocou em delírio os bracarenses. A viagem a Liège tem tudo para ser tranquila...


Jorge Jesus: "Exibição de alto nível"
Treinador do braga rendido ao brilhante desempenho dos seus jogadores

JOÃO FARIA

Um triunfo brilhante e três golos de avanço para a segunda mão da eliminatória, em Liège. O treinador do Braga, Jorge Jesus, não escondeu a alegria que lhe vai na alma: "A minha equipa fez uma exibição de alto nível".

Jorge Jesus ficou deliciado com o que viu e apreciou o jogo como um espectador rendido à classe superior da equipa minhota. "Os primeiros 35 minutos são de uma equipa de alto nível, de uma equipa de qualidade técnica e de movimentação muito boa", felicitou-se o treinador do Sporting de Braga.

"Nesse período, o Braga foi muito superior ao adversário. O Standard teve muita dificuldade para acompanhar o nosso ritmo de jogo. O golo do Rentería, que é um grande golo, soltou-nos ainda mais e a equipa soube construir o 2-0 e chegar tranquilamente ao intervalo", observou Jesus.

Ao intervalo, a palestra do treinador do Braga com as ordens para o segundo tempo foi seguida à risca: "Tinha de ser. A equipa não podia deslumbrar-se nem desunir-se. Era importante não sofrer golos, jogando sempre com segurança e tentando marcar o terceiro. Felizmente, foi o que aconteceu, o que nos deixa uma boa margem de tranquilidade, mental e táctica, para o jogo da segunda mão. E também tivemos sorte, porque a lesão do Defour fragilizou muito o Standard, porque se trata de um excelente jogador, por quem passa muita da estratégia do adversário".

Mas porque as correrias na UEFA têm preço, Jorge Jesus vai já avisando para a factura que se aproxima e que poderá ser paga já na próxima ronda da Liga, domingo, com a Naval, na Figueira da Foz. " Normalmente, à terceira partida da semana, temos muita dificuldade. Já temos experiência disso nesta época. Nota-se sempre alguma fadiga, sobretudo mental, após estes jogos de grande intensidade psicológica. Não é que os jogadores fiquem cansados. O que ficam é com menos agilidade mental. Veja-se o caso do Alan, que já não anda com a mesma dinâmica. Temos de arranjar soluções", concluiu Jesus.


Jornal Notícias

Bruno3429

Guerreiros desfizeram Standard

O Sporting de Braga deu, ontem, um passo de gigante rumo aos oitavos-de-final da Taça UEFA ao bater o Standard Liège por 3-0, em encontro da primeira "mão" dos 1/16 avos da competição, disputado no AXA.
Era preciso marcar e não sofrer e foi o que a equipa de Jesus fez, num jogo onde satisfez plenamente os seus adeptos.


Diario Minho

Bruno3429

Uff! O Sp. Braga joga muito à bola

O Sporting de Braga continua a fazer furor na Taça UEFA e tem as portas abertas para os oitavos-de-final da competição, depois da vitória de ontem por 3-0 sobre o Standard de Liège. O resultado não podia ser melhor, por forma a encarar o jogo da segunda-mão, dentro de uma semana, com maior tranquilidade.

Estes "Guerreiros" voltaram a dar uma prova cabal a nível internacional, numa altura em que o Braga é a única (e digna) representação de Portugal na UEFA.
O Sporting de Braga impôs respeito aos belgas desde o primeiro minuto, partindo para uma exibição segura a todos os níveis, com Jorge Jesus a manter, praticamente, o mesmo 'onze' que venceu em Alvalade. Apenas Leone rendeu Moisés na defesa.

O bloco dos belgas a meio-campo acabou por desmoro-nar-se a partir do momento em que a estrela da equipa saiu de jogo, dado a lesão de Defour. Foi então que surgiu o primeiro momento de glória dos bracarenses, com Renteria a tirar um autêntico coelho da cartola (qual mágico!). Um fenomenal golo, a levantar o estádio, e a deixar Espinoza completamente rendido ao remate (16 m).

O ambiente da "pedreira" aqueceu e atingiu temperaturas mais elevadas à passagem do minuto 26, quando André Leone elevou a contagem para 2-0, depois de uma jogada desenvolvida por Luís Aguiar (em excelente momento de forma) e Evaldo a participar com um passe cirúrgico. A reacção do Standard de Liège foi quase nula, revelando evidentes dificuldades na transição de jogo do meio-campo para o ataque. Jesus, definitivamente, levou a estratégia melhor estudada que Boloni.

O resultado de 2-0 ao intervalo premiava a exibição dos arsenalistas, perante os argumentos exibidos ao longo da primeira parte. Eduardo quase não teve trabalho, enquanto Espinoza ainda teve de intervir com duas grandes defesas, a remates de Renteria (33 m) e Luís Aguiar (36 m).

Na etapa complementar a temperatura do jogo foi descendo, quedando-se pelo "morno". Os belgas tinham, obrigatoriamente, de fazer mais pela vida. Mas Vandinho "encheu" o campo. Boloni arriscou, ainda, com a entrada de Mulemo, mas retirar grandes proveitos.

Jorge Jesus foi mais metódico, refrescando a equipa com as entradas de Matheus e Orland o Sá. Meyong e César Peixoto sairam, acusando o desgaste físico. Mas a história desta epopeia europeia ainda não estava completa. Faltava um final feliz e coube a Luís Aguiar (o melhor em campo) assinar este capítulo, depois de um passe rasgado de Alan (outra grande exibição).

Adepto belga foi detido por agressão a um agente da PSP


A PSP de Braga deteveum adepto do Standard de Liege, ainda antes do jogo, que esmurrou um agente policial à paisana na zona da Arcada, em pleno centro da cidade.
A fonte da PSP adiantou à Lusa que o adepto, que se encontrava com algumas centenas de compatriotas num convívio antes do jogo, terá esmurrado o polícia quando este o seguia para tentar evitar desacatos. De acordo com a mesma fonte, o homem, com grande estatura e peso, voltou-se e deu um soco no agente, atirando-o ao chão. De imediato, um grupo de quatro outros agentes imobilizou o agressor, tendo este sido introduzido numa carrinha da PSP e levado para a esquadra, onde permanecerá até ser presente, sexta-feira, a Tribunal.


Jorge Jesus: "Jogámos ao mais alto nível"

No final da partida o técnico do Sp. Braga, Jorge Jesus, mostrava-se muito satisfeito com o resultado, mas também com a exibição produzida pelos seus atletas, referindo mesmo que foi de "alto nível".

Para o treinador, o resultado demonstra perfeitamente que a sua equipa mereceu a vitória, mas também tudo o que foi feito ao longo do encontro é sinónimo de qualidade e entrega dos atletas.

"O Sp. Braga mereceu vencer. Os primeiros 35 minutos do Braga são de alto nível. O Standard de Liège teve muita dificuldade em acertar as marcações e praticamente não conseguiu jogar. Depois o Rentería marca um grande golo que ajudou a motivar mais a equipa a procurar aumentar a vantagem", referiu Jorge Jesus acrescentando ainda que "era importante não sofrer golos e se possível fazer o 3-0 para estarmos cada vez mais perto de passar a eliminatória e ir à Belgica com maior vantagem".

O técnico bracarense sabe agora que o jogo da segunda-mão vai ser muito complicado, mas acredita que a vantagem de 3-0 neste encontro será suficiente para o Sp. Braga assegurar a passagem aos oitavos-de-final da competição.


Correio Minho

Bruno3429

Sp. Braga com os quartos-final à vista

O Sp. Braga venceu o Standard Liège por 3-0 ficando assim com uma excelente margem de segurança para o jogo da 2ª mão. Os golos foram apontados por Rentería (17 min.), Andre Leone (27 min.) e por Luis Aguiar (aos 84 min.). Esta vitória deixa o Sp. Braga numa posição extremamente vantajosa, permitindo encarar o jogo da 2ª mão com mais serenidade e confiança. Esta vitória foi a 9ª vitória em 11 jogos nas competições europeias esta época.

O jogo teve início com ambas as equipas a demonstraram alguns sinais de nervosismo, com muitos passes falhados no meio-campo. Passados os momentos iniciais, pode-se dizer que o jogo teve praticamente sentido único, com o Sp. Braga a tomar as rédeas da partida demonstrando grande personalidade e uma vontade em colocar-se numa posição que lhe permita passar a eliminatória.

Os avançados bracarenses, Meyong e Rentería, iam fazendo a cabeça em água da defensiva belga colocando grandes dificuldades por causa da sua velocidade e mobilidade. Aos 17 minutos o Sp. Braga chegava ao primeiro golo através de um extraordinário remate de Rentería, que junto do vértice esquerdo da grande área contrário, fez a bola entrar no canto oposto da baliza defendida pelo equatoriano Espinoza.

Com a sua equipa em vantagem, Jorge Jesus queria que o Sp. Braga continuasse a pressão sobre o adversário para assim chegar ao segundo golo. E passados 10 minutos do golo de Rentería, o Sp. Braga chegava ao segundo golo por intermédio do defesa central Andre Leone, que aproveitou da melhor forma uma jogada de insistência de Rentería, que depois de ganhar a bola ao defesa belga, endossou-a ao defesa brasileiro que fuzilou autenticamente o guardião contrário.

O Standard Liège só conseguia criar algum perigo através de lances de bola parada, aproveitando a estatura dos seus homens da defesa. Pelo seu lado, o Sp. Braga continuava a conseguir empurrar o adversário para junto da sua baliza, criando algumas oportunidades de golo.

Na segunda parte o Sp. Braga actuou de uma forma mais tranquila, sem o dinamismo demonstrado no primeiro tempo. O Standard Liège foi tentando chegar mais algumas vezes à área contrária, mas as suas ofensivas iam esbarrando na pressão alta que os arsenalistas iam realizando.
O Sp. Braga tinha jogo praticamente controlado, conseguindo praticar o seu futebol no meio-campo adversário. O Standard Liège pouco perigo criava, e tal como na primeira parte, só através de bolas paradas é que importunava o guarda-redes Eduardo. O corolário desta boa exibição aconteceu ao minuto 84 quando Luis Aguiar fez o 3-0, depois de uma excelente jogada do colectivo bracarense, com destaque para a assistência de Alan para o médio uruguaio fazer o terceiro golo.

O Sp. Braga conseguia assim um excelente resultado na 1ª mão dos oitavos-final desta prova, ficando assim com uma vantagem confortavel para encarar o jogo da 2ª mão.


Zerozero

Bruno3429

Noite de gala na Pedreira

O Sporting de Braga venceu esta noite o Standard Liege, por 3-0, em jogo dos 16-avos-de-final da Taça UEFA, dando assim um passo de gigante rumo aos oitavos de final desta competição. O colombiano Renteiria, com um belo golo, abriu a marcha do marcador, logo aos 16 minutos. Um golo que embalou os arsenalistas para uma noite de sonho chegando mesmo a vulgarizar os actuais líderes do campeonato Belga. Os pupilos de László Bölöni ainda tentaram reagir, mas o segundo golo apontado pelo central brasileiro Leone (estreou-se a marcar na UEFA) colocou novamente os belgas em sentido. Na segunda metade os bracarenses tiraram um pouco o pé do acelerador, no entanto, numa deixaram de controlar a partida. Luís Aguiar, aos 83 minutos, marcou o terceiro e ultimo golo do Sporting de Braga dando assim mais brilho a um noite de gala dos bracarenses.

Maisactual

Bruno3429

Depois de um golo de ouro veio ao de cima a qualidade minhota
ANTÓNIO PEDRO PEREIRA Jornalista

Taça UEFA. Sporting de Braga bate, com autoridade, Standard de Liège por 3-0

Golos de Rentería, Leone e Luís Aguiar garantem margem muito confortável

O prenúncio não era propriamente animador, depois do jogo com o Leixões, que de goleada certa passou a derrota (0-1): o remate de Meyong ia para a baliza, já sem guarda-redes, mas um defesa salvou. Mas ontem Rentería, que tinha feito a jogada para o camaronês, estava inspirado: ao quarto de hora, arrancou um golo memorável. Foi o suficiente para o Sporting de Braga transformar a qualidade habitual num resultado amplo (3-0) frente ao Standard de Liège.

E uma vantagem de três golos entre equipas de nível semelhante é de ouro, na Taça UEFA - dentro de uma semana, na Bélgica, poderá mesmo ser decisiva. Para lá chegar, é verdade, os minhotos desperdiçaram algumas oportunidades, mas criar é a identidade desta equipa de Jorge Jesus. E se o aproveitamento fosse maior, o Braga seria um rolo compressor. E não é, pelo menos nos resultados. Embora ontem tenha sido.

Com a dinâmica habitual, o Braga passou por alguns sustos na defesa, mas na frente foi sempre assustador. E, depois do 2-0 de Leone (boa finalização na área), foi igualmente inteligente. Gerindo a ansiedade alheia e tentando ampliar o resultado. Isso poderia ter acontecido mais cedo, mas Peixoto, Meyong e Rentería não conseguiram acertar de novo nas redes da equipa belga.

Até que já só de olho no contra-ataque, os minhotos fizeram o 3-0 por Luis Aguiar, numa bela jogada.

Diario Notícias

Bruno3429

Jesus feliz com «noite perfeita» e Boloni lamenta «banho de bola»

Jorge Jesus considerou, na quarta-feira à noite, que o Sporting de Braga conseguiu «uma noite perfeita» e que a vitória por 3-0 perante o Standard de Liège, em jogo da primeira-mão da Taça UEFA de futebol dá «tranquilidade e segurança» para o próximo desafio.


Jorge Jesus diz que o Braga fez uma exibição de luxo na primeira parte Treinador do Sporting de Braga realça «que cada jogo tem a sua história» e que nada está decidido

Na opinião do treinador da equipa bracarense, o Sporting de Braga teve «uma noite perfeita» e «fez uma exibição de luxo no primeiros 45 minutos, com uma qualidade técnica muito boa, que baralhou as marcações ao Standard de Liège».

«Cada jogo tem a sua história, é verdade que nesta primeira parte da eliminatória, tendo ganho 3-0, dá-nos tranquilidade e segurança, mas não nos permite dizer que o segundo jogo seja fácil».

De acordo com Jorge Jesus, na «segunda parte era importante gerir o resultado, sofrer golos é complicado nestas competições, não foi tão bem jogada, mas tivemos sempre à espera de espaços e foi o que se passou no terceiro golo, que foi um hino ao futebol».

«Não pensava ganhar 3-0 ao Standard de Liège, porque esta é uma equipa forte», acrescentou.

Já o treinador do Standard de Liège considerou que a equipa belga levou um «banho de bola» e que a sua equipa não esteve ao nível que os jogos europeus exigem.

«Não é fácil falar depois de um banho de bola que apanhamos hoje, mas lamento que a equipa, por várias razões, não tenha jogado ao nível normal», disse Lazlo Boloni, ressalvando não saber se «isso seria suficiente para um bom resultado com o Braga».

Para o treinador romeno, o jogo do Standard de Liège foi «individual, colectiva e tecnicamente muito fraco. Pode ser suficiente para vencer uma dúzia de equipas do campeonato belga, mas ao nível internacional, para o creme da Europa, não».

Boloni reconheceu que a equipa belga foi ultrapassada pela velocidade e agressividade da equipa do Sporting de Braga e que agora «vai ser muito difícil passar à próxima eliminatória».


Sporting de Braga goleia Standard de Liège

O Sporting de Braga deu, esta quarta-feira, um importante passo em direcção aos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol, depois de golear o Standard de Liège, da Bélgica, por 3-0.

O jogo, da primeira "mão" dos 16-avos de final da prova, foi amplamente favorável à equipa treinada por Jorge Jesus, que assim vai iniciar o jogo em Liège com uma vantagem dificilmente anulável.

O colombiano Rentería marcou o primeiro golo aos 17 minutos, num excelente remate cruzado e em arco, da esquerda, sem hipótetes para o guarda-redes Espinoza, também colombiano.

Numa noite de golos sul-americanos, o brasileiro André Leone fez o segundo, aos 26 minutos, e a contagem foi fechada pelo uruguaio Luís Aguiar, aos 86 minutos.

Caso o Sporting de Braga confirme a passagem à fase seguinte, defrontará nos "oitavos" o vencedor do Paris Saint-Germain-Wolfsburgo, cuja primeira mão hoje pendeu para o lado dos franceses, vencedores por 2-0.


TSF

Bruno3429

Passo de gigante rumo aos oitavos-de-final
Taça UEFA: Jesus foi melhor que Bölöni na noite em que o Braga esmagou o Standard

Manuel Mendes

Um grande golo de Rentería abriu hoje caminho para uma vitória sobre o Standard de Liège (3-0), que coloca o Braga numa posição excelente para passar aos oitavos-de-final da Taça UEFA. André Leone aumentou a vantagem, aos 26', e Luís Aguiar fechou a contagem já perto do final. Um resultado que demonstra bem o que se passou em campo, com a formação portuguesa a demonstrar uma técnica que a capacidade física dos forasteiros nunca conseguiu contrariar.

A primeira parte foi de sonho para o Braga. Precisava de não sofrer golos. Não sofreu. Necessitava de marcar. Marcou. Não uma, mas duas vezes. E logo nos primeiros 26'. Os bracarenses conseguiram, nesta fase, tirar partido da melhor capacidade técnica e de um índice de concretização verdadeiramente notável. Em três oportunidades, concluíram duas. O primeiro golo, de resto, foi um daqueles momentos que justificam a ida aos estádios. Um golaço de Renteria, aos 16': César Peixoto viu o avançado sobre a esquerda, colocou-lhe a bola e o colombiano, na ponta da área, aplicou um remate com a dose certa de colocação e força. Espinoza, o guarda-redes que é considerado o pilar mais fraco de uma equipa jovem que pretende reafirmar-se na Europa, não teve qualquer culpa.

Como não teve culpas no segundo, resultado de um livre estudado, em que Evaldo ganhou no corpo a corpo com Nicaise e ofereceu a bola a André Leone, que se encontrava na zona de grande penalidade sem qualquer marcação. O guarda-redes equatoriano até acabou, entre outros lances, por realizar uma boa defesa, aos 36', num cabeceamento de Luís Aguiar.

Deu resultado o sistema táctico (4x1x3x2) de Jorge Jesus. Até porque o Braga nem sequer sofreu, como se temia, com o facto de ter os três principais centrais do plantel lesionados (Moisés, Rodriguez e Paulo Jorge). Perdeu Bölöni. Mas o antigo treinador do Sporting também se pode queixar de nada lhe ter corrido bem. Pode queixar-se de a equipa portuguesa ter chegado ao golo na segunda situação de perigo que criou. Ou ainda do facto de ter perdido por lesão Defour, um dos jogadores mais talentosos da equipa, logo aos 10'.

Bölöni, porém, deve sobretudo puxar as orelhas à sua defesa, que esteve sempre distante de oferecer a segurança de que a equipa necessitava. Cometeu alguns erros de palmatória e, num jogo muito táctico, isso acabou por fazer a diferença.

Na segunda parte, temia-se que a maior capacidade física da equipa belga sobressaísse e que os portugueses acusassem o desgaste. Não aconteceu nem uma coisa nem outra. O Braga continuou a mandar no jogo, procurando gerir o tempo. E teve mais uma oportunidade de golo, aos 48', num livre de César Peixoto que passou junto ao poste. Vandinho e Luís Aguiar continuaram a dar cartas no meio-campo e o Standard, apesar de tentar, colocando a sua defesa a pressionar mais à frente, nunca conseguiu aparecer com verdadeiro perigo junto à baliza de Eduardo.

Este aspecto funcionou até como um trunfo para a equipa portuguesa, que passou a ter mais espaço nas costas da defesa adversária. Jorge Jesus tentou tirar partido disso mesmo e, aos 70', tirou Meyong e colocou em campo Mateus. Ou seja, trocou um avançado mais posicional por outro com maior velocidade.

Com o passar do tempo, foi ficando evidente que este Braga é claramente superior ao campeão belga. E o terceiro golo surgiu naturalmente, a sete minutos do final, numa jogada ao primeiro toque, com a bola a passar por Vandinho, Alan e o lance a ser concluído por Luís Aguiar.

Mas o resultado poderia ter sido ainda mais dilatado se Rentería, ainda antes do terceiro golo, não tivesse desperdiçado um lance em que teve tudo para marcar. Seja como for, com o 3-0 na bagagem, só uma catástrofe na Bélgica afastará o Braga da próxima eliminatória da Taça UEFA.

Positivo
Rentería
O colombiano marcou um golo espectacular que abriu o caminho para uma vitória que pode colocar o Braga nos oitavos-de-final da Taça UEFA. O avançado esteve muito activo e foi sempre uma dor de cabeça para a defesa dos belgas.

Luís Aguiar e Vandinho
Uma dupla que controlou e marcou o tempo do jogo. Raramente permitiram à equipa belga qualquer tipo de domínio e conseguiram lançar bem as acções ofensivas. Foram fundamentais na vitória e o uruguaio selou a exibição com
o terceiro golo da noite.

Negativo
Standard de Liège
A equipa belga é conhecida por ter como ponto fraco o seu guarda-redes. Um jornalista belga confessava mesmo no início que não entendia como Espinoza tinha lugar na equipa. Mas a verdade é que o jogador do Equador nem esteve mal. O mesmo já não se pode dizer dos companheiros da defesa (abriram demasiados buracos), do meio-campo (nunca seguraram o jogo) e do ataque (sem ponta de inspiração).

Ficha de jogo
Jogo no Estádio AXA, em Braga.
Assistência cerca de 12 mil espectadores.

Sp. Braga Eduardo 6, João Pereira 7, Frechaut 6, André Leone 7, Evaldo 6, Vandinho 7, Alan 7 (Stélvio -, 89'), César Peixoto 6 (Orlando Sá -, 81'), Luís Aguiar 8, Renteria 7 e Meyong 6 (Matheus 6, 70').
Standard Liège Espinoza 7, Camozzato 4, Oneyewu 4, Mikulic 4, Mangala 4 (Mulemo 5, 64), Steven Defour - (Nicaise 5, 11'), Dalmat 6, Jovanovic 5 (Benteke -, 89), Alex Witsel 5, Mbokani 5 e De Camargo 5.
Árbitro Costas Kapitanis 4, do Chipre.
Amarelos Mbokami (23'), Vandinho (32'), César Peixoto (42') e Witsel (78').
Golos 1-0, por Renteria, aos 17';2-0, por André Leone, aos 26' e 3-0, por Luís Aguiar, aos 84'.


Publico

Bruno3429

Futebol: UEFA - Sporting de Braga goleia Standard Liege (3-0)

Braga- O Sporting de Braga deu hoje um importante passo em direcção aos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol ao golear o Standard de Liége, da Bélgica, por 3-0.


O jogo, da primeira "mão" dos 16-avos de final da prova, foi amplamente favorável à equipa treinada por Jorge Jesus, que assim vai iniciar o jogo em Liége com uma vantagem dificilmente anulável.

O colombiano Renteria marcou o primeiro golo aos 17 minutos, num excelente remate cruzado e em arco, da esquerda, sem hipótetes para o guarda-redes Espinoza, também colombiano.

Numa noite de golos sul-americanos, o brasileiro André Leone fez o segundo, aos 26 minutos, e a contagem foi fechada pelo uruguaio Luís Aguiar, aos 86 minutos.

Caso o Sporting de Braga confirme a passagem à fase seguinte, defrontará nos "oitavos" o vencedor do Paris Saint-Germain-Wolfsburgo, cuja primeira mão hoje pendeu para o lado dos franceses, vencedores por 2-0.


RTP

Bruno3429

Arquivado: Relatório do Tribunal de Contas não encontrou culpados
Mesquita Machado deu subsídio ilegal ao Sp. Braga


A câmara liderada por Mesquita Machado atribuiu um subsídio indevido e ilegal ao Sporting Clube de Braga, no valor de 130 mil euros. O caso remonta a 1993 e foi detectado durante a análise do Tribunal de Contas à gerência da Câmara de Braga daquele ano e que está anexa ao processo-crime recentemente arquivado.




Taça UEFA: Goleada (3-0) sobre os belgas e passaporte para os oitavos
Minhotos dão ares de grande europeu


Um momento genial de Rentería, que num remate em arco bateu o guarda-redes do Standard de Liège, valeria por si só pela noite em que o Sp. Braga começou a desbravar caminho para chegar aos oitavo-de-final da Taça UEFA.


Um rasgo de inspiração própria de equipas já com estaleca europeia. Mas a equipa de Jesus caprichou. Exerceu um pressing em todo o campo, não deixou a equipa de Bölöni respirar e, bem antes da meia hora, chegou ao segundo golo, num remate à meia volta do central Leone. Tudo feito com muita limpeza e controlo absoluto sobre os belgas, que viam a baliza portuguesa como muitos vêem a cidade de Braga: por um canudo, excepção feita a um remate perigoso para Eduardo e a uma simulação de penálti de um jogador do Standard.

Pelo tempo fora, saltou à vista a superioridade do Sp. Braga, que passou a preferir ter um pássaro na mão – segurar a boa diferença – do que ter dois a voar - tentar o terceiro e sujeitar-se a que a diferença no marcador fosse encurtada.

Foi ao sabor do ritmo imposto pelos bracarenses que o jogo seguiu, muito congestionado a meio-campo. Já na segunda parte, depois de muita luta, os bracarenses conseguiram o 3-0, numa excelente conclusão de Luís Aguiar, após mais uma óptima manobra colectiva da equipa. Na Tribuna, Pinto da Costa sorria. Os bracarenses também. Venha daí o PSG ou o Wolfsburgo nos oitavos-de- final da Taça UEFA.

FICHA DO JOGO

UEFA - 16 avos-de-final (1.ª mão) 18/02/09

Estádio Municipal de Braga - Assistência: 13 000

Golos: 1-0, Rentería (15'); 2-0, André Leone (25'); 3-0, Luís Aguiar (84')

SPORTING DE BRAGA: Eduardo, João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo, Vandinho, Alan (Stélvio, 87'), Luís Aguiar, César Peixoto (Orlando Sá, 80'), Meyong (Matheus, 70') e Rentería. Treinador: Jorge Jesus.

ST. LIÈGE: Espinoza, Camozzato, Oneyewu, Mikulic, Mangala (Mulemo, 64'), Defour (Nicaise, 10'), Dalmat, Alex Witsel, Jovanovic (Benteke, 90'), De Camargo e Mbokani. Treinador: Laszlo Boloni.

Árbitro: Costas Kapitanis (Chipre)

Disciplina: Cartões amarelos - Mbokani (22'), Vandinho (32'), César Peixoto (42'), Nicaise (79')

Classificação do jogo: 6


Correio Manhã

Bruno3429

Jorge Jesus
"Uma noite perfeita contra equipa forte"


Jorge Jesus surgiu na sala de Imprensa com o sorriso próprio de quem tinha acabado de conseguir mais uma vitória importante na caminhada europeia do Braga, esta abrilhantada pela expressividade dos números. Na perspectiva do treinador do Braga, desejar melhor para o encontro de ontem seria impossível. "Se me dissessem antes do jogo que íamos vencer por 3-0, eu não acreditava. O Standard de Liège é uma equipa muito forte, como comprovam a qualidade dos seus jogadores e os resultados que obteve na fase de grupos da Taça UEFA", exaltou. A verdade é que o 3-0 foi mesmo uma realidade, um resultado que, segundo Jorge Jesus, "dá alguma tranquilidade e segurança, mas não garante a passagem à próxima eliminatória", até porque lá o adversário vai exercer "uma forte pressão na primeira meia hora". Seja como for, para a história ficou uma exibição que o técnico jamais esquecerá. "Foi uma noite perfeita, porque não sofremos golos contra uma equipa que tem uma excelente capacidade ofensiva e fizemos três golos", vincou, pormenorizando: "Não os deixámos ganhar os flancos e baralhámos as marcações. Abrimos o marcador com um grande golo. Na segunda parte, com dois golos de vantagem, era importante segurar a diferença, porque sofrer um golo seria perigoso. Por isso não jogámos com tanta qualidade, mas fizemos uso da nossa segurança defensiva e marcámos mais um grande golo." Jesus considerou ainda que "a saída de Defour foi determinante, porque o Standard perdeu uma referência no jogo ofensivo", e explicou a entrada de Stélvio "para cobrir o espaço aéreo". Por fim, Renteria: "Tivemos paciência no início, porque não estava a jogar tão bem como agora, mas aos poucos está a mostrar que é um avançado de futuro para o FC Porto."


Com um pé perto dos oitavos
RUI FERREIRA

O Braga deu um passo de gigante para avançar rumo aos oitavos-de-final da Taça UEFA graças a uma exibição eficaz e espectacular. A equipa de Jorge Jesus goleou o campeão em título e actual líder da liga belga impondo nova derrota a Laszlo Boloni, ex-técnico do Sporting que continua sem vencer na Cidade dos Arcebispos. Fortes fisicamente e com um par de artistas a destoar, os belgas estiveram longe, muito longe, de demonstrar que eram, como o treinador português afirmara na véspera, a equipa mais perigosa no percurso europeu dos bracarenses até agora, logo atrás do Milan. As suas fraquezas também se acentuaram em face da exibição consistente de todas as unidades bracarenses, sem excepção, numa noite em que o conjunto esteve acima das individualidades. Foi bonito ver Luis Aguiar e Alan, por exemplo, a ajudarem Frechaut e Leone. Quem pagou para estar no Estádio AXA - exceptuando os 1800 belgas, é claro - não teve motivos para chorar os euros que deixou nas bilheteiras. A tradição arsenalista de esmagar os adversários europeus depois de desaires nas provas internas também se manteve.

Entrando com o gás todo, o Braga ameaçou muito cedo frente a um adversário pressionante, mas com um sector recuado muito débil, quando a bola era trocada rapidamente. Foi então que Renteria se lembrou de tirar uma cartola de um coelho - a fórmula contrária já não surpreende ninguém - marcando um golo que embalou o Braga para mais uma noite inesquecível na Europa do futebol. Os belgas responderam ao golo e nos 15' seguintes conheceram o seu melhor período, apesar de terem sofrido... novo golo. Pressionantes, tentando roubar espaços e travando o jogo ofensivo do Braga, que se apresentou no habitual 4x1x3x2, ameaçaram a área adversária, mas sempre sem obrigar Eduardo a mostrar todos os seus recursos. Foi só pólvora seca, pois o fulminante estava do lado dos anfitriões.

Depois da arte de Renteria, veio a técnica, num lance de laboratório finalizado pelo central Leone. Uma jogada que deixou os belgas perto do KO. Até ao intervalo, só deu Braga. A pensar na segunda mão da eliminatória e à espera da reacção do Standard, os 45 minutos finais da equipa da casa foram jogados mais em contenção. Os lances de perigo foram muito mais escassos, mas, então, a equipa de Jorge Jesus preocupou-se em gerir o jogo, a vantagem, e em não sofrer golos que poderiam comprometer na visita a Liège. Foi com mestria que controlou o jogo, nunca esquecendo a baliza. Perto do final, em mais um lance bem desenhado e que deixou a defesa belga paralisada, Luis Aguiar sentenciou o jogo, e talvez mesmo a eliminatória, recebendo um justo prémio por tudo o que fez a longo dos 90'. Seguir em frente parece ser o destino.


Braga 3-0 Standard de Liège
Estádio AXA >> relvado em bom estado >> 9406 espectadores >> Árbitro Costas kapitanis (chipre) >> Assistentes Andreas xanthou e michalis sotiriou >> 4.º árbitro panyotis yerasimou

Treinador jorge jesus

1 Eduardo GR 6

47 João Pereira LD 7

17 Frechaut DC 6

44 André Leone DC 7

6 Evaldo LE 7

88 Vandinho MD 7

30 Alan AD a 88' 7

22 Luis Aguiar MO 7

21 César Peixoto AE a 81' 7

19 Meyong AV a 70' 6

18 Renteria AV 8

-

24 Mário Felgueiras GR

66 Edimar LE

13 Stélvio MD d 88' -

7 Mossoró MO

10 Jorginho MO

99 Matheus AE d 70' 4

11 Orlando Sá AV d 81' 3

Golos

[1-0] 17' Renteria

[2-0] 26' André Leone

[3-0] 83' Luis Aguiar

amarelos 32' Vandinho, 42' César Peixoto

vermelhos Nada a assinalar

remates à baliza 8 [6+2] remates fora 5 [0+5] faltas cometidas 12 [9+3]

pontapés de canto 6 [3+3] foras-de-jogo 0 [0+0] remates totais 13 [6+7]



Treinador Laszlo Boloni

1 Espinoza GR 4

17 Marcos Camozzato LD 4

5 Oneywu DC 4

15 Mikulic DC 4

36 Mangala LE a 64' 5

8 Defour MD a 11' -

28 Witsel MD 5

6 Dalmat AD 6

10 De Camargo MO 5

23 Jovanovic AE a 88' 4

9 Mbokani AV 4

-

38 Bolat GR

2 Goreux LD

3 Alexandre da Silva DC

14 Mulemo LE d 64' 4

26 Nicaise MD d 11' 4

33 González AE

25 Benteke AV d 88' -




amarelos 23' Mbokani, 79' Nicaise

vermelhos Nada a assinalar

remates à baliza 2 [1+1] remates fora 2 [2+0] faltas cometidas 12 [4+8]

pontapés de canto 3 [0+3] foras-de-jogo 3 [3+0] remates totais 4 [3+1]


Lances-chave

Braga

3' Jogada de Renteria pela direita, já na área. O colombiano cruza atrasado para Meyong, com o remate de primeira deste a ser salvo sobre a linha por Witsel.


26' [2-0] Lance de laboratório. Luis Aguiar marca livre para a entrada da área, César Peixoto coloca em Evaldo, que, depois de ganhar a um adversário, já na área, serve André Leone para a zona de penálti. O central fuzila.


37' Cruzamento da direita de Alan para o segundo poste, Luis Aguiar ganha de cabeça a Nicaise e obriga Espinoza a grande defesa.


49' Livre directo marcado por César Peixoto, a bola bate na barreira e quase trai o guarda-redes do Standard de Liège.


82' Servido pelo brasileiro Matheus, Renteria entra na grande área do Standard de Liège, e o seu remate é travado no limite por Espinoza.


83' [3-0] Triangulação entre Matheus, Alan e Luis Aguiar. Lançado por Alan, o uruguaio, isolado, remata forte e colocado. Grande jogada e belo golo.



Standard de Liège

12' De Camargo, à entrada da área do Braga, dispara forte para defesa com os punhos do guarda-redes Eduardo. Perigoso.


76' Livre de Dalmat em posição frontal, a bola ressalta e acaba perto dos pés de Mbokani, sozinho frente a Eduardo. O guarda-redes lança-se e agarra com decisão.


Arbitragem
Mergulhar só na piscina


Ao contrário de alguns árbitros portugueses, este cipriota não se deixou enganar pelos mergulhos na área, especialidade em que os belgas foram mestres. Devia ter punido De Camargo com amarelo por tentar o golo com a mão (43'); já o cartão a César Peixoto não se compreendeu. Fossem sempre assim...


O MOMENTO
17' [1-0]
Uma obra de arte do ás a quem chamam trapalhão


Face ao estilo trapalhão que o caracteriza, poucos esperariam que Renteria fosse capaz de assinar uma obra de arte. Junto ao vértice esquerdo da área, e com opções para passar - Meyong pedia a bola -, o colombiano sentiu-se inspirado e rematou em arco. A bola fugiu do alcance do guarda-redes dos belgas e anichou-se no ângulo, junto ao poste mais distante. Um golaço!


André Leone
"50 por cento já está"


André Leone estreou-se ontem a marcar pelo Braga. O central estava radiante: "Foi um golo muito importante. A equipa estava a jogar bem, a dominar, e fazer um golo é sempre bom."O defesa brasileiro avisou que, mesmo com três golos de vantagem, "é preciso trabalhar muito para fazer um bom resultado no segundo jogo". Por outras palavras: "No futebol, não podemos descansar. É verdade que 50 por cento do nosso papel já está cumprido. Agora vamos virar as atenções para o jogo do campeonato." Depois, então sim, os jogadores pensarão na melhor forma de "garantir a passagem" na Taça UEFA.


Renteria
"Treino para marcar golos como este"


O avançado Renteria mostrou-se satisfeito com o resultado, mas sobretudo com a forma como foi obtido. " Foi uma noite perfeita, porque conseguimos vencer e estamos de parabéns pelo jogo que fizemos", destacou. Em relação ao golo que marcou, o terceiro na prova, o colombiano sublinhou que foi fruto de um trabalho diário. "Treino sempre com o objectivo de chegar aos jogos e marcar golos como este." Apesar da felicidade, o atacante não deixou de lembrar algumas críticas de que foi alvo. "Tenho sido muito criticado, mas vou continuar a dar o meu melhor." Explicou ainda o abraço dado ao técnico Jorge Jesus como uma retribuição pelo "apoio" que o técnico lhe tem dado: "Sempre que marco um golo, abraço-o, porque ele tem sido fundamental para a minha evolução." Para finalizar, disse que o resultado dá "tranquilidade, mas ainda há outro jogo".


Jorge Jesus
"Uma noite perfeita contra equipa forte"


Jorge Jesus surgiu na sala de Imprensa com o sorriso próprio de quem tinha acabado de conseguir mais uma vitória importante na caminhada europeia do Braga, esta abrilhantada pela expressividade dos números. Na perspectiva do treinador do Braga, desejar melhor para o encontro de ontem seria impossível. "Se me dissessem antes do jogo que íamos vencer por 3-0, eu não acreditava. O Standard de Liège é uma equipa muito forte, como comprovam a qualidade dos seus jogadores e os resultados que obteve na fase de grupos da Taça UEFA", exaltou. A verdade é que o 3-0 foi mesmo uma realidade, um resultado que, segundo Jorge Jesus, "dá alguma tranquilidade e segurança, mas não garante a passagem à próxima eliminatória", até porque lá o adversário vai exercer "uma forte pressão na primeira meia hora". Seja como for, para a história ficou uma exibição que o técnico jamais esquecerá. "Foi uma noite perfeita, porque não sofremos golos contra uma equipa que tem uma excelente capacidade ofensiva e fizemos três golos", vincou, pormenorizando: "Não os deixámos ganhar os flancos e baralhámos as marcações. Abrimos o marcador com um grande golo. Na segunda parte, com dois golos de vantagem, era importante segurar a diferença, porque sofrer um golo seria perigoso. Por isso não jogámos com tanta qualidade, mas fizemos uso da nossa segurança defensiva e marcámos mais um grande golo." Jesus considerou ainda que "a saída de Defour foi determinante, porque o Standard perdeu uma referência no jogo ofensivo", e explicou a entrada de Stélvio "para cobrir o espaço aéreo". Por fim, Renteria: "Tivemos paciência no início, porque não estava a jogar tão bem como agora, mas aos poucos está a mostrar que é um avançado de futuro para o FC Porto."


O Braga um a um
JOSÉ LOPES

Eduardo 6

Sempre que foi chamado, correspondeu oferecendo segurança à sua defesa.


João Pereira 7

Correu quilómetros, criou perigo no ataque e não se esqueceu de defender.


Frechaut 6

Bem na antecipação, exemplificou como se pode jogar simples e bem.


Leone 7

Forte no confronto directo, ainda teve tempo para ir à frente marcar o segundo golo com um forte remate.


Evaldo 7

Certinho a defender e com grande vontade de atacar, atitude que o levou a participar no segundo golo.


Vandinho 7

Um amarelo visto cedo de mais inibiu-o de meter o pé em certas jogadas, mas nem por isso deixou de controlar as saídas do adversário para o ataque.


Alan 7

Sempre que acelerava, colocava o seu marcador em sentido. Efectuou vários cruzamentos perigosos e serviu Luís Aguiar para o último golo.


Luis Aguiar 7

Começou mal, com um passe mal medido junto à sua área, mas depois partiu para uma exibição personalizada. O golo que marcou foi um prémio.


César Peixoto 7

Pelo que jogou e fez jogar, merecia ter tido sorte no livre que marcou em que a bola desviou na barreira e saiu a rasar o poste.


Meyong 6

O lutador do costume, sempre à espreita de uma oportunidade de visar a baliza contrária. Não o conseguiu, mas esteve no lance do segundo golo.


Matheus 4

Ofereceu ainda mais frescura ao ataque.


Orlando Sá 3

Quis aproveitar o tempo de jogo concedido e lutou na área.


Stélvio -

Pouco tempo em campo.


Laszlo Boloni
"Foi um grande banho de bola"


Rendido à qualidade do Braga, mas amargurado com a atitude da sua equipa - foi assim que Laszlo Boloni, treinador do Standard de Liège, iniciou a conferência de Imprensa no final do jogo. "Depois do que se passou, não é fácil falar. Foi um grande banho de bola", disse, sublinhando que esperava muito mais dos seus jogadores. "A minha equipa não esteve ao seu nível habitual." Apesar de tudo, o técnico saiu de Braga sem ter a certeza se o normal jogo da sua equipa seria suficiente para levar, para a Bélgica, outro resultado. "Não sei. No nosso campeonato, temos qualidade para vencer uma dúzia de equipas sem grande problema, mas jogar nas competições europeias é diferente." Seguindo o seu raciocínio, Laszlo Boloni elencou as principais fragilidades que a sua equipa denotou. "Fomos ultrapassados a todos os níveis. Falhámos muitos passes e não tivemos a velocidade nem a agressividade que deveríamos ter tido", disse, lembrando que os seus jogadores ainda têm muito trabalho pela frente. "Confirmou-se que o Braga tem uma equipa mais madura, enquanto a nossa é a mais jovem da Taça UEFA e do campeonato belga." Em relação às possibilidades de o Standard de Liège dar a volta na segunda mão da eliminatória, o técnico apresentou um discurso realista. "Vamos tentar vencer, porque é importante para o crescimento da equipa, mas não sei se a vitória em nossa casa será suficiente para seguirmos em frente."



Belga agrediu polícia


As horas que antecederam o jogo não foram pacíficas no centro de Braga. Um adepto do Standard de Liège - estiveram, no AXA, cerca de 1800 - foi mesmo detido pela PSP por ter agredido, com um soco, um polícia à paisana. Foi levado de imediato para a esquadra e hoje será presente a Tribunal e terá de permanecer em Portugal até amanhã.


Colossos europeus atentos

Tal como costuma ser habitual em jogos de competições da Europa, vários clubes do Velho Continente estiveram presentes no Estádio AXA. De Inglaterra, viajaram representantes de Manchester United, Chelsea, Tottenham e Blackburn; de Itália, da Udinese; e, de Espanha, do Bétis e Pontevedra. FC Porto, Sporting e Naval também marcaram presença.


Eduardo: "É uma vitória fantástica de uma grande equipa"

Eduardo, guarda-redes bracarense, estava visivelmente feliz no final do encontro pela contundente vitória, partida referente à primeira-mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Eduardo afirmou estar muito contente com esta vitória: "Estamos muito satisfeitos com o resultado. É uma vitória fantástica de uma grande equipa."


O Jogo

Bruno3429

Ranking UEFA: Portugal mais perto de Holanda e Roménia

Só seis países continuam nas provas europeias fotos Portugal aproximou-se um pouco do sétimo lugar no ranking da UEFA, actualmente ocupado pela Roménia, depois da vitória do Sp. Braga sobre o Standard Liège. Pelo meio está a Holanda, a pouco mais de dois pontos. Apesar deste cenário mais agradável, a Ucrânia (10ª) continua a ameaçar, tanto mais que o Metalist Kharkiv conseguiu vencer a Sampdoria, em Itália.

Considerando apenas o desempenho desta temporada, Portugal surge num desolador 12º lugar, com média de apenas 5,928 pontos por equipa.

Já se sabe que Portugal vai perder uma equipa na Liga dos Campeões em 2009/10, passando de três para dois representantes: o campeão directamente na fase de grupos e o segundo classificado na segunda pré-eliminatória.

Ao arrancar na nona posição, Portugal vai ficar apenas com duas equipas também em 2010/11. Só o 6º lugar permitiria colocar três representantes na principal prova de clubes (dois directos e um na pré-eliminatória), a exemplo do que sucedeu esta época. E Portugal está a mais de dez pontos (!) da Rússia, actual sexta classificada, uma distância que já não será possível anular.

A partir de 2009/10, Portugal terá quatro equipas na Taça UEFA e apenas duas na prova-rainha do futebol europeu.

Os efeitos do ranking da época 2008/09 sentir-se-ão em 2010/11.


Maisfutebol

Bruno3429

Taça UEFA
Sporting de Braga vence Standard de Liège por 3-0


O Sporting de Braga venceu a equipa belga do Standard de Liège por 3-0, em jogo a contar para a Taça UEFA, com golos de Renteria, Leone e Luis Aguiar
 
O Sporting de Braga colocou-se esta quarta-feira em excelente posição para aceder aos oitavos-de-final da Taça UEFA em futebol pela terceira vez na história, ao receber e derrotar o Standard de Lige por claros 3-0.

Na primeira "mão" dos 16 avos-de-final, Renteria começou o espectáculo com um golo de belo efeito, aos 17 minutos e, aos 26, o central André Leone aumentou a contagem e fechou o resultado ao intervalo.

Perante a apatia da equipa treinada pelo romeno Lazlo Boloni, campeão português pelo Sporting em 2001/02, os bracarenses dominaram por completo a partida e depois de um início de segunda parte menos conseguido, fizeram o 3-0 final aos 84 minutos, através de Luís Aguiar, o "maestro" dos minhotos.

Com o resultado, o Sporting de Braga fica a um pequeno passo de alcançar os "oitavos", depois de terem conseguido a façanha em 1997/98 e 2006/07.

O Sporting de Braga, como vem sendo hábito sob a liderança de Jorge Jesus, apresentou-se num móvel 4x4x2, com Eduardo, na baliza, e uma linha defensiva com João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo.

Vandinho surgiu como elemento mais recuado do meio-campo, ficando Alan, César Peixoto e Luís Aguiar no apoio aos avançados Renteria e Meyong.

Do lado do Standard Lige, o treinador romeno Laszlo Boloni surgiu com estratégia semelhante, com Mbokani e De Camargo na frente, atrás dos médios Steven Defour, Wilfried Dalmat, Milan Jovanovic e Alex Witsel, surgindo Espinoza na baliza e uma defesa com Camozzato, Oneyewu, Mikulic e Mangala.

Pressionante nos instantes iniciais, a formação bracarense apareceu no jogo com intenção de marcar cedo e, aos quatro minutos, Witsel salvou em cima da linha golo desvio de Meyong, após excelente jogada da esquerda de Renteria.

O Standard Lige, já sem o "capitão" Defour em campo (saiu lesionado, aos 11 minutos, e entrou Nicaise, ameaçou num remate à meia-volta de De Camargo, aos 13, mas seria Renteria a levantar o estádio, aos 17, com o primeiro golo da partida.

Alan roubou uma bola na sua área e correu até ao meio-campo, Peixoto tocou, depois, de primeira para Renteria e o avançado colombiano emprestado pelo FC Porto inventou um golpe de génio e colocou o esférico longe do alcance de Espinoza, com um remate cruzado e em arco.

Feito o primeiro, o Sporting de Braga voltou a crescer, sem permitir ao Liége um suspiro que fosse e, aos 26 minutos, Evaldo ganhou uma bola na área adversário e com um toque subtil permitiu a André Leone "estoirar" para o segundo golo bracarense, de pé esquerdo.

Quase sem reacção aos golos, a equipa belga tentou reduzir a desvantagem num lance de bola parada, aos 30 minutos, mas voltou a ser o Sporting de Braga a equipa maios perigosa, com dois momentos de enorme aflição para o guarda-redes adversário: aos 34 e 37, Renteria e Luís Aguiar testaram os reflexos de Espinoza, com o equatoriano a segurar bem a sua baliza.

Na segunda parte, a equipa de Jorge Jesus voltou a surgir destemida inicialmente, com César Peixoto a quase aumentar a vantagem: livre no lado direito do ataque, com o desvio da bola na barreira a quase trair Espinoza.

Depois disso, o Sporting de Braga apenas pela certa procurava o ataque, dando claramente prioridade à manutenção da vantagem, fundamental para o jogo da segunda "mão", a 26 de Março, em Lige.

Ainda assim, Renteria assustou de novo, aos 83 e, no minuto seguinte, Luís Aguiar colocou o Braga praticamente nos "oitavos", na sequência de uma jogada de contra-ataque, quase sempre ao primeiro toque.

A formação belga tentou, sem grande arte, o golo que lhe desse outra ambição para o encontro decisivo, mas a superioridade defensiva dos bracarenses foi sempre evidente.


SIC

Bruno3429

Rentería: «Foi uma noite quase perfeita para todos»
AVANÇADO DIVIDE LOUROS COM OS RESTANTES COMPANHEIROS 
 
   

Rentería é exigente. No final de uma partida em que foi a figura do Sp. Braga, apontou um golo monumental e a sua equipa praticamente carimbou o passaporte para os oitavos-de-final da Taça UEFA, o colombiano disse que o jogo bracarense ainda poderia melhorar.

"Foi uma noite quase perfeita para todos. O importante era ganhar a partida e foi o que fizemos. Conseguimos fazer uma grande exibição e estamos todos de parabéns", disse, admitindo, ainda assim, que o seu 3.º golo na Europa teve algo de especial: "Fiquei feliz.Todos os dias trabalho para estas coisas acontecerem e hoje consegui fazê-lo."

Depois de não se ter conseguido afirmar no FC Porto, e com uma experiência francesa no currículo, Rentería considera estar, paulatinamente, a confirmar as credenciais que o trouxeram para Portugal. "Ouvi muitas críticas desde que cheguei aqui, mas acho que estou a mostrar que consigo fazer bons jogos ", asseverou, deixando ainda um alerta para o balneário: "Temos de ter calma. Assumir a nossa responsabilidade e ir lá para ganhar fazendo mais e melhor."

Record

JotaCC

 Taça UEFA: Sp. Braga goleia Standard de Liège
A equipa de Jorge Jesus venceu o jogo da primeira "mão" dos 16 avos-de-final, com o resultado de 3-0, numa noite de golos sul-americanos.



O Sporting de Braga colocou-se  em excelente posição para aceder aos oitavos-de-final da Taça UEFA em futebol pela terceira vez na história, ao receber e derrotar o Standard de Liège por claros 3-0.

Na primeira "mão" dos 16 avos-de-final, Renteria começou o espectáculo com um golo de belo efeito, aos 17 minutos e, aos 26, o central André Leone aumentou a contagem e fechou o resultado ao intervalo.

Perante a apatia da equipa treinada pelo romeno Lazlo Boloni, campeão português pelo Sporting em 2001/02, os bracarenses dominaram por completo a partida e depois de um início de segunda parte menos conseguido, fizeram o 3-0 final aos 84 minutos, através de Luís Aguiar, o "maestro" dos minhotos.

Com o resultado, o Sporting de Braga fica a um pequeno passo de alcançar os "oitavos", depois de terem conseguido a façanha em 1997/98 e 2006/07.

O Sporting de Braga, como vem sendo hábito sob a liderança de Jorge Jesus, apresentou-se num móvel 4x4x2, com Eduardo, na baliza, e uma linha defensiva com João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo.

Vandinho surgiu como elemento mais recuado do meio-campo, ficando Alan, César Peixoto e Luís Aguiar no apoio aos avançados Renteria e Meyong.

Do lado do Standard Lige, o treinador romeno Laszlo Boloni surgiu com estratégia semelhante, com Mbokani e De Camargo na frente, atrás dos médios Steven Defour, Wilfried Dalmat, Milan Jovanovic e Alex Witsel, surgindo Espinoza na baliza e uma defesa com Camozzato, Oneyewu, Mikulic e Mangala.

Liège perde capitão aos 11 minutos

Pressionante nos instantes iniciais, a formação bracarense apareceu no jogo com intenção de marcar cedo e, aos quatro minutos, Witsel salvou em cima da linha golo desvio de Meyong, após excelente jogada da esquerda de Renteria.

O Standard Liège, já sem o "capitão" Defour em campo (saiu lesionado, aos 11 minutos, e entrou Nicaise, ameaçou num remate à meia-volta de De Camargo, aos 13, mas seria Renteria a levantar o estádio, aos 17, com o primeiro golo da partida.

Alan roubou uma bola na sua área e correu até ao meio-campo, Peixoto tocou, depois, de primeira para Renteria e o avançado colombiano emprestado pelo FC Porto inventou um golpe de génio e colocou o esférico longe do alcance de Espinoza, com um remate cruzado e em arco.

Feito o primeiro, o Sporting de Braga voltou a crescer, sem permitir ao Liège um suspiro que fosse e, aos 26 minutos, Evaldo ganhou uma bola na área adversário e com um toque subtil permitiu a André Leone "estoirar" para o segundo golo bracarense, de pé esquerdo.

Quase sem reacção aos golos, a equipa belga tentou reduzir a desvantagem num lance de bola parada, aos 30 minutos, mas voltou a ser o Sporting de Braga a equipa maios perigosa, com dois momentos de enorme aflição para o guarda-redes adversário: aos 34 e 37, Renteria e Luís Aguiar testaram os reflexos de Espinoza, com o equatoriano a segurar bem a sua baliza.

Superioridade defensiva dos bracarenses

Na segunda parte, a equipa de Jorge Jesus voltou a surgir destemida inicialmente, com César Peixoto a quase aumentar a vantagem: livre no lado direito do ataque, com o desvio da bola na barreira a quase trair Espinoza.

Depois disso, o Sporting de Braga apenas pela certa procurava o ataque, dando claramente prioridade à manutenção da vantagem, fundamental para o jogo da segunda "mão", a 26 de Março, em Lige.

Ainda assim, Renteria assustou de novo, aos 83 e, no minuto seguinte, Luís Aguiar colocou o Braga praticamente nos "oitavos", na sequência de uma jogada de contra-ataque, quase sempre ao primeiro toque.

A formação belga tentou, sem grande arte, o golo que lhe desse outra ambição para o encontro decisivo, mas a superioridade defensiva dos bracarenses foi sempre evidente.

Caso o Sporting de Braga confirme a passagem à fase seguinte, defrontará nos "oitavos" o vencedor do Paris Saint-Germain-Wolfsburgo, cuja primeira mão hoje pendeu para o lado dos franceses, vencedores por 2-0.

Vitória foi das mais dilatadas da ronda

O Sporting de Braga conseguiu um dos resultados mais desnivelados do dia na Taça UEFA, ao bater o Standard de Liege, da Bélgica, por claros 3-0, que deixam o caminho bem traçado em direcção aos oitavos-de-final.

Renteria e André Leon, na primeira parte, deram corpo a uma vantagem justíssima, que ainda seria dilatada com o golo final de Luís Aguiar, o "maestro" da bem organizada equipa treinada por Jorge Jesus.

Tal como o Sporting de Braga, também ganharam por 3-0 o Aalborg e o Hamburgo, respectivamente ao Deportivo da Corunha (com Zé Castro) e ao NEC de Nijmegen. Destaque para a vitória do Hamburgo, por ser conseguida na condição de visitante.

No jogo grande do dia, em Bremen, Werder Bremen e AC Milan empataram 1-1 e deixam tudo em aberto para a segunda mão, em Itália.

Hugo Almeida foi titular pela formação de Bremen, mas desta vez não marcou - o golo foi do brasileiro Diego, ex-jogador do FC Porto, a seis minutos do final, a anular uma vantagem milanesa feita por Inzaghi.

Menos bem estiveram os outros emblemas alemães, com derrotas tanto para o Wolfsburgo como para o Estugarda.

Em Paris, o Paris-Saint-Germain ganhou 2-0 com bis de Hoarau ao Wolfsburgo, por quem Ricardo Costa foi suplente utilizado. Um jogo que não lhe traz boas recordações, já que entrou aos 79 minutos, ainda com um "nulo" no marcador, assistindo ao afundar da sua equipa.

Em São Petersburgo o Zenit ganhou 2-1 ao Estugarda, com o português Danny em plano de evidência: não marcou, mas participou na jogada do golo de Huszti e serviu Tymoschuk.

Bom resultado russo também do CSKA de Moscovo, que empatou 1-1 em Inglaterra com o Aston Villa.

As formações ucranianas também estão bem: O Dinamo de Kiev empatou na recepção ao Valência (Manuel Fernandes a titular) e o o Mettalist Karkov ganhou por 1-0 em Génova à Sampdoria.

No Pireu o Saint-Etienne bateu por 3-1 o Olympiacos, com Paulo Machado na jogada do primeiro golo francês.

Outro português em acção foi Fernando Meira, titular pelo Galatasaray no "nulo" registado em Bordéus.

A primeira "mão" dos 16-avos de final completa-se quinta-feira, com os restantes cinco jogos.

EXPRESSO

JotaCC

Braga goleia e sonha com os oitavos-de-final da Taça UEFA

O Sporting de Braga recebeu e goleou o Standard Liège por 3-0 e deu um passo importante para os oitavos-de-final da Taça UEFA. Renteria, aos 17 minutos, Leone, aos 26, e Luís Aguiar, aos 84, marcaram os golos dos minhotos, que alcançaram a nona vitória em 11 jogos nas provas europeias.

O terceiro golo do Sporting de Braga, marcado por Luís Aguiar, aos 84 minutos, resume na perfeição quatro características da equipa minhota durante esta noite: brilhantismo, consistência, entre-ajuda e sentido prático dos objectivos.

Numa jogada que levantou o estádio, Luís Aguiar concluiu com mestria um lance que passou por quatro jogadores antes do seu desfecho final. Um justo prémio para uma equipa que vive um momento positivo na temporada e na prova europeia.

Mas o triunfo do Braga começou cedo, já que Renteria inaugurou o marcador, também com um belo golo, aos 17 minutos, um golo que foi importante para o desfecho final, dando a confiança necessária para o desenrolar do encontro.

Leone, aos 26, ampliou e concluiu do melhor modo uma jogada de laboratório, que no entanto contou com a passividade da defesa da equipa de Laszlo Boloni.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Rentería balança a rede, e Braga coloca a mão na vaga das oitavas

Time português goleia o Standard Liege por 3 a 0 em casa

O atacante Rentería, ex-Internacional, fez um golo na vitória do Braga por 3 a 0 sobre o Standard Liege nesta quarta-feira, em casa, pela primeira fase eliminatória da Copa da Uefa. O resultado deixa o time português com a mão na vaga das oitavas-de-final, já que agora poderá perder até por dois gols de diferença fora para se classificar.

GLOBO.COM.BR