News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Presunção e água benta...

Started by Zé, 15 de February de 2009, 21:40

Previous topic - Next topic

... cada um toma a que quer!

Começo por dizer que o SCB, na minha opinião, é a equipa que melhor futebol joga na Liga Sagres. Acrescento que, na minha opinião, o SCB tem um plantel de excelentes jogadores, talvez, o melhor dos últimos anos, quiçá de sempre, apesar do mister JJ, talvez para tirar "pressão", afirme que a generalidade dos jogadores que vieram para o SCB, no ano anterior jogaram em equipas que lutaram pela manutenção. Ah... E para completar, Jorge Jesus, hoje considerado como o melhor técnico nacional, era um dos técnicos que gostaria de ver no SCB, o que veio a suceder!

Tudo junto, estas condições e requisitos, contribuem para formar a opinião hoje dominante que o SCB é uma equipa que pode lutar pelo título.
Concordo!!!

Apesar de concordar, acho que é oportuno alertar para algumas situações que merecem no mínimo uma reflexão.
A) O SCB apesar de ser uma equipa que demonstra o melhor futebol na Liga Sagres, é uma equipa com alguma irregularidade exibicional. Tenho a sensação que o SCB é uma equipa que se transforma e cresce, quando tem pela frente os grandes palcos. Quando joga contra um grande ou jogos da Uefa, a equipa faz as melhores exibições que registamos. Suplanta-se e consegue ser melhor que por exemplo um Milan... Nesses grandes desafios, a equipa está motivada, aguerrida, fazendo jus ao sobrenome de "Guerreiros do Minho". Corre, revela espírito de entreajuda, é humilde, joga com raça e "come relva"...
Ao invés, parece não estar talhada para os jogos com as pequenas equipas do nosso campeonato.
Então a seguir a um jogo, nos tais grandes palcos que atrás mencionai, a equipa, como que emproa. Tenho a impressão que revela muita presunção e insolência.
Outra curiosidade, Pode ser coincidência... mas a equipa do SCB parece ser afectada pelos jogos da Taça Uefa, antes e depois. Reparem no calendário oficial...

14/8 -  SCB      1     -   Zrinjski 0
23/8 –  Paços   0 –       SCB      2
28/8-   Zrinjski 0-        SCB      2
31/8-   SCB      0-       SCP       1
18/9-  SCB       4-       Artmedia0
21/9-  Leixões  2-       SCB       0
27/9-  SCB       1-       Naval     1
2/10-  Artmedia0-       SCB      2
6/10 –  VSC      0-      SCB       0
19/10-  Chaves  0-      SCB       1
23/10  SCB       3-      Portsmou 0
27/10  SCB       5-      Amadora 0
29/10  Rio Ave 1-     SCB         0
2/11    Académ  1-    SCB        0
6/11    Milan      1-    SCB         0
10/11  Nacional  1-   SCB         0
16/11   SCB        1-   VFC         0
22/11   Maritimo 0-   SCB        0
27/11   SCB        2- Wolfsbur    3
30/11   SCB        1- Nacional     0
4/12    Heerenv  1- SCB          2
8/12   Trofense   0 – SCB        0
20/12  SCB         1-    Rio Ave  0
5/1      SCB         2-   Belenense 0
11/1    SLB         1-  SCB           0
24/1    SCB          0-  FCP          2
1 /2     SCB          2-  Paços        0
8/2      SCP          2 – SCB           3
14/2    SCB         0- Leixões       1
18/2    SCB          -    S.Liege


B) Como disse, apoio incondicionalmente, o treinador do SCB. Há alguns reparos que merecem considerações. Tenho a impressão que há jogadores a quem deveria ser dada oportunidade de jogar. Como disse anteriormente, temos um lote espectacular de jogadores, mas acho que JJ deveria dar oportunidade a outros jogadores. Naturalmente vem logo à berlinda o caso do Renteria e César Peixoto... e ultimamente o Meyong. Compreendo o treinador quando inclui na equipa estes jogadores: O Renteria é um jogador possante, com capacidade técnica e mobilidade raras num avançado só que... peca na finalização; o César Peixoto é um jogador "fino", tecnicamente dos melhores e excelente nas bolas paradas, só que... a nível táctico e de entrega ao jogo tem que melhorar; o Meyong, tem faro de golo como poucos e sabe guardar a bola, inclusive faz o trabalho de um médio, tanto que Jorge Jesus muitas vezes pede-lhe para ficar atrás de Renteria, só que... parece em quebra de forma. Compreendo que a equipa está traçada em função destes jogadores e que a sua inclusão traz equilíbrios à equipa, por exemplo, se Alan é um jogador que joga muito na linha, o César joga mais por dentro,  compensando a equipa. Se  César  joga mais por dentro, Renteria descai na esquerda, dando uma  linha de passe ao Evaldo...
Mas apesar da importância destes jogadores, não seria sensato e desejável, jogadores como o Filipe Oliveira, Edimar, Jorginho, Matheus ou mesmo o Paulo César, em determinados jogos, pontualmente, terem uma oportunidade?


Para terminar...acabo como comecei: Presenção e água benta, cada um toma a que quer.
Na minha opinião é preciso humildade, espírito de equipa, entreajuda, raça... quem são os "guerreiros"? Não basta dizê-lo é preciso sê-lo!!!!
Todos!!!Não só nos jogadores mas também na equipa técnica, dirigentes e adeptos.

às vezes fico a pensar. é bom a devoção que os adeptos demonstram para com a equipa mas às vezes ao ler e ouvir comentários não só aqui mas noutros lados, começo a pensar e questiono essa mesmo devoção....
Os adeptos do SCB dizem que não são como outros adeptos do panorama nacional, nomeadamente dos 3 grandes... o que os move não são os resultados mas o amor incondicional ao SCB... O amor ao SCB, seja quais forem os resultados, distingue um braguista dos outros. Pergunto, será que alguns, que se dizem braguistas, são assim tão diferentes dos adeptos dos ditos grandes?
Força Gverreiros

Pé Ligeiro

Os últimos jogos em que o Braga jogou ao nível ou melhor que os grandes e em que poderia (e deveria) ter vencido qualquer um dos jogos gerou uma onda de optimismo e de grande expectativa que fica agora um pouco abalada com esta derrota (imerecida) contra o Leixões.
A esperança continua elevada e há boas razões para isso, pois sente-se que a equipa está ao nível e com alguns acertos pode conseguir grandes feitos.
Sou da opinião que deve haver alguma contenção na euforia, quer em sentido positivo, quer em sentido negativo.
Para a vaidade e devoção não há limites estabelecidos - é aquilo que se passa connosco!
BRAGA SEMPRE MAIS!

A.COSTA

Penso que a água benta que muitos deram nos ajudou a perder o jogo. Quando muita gente começou a dizer que o Braga era a equipa que melhor futebol jogava na Liga e tal ... pimba ... 1 derrota de todo inoportuna. Por isso sugiro o fato da humildade para que os bons resultados regressem rapidamente.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Anabela

No primeiro ponto não concordo totalmente.
O SCBraga contra o Leixões fez uma grande exibição e, além de dominar o jogo todo e encostar o Leixões ao seu meio campo, teve várias oportunidades para marcar e o Leixões teve uma aínda na 1ªparte. No entanto conseguiu ganhar com um auto-golo disparatado. Ninguém nos garante que se não fosse o auto-golo o SCBraga não teria vencido. O SCBraga fez um bom jogo e não ganhou. O mesmo aconteceu contra o guimarães, académica, ACMilan e contra o Wolfsburg.
Os únicos jogos em que penso que o SCBraga poderia ter feito mais e melhor foram contra o Leixões (fora) Naval, Chaves, Rio Ave (taça da liga), Nacional (taça portugal) e Trofense (fora). 
Não nos podemos esquecer que os adversários também jogam e por vezes têm também muita qualidade.

xpt_nautilus

O problema é que todos sentimos que podemos dar o salto e colar-nos aos grandes, que podemos lutar com eles taco a taco pelo titulo, ou por um lugar no podio, mas pura e simplesmente nao conseguimos, tal como o Kilo me disse uma vez parece uma especie de destino. Fico chateado com a derrota, nao por perder, mas porque podiamos dar esse salto e pura e simplesmente nao conseguimos. Acho que é isso que me desgosta mais, como naquela meia final contra este mesmo Leixoes, às vezes o Céu parece tao perto, mas acabamos por descer ao abismo!

Kilo

 Nunca vi, nos meus perto de 20 anos de Braga, uma equipa tão guerreira como esta! Uma equipa que assume os jogos, seja qual for o estádio e o adversário, salvo raríssimas excepções!


Se somos, efectivamente, das equipas que melhor joga, porque não assumi-lo?? Porque perdemos um jogo de uma forma quase inexplicável e onde fomos, de longe, melhores do que o adversário?

Não consigo entrar, em relação ao Braga, em discursos miserabilistas! Somos bons, somos melhores do que a maioria e temos de nos assumir como tal! Temos tido um ou outro precalço inesperado? Sim, mas isso não faz de nós piores do que o valor que sabemos ter!

Se queremos ganhar titulos, se queremos ser melhores, não podemos estar À espera de apanhar os outros distraídos! Temos de nos assumir e ir pra cima deles! Até porque como vimos, mesmo a equipa toda poderosa que ganha em todos os estádios de forma inigualável,veio pra cá defender o pontinho com 10 jogadores de campo em frente à baliza!

Tou farto de água benta! Temos qualidade pra muito mais do que o que temos conquistado, e só podemos almejar sempre mais, senão, ficamos estagnados!

rvx

Acho que o Braga tem um grande problema, dado que não consegue adaptar o seu futebol a equipas que defendam. Por mais que digam que, contra o Leixões, tivemos azar, é uma verdade inegável que grande parte do nosso domínio consistiu numa troca de bola lenta, e poderíamos ter criado mais oportunidades de golo. Tenho quase a certeza de que se o Frechaut não tivesse marcado golo, haveria um empate. Este problema já se manifestou noutros jogos, dos quais me recordo do jogo com a Naval, Leixões fora, Académica, entre outros. Em todos eles, praticamos um futebol razoável ou muito bom, mas não fomos capazes de lançar ataques rápidos para romper as sólidas defesas que se opuseram ao nosso ataque.

Catarina

A maiora das equipas mostra muita dificuldade em jogar contra adversários que defendem com a equipa toda... o Braga não é excepção, mas se é realmente um problema o JJ deveria tentar em resolvê-lo...
Acho que, como já disse um forista, é o destino e quando parece que estamos quase a atngir algo inédito, caímos na realidade e voltamos à estaca zero...
Concordo quando se diz que os jogadores contra as equipas pequenas não têm ambição, mas acho que no ínicio da época isso era mais notório, agora acho que já se esforçam mais, em todos os jogos.
Temos uma boa equipa, excelentes jogadores, um excelente treinador (lembro-me de uma altura dizer isso aos meus primos e eles começaram a rir-se...), temos tudo para ganhármos alguma coisa, mas lá está... falta sempre alguma coisa, sorte, equipas dispostas a jogar futebol, etc...

rubenmiguel

MAIS EFICACIA NA CONCRETIZAÇÃO E ACIMA DE TUDO CONCENTRAÇÃO DO PRIMEIRO AO ULTIMO MINUTO.

Sérgio_Gonçalves

A falta de eficácia é o nosso calcanhar de Aquiles.

2378


Humildade acima de tudo também para os adeptos, resalvo a última frase.

"Pergunto, será que alguns, que se dizem braguistas, são assim tão diferentes dos adeptos dos ditos grandes?"

  Quanto aos nossos Gverreiros não penso que tenha faltado essa humildade, sinceramente não, a finalização é que ai jesus.

Vlad

Só nos falta uma coisa: começar a mete-las lá dentro mais amiúde.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

VVCEPHEI

Quote from: Zé on 15 de February de 2009, 21:40
2/11    Académ  1-    SCB        0

Correcção:

2/11    Académ  1-    SCB       1


joaobl03

Acho que existe consenso sobre o motivo que mais nos preocupa : a má finalização , que apesar de tudo não é só culpa do Renteria .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

rvx

Nós, contra equipas que tentem jogar o jogo pelo jogo, conseguimos impôr muito respeito. Só falta mesmo nos restantes jogos. Mas, sem dúvida alguma, alguma eficácia resolvia o problema.