News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 07/02

Started by Bruno3429, 07 de February de 2009, 07:37

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Este sábado há andebol. O ABC defronta o Àguas Santas na Maia

ABC joga hoje com o Àguas Santas, na Maia, uma partida a contar para a 15ª jornada da Liga de Andebol.

A formação academista está apostada em continuar na senda das vitórias rumo aos play offs.

Depois das vitórias sobre o Benfica e Sporting, o ABC procura a terceira vitória consecutiva no campeonato.

Jorge Rito adverte, contudo, para as dificuldades para esta partida, até porque o Àguas Santas conquistou uma vitória em Braga no jogo da primeira volta.

Carlos Matos é a ausência de vulto no ABC para o jogo desta tarde, uma vez que foi suspenso por um jogo.

Àguas Santas- ABC está marcado para as 18 horas no Pavilhão do Àguas Santas, na Maia.

Antena Minho

Bruno3429

Paulo César é baixa para a deslocação a Alvalade

Paulo César está de fora das opções do técnico Jorge Jesus para a deslocação a Alvalade. O avançado brasileiro foi o grande ausente da sessão de trabalho de ontem do plantel do Sporting de Braga com vista à preparação do jogo como Sporting, agendado para amanhã.
Paulo César nem sequer subiu ao relvado - a par do defesa Rodriguez, que prossegue trabalho de recuperação - e, de acordo com o boletim clínico do clube arsenalista, ficará ausente do confronto em Alvalade devido a uma rotura muscular do gémeo interno da perna esquerda. O bras ileiro efectua tratamento e constitui, assim, uma das baixas da equipa, juntamente com o peruano Rodriguez (o atleta continua em trabalho condicionado após uma cirurgia ao ombro esquerdo) e Bruno Tiago.

Quanto às novidades, o central Moisés deverá regressar à titularidade em Alvalade, depois de ter sido poupado pelo técnico no último jogo com o Paços de Ferreira. Moisés tem dado nos últimos dias bons sinais de recuperação, prevendo-se, assim, que retome o lugar no quarteto defensivo arsenalista no confronto de amanhã com os leões.


Orlando Sá: "É fantástico"

Simplesmente duas palavras. "É fantástico", revelou Orlando Sá. O jovem avançado do Sp. Braga expressou, desta forma, a estreia e surpresa na convocatória de Carlos Queiroz para o particular com a Finlândia, na próxima quarta-feira. Em pouco mais de três meses, Orlando Sá 'saltou' para a ribalta após três golos apontados ao serviço dos sub-21 e viu agora o trabalho premiado com a chamada à selecção principal.
"Na verdade fiquei um pouco surpreendido. Tinha a ambição de chegar lá, mas, sinceramente, nunca pensei que fosse tão cedo. Agora que estou lá vou lutar por um lugar", confessou o avançado à margem da visita ao CLIB.

Orlando Sá lembra que todos trabalham com "a ambição de chegar cada vez mais longe", por isso, garante que vai agarrar a oportunidade a cem por cento: "se tiver a felicidade de o seleccionador me dar uma oportunidade vou fazer por corresponder às expectativas das pessoas que acreditam em mim". Para o avançado - que se estreia na selecção A aos 20 anos - o jogo permitirá "ao seleccionador conhecer melhor alguns jogadores", daí que a prioridade "é mostrar que temos qualidade para lá estar".

Orlando diz que a chamada à selecção não significa mais minutos ou a titularidade no Sp. Braga, até porque, essa é uma escolha do técnico: "luto todos os dias e trabalho para corresponder àquilo que me pedem. O resto é o treinador que decide. Todos trabalhamos para o mesmo , as decisões dos treinadores não podem ser questionadas, mas sim respeitadas e é o que faço todos os dias", explicou, acrescentando que Eduardo será um dos apoios na selecção. E o guarda-redes até já deixou um conselho: "'bichinho' tranquilo. Vamos lá mostrar o nosso valor", sorriu.

"Go Braga go, you are the best'

Desta vez, o apoio aos Guerreiros do Minho teve sotaque inglês. "Go Braga go", "You are the best" e "We love Braga" foram as frases mais ouvidas na recepção à comitiva do Sp. Braga no CLIB - Colégio Luso Internacional de Braga. Cerca de 200 alunos do colégio receberam André Leone e Orlando Sá num ambiente de festa ao estilo 'british', com direito a um vídeo, música e cartazes de incentivo aos jogadores. Para além de postais autografados, os jogadores entregaram ainda uma camisola do Sp. Braga a um dos alunos. Uma prenda especial, em dia de aniversário: "Foi um bom presente, não sabia que tinha sido o escolhido. Faço hoje [ontem] 16 anos e foi uma boa prenda. Sou sócio do Sp. Braga e também desportista, jogo basquetebol na equipa de cadetes, também já fui jogador das equipas de futebol, mas agora gosto mais de basquetebol", contou ao Correio do Minho José Vale. Com um sorriso e já com a camisola do clube vestida, o adepto arsenalista revelou que o sonho era ver o Sp. Braga alcançar "pelo menos o terceiro lugar no campeonato". "Acho que é possível", rematou.


ABC quer manter série vitoriosa

O ABC de Braga desloca-se hoje ao terreno de jogo do Águas Santas, para disputar a partida referente à décima quinta jornada do campeonato da Liga Portuguesa de Andebol.
Para este encontro os bra-carenses partem motivados pelas vitórias conseguidas nas últimas duas jornadas, nomeadamente frente ao Benfica e Sporting.
No entanto, para o treinador Jorge Rito, este é um encontro, apesar do Águas Santas ocupar apenas o nono lugar, no qual espera ainda mais dificuldades do que contra os dois últimos adversários.

"Sei que vimos de duas vitórias muito importantes e que isso é moralizador, mas, no entanto, espero mais dificuldades neste encontro frente ao Águas Santas do que contra Benfica ou Sporting. É verdade que o Águas Santas não ocupa uma posição muito boa na tabela classificativa, mas apesar disso cria-nos sempre muitas d ificuldades, como pode ser visto no resultado do jogo em nossa casa, que perdemos. Apesar de estarmos cientes das dificuldades que vamos ter, estamos confiantes e vamos dar tudo para vencer", referiu o técnico.

O ABC segue neste momento no quinto posto classificativo, a doze pontos do líder FC Porto, mas com menos dois jogos. No entanto, o objectivo dos academistas para esta fase regular do campeonato é terminar em segundo lugar. Jorge Rito defende esse objectivo afirmando que a equipa "vai dar o máximo" para o alcançar. "Temos como meta para esta fase regular conseguirmos terminar em segundo lugar da classificação geral. Sabemos que a liderança do FC Porto já não pode ser praticamente contestada, mas o segundo posto está ao nosso alcance e tudo vamos fazer para conseguir concretizar esse nosso objectivo", refere.


Correio Minho

Bruno3429

Terminar com o jejum
A.M.

A incapacidade arsenalista na hora de atirar à baliza já foi devidamente explorada. É inequívoco que a qualidade de jogo não corresponde aos 16 golos marcados que atiram a equipa para o nono lugar no que a esse item diz respeito. É também inquestionável que são golos que faltam para que os bracarenses possam finalmente pontuar contra os grandes. Em toda a Liga Sagres, só Braga e Marítimo não marcaram a FC Porto, Benfica ou Sporting, mas os insulares podem gabar-se de já terem empatado no Dragão. O Belenenses, que também não conhecia o sabor do golo, provou-o finalmente na semana passada. Agora é vez dos Guerreiros do Minho.

Meyong e Renteria carregam a responsabilidade de mudar a história. E, a julgar pelo último jogo, até parecem de pontaria afinada. É justo que se diga que o camaronês escapa às críticas pela incapacidade finalizadora mostrada nos recentes e famosos jogos com Benfica e FC Porto. Jorge Jesus usou um esquema alternativo e deixou Mossoró solto nas costas de Renteria. Sem resultados práticos, amanhã recuará e não prescindirá do camaronês, um leão indomável à solta em Alvalade. Meyong leva sete golos no campeonato, o que equivale a 44 por cento do total da equipa. Fora de casa marcou dois dos três acumulados: em Paços de Ferreira e na Académica.

A pecha arsenalista na Liga Sagres são precisamente os jogos contra os maiores. Podemos dizer que é a ausência de golos e pontos nesses encontros que relega o clube para o sexto lugar. Se esses jogos fossem subtraídos a todas as equipas, o Braga seria quarto classificado, líder entre os pequenos, portanto.


"Tranquilo, bichinho"

A convocatória de Carlos Queiroz fez de Orlando Sá a estrela maior na visita que ele e Leone fizeram ao Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB). Foi o próprio que ofereceu uma camisola ao aniversariante José Vale. Apesar do presente, o jovem de 16 anos considerou que o ídolo "ainda não tem hipótese na Selecção." Orlando também não deixou de se mostrar surpreendido com a chamada. "Foi das melhores notícias que já recebi. Tinha essa ambição, mas nunca pensei que fosse tão cedo. Fiquei um pouco surpreendido", revelou, deixando para Jorge Jesus a explicação do porquê de só ter jogado 40 minutos durante a época. "Têm de perguntar a ele. As opções não se questionam, respeitam-se", disse, encantado por poder jogar ao lado de Cristiano Ronaldo. "É fantástico. Será um orgulho estar ao lado do melhor do Mundo."

O cicerone será o colega Eduardo, que já lhe deus os parabéns. "Tranquilo, bichinho. Vamos mostrar o que valemos. Foi o que ele me disse", sorriu.


Há sete anos sem ferir leões em Alvalade

O avançado brasileiro Barata e o defesa Ricardo Rocha foram os últimos marcadores bracarenses em Alvalade. Corria a época de 2001/02 e o campeonato que Boloni conquistaria para os leões estava a começar. Entretanto passaram mais de sete anos e o melhor que os minhotos conseguiram foi empatar a zero em 2004/05. De resto, cinco jogos e cinco derrotas e uma diferença de golos de 0-10. Curiosamente, a última vitória foi no ano imediatamente anterior: 1-2.


A 75' de bater a melhor série

João Pereira pode bater amanhã a melhor série da época. No início da temporada o lateral-direito fez oito jogos como totalista e quebrou ao nono, sendo substituído em Bratislava, aos 74 minutos do jogo com o Artmedia que o Braga já vencia por 2-0. Os mesmos oito jogos estão agora igualados. Faltam então 75 minutos para que a melhor série do jogador que já foi preterido por Frechaut seja ultrapassada.


Orlando não tem Ferrari?

Para as crianças do CLIB, um jogador de selecção é sempre uma estrela milionária. Daí o espanto de duas, que correram atrás de Orlando para ver o seu... Ferrari. Surpreendidos por verem o avançado entrar no carro do director de comunicação arsenalista perguntaram onde estava o Ferrari de Orlando. "Deve ter ficado em casa", concluíram.


Moisés auto-excluiu-se do aquecimento

O defesa Moisés faz questão de jogar em Alvalade e protege-se de qualquer situação que o possa lesionar outra vez. O brasileiro nem no aquecimento confia e ontem resolveu sair dele quando o contacto físico se tornou mais intenso. Depois de uma bola disputada entre muitas gargalhadas, Moisés recuou e passou aos alongamentos. Aqueceu sozinho, mas salvaguardou-se de um choque mais complicado. Jorge Jesus tem neste, que é um dos cinco capitães de equipa, um jogador imprescindível e também não quer arriscar.


O Jogo

Bruno3429

Atenção Sp. Braga: Standard segue firme na liderança

EPA/MICHEL KRAKOWSKI
O Standard continua firma na liderança da Liga belga. Nesta sexta-feira, o adversário do Sp. Braga na Taça UEFA foi ganhar ao reduto do Courtrai (0-2).

Milan Jovanovic inaugurou o marcador quando estavam cumpridos 69 minutos, com Wilfried Dalmat a fechar as contas a dez minutos do fim.

Com este resultado o Standard passa a somar 46 pontos, mais cinco que o Anderlecht, que tem dois jogos a menos.

Boloni, treinador do Standard, apostou na seguinte equipa: Espinoza; Camozzato, Mangala, Mikulic, Onyewu; Dalmat (Ingrão, 87m), Defour, Nicaise, Witsel (Goreux, 69m); Jovanovic (Carcela-Gonzalez, 90m) e Mbokani.


Maisfutebol


Bruno3429

Aí está o superfevereiro - a antevisão Record/ Destak

Enquanto o Dragão se veste de gala para o clássico dos primeiros, os leões recebem os aspirantes de Braga. Ainda não se decide mas já se define muito.

FC PORTO-BENFICA - O clássico que justificou prioridade sobre as outras competições

Não vai decidir o título - a segunda volta ainda agora começou - mas a recepção do líder ao 2.º classificado foi suficientemente importante para justificar mais uma guerra de bastidores e desmobilizar alguns dos principais artistas de competições comparativamente acessórias.

Tanto FC Porto como Benfica têm consciência de que ganhar domingo no Dragão é ganhar embalagem para o título. As águias não venceram fora nos últimos 2 jogos (desde o 6-0 ao Marítimo) e, curiosamente, os dragões não triunfaram nos últimos 2 encontros em casa. Nem marcaram golos!

No entanto, nada disto conta num FC Porto-Benfica. Nem sequer a respeitosa série de 9 jogos invicta que leva já a equipa de Jesualdo.

SPORTING-SP. BRAGA

Depois de 2 empates (Choupana e Trofa), o Sporting regressa ao bem bom de Alvalade onde, curiosamente, perdeu quase metade dos pontos (8 em 17). Atento ao Dragão, o leão não pode vacilar mas terá pela frente uma equipa massacrada pelas arbitragens nos recentes dois jogos com grandes e, por isso... revoltada.


P. FERREIRA-BELENENSES

Nos últimos 6 jogos, o Belenenses fez mais 1 ponto do que o adversário, insuficiente para recuperar posições na tabela. Nada melhor do que o confronto directo com quem está imediatamente à frente para o fazer, para mais num terreno habitualmente hospitaleiro mas sendo certo que o empate, desta vez, será curto.

NAVAL-NACIONAL

As aspirações europeias do Nacional sofreram um pequeno rombo com os 4 pontos perdidos nos últimos dois jogos, na Choupana, apesar de (ou... sobretudo por) os adversários terem sido o Sporting e o Leixões. A tranquilidade da Naval pode ser uma oportunidade mas os madeirenses nunca ganharam na Figueira.

LEIXÕES-TROFENSE

Há 7 jogos que o Leixões não ganha. A sensação da Liga não pode desperdiçar a oportunidade de somar 3 pontos, sob pena de ficar ameaçada a manutenção na zona europeia. De outra manutenção trata o Trofense que, após ganhar ao Benfica, já empatou FC Porto e Sporting, mas não foi capaz de ganhar ao P. Ferreira...

RIO AVE-ACADÉMICA

Apenas 3 pontos nos últimos 8 encontros (2-0 à Naval, já lá vão 6 jogos...) transformam em pesadelo o trajecto do lanterna vermelha. Num terreno hostil, a Académica (que nos últimos 6 jogos só perdeu com a Naval mas que, com os dois últimos, forma o trio dos que nunca triunfaram fora) tudo fará para prolongar a crise vila-condense.

V. GUIMARÃES-MARÍTIMO

Nos últimos 8 jogos, fizeram ambos 12 pontos mas o arranque do Marítimo permite-lhe estar em zona europeia, enquanto os vimaranenses se contentam como líderes do segundo pelotão (em 8.º lugar). Em casa, depois do único triunfo (Leixões), a equipa de Cajuda voltou aos empates...

E. AMADORA-V. SETÚBAL

Desde o empate na Luz (2-2), o Vitória só fez mais 1 ponto (Leixões) em 6 jogos e caiu para a zona da despromoção. Melhor está o Estrela que, desde o ciclo dos grandes, alterna os empates fora (3) com triunfos em casa (2). O 9.º lugar dá-lhe uma tranquilidade... preocupante para os sadinos.

por Luís Óscar, editor-executivo do Record


Destak

Pé Ligeiro

(Atenção Sp. Braga): Standard Liège vitorioso

O Standard Liège, adversário do Sp. Braga na Taça UEFA, foi esta noite vencer ao terreno do Kortrijk, por 2-0, em jogo da 21.ª jornada do campeonato belga.

Jovanovic e Dalmat apontaram os dois golos que possibilitaram ao Standard Liège vencer na deslocação ao recinto do Kortrijk. Este resultado reforça a liderança da equipa de Liège na liga local.

IN  ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Zav

21 CONVOCADOS PARA O JOGO COM O SPORTING  

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, convocou 21 jogadores para o encontro com o Sporting (domingo, às 19h00, em Alvalade), em partida a contar para a 17ª jornada da Liga Sagres.

A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Paulo Jorge, Evaldo, Edimar, Jorginho, Frechaut, Luís Aguiar, Vandinho, César Peixoto, Mossoró, Alan, Matheus, Orlando Sá, Meyong, Stélvio e Renteria.

In "scbraga.pt"

Pé Ligeiro

Jorge Jesus: «Vamos dividir jogo com Sporting»
CONVOCA O DEFESA PAULO JORGE PELA 1.ª VEZ ESTA ÉPOCA 

 

Jorge Jesus acredita que o Sporting de Braga irá viajar até Alvalade confiante de que poderá "dividir o jogo, tal como fez com o FC Porto e com o Benfica".

Contudo, o treinador bracarense espera encontrar amanhã um Sporting mais forte do que o do ano passado, que se reforçou "para se aproximar do FC Porto, que foi campeão".



Quanto ao juíz da partida, o portuense Jorge Sousa, o treinador revelou-se tranquilo: "Já disse há um mês que, para mim, ele é o melhor árbitro português da actualidade".



A lista de convocados de Jorge Jesus para o encontro de amanhã com o Sporting apresenta uma novidade, o defesa Paulo Jorge, que regressa à convocatória do Braga pela primeira vez esta época.



Frechaut, apesar de constar da lista dos 21 eleitos para a viagem até Lisboa, foi convocado à condição, devido a indisposição física.





Convocados



Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;


Defesas: Paulo Jorge, Moisés, Evaldo, Frechaut, Leone, João Pereira, Edimar e Filipe Oliveira;


Médios: Mossoró, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, César Peixoto e Jorginho;


Avançados: Orlando Sá, Matheus, Renteria, Meyong e Alan.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Sp. Braga: Quase na máxima força para Alvalade

Jorge Jesus tem o plantel praticamente na máxima força tendo em vista o confronto com o Sporting, vendo-se apenas privado de Paulo César e Rodriguez para a deslocação a Alvalade.

Os dois jogadores ficaram fora do lote de 21 eleitos do técnico arsenalista, por se encontrarem a recuperar de lesões. César Peixoto e Moisés, que apresentaram limitações durante a semana, viajam para Lisboa.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;

Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Paulo Jorge, Evaldo e Edimar;

Médios: Jorginho, Frechaut, Luís Aguiar, Vandinho, César Peixoto, Mossoró, Stélvio e Alan;

Avançados: Matheus, Orlando Sá, Meyong e Renteria.

A BOLA

JotaCC

Paulo Jorge apto para Alvalade

O defesa central Paulo Jorge, lesionado desde o início da temporada, é a grande novidade nos convocados do Sporting de Braga para o jogo da 17ª jornada da Liga de futebol, domingo, diante do Sporting, no Estádio de Alvalade.

O capitão bracarense, 28 anos, fracturou um dedo do pé em Agosto e, após lenta recuperação, estreia-se nos convocados na Liga portuguesa ante o Sporting, quarto classificado com 31 pontos. O Sporting de Braga é sexto, com 26.

A chamada de Paulo Jorge terá muito que ver com a dúvida sobre a utilização de Frechaut, acometido de uma gastroenterite na noite de sexta-feira, e com o facto de Moisés não estar nas melhores condições físicas.

Frechaut, que tem jogado no eixo da defesa, seguiu ainda assim para Lisboa, mas é dúvida até à hora do jogo.

De regresso aos eleitos de Jorge Jesus estão também Filipe Oliveira, Edimar e Matheus, enquanto que a única saída é a do avançado Paulo César, por lesão.

O jogo tem início às 19:00 de domingo, no Estádio de Alvalade, em Lisboa, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.
Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Moisés, Evaldo, Frechaut, André Leone, Filipe Oliveira e Edimar.
Médios: Vandinho, Luís Aguiar, Stélvio, Jorginho, Mossoró e César Peixoto.
Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus e Orlando Sá.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Jesus assume «revolta» antes de Alvalade

Jorge Jesus diz sentir alguma «revolta» por o Sp. Braga não estar a lutar, neste momento, pelos lugares cimeiros da classificação, em alusão aos erros de arbitragem que marcaram os confrontos com Benfica e FC Porto. Na expectativa de que os erros não se repitam em Alvalade, o técnico garante que os arsenalistas vão «dividir o jogo» com o Sporting.

«Estamos a atravessar uma boa fase, temos demonstrado isso nos últimos jogos e estamos muito confiantes para fazer outro grande jogo», afirmou Jorge Jesus, em conferência de imprensa, deixando a garantia: «Seguramente, tal como contra Benfica e FC Porto, a equipa vai dividir o jogo».

Não obstante o discurso de confiança, o técnico admitiu temer «o valor da equipa do Sporting», e não deixou de justificar os seus receios: «Está mais forte que o ano passado, reforçou-se para estar mais perto do vencedor do campeonato, tal como o Benfica».

Segundo Jorge Jesus, o Sp. Braga «vai jogar para os quarto ou quinto lugares até ao fim do campeonato, dada a desvantagem pontual para os três grandes e sobretudo em relação aos dois primeiros». «Podíamos estar mais à frente, bastava ter empatado com FC Porto e Benfica, tínhamos mais dois pontos e essas equipas menos dois cada uma», lembrou, rematando: «Apesar de estarmos ao nível dos melhores, sinto revolta por não podermos disputar os primeiros lugares».

A BOLA

JotaCC

A estreia de Paulo Jorge
FRECHAUT CONTINUA EM DÚVIDA PARA ALVALADE
   
O defesa-central Paulo Jorge, lesionado desde o início da temporada, é a grande novidade nos convocados do Sporting de Braga para o jogo da 17.ª jornada da Liga frente ao Sporting, no Estádio de Alvalade, no próximo domingo.

O capitão bracarense, 28 anos, fracturou um dedo do pé em Agosto e, após lenta recuperação, estreia-se nos convocados na Liga. A chamada de Paulo Jorge terá muito a ver com a dúvida sobre a utilização de Frechaut, acometido de uma gastroenterite na noite de 6.ª feira e com o facto de Moisés não estar nas melhores condições físicas.

Frechaut, que tem jogado no eixo da defesa, seguiu ainda assim para Lisboa, mas é dúvida até à hora do jogo. De regresso aos eleitos de Jorge Jesus estão também Filipe Oliveira, Edimar e Matheus, enquanto que a única saída é a do avançado Paulo César, por lesão.

RECORD

JotaCC

Jorge Jesus defende que o Sporting de Braga vai lutar pelo quarto ou quinto lugar porque a diferença pontual já é grande     

O Sporting de Braga quer vencer em Alvalade, mas Jorge Jesus não aponta os minhotos para uma luta pelos três lugares do pódio. O treinador dos bracarenses refere que a diferença pontual já é considerável.

Jorge Jesus salienta mesmo que Benfica e Sporting estão mais fortes do que no ano passado e que são equipas que perdem poucos pontos.

Sobre o seu adversário de amanhã o técnico destaca que a ausência de Liedson é um ponto favorável aos minhotos.

Jorge Jesus abordou ainda a questão da arbitragem, uma vez que pela frente está novamente um dos três grandes. O técnico recorda uma afirmação em Coimbra, onde disse que Jorge Sousa era o árbitro em melhor momento em Portugal.

O jogo entre o Sporting e o Sporting de Braga realiza-se amanhã no Estádio de Alvalade, a partir das 19 horas e na lista de convocados de 21 jogadores destaque para os regressos do capitão Paulo Jorge e o extremo brasileiro Matheus.


Jorge Jesus elogia Carlos Queiroz e considera Orlando Sá em processo de aprendizagem     

No lançamento do jogo com o Sporting, Jorge Jesus, abordou a convocatória da selecção nacional para o particular com a Finlândia. O técnico elogiou Carlos Queiroz e falou ainda de Orlando Sá, destacando que o avançado está em processo de aprendizagem.

Na óptica de Jorge Jesus a convocatória de Carlos Queiroz é acertada, destacando que o seleccionador nacional pode tirar dividendos para os jogos oficiais com algumas apostas mais surpreendentes.

Sobre o jovem Orlando Sá, o treinador dos bracarenses garante que o ponta-de-lança está em processo de crescimento em várias vertentes.

Refira-se que para além de Orlando Sá, o guarda-redes Eduardo também foi chamado à selecção nacional e deve mesmo ser titular no particular com a Finlândia.

ANTENA MINHO

JotaCC

Jesus diz que vai a Alvalade para ganhar

O treinador do Sporting de Braga garantiu hoje que a equipa vai entrar para ganhar ao Sporting, no jogo da 17ª jornada da Liga de futebol, domingo, no Estádio de Alvalade.

De acordo com Jorge Jesus, as expectativas para o jogo "são as melhores", porque a sua equipa vai jogar com um adversário que está à sua frente e é candidato ao título.

"Mas estamos a atravessar uma boa fase, temos demonstrado isso nos últimos jogos e estamos muito confiantes para fazer outro grande jogo", disse Jorge Jesus.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo de Alvalade, Jesus previu que, "seguramente, tal como nos jogos contra Benfica e FC Porto, a equipa (Braga) vai dividir o jogo".

O técnico desvalorizou ainda uma eventual vantagem da equipa minhota sobre a "leonina" por esta ter jogado a meio da semana, com o FC Porto, para a Taça da Liga.

"Se tivesse sido na quinta-feira acreditava que sim, mas como foi na quarta-feira acho que dá para recuperar a equipa, até porque com o FC Porto houve apenas um nicho [de jogadores da equipa habitualmente titular] que jogou. Acho que não vai ter influência alguma", considerou.

Sobre o embate com a turma sportinguista, o treinador "arsenalista" admitiu temer "o valor da equipa do Sporting".

"Está mais forte que o ano passado, reforçou-se para estar mais perto do vencedor do campeonato, tal como o Benfica", disse.

A ausência do avançado sportinguista Liedson, por lesão, não vai mudar a estratégia do Sporting de Braga.

"Não vamos dizer que o Liedson não é um jogador de grande importância no ataque do Sporting, claro que é, e é muito melhor para nós que ele não jogue, mas também temos jogadores importantes que não vão poder jogar", revelou.

Um desses jogadores poderá ser Frechaut que, apesar de ter seguido viagem para Lisboa, está em dúvida até à hora do jogo, porque foi acometido de uma gastroenterite na noite de sexta-feira.

O treinador disse ainda não ter "nenhum receio das arbitragens".

"Já falei o que tinha a falar e até considero Jorge Sousa [árbitro do jogo de domingo] o melhor árbitro português da actualidade", afirmou.

Segundo Jorge Jesus, o Braga "vai jogar para os quarto ou quinto lugares até ao fim do campeonato, dada a desvantagem pontual para os três grandes e sobretudo em relação aos dois primeiros", disse.

Mas o treinador não esquece os jogos com Benfica e FC Porto e as arbitragens polémicas: "Podíamos estar mais à frente, bastava ter empatado com FC Porto e Benfica, tínhamos mais dois pontos e essas equipas menos dois cada uma", lembrou.

Ainda assim, Jorge Jesus assumiu que "o Braga está claramente entre as melhores equipas do país" e admitiu alguma "revolta" por não poder disputar os primeiros lugares, numa alusão aos erros de arbitragem naqueles jogos.

Sobre a convocatória de Orlando Sá por Carlos Queiroz para a selecção A, Jorge Jesus disse-se "satisfeito" e afirmou ainda estar "inteiramente de acordo com a ideia desta convocatória".

"Fico satisfeito por ele ter sido chamado à selecção A. É um jogador que está a ser trabalhado a pouco e pouco, está crescer em todos os sentidos do jogo, tem apenas 20 anos e o ano passado jogava na II B, no Maria da Fonte. Tem jogado 15, 20 minutos e tem estado sempre a somar pontos", disse.

Jesus discordou ainda de algumas críticas à convocatória de Queiroz, que defendem não ser altura de experiências. "Não tenho essa opinião, há muito tempo para preparar o grande objectivo e há dois ou três jogadores que foram agora chamados que podem integrar convocatórias futuras", defendeu.


O JOGO

JotaCC

Madeira SAD e ABC vitoriosos

Madeira SAD e ABC venceram este sábado Sp. Horta e Águas Santas, respectivamente, em jogos relativos à 15.ª jornada do Campeonato da Liga de andebol.

A jogar no seu reduto, a equipa madeirense impôs-se por 31-23, ao passo que os minhotos venceram na Maia por 28-19.

O campeão nacional Benfica entra em campo amanhã contra o São Bernardo, enquanto o líder FC Porto defronta o Belenenses, no Restelo, à procura da sua 100.ª vitória nos jogos disputados na fase regular.

Resultados:
Sábado
Madeira SAD – Sp. Horta, 31-23
Águas Santas - ABC, 19-28

Domingo
São Bernardo – Benfica
Belenenses - FC Porto
Folga: Sporting

Classificação:
1. FC Porto 13 jogos/36 pontos
2. Benfica 13/30
3. Madeira SAD 13/28
4. ABC 12/27
5. Belenenses 13/26
6. Sporting 13/23
7. S. Bernardo 12/22
8. Águas Santas 14/20

A BOLA

JotaCC

Jorge Jesus anuncia que Sp. Braga vai a Alvalade para ganhar

Jorge Jesus garante que o Sp. Braga vai este domingo ao Estádio de Alvalade com o intuito de regressar a casa com três pontos. O treinador diz que as suas expectativas para o jogo da 17ª jornada «são as melhores» porque a sua equipa vai defrontar um adversário que está à sua frente e que é candidato ao título.

«Estamos a atravessar uma boa fase, temos demonstrado isso nos últimos jogos e estamos muito confiantes para fazer outro grande jogo», destacou, garantindo que, «tal como nos jogos contra Benfica e F.C. Porto, a equipa vai dividir o jogo».

Jorge Jesus desvalorizou o facto do Sporting ter jogado a meio da semana com o F.C. Porto e a ausência de Liedson por lesão. «Não vamos dizer que o Liedson não é um jogador de grande importância no ataque do Sporting, claro que é, e é muito melhor para nós que ele não jogue, mas também temos jogadores importantes que não vão poder jogar», comentou. Um desses jogadores é Frechaut que, apesar de ter seguido viagem para Lisboa, está limitado com uma gastroenterite e em dúvida para o jogo de domingo.

O treinador não pode ainda contar com o avançado Paulo César, por lesão, mas volta a contar com o defesa Paulo Jorge, recuperado de uma fractura num dedo do pé que o impediu de jogar desde o início da temporada.

Lista de convocados

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.
Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Moisés, Evaldo, Frechaut, André Leone, Filipe Oliveira e Edimar.
Médios: Vandinho, Luís Aguiar, Stélvio, Jorginho, Mossoró e César Peixoto.
Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus e Orlando Sá.

MAIS FUTEBOL