News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 06/02

Started by Bruno3429, 06 de February de 2009, 07:31

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sporting de Braga: Orlando e Eduardo na Selecção A

O avançado do Sporting Clube de Braga Orlando Sá foi uma das grandes surpresas na convocatória divulgada, ontem, pelo seleccionador Carlos Queiroz, tendo em vista o encontro particular da próxima quarta-feira, frente à formação da Finlândia, com início marcado para as 20.45 horas, no Estádio do Algarve.

Apesar de não contar ainda com muitos minutos de jogo ao serviço do Sp. Braga, na presente temporada (apenas 46 minutos na Liga Portuguesa de Futebol, um minuto na Taça UEFA e sete na Taça Intertoto), Orlando Sá foi aposta do seleccionador Carlos Queiroz que mostra, desta forma, acreditar que o avançado poderá ser uma opção já para o presente, mas principalmente para o futuro da selecção.

Quando soube da convocatória, Orlando Sá afirmou ter ficado muito satisfeito. "Fiquei orgulhoso com esta chamada à Selecção Nacional A, sendo este um objectivo que todos os jogadores pretendem atingir e eu tenho a felicidade de, aos 20 anos, poder concretizar este sonho. Esta chamada é o corolário do trabalho que tenho vindo a realizar no Sp. Braga e nas camadas jovens da selecção, que já representei nos Sub-18, Sub-19, Sub-20 e Sub-21", declarou.

Com apenas 20 anos, o jogador tem um enorme potencial e também tempo para poder evoluir ainda mais, mas para já vai demonstrando estar bem ciente do trabalho que tem pela frente.
"Tenho aprendido e crescido muito esta temporada no SC Braga, com a ajuda dos meus colegas e da equipa técnica, e quero corresponder às expectativas de quem tem apostado em mim, mantendo sempre os pés bem assentes no chão", afirmou o jogador.


Eduardo permanece nos convocados

O guarda-redes arsenalista Eduardo também faz parte da convocatória de Carlos Queiroz, e permaneceu na lista de atletas seleccionados. O bracarense tem sido aposta do seleccionador nacional nos últimos encontros da equipa portuguesa e, com as boas exibições que tem realizado no campeonato, continua a confirmar que está à altura das chamadas para representar Portu- gal.

O encontro frente à Finlândia tem como objectivo a preparação para o próximo desafio a contar para a fase de apuramento do Campeonato do Mundo, que será frente à Suécia, no dia 28 de Março, no Estádio do Dragão e que devido à actual classificação de Portugal no grupo 1 (terceiro classificado), assume importância extrema para a luta pelo apuramento.

Correio Minho

Bruno3429

600 mil euros no bolso
PEDRO ROCHA

Reflexo da conjuntura económica actual, marcada por uma retracção global que também já atingiu a esfera do futebol, o Braga viu-se obrigado a despir, temporariamente, a pele de vendedor de talentos. O que está a dar agora é ceder ou emprestar os jogadores menos utilizados e, só com isso, os minhotos vão poupar 600 mil euros em salários até ao fim da época, o equivalente a uma transferência de dimensão média. Não é uma novidade para a generalidade dos clubes, mas para os minhotos representou uma viragem significativa de rumo. Basta pensar que em apenas cinco anos anos, desde que António Salvador assumiu a presidência, a SAD encaixou qualquer coisa como 19,05 milhões de euros, resultantes, em exclusivo, de transferências. Uma fortuna razoável, digna de causar inveja aos três grandes. Pelo meio, numa curiosa aliança com a agência Gestifute, do empresário FIFA Jorge Mendes, o Braga conseguiu até empréstimos pagos a "peso de ouro", pelo coreano Kim Dong e pelo português João Tomás. Entre 2004 e 2007, a actividade negocial foi intensa, mas acabou por abrandar a partir de 2008 até congelar em definitivo, após a partida de Luís Filipe para o Benfica no Verão do ano anterior, a troco de 500 mil euros e da cedência, em definitivo, de João Pereira. Por força das circunstâncias, será difícil repetir tantos negócios milionários, mas nem por isso a sociedade desportiva perdeu de vista o princípio básico de contratar jovens promissores, livres de compromissos, sendo Rodriguez e Linz as únicas excepções. À primeira oportunidade, na recente reabertura do mercado de transferências, os minhotos mostraram como se deve fazer: cederam alguns dos jogadores menos utilizados, nomeadamente Dani Mallo (Falkirk), a título definitivo, e Kieszek (Setúbal), Madrid (FC Porto) e Linz (Grasshopper), todos por empréstimo, tornando assim mais leve o quadro salarial do plantel. Mas há mais para além disto, porque os arsenalistas têm realmente olho para o negócio. Se Kieszek e Linz terão de se apresentar em Braga a partir da nova época, já o argentino Andrés Madrid poderá nem regressar à base caso o FC Porto accione a opção de compra do seu passe, cifrada em 1,5 milhões de euros. Se assim for, significará um saudável regresso ao passado.


Quando Nunes custou 2,5 milhões

O Top 10 dos melhores negócios do Braga é liderado pelo português Nunes. Vendido a meio de 2005/06, o central rendeu 2,5 milhões de euros, mas ainda poderá proporcionar novos ganhos, em caso de uma futura transferência, pois os espanhóis do Maiorca só adquiriram metade do seu passe. O médio João Alves e o avançado Cícero, contratados pelo Sporting e Dínamo de Moscovo por dois milhões (metade do passe) e 2,2 milhões de euros, respectivamente, são os recordes seguintes do gigante do Minho, que se estreou numa dinâmica de vendas sem igual no seu historial com a transferência do guarda-redes Quim.


Standard de Liège observado hoje


Líder do campeonato belga com 43 pontos, mais dois do que o Anderlecht, o Standard de Liège visita esta noite o KV Kortrijk, 11º classificado, e será atentamente avaliado no local pelos pelos técnicos analistas Marco Pedroso e Miguel Quaresma. Esta será a se-gunda observação ao adversário do Braga para os 16 avos-de-final da Taça UEFA. De resto, já ficou estabelecido que a equipa arsenalista ficará num hotel quatro estrelas em Liège, no jogo da segunda mão.


Inquérito Online

O árbitro Paulo Costa foi avaliado com 2,3 valores pelo observador do Braga-FC Porto. Em quanto o avaliaria?

Numa votação recorde e histórica, que contou com 2213 participantes, a maioria avaliaria o árbitro Paulo Costa com um zero. As restan-tes notas mais votadas foram o 1 e o 3; já os mais condescendentes dariam um 5.

Nota 0 34%

Nota 1 24%

Nota 2 12%

Nota 3 13%

Nota 4 5%

Nota 5 12%

N.º de participantes: 2213


O Jogo

Bruno3429

#2
Sangue novo para combater a crise
JOÃO SANCHES/LUÍS PENA VIEGAS

A quente, com a goleada infligida pelo Brasil (6-2) a pesar-lhe no estômago, Carlos Queiroz criticou severamente a forma como a selecção portuguesa se deixou abater no jogo particular combinado para a inauguração do Estádio Walmir Campelo Bezerra - vulgo Bezerrão - e, nessa noite de descalabro, enviou recados assumindo que, entre as escoriações sofridas no orgulho, saía de Brasília com uma certeza: já sabia com que não contava para ir para a selva, numa alusão às escolhas ou exclusões que futuramente haveria de fazer. As palavras, duras, sugeriam mudanças avultadas na convocatória para o amigável com a Finlândia. Mas a expectativa de revolução foi um tanto ou quanto defraudada - só Bosingwa foi riscado... -, pois acima dela ficou o factor surpresa pela inclusão, em estreia absoluta, dos nomes de Gonçalo Brandão (defesa do Siena), Eliseu (extremo do Málaga) e Orlando Sá (avançado do Braga) na lista de 20 jogadores ontem divulgada. É sangue novo que Queiroz injecta no núcleo duro para fazer frente à crise de resultados que, na fase de apuramento para o Mundial'2010, mantém Portugal encravado na terceira posição do Grupo 1, com mais um jogo do que a selecção da Dinamarca, que comanda.

O seleccionador está convencido de que as surpresas cozinhadas não vão desiludir e, mais ainda, são essenciais para o futuro da Selecção. "Estou confiante de que os jogadores que vêm pela primeira vez vão emprestar ar fresco e nova dimensão à equipa. A chamada de Gonçalo Brandão, Eliseu e Orlando Sá premeia esforço, mérito, dedicação e trabalho", assinalou Queiroz numa curta declaração ao portal da FPF.

Comparando o elenco chamado para o embate de preparação com os finlandeses - a realizar às 20h45 de quarta-feira próxima, dia 11, no Estádio Algarve - com o leque de opções tomadas para a partida de má memória de 20 de Novembro, no outro lado do Atlântico, há uma conclusão que se afigura inequívoca: Bosingwa saiu chamuscado do fogo lançado pelos brasileiros sobre a turma das quinas, pois, embora seja titular no Chelsea, não foi enquadrado nas preferências do seleccionador. Uma questão para seguir com cuidado nos tempos mais próximos, sabendo-se que é já no dia 28 de Março que se disputará o Portugal-Suécia, este sim de carácter oficial - e de transcendente importância nas contas do grupo de apuramento.

Esta convocatória, segundo explicou Queiroz, foi concebida respeitando dois grandes objectivos: "Dar mais balanço, equilíbrio, rotinas à própria estrutura da equipa, àquela que mais tarde enfrentará a Suécia e lutará pela ambição enorme de fazermos três pontos em casa. Por outro lado, reflecte uma preocupação que tem a ver com o Mundial. Portanto, é uma convocatória com dimensão presente e futura."


Queda natural de Quim

Dos elementos que haviam sido recrutados para Brasília, outros saltaram agora dos eleitos, mas por motivos distintos: Fernando Meira, que nem sequer saíra do banco no Bezerrão, foi excluído por clara opção técnica; César Peixoto, que apenas jogou os derradeiros minutos, era uma experiência e, pelos vistos, não terá continuidade; Quim perdeu a titularidade no Benfica e, assim sendo, acaba preterido, sem surpresa, por questões técnicas... abrindo uma vaga para Daniel Fernandes (Bochum) preencher; e Simão, lesionado, está fisicamente indisponível para competir no imediato. Quem também está a contas com uma lesão é Ricardo Carvalho, que já não fora escalado para o amigável com o Brasil precisamente por na altura se debater com outra mazela.

Outra novidade, além das caras novas, é a chamada de Duda, que, na opinião do seleccionado nacional, tem jogador "muito bem". O extremo do Málaga - tem ocupado mais vezes o corredor direito, ainda que seja canhoto - não figurava no bloco de notas de Queiroz desde a primeira convocatória assinada pelo sucessor de Luiz Felipe Scolari, tendo em vista o "treino" com as Ilhas Féroe, a 20 de Agosto de 2008. Volta, portanto, ao fim de quase sete meses de "esquecimento". Firme nos cálculos do professor está Tiago, médio da Juventus que até foi titular - saiu ao intervalo - no Bezerrão, mas está sem competir desde 22 de Novembro, dia em que, no braço-de-ferro com o Inter de Milão, foi obrigado a retirar-se de campo logo aos quatro minutos devido a lesão.


Esquerda reinventada e primazia ao ataque

Na tarefa de busca de soluções para o lado esquerdo da defesa, Carlos Queiroz, em vez de tentar Caneira ou Jorge Ribeiro, preferiu "atravessar" a fronteira e pôr os olhos em jogadores que alinham em campeonatos estrangeiros. E dessa pesquisa resulta agora o anúncio da convocação do ex-Belenenses Gonçalo Brandão, que esta época se transferiu a custo zero para o Siena. Polivalente, pode alinhar no lado canhoto da defesa ou sobre o eixo, tendo efectuado, como titular, os últimos seis jogos oficiais da equipa italiana.

É, no entanto, às possibilidades para o sector avançado que Queiroz dá primazia. Senão vejamos: além dos guarda-redes Eduardo e Daniel Fernandes (ver peça à parte), recrutou seis defesas, cinco médios e sete atacantes, sendo o jovem Orlando Sá - pouco utilizado no Braga - a mais forte sensação neste lote, rivalizando com Eliseu, extremo-esquerdo que já passou pelo Belenenses e tem presença assídua na equipa do Málaga.n


Orlando Sá

Saiu do anonimato em Novembro de 2008, ao apontar três golos à Espanha, num jogo particular dos sub-21. Conquistou tanta projecção que, no mercado de Inverno, esteve perto de reforçar o Chelsea, mas acabou por continuar no Braga, onde leva... três jogos na Liga. E nenhum como titular.


3 jogos (nenhum a titular) na Liga

2 jogos (suplente utilizado) na UEFA

0 golos


Eliseu

Também saiu de borla do clube do Restelo, representando há duas épocas o Málaga. Tem sido um dos destaques da formação do Sul de Espanha. Já leva duas dezenas de jogos e cinco golos marcados. Joga a extremo, pela esquerda ou pela direita, trocando com Duda.


19 jogos (16 a titular) na Liga

5 golos

2 jogos (suplente utilizado) na Copa do Rei


Gonçalo Brandão

Em fim de contrato com o Belenenses, transferiu-se a custo zero para o Siena, de Itália. Central de raiz, faz também o lado esquerdo da defesa, e foi para esta posição que Queiroz o chamou. Depois de dificuldades de adaptação, está agora como titular... a central.

6 jogos (todos a titular) na Serie A


Eduardo e Daniel Fernandes lutam pela baliza

Se havia dúvidas, O JOGO fulminou-as na edição desta quarta-feira: Quim, embora estivesse provisoriamente de regresso à baliza do Benfica para enfrentar o Guimarães nas meias-finais da Carlsberg Cup, não tinha sido pré-convocado por Carlos Queiroz tendo em mente o amigável com a Finlândia. Ou seja, era certo que o seleccionador estaria a congeminar outra solução, assente em factores como mérito, rendimento e competência, para a defesa das redes nacionais. Eduardo (Braga) e Daniel Fernandes (Bochum) foram os eleitos de um grupo restrito de guardiães no qual ainda cabiam Rui Patrício (Sporting), que acabou desviado para os sub-21, e Ricardo (Bétis).

Suplente de Quim no último jogo realizado pela Selecção - contra o Brasil -, Eduardo poderá gozar, nesta fase, de alguma vantagem (teórica) sobre o concorrente, ele que, recorde-se, avança para a 17.ª jornada da Liga Sagres na qualidade de guarda-redes menos batido na competição, em igualdade com... Rui Patrício, colega e rival que enfrentará no domingo, em Alvalade.

Daniel Fernandes, por seu turno, tem outros créditos para brandir numa altura em que, aos 25 anos, sentirá que é chegada a hora de jogar uma cartada importante num contexto de afirmação e de valorização, tanto no seio da equipa das quinas como no mercado internacional. Titular inquestionável no Bochum, 15.º classificado da Bundesliga, tem a seu favor o facto de actuar num campeonato muito competitivo, além de possuir uma estampa física boa para a posição. Contra ele estão, essencialmente, as dificuldades no jogo de pés e a pouca identificação com o público.

Frente aos finlandeses, pode até acontecer que cada guarda-redes jogue uma das partes. Do ponto de vista de Queiroz, a convocação de Eduardo e Daniel Fernandes é "sequência e consequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido". O seleccionador não esquece igualmente Rui Patrício, o guardião que, pela forma de pensar do seleccionador, só estará de reserva por ser o mais novo e porque ainda tem espaço nos sub-21.


REACÇÕES

"A Selecção A é o topo que todos os jogadores ambicionam atingir. Não posso esconder que este é um momento especial com o qual sempre sonhei, ainda que tenha a noção de que a concorrência é muito forte. Posso jogar como lateral-esquerdo, embora me sinta melhor como defesa-central. Se for chamado para lateral, vou tentar fazer o meu melhor"

Gonçalo Brandão


"Senti muita felicidade e um orgulho muito grande quando recebi a notícia. É a melhor fase da minha carreira, mas, apesar de estar a trabalhar bem no Málaga, não esperava que esta chamada surgisse já nesta altura. Sonhava em representar a Selecção, mas não tão depressa"

Eliseu


"Fiquei orgulhoso, sendo este um objectivo que todos os jogadores pretendem atingir. Tenho a felicidade de, aos 20 anos, poder concretizar este sonho. É o corolário do trabalho que tenho vindo a realizar no Braga, onde tenho aprendido muito esta época"

Orlando Sá


Surpresas com marca de Jesus

Gonçalo Brandão, Eliseu e Orlando Sá, as três principais novidades nas escolhas de Carlos Queiroz, têm um treinador em comum: Jorge Jesus - com fama (e proveito) de recuperar ou burilar jogadores. O actual técnico do Braga trabalha com um (Orlando Sá) e já trabalhou com os outros dois no Belenenses. Foi Jesus quem, na pré-época, fez questão que Orlando Sá não fosse emprestado.


O Jogo

Bruno3429

Carlos Queiroz: «Estes nomes dão um ar fresco à selecção»

Selecção: Queiroz chama Eliseu, Brandão e Orlando Sá   

Carlos Queiroz explicou, através do site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, a chamada dos estreantes Gonçalo Brandão, Eliseu e Orlando Sá à Selecção nacional. O técnico considera que esses nomes podem ser importantes para a equipa das Quinas a médio prazo, oferecendo um leque alargado de soluções para problemas recorrentes.

«Gonçalo Brandão, Eliseu e Orlando Sá são nomes que dão um ar fresco, uma nova dimensão à selecção nacional. Temos de ter sempre a selecção aberta para os melhores jogadores mas também para soluções para os problemas mais críticos. Penso que são chamadas justas. Há que saudar também o regresso do Duda, que está a jogar muito bem», refere.

O seleccionador nacional deixou uma palavra de incentivo para Rui Patrício: «Eduardo e Daniel são sequência e consequência do trabalho que temos vindo a desenvolver. Quero fazer também uma referência ao Rui Patrício, que só não está aqui porque entendemos que seria bom estar no compromisso da selecção de esperanças. Lamentar ainda a ausência de Simão e Ricardo Carvalho devido a lesões.»

«Estamos a caminho do jogo mais importante da época, frente à Suécia. Esta convocatória insere-se nesse plano de preparação. O jogo com a Finlândia faz parte desse plano de preparação. Queremos dar mais balanço e rotinas à estrutura da equipa. Mas a convocatória reflecte também uma preocupação com o Mundial. Tem uma dimensão presente e futura, para podemos juntar dois objectivos: a preparação da equipa a curto prazo e a integração de novos jogadores para dar mais opções à selecção», conclui o treinador.

Maisfutebol

Bruno3429

Surpresas na convocatória de Queiroz

O defesa Gonçalo Brandão (Siena), o médio Eliseu (Málaga) e o avançado Orlando Sá (Sporting de Braga) estrearam-se, esta quinta-feira, em convocatórias da selecção nacional de futebol, para o particular de quarta-feira frente à Finlândia, no Estádio do Algarve.

Além destas estreias, regista-se o regresso do guarda-redes Daniel Fernandes (Bochum) e do médio Duda (Málaga).

Em relação ao último desafio, a goleada 6-2 sofrida em Novembro, no Brasil, regista-se a saída do guarda-redes Quim (Benfica), dos defesas Bosingwa (Chelsea) e Fernando Meira (Galatasaray), do médio César Peixoto (Sporting de Braga) e do avançado Simão (Atlético de Madrid).

A partida, a disputar às 20:45, serve de preparação para o importante desafio com a Suécia, que vai decorrer a 28 de Março, no Estádio do Dragão, no Porto.

Portugal está no terceiro lugar do Grupo 1 de apuramento para o Campeonato do Mundo, com cinco pontos (quatro jogos), a par da Albânia (quatro) e Suécia (três). A Dinamarca (três) e a Hungria (quatro) lideram, com sete pontos.


Jornal Notícias

Bruno3429

Operação Finlândia: Gonçalo Brandão, Eliseu e Orlando chamados pela primeira vez
Sem Benfica: Queiroz procura "ar fresco"

Gonçalo Brandão (Siena), Eliseu (Málaga) e Orlando Sá (Sp. Braga) são as grandes surpresas nos eleitos de Carlos Queiroz para o particular da próxima quarta-feira (dia 11) frente à Finlândia, no Estádio Algarve, numa convocatória que não conta com jogadores do Benfica.


O seleccionador justificou as escolhas com a necessidade de dar uma "nova dimensão à equipa". "Nomes que dão ar fresco à Selecção. São chamadas que premeiam o esforço, dedicação e trabalho dos três jogadores", afirmou Queiroz, ressalvando que espera ter "Simão, Ricardo Carvalho e Rui Patrício, ausente devido ao compromisso dos Sub-21 [Suíça], na partida com a Suécia", a 28 de Março (qualificação para o Mundial 2010).

"É o dia mais feliz da minha vida. Agora quero retribuir a confiança para voltar mais vezes", disse ao CM o médio açoriano Eliseu, de 25 anos. Para substituir o lesionado Ricardo Carvalho (Chelsea) foi chamado Gonçalo Brandão (Siena), de 22 anos. "Esta chamada é um misto de emoção e surpresa. Sonhava com isto, mas não tão cedo", afirmou o central que também pode jogar a lateral-esquerdo.

Simão Sabrosa, Bosingwa, Ricardo Carvalho (todos lesionados) e Ricardo Quaresma (opção) são as grandes ausências para a partida frente aos finlandeses. Destaque ainda para os regressos de Tiago (Juventus) e de Daniel Fernandes (Bochum).

ÁGUIAS DE FORA EM 2001

A última vez que um jogador do Benfica não esteve presente numa partida da Selecção foi em Junho de 2001, durante a fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2002 na Coreia/Japão. Na altura, o seleccionador António Oliveira, na dupla jornada frente à República de Irlanda (1-1) e Chipre (6-0), não colocou em campo qualquer jogador encarnado. Apenas o central Fernando Meira – meses antes de se transferir para os alemães do Estugarda – esteve no banco, na goleada frente aos cipriotas, mas acabou por não entrar, numa equipa que acabaria por se qualificar para o Mundial.

ELISEU

O médio, de 25 anos, é um dos destaques do Málaga, na sua segunda época em Espanha. Esta temporada apontou 5 golos em 19 jogos, 16 como titular

ORLANDO SÁ

Aos 20 anos, o avançado é uma das esperanças em Portugal e presença assídua nos Sub-21. Pouco utilizado no Sp. Braga já despertou o interesse do Chelsea

GONÇALO BRANDÃO

Assinou pelo Siena no início da temporada. Chamado à titularidade no jogo da 17.ª jornada frente ao Inter de Milão, o defesa de 22 anos não mais deixou o onze

CONVOCADOS:

GUARDA-REDES:

Daniel Fernandes, Bochum

Eduardo, Sp. Braga

DEFESAS:

Bruno Alves, FC Porto

Gonçalo Brandão, Siena

Pepe Real, Madrid

Miguel, Valência

Paulo Ferreira, Chelsea

Rolando, FC Porto

MÉDIOS:

Deco, Chelsea

João Moutinho, Sporting

Maniche, Atl. Madrid

Raul Meireles, FC Porto

Duda, Málaga

Tiago, Juventus

Eliseu, Málaga

AVANÇADOS:

Danny, Zenit

Hugo Almeida, W. Bremen

Nani, Man. United

Orlando Sá, Sp. Braga

Cristiano Ronaldo, Man. United


Correio Manhã

JotaCC

Queiroz promove três estreias na selecção, exclui Quim e mantém Quaresma de fora

Particular com a Finlândia no Algarve marca nova linha na selecção: Eliseu, Gonçalo Brandão e Orlando Sá são estreias. Daniel Fernandes e Duda regressam

A Carlos Queiroz chamou três novos jogadores para o jogo particular que Portugal realiza com a Finlândia, na próxima quarta-feira (dia 11 de Fevereiro), no Estádio do Algarve. Eliseu (Málaga), Gonçalo Brandão (Siena) e Orlando Sá (Sp. Braga) são estreias absolutas na selecção nacional, que conta ainda com os regressos de Duda (Málaga) e Daniel Fernandes (Bochum). A partida contra os finlandeses é a última antes do encontro de qualificação para o Mundial 2010, que Portugal disputará com a Suécia, no dia 28 de Março, no Porto.
A convocatória de Daniel Fernandes, um dos dois guarda-redes chamados por Queiroz (o outro é Eduardo, dono da baliza do Sp. Braga), deixou Quim excluído da lista. O camisola 12 do Benfica, preterido por Quique Flores em relação a Moreira, perdeu agora o lugar na baliza da selecção.
De fora em relação à última convocatória (jogo com o Brasil, em Novembro do ano passado, que Portugal perdeu por 6-2 em Brasília) ficam Simão (lesionado) e, por opção, Bosingwa, Fernando Meira e César Peixoto. Quaresma também continua longe das contas do seleccionador, após um período conturbado no Inter, que o levou a ser emprestado ao Chelsea. Quanto a Ricardo Carvalho, continua indisponível, por lesão.

Surpresa entre os novatos

"Senti um orgulho enorme quando recebi a notícia. Apesar de estar a trabalhar bem no Málaga, não esperava que esta chamada surgisse já nesta altura", disse Eliseu ao site da FPF. O futebolista, de origem cabo-verdiana, tem 25 anos e esta época já participou em 19 jogos da Liga espanhola, em que marcou cinco golos.
Com 22 anos, o defesa-central Gonçalo Brandão, que tem seis jogos completos pelo Siena na Série A e um na Taça de Itália, também se mostrou "contente e surpreso". "A selecção A é o topo que todos os jogadores ambicionam. Apesar de já ter representado outras selecções, inclusive os sub-21, este é um momento especial", admitiu o defesa, que, a exemplo de Eliseu, já passou pelo Belenenses.
Já o avançado Orlando Sá (Sp. Braga), de 20 anos, e que chegou a ser cobiçado pelo Chelsea, apenas jogou 46 minutos na Liga, um minuto na Taça UEFA e sete na Taça Intertoto, mas mesmo assim mereceu a aposta de Carlos Queiroz.
Portugal está no terceiro lugar do Grupo 1 de qualificação para o Mundial, com cinco pontos (quatro jogos), a par de Albânia (quatro) e Suécia (três). A Dinamarca (três) e a Hungria (quatro) lideram, com sete pontos.

Guarda-Redes
Daniel Fernandes (Bochum), Eduardo (Sp.Braga)

Defesas
Bruno Alves (FC Porto), Gonçalo Brandão (Siena), Pepe (Real Madrid), Miguel (Valência), Paulo Ferreira (Chelsea), Rolando (FC Porto)

Médios
Deco (Chelsea), João Moutinho (Sporting), Maniche (Atlético de Madrid), Raul Meireles (FC Porto), Duda (Málaga), Tiago (Juventus), Eliseu (Málaga)

Avançados
Danny (Zenit), Hugo Almeida (Werder Bremen), Nani (Man. United), Orlando Sá (Sp.Braga), Cristiano Ronaldo (Man. United).

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga sem Paulo César

O Sp. Braga prosseguiu esta manhã a preparação para defrontar o Sporting, domingo em Alvalade. O avançado Paulo César foi o ausente dos trabalhos, tal como o defesa Rodriguez, pelo menos no período aberto aos jornalistas.

Só durante a tarde será actualizado o boletim médico, altura em que será possível auferir o que se passará com o avançado brasileiro.

Já quanto a Rodriguez, o peruano recupera de uma operação ao ombro esquerdo, sendo por isso «baixa» certa para a deslocação a Alvalade.

A BOLA

JotaCC

Moisés caminha para o regresso
POSSIBILIDADE NA DEFESA
         
Moisés voltou a marcar presença no relvado e tem boas perspectivas de integrar o quarteto defensivo frente ao Sporting, naquilo que será um regresso à equipa, após ausência diante do Paços de Ferreira.
Pelo que foi possível apurar, o brasileiro dá sinais de recuperação, para agrado de Jorge Jesus. Dessa forma, o central será um dos jogadores do Sp. Braga observados pelo treinador adjunto do Standard de Liège, Rolão Preto, preparando a eliminatória da Taça UEFA.

RECORD

JotaCC

Paulo César em dúvida

O Sporting de Braga já está a preparar o jogo contra o Sporting, marcado para o próximo domingo. Do treino foram ausências Rodriguez e Paulo César.

O treinador Jorge Jesus terá que esperar pelo relatório médico sobre Paulo César, para saber se pode ou não contar com o jogador.

A recuperar de uma intervenção cirúrgica ao ombro, está Rodriguez, sendo certo que vai falhar o jogo contra "os leões".

O JOGO

JotaCC

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JORGE JESUS SÁBADO ÀS 13H00

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, estará na sala de imprensa do Estádio AXA sábado, dia 7 de Fevereiro, às 13h00 para projectar a partida com o Sporting, agendada para as 19h00 de domingo, a contar para a 17ª jornada da Liga Sagres.

Os Gverreiros do Minho treinam antes, às 10h30, numa sessão que decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.


BOLETIM CLÍNICO

Rodriguez

Cirurgia para tratamento de luxação recidivante do ombro esquerdo. O atleta efectua tratamento e trabalho em ginásio.

Bruno Tiago

Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho em ginásio e relvado.

Paulo César

Rotura muscular do gémeo interno da perna esquerda. Efectua tratamento.

O Director Clínico do SC Braga

Dr. João Pedro Araújo

S.C.BRAGA

JotaCC

Alterações à 18ª jornada

A Liga de Clubes divulgou esta sexta-feira as alterações dos jogos da ronda 18

Lista de jogos da 18ª jornada:

Sexta-feira, dia 13:

20h30, Nacional da Madeira - Vit. Guimarães

Sábado, dia 14:
16h00, Marítimo - Estrela da Amadora
18h00, Sp. Braga - Leixões
20h30, Belenenses - Sporting

Domingo, dia 15:
16h00, Trofense - Naval
19h00, FC Porto - Rio Ave
20h45, Benfica - Paços de Ferreira

Segunda-feira, dia 16:
19h45, Vit. Setúbal - Académica

RR