News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM - Assim nem as moscas lá vão

Started by cardoso, 05 de February de 2009, 14:46

Previous topic - Next topic

cardoso

No passado domingo estiveram no estádio AXA cerca de 6500 pessoas, uma das piores assistências da época. É caso para dizer que o estádio estava quase "às moscas", se bem que àquela hora e com aquele frio, nem as moscas se atrevem a ir ao futebol, só mesmo os verdadeiros "doentes" (no bom sentido, é claro). Por essa Europa fora, a maioria dos jogos disputam-se à tarde, em plena luz do dia. Mas em Portugal reina a televisão e a os clubes há muito venderam a liberdade de decidir sobre a hora dos jogos. Assim, sobram para o verdadeiro horário nobre (o domingo à tarde) os jogos de menor interesse, que as televisões desprezam. Depois, para cúmulo, temos na hora do frio e da chuva dois ou três jogos ao mesmo tempo, convidando os adeptos da bola a ficar em casa, embrulhados numa manta e de caneca na mão a olhar para o ecrã e a ouvir comentários apatetados de comentadores de gostos e saberes duvidosos.
Até parece que os adeptos de futebol começaram a fazer a vontade ao presidente dos árbitros, que nos convidou a ficar em casa, se não acreditarmos na verdade do futebol. Neste momento aqueles que acreditam em tal verdade são muito poucos, pelo que o convite é tentador. E parece que já começou a dar resultado. Eu vou ao futebol há muitos anos e nas últimas semanas já ouvi muitos adeptos de longa data, como eu, expressar posições como esta: "que vou eu lá fazer se aquilo está tudo "feito"?
Não são estes, mesmo assim, os únicos motivos do abandono dos estádios. A qualidade dos espectáculos está cada vez pior. Depois das escandalosas arbitragens dos últimos tempos, tenho assistido a uma autêntica caça ao erro do árbitro: os jogadores, sentindo que os homens do apito estão cada vez mais "distraídos", mergulham melhor que o próprio Michael Phelps, rebolam no relvado e gritam como se não houvesse amanhã, à espera que o apito do árbitro venha em seu socorro.
Isto significa uma coisa muito simples: simular uma falta e enganar o árbitro compensa e cansa menos do que jogar à bola. Por outro lado, os adeptos aplaudem as faltas marcadas ao adversário e o jogador que mergulha é considerado inteligente. E não há remédio para esta maleita. A única solução talvez fosse obrigar certos "artistas" do mergulho a jogar em campos de mato, em vez de relva.
O certo é que até os tais comentadores televisivos aplaudem a forma como determinados jogadores conseguem "conquistar" esse tipo de faltas. Isto é, em Portugal, um costume velho. Desde os tempos dos descobrimentos que nos tornamos peritos na vigarice. E parece que há quem aplauda.  É certo que os árbitros erram. E muito. Mas perante este tipo de estratégias, somadas às declarações incendiárias de dirigentes e treinadores, os árbitros são quase convidados a errar cada vez mais.
Pretendo utilizar este cantinho para escrever algo que me pesa um pouco na consciência. Também eu sou vítima desta obsessão agradável que é o futebol, o que me leva a deixar para segundo plano os outros desportos em que a nossa cidade está muito bem representada. Peço desculpa aos leitores, mas se não escrevo mais vezes sobre Voleibol, Hóquei ou Andebol não é por desprezo; é mesmo por ignorância. E quando não se percebe do assunto o melhor é mesmo estar calado. Por isso é que gostava de deixar aqui uma palavra para duas agremiações que tanto nos orgulham: o grande ABC, essa escola de campeões que fez recentemente 75 anos e o Hóquei Clube de Braga que tão bem nos tem representado entre os maiores do Hóquei português. A esses campeões deixo aqui a minha palavra de agradecimento pelo orgulho bracarense que também a eles devemos e, essencialmente, pelo papel grandioso que desempenham na formação dos nossos jovens. Obrigado!


mot

Quando a ponderação, bom senso e visão abrangente e lucida estão presentes, só há uma coisa a fazer, concordar plenamente e subscrever.
Em total sintonia contigo Cardoso.

Saudações Braguistas!
SCB - Simply Choose the Best

jaimec

#2
Eu era uma das "moscas" .Eu e o "meu gang" fomos todo o caminho para o Estádio a reclamar da hora, da meteorologia, dos árbitros, do governo, da oposição, da justiça, da educação, da falta de "pastel", do desemprego ... e do César Peixoto ! Mas fomos !
Como é que eu explico isto a uma pessoa que não liga nada a futebol ? Depois dizem que sou "maluco" ao que eu respondo "Maluco pelo Braga", com uma entoação veemente caso o ENORME tenha ganho ou mais melancólica e introspectiva caso o ultimo jogo não tenha corrido bem .Os meus parabéns ás outras 6.499 "moscas", pela militãncia !

Sérgio_Gonçalves

Mas "as moscas" como lhe chamam, são os verdadeiros adeptos, com chuva ou sol, estão lá sempre.

joaobl03

Há muita coisa que tem que mudar no futebol português , enquanto os dirigentes como o Vitor Pereira não perceberem que o futebol só existe por causa dos adeptos , isto não vai a lado nenhum .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Rosa1956

eu pessoalmente tambem achei uma assistêcia um pouco pobre esperava melhor
mas deixa la talvez os poucos que la estaiveram valessem por muitos isso é que conta
mas nao deixo de estar de acordo contigo braga sempre :o :o :o :o ::) ::) ::) ::) :-* :-* :-* :-* :'( :'( :'(
SC Braga Sempre!!!

Krak

É uma anormalidade os horários do futebol neste país. E já repararam? Este fim de semana o jogo com o Sporting começa às 19 horas e o Porto - Benfica começa às 19.45 horas. Acham razoável? Às vezes joga-se desde a sexta-feira até à terça. Mas desta vez não, vamos pôr os 2 jogos mais importantes à mesma hora. Bem decidido!!

spinto

devo confessar-vos que compreendo o afastamento das pessoas do futebol, eu próprio estou desmotivado e envergonhado com todas estas tristes atitudes de arbitros, dirigentes e mesmo dos clubes.

Agora é a pouca vergonha da taça da liga, o que será a seguir?

Continuaremos a caminhar juntos, essa é a minha e a vontade dos foristas.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

A.COSTA

Boa Cardoso. Aqui está um texto que merecia ser lido pelos "Vítores Pereiras" deste país.

As autoridades que regem o futebol não querem ver as evidências. Quando acordarem de facto talvez seja tarde.

A ambição e o sonho comandam a vida que quem os tem. Cortar estes sentimentos pela vigarice e pelo "está tudo feito" é destruir o futebol e afastar os seus seguidores.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

lipe

O Cardoso toca num dos principais pontos que tira as pessoas dos estádios. Concordo.

O próximo jogo em casa, com o Leixões, vai ser no Sábado (14-02-2009) ás 18:00...
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

1

Quote from: lipe on 06 de February de 2009, 00:11
O Cardoso toca num dos principais pontos que tira as pessoas dos estádios. Concordo.

O próximo jogo em casa, com o Leixões, vai ser no Sábado (14-02-2009) ás 18:00...

Bela hora.  ;D

xpt_nautilus

Se a culpa das fracas assistencias se centra na venda dos direitos televisivos à Olivedesportos, não renovemos o contracto que nos liga a estes. Decidimos isso em Assembleia Geral. É simples, fácil. Creio que o contracto acaba em meados da proxima decada, falta meia duzia de anos. Depois, nao nos podemos queixar da falta de receitas e de equipas sem tantos craques e de objectivos desportivos mais modestos. Ai poderemos aopstar mais na juventude e nas camadas jovens, teriamos uma relação clube-regiao mais proximo, digo eu. Voltariamos possivelmente ao periodo da decada de 90, lutar pela manutençao e celebrar um apuramento para a Europa como conquista do titulo. Mas ai seriamos nós a definir o horario dos jogos, decidia-se isso em AG tambem, ou Sabado à tarde ou Domingo à tarde. Aí seriamos inovadores. Sei la havia tanto para dizer. Bom texto Cardoso.

HugoSáPinto

Quote from: cardoso on 05 de February de 2009, 14:46
... E quando não se percebe do assunto o melhor é mesmo estar calado. Por isso é que gostava de deixar aqui uma palavra para duas agremiações que tanto nos orgulham: o grande ABC, essa escola de campeões que fez recentemente 75 anos e o Hóquei Clube de Braga que tão bem nos tem representado entre os maiores do Hóquei português. A esses campeões deixo aqui a minha palavra de agradecimento pelo orgulho bracarense que também a eles devemos e, essencialmente, pelo papel grandioso que desempenham na formação dos nossos jovens. Obrigado!



Ai, ai, Sr. Cardoso! Faltou aí a justa referência ao atletismo feminino, que tantas glórias (inter)nacionais nos tem valido...  :)

Quanto aos referidos futuros-adeptos-de-sófá, acho que já não és o único a ouvir tal coisa. No meu sector também já ouvi desabafos desse género.
Que fazer? Gritar mais e ainda mais, para valermos por dois ou três e, desse modo, motivar os que jogam e os que aplaudem, para que, através desse entusiasmo, não se perca o vínculo ao estádio. É aí o verdadeiro palco do futebol, e não num dispositivo electrónico tricolor, o qual, ironicamente, reproduz imagens numa combinação entre o vermelho, o verde e o azul...

Anabela

Quote from: xpt_nautilus on 06 de February de 2009, 09:53
Se a culpa das fracas assistencias se centra na venda dos direitos televisivos à Olivedesportos, não renovemos o contracto que nos liga a estes. Decidimos isso em Assembleia Geral. É simples, fácil. Creio que o contracto acaba em meados da proxima decada, falta meia duzia de anos. Depois, nao nos podemos queixar da falta de receitas e de equipas sem tantos craques e de objectivos desportivos mais modestos. Ai poderemos aopstar mais na juventude e nas camadas jovens, teriamos uma relação clube-regiao mais proximo, digo eu. Voltariamos possivelmente ao periodo da decada de 90, lutar pela manutençao e celebrar um apuramento para a Europa como conquista do titulo. Mas ai seriamos nós a definir o horario dos jogos, decidia-se isso em AG tambem, ou Sabado à tarde ou Domingo à tarde. Aí seriamos inovadores. Sei la havia tanto para dizer. Bom texto Cardoso.

Mas, porque é que os nossos jogos são(quase)sempre à noite de sexta a segunda e os jogos das ligas italiana/inglesa e por vezes espanhola são aos sábados/domingos a horas "decentes".
Acho que aqui, os nossos clubes têm algo a dizer.
Como era possível encher o estádio num SCBraga-Belenenses a uma segunda-feira às 19:45?
O SCBraga quando vai ao setúbal ou naval calha quase sempre à noite e em dias de semana (segunda/sexta) ou aos domingos à noite.

Kilo

Quote from: Anabela on 06 de February de 2009, 13:05
Quote from: xpt_nautilus on 06 de February de 2009, 09:53
Se a culpa das fracas assistencias se centra na venda dos direitos televisivos à Olivedesportos, não renovemos o contracto que nos liga a estes. Decidimos isso em Assembleia Geral. É simples, fácil. Creio que o contracto acaba em meados da proxima decada, falta meia duzia de anos. Depois, nao nos podemos queixar da falta de receitas e de equipas sem tantos craques e de objectivos desportivos mais modestos. Ai poderemos aopstar mais na juventude e nas camadas jovens, teriamos uma relação clube-regiao mais proximo, digo eu. Voltariamos possivelmente ao periodo da decada de 90, lutar pela manutençao e celebrar um apuramento para a Europa como conquista do titulo. Mas ai seriamos nós a definir o horario dos jogos, decidia-se isso em AG tambem, ou Sabado à tarde ou Domingo à tarde. Aí seriamos inovadores. Sei la havia tanto para dizer. Bom texto Cardoso.

Mas, porque é que os nossos jogos são(quase)sempre à noite de sexta a segunda e os jogos das ligas italiana/inglesa e por vezes espanhola são aos sábados/domingos a horas "decentes".
Acho que aqui, os nossos clubes têm algo a dizer.
Como era possível encher o estádio num SCBraga-Belenenses a uma segunda-feira às 19:45?
O SCBraga quando vai ao setúbal ou naval calha quase sempre à noite e em dias de semana (segunda/sexta) ou aos domingos à noite.

Também há jogos em inglaterra à segunda à noite!

E ao sabado ao meio dia! E ao domingo à uma!

Achas que os estádios enchiam cá em Portugal nesses horários? Não me parece!

As pessoas querem todos os jogos ao domingo à tarde, mas isso é impossível!

As pessoas em Portugal não gostam de futebol o suficiente para fazer uns sacrificios!

Os dirigentes em Portugal não gostam o suficiente de futebol para que as pessoas façam sacrificios pelo futebol!

O futebol em Portugal está pobre que chegue para não conseguir fazer o suficiente para alterar o estado de coisas!

Se não é o frio, é a chuva, ou o calor, ou a hora, ou o adversário, ou a equipa que não joga, ou os árbitros, ou os  dirigentes, ou o vizinho da cadeira, ou pelo estádio ser cinzento, ou porque tem que andar 5/10 minutos a pé, ou porque tem que ficar meia hora à espera no fim do jogo, ou porque...escolham! É só escolher!

Quando não se gosta, não se gosta e ponto final! Não vale a pena arranjar desculpas! E quem corre por gosto... ::)

lininho

Quote from: Kilo on 06 de February de 2009, 13:16


Também há jogos em inglaterra à segunda à noite!

E ao sabado ao meio dia! E ao domingo à uma!

Achas que os estádios enchiam cá em Portugal nesses horários? Não me parece!

As pessoas querem todos os jogos ao domingo à tarde, mas isso é impossível!

As pessoas em Portugal não gostam de futebol o suficiente para fazer uns sacrificios!

Os dirigentes em Portugal não gostam o suficiente de futebol para que as pessoas façam sacrificios pelo futebol!

O futebol em Portugal está pobre que chegue para não conseguir fazer o suficiente para alterar o estado de coisas!

Se não é o frio, é a chuva, ou o calor, ou a hora, ou o adversário, ou a equipa que não joga, ou os árbitros, ou os  dirigentes, ou o vizinho da cadeira, ou pelo estádio ser cinzento, ou porque tem que andar 5/10 minutos a pé, ou porque tem que ficar meia hora à espera no fim do jogo, ou porque...escolham! É só escolher!

Quando não se gosta, não se gosta e ponto final! Não vale a pena arranjar desculpas! E quem corre por gosto... ::)

zé: futuro capitão. 8-)

Anabela

Quote from: Kilo on 06 de February de 2009, 13:16
Também há jogos em inglaterra à segunda à noite!

E ao sabado ao meio dia! E ao domingo à uma!

Achas que os estádios enchiam cá em Portugal nesses horários? Não me parece!

As pessoas querem todos os jogos ao domingo à tarde, mas isso é impossível!

As pessoas em Portugal não gostam de futebol o suficiente para fazer uns sacrificios!

Os dirigentes em Portugal não gostam o suficiente de futebol para que as pessoas façam sacrificios pelo futebol!

O futebol em Portugal está pobre que chegue para não conseguir fazer o suficiente para alterar o estado de coisas!

Se não é o frio, é a chuva, ou o calor, ou a hora, ou o adversário, ou a equipa que não joga, ou os árbitros, ou os  dirigentes, ou o vizinho da cadeira, ou pelo estádio ser cinzento, ou porque tem que andar 5/10 minutos a pé, ou porque tem que ficar meia hora à espera no fim do jogo, ou porque...escolham! É só escolher!

Quando não se gosta, não se gosta e ponto final! Não vale a pena arranjar desculpas! E quem corre por gosto... ::)

Tens toda a razão.
Aliás, já houve vários jogos ao sábado à tarde e ao domingo à tarde com entradas praticamente gratuítas, que tiveram menos assistência do que em alguns jogos realizados a uma sexta à noite. Estou a lembrar-me do SCBraga-Naval esta época, SCBraga-Rio Ave...
Daqui a pouco chegamos ao cúmulo de meter tanta gente em casa como a que vai fora.

spinto

Tens toda a razão KILO, sou da mesma opinião, daqui a nada não há desculpas pois já foram todas ditas.

Meia volta falamos sempre do mesmo, o povo gosta é de criticar.

quem quer vai, quem pode vai, quem gosta vai, nós vamos, e tu ?  fica lá no sofã...se é o que queres, mas não critiquem ou julguem-se mais que os outros.

De uma coisa é certa, não vou buscar nem obrigar ninguém a vir, mas não me cansem com pedidos de bilhetes para os jogos grandes. 
Afinal de contas, jogos grandes é para quem joga contra nós !!!




SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

cardoso

Tenho de esclarecer aqui uma coisa: eu nunca disse que as pessoas não vão à bola por causa dos horários, ou da televisão, ou dos árbitros, ou do chefe dos árbitros, ou dos preços, ou do bi-clubismo, ou do frio, ou do calor, ou do mau futebol, ou dos acessos, ou da falta de conforto, ou dos estacionamentos!
Lembram-se do anúncio das pizzas? O importante é a massa, ou é o tomate, ou o queijo, ou fiambre? Marco Bellini é que sabe e Marco Belinni diz que tudo é importante!
Da mesma forma, se juntarmos os ingredientes todos e somarmos o comodismo das pessoas, temos a receita ideal para dar razão a Vitor Pereira e ficar em casa!

José Paulo Pedrosa

Eu adoro ir ao estádio ver o Braga jogar, mas confesso também a minha crescente desmotivação.

Andei bastante entusiasmado com este processo do apito dourado, andei e ando entusiasmado com o projecto do Salvador, mas à medida que o tempo passa vou-me apercebendo que nada muda. Quando se pode acreditar em algo mais, impedem-nos de prosseguir.

Desde que me conheço sou adepto do Braga...e assim me defino...adepto de um clube, mas sócio de um projecto. Não tenho mais nem menos paixão/amor do que um sócio de uma vida inteira.

Um dia poderei deixar de ser sócio e de ir ao estádio, mas nunca hei-de desprezar o percurso do Braga ao longo dos tempos.

Aqui no fórum já se discutiram os mais variados motivos da pouca afluência de público aos estádios (todos eles válidos). Mas para mim o único motivo que me levará a tomar a decisão de deixar de ir ao estádio...é esta contínua descredibilização do futebol português.

Aproveito para saudar todo o dinamismo do nosso presidente António Salvador e do presidente da câmara Mesquita Machado, porque enquanto eles estiverem na luta eu estarei no estádio para apoiar.
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D