News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Moção PSD/CDS Braga : Sp. Braga é «discriminado»

Started by 1, 29 de January de 2009, 17:18

Previous topic - Next topic

1

Moção PSD/CDS Braga : Sp. Braga é «discriminado»
29 | 01 | 2009   16.17H

A coligação PSD/CDS na Câmara Municipal de Braga considera que o desempenho desportivo do Sporting de Braga na Liga tem sido prejudicado pelo «recorrente favorecimento» dos adversários de Lisboa e Porto por parte dos «organismos dirigentes do futebol profissional».
Destak/Lusa | destak@destak.pt

A afirmação consta numa moção pela verdade desportiva e em defesa do Sporting de Braga que a coligação, opositora do socialista Mesquita Machado na Autarquia, vai apresentar na reunião de Câmara de quinta-feira, após os "arsenalistas" se terem queixado das arbitragens dos recentes jogos com o Benfica e o FC Porto.

«O desempenho desportivo do futebol profissional do Braga tem ficado aquém do que seria possível e desejável por força de um tratamento diferenciado e discriminatório das instâncias que gerem o futebol profissional em Portugal», refere o texto da moção.

Segundo a coligação, «os organismos dirigentes do futebol profissional assumem uma postura de recorrente favorecimento dos concorrentes de Lisboa e Porto do Sporting de Braga, que defrauda a livre concorrência e prejudica objectivamente o seu desempenho desportivo».

Com isso, segundo o PSD/CDS, o clube fica inibido «de protagonizar um mais relevante papel» na «dinamização económica» da região: «Tal prejuízo desportivo e, por inerência, económico e financeiro lesa, indirectamente, todo o concelho e um número muito significativo de bracarenses».

A coligação propõe, ainda, que seja repudiada a atitude dos organismos dirigentes do futebol profissional, exigindo-lhes superior rigor, isenção, transparência e equidade de tratamento de todos os concorrentes.

O líder da coligação "Juntos por Braga" justifica a moção com facto de o Sporting de Braga ser «a colectividade desportiva mais representativa do concelho, pelo seu historial, implantação e ecletismo, e que muito tem contribuído para a afirmação da imagem e para a dinamização económica local».

Ricardo Rio rejeita a tese de Mesquita Machado - expressa na última reunião de Câmara - de que o Município não tem que se pronunciar sobre o assunto, contrapondo que «não se trata de abordar erros de árbitros, mas os seus efeitos na vida económica e social da cidade e do concelho».

Em conferência de imprensa hoje realizada, o social-democrata salientou ainda que a própria Câmara é accionista da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting de Braga, com 20 por cento do capital, o que só se justifica pela importância que se lhe atribui para a vida local.

Na segunda-feira, Mesquita Machado demitiu-se da presidência da mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, depois de, em várias declarações aos jornalistas, ter criticado duramente as arbitragens dos jogos Benfica-Braga (1-0) e Braga-FC Porto (0-2).

O texto da moção sustenta que «um bom desempenho desportivo do clube ao nível do futebol profissional é, por si só, o garante de um reforço da promoção externa de Braga e um factor indutor de atracção turística em mercados de dimensão económica relevante».

A coligação PSD/CDS defendeu ainda o alargamento do Centro de Formação de Arbitragem da cidade, que funciona por acordo entre o Município e a Liga de Futebol Profissional, a todos os escalões da modalidade e a outras modalidades desportivas.

Ricardo Rio disse que o Centro deve formar árbitros não só para o futebol profissional e para a Liga principal, mas também para os escalões jovens e de formação: «A formação desportiva é um valor para a juventude, mas não podemos querer a formação de jovens que depois esbarram numa cultura de arbitragem a que se pode chamar de 'deformação humana'».

Para o dirigente partidário e líder da oposição ao executivo de Mesquita Machado na Câmara de Braga, «não é só este ano, nem só no futebol que há péssimos exemplos de arbitragem, já que estes se alargam a outras modalidades e aos escalões de formação».

RB_grp006

Deixando as politiquices de lado, penso que é hora de aproveitar esta onda em que a cidade está com o clube e tirar proveitos disso. Estes roubos deram-nos essa vantagem, o que se passa hoje em dia com o nosso clube vale mais que qualquer campanha de marketing

Casual 1921

#2
Como já disse quando o tópico era sobre o MM, estou-me a ***** prá politica, mas apoio toda a gente que venha defender o clube mesmo que os seus fins possam ser outros.
O que me interessa é o clube e penso que isso é que deve ser discutido aqui.

Apoio incondicionalmente, esta moção fosse ela do PSD/CDS,PS,BE,PCP, etc.

Ah, para os iluminados que dizem que o SCB não tem adeptos, expliquem-me o porquê de vir toda a gente defender o clube... talvez seja porque este tem muita gente atrás dele...

Casual 1921

Quote from: RB_grp006 on 29 de January de 2009, 17:24
Deixando as politiquices de lado, penso que é hora de aproveitar esta onda em que a cidade está com o clube e tirar proveitos disso. Estes roubos deram-nos essa vantagem, o que se passa hoje em dia com o nosso clube vale mais que qualquer campanha de marketing

na mouche ;)

Kilo

 Quanto maior o apoio ao nosso clube, melhor, independentemente do quadrante de onde vem...

Excelente iniciativa! ;)

Bracari

Por falar em politiquice... Vou ver se arranjo o texto da Moção.

>:(

Foi chumbada pela maioria socialista na Câmara de Braga, a moção apresentada pela Coligação Juntos por Braga em defesa do Sporting de Braga. 29-01-2009

Foi chumbada pela maioria socialista na Câmara de Braga, a moção apresentada pela Coligação Juntos por Braga, a favor de uma livre e sã concorrência na Liga de futebol e em defesa do Sporting Clube de Braga,

Face ao chumbo, a maioria socialista apresentou uma declaração de voto, onde esclarece, que sobre a questão em causa, a oposição põe mais enfase no ataque ao presidente da câmara do que na expressão de solidariedade que apregoa, numa clara instrumentalização para efeitos politico-partidários.

Por esta e por outras razões, nomeadamente que não é a câmara Municipal sede própria para analisar resultados desportivos ou apreciar arbitragens, Mesquita Machado diz que não pode estar a favor desta moção.

Rio afirmou que a moção não pretende analisar, no concreto, as arbitragens que prejudicaram o clube mas apenas as implicações sócio-económicas negativas para o concelho.

Ricardo Rio diz que o presidente da cãmara não teve uma postura coerente neste processo.

Quanto á saída de Mesquita Machado da presidencia da mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol diz que é o mote para a melhoria do estado de coisas.

joaobl03

Infelizmente nesta cidade os interesses politicos estão acima de tudo , para Mesquita Machado e Ricardo Rio isto é apenas uma forma de arranjar eleitores . Mas de uma coisa podemos estar certos , se hoje o SCB é o que é deve-o em grande parte ao Sr. Mesquita Machado e como é obvio ao Sr. Antonio Salvador .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Bracari

Aqui está! Já agora, ao contrário do que o MM disse, nem sequer fala nas posições do Presidente da Câmara!

Moção

Considerando que:

i)   o Sporting Clube de Braga é a colectividade desportiva mais representativa do Concelho de Braga, pelo seu historial, implantação e ecletismo e que muito tem contribuído para a afirmação da imagem do Concelho e para a dinamização económica local;

ii)   um bom desempenho desportivo do Sporting Clube de Braga ao nível do futebol profissional é, por si só, o garante de um reforço da promoção externa do Concelho de Braga e um factor indutor de atracção turística em mercados de dimensão económica relevante;

iii)   o desempenho desportivo do futebol profissional do Sporting Clube de Braga tem ficado aquém do que seria possível e desejável por força de um tratamento diferenciado e discriminatório das instâncias que gerem o futebol profissional em Portugal;

iv)   os organismos dirigentes do futebol profissional assumem uma postura de recorrente favorecimento dos concorrentes de Lisboa e Porto do Sporting Clube de Braga, que defrauda a livre concorrência e prejudica objectivamente o desempenho desportivo do SCB, assim o inibindo de protagonizar um mais relevante papel na referida dinamização económica local;

v)   tal prejuízo desportivo e, por inerência, económico e financeiro, lesa, indirectamente, todo o Concelho e um número muito significativo de Bracarenses,

vi)   por acréscimo, a Câmara Municipal de Braga detém 20% do Capital Social da Sporting Clube de Braga, SAD, suportando o impacto directo do desempenho financeiro da mesma;

o Executivo da Câmara Municipal de Braga, reunido em sessão ordinária, a 29 de Janeiro de 2009, entende repudiar a postura dos organismos dirigentes do futebol profissional, exigindo que os mesmos adoptem uma postura de superior rigor, isenção, transparência e equidade de tratamento de todos os concorrentes.

Desta Moção deverá ser dado conhecimento aos órgãos dirigentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, da Federação Portuguesa de Futebol e do Sporting Clube de Braga.

Braga, 29 de Janeiro de 2009
[/color]

FIDELIS

concordo que devemos aproveitar esta onda de indignação em proveito do clube

mas não quero que o clube sej arma de arremesso politica

todos sabemos que o MM sempre foi um grande braguista,independentemente do que possamos achar da sua prestação como presidente d câmara

quando ao RR não sei qual o seu verdadeiro clube,portanto como a politica, hoje nada me diz, vou apenas pelo que sei em termos clubisticos falando, pelo que  convem que RR tenha cuidado na forma como aborda o SCBRAGA, porque ás vezes por erros como este( a ser verdade) se perdem eleições

acima de tudo o Braga...sempre o Braga

Fidelis Bracara
Braga e Basta

C.P.

Todos somos poucos, por isso é com agrado que vejo a oposição da camera nesta luta pelo BRAGA.
BRAGA E SÓ BRAGA

SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

Pé Ligeiro

Não querendo entrar em politiquices, fico com pena que esta moção não tivesse sido aprovada, pois seria mais um contributo importante para fazer eco da indignação legítima que todos demos denunciar usando todos os meios à nossa disposição. Nestas situações devemos pôr a mesquinhez de parte, sabendo colocar o interesse do clube acima de quaisquer interesses ou jogos partidários ou particulares.

BRAGA SEMPRE MAIS!

lipe

Chegou a hora das pessoas de BRAGA se unirem em torno do clube.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Bracari

Já agora, a resposta da Concelhia do PS... :-\

O PS/Braga classificou ontem a posição da coligação PSD/CDS de defesa pública do Sporting de Braga, como sendo uma clara e despudorada tentativa de aproveitamento político-partidário, de uma questão que deve ser apenas do foro desportivo.

Comentando o chumbo da moção que o líder da coligação, Ricardo Rio, levou ontem à votação na reunião de Câmara, a secção bracarense dos socialistas defende que, independentemente da paixão e do apoio clubísticos, a questão deve estar acima de quaisquer interesses que não sejam os estritamente desportivos.

O PS - em comunicado justificando o voto negativo dos seus autarcas - recorda que, ao longo dos tempos, a Câmara Municipal de Braga sempre pautou a sua actuação, em questões desta natureza, pela mais rigorosa independência e pela separação de poderes.

No documento, Ricardo Rio defendia que o desempenho desportivo do futebol profissional do Sporting de Braga tem ficado aquém do que seria possível e desejável, por força de um tratamento diferenciado e discriminatório das instâncias que gerem o futebol profissional em Portugal.

Em resposta, o PS lembra que o Município sempre disse presente quando se tratou, em momentos difíceis, de manifestar a sua solidariedade para com o Sporting de Braga, sempre no estrito âmbito das suas competências e obrigações.

Acusa o PSD e o CDS de lançando mão da solidariedade com o Sporting de Braga - que ninguém contesta, antes aplaude -, tentar instrumentalizar a opinião pública, com interesses político-partidários que o PS rejeita veementemente.

O PS considera que o clube não merece, entretanto, que seja quem for - e muito menos uma força político-partidária - venha arvorar uma bandeira de solidariedade com intuitos que todos os bracarenses estão a adivinhar.

Na moção, a coligação PSD/CDS propunha, ainda, o repúdio da postura dos organismos dirigentes do futebol profissional, exigindo que adoptem uma postura de superior rigor, isenção, transparência e equidade de tratamento de todos os concorrentes.

Pé Ligeiro

Quote from: Bracari on 30 de January de 2009, 00:41
Já agora, a resposta da Concelhia do PS... :-\

O PS/Braga classificou ontem a posição da coligação PSD/CDS de defesa pública do Sporting de Braga, como sendo uma clara e despudorada tentativa de aproveitamento político-partidário, de uma questão que deve ser apenas do foro desportivo.

Comentando o chumbo da moção que o líder da coligação, Ricardo Rio, levou ontem à votação na reunião de Câmara, a secção bracarense dos socialistas defende que, independentemente da paixão e do apoio clubísticos, a questão deve estar acima de quaisquer interesses que não sejam os estritamente desportivos.

O PS - em comunicado justificando o voto negativo dos seus autarcas - recorda que, ao longo dos tempos, a Câmara Municipal de Braga sempre pautou a sua actuação, em questões desta natureza, pela mais rigorosa independência e pela separação de poderes.

No documento, Ricardo Rio defendia que o desempenho desportivo do futebol profissional do Sporting de Braga tem ficado aquém do que seria possível e desejável, por força de um tratamento diferenciado e discriminatório das instâncias que gerem o futebol profissional em Portugal.

Em resposta, o PS lembra que o Município sempre disse presente quando se tratou, em momentos difíceis, de manifestar a sua solidariedade para com o Sporting de Braga, sempre no estrito âmbito das suas competências e obrigações.

Acusa o PSD e o CDS de lançando mão da solidariedade com o Sporting de Braga - que ninguém contesta, antes aplaude -, tentar instrumentalizar a opinião pública, com interesses político-partidários que o PS rejeita veementemente.

O PS considera que o clube não merece, entretanto, que seja quem for - e muito menos uma força político-partidária - venha arvorar uma bandeira de solidariedade com intuitos que todos os bracarenses estão a adivinhar.

Na moção, a coligação PSD/CDS propunha, ainda, o repúdio da postura dos organismos dirigentes do futebol profissional, exigindo que adoptem uma postura de superior rigor, isenção, transparência e equidade de tratamento de todos os concorrentes.


Lamento!   :(
BRAGA SEMPRE MAIS!

ZGANDULO

Mas o que é que a oposição quer???

Eu sei!!!

Quer meter o assunto na discussão diária dos eleitores bracarenses para que tudo o que o Mesquita fez em prol do SCBraga seja visto como um aproveitamento político e assim tenham mais uma para o acusar.

Ai a política, como é porca!?!

Eu sou Vilaverdense mas estou do lado do Mesquita a 100% mas sem olhar a politiquices porque política faz-me mal aos intestinos.... ;D :D ;D

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

jaimec

Quote from: lipe on 30 de January de 2009, 00:16
Chegou a hora das pessoas de BRAGA se unirem em torno do clube.

Pois ... era bonito .Mas não sejamos ingénuos, ninguém é desinteressado nem insuspeito .Apesar de a mim não me agradarem uns nem outros, tenho que enaltecer a atitude do MM na questão da demissão do cargo federativo que ocupava ... ou será que devo dizer cargo decorativo ?
A atitude da coligação também é válida, não se pode estar constantemente a acusar a oposição de utilizar os assuntos como armas de arremesso político, sob pena de não os ver discutidos . Mas isso são outros quinhentos ... o que interessa é que apesar das diferenças, sejam elas de que tipo for, os braguistas estejam unidos nesta causa comum .

Nuno À-Braga

#16
1- Sempre que se aproximam eleições, surgem interesses venenosos a quererem-se aproveitar quer do S.C.Braga, quer de Braga...

         1.1.-  ... Não é a primeira vez que o Sr.Ricardo Rio lança a rede aos votos dos Braguistas (lembro-me, por exemplo, de uma vez entre outras, em que teve o desplante de ir para o jornal sobrepôr-se à Associação Braguista, tecendo considerações abusadoras), e agora volta à carga;

         1.2.- ... Mesquita Machado é um verdadeiro braguista, mas já no passado teve centenas de situações em que se podia ter manifestado com esta veemência, mas achou por bem fazê-lo agora... Dá que pensar porquê! (ainda assim, parabenizo-o pelo protesto, como o faria se tivesse protestado noutras situações, nomeadamente noutros roubos ao Braga ou em políticas erróneas da SAD em relação aos sócios e ao Património Municipal, até porque a CMB possui 20% da SAD);

          1.3. - ... O Senhor Salvador também já insinuou ameaças e ameaçou mesmo que se ia embora e deixaria o clube e a SAD entregue às moscas se não lhe dessem "um chocolate", tendo feito o mesmo aquando sua reeleição, e tendo-se também lançado em atoardas politiqueiras. Vergonhoso.


2- 
          2.1. - Não podemos porém, criticar as pessoas por nada fazerem, e criticá-las quando se manifestam. Portanto, julgo que o caminho a seguir por nós, adeptos e cidadãos, é assistir às acções de todas estas pessoas, acreditar na sua boa fé e apoiá-las... Até que...
          2.2. - ... se revele a primeira incoerência... lembremo-nos
                               2.2.1. - da posição de ódio de estimação que PSD e CDS sempre tiveram em relação ao Braga, até à cerca de dois anos quando inverteram a opinião para tirarem dividendos eleitorais à custa do Braga.
                               2.2.3. - na posição que Mesquita Machado sempre teve de "laissez-faire, laissez-passez", a todos os níveis, em relação ao Braga (embora isso seja já uma característica marcadamente sua, com consequências bem visíveis no Concelho).

3-  Concluindo, lanço o repto para que aplaudamos e agradeçamos as manifestações em prol do Braga e, acima de tudo, da justiça e de Braga e Minho e suas instituições.
Mas que atentemos a vergonhosas intenções interesseiras, que se revelam pelas incoerências de atitude registadas ao longo do tempo, e que nalguns casos são bem notórias.

"O Braga não é um grande... É o ENORME!"



xpt_nautilus

Se na actuação do Mesquita Machado aquando da sua demissão não conseguia ler qualquer aproveitamento político do caso, agora acerca desta postura da AD Bracarense perante o caso, parece-me evidente o aproveitamento que estes pretendem fazer de toda a situação. O PS chumbou a proposta e concordo na generalidade com os argumentos apresentados. O Mesquita demitiu-se de uma das suas funções, relembre-se não autárquicas e não cabe à Câmara Municipal pronunciar-se acerca de assuntos relacionados com o futebol.

Arnie_Marta

Gosto de ver os posts do bracari sobre politica....  :-\ :-\
O meu nome é Arnaldo...

karon

 >:(
Política e futebol não combinam, mas não combinam mesmo.
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo