News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art DM: Uma Mente Brilhante

Started by cardoso, 22 de January de 2009, 14:53

Previous topic - Next topic

cardoso

Imagine o caro leitor que fazíamos um inquérito de rua aos adeptos de futebol, com esta pergunta: "De quantas arbitragens portuguesas se lembra, em fases finais de campeonatos europeus ou mundiais, ou então em finais de europeias de competições de clubes?" Embora com a desculpa aceitável de a pergunta ser tão comprida que parece um referendo do governo, desconfio que a resposta mais comum seria um desiludido "num tou a ber...", acompanhada de um impaciente coçar da cabeça. É que eu também "num tou a ber...". Das duas uma, ou ando a comer muito queijo, ou o presidente dos árbitros anda um bocado baralhado quando diz que estamos no "top ten da arbitragem". Bem, há outra hipótese: é que Victor Pereira não disse a que top ten é que se refere. Será o da competência? Pode não ser... julgue o leitor, se não se importa, porque está mais protegido do que eu do perigo de ser levado a tribunal por difamação...
Mas, se recorrermos ao sentido de humor e a muita benevolência, até foi bonito de ver o senhor Victor Pereira, todo envaidecido, com o ar saudável de um homem feliz (e eu gosto de ver as pessoas felizes), orgulhoso do seu trabalho, ciente da causa superior que defende, convicto de toda a razão a convidar as pessoas que não acreditam no futebol, a não ir à bola. Tem razão, sim senhor, afinal de contas, se as pessoas não compreendem a humanidade do erro, a benevolência e a competência dos árbitros, não devem ir; o futebol não precisa dos adeptos para nada.
Bem, chegado a este ponto do raciocínio, devo confessar uma fraqueza minha; eu sei que não devia confidenciar as minhas fraquezas aos leitores, por mais respeito que me mereçam, mas sinto uma necessidade absoluta de desabafar o seguinte: normalmente fico um pouco confuso quando deparo com raciocínios brilhantes. Até hoje só me aconteceu isto uma meia dúzia de vezes; por exemplo, quando estudei Kant, quando li Nietzch e quando ouvi na televisão as declarações de Victor Pereira. Aqui fica, pois, a minha homenagem a esses três grandes pensadores. Só assim, á luz desta superioridade de pensamento, se compreende que o senhor presidente dos árbitros não tenha aceitado a audiência com a Direcção da SAD do S. C. de Braga.
Uma vez que já cheguei ao ponto de confessar ao amigo leitor as minhas grandes fraquezas, não resisto a aproveitar o balanço para confessar também uma grande dúvida existencial que me tem perseguido nos últimos dias. Eu seria certamente condenado em tribunal por difamação de escrevesse aqui que o árbitro do Benfica-Braga agiu de má fé e prejudicou deliberadamente o Braga. Coloquemos então essa hipótese de lado porque a justiça é cega mas verdadeira; e se me condenava é porque eu estaria errado. Então, os erros de que tanto se falou ficaram-se a dever ao facto de o árbitro não ter visto, por exemplo, o penalti sobre Matheus. No entanto, o observador do árbitro escreveu no relatório que o senhor Paulo Baptista tinha boa visibilidade do lance. Por isso mesmo escreveu também que o árbitro terá revelado "falta de convicção" para assinalar a penalidade. Ora a minha grande dúvida, que me corrói a alma, é esta: se não teve convicção, é porque viu. Se viu, era penalti. Se não há intenção de prejudicar, tinha de assinalar. Para que precisava então de "convicção" se viu e sabe as regras do jogo? Puxe lá pela cabeça, amigo leitor, porque eu já não consigo desfazer este nó.
Seja como for, caro amigo, nós, adeptos, vamos contrariar o presidente dos árbitros e, no próximo sábado, vamos mesmo à bola ver o Braga. Nós, os herdeiros do escadote, vamos defender as nossas cores e a justiça. Com correcção; cientes de que qualquer acto irreflectido, de violência ou ilegal, acarretará mais prejuízo ao clube e, pior ainda, dará aos nossos adversários razões para nos acusar. Quem não se sente não é filho de boa gente mas temos de ser e mostrar que somos "os bons da fita".

jaimec

#1
Muito bem escrito, como sempre .Destaco a profilaxia do último parágrafo :

" Seja como for, caro amigo, nós, adeptos, vamos contrariar o presidente dos árbitros e, no próximo sábado, vamos mesmo à bola ver o Braga. Nós, os herdeiros do escadote, vamos defender as nossas cores e a justiça. Com correcção; cientes de que qualquer acto irreflectido, de violência ou ilegal, acarretará mais prejuízo ao clube e, pior ainda, dará aos nossos adversários razões para nos acusar. Quem não se sente não é filho de boa gente mas temos de ser e mostrar que somos "os bons da fita". "

A levar em conta para quem vai à Pedreira no próximo sábado ! Juízo.

p.s. - Quanto ao tema, só espero que o Paulo Costa seja um moço mais "convicto" que o Paulo Batista, o invisual sem convicções !

João Pedro

#2
Lindo!!
O Vitor Pereira devia ler isto e sentir-se orgulhoso ;D

Quote from: cardoso on 22 de January de 2009, 14:53
normalmente fico um pouco confuso quando deparo com raciocínios brilhantes. Até hoje só me aconteceu isto uma meia dúzia de vezes; por exemplo, quando estudei Kant, quando li Nietzch e quando ouvi na televisão as declarações de Victor Pereira. Aqui fica, pois, a minha homenagem a esses três grandes pensadores.

É um texto ao qual não há nada a refutar, apenas a sublinhar com veemência. Triste futebol, tristes arbitragens e tristes lideranças em certos sectores. No meio disto tudo, safa-se a vontade do Braga e nossa de mudar os acontecimentos. Mas, nós adeptos, temos que ir mais longe. Estamos, ainda, a ser brandos.

joaobl03

Cinco estrelas , acho que te deveriam disponibilizar uma coluna do jornal SCB para que os teus brilhantes textos tenham mais visibilidade .


"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Catarina

#4
Quote from: cardoso on 22 de January de 2009, 14:53

Eu seria certamente condenado em tribunal por difamação de escrevesse aqui que o árbitro do Benfica-Braga agiu de má fé e prejudicou deliberadamente o Braga. Coloquemos então essa hipótese de lado porque a justiça é cega mas verdadeira; e se me condenava é porque eu estaria errado. Então, os erros de que tanto se falou ficaram-se a dever ao facto de o árbitro não ter visto, por exemplo, o penalti sobre Matheus. No entanto, o observador do árbitro escreveu no relatório que o senhor Paulo Baptista tinha boa visibilidade do lance. Por isso mesmo escreveu também que o árbitro terá revelado "falta de convicção" para assinalar a penalidade. Ora a minha grande dúvida, que me corrói a alma, é esta: se não teve convicção, é porque viu. Se viu, era penalti. Se não há intenção de prejudicar, tinha de assinalar. Para que precisava então de "convicção" se viu e sabe as regras do jogo? Puxe lá pela cabeça, amigo leitor, porque eu já não consigo desfazer este nó.


Grande ponto de vista da situação... É pena os árbitros serem tão incompetentes e para que lado tende o nosso desporto-rei, roubar os pequenos e dar aos grandes, cada árbitro pior que o outro,e os auxiliares então...

Parabéns por mais um excelente texto!

A.COSTA

Boa Cardoso. Outra vez em grande. Parabéns.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

jeba

Mais um excelente texto Cardoso! A expressar muito bem o que se passou e o que nos vai um pouco na alma de todos...

disco infiltrator

Parabéns Cardoso!

Todos os teus texto são bons...mas este talvez tenha sido o melhor :-)

david

Pois é Cardoso,  por muitas voltas que dermos ao nosso pensamento e analisando friamente o trabalho do Paulo Baptista chegamos sempre á mesma conclusão aquela arbitragem foi encomendada por alguém. 
   Diria eu, pelo orelhas......................

Anabela

Excelente texto, tal como todos os outros.
Muito bem, Cardoso!!

cardoso

Quote from: joaobl03 on 22 de January de 2009, 17:16
Cinco estrelas , acho que te deveriam disponibilizar uma coluna do jornal SCB para que os teus brilhantes textos tenham mais visibilidade .




Se reparares, alguns dos textos que tenho colocado são publicados no jornal do Braga.

Mentiria se dissesse que não fico envaidecido com os vossos elogios. Sinto-me orgulhoso e não sei se isso é bom :). Mas é! Obrigado, amigos!

Por outro lado, tenho alguma pena que este tipo de textos, como o desta semana, não dêm para discutir... não é que goste de "levar porrada", mas gosto de uma boa discussão...

4338

Kant, Nietzche e Vitor Pereira, só cá falta mesmo Sócrates (o filósofo) e Descartes para completar uma lista dos pensadores mais iluminados de sempre....

Vitor Pereira, esse sujeito dá-me vontade de rir dada a sua falta de humildade e carácter, e aquela resposta descabida do 'Se não acreditam no futebol, não vejam' é reflexo da falta de capacidades cognitivas deste 'omem' (sim, 'omem' nem sequer com 'h' pequeno) mas vai na volta até isso ele vendeu... ::)

Com convicção te digo que não concordo que tenhamos que mostrar a ninguém que somos os bons da fita...
"O costume de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos" Cícero

AHHHH... excelente texto Cardosão!!!!
Força Gverreiros

FIDELIS

as tuas cronicas deviam era ir para o publico ou para o expresso......iam ser como facas
parabens Cardosão

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Suevo-Bracarense

Parabéns ! Tb sou um daqueles que não deixa de comprar o DM à sexta para ler os seus artigos.
Mas, e aproveitando a ocasião, porque já não é a primeira vez que o seu colega de Jornal Pedro Vieira da Silva revela uma parcialidade doentia, tentando esconder aquilo que todos vimos, só lhe ficando mal certo tipo de afirmações, como: "Há quem considere que a falta foi bem assinalada", referindo no jornal de hoje que a maior parte da comunicação social considerou falta o lance entre o Mossoró e o Di MAria, pois tenho o "ojogo" do dia seguinte ao jogo, e no painel dos 4 ex-árbitros que fazem a análise, 3 deles não concordaram, ...Pedia-lhe o favor de o ALERTAR para ter outra postura para quem trabalha num jornal de REFERÊNCIA, que me habituei a folhear desde que me conheço. REFERÊNCIA PARA TODOS OS BRACARENSES, pois que eu saiba nã é vendido em Lisboa, a não ser por correspondência.
Peço desculpa pelo desabafo.
Um abraço.
Em Portugal o estômago está no sul, o coração é o Porto mas a cabeça é Braga!JHS

ZGANDULO

Excelente CARDOSÃO!!! - COMO SEMPRE!!! ;)

Eu sou daqueles que 'Cícero' defende , tolero mas não quando me mordem nos pés!!!



[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

HugoSáPinto

Quote from: cardoso on 22 de January de 2009, 14:53
...convidar as pessoas que não acreditam no futebol, a não ir à bola. Tem razão, sim senhor, afinal de contas, se as pessoas não compreendem a humanidade do erro, a benevolência e a competência dos árbitros, não devem ir; o futebol não precisa dos adeptos para nada.
(...)

Realmente, de que serve o futebol sem adeptos?!
Só posso encontrar uma razão: o 'adepto de sofá' não assobia, não injuria, nem atira guarda-chuvas ao árbitro que (re)erra. Pelo contrário, liga para os fóruns da Sporttv, mediatizando ainda mais a situação...  ;D ;D ;D
É com isto que queremos um futebol credível e transparente, com os estádios repletos de gente?!
"Ó meuzz amigozzz..."

perrinchon 66

após mais um brilhante texto do Cardoso ao qual já nos habituou,devo dizer ao que eu me lembro desde que acompanho o futebol que houve 2 arbitros tugas que arbitraram 2 finais europeias
Antonio Garrido(tb fez das suas carro queimado em Guimaraes anos 70)
e o nosso "amigo" Vitor Pereira 2 mao final da taça uefa antes de se "reformar"

cardoso

#18
Quote from: Suevo-Bracarense on 22 de January de 2009, 23:26
Parabéns ! Tb sou um daqueles que não deixa de comprar o DM à sexta para ler os seus artigos.
Mas, e aproveitando a ocasião, porque já não é a primeira vez que o seu colega de Jornal Pedro Vieira da Silva revela uma parcialidade doentia, tentando esconder aquilo que todos vimos, só lhe ficando mal certo tipo de afirmações, como: "Há quem considere que a falta foi bem assinalada", referindo no jornal de hoje que a maior parte da comunicação social considerou falta o lance entre o Mossoró e o Di MAria, pois tenho o "ojogo" do dia seguinte ao jogo, e no painel dos 4 ex-árbitros que fazem a análise, 3 deles não concordaram, ...Pedia-lhe o favor de o ALERTAR para ter outra postura para quem trabalha num jornal de REFERÊNCIA, que me habituei a folhear desde que me conheço. REFERÊNCIA PARA TODOS OS BRACARENSES, pois que eu saiba nã é vendido em Lisboa, a não ser por correspondência.
Peço desculpa pelo desabafo.
Um abraço.

Caro Suevo, não conheço pessoalmente essa pessoa. Julgo que se trata de um jornalista, portanto não é meu "colega". Eu sou apenas um colaborardor voluntário e a minha profissão é outra. Escrevo porque gosto de escrever, não ganho um tostão com isto e no DM praticamente só conheço o José Eduardo, esse sim, grande jornalista e excelente pessoa.

Karl

#19
colaborator ou colaborador..... nao e colaborardor? eh eh

Parabens grande Cardoso..... 5 estrelas...