News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Impressões e devaneios(1)

Started by Zé, 12 de January de 2009, 22:22

Previous topic - Next topic

O jogo de ontem, em Lisboa, onde o SCB defrontou o Benfica, teve o condão de "despertar" a massa associativa do SCB... Mais que nunca, os adeptos do SCB estão unidos, indignados, revoltados com o acumular de situações praticadas pelo árbitro do jogo Paulo Baptista, que no decorrer dos 90 minutos ajuizou a generalidade dos lances de forma tendenciosa, beneficiando o Benfica, alterando a verdade desportiva.
A revolta é geral. É legítima. Exige-se: dignidade; imparcialidade; justiça; honestidade.... A nossa causa é digna e acaba por provocar em cada um de nós, braguistas, intrinsecamente, uma força que nos impele a agir, ou pelo menos fazer algo, em prol do nosso clube. Há mobilização, o desejo de fazer algo.
Esta energia deve ser direccionada... seria um enorme desperdício não aproveitar a "raiva", ou outro sentimento semelhante que sai de nós, porque este sentimento é do mais puro que há.
Apesar do prejuízo desportivo, neste momento estamos mais fortes e podemos crescer... afinal, o desejo de todos! Não depende só do clube, mas também de nós...

Fui a Lisboa ver o SCB. No final do jogo, após os 90 minutos, havia lances que me deixaram com a pulga atrás da orelha. Com a excepção do penalty contra o Braga, onde tive a certeza que não era, pois estava na Bancada Sagres, tinha dúvidas sobre os outros lances na grande área oposta, e que tanto falamos hoje...na ocasião, a minha maior frustração era com o Renteria por ter falhado um golo certo. E com os benfiquistas!
Aos poucos, foi-me chegando informação acerca da "roubalheira", e as dúvidas iniciais viraram certezas. Na ocasião lembro-me de, em silêncio, questionar-me sobre a figurinha que ando a fazer no futebol. - Gasta um gajo dinheiro, abdica de estar com a família, anda ao frio, quando podia estar no quentinho... e para quê? Para contribuir e alimentar cada vez mais estes *****. Sou um lorpa... lembro-me de pensar. Naquela ocasião, o meu pensamento era deixar de ir ao estádio, abdicar do futebol, mandar tudo ao ar... -Para quê ir ao futebol? Um gajo vai ver um jogo onde já está tudo combinado, sempre foi assim e vai continuar.
Foi a primeira vez que foi ao Estádio da Luz. Como disse anteriormente, a minha maior frustração era com o Renteria e com os benfiquistas... Não todos, mas aqueles do piso 0 são do pior... Costumamos muitas vezes ouvir adeptos benfiquistas queixarem-se do ambiente e dos adeptos portistas. Deveriam olhar para eles... Os tais adeptos no piso 0 fazem uma pressão que é indescritível... com ou sem razão, sempre que o árbitro marcava uma falta contra o Benfica, a contestação era tremenda e havia sempre alguém a saltar para o gradeamento a insultar. Só visto... Ou são uma cambada de frustrados que precisam das vitórias do Benfica como de ar para viver, precisando, para se sentirem realizados e satisfeitos com a vida, de sentirem o agradável sabor da vitória, que só as equipas que ganham muitas vezes lhes podem proporcionar e, como tal, estavam ali em agonia OU tinham saído do Júlio de Matos. Acredito mais na 1ª hipótese.
Curioso como eles alimentam-se do passado e fazem acreditar a horda que piamente os seguem e sem nunca questionar... Aqueles que vão ao estádio assistem a uma montagem que associei a Goebbles e a outros déspotas... mas digo isto como adepto adversário, porque se fosse benfiquista se calhar esta montagem contribuiria para o meu ego: "Vocês são os melhores adeptos do mundo" – dizia o speaker várias vezes. "Acontecimento único no mundo..." a propósito do voo do milhafre "Vitória" que levou ao rubro a horda. "Somos milhões  a uma só alma(...) ser do Benfica... Sou, sou, souuu Bennfiiica" dizia a canção dos UHF que era passada repetidamente no sistema de som do estádio.
Também com isto podemos aprender:  pressão, ambiente...

A realidade é que tudo é uma montagem. Os benfiquistas são muitos e isto tudo tornou-se um ciclo que é interminável.
O dinheiro comanda a vida... já não é o sonho.
Para mal dos meus pecados tenho que admitir que o Benfica dá de "comer" a muita gente, basta ver o comércio que gira em torno dos jogos com o Benfica e as receitas que os outros clubes fazem quando da recepção do Benfica.
E tal como a corrente de um rio que corre em direcção ao mar, a generalidade das empresas proporcionam ao Benfica as receitas imprescindíveis  para alimentar o ego benfiquista com jogadores como o Reyes, Aimar, Suazo...e fazer renascer o desejo do glorioso passado.
A comunicação social precisa de vender, seja jornais, seja "sharing". Criticamos muitas vezes a CS pela falta de cobertura jornalística de clubes pequenos e pela falta de isenção. Apelamos ao boicote dos jornais desportivos... mas será que também o fazemos com a CGD? Com a Meo? Será que deixamos de ser clientes da Tmn? E de beber Sagres? Ou Coca Cola? Todas estas marcas tem em comum serem patrocinadores do Benfica...
Tudo contribui para o crescimento de clubes como o Benfica. Se as empresas apoiam o Benfica, ou os ditos grandes, não é porque lhes apetece... é porque desejam tirar dividendos. Se a Comunicação Social prestigia um treino do Benfica em detrimento de um jogo para a Uefa do SCB, simplesmente é porque sabem que vão ter mais receita. E tudo isto, esta mediatização, é publicidade, que contribui para os ditos benfiquistas alimentarem o ego... e crescerem!
Também com isto podemos aprender algo... a necessidade de sermos cada vez mais!
Força Gverreiros

cardoso

Ora aqui está um grande regresso! O imprescindível Zé!
Só não concordo muito com o título do teu post; em vez de Impressões e Devaneios, seria mais acertado qualquer coisa como "Constatações e Deduções".
Concordo em absoluto que este episódio triste serviu para unir a massa associativa. Este fórum tem sido a prova inequívoca: há muito tempo que não se via uma convergência tão grande; não há uma única discordância nos últimos dias. Na verdade, costuma dozer-se que é nas horas difíceis que se vêm os verdadeiros adeptos e eu espero que saibamos aproveitar esta raiva toda e canalizá-la para uma maior união e, acima de tudo, uma maior vontade de intervir.
No Braguismo como na política deste pobre país, o que mais falta é a capacidade de reagir positivamente, de protestar mas também de FAZER algo. Temos de aproveitar esta onda para usarmos de todos os meios possíveis para fazer ouvir a nossa voz.
Eu volto a dizer o que já escrevi: é a hora de unir esforços com outros clubes. Temos de mostrar aos grandes que eles precisam de nós!
Essa capacidade de reacção tem que seguir também outro rumo; isso que te impressionou na Luz tem de impressionar os nossos adversários no AXA. Não +podemos continuar a tentar dar ambiente ao estádio com umas colunas de som que só funcionam às vezes, sem arranjar formas de entusiasmar o público, sem uma animação mais "agressiva". Precisamos criar um verdadeiro Inferno no AXA.
Temos de assustar os nossos adversários, em campo e fora dele. Temos de deixar de ser anjinhos e, principalmente, temos de evitar que esta onda de protestos nos deixe no papel do coitadinho, espoliadinho, o parente pobre que foi saqueado e agora está com as calças na mão. Não! Nós somos um clube cheio de orgulho e não são os piratas de Lisboa que nos vão roubar esse orgulho.

Carvalhux

O AXA sempre cheio ,( bem devia ser sempre), mas mais do que nunca temos que estar do lado da nossa equipa .
Temos que chegar ao titulo para calar muita gente !

J

 Bom texto , concordo com QUASE tudo, só não aceito que os clubes têm enormes receitas quando lá vai o benfas, pois tens que te lembrar que se grande parte dos estádios estão vazios durante os restantes jogos da época é porque não têm adeptos suficientes devido ao exagerado numero de benfas, e se só dão receita num jogo , tiram essa mesma receita nos restantes jogos.


Um abraço, e viva a verdade no futebol.....
 

   MÁGICO BRAGA ALLÉ

J

Quote from: cardoso on 12 de January de 2009, 23:31
Ora aqui está um grande regresso! O imprescindível Zé!
Só não concordo muito com o título do teu post; em vez de Impressões e Devaneios, seria mais acertado qualquer coisa como "Constatações e Deduções".
Concordo em absoluto que este episódio triste serviu para unir a massa associativa. Este fórum tem sido a prova inequívoca: há muito tempo que não se via uma convergência tão grande; não há uma única discordância nos últimos dias. Na verdade, costuma dozer-se que é nas horas difíceis que se vêm os verdadeiros adeptos e eu espero que saibamos aproveitar esta raiva toda e canalizá-la para uma maior união e, acima de tudo, uma maior vontade de intervir.
No Braguismo como na política deste pobre país, o que mais falta é a capacidade de reagir positivamente, de protestar mas também de FAZER algo. Temos de aproveitar esta onda para usarmos de todos os meios possíveis para fazer ouvir a nossa voz.
Eu volto a dizer o que já escrevi: é a hora de unir esforços com outros clubes. Temos de mostrar aos grandes que eles precisam de nós!
Essa capacidade de reacção tem que seguir também outro rumo; isso que te impressionou na Luz tem de impressionar os nossos adversários no AXA. Não +podemos continuar a tentar dar ambiente ao estádio com umas colunas de som que só funcionam às vezes, sem arranjar formas de entusiasmar o público, sem uma animação mais "agressiva". Precisamos criar um verdadeiro Inferno no AXA.
Temos de assustar os nossos adversários, em campo e fora dele. Temos de deixar de ser anjinhos e, principalmente, temos de evitar que esta onda de protestos nos deixe no papel do coitadinho, espoliadinho, o parente pobre que foi saqueado e agora está com as calças na mão. Não! Nós somos um clube cheio de orgulho e não são os piratas de Lisboa que nos vão roubar esse orgulho.
Pode pôr este texto no jornal ????
Era bom saber que um mar de gente iria PENSAR

ric

E como havemos de ser mais se dia a dia , nos cortam sonhos, nos abatem ambições, nos evidenciam injustiças?

pode ser uma batalha sem fim e sem vitória.

Mas valerá sempre a pena. Por mim não desisto e das fraquezas nascerá uma força cada vez maior....ENORME...

PS: Ora viva , Zé! já cá faltavas!

Manuel Pereira

Nesta jornada fomos nós.
Noutras jornadas somos nós ou outros sempre que se atravessam no caminho dos "donos do futebol".
Temos de passar a ser mais solidários com os adeptos dos clubes prejudicados pelos "donos do futebol".
É tempo de acabarmos com guerras sem sentido com Guimarães e seus adeptos e unirmos os nossos esforços conta os "donos do futebol".
Como o Vitória e o SCB são os dois clubes com mais adeptos excluindo os clubes do sistema, podemos e devemos ser nós a liderar a revolta.

Saudações braguistas.

ric

Quote from: Manuel Pereira on 13 de January de 2009, 12:36
Nesta jornada fomos nós.
Noutras jornadas somos nós ou outros sempre que se atravessam no caminho dos "donos do futebol".
Temos de passar a ser mais solidários com os adeptos dos clubes prejudicados pelos "donos do futebol".
É tempo de acabarmos com guerras sem sentido com Guimarães e seus adeptos e unirmos os nossos esforços conta os "donos do futebol".
Como o Vitória e o SCB são os dois clubes com mais adeptos excluindo os clubes do sistema, podemos e devemos ser nós a liderar a revolta.

Saudações braguistas.

Ando há anos a pregar no deserto ao dizer que temos de nos aliaraos restantes para ganharmos força. temos de ser mais fortes para lutar por interesses comeuns e nestes interesses, não abdicaremos da nossa identidade nem orgulho. Temos que atirar para trás das costas rivalidades bacocas e avançar com um projecto de reposição da igualdadae e da verdade no nosso futebol.
os 3G querem ganhar sempre? Que façam um campeonato á parte e que fiquem a cantar sozinhos. Está na altura de soltar o grito do ipiranga!
Só que alguns, não podem . Estão de mãos tolhidas e enregeladas pelo rodar do chapéu na altura do defeso em que parecem pedintes a mendigar sobras de jogadores. Viram o "castigo" do porto ao Guimaraes? Se se meterem comigo, levam!...até parece o outro politico....

Se os clubes dito pequenos se unissem, mandassem às malvas os empréstimos que na maior parte das vezes só interessam os clubes detentores dos passes /(s tais 3G) poderiam estar mais á vontade e livres d epensar por si. se pensassem que t~em os seus horariso de jogos bloqueados por contratos leoninos e que estão a perder espectadores, se pensassem que são paus mandados dos 3G, se tivessem uma outra mentalidade que não a sibservi~encia habitual e costumeira do beija-mão, então poderiamos aspirar a akguma coisa....

Mas a realidade é esta (nua e crua):

O único clube que pode morder os calcanhares aos 3G de forma sustentada é o SCB. os outros só querem não descer e tentar fazer umas flores na UEFA. ora para isto, não vale a pena afrontar os grandes. Então para qu~e se meterem em guerras com eles?

O SCB deve é saber juntar-se a quem lhe pode dar força reinvindicativa de forma aterem não 2' mil adeotos por tras mas uma massa de 100 ou 200 mil mesmo que divididos por varios clubes. Depois quem tivesse unhas que tocasse viola....


Meus amigos, sem este apoio e união dos outros clubes, é como diz o Pereira: hoje é o Braga, amanha é o setubal que é roubado e "boa vai ela...."

cardoso

Quote from: ric on 13 de January de 2009, 16:33
Quote from: Manuel Pereira on 13 de January de 2009, 12:36
Nesta jornada fomos nós.
Noutras jornadas somos nós ou outros sempre que se atravessam no caminho dos "donos do futebol".
Temos de passar a ser mais solidários com os adeptos dos clubes prejudicados pelos "donos do futebol".
É tempo de acabarmos com guerras sem sentido com Guimarães e seus adeptos e unirmos os nossos esforços conta os "donos do futebol".
Como o Vitória e o SCB são os dois clubes com mais adeptos excluindo os clubes do sistema, podemos e devemos ser nós a liderar a revolta.

Saudações braguistas.

Ando há anos a pregar no deserto ao dizer que temos de nos aliaraos restantes para ganharmos força.
...


Andamos!

Andamos há anos a pregar no deserto...
estou farto de escrever isto: a rivalidade com o Vitória é saudável, é tradicional, é folclórica mas alguém acaba sempre por levar isso para o confronto!
A prova disso é o que se passa neste forum; sempre que se fala destes assuntos há-de logo vir alguém, seja de cá seja de lá, a vir esgrimir argumentos do género "a minha é maior que a tua". Enquanto andarmos nisso não vamos a lado nenhum.
Precisamos de união perante os nossos verdadeiros adversários, que são os 3 que têm o rei na barriga, controlam a Liga, os árbitros, os jornais e até os políticos!
Força Vitória de Guimarães! Força Belenenses! Força Vitória de Setúbal! Força Leixões! FORÇA BRAGA!
Chega de centralismo corrupto!