News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

MOURINHO

Started by JOAO CARLOS, 10 de October de 2007, 12:57

Previous topic - Next topic

moka

Sei perfeitamente que me vão apagar a resposta, como habitualmente. Mesmo assim não encontro motivo para me coibir de responder.
Penso que é necessário contextualizar cabalmente esta problemática no campo experiencial dos dois técnicos.
Devo dizer, em abono da exacção dos pressupostos enunciados, que nada há de coibitivo em que díspares treinadores ou até jogadores, com as suas ideias e concepções, entrecruzarem as suas dissemelhantes perspectivas em prol de um estilo ou mentalidade, quando a sua experiência diverge pelo facto de laborarem em ambiências distintas.
Muita da evolução do futebol mundial passou exactamente por esse facto. Basta ver que futebol português, em múltiplos aspectos, assume hoje uma espécie de diálise entre o substrato técnico inerente à sua latinidade, lado a lado com uma derivação do estilo britânico, da mesma forma que no passado aferimos a extensão à América do Sul de muitos conceitos europeus, por via essencialmente das nações latinas europeias, num cruzamento de influências que teve como agentes catalizadores os alternados cursos migratórios. Aliás, a questão que preocupa as consciências europeias mais puristas ou devotas da tradição reside na dificuldade que perante este cenário de globalização, seja possível (em ultima instância, até as próprias selecções) manterem as suas diferentes identidades futebolísticas, ameaçadas nos últimos tempos por algumas duplas nacionalidades de contorno duvidoso que confundiram muitos espíritos dentro do status do futebol europeu.
É dentro deste contexto policromático que devemos introduzir e compreender como perfeitamente normal a troca de opiniões havida (ou pseudo-havida) entre Mourinho e Jorge Costa. Trata-se de duas pessoas com pontos de contacto de âmbito laboral extensivos à vida pessoal que, no entanto, transportam consigo diferentes conceitos técnico-tácticos. Atrever-me-ia até a afirmar que em determinados contextos, a situação se poderia inverter; ou seja, o próprio Jorge Costa pode, em condições pontuais e concretas, ajudar Mourinho. Porque haverão a concepções profissionais de Mourinho de necessariamente, serem consideradas superiores? A pluralidade das situações que um técnico encontra na sua vida profissional leva a que as suas concepções tenham de abranger uma tão grande pluralidade de domínios que é concebível, pelo menos no plano teórico, que até o técnico mais mal-sucedido, detenha conhecimentos empíricos inteligíveis que escapem ao mais distinto dos mestres. Assim sendo, não entendo como subserviente ou inferior a posição assumida por Jorge Costa ao solicitar conselho ou até auspício a Mourinho (se é que os pediu, bem entendido).
Em conclusão, penso que a hipótese constitutiva da epígrafe deste tópico é perfeitamente legítima e aceitável como normal.

nandu

Quote from: moka on 12 de October de 2007, 23:01
Sei perfeitamente que me vão apagar a resposta, como habitualmente. Mesmo assim não encontro motivo para me coibir de responder.
Penso que é necessário contextualizar cabalmente esta problemática no campo experiencial dos dois técnicos.
Devo dizer, em abono da exacção dos pressupostos enunciados, que nada há de coibitivo em que díspares treinadores ou até jogadores, com as suas ideias e concepções, entrecruzarem as suas dissemelhantes perspectivas em prol de um estilo ou mentalidade, quando a sua experiência diverge pelo facto de laborarem em ambiências distintas.
Muita da evolução do futebol mundial passou exactamente por esse facto. Basta ver que futebol português, em múltiplos aspectos, assume hoje uma espécie de diálise entre o substrato técnico inerente à sua latinidade, lado a lado com uma derivação do estilo britânico, da mesma forma que no passado aferimos a extensão à América do Sul de muitos conceitos europeus, por via essencialmente das nações latinas europeias, num cruzamento de influências que teve como agentes catalizadores os alternados cursos migratórios. Aliás, a questão que preocupa as consciências europeias mais puristas ou devotas da tradição reside na dificuldade que perante este cenário de globalização, seja possível (em ultima instância, até as próprias selecções) manterem as suas diferentes identidades futebolísticas, ameaçadas nos últimos tempos por algumas duplas nacionalidades de contorno duvidoso que confundiram muitos espíritos dentro do status do futebol europeu.
É dentro deste contexto policromático que devemos introduzir e compreender como perfeitamente normal a troca de opiniões havida (ou pseudo-havida) entre Mourinho e Jorge Costa. Trata-se de duas pessoas com pontos de contacto de âmbito laboral extensivos à vida pessoal que, no entanto, transportam consigo diferentes conceitos técnico-tácticos. Atrever-me-ia até a afirmar que em determinados contextos, a situação se poderia inverter; ou seja, o próprio Jorge Costa pode, em condições pontuais e concretas, ajudar Mourinho. Porque haverão a concepções profissionais de Mourinho de necessariamente, serem consideradas superiores? A pluralidade das situações que um técnico encontra na sua vida profissional leva a que as suas concepções tenham de abranger uma tão grande pluralidade de domínios que é concebível, pelo menos no plano teórico, que até o técnico mais mal-sucedido, detenha conhecimentos empíricos inteligíveis que escapem ao mais distinto dos mestres. Assim sendo, não entendo como subserviente ou inferior a posição assumida por Jorge Costa ao solicitar conselho ou até auspício a Mourinho (se é que os pediu, bem entendido).
Em conclusão, penso que a hipótese constitutiva da epígrafe deste tópico é perfeitamente legítima e aceitável como normal.

Só te digo uma coisa: QUE MOKA
Andas a ler diccionários jovem :D ;)

4338

Quote from: 1 on 12 de October de 2007, 20:41
O Mourinho veio 2ª feira a Braga dar a tal palestra confirmo...

Pois é mas fontes de 'ah ouvi dizer' e 'ah um conhecido viu-o' não me servem, até podem ter razão mas sendo assim acho pouco credível, mas se veio ainda bem e que volte cá mais vezes

1

Quote from: João-Braga on 12 de October de 2007, 21:55
Quote from: 1 on 12 de October de 2007, 21:49
Quote from: João-Braga on 12 de October de 2007, 21:04
Quote from: 1 on 12 de October de 2007, 20:41
O Mourinho veio 2ª feira a Braga dar a tal palestra confirmo...
E a fonte?

Ainda há quem pense que isto é verdade?


Eu tenho a certeza absoluta. Um dos fornecedores do Braga (que eu conheço) foi ao estádio 2ª e contou-me que o viu lá.

Aliás este jogo da UEFA tb teve outra "peripécia" mas essa não convém falar.
Eu também tenho um amigo de uma amiga minha que é amiga de um amigo que está relacionado com o Braga que jurou que ele não esteve lá...

Acredita se quiseres. Às vezes sei de coisas que se passam no Braga antes delas acontecerem mas não ponho aqui no forum porque não vale pena com as respostas de putos que se vêm aqui.

Quem me conhece sabe que eu não sou pessoa de mentir nem de inventar.

Burro sou eu que continuo a escrever no fórum... só vale a pena por meia dúzia.

João-Braga

#64
Quote from: 1 on 13 de October de 2007, 14:38
Quote from: João-Braga on 12 de October de 2007, 21:55
Quote from: 1 on 12 de October de 2007, 21:49
Quote from: João-Braga on 12 de October de 2007, 21:04
Quote from: 1 on 12 de October de 2007, 20:41
O Mourinho veio 2ª feira a Braga dar a tal palestra confirmo...
E a fonte?

Ainda há quem pense que isto é verdade?


Eu tenho a certeza absoluta. Um dos fornecedores do Braga (que eu conheço) foi ao estádio 2ª e contou-me que o viu lá.

Aliás este jogo da UEFA tb teve outra "peripécia" mas essa não convém falar.
Eu também tenho um amigo de uma amiga minha que é amiga de um amigo que está relacionado com o Braga que jurou que ele não esteve lá...

Acredita se quiseres. Às vezes sei de coisas que se passam no Braga antes delas acontecerem mas não ponho aqui no forum porque não vale pena com as respostas de putos que se vêm aqui.

Quem me conhece sabe que eu não sou pessoa de mentir nem de inventar.

Burro sou eu que continuo a escrever no fórum... só vale a pena por meia dúzia.
Eu até posso acreditar na tua palavra, custa-me é acreditar o que veio aqui fazer o Mourinho...
Temos que esperar a ver se OJOGO vai investigar... ;D

Kramer

Quote from: moka on 12 de October de 2007, 23:01
Sei perfeitamente que me vão apagar a resposta, como habitualmente. Mesmo assim não encontro motivo para me coibir de responder.
Penso que é necessário contextualizar cabalmente esta problemática no campo experiencial dos dois técnicos.
Devo dizer, em abono da exacção dos pressupostos enunciados, que nada há de coibitivo em que díspares treinadores ou até jogadores, com as suas ideias e concepções, entrecruzarem as suas dissemelhantes perspectivas em prol de um estilo ou mentalidade, quando a sua experiência diverge pelo facto de laborarem em ambiências distintas.
Muita da evolução do futebol mundial passou exactamente por esse facto. Basta ver que futebol português, em múltiplos aspectos, assume hoje uma espécie de diálise entre o substrato técnico inerente à sua latinidade, lado a lado com uma derivação do estilo britânico, da mesma forma que no passado aferimos a extensão à América do Sul de muitos conceitos europeus, por via essencialmente das nações latinas europeias, num cruzamento de influências que teve como agentes catalizadores os alternados cursos migratórios. Aliás, a questão que preocupa as consciências europeias mais puristas ou devotas da tradição reside na dificuldade que perante este cenário de globalização, seja possível (em ultima instância, até as próprias selecções) manterem as suas diferentes identidades futebolísticas, ameaçadas nos últimos tempos por algumas duplas nacionalidades de contorno duvidoso que confundiram muitos espíritos dentro do status do futebol europeu.
É dentro deste contexto policromático que devemos introduzir e compreender como perfeitamente normal a troca de opiniões havida (ou pseudo-havida) entre Mourinho e Jorge Costa. Trata-se de duas pessoas com pontos de contacto de âmbito laboral extensivos à vida pessoal que, no entanto, transportam consigo diferentes conceitos técnico-tácticos. Atrever-me-ia até a afirmar que em determinados contextos, a situação se poderia inverter; ou seja, o próprio Jorge Costa pode, em condições pontuais e concretas, ajudar Mourinho. Porque haverão a concepções profissionais de Mourinho de necessariamente, serem consideradas superiores? A pluralidade das situações que um técnico encontra na sua vida profissional leva a que as suas concepções tenham de abranger uma tão grande pluralidade de domínios que é concebível, pelo menos no plano teórico, que até o técnico mais mal-sucedido, detenha conhecimentos empíricos inteligíveis que escapem ao mais distinto dos mestres. Assim sendo, não entendo como subserviente ou inferior a posição assumida por Jorge Costa ao solicitar conselho ou até auspício a Mourinho (se é que os pediu, bem entendido).
Em conclusão, penso que a hipótese constitutiva da epígrafe deste tópico é perfeitamente legítima e aceitável como normal.


O outro moka é mais divertido ;D ;D

\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

moka

outra vez?
eu não me lenbro de ter escrito esse porcaria que está aí em meu nome, alguem me anda a tramar. anda alguem a escrever em meu nome só para me rebaichar.

Gambit

Quote from: moka on 13 de October de 2007, 20:23
outra vez?
eu não me lenbro de ter escrito esse porcaria que está aí em meu nome, alguem me anda a tramar. anda alguem a escrever em meu nome só para me rebaichar.

Não comeces com essas mer... coisas, que podes apanhar alguém mal disposto e apaga-te os comentários!

moka

Quote from: Gambit on 13 de October de 2007, 20:24
Quote from: moka on 13 de October de 2007, 20:23
outra vez?
eu não me lenbro de ter escrito esse porcaria que está aí em meu nome, alguem me anda a tramar. anda alguem a escrever em meu nome só para me rebaichar.

Não comeces com essas mer... coisas, que podes apanhar alguém mal disposto e apaga-te os comentários!

mas ixo é logo. agora tão a ver a seleção

Kramer

Não se preocupem daqui a pouco já são apagadas ;D ;D
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Gambit

Quote from: Kramer on 13 de October de 2007, 20:48
Não se preocupem daqui a pouco já são apagadas ;D ;D

Ah bom... até já estava a ficar preocupado!!

Pedro-SCB

Quote from: Kramer on 13 de October de 2007, 20:48
Não se preocupem daqui a pouco já são apagadas ;D ;D

Fixe...os maus da fita...

Estamos aqui todos!!! ;) ;)

moka

como disse noutro poste, daqui pra frente vou-me deixar de brincadeiras porque foi tratado com muito respeito e com muita educação por um muderador.

Augusto Gomes

Mas, não percebi...

Querem dizer mesmo que o Mourinho veio a Braga falar com o Jorge Costa?

Alguém acredira nisto na época dos telemóveis?

Ou veio mesmo dentro de um cesto de roupa como da outra vez?
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

1

Quote from: Augusto Gomes on 14 de October de 2007, 20:39
Mas, não percebi...

Querem dizer mesmo que o Mourinho veio a Braga falar com o Jorge Costa?

Alguém acredira nisto na época dos telemóveis?

Ou veio mesmo dentro de um cesto de roupa como da outra vez?

O Mourinho não falou com o Jorge Costa mas sim com os jogadores do Braga. Foi dada uma palestra.

Augusto Gomes

"O Mourinho não falou com o Jorge Costa mas sim com os jogadores do Braga. Foi dada uma palestra." (1)

Na presença de Jorge Costa?

Isso era o absoluto ridiculo, ainda se fosse no Bar da esquina...

Mas se isso é verdade (e não acredito) alguém responsável deveria explicar (ou tentar) o inexplicável...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Reis

Se é realmente verdade, então mais uma razão para o JC continuar à frente do clube...

Se o melhor treinador do mundo, se digna a falar, aconselhar e palestrar a equipa do Braga por mera amizade ao treinador, então que esse treinador continue por muitos e muitos anos em Braga!

Mas aqui ninguém perguntou se o Brag teve que pagar alguma coisa por ouvir conselhos do melhor treinador do mundo....????? porquê?


Então pergunto eu... O BRAGA TEVE QUE PAGAR ALGUMA COISA POR O TREINADOR DA EQUIPA PRINCIPAL DE FUTEBOL TER UMAS "LIÇÕES" DO MELHOR TREINADOR DO MUNDO?

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Augusto Gomes

Igual só em 1969/70 quando o Braga desceu à 2ª divisão, era eu puto...

Depois da saída de Frederico Passos e de Costa Pereira (se não estou em erro...), o Braga com um treinador de recurso aceitou prelecções e jogos treino com Meirim, então no Varzim e em alta...(foi Meirim que começou em Portugal com o aquecimento (forte) em campo antes dos jogos...

Mas infelizmente descemos na vez do Boavista que depois se manteve até hoje...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

A.COSTA

Quote from: Augusto Gomes on 14 de October de 2007, 23:03
Igual só em 1969/70 quando o Braga desceu à 2ª divisão, era eu puto...
...

Mas infelizmente descemos na vez do Boavista que depois se manteve até hoje...


Pode ser que esta época seja a "época da pantera".  DESCER:::::::::  ;D ;D ;D ;D
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo