News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/09

Started by Pedro-SCB, 01 de September de 2007, 08:49

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Sorteio da Taça UEFA

Belenenses x Bayern Munique; Sp. Braga x Hammarby (Suécia); U. Leiria x Bayer Leverkusen; Paços de Ferreira x AZ Alkmaar

O sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA, realizado esta sexta-feira no Mónaco, foi pouco "simpático" para as equipas portuguesas. Com excepção do Sp. de Braga, que vai defrontar o "desconhecido" Hammarby, da Suécia, a tarefa apresenta-se muito complica para Belenenses (Bayern Munique), União de Leiria (Bayer Leverkusen) e Paços de Ferreira (AZ Alkmaar).
   
O Belenenses vai defrontar os alemães do Bayern Munique na primeira eliminatória da Taça UEFA em futebol, ditou hoje o sorteio realizado no Mónaco.

A primeira "mão" realiza-se a 20 de Setembro, na Alemanha, e a segunda a 4 de Outubro, no Restelo.

Já o Sporting de Braga vai defrontar os suecos do Hammarby. A primeira "mão" realiza-se a 20 de Setembro, na Suécia, e a segunda a 4 de Outubro, em Braga.

À União de Leiria calharam os alemães do Bayer Leverkusen.

A formação leiriense qualificou-se ao ultrapassar os croatas do Hajduk Kula na Taça Intertoto e os israelitas do Maccabi Netanya na segunda pré-eliminatória.

A primeira "mão" realiza-se a 20 de Setembro, na Alemanha, e a segunda a 4 de Outubro, em Leiria.

Finalmente, o estreante Paços de Ferreira vai defrontar os holandeses do AZ Alkmaar.

A primeira "mão" realiza-se a 20 de Setembro, em Portugal, e a segunda a 4 de Outubro, na Holanda.


in sic

Pedro-SCB

Equipas portuguesas com tarefa complicada


O sorteio da Taça UEFA, realizado há momentos, coloca o Bayern Leverkusen no caminho da União de Leiria, o AZ Alkmaar frente ao P. Ferreira, o Braga vai defrontar o Hammarby e o Belenenses joga com o Bayern Munique


Sporting de Braga defronta os suecos do Hammarby

O Sporting de Braga vai defrontar os suecos do Hammarby na primeira eliminatória da Taça UEFA em futebol, ditou hoje o sorteio realizado no Mónaco.

A primeira mão realiza-se a 20 de Setembro, na Suécia, e a segunda a 04 de Outubro, em Braga.

+++++++++++++++++++++++++++++++

Presidente do Sporting Braga satisfeito com adversário


O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, reconheceu hoje o sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA de futebol foi bom para a sua equipa, que irá defrontar os suecos do Hammarby

António Salvador realçou que objectivos da equipa passam por fazer, pelo menos, o mesmo que na temporada passada, em que atingiu os oitavos-de-final da Taça UEFA, sendo eliminada pelos ingleses do Tottenham.

«Dentro do possível, penso que foi um bom sorteio. Não há equipas fáceis nestas competições e é preciso demonstrar em campo que somos melhores e tudo vamos fazer para passar esta eliminatória», disse o presidente dos bracarenses.

Para o líder bracarense, os objectivos da equipa passam por «entrar na fase de grupos» e aí ter «alguma sorte no sorteio» para poder «igualar o feito da época passada ou até fazer melhor».

António Salvador considerou, ainda, ser «mais motivante definir a eliminatória em Braga», referindo que «o Braga assume-se como favorito nesta eliminatória, mas vai ter que provar isso dentro do campo».

O Hammarby ficou em terceiro lugar no último campeonato sueco e venceu três jogos na Taça Intertoto, lembrou António Salvador, o que o levou a concluir que se trata «de uma boa equipa».

Já o treiandor-adjunto do Sporting de Braga, Aloísio, disse que «as equipas são sempre difíceis» nesta competição, embora considere que o Hammarby «é um adversário aceitável».

«Jogando primeiro fora poderemos ter alguma vantagem, procurando defender o resultado mas resolver as coisas no segundo jogo, em casa», referiu o adjunto de Jorge Costa.

Aloísio disse que «o Sporting de Braga tem todas as condições para passar a eliminatória», embora considere que o Hammarby possa levar alguma vantagem sobre os arsenalistas, uma vez que o campeonato sueco já estar bastante mais avançado que o português.

O Sporting de Braga joga na Suécia, frente ao Hammarby, no dia 20 de Setembro, o encontro da primeira-mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, jogando-se o segundo jogo em Braga, a 04 de Outubro.


in sol

Pedro-SCB

Sorteio pouco simpático para equipas portuguesas
Sorte ditou adversários difíceis para as equipas portuguesas


A "fava" saíu ao Belenenses, que joga com o Bayern Munique. Leverkusen, AZ Alkmaar e Hammarby são os adversários de União de Leiria, Paços de Ferreira e Sporting de Braga.

O sorteio da taça UEFA foi pouco simpático para os clubes portugueses. Ao Belenenses saíu a "fava" chamada Bayern Munique. Um emparelhamento que financeiramente será positivo mas que desportivamente complica muito a vida à equipa de Jorge Jesus.

O Bayern Munique terminou a última edição da bundesliga em quarto, mas fez um grande investimento no reforço da sua equipa, contratando nomes como Miroslav Klose, Luca Toni e Frank Ribery.

As outras duas equipas portuguesas não cabeças de série também não tiveram um sorteio risonho. A União de Leiria, que conseguiu atingir a competição de forma brilhante, terá pela frente o também alemão Bayer Leverkusen, enquanto o estreante Paços de Ferreira jogará com o AZ Alkmaar, de Louis van Gaal.

O Sporting de Braga terá mais motivos para estar optimista. O facto de ser cabeça de série ajudou, e o adversário será o Hammarby, da Suécia.

1.º ELIMINATÓRIA DA TAÇA UEFA

. Bayer Leverkusen (Alemanha) - UNIÃO DE LEIRIA (PORTUGAL)

. PAÇOS DE FERREIRA (PORTUGAL) - AZ Alkmaar (Holanda)

. Hammarby (Suécia) - SPORTING DE BRAGA (PORTUGAL)

. Bayern de Munique (Alemanha) - BELENENSES (PORTUGAL)


in expresso

Pedro-SCB

Braga escapou ao pesadelo


Só resta uma saída ao futebol português representado na Taça UEFA. Ou é capaz de espantar a Europa, derrotando adversários de enorme valia para chegar à fase de grupos, ou mostra-se incapaz de contrariar a lógica. E a lógica diz que apenas o Braga pode dormir mais ou menos descansado na sequência do sorteio da fase eliminatória que definirá os participantes na fase de grupos da segunda prova europeia de clubes. Beneficiando da condição de cabeça-de-série – único clube português a merecer tal privilégio -, os bracarenses terão de medir forças com os suecos do Hammarby. No campo teórico não haveria um adversário tão acessível de entre os cinco possíveis – talvez apenas os cipriotas do Larissa -, como esta equipa sueca que alcançou a Taça UEFA através da Taça Intertoto, mas que ainda em 2001 sagrou-se campeã da Suécia. O Hammarby receberá o Braga no estádio do Solna, arredores de Estocolmo.

Longe da condição do Braga, aos outros clubes portugueses restava rezar. E terão rezado pouco, designadamente o Belenenses, que terá de medir forças com a mais forte das 80 equipas que ontem foram a sorteio: o Bayern de Munique, que neste defeso gastou 70 milhões de euros para reforçar o plantel com jogadores da valia de Ribéry, Klose e Luca Toni. Pior não era possível, até porque nunca uma equipa portuguesa ultrapassou o Bayern numa eliminatória. Só o FC Porto o conseguiu, mas na final da Taça dos Campeões.

Menos má, mas igualmente complicada afigura-se a tarefa do Leiria, cuja estreia na Taça UEFA será apadrinhada por uma outra equipa alemã, o Bayer Leverkusen, a quem poderá faltar em milhões o que sobra em experiência europeia. Aliás, ganhou esta mesma competição em 1987/88.

Experiência é algo que falta ao Paços de Ferreira, o segundo estreante português. Mas isso também não parece importar aos "castores", entusiasmados com a estreia, nem que isso signifique ter que jogar no Estádio do Bessa e defrontar um dos semi-finalistas da época passada, o AZ Alkmaar.

Amaral Correia
"Foi bom sorteio e é para passar"



Amaral Correia saiu bastante optimista do Mónaco, confiando que o caminho até à fase de grupos da Taça UEFA está ao alcance dos arsenalistas. O assessor do presidente do Braga afirmou: "Julgo que foi um bom sorteio para o Sporting de Braga. No entanto, fosse qual fosse o resultado, o nosso objectivo manter-se-ia inalterável, ou seja, aceder à fase de grupos. Estamos com boas perspectivas nesse sentido. O Hammarby tem bom historial, foi campeão sueco em 2001 e chegou à Taça UEFA via Intertoto, pelo que merece o nosso respeito". O dirigente explicou ainda que a primeira mão, que seria disputada na Suécia, passou para Braga a pedido do Hammarby, que partilha o seu estádio com o IFK Solna.

++++++++++++++++++++++++++++++++

"Vikings" ao alcance do apetite minhoto


Cabeça-de-série à entrada para o sorteio que alinhou as partidas da primeira eliminatória da Taça UEFA, o Braga evitou, desde logo, cruzar-se nesta fase com alguns "papões", o que poderia complicar o acesso à fase de grupos. Contudo, o sorteio acabou por fazer mais do que isso pela equipa portuguesa, colocando na sua rota pela Europa do futebol uns suecos que, não sendo simpáticos, estão ao alcance da equipa de Jorge Costa. A primeira impressão nesse sentido partiu do presidente da SAD, António Salvador, e prosseguiu na análise feita pelo adjunto Aloísio, com ambos a assumir que o Braga é favorito nesta eliminatória. O dirigente máximo da SAD classificou mesmo de "bom" o que acabara de assistir no Mónaco e, ainda que precisasse não haver hoje equipas fáceis, reconheceu que havia adversários mais complicados no horizonte. E continuou: "Se é verdade que somos favoritos, também devemos ter presente que temos a obrigação de provar em campo que somos melhores". Depois de realçar a boa campanha dos suecos na Taça Intertoto e de terem terminado a última liga sueca em terceiro lugar, considerou o Hammarby "uma das boas equipas" daquele país, mas nada que arrefeça a determinação do Braga de atingir a fase de grupos da competição, repetindo o sucedido há um ano. Tudo porque, acredita Salvador, "há condições para a equipa seguir em frente, fazer uma boa fase de grupos e talvez melhorar a proeza conseguida na última temporada". Sobre o facto de o segundo jogo ser em Braga, considerou-o apenas um detalhe, mas reconheceu preferir "que a decisão seja diante no nosso público". "Acredito que somos favoritos, mas insisto que será dentro do campo que teremos de o provar", repetiu António Salvador, que não escondeu um sorriso em consequência do resultado do sorteio verificado minutos antes no Mónaco.

Baylón ficou fora da lista


O recente terramoto que afectou o Peru teve implicações directas na elaboração da lista de jogadores para a Taça UEFA, já que a falta de uma assinatura de responsáveis do Alianza de Lima, a que se junta o imobilismo a que foi votada a federação peruana, impediram que fosse emitido o certificado internacional sem o qual Jair Baylón não poderá representar o clube português. Assim, o jogador apenas em Janeiro, caso o Braga vá em frente, poderá ser inscrito para a UEFA, enquanto para a Liga será automático, basta a chegada do certificado. A FPF pode, também, num prazo de 30 dias à data do pedido, emitir um certificado internacional provisório. Philco e Bruno Tiago ficaram igualmente de fora de uma lista onde constam os nomes dos quatro guarda-redes.

Aloísio já defrontou Hammarby


Aloísio é, por estes dias, o técnico em Braga melhor documentado sobre o valor do adversário sueco, ainda que as suas impressões remontem ao tempo em que foi jogador do FC Porto. Tudo aconteceu numa pré-temporada em que os portistas viajaram até Estocolmo, onde defrontaram o futuro adversário do Braga. Do jogo, o técnico lembra-se que alinhou ao lado de João Manuel Pinto - Jorge Costa estava lesionado - e que os portistas ganharam por 2-1. Aloísio lembra-se ainda do forte apoio do público e de se tratar de uma equipa "com personalidade e que jogava de forma muito agressiva". Entretanto, estas informações serão, a curto prazo, objecto de intenso estudo, no decurso das observações já agendadas.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

HAMMARBY
Fortes e agressivos


Actual oitavo classificado na Allsvenskan - liga sueca - o Hammarby protagonizou uma carreira notável na Taça Intertoto, derrotando adversários da Noruega e da Holanda, na circunstância um histórico do futebol europeu, o Utrecht. Sem grande historial na Europa, a equipa de Estocolmo nunca enfrentou, em jogos oficiais, equipas lusas. Ainda que haja a convicção de que é um adversário ao alcance do Braga, não se deve perder de vista o seu poder físico e a forma agressiva como jogam, alinhando preferencialmente com dois avançados a jogar em cunha, um deles o brasileiro Paulinho Guará - em contraste com o possante Juliusson - cuja capacidade de remate e de drible provoca desequilíbrios nas defesas contrárias. Devido ao facto de o Soderstadion apenas albergar 16.187 pessoas e as bancadas - com bancos longos e em madeira - não cumprirem as exigências da UEFA, o Hammarby disputa os jogos internacionais do Estádio Rasunda, onde poderão assistir cerca de 30 mil pessoas e que será palco do jogo com o Braga, dia 4 de Outubro. Um dado importante, o Hammarby já leva 19 jogos na liga sueca, enquanto o Braga só fez dois na portuguesa.

PLANTEL


Guarda-redes: Lekstrom, Hellstrom e Moussan; Defesas: David Johansson, José Monteiro de Macedo, Traoré, Emil Johansson, Sulan, Dahlin, Gunnarson, Jensen, Malke e Olsson; Médios: Chanko, Eguren, Andersson, Jensen, Zengin, Laitinen e Castro-Tello; Avançados: Davies, Juliusson, Nhleko, Paulinho Guará e Sosseh.

A figura
PAULINHO GUARÁ



Em 2002 trocou o Atlético Mineiro pelo Orgryte, em busca do sonho negado ao pai Paulo, também jogador do clube mineiro na década de 70, encontrando-se lá com Afonso Alves. Mais tarde surgiu o convite do Hammarby, clube que começou a representar em 2005, fixando-se no ataque. Com 1,82 metros e 79 quilos, é o fantasista da equipa sueca e um perigo se o deixarem pegar na bola, compensando em técnica o alto indíce físico dos companheiros.


in ojogo

Pedro-SCB

Jorginho convocado por Jorge Costa


Jorginho é a principal novidade dos convocados do Sp. Braga para o jogo deste fim-de-semana frente ao Estrela da Amadora, a contar para a 3ª jornada da bwin Liga.

Tal como acontecera na semana passada, Jorge Costa volta a convocar um jogador acabado de contratar. Na altura foi o ponta-de-lança austríaco Linz contratado ao Boavista, que até se estreou e foi determinante na vitória da equipa no Restelo.

Também Stélvio Cruz, elemento da selecção sub-19 faz a sua estreia na lista de convocados do Braga.

De fora ficam João Tomás e Paulo Santos, a recuperarem de lesões, e o lateral esquerdo Carlos Fernandes por opção.

Na antevisão do jogo, o treinador-adjunto do Sp. Braga, Aloísio, considerou o Estrela "uma equipa difícil, com qualidades, com um treinador que sabe orientar bem os seus jogadores, mas o Braga está preparado para, no final, sorrir mais uma vez".

Convocados:

Guarda-redes: Dani Mallo e Ricardo
Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Anílton e César Peixoto
Médios: Castanheira, Madrid, Vandinho, Frechaut, Stélvio Cruz e João Pinto
Avançados: Jorginho, Zé Manel, Linz, Jaílson, Hussaine e Wender

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Aloísio assume favoritismo com cautelas


Das equipas portuguesas envolvidas no sorteio da Taça UEFA, o Sp. Braga é única que se pode considerar bafejada pela sorte, uma vez que o Hammarby parece uma equipa claramente ao alcance dos bracarenses.

Apesar de considerar que a sua equipa reúne as condições para eliminar os suecos, Aloísio, treinador adjunto do Sp. Braga, alerta para alguns perigos: "O Hammarby tem uma equipa muito competitiva e no seu estádio o ambiente é muito forte, pois o seu público é muito aguerrido. Eliminaram na Intertoto uma das boas equipas da Holanda, o Utrecht. Neste momento tem já 19 jogos disputados no campeonato sueco e está numa fase adiantada na preparação em comparação com o Braga".

O Sp. Braga encontra-se neste momento a preparar o encontro da 3ª jornada da Liga frente ao Estrela da Amadora.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Jorginho deu "um passo em frente"


O brasileiro Jorginho, que trocou o FC Porto pelo Sp.Braga, afirmou hoje que o contrato que rubricou com os 'arsenalistas', válido para as próximas quatro épocas, é "um passo em frente na sua carreira" futebolística.

O futebolista de 30 anos realizou hoje pela manhã o seu primeiro treino às ordens de Jorge Costa, poucas horas após a desvinculação do FC Porto, que representou nas últimas duas temporadas e meia.

"Não prometo nada, mas sim muita dedicação todos os dias, como sempre o fiz e vou dar o máximo para ajudar os meus companheiros", declarou Jorginho, plenamente convicto de ter feito a escolha certa.

"Espero mostrar a cada dia que posso ser titular", salientou o brasileiro convicto de que terá de lutar bravamente pela titularidade devido a grande qualidade do plantel bracarense.

"O Jorginho era um jogador que todos nós e a equipa técnica desejávamos e a SAD soube ser paciente e esperar para que tal fosse possível, e só o foi porque a SAD e o presidente do FC Porto deram a sua colaboração", referiu o presidente do clube, António Salvador.

O presidente mostrou-se satisfeito por poder contar com Jorginho na equipa: "vai ajudar muito para que o grupo de trabalho, que já é forte, seja mais forte ainda".


in infordesporto

Pedro-SCB

Sp. Braga e E. Amadora procuram segundo triunfo


Após o desaire inicial com o campeão FC Porto, o "europeu" Sporting de Braga procura hoje o segundo triunfo na Liga portuguesa de futebol, à terceira jornada, recebendo o Estrela da Amadora (18:45), terceiro classificado.

A formação orientada por Jorge Costa perdeu na estreia (1-2) com o FC Porto, depois ganhou no Restelo por 2-0, mas não terá a missão facilitada, perante um Estrela que começou bem o campeoanto, com um empate e uma vitória.

Numa ronda qua abriu com o terceiro empate para Leixões e Vitória de Guimarães (2-2), o Paços de Ferreira, outra das equipas da UEFA, e o Boavista procuram a primeira vitória na Liga.

A equipa de Jaime Pacheco, que na última ronda perdeu em casa com o líder Marítimo e empatou (0-0) na estreia em Leiria, entra em campo às 20:45 com o objectivo assumido de vencer, mas pela frente terá um rival na mesma situação, que perdeu na primeira ronda com os madeirenses e empatou 1-1 com o Leixões.

Os restantes jogos da ronda disputam-se domingo, com destaque para os que envolvem os três "grandes", o "derby" lisboeta entre Sporting e Belenenses, marcado para as 19:15, o União de Leiria-FC Porto, às 20:30, e o Nacional-Benfica, às 21:15.

O Sporting recebe o Belenenses com o objectivo de fazer esquecer a derrota (1-0) no estádio do Dragão, que deu ao FC Porto a liderança conjunta com o Marítimo, equipa que entra em campo pelas 16:00, para receber a Académica.

Igualmente às 16:00 jogam Naval e Vitória de Setúbal, mas muitas das atenções estarão voltadas para o encontro da Madeira entre Nacional e Benfica, que encerra a jornada e no qual os "encarnados" vão procurar somar a primeira vitória da temporada, depois de empates contra Leixões, a zero, e Vitória de Guimarães, a um.


in Lusa