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SC Braga 2-1 V. Setúbal - 04-11-2018 - 20H00 - Pré e pós-jogo

Started by A.COSTA, 01 de November de 2018, 14:59

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Kwanza99

Quote from: Old School on 05 de November de 2018, 20:31
Na minha opinião, o maior responsável pelas assistências chama-se direcção do Sporting Clube de Braga e já nem falo dos erros do passado como politicas de quotas que ainda estão por resolver. Não se pode pedir 15 000 e esperar que caiam do céu, as empresa é que procuram e fidelizam os clientes não é o inverso.

Louvo o trabalho desportivo que esta direcção fez no clube, com resultados históricos, mas enquanto esta direcção não perceber que tem de ter um departamento de marketing nunca vamos sair disto e a tendência é piorar, quando achamos que o marketing é o departamento de comunicação fazer uns vídeos para o Facebook, sem tirar mérito aos mesmos, nunca vamos sair disto.

Quantos elementos da direcção já viram um jogo na Nascente inferior num jogo com as condições como o de ontem apresentava e depois foram para os seus carros ou apanhar o autocarro? Acredito que nenhum, é isto que um departamento de marketing faz, percebe as necessidades actuas e potenciais dos adeptos e procura as melhores soluções perante as possibilidades do clube.

- Chove na bancada, porque não colocar um acrílico ou algo do género (não sou especialista mas alguma solução haverá) a aumentar a pala, nem que seja rebatível e colocar só no inverno (para o arquitecto não ficar amuado) ?

- O estádio é frio no inverno à noite é complicado levar as famílias, porque não saber mais sobre uma solução como à partida vai pôr o Atlético de Madrid (um estádio mais recente e possivelmente mais caro mas que tem o mesmo problema climático do nosso) de colocar aquecedores (é outro nome técnico que agora não me recordo) nas palas que tornam as bancadas numa temperatura mais agradável, não é inédito já vários estádios têm.

- O que foi feito para haver mais justiça nos horários dos jogos? Todos os anos somos os mais ou dos mais prejudicados.

- Quantas vezes aqui foi dito que na construção da Academia era fundamental aproveitar para fazeres lugares de estacionamento, como não viram isso?... Parece que na 2ª fase finalmente perceberam e vão tentar criar alguns.

- Quando pôr a Alameda só para adeptos do Braga onde agora nos jogos grandes já nem roulotes têm cá fora?

- Falou-se em meter elevadores, estão a ver milhares de adeptos à espera do elevador para sair do estádio?... Parece-me que escadas rolantes é bastante mais eficaz, veremos se não estaremos a cometer outro erro histórico.

-Não se pode acabar um jogo com as condições como o de ontem e no fim não ter uma palavra de agradecimento aos adeptos

- Etc etc etc

Claro que para nós foristas, que acredito na maior parte dos casos sentem o clube de forma mais acesa, não precisamos disto para nada para la estar, tenho a certeza que se chovesse calhaus a maior parte dos que estavam lá ontem iam estar na mesma mas se queremos encher o estádio há coisas que temos de resolver.

Temos dois caminhos, ou continuamos a lamentar o estádio ad eternum e a falar do 1º de Maio o que não nos leva a lado nenhum... ou procuramos soluções para resolver o que temos, se houve possibilidade para remodelar a Poente com as obras para as áreas VIP e Cativos também deve haver para estes problemas que afastam as pessoas do estádio.

O incrível no meio disto tudo, é que uma breve pesquisa no LinkedIn nos mostra que existe um Departamento de Marketing e que, ao que parece, não é pequeno. Estamos a falar de 10/20 pessoas e ninguém se preocupa com melhorias nesta questão... começo a acreditar que é um assunto tabu.

Vou deixar aqui um vídeo que, na minha opinião, mostra como se pode trabalhar melhor as questões de bilhética (sim, hoje em dia é uma profissão) e satisfação dos "clientes":
https://youtu.be/uhN42VtELcE?t=50
Zauuu ⚔️🔴⚪️

OBracarense

Boa primeira parte, a segunda parte tivemos em serviços minimos, o mais importante conseguimos os 3 pontos.

Em relação ao estádio, realmente parece que não há interesse em se fazer nada. Os acesso são pessimos, estacionamento é muito mau.
As redondezas do estádio não têm nada, tantos estádios que o pessoal antes de ir para os jogos vai confraternizar, em Braga é zero.

Para além disto tudo o departamento de marketing e comunicação do Braga que evoluiu em muitos aspectos, há outros que ainda parece amador.
O futebol é um espectaculo e tem que ser bem promovido, dar condições aos espectadores chamar os adeptos e nada disso acontece cá.

Como postado anteriormente, há por esse mundo fora bons exemplos de campanhas de marketing para angariação de adeptos, é só seguir os bons exemplos.

Quanto ao 1º de Maio, muito gente ia em dias de chuva, mas também não eram mais que os 7 mil de ontem, e o mais importante os jogos eram à tarde e não sempre em horários péssimos como os que temos hoje em dia.

NightHawk

Quote from: A.COSTA on 06 de November de 2018, 09:18
Como foi referido acima, há uma evidente "falta de cultura de apoio". Tudo serve de desculpa para não ir ao estádio.

Antigamente as pessoas iam ao primeiro de maio e lá é que era bom, onde chovia em todo lado.

O estádio é funcional? Não. Ficar em casa resolve algum problema e ajuda a equipa? Não.

Bem sei que aqui não se gosta de comparações, mas está carreira da equipa exige mais apoio
.

Louvo os que estiveram presentes, ainda que noutras alturas os momentos críticos tenham tido um apoio mais efetivo das bancadas.

Seguimos na frente. Venham ao estádio.

O que coloquei a negrito é precisamente a mentalidade que ainda temos, e que todos os clubes tugas têm, e que apenas e só mostra que vivem completamente fora da realidade, porque acham simplesmente que as pessoas são obrigadas a ir ao futebol só porque sim, porque é a equipa da cidade, porque é futebol, porque é suposto acontecer. É como ir à missa, tem que ir ponto final. Não interessa se chove a cântaros, se o estádio não tem condições, o horário, se há outros eventos na cidade, se, simplesmente, o futebol não é um espetáculo atrativo etc. É como a missa ao Domingo, é às 7h da manhã? Não interessa, tens que ir!.

Enquanto não perceberem que isto tudo acabou e que o futebol é apenas mais um espetáculo (pouco atrativo diga-se, com jogos em que só mesmo por "amor" ao clube se aguentam de tão chatos que são, fora as jogadas de bastidores) que compete com dezenas de outras coisas que as pessoas podem fazer em família e que é preciso cativar essas pessoas, nunca irão aumentar o número de pessoas no estádio.

Os nossos vizinhos são elogiados por terem muitos adeptos no estádio, mas ninguém critica oferecerem aos 7000 bilhetes por jogo (facto que acontece há 3 anos em todos os jogos) e terem uma bancada inteira com entrada livre (a da claque). Não digo que esta seja a solução porque na realidade o que eles estão a fazer é diminuir o valor do produto, o que leva, por exemplo, a que eles paradoxalmente tenham cada vez menos sócios (claro, para que vão pagar todos os meses se podem ir aos jogos de borla?). Ou seja, é um exemplo de que a única maneira que tiveram de manter/aumentar a assistência foi, basicamente, dar o produto de borla. Eles fazem isto e são elogiados, quando nós fazemos isto somos enxovalhados. No entanto, sempre que fazemos este tipo de campanhas aumentamos, sempre, o número de adeptos.

Novamente, acho que não é o melhor caminho oferecer aos 7000 bilhetes por jogo pois o povo deixa se ser sócio e quando é a pagar não vão (facto que acontece SEMPRE nos vizinhos - vejam as assistências deles nos jogos da taça de portugal em que é obrigatório pagar bilhete ou nos poucos jogos que fizeram para a Liga Europa), acho sim que se tem que fazer uma campanha diária para cativar as pessoas, na rua, nas empresas, nas redes sociais, com eventos, com promoções, com fidelização etc. Sim, como uma empresa normal que quer clientes. Esqueçam a ideia romântica do adepto fervoroso que vai ao jogo como se seguisse uma religião, isso acabou, e acabou em todos os países ocidentais. O adepto de futebol é simplesmente mais um cliente de uma empresa. Se não for cativado vai ao cinema, ao teatro, passear com a família, ficar em casa a ver a Casa dos Segredos, etc. Aliás, este é outro ponto. Acabou essa ideia de o homem vai ao futebol e a mulher fica em casa. Agora toda a gente faz as coisas em família, ou vão os 2/3 ou não vai ninguém, e que condições damos Às famílias? Jogos às 20h de Domingo com 10 graus e chuva torrencial num estádio daqueles.

Sobre a referência ao 1º de Maio: Primeiro, é falso que iam mais adeptos ao 1º de Maio, é absolutamente falso. As nossas médias de adeptos, fora jogos grandes, nos anos 90 rondavam os 5000/6000 adeptos. Segundo, ainda assim, maior parte dos jogos no 1º de maio eram domingo à tarde, e que diferença se via na assistência em comparação com os jogos à noite!

O departamento de marketing já fez coisas fabulosas como a campanha nas escolas que nos vai dar frutos a médio longo prazo e com uma fidelização brutal. Precisam, no entanto, de apostar na fidelização a curto prazo e nas campanhas para os jogos. Todos os jogos têm que ser alvo de uma campanha de marketing massiva. Ainda assim, com horários como os deste jogo, será sempre difícil fazer muito.

rpo.castro

Dizem e voltam a teimar que a assistência foi péssima foi isto e foi aquilo. A verdade é que foi um dia de temporal, que desaconselha sair, quanto mais num estádio que ao nível de conforto e acessibilidades é semelhante a um estádio dos Arcos. Os estádios do Moreirense ou do Gil são bem mais acolhedores.

Mas fosse o jogo ao domingo à tarde e com bom tempo, e teríamos 12.000, excepcionalmente poderíamos ir aos 14.000 e já seria esticar muito a corda. Mesmo com metralhas as assistências têm sido modestas, poucos mais sócios do Braga vão dos que em dia de jogo normal. A diferença está nos adeptos forasteiros.

O estádio é mau e tudo mais que foi dito, mas o melhor de atirar postas para o ar, é melhor olhar para os dados. http://european-football-statistics.co.uk/attn.htm
Época       média    pos
1984   1985    13 867      8
1985   1986    13 333      9
1986   1987    16 800      9
1987   1988    12 711      11
1988   1989    12 553      6
1989   1990    12 588      12
1990   1991    10 368      7
1991   1992    9 176      12
1992   1993    9 529      12
1993   1994    8 088      15
1994   1995    8 353      10
1995   1996    6 676      8
1996   1997    8 588      4
1997   1998    8 000      10
1998   1999    5 765      9
1999   2000    8 059      9
2000   2001    11 941      4
2001   2002    6 086      10
2002   2003    5 194      14
2003   2004    9 441      5
2004   2005    11 303      4
2005   2006    11 550      4
2006   2007    12 229      4
2007   2008    15 614      7
2008   2009    10 552      5
2009   2010    14 274      2
2010   2011    14 509      4
2011   2012    15 169      3
2012   2013    12 061      4
2013   2014    10 484      9
2014   2015    10 682      4
2015   2016    11 168      4
2016   2017    11 492      5
2017   2018    11 706      4

(Num gráfico excel fica bem melhor)

Desde que há estatísticas de assistências, assiste-se a uma diminuição das mesmas, com excepção de 2000/01 época com um 4º lugar. No entanto em 1996/97, também terminamos em 4º e tivemos uma assistência relativamente baixa, no entanto significa um aumento de 28,6%.

Com a mudança para o EMB assiste-se a uma subida das assistências, e uma flutuação muito menor (maior fidelização). Contudo a mudança de estádio é coincidente com subida de nível do desportivo do SC Braga.

Estamos com assistências similares ao final da década de 80 início de 90. Há quase 30 anos atrás.
E em 30 anos:
-aumento da qualidade de vida
-aumento do rendimento das famílias, logo mais dinheiro para lazer
-muitas mais formas de entretenimento
-futebol de todo mundo disponível a toda a hora na net ou tv
-aumento da utilização do carro particular
-saída de muitos jovens e famílias para o estrangeiro
-ambiente de futebol tóxico envolto sempre em suspeição e polémica

No entanto, temos:
-Um estádio que é tão confortável como há 30 anos atrás
-A principal (ou melhor) oferta de alimentação continuam a ser as roulotes de rua
-aceder e estacionar junto ao estádio é pior (a melhoria das vias não acompanhou o aumento de tráfego)
-continuamos a ter de ir aos mesmos locais, com as mesmas pessoas, para comprar bilhetes e afins
-a promoção dos jogos e do clube se não piorou, pelos menos não melhorou.


Olhei para os dados dos principais clubes da Liga na diagonal mas pareceu-me haver um aumento enorme nas assistências dos metralhas entre o antes e o pós 2004: falamos de estádios completamente funcionais, com enormes comodidades e facilidades. Utilização da internet para aquisição de bilhetes. Programa de transporte gratuito de sócios para os jogos em casa, comunicação e campanhas agressivas.
Em badajoz parece-me existir uma menor flutuação das assistências (mesmo antes das borlas e dos torniquetes duplos).

A assistência é um dado importante mas não é o fim do mundo nem poder ser o principal objectivo.
Um clube pressupõe reunir pessoas com um determinado interesse  e que devem governar esse clubes em função dos objectivos dos sócios que perfazem esse clube. E não podemos esquecer que o principal objectivo de um clube é proporcionar momentos de lazer e bem estar aos associados.

Deve haver abertura e interesse para que haja um maior nº de associados quanto possível, sem perda dos valores do clube, mas às pessoas que escolhem não aderir não pode ser apontado o dedo. É sua escolha pertencer ou não, apoiar ou não, não sendo mais ou menos capazes por isso.

Da mesma forma não se pode apontar um associado que escolha não ir ao estádio. Não precisa de desculpas. Está no seu direito. Em algum lado está escrito que é obrigatório comparecer. Claro que seria bom se esses sócios comparecessem, e por isso devem ser criadas condições para atrair quem poderia assistir e não está. Atrair não é atacar.
Faltam campanhas com cabeça tronco e membros e faltam melhorar as condições dentro do que é possível, sabendo-se os constrangimentos para as próximas décadas (o sarcófago de betão).

Terminando sobre o ambiente no estádio, quando se vê uma bancada bem composta, não importa a dimensão, a pessoa sente-se envolvida e acaba por ir na onda, mesmo que à partida não seja o seu género. Bancada cheia facilita comportamento de massas.
Num estádio com bancadas desoladoras, um indivíduo sente-se muito mais isolado (por isso há quem vá para junto das claques) e o efeito perde-se. Fosse o estádio muito menor e mais acolhedor e mais pessoas iriam na onda. Mas mais uma vez não é com vinagre que as pessoas passarão a cantar, mas fazendo as sentirem-se mais envolvidas. Não pode haver a conversa do "nós" e do "eles/vós". Uns cantam outros são múmias/burgueses. Uns são vândalos outros são santos. Passa pelas pessoas, passa pelas claques mas sobretudo pelo clube (que recentemente re-abriu mais outra fractura nascente/poente).
Quem não sente não é filho de boa gente.

Cão Vadio

 Podemos bater na cega quanto a este assunto, que por acaso já foi falado e re-falado, mas de uma coisa tenho a certeza, a nossa direção deve estar mais arrependida de ter o estádio que tem, como os Americanos de terem votado no Trump.
O estádio é tudo o que já foi dito, frio, bancadas super altas, desaconchegante, impróprio para pessoas com mais idade e aleijados, etç...resumindo, não vale ponta de co###!!
Esse amuado que o concebeu, e quem aprovou  8), agora deviam estar lá eles a passar o que a gente passa.
O melhor é juntar mais 50 ou 60 milhões, destruír as bancadas superiores, fazer uma atrás da baliza contrária á pedreira, e fazer cobertura nova pq aquilo é simplesmente lixo.
Querem lá 15.000 sistematicamente??? Não me parece que se consiga esse numero durante uma época, nunca!

PAF

A assistência para o dia, hora e principalmente tempo que estava foi razoável.
Conheço gente que tinha bilhetes dos que agora oferecem nas escolas às crianças e os pais pagam 1€ que acabaram por não ir por razões óbvias. (já agora é uma boa campanha)

Quanto ao estádio, na 1ªparte no A2 estava um frio que era de fugir (imagino o pessoal de Setubal na parte de cima...).
Nós na realidade precisávamos de um estádio igual ao do Marítimo no local do 1ªmaio, tenho ideia que andaria sempre perto da lotação esgotada. gente chama gente e a imagem conta muito. Hoje temos 12mil e o estádio está "vazio" isso dá uma imagem completamente negativa da realidade.

A.COSTA

Eleito MGP ... DYEGO SOUSA, por maioria esmagadora.



Parabéns, Gverreiro. Venham mais exibições assim.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Cão Vadio

Quote from: PAF on 06 de November de 2018, 14:12
A assistência para o dia, hora e principalmente tempo que estava foi razoável.
Conheço gente que tinha bilhetes dos que agora oferecem nas escolas às crianças e os pais pagam 1€ que acabaram por não ir por razões óbvias. (já agora é uma boa campanha)

Quanto ao estádio, na 1ªparte no A2 estava um frio que era de fugir (imagino o pessoal de Setubal na parte de cima...).
Nós na realidade precisávamos de um estádio igual ao do Marítimo no local do 1ªmaio, tenho ideia que andaria sempre perto da lotação esgotada. gente chama gente e a imagem conta muito. Hoje temos 12mil e o estádio está "vazio" isso dá uma imagem completamente negativa da realidade.
Nem mais!! Era mesmo o ideal, como toda a gente sabe. Mas os interesses falam sempre mais alto.

SEMPRESCB

Quote from: Cão Vadio on 07 de November de 2018, 10:53
Quote from: PAF on 06 de November de 2018, 14:12
A assistência para o dia, hora e principalmente tempo que estava foi razoável.
Conheço gente que tinha bilhetes dos que agora oferecem nas escolas às crianças e os pais pagam 1€ que acabaram por não ir por razões óbvias. (já agora é uma boa campanha)

Quanto ao estádio, na 1ªparte no A2 estava um frio que era de fugir (imagino o pessoal de Setubal na parte de cima...).
Nós na realidade precisávamos de um estádio igual ao do Marítimo no local do 1ªmaio, tenho ideia que andaria sempre perto da lotação esgotada. gente chama gente e a imagem conta muito. Hoje temos 12mil e o estádio está "vazio" isso dá uma imagem completamente negativa da realidade.
Nem mais!! Era mesmo o ideal, como toda a gente sabe. Mas os interesses falam sempre mais alto.
Sem duvida e nem seriam preciso grandes obras, basicamente era reforçar as estruturas, cadeiras nas bancadas e uma cobertura em condições ao longo das bancadas (um Olimpico de Berlim mais compacto), aí sim associado ao nivel desportivo que atingimos apontaria em casas constantes de 16k/17k sem duvidas. Mas claro agora é quase impossivel. Porque mais que as acessibilidades a localização de um estádio e do outro nao tem nada a ver e se em tardes de sol pouca importancia tem para muita gente em noites de chuva conta muito ter um estádio mais perto do coração da cidade já para nao dizer que a envolvencia de um e outro são totalmente diferentes.


Arsenalista

Apesar das criticas ao estádio, algumas bem fundamentadas e construtivas, o campeonato de futebol é um desporto de inverno, e requer sempre algum espirito de aventura em determinados dias de temporal, veja-se ontem o diluvio que caíu no Dragão, e estavam lá quase 40 mil, de certeza que não estavam quentinhos, nem chegaram a casa sequinhos...É óbvio que o EMB precisa de melhorias, principalmente elevadores, restauração e melhoria de acessos, mas tenho para mim que o maior problema é mesmo o custo que este está a acarretar para o municipio... temos a opinião do Taveira mas também a do "levezinho" para desanuviar: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/liedson-impressionado-com-estrutura  8)
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva