News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Benfica - 3 vs S.C BRAGA - 1 --> 19-09-2016 - 20H00 - Pré e pós-jogo

Started by A.COSTA, 12 de September de 2016, 17:29

Previous topic - Next topic

enormeBRAGA

Quote from: dilios on 21 de September de 2016, 17:16
Quote from: Sérgio Gonçalves on 21 de September de 2016, 16:48
Quote from: dilios on 21 de September de 2016, 16:36
Quote from: magico_scbraga on 21 de September de 2016, 15:14
Quote from: dilios on 21 de September de 2016, 15:02
Quote from: kaspanamona on 21 de September de 2016, 14:05
Quote from: dilios on 21 de September de 2016, 10:47
Para terminar, até porque não estou para estar aqui a levar com insultos, e piadas estúpidas, até porque já tenho reservado 2 dias da semana para isso.

Na lei do jogo não existem conceitos como "tentativa de passe", "atraso", "alívio", e outros semelhantes. Isso são conceitos de adeptos e de paineleiros que tanto porque cá criticados, mas que parecem ainda assim conseguir infestar essas cabecinhas.

O que a lei diz é "tocar deliberadamente a bola", e por isso entende-se qualquer gesto que o jogador faça na direção da bola, não me parece complicado de entender.

Mas em Portugal como sempre, não há equipas fracas, há é árbitros fracos senão ganhavam sempre as duas equipas.
- Parece-me que o toque é institivo e verificando a repetição do lance, observo que só após a bola tocar no pé do Douglas é que este movimenta o pé. Além do mais, era na altura o seu pé de apoio e o jogador preparava-se para correr para o lado contrário...

Instintivo é um conceito que não vem nas leis de jogo, até porque os árbitros não possuem um sexto sentido, e também não têm repetições ...

Pouco importa o movimento do pé também, o Douglas estava a correr para o sítio onde ia passar a bola, automaticamente isso transforma o toque na bola como deliberado.

Eu até concedo que o árbitro, agindo de boa-fé, tivesse entendido que o toque na bola foi deliberado. E entendo que também tu, mesmo confrontado com as repetições, o entendas.
É, indiscutivelmente, um lance de difícil conclusão, mas dos quais sai quase sempre prejudicado o clube médio/pequeno e beneficiado o clube grande.
Agora, dizer que a circunstância de o jogador estar a correr em direcção ao sítio para onde vai a bola transforma, sem mais, o lance em deliberado é querer ser mais papista do que o papa. Uma coisa é constatar que a corrida é deliberada (ninguém desata a correr sem o querer); coisa bem diferente é dizer que a circunstância de ser atingido pela bola durante a corrida configura uma utilização deliberada da bola.
E, honestamente, nem me cabe na cabeça que alguém possa entendê-lo.

Vamos lá ver se consigo explicar isto de uma vez por todas.

Parece-me que o problema aqui está na definição de "deliberado", o deliberado do senso comum, é completamente diferente do deliberado das leis de jogo, que é bastante mais abrangente.

E porquê? Porque, embora na maioria dos casos seja fácil perceber o que um jogador fez, noutros é complicado perceber a sua intenção, o que gerava uma enorme margem entre o ser ou não infracção, que ficava como se dizia antigamente "ao critério do árbitro".

E este ao critério do árbitro gerava imensas polémicas, e injustiças, porque no mesmo caso, árbitros diferentes, decidiam de formas opostas, fazendo com que depois os nossos jornaleiros tivessem conteúdo para a semana inteira, batendo sempre no ceguinho do "o árbitro não viu, ou não quis ver".

Nesse sentido, de forma a uniformizar as decisões foram criados critérios, do que é ou não deliberado, nesse sentido se um jogador se movimenta para ali, ou salta desta forma o contacto com a bola é deliberado.

Vamos partir de um exemplo de mão na bola:

Um jogador projecta-se com os braços abertos na tentativa de cortar um cruzamento, e com medo de levar com a bola na cara, até fecha os olhos. O jogador adversário cruza e a bola vai bater na mão.

No senso comum ninguém vai dizer que o jogador jogou a bola com a mão deliberadamente certo?

No entanto, aos olhos da lei do jogo, sim. É interpretado que jogador toca a bola deliberadamente, porque ele decidiu projectar-se para aquele espaço com os braços abertos, fazendo com que ganhasse volume e interceptasse o cruzamento.

Espero com isto dissipar de vez toda as dúvidas.

dilios, para mim o problema é só um, se este lance fosse na outra área, este mesmo arbitro (através do fiscal de linha), marcaria fora de jogo. Não preciso de saber as recomendações da FIFA, do International Board ou outra coisa qualquer, a isto chama-se futebol Português.

Ok, e então quando isso acontecer então vamos todos esbracejar que fomos roubados.

Neste caso não o podemos dizer porque efectivamente não fomos.

E estarmos a tentar atirar as desculpas para cima do árbitro, só nos faz ser como eles quando perdem, e isso pessoalmente eu não quero ser.

Ou bem que o nosso percurso é diferente, ou então se é para passarmos a ser o 4º porquinho, ou para fazer um percurso igual ao Boavista, então não contem comigo.
Penso que ninguém, fez isso, se perdemos, foi por culpa própria, mas aquele momento, matou o jogo.

Enviado do meu ASUS_Z00ED através de Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco

enormeBRAGA

#VãoTerDeContarConnosco

VVCEPHEI

Só  me apetece  ganir. Então  o Douglas Coutinho só porque foi convocado  e porque ainda estava em campo, mesmo que estivesse  de costas  e a bola lhe batesse no  calcanhar, no traseiro ou  noutra parte qualquer,  podia ser considerado deliberado, pois " deliberadamente " estaria a cortar uma linha de passe. Porra mas mas é para estas teorias que querem branquear aquilo que foi um  erro de avaliação de um excelente árbitro, que também  erra.  Ao ver e rever e voltar a ver as imagens em movimento  real admito que se possa ter a sensação de toque deliberado, mas sinceramente reduzindo a velocidade das imagens verificasse  bate inadvertidamente no pé  e só  depois é que o DOUGLAS  COUTINHO  se movimenta.

Sérgio Gonçalves

dilios, acho que ninguém disse que perdemos por culpa do arbitro, dissemos sim que o arbitro num lance muito duvidoso beneficiou o Benfica.

Tu não queres ser como os grandes, não queres ser como o Boavista, queres ser como? Uns dizem que não se pode criticar o que se acha mal num treinador, outros no presidente, outros nos jogadores e agora tu nos árbitros. Então se eu acho que algo está mal não tenho o direito de o criticar? De apontar o dedo? O que eu mais quero é que me corrijam para eu melhorar. Diz-me honestamente, achas que o arbitro se o lance fosse na baliza contraria não marcaria fora de jogo?
Sócio nº 2014

A.COSTA

Votação terminada. Eleito MGP ... MARAFONA.



Parabéns Gverreiro.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo