News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/06

Started by JotaCC, 06 de June de 2013, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jesualdo 3 anos em Braga
Jesualdo Ferreira foi esta quinta-feira apresentado como treinador do Sporting de Braga, regressando ao clube da I Liga de futebol para cumprir um contrato de três temporadas, após uma primeira passagem no clube minhoto entre 2003 e 2006.

"Vim para Braga por uma questão de afeto e gratidão, não esqueço que na altura, precisei do Braga para continuar a minha carreira. O sentimento de gratidão é um dos mais nobres num ser humano. Quando o presidente me abordou, há uma semana, não pensei muito, deixei-me levar pelo sentimento e pelo afeto", afirmou o técnico, em conferência de imprensa, no Estádio Municipal de Braga.   
Depois de ter orientado o Sporting na segunda metade da época 2012/13, o treinador de Mirandela, de 67 anos, sucede a José Peseiro no comando da equipa bracarense, que terminou o campeonato da I Liga na quarta posição, falhando a presença no "play-off" da Liga dos Campeões.   
Tricampeão com o FC Porto, nas quatro épocas em que representou os "dragões" (2006-2010) logo depois de deixar o Braga, Jesualdo Ferreira deixou o seu nome ligado à pior época da história do Sporting, que terminou a Liga na sétima posição e falhou a presença nas competições europeias, embora o técnico tenha minorado os estragos, já que apanhou a equipa em janeiro à 14. jornada, no 12. lugar.   
Sem acordo com o presidente Bruno de Carvalho para continuar no Sporting, ao qual chegara pela mão de Godinho Lopes para ocupar o lugar de "manager" em dezembro de 2012, o treinador inicia agora mais uma etapa em Braga, de novo ao lado de António Salvador, que há 10 anos, então recém-eleito, lhe abriu as portas do clube, após a saída do Benfica em finais de 2002.   
Antigo selecionador de sub-21 e sub-20, o técnico passou também por Rio Maior, Torreense, Académica, Silves, Atlético, Estrela da Amadora, Alverca, FAR Rabat, de Marrocos, Málaga, de Espanha, e mais recentemente pelo Panathinaikos, da Grécia, onde esteve entre 2010 e o início da época 2012/13.   
Jesualdo Ferreira foi o quarto a orientar os três "grandes" portugueses,  depois do chileno Fernando Riera, do brasileiro Otto Glória e de Fernando Santos.   

RTP

JotaCC

Jesualdo e o Braga: "Volto por uma questão de afeto"

Jesualdo Ferreira assinou contrato de três anos, apresentou-se esta tarde de quinta-feira em Braga e disse o que o levou a regressar ao Estádio AXA, sete anos depois da primeira passagem pelo clube minhoto. "Foi por uma questão de afeto, por sentimento de gratidão", afirmou o técnico, também ovacionado por cerca de três centenas de adeptos nas bancadas da "pedreira".

António Salvador, presidente do Braga, quase copiou o discurso do treinador: "É um dia feliz, para mim e para a família bracarense, poder ter como treinador o homem que, há dez anos, iniciou o ciclo de viragem neste clube. Espero que siga na senda do êxito".

O professor ouviu e enunciou os objectivos: "Vamos tentar estar sempre no top, em busca de vitórias e fazer deste clube grande, que já o é, cada vez mais forte".

"Há três lugares no pódio que o Braga terá de conquistar. Nem sempre é possível, mas temos de tentar sempre. Venho para ganhar. Não tenho alternativa", acrescentou Jesualdo Ferreira, que terá a cargo toda a estrutura do futebol profissional, incluindo a equipa B.

E se volta a uma casa onde já foi feliz, o que, supostamente, não é recomendável, Jesualdo logo diz que Braga "é uma exceção". "Já vi tipos que casaram três vezes, até duas vezes com a mesma, e que foram muito felizes", observou o técnico.

O treinador já trabalha na planificação da próxima época e, sobretudo, no dossier mais importante, o da composição da equipa. O plantel iniciai os trabalhos de pré-época a 1 de Julho.

JN

JotaCC

Jesualdo: «Um passo para a felicidade é sempre um passo em frente»
Técnico recusa ideia de solução de recurso

Aos 67 anos, e depois de já ter treinado os três grandes, Jesualdo regresso a Braga, dez anos depois da primeira experiência (e apenas meio ano depois de ter sido apresentado como «coordenador de todo o futebol do Sporting e imune aos resultados»).

Um passo atrás? Nem pensar. «É um passo para a felicidade. Estou muito feliz por voltar a esta casa. Passos para a felicidade são sempre decisões acertadas. Nem sempre são muito pensadas, mas são muito sentidas», explicou Jesualdo Ferreira.

Jesualdo observou ainda: «Já treinei os grandes e sei que a diferença, hoje em dia, entre treinar um dos três grandes e o Braga é quase nenhuma».


Salvador e Jesualdo jantaram durante sete horas e depois fecharam
Presidente do Braga conta como foi o convite do regresso

António Salvador confessou que este é «um dia muito feliz para o Sp. Braga e para o seu presidente». Porquê? Porque, explica Salvador, «é um prazer poder contar com o professor Jesualdo Ferreira, que é um homem com quem sempre gostei de falar sobre futebol».

O líder do Sp. Braga revelou que o convite para o regresso foi feito «há uma semana, num jantar em que falámos de tudo, como amigos. Após sete hora à conversa sobre os mais diversos temas, ficou tudo acertado para o regresso, num contrato de três anos, em que o professor será responsável por todo o futebol profissional».

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jesualdo Ferreira: "Vim para Braga por afecto e gratidão"

"Vim para Braga por uma questão de afecto e gratidão, não esqueço que na altura precisei do Braga para continuar a minha carreira. Para mim, o sentimento de gratidão é um dos mais nobres do ser humano e quando o presidente me abordou, há uma semana, não pensei muito, deixei-me levar pelo sentimento", explicou o treinador.

Jesualdo Ferreira disse querer contribuir para o crescimento do clube minhoto, "para que seja cada vez mais forte, porque já é um clube grande".

O presidente, António Salvador, revelou que o técnico será também responsável por todo o futebol profissional do Braga, inclusive a equipa B, e reforçou a ideia que o Sporting de Braga "é a terceira força futebolística em Portugal pelo trajecto que tem vindo a fazer nos últimos anos".

"O professor foi uma pessoa muito importante no início da caminhada, há 10 anos. Na semana passada reuni com ele para o convidar, foram sete horas de conversa, e voltei a sentir alegria por falar sobre futebol", disse.

Jesualdo Ferreira, de 67 anos, regressa a Braga depois de ter chegado a meio da época 2002/03 e permanecido por mais três, até 2005/06.

PUBLICO