News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/04

Started by JotaCC, 13 de April de 2013, 07:40

Previous topic - Next topic

Bruno3429

A estreia do Sp. Braga na final da Taça da Liga acabou em festa

Quase 50 anos depois da conquista da Taça de Portugal, os minhotos bateram o FC Porto no jogo decisivo e voltaram a arrecadar um troféu. Os "dragões" sucumbiram outra vez na recta final.
Alan festeja o golo REUTERS/Rafael Marchante .


Mais
José Peseiro: "A vitória foi mais que justificada"


O primeiro troféu da carreira de José Peseiro. A segunda taça da história do Sp. Braga, depois do triunfo no Jamor, a 22 de Maio de 1966. A segunda final da Taça da Liga perdida pelo FC Porto, após a derrota em 2010, frente ao Benfica. É isto que significa a vitória deste sábado dos minhotos sobre o campeão nacional, por 1-0, em Coimbra, num jogo que uma expulsão no fim da primeira parte ajudou a desequilibrar.

Mesmo sem o saber, Vítor Pereira começou por mexer na história do jogo quando decidiu deixar Otamendi de fora em detrimento de Abdoulaye. O argentino não tinha sido feliz no jogo contra o Sp. Braga, no campeonato, mas a verdade é que o senegalês o foi ainda menos, frente ao mesmo adversário, para a Taça da Liga.

Positivo/Negativo

Mossoró

Foi o responsável pela expulsão de Abdoulaye e por grande parte das situações de perigo que o Sp. Braga criou.

Nuno André Coelho

Ao longo da época, a dupla de centrais tem mudado com mais frequência do que José Peseiro gostaria, mas este sábado voltou a dar conta do recado. Com destaque para Nuno André Coelho, especialmente inspirado no jogo aéreo.

Fabiano

Mostrou que pode ser um substituto à altura de — ou melhor do que — Helton. Foi decisivo em momentos-chave para evitar que a derrota assumisse outras proporções.


Abdoulaye

Viu um amarelo aos 18' e foi expulso aos 45', provocando o penálti que decidiu o jogo. O jovem central senegalês tão cedo não vai esquecer esta noite.

Aos 18', Abdoulaye começou por se condicionar a si mesmo com uma entrada perigosa sobre Mossoró, que lhe valeu o cartão amarelo. A partir daí, cada arrancada do brasileiro na sua direcção transformava-se numa expulsão em potência. E ela aconteceu mesmo em cima do intervalo: o central chegou ligeiramente atrasado ao lance no interior da área, Mossoró, experiente, adiantou a bola e aproveitou o contacto para ganhar a falta. Grande penalidade, cartão vermelho, 1-0, cortesia de Alan.

O FC Porto, com mais bola (64% de posse contra 36) mas sem mais ideias, levava um soco no estômago na saída para o intervalo. Vítor Pereira era obrigado a mudar a abordagem e o discurso nas cabinas. Deixou Lucho (uma pálida imagem de si mesmo) no balneário e viu-se obrigado a lançar Otamendi.

Restabelecido o equilíbrio possível na organização, os "dragões" foram tentando empurrar o Sp. Braga para trás, procurando pisar os terrenos mais perto da área adversária. Em contrapartida, expunham-se à velocidade dos extremos minhotos, que só não fizeram mossa aos 62' porque Fernando esticou um dos tentáculos e roubou um remate fácil a Mossoró.

Por esta altura, o jogo estava moldado à imagem do Sp. Braga, confortável no desenho das transições ofensivas rápidas. Aos 66', um buraco no eixo da defesa deixou Alan na cara de Fabiano: o brasileiro desviou a bola, Ruben Micael surgiu para a emenda sem oposição, mas, já em cima da linha final, acertou no poste. Jackson, num lance individual em que tirou dois adversários do caminho, respondeu com um remate forte e perigoso. A seguir, foi a vez de Carlão atirar por cima já no interior da área.

Era a fase mais dinâmica do jogo, de anarquia táctica, de toca e foge. Quando o ritmo voltou a baixar, Vítor Pereira apostou na irreverência de Kelvin e na velocidade de Atsu, sacrificando o pulmão de Defour e a magia do futebol de James. Com estas substituições, o FC Porto ganhava velocidade mas perdia imprevisibilidade, capacidade de surpreender num lance invidividual.

No Sp. Braga, era também velocidade que José Peseiro procurava quando chamou João Pedro para o lugar de Ruben Micael e José Luís para a vaga de Carlão, muito esforçado mas pouco inspirado. Os minhotos, competentes a defender, espreitavam o contra-ataque por todas as nesgas e voltaram a estar perto do 2-0 aos 85', quando Hugo Viana testou os reflexos de Fabiano.

Foi o 10.º remate do Sp. Braga no jogo, tantos quantos o campeão nacional somava a cinco minutos do fim. E não surgiu o 11.º no lance seguinte porque o guarda-redes que tem vivido na sombra de Helton durante toda a temporada foi tão rápido quanto eficaz a sair aos pés de João Pedro. Surgiria aos 90+2', quando Zé Luís, isolado, não foi capaz de acertar na baliza.

O avançado baixou a cabeça, desolado, mas a tristeza durou apenas dois minutos. Começava então a festa bracarense, a da conquista da primeira Taça da Liga e do segundo troféu nacional do seu historial.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.
Assistência: Cerca de 25.000 espectadores.

Sporting de Braga Quim, Baiano, Nuno Coelho, Aderllan Santos, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Ruben Micael (João Pedro 74), Mossoró (Douglão, 90), Alan e Carlão (Zé Luís, 78). Treinador: José Peseiro.

FC Porto Fabiano, Danilo, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro, Fernando, Lucho (Otamendi, 46), João Moutinho, James (Atsu, 74), Defour (Kelvin, 61) e Jackson. Treinador: Vítor Pereira.

Árbitro João Capela (AF Lisboa).

Amarelos Abdoulaye (18 e 45), Elderson (36), Baiano (48), Mossoró (68), Custódio (80) e Quim (90).
Vermelho por acumulação de amarelos para Abdoulaye (45).

Golo
1-0, Alan, 45 + 2 minutos (grande penalidade).

Publico

Bruno3429

Braga vence Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu o F. C. Porto, por 1-0, e conquistou a 6.ª edição da Taça da Liga. Alan, de penálti, na última jogada da primeira parte, assinou o triunfo dos arsenalistas. A equipa do Braga vai ser recebida, esta noite, na Câmara Municipal da cidade.

Num jogo de emoções fortes, dentro e fora do campo, foram os adeptos do Braga que fizeram a festa. Alan, de penálti, assinou a conquista arsenalista, a primeira na prova, frente a um F. C. Porto que continua sem conseguir vencer o troféu.

Os dragões jogaram toda a segunda parte em inferioridade numérica - Abdoulaye foi expulso após ter derrubado Mossoró no lance da grande penalidade - e não foram capazes de anular a desvantagem no marcador. Faltaram imaginação e inspiração ao conjunto comandado por Vítor Pereira. Lucho saiu ao intervalo para dar o lugar a Otamendi, James foi inconsequente e Defour passou ao lado do jogo. Desta vez, nem Kelvin conseguiu mexer com o jogo.

Em vantagem no marcador, quando nenhuma equipa o tinha feito por merecer, o Braga geriu o jogo com precisão e dispôs das melhores oportunidades para avolumar o marcador. Por falta de pontaria ou culpa de Fabiano, os minhotos não marcaram mas garantiram o mais importante: a conquista do troféu. No final, a festa foi toda bracarense a ganhou mais intensidade com a eleição de Mossoró como melhor em campo.


Desacatos entre adeptos bracarenses obrigaram à retirada de famílias com crianças

Alguns desacatos entre adeptos do Sporting de Braga, durante a primeira parte da final da Taça da Liga de futebol, frente ao F.C. Porto, levaram à retirada de famílias com crianças da bancada bracarense.

No Estádio Cidade de Coimbra, a Lusa verificou que a confusão gerou-se poucos minutos depois do apito inicial para a final, que viria a ser ganha pelos minhotos, com os bracarenses a envolverem-se numa escaramuça, forçado à intervenção de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), que tiveram de usar da força para separar os adeptos.

Face ao clima de hostilidade, os responsáveis pela segurança do jogo viram-se forçados a retirar outros espetadores, nomeadamente famílias com crianças, para uma bancada lateral, onde permaneceram, em segurança, até ao final do encontro.

Depois da primeira intervenção da PSP, que momentaneamente serenou os ânimos, houve um segundo episódio de desacatos e violência, que forçou a uma nova carga policial e aparentemente a algumas detenções.

A segunda parte do encontro decorreu sem problemas.

Até ao momento e apesar dos esforços, a agência Lusa ainda não conseguiu obter qualquer comentário das autoridades sobre eventuais detenções.

Na quinta-feira, a PSP tinha classificado a final da Taça da Liga de futebol como um jogo de "risco elevado" e anunciado que iria reforçar o contingente do Corpo de Intervenção (CI), sem especificar o número de efetivos destacados para o encontro.

JN

Bruno3429

Braga está na rua a festejar a Taça da Liga

Carros desfilam pelas ruas da cidade

Mal soou o apito final em Coimbra, as ruas de Braga começaram a encher para os festejos da vitória do Braga na Taça da Liga. O título que António Salvador, o presidente do Braga, já "canta e apita" na cidade.

Junto à Arcada, habitual local de festejos, passam muitos carros a apitar e ouvem-se gritos dos que, de cachecol e bandeira, dizem "o Braga é enorme".

"Não é o campeonato, mas é o começo de muitos", refere Manuel Barbosa, que juntamente com os filhos, equipados a rigor, vão gritando pelo Sporting de Braga.

"Somos enormes. Isto é a prova do crescimento do Braga. Uma taça que o clube merecia, em especial o presidente", comentam muitos braguistas.

Alguns já vão em direção à câmara, onde se espera pela aparição da equipa e, está claro, da tão desejada taça. Outros, em voltas intermináveis, conduzem os carros até que as buzinas se esgotem.

A festa vai durar em Braga...o tal S. João à moda do Minho, mas desta vez com uma taça na mão.

JN

Bruno3429

Centro da cidade em festa para receber os Guerreiros do Minho

A Avenida Central de Braga, local sagrado das celebrações bracarenses, já está em festa e pronta para receber os novos vencedores da Taça da Liga.

Na rua já estão centenas de pessoas que comemoram este feito histórico do SC Braga.

Está previsto que a equipa chegue à Câmara Municipal pela 1 hora da manhã, local onde se seguirá a apoteose entre jogadores e adeptos.

«Temos cinco finais pela frente» - Rúben Micael

O médio Rúben Micael destacou esta noite, no final do jogo com o FC Porto (1-0), que a conquista da Taça da Liga representa o cumprimento de um dos objetivos da temporada.

«Ganhámos um título a agora vamos tentar o terceiro lugar», disse à TVI24, lembrando que a equipa tudo vai fazer para chegar ao terceiro lugar que dá acesso à Liga dos Campeões:

- Temos cinco jogos pela frente, cinco finais que vamos tentar ganhar.

Recorde-se que o jogador tinha perdido em março de 2010 uma final da Taça da Liga, frente ao Benfica, quando representava exatamente o adversário desta noite, o FC Porto.


«Agora vamos tentar chegar à Liga dos Campeões» - Quim

O guardião do SC Braga, Quim, congratulou-se esta noite com a conquista da Taça da Liga e lembrou que a equipa agora vai procurar apurar-se para Liga dos Campeões.

«Entre os objetivos da época estava a presença na final de uma das taças e conseguimos», fez saber o guarda-redes, que lembrou que a equipa se vai focar noutra meta, citado pela TVI24:

- Agora vamos tentar chegar à Liga dos Campeões, que é outro dos nossos objetivos. Tudo faremos para chegar ao terceiro lugar.

Recorde-se que o SC Braga ocupa o quarto posto na classificação, a três pontos do terceiro, o Paços de Ferreira.

«Vitória justíssima» - José Peseiro

O treinador do SC Braga mostrou-se satisfeito por ter alcançado um dos objetivos propostos para esta temporada: conquistar um título.

«Estou feliz pela equipa, pelos jogadores, pelo clube, pelos adeptos, pela cidade. É uma vitória justíssima, podíamos ter feito mais golos frente a um adversário fortíssimo. Desde o início que procurávamos isto e este projeto já merecia um título», disse José Peseiro, em declarações à TVI, no final da partida.

O SC Braga conquistou, pela primeira vez na sua história, a Taça da Liga, ao bater o FC Porto, por 1-0, na final disputada em Coimbra.

A Bola

Bruno3429

Sporting de Braga conquista Taça da Liga ao vencer FC Porto

O Sporting de Braga conquistou hoje pela primeira vez a Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 1-0, com um golo do "capitão" Alan, na final da competição, disputada no Estádio Cidade de Coimbra.

O brasileiro marcou o único golo do encontro, aos 45+2 minutos, na marcação de uma grande penalidade assinalada a punir uma intervenção do defesa central senegalês do FC Porto Abdullaye, que foi expulso por acumulação de amarelos na sequência da falta sobre Mossoró.

O Sporting de Braga sucede no historial da Taça da Liga ao Benfica, vencedor das últimas quatro edições, e ao Vitória de Setúbal, que conquistou o primeiro troféu.

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga: Taça da Liga, aliás o título
A vitória como desfecho lógico
Por Luís Sobral

Todos sabemos o que vale exatamente a Taça da Liga. Mas para o Sporting de Braga não se trata da Taça da Liga, antes do título.

Esta época os objetivos do clube eram os seguintes: não envergonhar na Liga dos Campeões, ser pelo menos terceiro na Liga e um título.

Na Liga dos Campeões os bracarenses desiludiram, tanto que nem se apuraram para a Liga Europa.

No campeonato o terceiro lugar está ali à mão, mas depende do que o Paços de Ferreira ainda fizer. Pode ser que lá chegue, mas a distância para os da frente aumentou e com o Sporting mais fraco de sempre o Sp. Braga já deveria ter o apuramento fechado.

Quando tudo parecia fugir, esta noite apareceu o título. E era exatamente isso, o facto de terem atingido um objetivo, que jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos festejavam.

Quem seguiu o crescimento do Sp. Braga na última década não pode deixar de sublinhar a importância deste momento. Porque os clubes crescem em cima de boas decisões, de bons jogadores e treinadores, mas sobretudo em cima de títulos.

Este é um momento com significado para alguns jogadores importantes para o futebol português: Alan, Custódio, Hugo Viana, Mossoró e Quim, sobretudo estes. Já mereciam um título. Mas é também um momento fundamental para António Salvador, o presidente.

Nesta lista de pessoas para quem este título é importante, José Peseiro merece um parágrafo só para ele. Acho que vocês sabem por quê.

Maisfutebol