News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Os novos paradigmas para encher o estádio!

Started by ric, 10 de April de 2012, 16:58

Previous topic - Next topic

NightHawk

Recuperei este tópico porque me parece importante.

Em semana de "borla", devo dizer que nunca fui contra se dar 1 ou 2 "borlas" por época. Acho que aproxima mais a cidade do clube e é sempre uma forma de se poder trazer gente que normalmente não vai ao estádio.

Acho que devia era ser acompanhado de de outro tipo de marketing como por exemplo campanha novo sócio à entrada, condições para as pessoas estarem no estádio (da ultima vez que se abriu portas nem bares nas bancadas superiores havia), passatempos etc. Se levarmos a que as pessoas se divirtam estando no estádio mais gente voltará. Eu continuo a defender que um jogo de futebol não são só os 90minutos, se criarmos uma "festa" à volta do jogo mais gente irá ao estádio (principalmente mulheres e crianças).

(S)oon(C)hampion(B)raga

no inicio de uma nova temporada... uma temporada que se espera de Liga dos Campeões... e quem sabe +1 final europeia (;D)... um tópico importantíssimo de reavivar e voltar a debater.
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

darkshines

2011/12: 227.542 (15.169)
2010/11: 217.630 (14.509)
2009/10: 214.112 (14.274)
2008/09: 158.278 (10.551)
2007/08: 234.211 (15.638)
2006/07: 183.838 (12.255)
2005/06: 196.356 (11.550)

Sem dúvida que estamos a crescer. Está a ser um processo algo gradual mas sem dúvida que os resultados estão à vista de todos! Este ano é tentar chegar aos 16/17mil de média...

Gverreiro21

Parabéns pelo tópico Ric, e pelo tempo que dispendes-te em o redigir!

Li tudo com muita atenção e tudo é importante, mas vou realçar estes aspectos:

- Penso que é fulcral ter uma Loja do SCBraga no Estádio e outra no Centro Histórico da Cidade;

- Penso que que também é fulcral e bastante importante existir um espaço de convívio para os Sócios do Clube no centro da Cidade ou nas imediações do Estádio (apesar de ser um Estádio Municipal);

- Penso que o crescimento do Clube está a ser acompanhado do crescimento de adeptos, e apesar de compreender o teu ponto de vista acho que mesmo com Marketing agressivo é difícil ter um aumento exponencial no imediato, porque acho que está a ser realizado um bom trabalho perto das escolas que provavelmente vão trazer frutos e Sócios para o Clube mas apenas nos próximos 10 anos, apesar de concordar com as melhorias que sugeres para esta aproximação às escolas;

- Penso que em relação ao Marketing agressivo em função da angariação de novos adeptos deve ser implementado mas com muito cuidado porque deve ser sempre acompanhado da Identidade do Clube, e não entrar-mos num Marketing "desesperado" apenas para angariar adeptos ao desbarato por uma questão de números ou corremos o risco de passar-mos a ter adeptos de moda que se vão embora quando acabar a era Salvador e não adeptos de coração e de paixão ao Clube e à Região Minhota que o Clube representa.
Não tenho nada contra os adeptos bi-clubistas, desde que a 1ª opção seja o SCB, porque também fazem parte do crescimento natural do Clube os que vem por bem e também amam o SCBraga, e quase todas as pessoas em Portugal tem 2 clubes (o da cidade onde vivem e o da cidade em que nasceram) sejam eles o Maximinense, o Terras de Bouro, o Gil Vicente ou os metralhas, desde que defendam 1º os Gverreiros do Minho e respeitem a Identidade do Clube. Faz parte do crescimento do Clube tal como aconteceu com o FCPorto à 30 anos atrás, mas com atenção aos perigos de quem não tem o SCB por 1º, porque a Identidade deve ser defendida e as simpatias clubisticas deixadas de parte!
Penso que o Marketing não deve estar aliado apenas às vitórias mas também à Identidade do Clube porque se não corre-mos o risco de ver-mos como à pouco tempo benfiquistas vestirem a camisola do SCBraga sem conhecerem a sua História e depois não a respeitam ao criticar o equipamento alternativo apenas e somente porque é verde alusivo às Origens do Clube. Vamos querer adeptos que sintam o Clube pela sua História, pelas sua Identidade e Raizes Minhotas, e não adeptos de vitórias que depois querem implementar no Clube outras convicções... O Atlético Bilbao já aqui foi citado e começou por vestir de azul, não é por o A.Bilbao ser actualmente vermelho e para o ano apresentar um equipamento azul que os seus adeptos vão ficar escandalizados porque conhecem bem a sua História e Identidade, já que por sua vez toda aquela Região desde sempre foi Bilbao e nada mais! Ou seja, quem é de um Clube tem de aceitar e conhecer bem a sua História e as suas Origens pois só a partir daqui a evolução do Clube cresce em força e a si se aliam os adeptos de alma e coração. Dou os Parabéns à coragem que a Direcção teve este ano em relação ao lançamento de uma camisola emblemática do Clube que já deveria ter sido lançada à muitos anos mas penso que essa coragem também deveria ser transmitida para o Site do Clube em que em relação à História apenas temos referência aos seus feitos... e uma das coisas que as crianças gostam de saber 1º é o porquê de algo existir!! Nesse sentido também penso que era importante o Clube desponibilizar um autocarro para as escolas primárias fazerem gratuitamente uma visita guiada ao Museu do Clube.
Citando também o Villareal como aqui foi referido, o bom trabalho realizado penso que foi aliado à imprensa Regional que tem muita força em Espanha, ao contrário de Portugal em que apenas os jornais Nacionais são de referência mas estes apenas empolgam os metralhas devido a fins comerciais, logo é natural que a maior parte das crianças influenciadas por este forte marketing da imprensa Nacional nutra um apreço especial por algum dos metralhas. No entanto como aqui foi referido as mentalidades estão a mudar, e apesar de o mundo Ultra ter muita coisa negativo como por exemplo o hooliganismo que referiste, também tem coisas positivas e entre elas é o facto de levar cada vez mais jovens a apoiar o Clube da sua Terra e que envolvidos pelas amizades que realizam no seio do Grupo e pela fidelidade ao Clube não mais vão querer apoiar outros Clubites.

- Em relação aos preços dos bilhetes, para começar acho uma vergonha que um espectáculo desportivo como o futebol (desporto do povo) que se não me engano é a 2ª maior industria do Pais sofra um aumento do IVA mas uma chacina Tauromáquica (Touradas) ou o Golf (desporto de elites) não sofra esse aumento!!
Depois concordo quando dizes que crianças não deviam pagar bilhete e que desempregados deviam ter condições especiais de quotas, mas desde que inscritos no Centro de Emprego! Penso que também nisto o nosso Clube devia ser pioneiro e um exemplo Nacional!
Os preços dos bilhetes devia ser regulamentada de outra forma, e é pena que os Dirigentes do futebol não entendam que era melhor para o espectáculo ter estádios cheios para dar outro colorido ao futebol e ao nivel das equipas pois de certeza os jogadores jogam com muito mais entusiasmo num estádio cheio que num estádio vazio! Pensam mais no retorno financeira mas do ponto de vista errado porque acham que com meia casa com bilhetes a 20 ou 30 € conseguem ter o retorno desejado quando eu acredito piamente que maior retorno financeiro trás um estádio cheio com bilhetes a 5 ou 10 € no máximo, para alem de que de certeza os patrocinadores e as marcas muito mais pagariam aos Clubes porque as audiências ao vivo seriam maiores, e mais importante ainda não era necessário combater a crise com lugares anuais tendo em conta que por 5 ou 10 € as pessoas iriam frequentemente ao estádio pelo menos nos jogos em casa, e essa frequência torna-se rotina e com a rotina há tendência para trazer mais um amigo ou um familiar acompanhar para ver a bola, comer umas bifanas e beber umas fresquinhas... há maior fidelização de espectadores para o futebol que esta??!! eu não conheço mas os Dirigentes teimam em criar rotinas no sofá à frente da televisão!!
Antigamente até perto dos anos 60/70 os estádios estavam sempre cheios e já existia TV e crise! Na minha opinião o afastamento das pessoas deve-se essencialmente a 3 factores fulcrais: Aumento do preço dos bilhetes, apagamento do fair-play aliado à violência nos estádios, e obscuridade da verdade desportiva!

- A dificuldade nas acessibilidades e dificuldade de estacionamento no Estádio AXA penso que devem ser colmatados com a facilidade de aderência a transportes públicos para o Estádio para os residentes em Braga e zonas próximas (tal como a Direcção concertou este ano com a rede de autocarros) e para quem necessita de se deslocar no automóvel a construção de um parque de estacionamento subterrâneo em terrenos próximos ao Estádio.

Ric já te dei os parabéns pelo tópico e pela iniciativa mas como provavelmente também és Sócio do Clube, sugiro que não devas colocar apenas esta questão no Fórum para discussão mas sim também transcrever na integra em Carta dirigida à Direcção do SCBraga expondo as tuas preocupações e sugestões enquanto Sócio. Pois só assim te vais fazer ouvir, e certamente que tanto a Direcção como o Dep. de Marketing vão estar atentos à tua apreciação dos factos.

Saudações Braguistas!



disco infiltrator

Eu, neste tema, sou chato e suspeito pois admito que acho o "estádio" AXA uma aberração.

Contudo, penso que enquanto não melhorarem os acessos, o conforto, os bares, estacionamento, as indicações, animação etc muita gente vai continuar a se recusar a colocar os pés naquele estádio. Conheço muita gente em Braga, que gosta do SCB mas não está para sujeitar às condições daquele estádio. Mais ainda numa época de crise e contenção, onde o dinheiro tem que ser muito bem pensado antes de ser gasto...

Um estádio bem composto não é formado apenas pelas indefectíveis, pelos fanáticos mas também por aqueles que gostam do clube, que querem apoiar mas que não estão para se sujeitar a tudo para verem um jogo de futebol.

Gverreiro21

Quote from: disco infiltrator on 21 de August de 2012, 19:36
Eu, neste tema, sou chato e suspeito pois admito que acho o "estádio" AXA uma aberração.

Contudo, penso que enquanto não melhorarem os acessos, o conforto, os bares, estacionamento, as indicações, animação etc muita gente vai continuar a se recusar a colocar os pés naquele estádio. Conheço muita gente em Braga, que gosta do SCB mas não está para sujeitar às condições daquele estádio. Mais ainda numa época de crise e contenção, onde o dinheiro tem que ser muito bem pensado antes de ser gasto...

Um estádio bem composto não é formado apenas pelas indefectíveis, pelos fanáticos mas também por aqueles que gostam do clube, que querem apoiar mas que não estão para se sujeitar a tudo para verem um jogo de futebol.

disco infiltrador entendo a tua indignação mas puxa não é preciso dramatizar tanto... acho que por exemplo um V.Setubal ou um Olhanense davam tudo para ter as condições que nós temos!! Não esqueça-mos que o Estádio AXA é de Euro 2004 e que da perspectiva arquitectónica é um dos Estádios mais bizarros e belos em todo o Mundo!! É um Estádio Municipal por isso pode beneficiar outros Clubes da Cidade se assim entenderem e o fazerem crer junto ao Município, por isso já temos a regalia de sermos nós a usufruir dele por completo! Penso que o problema não está no Estádio mas em algumas iniciativas que poderiam ser tomadas para chamar as pessoas tal como o ric referiu! De qualquer das formas o importante é apoiar o Mágico seja no AXA, no 1º de Maio, ou no pelado...