News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Pequena reflexão sobre os eventos desportivo e fair-play

Started by ric, 22 de October de 2011, 22:44

Previous topic - Next topic

scb21braga

Boas gente
ha muitas questoes que podem ser colocadas, por quem apoia e por quem é contra a identidade ULTRA.
só queria que refetissem nas seguintes questões:
Já se sentiram hostilizados nos outros estadios? (a grande maioria dos Ultras pode dizer que sim)
Já passaram jogos inteiros a ser cuspidos,insultados, a ser apedrejados nas deslocaçoes a certos estadios (vsc,slb,scp,fcp principalmente), a ser agredidos pela policia so por pertencerem a uma claque, a ser insultados e tratados como marginais?
Já passaram 90 min. de jogo (multiplicados por inumeros jogos) a gritar a plenos pulmoes pelo Braga?
Já perderam horas e horas da vossa vida a preparar coreografias,tifos, deslocaçoes etc...?
Já pensaram que alguns "marginais" que aqui poem em causa, provavelmente sao aqueles que SEMPRE acompanham o clube, seja em casa, ou na ucrania,na polonia,inglaterra ou em qualquer lado onde o BRAGA vá jogar? sem eles, em muitos jogos fora nem uma faixa a dizer braga havia.no entanto a realidade é a que vemos, poucos ou muitos orgulho-me de ouvir sempre o nome do braga em todos os jogos gritado e berrado com a maxima força, faça sol, chuva, neve...
Nao qero com isto dizer que quem pertence ás claques é mais ou menos Braguista que os outros, mas sao formas diferentes de apoiar o clube.
É muito facil criticar mas ponham-se na pele de quem faz todos esses sacrificios pelo clube, e a seguir vão ao estadio e vejam cenas vergonhosas como na meia final da liga europa, em q os lampioes vieram vandalizar o nosso estadio, agredir adeptos a entrada, arrancar cadeiras (DO QUE É NOSSO).
ou no jogo contra o sporting em que os seus queridos adeptos se faziam passear alegremente por entre os nossos socios (sim, essa é a realidade infelizmente ). como e que conseguem bilhete a preço de socio e ainda vao muito descontraidos de cachecol do sporting a sair do estadio e a fazer comentarios provocatorios? ou fui so eu q ouvi algo do genero "Braga é *****" nesse jogo?
nao quero desculpar atitudes violentas por parte de ninguem, e naturalmente, condeno a violencia seja ela onde for, mas , é tempo e mais que tempo de nos deixarmos da pele de cordeiro quando os lobos todos nos querem comer. Não da para ser insultado o jogo todo como se nada se passasse.
Não da para ver vandalizaram o que é do nosso clube como se nada se passasse.
Não da para ver bracarenses (nao braguistas entenda-se) a insultar a propria cidade como se nada se passasse.
já que amamos tanto o clube, nao deixar que nos menosprezem é vergonhoso?para mim não é.
para alguns, pensem no que aqui dizem contra os ultras quando tiverem que ir ver o braga fora a algum estadio mais perigoso, e nesse dia, em vez de se juntarem ás claques porque é mais seguro, dirijam-se aos tais estádios sozinhos, com o cachecol do braga bem visivel como os adeptos dos 3 estarolas fazem quando ca vem.depois digam o resultado, e depois digam quem são os desordeiros.

por ultimo, quero reforçar a ideia de que a violencia nao e soluçao para nada, mas é inevitavel quando se encontram tantos adeptos rivais, num espaço tao pequeno e sem o minimo de segurança.dito isto, porque nao criticar a falta de segurança e a desorganizaçao que a meu ver foi o que mais falhou no jogo de futsal em causa?

http://www.youtube.com/watch?v=py9iwypCiTI&feature=related

*p.s. sem os ULTRAS, quem é que criaria este ambiente?

ELSA

Quote from: disco infiltrator on 27 de October de 2011, 04:34
Quote from: joaobl03 on 27 de October de 2011, 04:19
Este tópico só serve para alimentar a "sede de protagonismo" da pessoa que o iniciou ...

Parece-me, pelo que vou lendo e sentindo neste forum, que este comentário é muito acertado.

Rídiculo, no mínimo!

Deixem-se de acusações estapafurdias e comentem o tópico...se é que têm alguma coisa de jeito para dizer!!!

PORQUE O ASSUNTO É SÉRIO!!!

Reis

Quote from: ELSA on 27 de October de 2011, 09:43
Quote from: disco infiltrator on 27 de October de 2011, 04:34
Quote from: joaobl03 on 27 de October de 2011, 04:19
Este tópico só serve para alimentar a "sede de protagonismo" da pessoa que o iniciou ...

Parece-me, pelo que vou lendo e sentindo neste forum, que este comentário é muito acertado.

Rídiculo, no mínimo!

Deixem-se de acusações estapafurdias e comentem o tópico...se é que têm alguma coisa de jeito para dizer!!!

PORQUE O ASSUNTO É SÉRIO!!!



E porque é que estas "acusações estapafurdias" não são legitimas para discutir NESTE TÓPICO?!?

P.S. não defendo ninguém nem a opinião de alguém.
Mas defendo a liberdade de opinião.
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

ComContaPesoEMedida

Quote from: Reis on 27 de October de 2011, 11:13
Mas defendo a liberdade de opinião.

Amigo Reis

Que saudade das nossas «jesualdisticas» discussões! Cada um com a sua opinião! Isso é que era discussão sadia!

No entanto, achas que cada um pode dizer o que quer? Será isso liberdade de opinião ou ... libertinagem de opinião? Confesso que fiquei surpreendido com a tua afirmação embora admita que não tenha sido bem isso que querias dizer!

A liberdade de opinião de cada um tem que ter, DEMOCRATICA e OBRIGATORIAMENTE, limites!

E um desses limites, em meu modesto entender, tem que passar pelo RESPEITO! Respeito pela opinião dos outros mas não só: também RESPEITO PELOS OUTROS! Não chega respeitar as diversas opiniões. É muito curto!

Acusar de «sede de protogonismo» o Ric (podia ser outro qualquer) que se manifesta contra a violência no Desporto ultrapassa os limites do aceitável, diria até do tolerável!!!

E não me venham dizer que são sinais dos tempos. São, isso sim, falta de Educação e de respeito!!!

Reis

Quote from: ComContaPesoEMedida on 27 de October de 2011, 13:39


A liberdade de opinião de cada um tem que ter, DEMOCRATICA e OBRIGATORIAMENTE, limites!

Deveria ter.... Mas já há muito que este sentimento na Democracia desapareceu. :(

E um desses limites, em meu modesto entender, tem que passar pelo RESPEITO! Respeito pela opinião dos outros mas não só: também RESPEITO PELOS OUTROS! Não chega respeitar as diversas opiniões. É muito curto!


Eu achei, quando li, que quem escreveu não estava a desrespeitar ninguém, mas sim a soltar um sentimento (desabafo) de uma opinião de um forista...

Acusar de «sede de protogonismo» o Ric (podia ser outro qualquer) que se manifesta contra a violência no Desporto ultrapassa os limites do aceitável, diria até do tolerável!!!

Tal como em cima, li (e entendi) que quem escreveu sobre o nosso Ric, disse que estava a pegar num assunto para proveito próprio. Não achei nada de extraordinário numa Democracia onde somos governados por mentirosos e aproveitadores...


E não me venham dizer que são sinais dos tempos. São, isso sim, falta de Educação e de respeito!!!

Do tempo, não... Falta de educação também não, mas acho que pode ser do estado a que este forum chegou....



1 abraço
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

ric

Do amigo Reis li o seguinte a comentar outro post:

Acusar de «sede de protogonismo» o Ric (podia ser outro qualquer) que se manifesta contra a violência no Desporto ultrapassa os limites do aceitável, diria até do tolerável!!!

resposta do Reis:
Tal como em cima, li (e entendi) que quem escreveu sobre o nosso Ric, disse que estava a pegar num assunto para proveito próprio. Não achei nada de extraordinário numa Democracia onde somos governados por mentirosos e aproveitadores..

Agora dogo eu:

Reis, de ti esperava tudo menos que me comparasses a governantes mentirosos e aproveitadores... e ainda por cima que não achasses errado que ando com sede de protagonismo. Porque conedeno o que se passou mesmo que seja em nossa casa?porque quero levar os meus filhos em paz aos recintos desportivos' porque acho que isto, desta forma, nunca parará?

De facto, estou a mais nesta discussão. Os meus valores são outros. E aqui , sim, estou a por-me em bicos dos pés pois a minha educação foi outra.
E agradeço vivamente aos meus pais terem-ma dado. E é com base nos principios de desportivismo e fair-play que gostarei de educar os meus filhos.


Reis

Quote from: ric on 27 de October de 2011, 15:16
Reis, de ti esperava tudo menos que me comparasses ....



Eu?!?!?!?!?!?
Desculpa Ric, mas do meu post, podes ler que foi o que entendi que um forista estava a escrever, NUNCA a minha opinião.


Li. Aceitei ou não aceitei a opinião.
Agora não deixar escrever aquilo que querem, dentro do que lhes vai na alma, é que acho que está mal, confrontando o post da Elsa. Nada mais do que isso.





Quanto à restante resposta ao CCPM, diz apenas ao estado da DEMOCRACIA que ele invocou.
Nada mais do que isso.



Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Pé Ligeiro

Quote from: ric on 27 de October de 2011, 15:16
Do amigo Reis li o seguinte a comentar outro post:

Acusar de «sede de protogonismo» o Ric (podia ser outro qualquer) que se manifesta contra a violência no Desporto ultrapassa os limites do aceitável, diria até do tolerável!!!

resposta do Reis:
Tal como em cima, li (e entendi) que quem escreveu sobre o nosso Ric, disse que estava a pegar num assunto para proveito próprio. Não achei nada de extraordinário numa Democracia onde somos governados por mentirosos e aproveitadores..

Agora dogo eu:

Reis, de ti esperava tudo menos que me comparasses a governantes mentirosos e aproveitadores... e ainda por cima que não achasses errado que ando com sede de protagonismo. Porque conedeno o que se passou mesmo que seja em nossa casa?porque quero levar os meus filhos em paz aos recintos desportivos' porque acho que isto, desta forma, nunca parará?

De facto, estou a mais nesta discussão. Os meus valores são outros. E aqui , sim, estou a por-me em bicos dos pés pois a minha educação foi outra.
E agradeço vivamente aos meus pais terem-ma dado. E é com base nos principios de desportivismo e fair-play que gostarei de educar os meus filhos.

Não podia estar mais de acordo com o último parágrafo, por isso fiz o realce com sublinhado e negrito. Infelizmente ainda há muita gente que não perecbe a diferenca entre desporto e violência gratuita. Há quem confunda apoio com violência. Como referi no meu post anterior neste tópico, há muita gente que não sabe o que é a educacão, o respeito pelos outros, o respeito pelo espaco dos outros, o direito a viver pacificicamente, sem ser perturbado por frustacões ou recalcamentos alheios. Toda a gente tem direito a não ser incomodada e a poder manifestar-se livre e pacificamente.

Para aqueles que vão assistir a espectáculos desportivos com o único intuito de provocar, ofender ou agredir os outros, o meu conselho é simples: não vão! Não vão, porque assim estão a prestar um muito melhor servico ao clube. Optem antes por ir descarregar a ira para uma praia deserta, pois aí não causam estragos.

O apoio das claques é bonito e apreciado sempre que é feito unicamente em prol do clube, enaltecendo o clube e os seus. Espero que aqueles que prejudicam o ambiente de fair play e de festa desportiva, sejam encorajados a mudar o comportamento!
BRAGA SEMPRE MAIS!

ELSA

Quote from: Reis on 27 de October de 2011, 11:13
Quote from: ELSA on 27 de October de 2011, 09:43
Quote from: disco infiltrator on 27 de October de 2011, 04:34
Quote from: joaobl03 on 27 de October de 2011, 04:19
Este tópico só serve para alimentar a "sede de protagonismo" da pessoa que o iniciou ...

Parece-me, pelo que vou lendo e sentindo neste forum, que este comentário é muito acertado.

Rídiculo, no mínimo!

Deixem-se de acusações estapafurdias e comentem o tópico...se é que têm alguma coisa de jeito para dizer!!!

PORQUE O ASSUNTO É SÉRIO!!!



E porque é que estas "acusações estapafurdias" não são legitimas para discutir NESTE TÓPICO?!?

P.S. não defendo ninguém nem a opinião de alguém.
Mas defendo a liberdade de opinião.

Reis,

Para dizer a verdade, para mim, são muito mais que "acusações estapafurdias", mas decidi "moderar-me" nos adjectivos!!!

E não, não são, nem legítimas, muito menos liberdade de opinião!
Era o que mais me faltava estar agora aqui a discutir as intenções "obscuras"/"maquiavélicas" ou a alegada "sede de protagonismo" dos seus autores - o que interessa é discutir O CONTEÚDO dos tópicos, nada mais!!!

ric

Reis:
assunto encerrado. Se calhar percebi mal. peço desculpa.
Amigos como sempre

PAF

Ric
Com tanta sede de  protagonismo conta aí ao pessoal o que ganhas!?
Cá para mim com este tópico ganhaste umas entradas vips para o Sardinha! E ainda vais virar capa da Sim!!

Se abrir um tópico onde se tenta discutir um problema grave,talvez o mais grave do desporto nos dias de hoje, e estou-me a referir à violência, é sede de protagonismo! O que dizer do saudoso adepto, que ultimamente até se tem portado bem!

gverreiroscb21
Da tua opinião só posso dizer uma coisa, andas no futebol há muito, mas muito pouco tempo!
Com que então adeptos de clubes rivais não podem conviver!
O que é um estádio perigoso? É o de guimarães? Curioso é que antes de haver ultras ( que apesar de lhes chamares isso grande parte deles nem sabem o que isso é!e se tu o és sabes tão bem quanto eu que isso é verdade, mas isso é outra discussão) eu com 8 anos ou coisa de genero ia lá com os meus pais e amigos de cachecol ao pescoço e nada me acontecia!

joaobl03

Quote from: PAF on 27 de October de 2011, 20:36
Ric
Com tanta sede de  protagonismo conta aí ao pessoal o que ganhas!?
Cá para mim com este tópico ganhaste umas entradas vips para o Sardinha! E ainda vais virar capa da Sim!!

Se abrir um tópico onde se tenta discutir um problema grave,talvez o mais grave do desporto nos dias de hoje, e estou-me a referir à violência, é sede de protagonismo! O que dizer do saudoso adepto, que ultimamente até se tem portado bem!

gverreiroscb21
Da tua opinião só posso dizer uma coisa, andas no futebol há muito, mas muito pouco tempo!
Com que então adeptos de clubes rivais não podem conviver!
O que é um estádio perigoso? É o de guimarães? Curioso é que antes de haver ultras ( que apesar de lhes chamares isso grande parte deles nem sabem o que isso é!e se tu o és sabes tão bem quanto eu que isso é verdade, mas isso é outra discussão) eu com 8 anos ou coisa de genero ia lá com os meus pais e amigos de cachecol ao pescoço e nada me acontecia!
Ganha quem sabe mais uma aparição na sic notícias , canal que tanto critica ...
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

PAF

Eu já apareci nas televisões de todo o Mundo... ainda estou à espera dos créditos dessa aparição! Nas portuguesas por um ou outro motivo acho que já apareci em todas!
Sem querer ser defensor do Ric que acho não conheço de lado nenhum (ou se calhar conheço e não faço ideia, pois já são alguns anos de Braga!)!Se aparecer na sic noticias é protagonismo!
E se a sic o entrevistou certamente foi ele que foi a carnaxide pedir por favor para o entrevistarem!
Não sei é como é que o Adepto ainda não tem um programa na TV com tanto tópico aberto e tanto protagonismo! (ultimamente até se tem portado bem, diga-se!).
Joãobl03
Se estiveste no jogo, o que devias discutir era o que se passou, se foi verdade ou não, quem errou, o que falhou o que se deve fazer para não voltar a repetir!
Abrir um tópico devido a agressões, tentativas de agressões e até tiros da policia, é tudo menos querer protaginismo.
Acho que mais que preocupar com quem escreve, deve-se preocupar com o que se escreve e discutir opiniões!

scb21braga

Quote from: PAF on 27 de October de 2011, 20:36
Ric
Com tanta sede de  protagonismo conta aí ao pessoal o que ganhas!?
Cá para mim com este tópico ganhaste umas entradas vips para o Sardinha! E ainda vais virar capa da Sim!!

Se abrir um tópico onde se tenta discutir um problema grave,talvez o mais grave do desporto nos dias de hoje, e estou-me a referir à violência, é sede de protagonismo! O que dizer do saudoso adepto, que ultimamente até se tem portado bem!

gverreiroscb21
Da tua opinião só posso dizer uma coisa, andas no futebol há muito, mas muito pouco tempo!
Com que então adeptos de clubes rivais não podem conviver!
O que é um estádio perigoso? É o de guimarães? Curioso é que antes de haver ultras ( que apesar de lhes chamares isso grande parte deles nem sabem o que isso é!e se tu o és sabes tão bem quanto eu que isso é verdade, mas isso é outra discussão) eu com 8 anos ou coisa de genero ia lá com os meus pais e amigos de cachecol ao pescoço e nada me acontecia!

nem sequer me vou dar ao trabalho de te dizer se ando ha muito ou ha pouco tempo...(falem de liberdade de expressao-sem ofender ninguem apenas expus a minha opiniao e ja vem dizer q nao percebo nada do que digo).
onde é que no meu post diz que adeptos de clubes rivais nao podem conviver? é que deves ter sido tu o unico a ler isso. mentiroso era eu se o dissesse ate porque tenho amigos do vsc,slb,fcp,scp...como quase toda a gente deve ter. o que eu disse foi que nao é possivel "conviver" seja num jogo de futebol ou num jogo de futsal (como qeiras) em que esses adeptos rivais nos faltam ao respeito.
nem tao pouco te disse que sou ou deixo de ser ultra. apenas expus o outro lado da questao.
quanto ao resto do teu comentário, nao vou responder porque iria gerar outro tipo de questao que nao se contextualiza.

PAF

Não pretendi ofender ninguém quando disse que devias ir ao futebol á pouco tempo, mas a verdade é que quando falas de estádios perigosos, isso só pode ser por um motivo, só há 10 anos(+ano menos ano) é que há estádios perigosos! Antes ia a qualquer estádio sem nenhum problema, mesmo a Guimarães!
Os adeptos adversários faltam ao respeito e os de Braga ficam calados, é que eu não passo um jogo sem ouvir insultar equipas adversárias, muitas vezes que nem se quer estão a jogar...! os adeptos adversários destroem o nosso estádio e nós o que fazemos nos outros? Independentemente do que aconteça dentro de campo e do estádio, cá fora todos somos pessoas que fomos ao estádio para passar um bom momento! As agressões são do mais baixo que pode haver numa sociedade, mais ainda quando feitas por 10 contra 1 como acontece várias vezes!Não há nada que as justifique.
O que tu achas é que por haver insultos dentro do estádio isso de alguma forma pode justificar agressões cá fora! Não há nada que justifique agredir quem quer que seja, muito menos uma discussão sobre futebol.
Se querem andar à porrada marquem um sitio e matem-se, não agredidam quem simplemsente está ali a passar um bom bocado, que é o que acontece em 99% dos casos, já que as claques chegam protegidas e vão protegidas (são estes quem insulta e destroi os estádios... se bem que o seu clube no fim acaba por pagar tudo!)e quem leva são sempre os desgraçados que vem com a namorada ou com a familia.
Se leste o meu post não disse que eras ultra, disse que se tu o és(podes ou não ser, nem importa para esta discussão), sabes que muitos da claque não sabem sequer o que isso é.