News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: o Braguismo, a nossa Mística

Started by cardoso, 15 de November de 2006, 22:12

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Quote from: cardoso on 15 de November de 2006, 22:12
No próximo sábado disputa-se mais um Braga-Benfica. Há 20 anos era esta a ocasião da grande "romaria". Numa época em que o Primeiro de Maio registava uma média de 3 ou 4 mil pessoas, a única enchente que todos os anos se registava era com o Benfica. Nesses jogos os adeptos bracarenses eram uma clara minoria.
Mas hoje em dia o Braguismo faz viver o fenómeno de uma forma cada vez mais diferente. De facto, nos últimos anos as coisas começaram a mudar; primeiro com João Gomes Oliveira e M. Cajuda depois com A. Salvador e Jesualdo Ferreira, o sucesso desportivo foi-nos habituando aos lugares da frente e ao acesso às competições europeias. O sucesso desportivo fez nascer novas perspectivas, novas esperanças e novas formas de apoiar o clube. Foi o salto para o Braguismo.
Podemos hoje afirmar com segurança que foi com Jesualdo Ferreira ao leme que surgiu um novo Braga, um clube que se vai afirmando como "europeu". No seu primeiro ano em Braga, em vésperas de um jogo com o Benfica, Jesualdo afirmou: "em Braga, o Benfica joga sempre em casa". Foi uma frase infeliz que, no entanto, reflectia uma determinada tradição que ele julgava ainda estar viva em Braga. Essa frase causou uma grande onda de indignação em Braga porque veio recordar uma realidade que começava já a ficar para trás. Da Internet saiu o primeiro grande grito de revolta, através de um site (www.superbraga.com) e do respectivo fórum de opinião. Aí, um grupo cada vez mais alargado de adeptos fazia nascer um novo conceito: o Braguismo. Mas, afinal, o que é o Braguismo? É uma coisa muito simples: é o apoio incondicional e exclusivo ao Sporting Clube de Braga. O Braguista não tem um segundo clube da sua preferência! Com ou sem Internet, o certo é que me parece evidente o crescimento do braguismo. Cada vez mais, o bracarense-benfiquista, tão propalado pela Comunicação Social de Lisboa, não é mais do que uma figura em vias de extinção. Já lá vai o tempo em que os golos do Benfica eram festejados na superior. Nas últimas duas épocas o número de braguistas no estádio tem crescido a olhos vistos nestes jogos com o Benfica. O entusiasmo com este Braga europeu da era Salvador é cada vez maior e nem o inicio menos bom desta época o fará esmorecer.
Quem, como eu, lida diariamente com a população mais jovem sabe que o conceito de bi-clubismo está moribundo. Cada vez mais o Braga é visto como um concorrente directo dos auto-intitulados "grandes" e já não como um modesto e fiel servidor. Este "culto" daquilo que é nosso, este apego à nossa cidade e ao nosso clube pode ser encarado como aquilo a que alguns chamam "mística". E tal como acontece com todos os grandes fenómenos mentais, também a mística braguista está a nascer "de baixo para cima"; a partir das bases, que são os adeptos. Estou certo que num futuro próximo o braguismo invadirá todos os sectores da vida do S. C. de Braga. Um dia virá em que até os dirigentes serão braguistas e não passará pela cabeça de ninguém que os interesses dos clubes ditos "grandes" se sobreponham à mística braguista. Acredito que um dia virá em que o S. C. de Braga tenha um núcleo de jogadores perfeitamente identificados com essa mística e um conjunto de responsáveis que não precisarão de ceder perante poderes instalados nem interesses de qualquer espécie. Tem de ser este o caminho a seguir. Caso contrário estaremos a perpetuar o poder de quem nos quer manipular para nos manter pequenos e subservientes. Nunca na História da humanidade os grandes sobreviveram sem os pequenos. Portanto, é um erro pensar que o apoio dos mais poderosos possa ser para nós um trunfo, porque o que eles esperam de nós não é, certamente, que lhes façamos concorrência.

Subscrevo na íntegra!

Os teus desejos são também os meus e de muitos milhares de Braguistas!

Força Braga!

BRAGA SEMPRE MAIS!

braguista365

Cardoso ,continua enorme até chorei!
La ao fundo vejo o nascer do Sol! muito bom tambem!
O facto da existencia do biclubismo,nao so em braga mas por todo o país deve-se ao facto,penso eu,de no passado so duas equipas nacionais darem cartas nas competições europeias e como tal toda a gente se virava para essas duas equipas,é claro que falo do s.c.p. e do benfica,que até por sinal tinham maior projeçao do que a propria seleçao nacional,mais o benfica com duas taças de campeões europeus e como tal as pessoas em tempos pouco alegres para o nosso país agarravam-se a algo que lhes podesse dar alguma alegria.
Com o passar dos anos outra equipa se juntou aos de lisboa ,claro o f.c.p. com uma direcção que levou o clube a atingir patamares que ninguem achava possiveis para um clube como era o f.c.p. somando titulos atras de titulos,nao pensem com isto que sou andrade por favor  ,mas ha que dar o merito a quem ele é de direito,muitas vezes conseguido por vias mais obscuras ,mas ha que dar merito.Esta salgalhada toda para dizer que aos dois clubes existentes outro se juntou para aquecer os coraçoes ,quando os outros se afastaram dos exitos europeus  o f.c.p. alcançava-os deu-se entao um crescimento de adeptos do porto a partir de 87,daí o ditado "portista de 87".
Com isto a massa adepta Braguista irá com certeza aumentar a partir do momento em que se atingirem as conquistas,mas para esses que depois se juntarão apenas uma coisa lhes direi:
-Sejam benvindos a esta grandiosa familia!
E para mim direi:
-Orgulhosamente ja ca estava!

Saudações Orgulhosamente Braguistas!

nando

No próximo sábado disputa-se mais um Braga-Benfica. Há 20 anos era esta a ocasião da grande "romaria". Numa época em que o Primeiro de Maio registava uma média de 3 ou 4 mil pessoas, a única enchente que todos os anos se registava era com o Benfica. Nesses jogos os adeptos bracarenses eram uma clara minoria.
Mas hoje em dia o Braguismo faz viver o fenómeno de uma forma cada vez mais diferente. De facto, nos últimos anos as coisas começaram a mudar; primeiro com João Gomes Oliveira e M. Cajuda depois com A. Salvador e Jesualdo Ferreira, o sucesso desportivo foi-nos habituando aos lugares da frente e ao acesso às competições europeias. O sucesso desportivo fez nascer novas perspectivas, novas esperanças e novas formas de apoiar o clube. Foi o salto para o Braguismo.
Podemos hoje afirmar com segurança que foi com Jesualdo Ferreira ao leme que surgiu um novo Braga, um clube que se vai afirmando como "europeu". No seu primeiro ano em Braga, em vésperas de um jogo com o Benfica, Jesualdo afirmou: "em Braga, o Benfica joga sempre em casa". Foi uma frase infeliz que, no entanto, reflectia uma determinada tradição que ele julgava ainda estar viva em Braga. Essa frase causou uma grande onda de indignação em Braga porque veio recordar uma realidade que começava já a ficar para trás. Da Internet saiu o primeiro grande grito de revolta, através de um site (www.superbraga.com) e do respectivo fórum de opinião. Aí, um grupo cada vez mais alargado de adeptos fazia nascer um novo conceito: o Braguismo. Mas, afinal, o que é o Braguismo? É uma coisa muito simples: é o apoio incondicional e exclusivo ao Sporting Clube de Braga. O Braguista não tem um segundo clube da sua preferência! Com ou sem Internet, o certo é que me parece evidente o crescimento do braguismo. Cada vez mais, o bracarense-benfiquista, tão propalado pela Comunicação Social de Lisboa, não é mais do que uma figura em vias de extinção. Já lá vai o tempo em que os golos do Benfica eram festejados na superior. Nas últimas duas épocas o número de braguistas no estádio tem crescido a olhos vistos nestes jogos com o Benfica. O entusiasmo com este Braga europeu da era Salvador é cada vez maior e nem o inicio menos bom desta época o fará esmorecer.
Quem, como eu, lida diariamente com a população mais jovem sabe que o conceito de bi-clubismo está moribundo. Cada vez mais o Braga é visto como um concorrente directo dos auto-intitulados "grandes" e já não como um modesto e fiel servidor. Este "culto" daquilo que é nosso, este apego à nossa cidade e ao nosso clube pode ser encarado como aquilo a que alguns chamam "mística". E tal como acontece com todos os grandes fenómenos mentais, também a mística braguista está a nascer "de baixo para cima"; a partir das bases, que são os adeptos. Estou certo que num futuro próximo o braguismo invadirá todos os sectores da vida do S. C. de Braga. Um dia virá em que até os dirigentes serão braguistas e não passará pela cabeça de ninguém que os interesses dos clubes ditos "grandes" se sobreponham à mística braguista. Acredito que um dia virá em que o S. C. de Braga tenha um núcleo de jogadores perfeitamente identificados com essa mística e um conjunto de responsáveis que não precisarão de ceder perante poderes instalados nem interesses de qualquer espécie. Tem de ser este o caminho a seguir. Caso contrário estaremos a perpetuar o poder de quem nos quer manipular para nos manter pequenos e subservientes. Nunca na História da humanidade os grandes sobreviveram sem os pequenos. Portanto, é um erro pensar que o apoio dos mais poderosos possa ser para nós um trunfo, porque o que eles esperam de nós não é, certamente, que lhes façamos concorrência.

Rui Pereira

Cardoso lembraste-me no teu MAGNIFICO texto tempos magnificos no nosso velho 1º de Maio. Mas queria-te contar uma historia. Maisa final da taça de Portugal com o benfica ( sim, essa mesmo que ganhamos e que na final perdemos 3-1 contra os tripeiros)estava na central ( na altura ja os medicos me proibiam de ir para o "tribunal") e vivi um momento que nao acredito que hoje se viva no municipal de braga. Esta na fila em baixo de mim um cavalheiro ( ja de certa idade) de cachecol do benfica. O benfica marcou 1º de penalty e ele levantou-se aos berros a gritar golo. O NOSSO BRAGA empata pelo Karogaln e ele quieto no sitio. O braga faz o 2-1 pelo Karoglan e ele ( eu jro por tudo que isto e verdade) tirou um cachecol qu tinha do braga de dentro da cmaisola e pos-se a gritar Braga. Foi a unica vez em toda a minha vida que eu insultei uma pessoa. Disse-lhe tudo e disse-lhe que nao lhe admitia que ussasse o cachecol do NOSSO BRAGA. Penso que hoje estas situaçoes ja nao acontecem. Cada vez mais quem vai ao estadio do Braga é para apoiar o NOSSO BRAGA. Esse trabalho ( ja tem anos) pod e deve ser incentivado e continuado. O BRAGA vai com certeza ser cada vez maior pois cada vez mais bracarenses tem como paixao o SCBRAGA. Eu não consigo entender quem me diz que tem dois clubes. Eu so tenho um coração ( como esta gente deste magnifico forum) e este coração nasceu, cresceu e ha-de morrer BRACARENSE puro e de gema. que Deus nunca me de o desgosto de ver o BRAGA em baixo  nunca vi o Braga na 2ª,só vi a se safar na ultima jornada
PORQUE AMANHA NA NOSSA CASA MANDAMOS NÓS
VIVA O BRAGA, VIVA O BRAGA, VIVA O ÚNICO E MAGNIFICO BRAAAAGA

ELSA

...Um dia virá em que até os dirigentes serão braguistas e não passará pela cabeça de ninguém que os interesses dos clubes ditos "grandes" se sobreponham à mística braguista. Acredito que um dia virá em que o S. C. de Braga tenha um núcleo de jogadores perfeitamente identificados com essa mística e um conjunto de responsáveis que não precisarão de ceder perante poderes instalados nem interesses de qualquer espécie. Tem de ser este o caminho a seguir. Caso contrário estaremos a perpetuar o poder de quem nos quer manipular para nos manter pequenos e subservientes. Nunca na História da humanidade os grandes sobreviveram sem os pequenos. Portanto, é um erro pensar que o apoio dos mais poderosos possa ser para nós um trunfo, porque o que eles esperam de nós não é, certamente, que lhes façamos concorrência. 

Estarias a pensar neste "tema", certo? - Tocaste na ferida e daquelas bem vivas - dragões d'ouro e tal; gestifute e seus donos...

É um desejo absolutamente legítimo!...O sonho também passa por aí - não ser mais um dos grandes, mas antes O ENORME a todos os níveis...

A.COSTA

A frase do meu filho que nasceu (nasceram ambos) e vive em Guimarães e que me disse quando lhe perguntei se queriam ver o Braga contra o Benfica (costumamos ir aos jogos todos no EMB): PAI EU VOU PORQUE SOU 100 % BRAGUISTA.

É ESTE O ESPÍRITO QUE SE CONSTRÓI E QUE UM DIA DOMINARÁ AS MENTES MINHOTAS.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

TRINCADO

Somos Braga!

Muito bom texto!! Muito bom mesmo!!

O SOL foi também uma agradável surpresa, continua assim!!

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

lipe

Eu fui dos que no fim do jogo com o Marítimo ficou para aplaudir a equipa porque num momento daqueles( e independentemente do mau jogo ) não podia virar as costas ao meu clube .
A minha filha estava presente nesse jogo e sabe que seremos sempre braguistas que ganhe quer perca.Teremos que educar as crianças nesse sentido .
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

cardoso, mais um grande texto!
Nesta ocasião, no topo do mundo, que estamos, é a ocasião ideal para doutrinar e evangelizar os descrentes, aqueles que andam por caminhos sinuosos e ainda não encontraram a luz no mundo de trevas em que vivem. FORÇA PESSOA!!! VAMOS VIVER O MOMENTO!!!
Força Gverreiros

HugoSáPinto

Quote from: Zé on 19 de November de 2006, 01:17
cardoso, mais um grande texto!
esta ocasião, no topo do mundo que estamos, é a oacsião ideal para doutrinar e evanguilizar os descrentes, aqueles que andam por caminhos sinuoso e ainda não encontraram a luz no mundo de trevas qem que vivem. FORÇA PESSOA!!! VAMOS VIVER O MOMENTO!!!

Ahahahahah!
Muito bom, Cradoso e muito bem Zé!
Já nos evangelizaste a todos!!  :D :D :D

joaomf

Sou braguista (acho este neologismo muito bem conseguido) e sempre o fui, pois o meu pai levou-me desde pequeno ao Estádio 1º Maio. Quando comecei a "ligar" ao futebol, tinha 6/7 anos e o Braga tinha acabado de subir à I divisão. Portanto, sou daqueles que não se lembram do Braga na 2ª divisão.
Agora sou pai de 2 filhos (ainda pequenos) e uma das minhas maiores "preocupações" é que eles sejam braguistas. É uma alegria ver a minha filha dizer "Bába" sempre que vê o símbolo ou as cores do clube. Acho que num mundo globalizado como o de hoje já há poucas coisas que nos façam identificar com as nossas raízes. O futebol é uma delas, pelo que como pai me sinto na "obrigação" de fazer os meus filhos entir o que é ser braguista. Talvez seja "incorrecto" dum ponto de vista pedagógico, mas não os consigo imaginar como adeptos de outros clubes... até me dá pánico!!!
Vou com alguma frequência ao estrangeiro e aqui na Dinamarca (onde estou a trabalhar temporariamente) já arranjei mais 2 adeptos do SCB. A um deles (um miúdo de 11 anos, pai dum colega meu) ofereci uma camisola Lacatoni. É um orgulho vê-lo todo contente com ela.

Viva o Braga.

Manuel Pereira

Não há como falar claro. Quem não gosta de mal entendidos, nem de águas turvas ou meias tintas, gosta da transparência.

Braguistas é como serão conhecidos os adeptos do S C Braga em bem menos tempo que aqueles que proposeram a adopção deste termo estavam a pensar, mas isso também faz parte do crescimento do S C Braga.
Há cada vez mais gente a usar o termo, que alguns ainda têm um certo prurido em utilizar.
De uma vez por todas temos de perceber que a utilização do termo bracarense para designar a condição de adepto do Sporting Clube de Braga é imprópria e equívoca, porque nem todos os adeptos do S C Braga são naturais de Braga e porque há muitos naturais de Braga que não são adeptos do S C Braga.
O termo arsenalista, que é como os jornalistas nos designam, também não é muito do meu agrado pois não tem nada a ver com as nossas raizes minhotas, que são aquelas os braguistas mais prezam.

Saudações braguistas

disco infiltrator

Braguista é o termo certo sim! Não limitem os adeptos do Braga apenas aos Bracarenses...

cardoso

Quote from: Manuel Pereira on 19 de November de 2006, 20:19
Não há como falar claro. Quem não gosta de mal entendidos, nem de águas turvas ou meias tintas, gosta da transparência.

Braguistas é como serão conhecidos os adeptos do S C Braga em bem menos tempo que aqueles que proposeram a adopção deste termo estavam a pensar, mas isso também faz parte do crescimento do S C Braga.
Há cada vez mais gente a usar o termo, que alguns ainda têm um certo prurido em utilizar.
De uma vez por todas temos de perceber que a utilização do termo bracarense para designar a condição de adepto do Sporting Clube de Braga é imprópria e equívoca, porque nem todos os adeptos do S C Braga são naturais de Braga e porque há muitos naturais de Braga que não são adeptos do S C Braga.
O Termo arsenalista que é como os jornalistas nmos designão também não é muito de agrado pois não tem nada a ver com as nossas raizes minhotas, que são aquelas os braguistas mais presam.

Saudações braguista

Pras quem não sabe, foi o amigo Pereira quem inventou o termo BRAGUISMO

nandes

Quote from: joaomf on 19 de November de 2006, 19:15
Sou braguista (acho este neologismo muito bem conseguido) e sempre o fui, pois o meu pai levou-me desde pequeno ao Estádio 1º Maio. Quando comecei a "ligar" ao futebol, tinha 6/7 anos e o Braga tinha acabado de subir à I divisão. Portanto, sou daqueles que não se lembram do Braga na 2ª divisão.
Agora sou pai de 2 filhos (ainda pequenos) e uma das minhas maiores "preocupações" é que eles sejam braguistas. É uma alegria ver a minha filha dizer "Bába" sempre que vê o símbolo ou as cores do clube. Acho que num mundo globalizado como o de hoje já há poucas coisas que nos façam identificar com as nossas raízes. O futebol é uma delas, pelo que como pai me sinto na "obrigação" de fazer os meus filhos entir o que é ser braguista. Talvez seja "incorrecto" dum ponto de vista pedagógico, mas não os consigo imaginar como adeptos de outros clubes... até me dá pánico!!!
Vou com alguma frequência ao estrangeiro e aqui na Dinamarca (onde estou a trabalhar temporariamente) já arranjei mais 2 adeptos do SCB. A um deles (um miúdo de 11 anos, pai dum colega meu) ofereci uma camisola Lacatoni. É um orgulho vê-lo todo contente com ela.
Viva o Braga.

João, esse miúdo deve ser um prodígio, só mesmo na Dinamarca isso pode ser possível, como NÓS estamos atrasados ;)

Agora a sério (não leves a mal a brincadeira) FORÇA na evangelização desses nórdicos. VIVA O ENORME!!!
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

maquiavel

Grande texto. Eu nunca tinha ouvido falar de braguismo, embora seja sócio há mais de 15 anos. Acho que é um termo excelente.
Mas ainda há muito que fazer. O mais importante é que este braguismo tão sadio se estenda a quem manda no Braga e na cidade.