News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: o Braguismo, a nossa Mística

Started by cardoso, 15 de November de 2006, 22:12

Previous topic - Next topic

cardoso

No próximo sábado disputa-se mais um Braga-Benfica. Há 20 anos era esta a ocasião da grande "romaria". Numa época em que o Primeiro de Maio registava uma média de 3 ou 4 mil pessoas, a única enchente que todos os anos se registava era com o Benfica. Nesses jogos os adeptos bracarenses eram uma clara minoria.
Mas hoje em dia o Braguismo faz viver o fenómeno de uma forma cada vez mais diferente. De facto, nos últimos anos as coisas começaram a mudar; primeiro com João Gomes Oliveira e M. Cajuda depois com A. Salvador e Jesualdo Ferreira, o sucesso desportivo foi-nos habituando aos lugares da frente e ao acesso às competições europeias. O sucesso desportivo fez nascer novas perspectivas, novas esperanças e novas formas de apoiar o clube. Foi o salto para o Braguismo.
Podemos hoje afirmar com segurança que foi com Jesualdo Ferreira ao leme que surgiu um novo Braga, um clube que se vai afirmando como "europeu". No seu primeiro ano em Braga, em vésperas de um jogo com o Benfica, Jesualdo afirmou: "em Braga, o Benfica joga sempre em casa". Foi uma frase infeliz que, no entanto, reflectia uma determinada tradição que ele julgava ainda estar viva em Braga. Essa frase causou uma grande onda de indignação em Braga porque veio recordar uma realidade que começava já a ficar para trás. Da Internet saiu o primeiro grande grito de revolta, através de um site (www.superbraga.com) e do respectivo fórum de opinião. Aí, um grupo cada vez mais alargado de adeptos fazia nascer um novo conceito: o Braguismo. Mas, afinal, o que é o Braguismo? É uma coisa muito simples: é o apoio incondicional e exclusivo ao Sporting Clube de Braga. O Braguista não tem um segundo clube da sua preferência! Com ou sem Internet, o certo é que me parece evidente o crescimento do braguismo. Cada vez mais, o bracarense-benfiquista, tão propalado pela Comunicação Social de Lisboa, não é mais do que uma figura em vias de extinção. Já lá vai o tempo em que os golos do Benfica eram festejados na superior. Nas últimas duas épocas o número de braguistas no estádio tem crescido a olhos vistos nestes jogos com o Benfica. O entusiasmo com este Braga europeu da era Salvador é cada vez maior e nem o inicio menos bom desta época o fará esmorecer.
Quem, como eu, lida diariamente com a população mais jovem sabe que o conceito de bi-clubismo está moribundo. Cada vez mais o Braga é visto como um concorrente directo dos auto-intitulados "grandes" e já não como um modesto e fiel servidor. Este "culto" daquilo que é nosso, este apego à nossa cidade e ao nosso clube pode ser encarado como aquilo a que alguns chamam "mística". E tal como acontece com todos os grandes fenómenos mentais, também a mística braguista está a nascer "de baixo para cima"; a partir das bases, que são os adeptos. Estou certo que num futuro próximo o braguismo invadirá todos os sectores da vida do S. C. de Braga. Um dia virá em que até os dirigentes serão braguistas e não passará pela cabeça de ninguém que os interesses dos clubes ditos "grandes" se sobreponham à mística braguista. Acredito que um dia virá em que o S. C. de Braga tenha um núcleo de jogadores perfeitamente identificados com essa mística e um conjunto de responsáveis que não precisarão de ceder perante poderes instalados nem interesses de qualquer espécie. Tem de ser este o caminho a seguir. Caso contrário estaremos a perpetuar o poder de quem nos quer manipular para nos manter pequenos e subservientes. Nunca na História da humanidade os grandes sobreviveram sem os pequenos. Portanto, é um erro pensar que o apoio dos mais poderosos possa ser para nós um trunfo, porque o que eles esperam de nós não é, certamente, que lhes façamos concorrência.

Manuel Pereira

MMMMUUUIIITTTOOO!!! BBBEEEMMM!!!

Saudações braguistas.

BRAGA FOREVER

É mesmo isto que eu sinto,e fiquei orgulhoso de alguém conseguir escrever isto para muita,mas mesmo muita gente ler!!

Obrigado Cardoso por este grande grande texto!! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

sol

Cardoso:
Melhor do que eu saberás a que se deve o tão falado bi-clubismo que, tal como tu pensas, também acho q está em acentuado declínio. Tudo se prende com o facto de o Braga estar há "apenas" trinta anos consecutivos na 1ª divisão. Aos olhos dos mais novos parecerá uma eternidade, mas na realidade é pouco tempo, se pensarmos por exemplo que o Derrota de Guimarães esteve na primeira quase 50 anos seguidos. O meu pai, fervoroso braguista, infelizmente já falecido, fez-se sócio do Braga em 1944, e durante décadas fartou-se de ver o Braga na 2º divisão. Como é quase natural, criou uma simpatia por outro clube - o Sporting - sem nunca por em causa o seu fervor pelo Braga. Era muito simples: o Sporting lutava para ser campeão, e o Braga lutava para subir de divisão. Quando o Braga conseguia de facto subir, nos jogos entre os dois clubes não se lhe punha a menor dúvida sobre o clube a apoiar: o Braga, claro!
Já a mim essa questão nunca se pôs porque quando o Braga subiu pela última vez eu tinha apenas 6 anos, de maneira que sempre "vivi" o Braga na primeira - embora nem sempre um Braga "de primeira", infelizmente .
A escolha de um determinado clube depende de vários factores, que para mim se ordenam deste modo:

1º A influência/simpatia dos familiares mais próximos (pais, irmãos ,tios, etc)

2º A influência/simpatia dos amigos e colegas

3º O momento desportivo do clube que virá a ser eclhido pelo adepto, no momento da escolha

4º Razões de ordem pessoal, mais ou menos objectivas

Quando eu era miúdo, contavam-se pelos dedos de uma mão o número de adeptos que o Porto tinha na nossa cidade. Concordarão os mais veteranos deste fórum que, logo depois do Guimarães, a equipa com que mais nos doía perder era justamente o Porto. Ainda me lembro de ver os pópós dos "morcões" serem apedrejados na rodovia, quando vinham do estádio. Pois bem. Hoje em dia o Porto tem na cidade e na região muitos simpatizantes, que surgiram como cogumelos a reboque das muitas vitórias nacionais e europeias.
Por isso penso que o Braga, para fidelizar os adeptos já existentes, e captar outros tantos, precisa mesmo de se intrometer na luta p/ os primeiros lugares, e, sobretudo, precisa de jogar bem e com muita garra em casa (claro q nós desejaríamos que o fizesse sempre...), para q os adversários temam vir cá jogar, para que não pensem que o resultado são favas contadas nem que o público estará maioritariamente do seu lado.
Não tenho filhos, mas deixaria aqui uma pequena história do meu sobrinho de 7 anos, que aqui há umas semanas me aparece com os olhos quase a chorar:
- Tio, é verdade q o Braga perdeu 0-4? (foi com o Marítimo, e os coleguinhas da escola gozaram-no...)
- Não, João! Perdeu 1-4, mas isso não interessa.
- Não interessa?
- Não. O pior é que jogámos miseravelmente!
- E isso é pior do q perder?
- Mto pior! Eu serei sempre do Braga, quer ganhe quer perca, e espero q tu sejas sempre como eu. Não fiques triste com as derrotas. Fica sim quando sentires q os jogadores da tua equipa jogam mal, não correm, não se esforçam.
- (já mais animado) Mas o próximo vamos ganhar, não vamos?
- Claro!

Esta história da corochinha mais não serve do que para ilustrar o meu amor ao Braga, e a forma como penso q ele deve ser incutido nos mais novos. Sei que no caso deste pequeno será sempre uma guerra entre o braguismo q lhe pretendo transmitir, e o gozo dos colegas por ele ter a coragem de se assumir SÓ do Braga, o q nos miúdos normalmente é difícil. Mas haja esperança, até porque há sempre boas notícias:
- Tio, sabes quem é do Braga?!
- Não.
- A minha professora!!
- Vês...

Na poente de vermelho e branco!

ELSA

Quote from: sol on 16 de November de 2006, 10:57
Cardoso:
Melhor do que eu saberás a que se deve o tão falado bi-clubismo que, tal como tu pensas, também acho q está em acentuado declínio. Tudo se prende com o facto de o Braga estar há "apenas" trinta anos consecutivos na 1ª divisão. Aos olhos dos mais novos parecerá uma eternidade, mas na realidade é pouco tempo, se pensarmos por exemplo que o Derrota de Guimarães esteve na primeira quase 50 anos seguidos. O meu pai, fervoroso braguista, infelizmente já falecido, fez-se sócio do Braga em 1944, e durante décadas fartou-se de ver o Braga na 2º divisão. Como é quase natural, criou uma simpatia por outro clube - o Sporting - sem nunca por em causa o seu fervor pelo Braga. Era muito simples: o Sporting lutava para ser campeão, e o Braga lutava para subir de divisão. Quando o Braga conseguia de facto subir, nos jogos entre os dois clubes não se lhe punha a menor dúvida sobre o clube a apoiar: o Braga, claro!
Já a mim essa questão nunca se pôs porque quando o Braga subiu pela última vez eu tinha apenas 6 anos, de maneira que sempre "vivi" o Braga na primeira - embora nem sempre um Braga "de primeira", infelizmente .
A escolha de um determinado clube depende de vários factores, que para mim se ordenam deste modo:

1º A influência/simpatia dos familiares mais próximos (pais, irmãos ,tios, etc)

2º A influência/simpatia dos amigos e colegas

3º O momento desportivo do clube que virá a ser eclhido pelo adepto, no momento da escolha

4º Razões de ordem pessoal, mais ou menos objectivas

Quando eu era miúdo, contavam-se pelos dedos de uma mão o número de adeptos que o Porto tinha na nossa cidade. Concordarão os mais veteranos deste fórum que, logo depois do Guimarães, a equipa com que mais nos doía perder era justamente o Porto. Ainda me lembro de ver os pópós dos "morcões" serem apedrejados na rodovia, quando vinham do estádio. Pois bem. Hoje em dia o Porto tem na cidade e na região muitos simpatizantes, que surgiram como cogumelos a reboque das muitas vitórias nacionais e europeias.
Por isso penso que o Braga, para fidelizar os adeptos já existentes, e captar outros tantos, precisa mesmo de se intrometer na luta p/ os primeiros lugares, e, sobretudo, precisa de jogar bem e com muita garra em casa (claro q nós desejaríamos que o fizesse sempre...), para q os adversários temam vir cá jogar, para que não pensem que o resultado são favas contadas nem que o público estará maioritariamente do seu lado.
Não tenho filhos, mas deixaria aqui uma pequena história do meu sobrinho de 7 anos, que aqui há umas semanas me aparece com os olhos quase a chorar:
- Tio, é verdade q o Braga perdeu 0-4? (foi com o Marítimo, e os coleguinhas da escola gozaram-no...)
- Não, João! Perdeu 1-4, mas isso não interessa.
- Não interessa?
- Não. O pior é que jogámos miseravelmente!
- E isso é pior do q perder?
- Mto pior! Eu serei sempre do Braga, quer ganhe quer perca, e espero q tu sejas sempre como eu. Não fiques triste com as derrotas. Fica sim quando sentires q os jogadores da tua equipa jogam mal, não correm, não se esforçam.
- (já mais animado) Mas o próximo vamos ganhar, não vamos?
- Claro!

Esta história da corochinha mais não serve do que para ilustrar o meu amor ao Braga, e a forma como penso q ele deve ser incutido nos mais novos. Sei que no caso deste pequeno será sempre uma guerra entre o braguismo q lhe pretendo transmitir, e o gozo dos colegas por ele ter a coragem de se assumir SÓ do Braga, o q nos miúdos normalmente é difícil. Mas haja esperança, até porque há sempre boas notícias:
- Tio, sabes quem é do Braga?!
- Não.
- A minha professora!!
- Vês...

Na poente de vermelho e branco!

Sem querer, de todo, tirar o brilho ao artigo do Cardoso - excelente, como é hábito, e muito oportuna a mensagem a transmitir - queria destacar este tópico...

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!

Muito bem, sol! Muito boa análise e a "história" também.

BRAGA.COM

Cada vezes mais Grandes,cada vezes mais fortes,cada vezes em maior numero!!!!
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

ZGANDULO

Enorme mais uma vez, CARDOSO!!! ;)

O SOL também explicitou bem o conceito de BRAGUISMO!!! ;)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Vlad

BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Brigada253

LAMPIÕES, LAGARTOS E TRIPEIROS...SÃO TODOS [red]*****[/red]!!!

www.brigada253.blogspot

JotaCC

subscrevo inteiramente diria mais faço delas a minhas palavras.

karon

Engraçado, é ver os meus meninos vitorianos, a torcer pelo SC Braga só porque eu sou Braguista. Até pode ser só para me fazerem sorrir, mas que dizem, dizem. E eu gosto bem deles (apesar de serem do vitória hehehe), e temos um "inimigo comum, o *****!
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

ric

Já temos colocado algumas histórias e formas de estar que permitem sonhar que dentro em breve, o Braga terá a  projecção regional e nacional que merece.

é trabalho aturado, preferencialmente virado para a cativação dos mais jovens.

Noto, como toda a gente, e com agrado, que já é usual verem-se camisolas do Braga na miudagem em igual numero aos 3G.

O Braga está a ocupar aos poucos o lugar no coração dos mais novos.

É importante que todos nós, incentivemos esse amor.

pela parte que me toca, tenho-me esforçado para que as minhas 3 filhas nutram pelo clube uma simpatia tal que lhes permita reconhecer que não intressa ser dos clubes só pelas vitórias. o bairrismo, o gosto pela terra-mae, o gostar do que é "nosso" são importantes.

Anabela

Excelente texto, mais uma vez! Parabéns Cardoso.
Parabéns tb ao sol! Muito bom!

cardoso

SOL, tocaste aí num ponto interessante: noutros tempos, com o Braga na segunda ou no vai-vem, é natural que muitos bracarenses tivessem adquirido simpatia por um "grande"; nunca tinha pensado nisso nesses termos. Está bem visto; lembro-me perfeitamente de vir à bola com o meu pai e recordo a simpatia que ele tinha por uma agremiação de um bairro lisboeta (a doença passou-lhe, graças a Deus).
De resto, acredita que dá um gosto enorme ler o que escreves:)

Ao resto do pessoal tenho de voltar a agradecer os vossos constantes incentivos. Acreditem que fico imensamente grato. Mas podem crer numa coisa: eu não sou superior a nenhum de vocês. Sou apenas um braguista que tem tempo e disposição para escrever. Mais nada. Qualquer um de vocês podia, se quisesse, escrever o que eu escrevo. E isto não é falsa modéstia. Um abraço.

jakm

Por um Brga cada vez MAIOR, vamos encher a pedreira de verdadeiros bracarenses, fazer sentir a esses SLB que na nossa cidade manda um só clube o nosso ENORME BRAGA.   

eumesmo

Cardoso só tive pena que não estivesses presente no jantar, os teus artigos são sempre interessantes,
ja agora uma pequena historia tambem com um miudo, filho de um primo meu que tem 3 anos, e que por azar ou coincidencia, foi ver o seu primeiro jogo do braga precisamente contra o maritimo, no final do jogo virou-se para o pai e disse "Pai deixa la eu continuo a ser do Braga". Este é o verdadeiro espirito Braguista!
@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

lininho

Quote from: cardoso on 16 de November de 2006, 23:14

Ao resto do pessoal tenho de voltar a agradecer os vossos constantes incentivos. Acreditem que fico imensamente grato. Mas podem crer numa coisa: eu não sou superior a nenhum de vocês. Sou apenas um braguista que tem tempo e disposição para escrever. Mais nada. Qualquer um de vocês podia, se quisesse, escrever o que eu escrevo. E isto não é falsa modéstia. Um abraço.

coff coff coff

além disso muito bem.
zé: futuro capitão. 8-)

cardoso

mas eu pensei que vocês iam pegar no texto por outra "ponta" ;). Enganei-me....

ZGANDULO

Quote from: eumesmo on 17 de November de 2006, 00:28
ja agora uma pequena historia tambem com um miudo, filho de um primo meu que tem 3 anos, e que por azar ou coincidencia, foi ver o seu primeiro jogo do braga precisamente contra o maritimo, no final do jogo virou-se para o pai e disse "Pai deixa la eu continuo a ser do Braga". Este é o verdadeiro espirito Braguista!
@braços
Eumesmo

São estas situações que me fazem vir umas lágrimas de alegria... Por mais duros ou rebeldes que sejamos, estas situações a ver um miúdo a dizer isto do fundo do seu coração "inocente", faz-nos arrepiar os pelos...

Eu também já fiz a cabeça e convicção a um miúdo que por acaso é filho de um portista mas que na escola, por entermédio dos colegas tinha uma tendência para o sporting.. Agora o puto detesta o sporting e qualquer um dos ditos grandes!!!- Só vê o BRAGA à frente e até joga nas escolinhas do Braga pelo segundo ano consecutivo!!!

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]