News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Naval X Braga-->COMENTÁRIOS AO JOGO

Started by ric, 23 de October de 2006, 20:48

Previous topic - Next topic

Anabela

Tendo em conta o que se passou no jogo, tendo em conta que em 5 dias perdemos 5 jogadores titulares indiscutíveis (à excepção, do Frechaut), 2 deles no jogo de ontem, o resultado não foi mau...mau foi perder 2 pontos já a terminar o jogo, mas o futebol é assim!

braguista365

Infelizmente nao vi o jogo.
Mas o que realça mais sao as continuas lesoes no nosso plantel,muito preocupante.Nao sei o que se passa com o departamento medico do nosso Enorme.  >:(

VVCEPHEI

Sofremos os golos todos pelo lado esquerdo da nossa defesa, ou pelo menos com falhas grosseiras nesse flanco.

Paços - Remate de longe sobre o lado esquerdo.
Leirira - Descida sobre o lado esquerdo e cruzamento para o centro da defesa e golo de cabeça.
Porto - Cruzamento da direita e cabeceamento nas costas do defesa esquerdo.
Naval - Cruzamento da direita e assistência sem qualquer marcação  na zona  do defesa esquerdo para o encosto do ponta de lança.

Inimaginável como uma equipinha como a Naval, nos dá água pela barba, e nos encostou na 2ª parte, uma equipa tão fraquinha, imaginem só que até tem o Pedro Santos no meio campo, e se não sabem quem é, é aquele individuo gordo e careca que se arrastava no meio campo.
Foi preciso mesmo muita pouca inspiração para não golearmos aqueles tristes. E lembrem-se que os morcões foram lá eles nem rabiaram, pareciam umas lontras.
Por isso algo está mal nesta nossa atitude, temos que ser mais altivos, pois senão estes remediados crescem e até incomodam. É dar-lhe na cabeça logo de inicio. 

Braguinha

Só fui eu que reparou que a nossa ekipa não conseguiu efectuar um passe de jeito na 2ª parte???

Era enervante só de ver pahh..cada passe, cada perdida de bola.

Infelizmente a Naval marcou mas convém dizer que pelo que fez o golo deles foi justo...recuamos em demasia e não soubemos criar um único contra ataque que fosse.

Olho Vivo

Agora, mais a frio, cá vai a minha análise ao jogo:

Fizemos uma primeira parte razoável: escalonados em 4-3-3 com João Pinto a iniciar a partida como falso extremo-direito e Vandinho de regresso ao meio-campo, partilhando as funções de transporte de bola com Frechaut. Estivemos ligeiramente por cima da Naval, trocando bem a bola, se bem que com pouca rapidez e acabámos por ser eficazes na frente, marcando na sequência de um pontapé de canto, numa das poucas oportunidades de golo criadas por uma e outra equipa durante o primeiro tempo.
Entretanto, Carvalhal já se vira obrigado a retirar do terreno Frechaut e Paulo Jorge por lesão. Se este foi substituído por um jogador que foi ocupar a mesma posição (Irineu), o mesmo não se passou com Frechaut. A saída deste obrigou a mexida táctica: Bruno Gama foi ocupar o flanco direito do ataque e João Pinto recuou para completar o trio do meio-campo. A equipa ficou mais "simétrica", mas em teoria menos compacta. Foi um erro que pagaríamos caro na segunda parte.
Em minha opinião, a opção de fazer jogar JVP no meio-campo é, de facto, um erro. JVP não tem a capacidade física nem rotinas de centrocampista; não é jogador de primeiro toque, é jogador de drible e remate fácil.  A equipa fica sempre mais partida e menos sólida (como Van Gaal bem observara a propósito da substituição de Hugo Leal por JVP no jogo contra o AZ). Tem menos capacidade de recuperação e tende a perder mais posses de bola. Segundo as estatísticas da Sport TV, no início da segunda-parte, JVP já tinha perdido nove vezes a posse de bola! Não quero com isto dizer que JVP não possa ser útil - mas não como centrocampista. Perdas de bola a meio campo envolvem riscos acrescidos e impedem a ligação do jogo da equipa. Perdê-las em fase de ataque, junto da baliza do adversário, é muito menos perigoso e menos crítico para a harmonia do jogo colectivo. Em minha opinião, JVP, a jogar, tem que o fazer próximo da área adversária. Reconheço que é contudo difícil encaixá-lo no esquema táctico da equipa. A meu ver há duas hipóteses: ou colocá-lo como falso-extremo, desde que devidamente compensado no flanco pela entreajuda de um dos médios e do lateral (tal como jogou no início da partida); ou pura e simplesmente não jogar, uma vez que não me parece razoável alterar um sistema de jogo apenas por causa de um jogador.
A segunda-parte foi por isso muito penosa. Carvalhal foi obrigado a retirar JVP (para equilibrar a luta a meio-campo) mas precisava de fazer substituir também Vandinho (que mal conseguia andar). Logicamente que, com todas as substituições disponíveis, teríamos banco para refrescar a equipa e controlar o jogo. Como não houve essa possibilidade, assistimos a uma avalanche ofensiva da Naval, a que os jogadores se opuseram de forma abnegada, com muita entrega, mas sem o poderem fazer controlando a posse de bola e ligando contra-ataques. Perdemos constantemente as segundas bolas a meio-campo e por isso fomos submetidos a intensa pressão. No final, foram-se os anéis mas ficaram os dedos: salvou-se pelo menos um ponto, que bem vistas as coisas é lisonjeiro para nós.

Aquiles

Boa análise do Pedro Ribeiro, nomeadamente na problemática utilização do JVP, no resto concordo com a visão demonstrada...pode ser que mais alguém leia...

BRAGA FOREVER

Quote from: Vilaverde on 24 de October de 2006, 21:12
Sofremos os golos todos pelo lado esquerdo da nossa defesa, ou pelo menos com falhas grosseiras nesse flanco.

Leirira - Descida sobre o lado esquerdo e cruzamento para o centro da defesa e golo de cabeça.
Naval - Cruzamento da direita e assistência sem qualquer marcação  na zona  do defesa esquerdo para o encosto do ponta de lança.

Inimaginável como uma equipinha como a Naval, nos dá água pela barba, e nos encostou na 2ª parte, uma equipa tão fraquinha, imaginem só que até tem o Pedro Santos no meio campo, e se não sabem quem é, é aquele individuo gordo e careca que se arrastava no meio campo.
Foi preciso mesmo muita pouca inspiração para não golearmos aqueles tristes. E lembrem-se que os morcões foram lá eles nem rabiaram, pareciam umas lontras.
Por isso algo está mal nesta nossa atitude, temos que ser mais altivos, pois senão estes remediados crescem e até incomodam. É dar-lhe na cabeça logo de inicio. 

Não há volta a dar!Temos de comprar um defesa esquerdo de nível e não mediano,pois para isso nós temos e um avançado na abertura do mercado em Dezembro,já que dois pontas de lança na minha opinião são insuficientes para as provas que estamos a disputar!

Quanto ao João Pinto,agora que o Hugo Leal se lesionou torna-se mais fácil a sua utilização.

Madrid-Vandinho e o João Pinto como verdadeiro nº 10 á frente,espero que seja desta que se entenda que o João Pinto é uma mais valia, mas na frente como distribuidor e segundo finalizador...agora mais do que nunca devido á sua idade!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

lininho

Quote from: BRAGA FOREVER on 25 de October de 2006, 12:23
Quote from: Vilaverde on 24 de October de 2006, 21:12

Não há volta a dar!Temos de comprar um defesa esquerdo de nível e não mediano,pois para isso nós temos e um avançado na abertura do mercado em Dezembro,já que dois pontas de lança na minha opinião são insuficientes para as provas que estamos a disputar!

Quanto ao João Pinto,agora que o Hugo Leal se lesionou torna-se mais fácil a sua utilização.

Madrid-Vandinho e o João Pinto como verdadeiro nº 10 á frente,espero que seja desta que se entenda que o João Pinto é uma mais valia, mas na frente como distribuidor e segundo finalizador...agora mais do que nunca devido á sua idade!

falta referir que é necessário um trinco e dois centrais para substituir os que jogaram em alkmaar.
zé: futuro capitão. 8-)

Ricardo

Quote from: ric on 24 de October de 2006, 10:16

Vi tb um Braga com um regressado (vandinho) a necessitar de ritmo mas que foi muito bem lançado e um João Pinto que foi sunstituido talvez por não aguentar aquele estado de terreno. Não sei se o melhior seria substituir antes o vandinho...

Ric, eu sei dar a mão à palmatória quando o Carvalhal tem bons desempenhos (Beira Mar, Porto)mas neste jogo acho que perdemos o jogo nesta mesma substituição. Lembro-me de comentar mesmo antes da substituição ser feita que o Vandinho já não corria porque estava há muito tempo sem jogar e estava cansado. Ao mesmo tempo o João Pinto começava a aparecer. O que é que o Carvalhal fez? Tirou o João Pinto e deixou lá o Vandinho. Viste como no fim o Vandinho já nem recuperava a tempo e vinha para traz a caminhar?
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Sá Pinto

Tudo bem, não merecíamos ganhar e talvez até a derrota não caíria mal, mas tendo em conta a primeira parte acaba por ser justo, pois tivemos sempre o comando das operações.
Não quero desculpar nnguém, mas penso que era difícil fazer uma exibição melhor, vejámos:

Carlos Fernandes - com uma lesão lombar ou algo parecido, 3 substituições realizadas.
Vandinho - estourou aos 60 minutos,1º jogo da época,  3 substituições realizadas.
Bruno Gama - 1º jogo da época
Césinha - 1ª vez que jogou 90minutos
Irineu - 1º jogo pelo clube, gostei muito  ;)
Marcel - cabeça rachada durante 60 minutos,  3 substituições realizadas.
Castanheira - parce que também se debateu com problemas físicos no encontro,  3 substituições realizadas.

Assim nao há equipa que resista, mesmo que os que estavam em campo quando o jogo terminou  não tivessem qualquer tipo de contrariedade, era muita gente nova e a necessitar duma lógica adaptação e entrosamento. Assim vendo, não me parece que a exibição tenha sido assim tão má considerando estes factores.

Num aspecto particular, João Pinto tarda em aparecer e parece-me estar longe da sua posição natural. Maurício conquistou alguma confiança com o golo e já parecia outro, para continuar??Espero que sim. Gostei muito do Irineu, com já alguém referiu, fez lembrar Nunes, quer no posicionamento, quer no sobriedade com que enfrentou os lances, parece que temos homem!  ;)

Agora vamos mas é ganhar ao Marítimo e curar as lesões!!

FORÇA BRAGA!!
Sporting de Braga, eu sem ti não sei viver!!