News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A Pujança do Braguismo

Started by Manuel Pereira, 30 de March de 2009, 20:17

Previous topic - Next topic

Manuel Pereira

A Pujança do Braguismo


Nunca como agora, pelo menos a partir da década das décadas  de 50/60 do século passado, o Sporting Clube de Braga teve tantos adeptos que se dissessem apenas seus adeptos. Isto é, são cada vez mais os adeptos exclusivos do SCB.

Aquilo que alguns de nós há 15/20 anos acreditavam que poderia acontecer, aconteceu mesmo.

Os naturais de Braga e do Minho começaram a encontrar as suas referências a nível desportivo, localmente no clube da sua cidade ou no mais representativo da sua região.

Esta situação é consequência da convicção de cada vez mais bracarenses e minhotos, que em Braga pode perfeitamente existir um clube tão competitivo como os que existem nas cidades do Porto e de Lisboa.

Curiosamente aconteceu que uns quantos adeptos chegaram primeiro a essa conclusão que o próprio SCB.

Porém, parece que o SCB já extraiu também essa conclusão e está a trabalhar na sua concretização. O que se depreende da forma com presentemente aborda novos, possíveis, aderentes. Pois, se é um facto que profissionais do SCB sempre se deslocaram a instituições da zona para captar adeptos, agora isso é feito de uma forma mais global e simultaneamente mais convicta.

Os novos associados captados nas instituições de ensino na região, são o resultado mais paradigmática da conjuntura e das acções efectuadas.

Face a esta dinâmica que é que nos braguistas poderemos fazer para ajudar a engrossar este rio de crescimento do Sporting Clube de Braga?


Saudações braguistas

khadafi

#1
Concordo com o texto e respondo dizendo que além de podermos ajudar a aumentar o número de adeptos, essa é uma responsabilidade de todos nós. Os jantares SuperBraga tem um papel preponderante neste capítulo, já eu ajudo à minha maneira, convenço amigos a ir ao estádio.


Dou os meus sinceros parabéns ao senhor Manuel Pereira pois é este tipo de debate que é salutar para este forum.
Outra maneira de ajudar da qual eu não me posso orgulhar, é ser pai de um GRANDE BRAGUISTA como o forista Miguel Portela.
Força Braga!

FIDELIS

o Braguismo não é algo que seja palpável, não algo que se veja como algo sólido, é antes um estado de alma, um modo de estar na vida, é algo que vem de dentro de cada um de nós
por isso o Braguismo cultiva-se, mas se possível semeia-se
e orgulho-me de pertencer a uma familia que tudo fez para que o Braguismo fosse uma realidade...a familia SUPERBRAGA

nós podemos fazer tudo pelo Braguismo
podemos defendê-lo, podemos cultivá-lo, podemos "passar a mensagem" dizendo a todos que somos Braguistas que temos apenas um amor e que se chama SCBRAGA....é isto que faço todos os dias, discutir o Braguismo, defendê-lo e mostrar a quem não quer acreditar que eu e muitos como eu só temos um e apenas um

Fidelis Bracara
Braga e Basta

recsally

Quote from: Fidelis on 30 de March de 2009, 21:34
o Braguismo não é algo que seja palpável, não algo que se veja como algo sólido, é antes um estado de alma, um modo de estar na vida, é algo que vem de dentro de cada um de nós
por isso o Braguismo cultiva-se, mas se possível semeia-se
e orgulho-me de pertencer a uma familia que tudo fez para que o Braguismo fosse uma realidade...a familia SUPERBRAGA

E acrescento... Braguismo foi o arrepio que senti à medida que descia o "varandim" da pedreira, depois de mais 6 meses a viver esse mesmo Braguismo a 1200Km de distância... Braguismo são as lágrimas que deixei fugir ao assistir ao vivo à ovação com que os Braguistas  presentearam os jogadores depois da derrota com o PSG, e não foram lágrimas de tristeza mas sim de orgulho de pertencer a esta GRANDIOSA e MAGNÍFICA família BRAGUISTA.

É difícil transferir este sentimento para os outros... mas, ainda assim, não acho que seja impossível!!
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

Golbery

Penso que a cada vez maior grandeza do Clube o vai fazer passar pelo mesmo dilema que passou o FCP a seguir ao 25 de Abril:

...Ou se enraíza de forma clara no bairrismo da cidade e no seu modo de ser (e assim tende a excluir adeptos de outros lados que não se revêem em antagonismos regionalistas aos quais são alheios/indiferentes) ou...

... adopta uma postura mais aberta e supra-bairrista mas com o risco do processo de crescimento ser muito mais lento...

::)

Mas não tenhamos dúvidas: tudo isto só funciona se as vitórias e os êxitos acontecerem... basta ver o exemplo do BFC...

::)

Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

Satmar

A pujança dos bracarense está no rorgulho de vestir uma camisola do nosso clube, no andar com o chpéu e o cachecol vermelhinho, no sofrer e não querer ver uma derrota, no acompanhar para todo o lado o nosso símbolo, no esperar ansiosamente por um aceno de um jogador, no acreditar que todos os Domingos o nome da nossa cidade vão ser levado mais alto. Eu acredito sempre.
Força Guerreiros!!!

lininho

#6
Quote from: cardoso on 20 de March de 2009, 00:10
Caminhava de cabeça levantada. Avançava a custo, de frente para a multidão que deambulava perdida entre centros comerciais e lojas de ocasião. Levava consigo o sonho e a paixão, escondida por detrás daquele enfado de um relógio que fingia avançar.
O olhar perdia-se entre a multidão que formigava na cidade; rostos estranhos cruzavam o seu olhar, inexpressivos, mundos misteriosos mas tão indiferentes... gelados!
No meio daquele mar de nada, restava ele e a sua paixão, enfrentado o mundo. No seu cérebro, um único rei e senhor: o Braga, que joga mais logo, quase de noite, e ele ali, à espera que o mundo saísse da sua frente e o deixasse morder o tempo, roubar as horas ao futuro.
Estúpida, a vida! - dizia para consigo. Porque ninguém entende este sentir; tantos rostos, tantas vidas ocas que enganam o tédio entre lojas! E ele é o único que vai em sentido contrário, à procura de um sonho.
Cavalheiros de fato domingueiro, senhoras pintadas de fresco, moçoilas exibindo decotes sedutores... mas o sonho é além... basta enganar mais duas horas. Mais um pouco, só mais um bocadinho e o autocarro dos TUB levá-lo-á à pedreira, onde a vida recomeçará, onde tudo fará sentido.
É assim o mundo de quem vive esta coisa absurda e estranha que é a bola; mundo que não vem da inteligência nem se rege pela lógica. Um mundo que só tem sentido dentro do peito; um cosmos inteiro que, por momentos, preenche todo o espaço que há em nós para sermos felizes.
Há sonhos assim, reinos sem sentido aos olhos vulgares de quem vive apenas o que é normal.
Para uns, ele é um lírico e o seu sonho é visto como sandice de lunático. Para outros, ele é o idiota tresloucado, desprovido de massa cinzenta.
Os doutores dizem que o futebol é coisa de tolos como ele; os senhores da boa moral, donos da verdade, acham que a bola é negócio de mafiosos e os arautos do fim do mundo garantem que o estádio é mundo de pecadores arruaceiros, malcriados que "só lá vão à bordoada".
Mas ele sabe que não é assim; ele sabe que o vício da bola é apenas o recanto de emoção capaz de lhe preencher aquele pedaço de vida que fica para lá da escravidão do dia-a-dia. Aquele é um mundo à parte, onde não há medo nem tristeza, desassossego nem preocupação.
De má vontade, o relógio avançou. A pedreira está, finalmente à sua frente. O estádio tira-lhe o ar quando olha, pequenino, a majestade daquela pedra dura que lhe amolece o coração. As cadeiras, ainda vazias, esperam outras almas como a dele. Aos poucos, a pedreira vai começando a fervilhar de uma ansiedade quase feliz, feita de milhares de almas que se aquecem na fogueira da paixão. Os jogadores entram em campo; a pele arrepia-se e o coração aperta; o orgulho braguista transborda e o universo inteiro ganha sentido. O mundo segue agora ao ritmo do Hino. De repente tudo se cala. O Universo inteiro parou.
Duas horas depois tudo já está acabado.
Agora reina a tristeza. O peito enche-se de um vazio doloroso. Para casa leva a mágoa da derrota, mas leva também uma força extraordinária e misteriosa que o atrairá de volta à pedra fria. É isto que ninguém quer entender: aquela força que o fará voltar não vem de ganhar; vem de viver! Aquela vontade de voltar sempre, sempre, sempre!
Quem sente o que é seu, a sua cidade, o seu povo, a sua alma, não vive para ganhar; sofre para viver; para que as vitórias o encham de orgulho e as derrotas lhe reforcem o amor a este pedaço de mundo que os bravos brácaros amaram como ele.
Braga Sempre!

se tivesse jeito para a coisa, se conseguisse exprimir o que me vai na alma, as alegrias na vitória e as tristezas na derrota, o que me faz gostar, o que me enerva, a ansiedade que sinto nas horas anteriores aos jogos, etc..., conseguiria, talvez, escrever um texto como este (o do Cardoso), mas como não tenho, paciência. Leio-os e embarga-se-me a alma, encharcam-me os olhos (mas não choro  :'( ) e encho-me de orgulho porque é um sentimento comum e de bom princípio, cujo final, doa a quem doer, há-de ser o crescimento de O maior símbolo da nossa região até à VITÓRIA, que será justa e impecável .
zé: futuro capitão. 8-)

fmrabit

   Não vai à mais de três anos que a CS referia-se a Braga como terra de benfiquistas e por conseguinte diziam que cá o Benfas jogava sempre em casa, a satisfação que me dá ver a mudança em tão pouco tempo, hoje Braga é sem qualquer dúvida a cidade do SCBraga e não estou a ver nenhum mentecapto de nenhum jornalista referir o contrário, só se for por maldade ou provocação!

Sérgio_Gonçalves

Quote from: fmrabit on 03 de April de 2009, 17:25
   Não vai à mais de três anos que a CS referia-se a Braga como terra de benfiquistas e por conseguinte diziam que cá o Benfas jogava sempre em casa, a satisfação que me dá ver a mudança em tão pouco tempo, hoje Braga é sem qualquer dúvida a cidade do SCBraga e não estou a ver nenhum mentecapto de nenhum jornalista referir o contrário, só se for por maldade ou provocação!

Que é o que por vezes acontesse, "maldade e provocação".

joaobl03

Quote from: fmrabit on 03 de April de 2009, 17:25
   Não vai à mais de três anos que a CS referia-se a Braga como terra de benfiquistas e por conseguinte diziam que cá o Benfas jogava sempre em casa, a satisfação que me dá ver a mudança em tão pouco tempo, hoje Braga é sem qualquer dúvida a cidade do SCBraga e não estou a ver nenhum mentecapto de nenhum jornalista referir o contrário, só se for por maldade ou provocação!

Realmente o SC Braga tem agora muito mais adeptos do que tinha à 3 anos atraz mas mesmo assim ainda temos muito que crescer , ainda se vêm ai muitos lampiões , tripeiros e lagartos , com o tempo isso altera-se , mas ainda à um longo caminho a percorrer até que a cidade de Braga esteja realmente ao lado do SPORTING CLUBE DE BRAGA .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"