News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

S.C.BRAGA vs NAVAL --» Comentários durante e no fim do jogo

Started by Lacoste, 16 de March de 2008, 17:22

Previous topic - Next topic

Lacoste

Quote from: sheli on 17 de March de 2008, 18:43
Tirem-me uma pequena dúvida sff (porque não pude ir ao jogo :'():

Já ouvi alguns comentários de que o primeiro golo foi "auto-golo" do Naval...foi ou não??

Mais uma vez parabéns ao nosso braguinha  pela vitória,agora é não perder o ritmo ;)
Foi auto-golo.

Olho Vivo

Tratou-se de um bom jogo em que a equipa revelou em relação a um período não muito distante uma maior coesão e consistência táctica. O jogo foi também valorizado pela atitude da Naval que durante toda a partida procurou sempre o golo, tendo aqui e ali ameaçado marcar.

Tinha dito há uns tempos que esta equipa precisava de ser humilde, perceber que não tem um conjunto que lhe permita por si só varrer todos os adversários que lhe surjam pela frente. Nesta fase, exige-se-lhe capacidade de sacrifício, solidariedade entre sectores (ainda que em sacrifício da qualidade individual), saber defender quando a isso o adversário a obrigar ou quando tal for aconselhável por motivos estratégicos. Não é o modelo que os adeptos preferem? Talvez mas, com este plantel (sobretudo com o conjunto de escolhas disponível a meio-campo), na situação classificativa em que nos encontramos, parece-me que este modelo, menos atraente, menos mandão, mais calculista, é o mais aconselhável.

Verdade seja dita, o andamento do marcador ajudou ao sucesso da nossa estratégia. O golo marcado muito cedo permitiu que a equipa encarasse o jogo de forma tranquila e se sentisse mais cómoda com a estratégia escolhida para a partida. Não pode contudo ser escamoteado que o mérito do golo madrugador (apesar de marcado por um defesa contrário) deve também ser creditado a uma entrada fortíssima da equipa – duas situações de golo em pouco mais de 30 segundos! E se por vezes criticamos a equipa por parecer entrar adormecida não podemos agora atribuir um golo precoce apenas à sorte.

Dito isto, fiquei surpreendido com a escolha de Jaílson para o onze em detrimento de Linz. Não que pense que ele é uma "tocha" sem lugar no plantel, como tem sido até aqui a opinião generalizada dos adeptos. Sempre defendi a utilidade do brasileiro, prejudicada pelo facto de constantemente ser relegado para uma das alas (onde o seu rendimento é escasso). Contudo, como pensei que o jogo fosse exigir um maior forçar do ataque, com o adversário remetido a uma defensiva porfiada, pareceu-me que seria útil ter um jogador de referência na área contrária, papel para o qual o austríaco estaria muito mais talhado. A verdade é que o primeiro golo a abrir a partida alterou os parâmetros da partida e a partir de então, a escolha de Jaílson revelou-se uma boa aposta em função da aposta num estilo de jogo baseado em saídas rápidas para o ataque. A mobilidade de Jaílson, a sua maior participação no jogo (bem na pressão sobre os defesas contrários!), a capacidade de abrir espaços para as entradas dos companheiros foram extremamente úteis, ainda que tecnicamente, aqui e ali, revele algumas insuficiências. Não quero com isto dizer que Linz seja um jogador estático; mas não é um homem para ir à procura da bola, recuando no terreno; não é homem para cair sobre as alas, abrindo espaço para as entradas dos médios e dos extremos; não é homem talhado para correr com a bola controlada, lançado em velocidade. É um animal de área, com grande faro pelo golo, que usa a sua qualidade técnica para com um ou dois toques preparar a finalização; exige à equipa algum volume de jogo ofensivo, coisa que a nossa equipa tem dificuldade em produzir... Como será frente ao Leixões? Escolha difícil. Creio que apesar do bom jogo de Jaílson, talvez voltasse a escolher Linz. Não será fácil que o jogo seja lançado nas mesmas bases deste. Mas admito que, com o bom rendimento que a equipa mostrou nestas duas partidas com Jaílson, MM se sinta tentado a não mexer...

Relativamente à partida em si, a primeira parte foi equilibrada em termos territoriais, creio que em parte pela nossa opção (a meu ver correcta) de jogarmos com as linhas mais juntas e mais recuadas, apostando no contra-ataque. É verdade que a Naval não criou jogadas de golo iminente mas procurou sempre o ataque, circulando bem a bola e procurando ameaçar a nossa baliza. Nós não tivemos grande qualidade na gestão da posse de bola (não é possível com o nosso actual meio-campo) mas fomos sempre muito mais objectivos, criando alguns lances de perigo sempre que saíamos em velocidade para o (contra) ataque. A verdade é que, à saída para o intervalo, o resultado parecia estar ainda em aberto a discussão.

Outro golo a abrir a segunda metade fechou contudo a partida.: insistência de Jaílson a pressionar a defesa contraria, a bola sobra para Brum que de primeira isola o mesmo Jaílson (que se desmarcara de imediato) para o golo (oferecido a Wender). Pensei nessa altura que a goleada seria uma questão de minutos. E só não foi por algum azar nuns casos, mérito do guarda-redes contrario noutros, alguma azelhice noutros ainda. Viram-se boas jogadas rápidas, ao primeiro toque, facilitadas é verdade pela disposição ofensiva da Naval que, honra lhe seja feita, jamais abdicou de discutir o resultado. O golo merecido de Jaílson fechou o encontro dando uma expressão ao resultado mais próxima do que se passou no relvado (embora me pareça que o golo de honra da Naval teria sido merecido).

Não creio que esta partida sirva contudo para embandeirar em arco: ganhámos bem, viu-se a espaços algum bom futebol, mas não podemos esquecer que as circunstâncias do jogo e a atitude ofensiva da Naval beneficiou a nossa estratégia. Creio que o Leixões (até pelo que mostrou frente ao Porto) nos colocará outras dificuldades. Mas não posso deixar de sublinhar um aspecto: a equipa mostra hoje uma solidariedade em campo e uma disponibilidade para o "combate" que até há pouco não se lhe via. As linhas jogam mais juntas, o que disfarça o claro défice físico deste onze (do meio-campo em diante) – a presença de Contreras é fundamental já que é o único homem capaz de ganhar bolas divididas. A presença de César Peixoto como número 10 é também uma mais-valia para nós. Temos finalmente um playmaker que é essencialmente criador, organizador, com cultura de centrocampista e não sobretudo um desequilibrador, com vocação atacante (como eram JVP e Jorginho); um homem que, apesar de uma condição física deficitária é capaz de recuar no terreno para lançar o ataque, coisa que anteriormente não tínhamos – libertando assim os alas...


PAWEL: após um jogo anormalmente inseguro  na Madeira, o regresso ao normal. Sem um trabalho muito aturado, (apenas uma grande estirada), segurança a toda a prova e domínio completo do espaço aéreo. Transmite uma tranquilidade impressionante.

JOÃO PEREIRA: o de sempre. Em constante correria, embora do ponto de vista atacante tenha estado menos em evidência que em jogos anteriores.

CARLOS FERNANDES: bom jogo. Cumpriu defensivamente, mesmo quando Ulisses Morais lançou João Ribeiro para a (sua) ala direita. Teve algumas dificuldades de coordenação com o eixo da defesa na primeira parte para parar as diagonais de Marinho. Corte sensacional de carrinho na segunda parte a um remate à entrada da área que levaria certamente selo de golo.

PAULO JORGE: ao seu estilo, não deu grandes veleidades aos adversários sobretudo no jogo aéreo, embora tenha tido uma ou outra falha técnica.

RODRIGUEZ: jogou com a classe que se lhe reconhece. Por vezes, contudo exagera criando dificuldades a si próprio quando os problemas podem ser resolvidos de forma mais prática ainda que menos agradável à vista. Tem um poder de impulsão fenomenal – ganhou praticamente todos os lances a Elivelton que medirá um bom palmo mais que ele.

CONTRERAS: fez um jogo discreto mas é de utilidade extrema. Garante presença física (é o único homem do meio-campo que ganha bolas divididas) e permite amenizar as dificuldades que temos no jogo aéreo. Esteve no primeiro golo (cruzamento) e esteve prestes a marcar num lance de cabeça ainda no primeiro tempo.

BRUM: para mim o mais fraco do onze. Esteve muito bem ao lançar a corrida de Jaílson para o segundo golo (tabelando de primeira) mas perdeu-se na luta do meio-campo. Com um raio de acção muito curto (que é sua característica), perdeu muitos lances divididos. A sua mais-valia habitual que é a capacidade para gerir com critério a posse de bola não se viu. Perdeu imensas bolas por não libertar o passe em tempo útil – algumas delas em zonas perigosas.

CÉSAR PEIXOTO: bom jogo. Não sendo perfeito – aqui e ali demora a sair o passe (creio que isso também terá a ver com alguma falta de escola da sua nova posição) – teve momentos de classe, sobretudo quando procurou jogar ao primeiro toque. Logo no início falhou um golo de bandeira por muito pouco. Tem qualidade técnica para o lugar – precisão de passe (mesmo à distância), qualidade na recepção, poder de remate. Apesar de alguma falta de agilidade e poder de explosão (defeitos que na sua nova posição surgem mais disfarçados), tem mostrado uma solidariedade inegável. Se ele for profissional e tiver força de vontade pode ainda relançar a sua carreira.

WENDER: foi dos melhores na primeira parte, sendo o maior desequilibrador da equipa, não se coibindo de surgir em zona de remate, mas sempre com a preocupação de ajudar em termos defensivos. O golo que marcou foi um justo prémio para o seu trabalho. Infelizmente, em termos físicos, já lhe é difícil completar 90 minutos...

ZÉ MANEL: uma partida em crescendo. Uma primeira parte algo cinzenta, parecendo por vezes ter receio do choque, mas com um bom remate de primeira, infelizmente à figura do guarda-redes. Na segunda metade, talvez pela tranquilidade do resultado, libertou-se e com espaço para contra-atacar, foi o maior municiador do ataque, culminando numa excelente abertura para Frechaut que originou o terceiro golo.

JAÍLSON: determinante no jogo (está em todos os golos), procurou o golo com afinco na segunda metade. Muito bem a abrir espaços para as entradas dos companheiros. Falhou algumas boas oportunidades (pelo menos uma com grande mérito do guarda-redes contrario), até marcar o seu golo mesmo no fim, num lance em que até dominou mal a bola... mas ainda foi a tempo de a enviar para a baliza.

FRECHAUT: entrou bem no jogo. O nosso meio-campo ganhou músculo e não perdeu qualidade na posse de bola, em face do rendimento menor de Brum. Esteve ainda no último golo, abrindo com precisão para Jaílson.

MATHEUS: excesso de sofreguidão. A sua velocidade poderia ter feito mais mossa, se não se mostrasse tão ansioso em mostrar serviço. Teve azar no lance em que enviou a bola à trave, mas foi egoísta num lance mesmo a findar o jogo quando Jaílson, à distancia de um simples passe, tinha a baliza à sua mercê.  Precisa de jogar menos colado à linha e mais próximo da baliza adversária. Com a actual configuração da equipa, é difícil...

PHILCO: valeu pela estreia...


NOTAS:

1. Porque é que só os nossos jogadores escorregavam constantemente!?
2. Se as tarjas dos Red Boys foram retiradas apenas pelo que lá se dizia, é inadmissível, independentemente de se concordar ou não com a mensagem.
3. Do mesmo modo, alguns dos cânticos das claques são tristes. O "Guimarães é m****" num jogo frente à Naval é de um provincianismo bacoco. O "slb, slb, slb *** slb" é ainda mais estúpido se a intenção era insultar algumas das pessoas que vinham ao estádio pela primeira vez...


A.COSTA

Claro que todos os jogadores do plantel são importantes. Importa trazer a alegria de jogar a atletas importantes como Vandinho, Matheus, Madrid ou Linz. Estou certo que isso será conseguido oportunamente.

Importa-me mesmo é que a equipa ganhe, seja lá qual for a fórmula ou equipa inicial. Tudo é acessório desde que a equipa ganhe. O resto é conversa lateral. Os nossos adversários jogam muitas vezes mal, com equívocos diversos nas respectivas formações iniciais e/ou nas substituições ... mas que importa isso se a equipa ganha? NADA.

Nota:

Gostei das declarações surgidas na imprensa de domingo do nosso treinador em relação ao "senhor das chicletes"  ;) ;) ;) .  Como eu gostava de ver esta equipa com balanço de vários resultados positivos e com a sorte dos campeões a acompanhá-la. Neste jogo contra a Naval vi alguns movimentos colectivos de fazer crescer água na boca. Se MM ficar muito tempo em Braga é um excelente sinal, digo eu. Por mim as críticas acabaram no dia em que MM nobremente disse que só queria fazer parte da solução e nunca do problema e que apenas receberia até ao último dia de trabalho. Não mais voltei a criticá-lo ... pela nobreza de carácter demonstrada. FORÇA BRAGA ... QUE AS VITÓRIAS DEVOLVEM A PAZ E A ALEGRIA DE VER FUTEBOL COM PRAZER A TODOS.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

PAF

É verdade ganhamos, mas as circunstâncias do jogo deram uma grande ajuda, então aquele golo aos 30segundos veio mesmo a calhar! Depois a Naval jogou completamente aberta, foi de certeza a equipa mais fácil que apareceu em Braga este ano, não marcava ninguém e deu todos os espaços e mais alguns para o Braga jogar, como é obvio e sendo o Braga melhor só podia resultar no resultado final, talvez tenha faltado alguns golos ao Braga e o golo de honra da Naval.
Quanto  ao Jailson que por alguns comentários até parece o melhor jogador do mundo, fez um jogo normal, e mais uma vez demonstrou as suas limitações técnicas, é verdade marcou um golo e deu outro a marcar,e falhou 2/3 que não se podem falhar!
No final da época quando o Linz for embora por meia dúzia de euros, já temos ponta de lança... Jailson (para alguns ele até era 2ºavançado para jogar arás do ponta de lança, mas agora até é o ponta de lança ideal).
O LInz é só o 2ºmelhor marcador da liga, numa equipa que praticou do pior futebol da liga até agora!
Dizer que o Jailson se adapta melhor á tática só pode ser para rir!! Um bom jogador e particularmente um ponta de lança joga em qualquer tática, o importante é estar lá para marcar, e no jogo de ontem com tanto espaço não tenho dúvidas que o Linz não jogaria pior que o Jailson!
Estamos só a queimar o nosso melhor jogador... o único que estará no próximo Euro!

A.COSTA

Equipa da 23ª jornada para o "maisfutebol":

Júlio César (Belenenses), 4

João Pereira (Sp. Braga), 4
Geromel (V. Guimarães), 4
Sereno (V. Guimarães), 4
Carlos Fernandes (Sp. Braga), 3

Edson (P. Ferreira), 4
João Moutinho (Sporting), 5
Jorge Ribeiro (Boavista), 4
Wender (Sp. Braga), 4

Jailson (Sp. Braga), 4
Liedson (Sporting), 4


Boa jornada para a nossa equipa, que meteu 4 jogadores na formação inicial.  :o :o :o :o :o :o :o :o
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Legião

#106

Davide a mostrar o que é ser bracarense!

Parabéns Davide é de valor!

Amo-te Braga!!
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Ultra81

Quote from: AMO-TE BRAGA on 18 de March de 2008, 01:54

Davide a mostrar o que é ser bracarense!

Parabéns Davide é de valor!

Amo-te Braga!!


Será que era esta foto que querias mostrar?

[url="http://ultrasbracaralegion.blogspot.com"]http://ultrasbracaralegion.blogspot.com[/url]

joanaffg

Tb fui ver o jogo, sou socia do braga... Em resposta ao Pedro_RBA tenho pena de nao poder dizer a mesma coisa quanto a "protestamos sem violência e sem provocação!" É logico que "temos o direito á indignação e a mostrar a nossa opinião" agora atirar garrafas para o campo tambem nao me parece nada violento nao, muito menos provocação...é que eu estava mesmo por tras dos red boys e nao achei piadinha nenhuma!!!!!!! Se querem protestar, e fazem muito bem, que seja como adultos...senao nao vao a lado nenhum.

BRAGAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rato_RedBoys92

Quote from: joanaffg on 18 de March de 2008, 13:53
Tb fui ver o jogo, sou socia do braga... Em resposta ao Pedro_RBA tenho pena de nao poder dizer a mesma coisa quanto a "protestamos sem violência e sem provocação!" É logico que "temos o direito á indignação e a mostrar a nossa opinião" agora atirar garrafas para o campo tambem nao me parece nada violento nao, muito menos provocação...é que eu estava mesmo por tras dos red boys e nao achei piadinha nenhuma!!!!!!! Se querem protestar, e fazem muito bem, que seja como adultos...senao nao vao a lado nenhum.

BRAGAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Concordo contigo mas garanto-te que a policia não entrou no sector por causa da garrafa...
Prova disso é que foram diretos à frase e cagaram para a garrafa...

Também foi bonito de ver que não tando todos equipados não entram a matar...

ps: Já agora bem-vinda ao melhor forum do mundo...

Carvalhinha

Quote from: Lipinha_SCB on 17 de March de 2008, 14:02so uma nota final para a claque RED BOYS!Podem nao ter sido todos,ou ate pode ter sido outra pessoa a incentivar esse cantico mas a do "slb slb ***** slb" nao tem nada a ver ate porque eu sai 5minutos mais cedo do jogo,sai sim!e qual e o problema?se sai mais cedo do jogo foi porque tinha que ir trabalhar(nao e rato_redboys92?tas cm minha testemunha LOL),nao tem jeito nenhum cantarem isso,porque ha pessoas que têm vida pessoal e ja tao cheias dessas cançoes de xaxa!

E com aquele cântico sobre os de Guimarães? Epah, tou farta disso! A sério.

Pedro_RBA

Quote from: Carvalhinha on 18 de March de 2008, 16:30
Quote from: Lipinha_SCB on 17 de March de 2008, 14:02so uma nota final para a claque RED BOYS!Podem nao ter sido todos,ou ate pode ter sido outra pessoa a incentivar esse cantico mas a do "slb slb ***** slb" nao tem nada a ver ate porque eu sai 5minutos mais cedo do jogo,sai sim!e qual e o problema?se sai mais cedo do jogo foi porque tinha que ir trabalhar(nao e rato_redboys92?tas cm minha testemunha LOL),nao tem jeito nenhum cantarem isso,porque ha pessoas que têm vida pessoal e ja tao cheias dessas cançoes de xaxa!

E com aquele cântico sobre os de Guimarães? Epah, tou farta disso! A sério.

Também eu e ja foi discutido aqui uma das razões de infelizmente isso ter acontecido.. mas também escusam de bater sempre na mesma tecla.. Neste tópico já se falou disso umas 3 vezes...  ::)

Saudações Ultras