News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

benfica B 2 vs SCBraga B 0 - 15-02-2014 - Lançamento e comentários do jogo

Started by A.COSTA, 10 de February de 2014, 22:39

Previous topic - Next topic

easy_scb

Quote from: brigada da relote on 15 de February de 2014, 15:51
Este Piqueti com um pouco mais de visão de jogo e tinha boas possibilidades para ser um jogador de top. Tanto ele como Erivaldo têm de aprender a jogar em equipa, tomar decisões em conjunto, saber quando levar a bola ou libertar para um colega e quando a libertar, saber onde a colocar. Há que saber trabalhar estes aspectos. Aprendem a desenrascar-se sozinhos, nas camadas jovens, fazendo arrancadas e jogando somente para si próprios que depois não percebem o futebol como ele é: um jogo de equipa.

Gosto de ver Piqueti a derivar para o meio e procurar outras soluções, mas depois não há seguimento, não há visão de jogo a toda a largura. Piqueti só vê para a frente. Reparem no minuto 35'. Piqueti foge para o meio, Erivaldo a fugir na direita, mas Piqueti só vê Diogo Ribeiro entre os centrais. Má tomada de decisão. Treinos específicos deveriam orientar estes jovens para almejarem a equipa principal, mas assim... pouco acrescentam.

No que a isto diz respeito penso que temos um treinador na equipa principal que poderia tirar um grande rendimento destes jogadores e ensiná-los a jogar em prol da equipa. Basta ver o trabalho que tem feito com Pardo e com Rafa.

Penso que toda a gente sabe da minha opinião sobre Jesualdo. A minha opinião é que o seu trabalho tem sido danoso em termos daquilo que esperávamos do SCB em termos colectivos. Por outro lado trata-se de um indivíduo que percebe de futebol e no papel de mentor em termos individuais não haverá melhor. Os já referidos Pardo, Rafa juntando a Santos, a Mauro* são a prova disso.

De resto penso que temos grandes valores na equipa B. Tenho muita curiosidade em verificar como se portariam Piquéti, Erivaldo, Nuno Valente, Djibril e Chidi** enquadrados num clima de maior qualidade como é o da equipa A. Penso que de facto Jesualdo poderia ajudar a valorizar estes jogadores e não abriria a boca de espanto se entrassem e fizessem grandes exibições, como não fiquei admirado com Núrio, Tomás, entre outros.

Em suma temos muita qualidade. Nuno Valente por exemplo é um jogador a quem as coisas nem sempre saem bem mas que sofre muito com o facto de sermos uma equipa com pouco tempo de bola nos pés. Tem qualidade técnica, tem raça e é intenso seja na procura da bola, seja com ela nos pés.

PS: Jogar no campo de um clube que está nos lugares cimeiros sem um trinco de raiz é de louco.

*Mesmo Sasso mostra este ano muita mais qualidade que ano passado com Peseiro

**O próprio Nikiema tem qualidade para ser um jogador a considerar para a equipa principal, ainda que este empréstimo tenha soado a qualquer coisa de estranho

Kilo

 O que me preocupa, acima de tudo, é a falta de intensidade e agressividade destes jogadores. Somos uma equipa muito macia e tranquila em campo, sem nervo.

Quanto ao que disse o Brigada, completamente de acordo. Há pouca preparação, pouca "educação" futebolística. Há muito bom jogador de bola, mas que precisa de aprender a jogar futebol. Não é um problema de agora nem do Braga. É muito mais abrangente que isso.


Olho Vivo

Vi esta partida,o que é muito pouco para fazer uma avaliação. Acho que há qualidade individual na equipa mas sobressai também a ingenuidade na abordagem a muitos lances (o que em parte se desculpa pela pouca experiência de muitos dos nossos jogadores) e a debilidade física da equipa (perdi a conta aos duelos 1x1 aparentemente ganhos que acabaram perdidos por falta de resistência e de força). Para além disso, a equipa mostrou não ter andamento para 90 minutos. A meio da segunda parte "morreu", muitos jogadores não tinham combustível para mais).

Dito isto, há qualidade individual, parece-me e é isso que deve ser salientado. Por exemplo, os comentadores criticaram muito Thales - mas os erros dele são de natureza táctica, de conjugação com o colectivo. É verdade que nesta altura estas questões deveriam estar mais afinadas (mas se nem na equipa principal o estão), mas não se devem retirar conclusões definitivas sobre o valor de um jogador, sobretudo nestas idades, ainda em formação, quando erros desta natreza são cometidos. O importante é que haja qualidade individual - porque sem ela não há treino que valha. E sinceramente não me pareceu que Thales fosse destituído de qualidade. Até me pareceu forte nos duelos individuais.

Dito isto, a crítica que o brigada apontou tem alguma razão de ser. Já era altura de os jogadores terem alguns princípios de jogo colectivo apreendidos. Mas não devemos esquecer que, para muitos jogadores, esta é uma primeira etapa de formação num contexto de futebol sénior.

Eskol


A.COSTA

Quote from: Duffman on 16 de February de 2014, 00:08
acho que também deviam fazer a votação do MGP da equipa B

O problema é que a maioria dos jogos não são vistos. Ou são vistos por poucos ...
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo