News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Newcastle 1vs SCBRAGA 1- 10.08.2013-18.00 H -Último jogo de pré-época - Análise

Started by A.COSTA, 08 de August de 2013, 23:36

Previous topic - Next topic

Vasco Soares

Precisamos de um ala para titular, continuo a dizer pardo não convence, Alan não tem 20 anos, Barbosa é o que sabemos, e João pedro perdeu o gás que trazia QD cá chegou, e mesmo a fase final da época passada não esteve grd espingingarda.
Posto isto falta alguém nas linhas, não acredito que possa ser rafa, não por falta de talento, mas prlo contrario, por talento a mais para estar numa ala.

Bracaraugustano

Quote from: Nakamura on 10 de August de 2013, 23:09
Para mim falta:
- um atacante (alternativa ao Eder - possante, homem de área, finalizador)
- um lateral esquerdo

Nas alas ainda mantinha Alan e Barbosa... além das contratações Agra e Pardo - até porque estes até agora não me convenceram e acho que até preferiria João Pedro.
Rafa também poderia descair ocasionalmente para a ala (mas a verdade é que rende mais a 10).

Mas falta sobretudo um homem de área e um excelente lateral esquerdo.

Homem de área (até voltar o Éder): Zé Luís
Lateral esquerdo: Elderson

Nem era preciso gastar um cêntimo.
Veremos como vão resolver estes problemas.

A.COSTA

Penso que o plantel está composto, desde que o ÉDER regresse rapidamente. Se demorar até outubro é preciso 1 avançado ... sem grande esforça financeiro.

O ELDERSON, que tanta gente insultava, está na seleção. E pro vontade dele não joga mais em Braga. Que vá e venha o dinheiro.

Quanto ao jogo:

- Não gostei do início;

- Gostei muito da segurnaça com bola a jogar no meio campo e em pressão alta, sem descuidar a defensiva;

- O meio campo com LUIZ CARLOS é outra coisa. Muito melhor;

- Espero que o PARDO não tenha nada. Ainda vai ser grande jogador;

- SANTOS tem que jogadr de início. Ao lado de P. VINÍCIUS na minha opinião;

- Com um pouco de sorte poderíamos ter ganho o jogo. Aquele livre do AGRA foi (quase) excelente;

- Manter a equipa sem derrotas é importante. A solidez defensiva que está a ser recuperada coloca a equipa sempre mais perto de vencer.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Mais Norte

Pré-época sem derrotas é um bom sinal. Três jogos numa semana é muito, mesmo tendo em atenção a gestão de jogadores.

Não gostei dos primeiros 25 minutos da primeira parte, depois o jogo compôs-se. Também não entrámos muito bem na segunda mas conseguimos recompor-nos e tivemos uma prestação agradável no resto do jogo depois do golo e daquele lance muito tremido na nossa área.

Explico os 25 minutos de que não gostei especialmente (os minutos de jogo são aproximados, claro):

1 - Quando ainda havia 1´ de jogo Joãozinho não cobriu um avançado que chutou quase à vontade;

2 - Aos 5´(Alan), aos 5.30´ (Micael), aos 9.07´(Micael), logo a seguir o mesmo Micael, aos 10.26´ (Mauro), aos 11´Pardo, logo a seguir Luís Carlos, aos 12´Santos, perderam a bola no meio campo e permitiram a entrada fácil dos jogadores do Newcastle para jogadas perigosas, tudo porque arriscaram, várias vezes, em passes precipitados. Para mim foi o mais negativo à excepção da jogada do canto, que deu golo, em que houve uma deficiente leitura do posicionamento dos jogadores do Newcastle.

Tirando esta fase, fomos subindo de produção e apresentámos alguns bons momentos de jogo, designadamente:

. Na troca de bola a meio campo e na forma como defendemos, muitas vezes, em 4X5X1, com R. Micael a incorporar-se, também ele, no processo defensivo. Este foi, para mim, o melhor sinal. O que é preciso é não entrar em tremideiras e em precipitações nos passes a meio campo. De salientar também a forma como temos matado as jogadas de contra-ataque dos adversários. É um bom hábito que devemos manter.

O que nos falta?

. A construção de mais jogadas ofensivas e a rasgar a defesa dos adversários. Ainda há muita hesitação e falta de processos mecanizados e, neste aspecto, o lado direito, com Baiano e Alan até deu boas indicações.

Saliento Baiano que fez um bom jogo, mostrando, em minha opinião, que deve ser ele o defesa-direito.

Luís Carlos, Mauro, R. Micael, Santos e P. Vinícius apesar de dois erros graves e idênticos cometidos por ambos (direi mesmo que são duas falhas imperdoáveis pois tinham tudo para atacar a bola), Pardo pela jogada do penalty (embora tenha sorte há intenção de jogar como pude ver na gravação), e Alan, a jogar no seu lugar, também estiveram bem. Rafa com os bons pormenores do costume está a crescer e tem que aprender a não ficar à espera da marcação de faltas. Todos os jogadores estiveram muito empenhados e solidários.

Jesualdo talvez venha a optar pela seguinte equipa, pelo menos de início: Eduardo, Baiano, P. Vinícius, Santos, Joãozinho, Luís Carlos, Custódio, R. Micael, Alan, Edinho, Agra. 

Vejamos como decorre a semana.

Venha o Campeonato.

Força Braga.

easy_scb

Quote from: magicobraga on 10 de August de 2013, 23:05
Quote from: easy_scb on 10 de August de 2013, 22:56
Quote from: magicobraga on 10 de August de 2013, 22:45
Quote from: easy_scb on 10 de August de 2013, 22:43
Quote from: magicobraga on 10 de August de 2013, 21:58
Quote from: easy_scb on 10 de August de 2013, 21:40
Deste jogo destaco o comportamento defensivo. Gostei de ver de inicio aquela que para mim deveria ser a defesa titular.

De resto julgo que ficaram a nu algumas das debilidades ofensivas da equipa. Se queremos ser uma equipa com reais aspirações deveremos reforçar o ataque com 2/3 opções de peso.

Já chega de extremos e avançados, daqui a pouco parecemos os lampioes! À que dar tempo aos que temos, temos excelentes jogadores, so precisam de ritmo, tempo e trabalho.

O unico reforço de peso que quero para o ataque é o EDER.

Quantidade não é sinónimo de qualidade. Pelo menos na perspectiva daquilo que queremos para o nosso esquema de jogo. Julgo que Yazalde, Barbosa, João Pedro não encaixam neste plantel.

Mas tu pedes logo 2 ou 3, tambem acho que esses nao encaixam, mas se sairem no maximo pode entrar 1 jogador, nao se esqueçam que temos equipa B.

Se queremos ser competitivos não duvides de que serão necessários. Falo em 2/3 reais mais valias para dar identidade à equipa. As alas estão pouco profundas. Pardo é jovem e inexperiente em termos de futebol europeu, Alan não tem fogo para mais uma época inteira de 40 e muitos jogos e Salvador Agra é o único que se afigura como opção seja para o imediato seja em termos de rendimento +- uniforme até meados de Maio.

O mesmo acerca da posição de PL. Yazalde não me parece encaixar. Edinho será no limite um jogador a lançar em determinados momentos do jogo. Sobra Éder que regressa apenas em Outubro/Novembro na sua melhor forma física. Até lá estaremos frágeis e, na eventualidade de não contratar ninguém, continuaremos a rezar e torcer para que Éder não se lesione, não seja castigado e que não passe por uma seca (natural) de golos.

Uma equipa que se quer competitiva e ambiciosa o suficiente não pode montar um plantel com tão poucas opções em termos atacantes.

Poucas? Nos temos é de despachar alguns.

Ja agora quem sao os jogadores que sugeres como reforços de peso? Como é que vamos evoluir o Pardo, Agra e Pedro Santos (para nem falar nos B) se formos buscar mais? Temos de dar tempo, será que daqui a um mes ou 2 nao vamos estar aqui completamente rendidos a estes jogadores? Verdadeiros reforços de peso custam milhoes e nem querem vir para Braga.

Mau. Assim estamos a desconversar. Ainda há pouco concordamos que temos poucas opções válidas apesar da quantidade em número.

Há que entender que o SCB tem muitas e dignas aspirações em todas as frentes em que irá jogar. Até na Liga Europa podemos sonhar e dizer que somos equipa para ir longe. Desta forma, cortando os que estão a mais e trazendo os tais 2/3 de qualidade haveria espaço para todos e acima de tudo margem de manobra para o treinador poder rodar a equipa e gerir esforços.

Não me parece que seja interessante formatar uma equipa para jogar com Éder e que depois, lá para meados de Fevereiro, ser obrigado a gerir a sua forma colocando Edinho. Fazer isso trata-se de descaracterizar a equipa. O mesmo raciocínio aplico às alas.

Há por cá um mau entendimento daquilo que deve ser uma equipa B. Esta equipa secundária deve ser tratada exactamente como o Braga a tratou no ano desportivo transacto e no começo desta época no que diz respeito a Santos e Mauro. Em 2011/2012 montou-se uma equipa que se julgava capaz de aguentar todo um campeonato sendo que depois e em função de lesões se recorreu à equipa B. Esses jogadores tiveram bom rendimento e por isso asseguraram o seu lugar para 2013/2014.

Não devemos montar uma equipa de 20 jogadores tendo como pressuposto a equipa B.

Desta forma, e respondendo à tua pergunta, sugeria (pelo menos) a vinda do Hugo Vieira e do Baba (já que Kléber falhou). Estas duas contratações poderiam dar mais profundidade à equipa em termos de modelo de jogo e identidade. Parece-me evidente a vantagem de ser a mesma equipa quaisquer que sejam os intervenientes.

Bracaraugustano

Uma curiosidade: o Newcastle já não marcava um golo de canto desde 2011!

(retirado do site deles)

RibeiroSCB


LeonelP

Quote from: Bracaraugustano on 10 de August de 2013, 23:00
Quote from: magicobraga on 10 de August de 2013, 20:19
Eu acho que o Pardo esteve bem,com aquele dá e foge, ele precisa é de intensidade europeia mas é normal ele ser assim quando so chegou a europa à um mes ou 2, o Jesualdo vai fazer dele um grande jogador.

É tão normal ser assim que o Quintero chegou há menos tempo a Portugal e joga como se cá estivesse há muito.
Estou com o Mourinho nisto, geralmente a treta dos períodos de adaptação só servem de desculpa.

Não me parece que o Pardo vá ser muito melhor do que o que tem mostrado. Espero estar enganado.

Quando me mencionam adaptações falo sempre do mesmo: Lisandro Lopez. Primeiro ano assim à rasquinha e depois explodiu. Sinceramente até pode não dar em nada, mas Pardo tem material para numa questão de tempo explodir.

easy_scb

Quote from: LeoP on 10 de August de 2013, 23:52
Quote from: Bracaraugustano on 10 de August de 2013, 23:00
Quote from: magicobraga on 10 de August de 2013, 20:19
Eu acho que o Pardo esteve bem,com aquele dá e foge, ele precisa é de intensidade europeia mas é normal ele ser assim quando so chegou a europa à um mes ou 2, o Jesualdo vai fazer dele um grande jogador.

É tão normal ser assim que o Quintero chegou há menos tempo a Portugal e joga como se cá estivesse há muito.
Estou com o Mourinho nisto, geralmente a treta dos períodos de adaptação só servem de desculpa.

Não me parece que o Pardo vá ser muito melhor do que o que tem mostrado. Espero estar enganado.

Quando me mencionam adaptações falo sempre do mesmo: Lisandro Lopez. Primeiro ano assim à rasquinha e depois explodiu. Sinceramente até pode não dar em nada, mas Pardo tem material para numa questão de tempo explodir.

De referir que Quintero tem já um ano de Europa não sendo feliz, por isso, comparar com o caso do Pardo.

Vasco Soares

A questão de pardo, é estranha, mesmo dando de barato a "historia" do tempo de adaptação, reparem que ha medida que os testes foram sendo mais exigentes, com equipas melhores, as exibições foram caindo, isto fazendo fé que teve bem no inicio. O ditado diz em terra de cego quem tem um olho é rei, a questão é que em terra de 2 olhos so um não vai chegar de certeza

Bracaraugustano

Quote from: easy_scb on 10 de August de 2013, 23:55
Quote from: LeoP on 10 de August de 2013, 23:52
Quote from: Bracaraugustano on 10 de August de 2013, 23:00
Quote from: magicobraga on 10 de August de 2013, 20:19
Eu acho que o Pardo esteve bem,com aquele dá e foge, ele precisa é de intensidade europeia mas é normal ele ser assim quando so chegou a europa à um mes ou 2, o Jesualdo vai fazer dele um grande jogador.

É tão normal ser assim que o Quintero chegou há menos tempo a Portugal e joga como se cá estivesse há muito.
Estou com o Mourinho nisto, geralmente a treta dos períodos de adaptação só servem de desculpa.

Não me parece que o Pardo vá ser muito melhor do que o que tem mostrado. Espero estar enganado.

Quando me mencionam adaptações falo sempre do mesmo: Lisandro Lopez. Primeiro ano assim à rasquinha e depois explodiu. Sinceramente até pode não dar em nada, mas Pardo tem material para numa questão de tempo explodir.

De referir que Quintero tem já um ano de Europa não sendo feliz, por isso, comparar com o caso do Pardo.

Muda-se o nome Quintero para Jackson e a comparação já passa a ser feliz...

easy_scb

Quote from: vasco soares on 11 de August de 2013, 00:10
A questão de pardo, é estranha, mesmo dando de barato a "historia" do tempo de adaptação, reparem que ha medida que os testes foram sendo mais exigentes, com equipas melhores, as exibições foram caindo, isto fazendo fé que teve bem no inicio. O ditado diz em terra de cego quem tem um olho é rei, a questão é que em terra de 2 olhos so um não vai chegar de certeza

A maior dificuldade do Pardo parece-me ser achar o equilíbrio entre os dois momentos do jogo. É um jogador que chega e que tinha poucas ou nenhumas responsabilidades a defender preocupando-se apenas em atacar. Em Braga é-lhe pedido que defenda e que depois chegue à frente e faça o mesmo que fazia em termos atacantes.

O próprio jogador deve-se estar a ressentir. A disponibilidade física é menor dado cobrir maior espaço de terreno.

Ainda assim é um facto que as manobras defensivas dos adversários na América Latina são menos rígidos. Mas confio que Pardo se venha a adaptar com o tempo. A minha maior reserva acerca disto é, em que pé ficamos até que Pardo se revele uma opção no ponto ideal.

Eskol

gostei muito da defesa, esteve bem, segura o JF conseguiu destruir o legado do Peseiro.

Por falar em Peseiro, nas vos parece que o R. Vitória foi-lhe pedir conselhos para fazer a defesa do bitorinha? o Porto brincou como quis.

Vasco Soares

Quote from: easy_scb on 11 de August de 2013, 00:24
Quote from: vasco soares on 11 de August de 2013, 00:10
A questão de pardo, é estranha, mesmo dando de barato a "historia" do tempo de adaptação, reparem que ha medida que os testes foram sendo mais exigentes, com equipas melhores, as exibições foram caindo, isto fazendo fé que teve bem no inicio. O ditado diz em terra de cego quem tem um olho é rei, a questão é que em terra de 2 olhos so um não vai chegar de certeza

A maior dificuldade do Pardo parece-me ser achar o equilíbrio entre os dois momentos do jogo. É um jogador que chega e que tinha poucas ou nenhumas responsabilidades a defender preocupando-se apenas em atacar. Em Braga é-lhe pedido que defenda e que depois chegue à frente e faça o mesmo que fazia em termos atacantes.

O próprio jogador deve-se estar a ressentir. A disponibilidade física é menor dado cobrir maior espaço de terreno.

Ainda assim é um facto que as manobras defensivas dos adversários na América Latina são menos rígidos. Mas confio que Pardo se venha a adaptar com o tempo. A minha maior reserva acerca disto é, em que pé ficamos até que Pardo se revele uma opção no ponto ideal.
Eu entendo o que dizes, principalmente na questão defensiva, agora um ala que em 3 jogos não ganha a linha, não "tira 2 ou 3 coelhos da cartola" não "senta o lateral contrario" em nenhuma ocasião, principalmente vindo rotulado de craque.
Eu aceitaria que ele não tivesse cultura europeia de defender, agora não ter o toque e a habilidade de um sul-americano parece me algo preocupante.
Basicamente é isto, tem demonstrado falta de recursos técnicos para um ala, e mais para um ala de uma equipa como a nossa, e até hoje que teve preponderância no resultado o penalty nasce de uma finta que , como se diz na gíria "enganou-se" ou" correu-lhe mal"

barinho

Epá vamos dar tempo aos homens para se adaptarem e ganharem ritmo e depois tirar ilações.Porque é que têm que ser sempre os próprios adeptos do Braga a desvalorizarem o que é nosso?Dêem tempo,deixem esses alarmismos ou conclusões precipitadas para adeptos da 2ª circular.


joaomf

A pré-temporada correu bem. Não perdemos nenhum jogo, mas tendo defrontado bons adversários (Bétis, Norwich, West Ham, Sporting, Newcastle) e é claro que, com JF, não iremos ser tão permeáveis na defesa, aspeto que na época passada foi o pior. Também faremos menos golos, o que não é surpresa nenhuma. O processo ofensivo ainda não está devidamente oleado (não era suposto estar), mas nota-se que a equipa tem uma estratégia que é bem interpretada por todos. E ficaram bons indicadores quanto aquilo que poderá ser feito neste início de temporada, onde o maior objetivo é começar bem a Liga e garantir o apuramento para a fase de grupos do Europa League.
Estou esperançado numa boa época, pois os jogadores que temos dão garantias de qualidade. Nesta fase inicial da temporada, eu apostaria nos jogadores mais rotinados (Alan na direita, RMicael, Custódio, Eduardo, Luiz Carlos, Baiano) e aos poucos ia lançando os miúdos que estão aí a querer "mostrar serviço". Mauro, Rafa, Agra, Pardo deram boas indicações e mostram-se alternativas credíveis.

Lipeste

Só vi a primeira parte e gostei da consistência defensiva e da forma como fomos trocando a bola...ofensivamente temos muito trabalho pela frente, não se fazem golos sem criar oportunidades.


magico_scbraga

Já tinha saudades de vir aqui e verificar que pouca coisa mudou desde que me inscrevi neste fórum, há uns anos. Os jogadores são fracos, não dão mais do que aquilo que já demonstraram. E ainda estamos em Agosto.
Somos das poucas equipas que durante a pré-época não consentiu qualquer derrota e, ainda assim, tudo parece mau.
Deixem-se dessa conversa. Apoiem a equipa durante todo o ano. Ponham os olhos naquilo que, admitamos, os nossos vizinhos fizeram no jogo de ontem. Acreditem que não é com grande prazer que lhes dirijo um elogio mas, quando venho a este fórum e verifico que, a par do então "Problema Lima", mais problemas começam a surgir, mais justo me parece dirigir-lhes esse elogio.
Apoiem aquilo que é nosso. Tenham orgulho neste clube e, acima de tudo, apoiem-no durante os muitos 90 minutos que nos esperam.

Quanto ao jogo propriamente dito, penso que este foi aquele em que verdadeiramente se notou o trabalho do Jesualdo. Fizemos uma excelente primeira parte, circulamos a bola com grande à vontade e criamos algumas ocasiões de golo, ainda que não em número suficiente. Mas essas, penso eu, aumentarão com o tempo.
Grandes exibições, sobretudo, de Baiano, Mauro e Luiz Carlos. O Edinho, que muitos já criticam, já está a começar a fazer jus à qualidades que alguns, como eu, lhe apontam. É visível o cada vez maior entrosamento com o resto da equipa.

FORÇA BRAGA! RUMO A FELGUEIRAS!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Magicobraga20

Quote from: magico_scbraga on 11 de August de 2013, 19:16
Já tinha saudades de vir aqui e verificar que pouca coisa mudou desde que me inscrevi neste fórum, há uns anos. Os jogadores são fracos, não dão mais do que aquilo que já demonstraram. E ainda estamos em Agosto.
Somos das poucas equipas que durante a pré-época não consentiu qualquer derrota e, ainda assim, tudo parece mau.
Deixem-se dessa conversa. Apoiem a equipa durante todo o ano. Ponham os olhos naquilo que, admitamos, os nossos vizinhos fizeram no jogo de ontem. Acreditem que não é com grande prazer que lhes dirijo um elogio mas, quando venho a este fórum e verifico que, a par do então "Problema Lima", mais problemas começam a surgir, mais justo me parece dirigir-lhes esse elogio.
Apoiem aquilo que é nosso. Tenham orgulho neste clube e, acima de tudo, apoiem-no durante os muitos 90 minutos que nos esperam.

Quanto ao jogo propriamente dito, penso que este foi aquele em que verdadeiramente se notou o trabalho do Jesualdo. Fizemos uma excelente primeira parte, circulamos a bola com grande à vontade e criamos algumas ocasiões de golo, ainda que não em número suficiente. Mas essas, penso eu, aumentarão com o tempo.
Grandes exibições, sobretudo, de Baiano, Mauro e Luiz Carlos. O Edinho, que muitos já criticam, já está a começar a fazer jus à qualidades que alguns, como eu, lhe apontam. É visível o cada vez maior entrosamento com o resto da equipa.

FORÇA BRAGA! RUMO A FELGUEIRAS!
x2
nada a acrescentar