News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ARTIGO DM: O PAÍS DA ESTUPIDEZ

Started by cardoso, 22 de November de 2006, 22:31

Previous topic - Next topic

cardoso

Quote from: sol on 23 de November de 2006, 12:08
o insulto acaba por ser uma outra forma de valorizar o adversário

Nem mais.

Quote from: HugoSáPinto on 23 de November de 2006, 12:08
Só é pena a nossa ministra não ter ido assistir ao jogo, pois, certamente, ficaria contente com o resultado das suas "reformas inadiáveis"... 

É o Portugal profundo, aquele que vai imitar a Finlândia...

Quote from: Ferreira-Braga on 23 de November de 2006, 12:08
Há uma parte que eu não concordo tanto, ou melhor colocaria umas aspas em "algo elevado".
"Este é o país em que quem pretende conseguir algo de elevado é forçado a seguir o caminho dos corruptos, fazer o jogo deles e esperar pelas suas benesses magnânimas"  Eu continuo a achar que para alcançar algo de verdadeiramente elevado, não é necessário seguir o caminho dos corruptos, porque aquilo que eles conseguem poderá parecer alguma coisa, mas não vale nada. Acima de tudo a dignidade, a lealdade, a elevação, a seriedade. Vale mais pouco mas honesto, do que muito e sujo!

Tens razão. precipitei-me um  boacado. Ou melhor, entusiasmei-me.
Mas quero deixar claro que também acho que é possivel ter-se sucesso sem lamber botas. Mas é cada vez mais difícil. E, no futebol, esse "lambe-botismo" tornou-se instituição nacional: os que estão por cima trocam favores, ou seja, lambem as botas uns dos outros (a chamado orgia da biqueira :-)), os que estão mais por baixo, esses, na sua maioria, passam a vida à espera de restos ou a pedinchar favorzinhos, assumindo uma postura miseravelmente submissa.

É contra isto que eu luto: por um Braga autónomo, independente de Dragões ou Vieiras. Um Braga com pernas para andar. Sem muletas.

braguista365

Quote from: cardoso on 22 de November de 2006, 22:31
Mas a falta de educação revelada por R. Rocha está muito longe de ser um caso isolado. No nosso país continua a cultivar-se a ignorância, a estupidez e a má educação. E não admira! Este é o país onde os dirigentes desportivos são mais conhecidos pelas falcatruas do que pelos feitos desportivos. Este é o país em que quem pretende conseguir algo de elevado é forçado a seguir o caminho dos corruptos, fazer o jogo deles e esperar pelas suas benesses magnânimas. Este é o país onde ninguém percebe que é nas escolas que se forma um país honesto, trabalhador, rentável e próspero. Este é o país onde essa mesma educação é alvo de desinvestimento para combater o défice; onde aqueles que mais preparados estão para combater a ignorância e a falta de educação, os professores, são atacados, desprezados e vítimas de uma campanha difamatória promovida pelo próprio governo do País!!! Admira pois, neste país de brincadeira, que jogadores como Ricardo Rocha insultem o publico com palavrões? Não, da mesma maneira que não admira que haja alunos a bater em professores.
E admira que neste país governado pela arrogância pacóvia, haja dirigentes corruptos à solta e com "lata" suficiente para colocarem lindas asas de anjo?
Não, neste país onde a estupidez ganha medalhas, já nada me admira!

É o que eu costumo dizer a educaçao nao se paga com dinheiro,adquire-se com exemplos e escolhas durante a nossa maturaçao,claramente o RR nao teve os melhores exemplos nem fez as melhores escolhas.
Mas como o Cardoso diz,nao é um mal deste ou daquele sujeito,é um mal da sociedade,revoltada talvez ,sem meios para contrariar a corrupçao generalizada de todos os sistemas ,desportivo,politico e social.

Mau Maria

Este é o país onde cada vez mais "opineiros" abulso caem na tentação de querer fazer da sua opinião a opinião do povo... Não é este o país da estupidez... o povo não é estupido... estupidos são aqueles que querem vender essa imagem...

abraço

[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

HugoSáPinto

Quote from: Mau Maria on 26 de November de 2006, 23:50
Este é o país onde cada vez mais "opineiros" abulso caem na tentação de querer fazer da sua opinião a opinião do povo... Não é este o país da estupidez... o povo não é estupido... estupidos são aqueles que querem vender essa imagem...

abraço

Estúpido seria apelidar de 'estúpido' alguém que se demarca dessa estupidez, pois, se não o fizesse, não apelidaria, com certeza, os seus conterrâneos de estúpidos...
Ainda bem que, aqui, debatemos várias perspectivas e opiniões, já que, se houvesse uma única opinião, aí sim, seríamos todos estúpidos...

cardoso

Mau Maria
Ainda gostava de saber onde é que eu chamei estúpidos aos meus concidadãos mas, enfim, se enfiaste a carapuça e te identificaste com o veiga ou com o ricardo rocha, não posso fazer nada...

Gilberto

Quote from: ZGANDULO on 23 de November de 2006, 15:14
Boa crónica CARDOSÃO!!! ;)

Quanto aos convites oferecidos, é a mesma coisa que convidar alguêm com o intuito de humilhar esse perante milhares de pessoas!!! ;D Já pensaram nisso??? ;D

Depenar frangos até dá trabalhoa, agora, pardelhos???- É hás 3 penas de cada vez... ;D :D ;D :D ;D :-*

Apenas um reparo, é impossivel não gozar com os benfiquistas depois de uma humilhação destas, eu como anti-metralhas tenho de goza-los para ver se os consigo trazer á verdade ! ;D
S.C. BRAGA -CONTIGO ATÉ MORRER !!

Bracarense

Excelente texto... infelizmente não está facilmente acessível a toda a população pois atitudes como as do sr Rocha devem ser sempre denunciadas e punidas (mas nós não temos o peso dos estarolas do costume.

PS- Apenas um reparo:
Quote from: cardoso on 22 de November de 2006, 22:31
onde aqueles que mais preparados estão para combater a ignorância e a falta de educação, os professores, são atacados, desprezados e vítimas de uma campanha difamatória promovida pelo próprio governo do País!!!
Não são tão maus como os pintam mas aqueles que os representam e que fogem de algumas mudanças (avaliação, obrigatoriedade de presença na escola em período de férias lectivas, etc) como o diabo foge da cruz não ajudam nada a melhorar a sua imagem...

cardoso

Quote from: Bracarense on 27 de November de 2006, 15:18

Não são tão maus como os pintam mas aqueles que os representam e que fogem de algumas mudanças (avaliação, obrigatoriedade de presença na escola em período de férias lectivas, etc) como o diabo foge da cruz não ajudam nada a melhorar a sua imagem...

Tens toda, toda a razão!
Mas o pior é que depois comem todos, e isso... tá male ;)

Nuno À-Braga

Concordo com o texto e concordo que há estúpidos no meu país, mas o meu país não é o país da estupidez!!! Há (literalmente) séculos que o achincalhar de Portugal está em voga... Exactamente o mesmo tempo em que já passou de moda...

Força Braga, Viva Portugal, e boa análise, no texto, com excepção do que referi.

"O BRAGA não é um grande... É o ENORME!"

Mau Maria

Quote from: cardoso on 27 de November de 2006, 14:02
Mau Maria
Ainda gostava de saber onde é que eu chamei estúpidos aos meus concidadãos mas, enfim, se enfiaste a carapuça e te identificaste com o veiga ou com o ricardo rocha, não posso fazer nada...

penso que não me fiz entender...

não gostei foi de teres caracterizado o pais de "país da estupidez"... se isso não é passar uma auto atestado de estupidez... ??'!!!!

e assim como exemplificaste estupidez com as atitudes dos dirigentes do futebol, dos politicos, de algumas pessoas individualmente (R.Rocha) eu quis acrescentar a de alguns "opineiros" que têm direito de antena para as "conversas em família", acreditando que o povo é estupido e vai na conversa deles...

não tive intensão de colocar uma carapuça à tua disposição...

Abraço.

Mau Maria

Quote from: HugoSáPinto on 27 de November de 2006, 01:58
Quote from: Mau Maria on 26 de November de 2006, 23:50

abraço

Estúpido seria apelidar de 'estúpido' alguém que se demarca dessa estupidez, pois, se não o fizesse, não apelidaria, com certeza, os seus conterrâneos de estúpidos...
Ainda bem que, aqui, debatemos várias perspectivas e opiniões, já que, se houvesse uma única opinião, aí sim, seríamos todos estúpidos...

qual estupidez?????!!!!!!!!! ::) ::) ::) ::) ::)

Mau Maria

e mais, acho que é deprimente defender o papel dos professores deste país no contexto de uma situação desportiva, que em nada valoriza a nossa identidade e em nada contribui para o nível culturar das nossas gentes... penso que o enquadramento foi deprimente...

ora essa... o ricardo rocha, o veiga... e mais uns que tais... a servir de base para sublinhar o papel dos educadores.... eles estão bem acima do papel dessa gente... e merecem que a sua função seja tratada com dignidade... penso não ser o futebol contexto para isso.

abraço.

cardoso

Ora aqui temos um bom exemplo de como se esclarecem as coisas sem necessidade de recorrer a linguagem mais agressiva. Hás-de concordar, Mau Maria, que o teu primeiro post estava... como direi... ressabido.
Agora, nestes ultimos posts já dá para nos entendermos. Vamos por partes, então:
- No jornal não usei este titulo porque eu próprio cheguei à conclusão que era exagerado. Troquei a palavra "país" por "reino" uma vez que este termo designa algo mais abstracto. Portanto a observação do NUno faz todo o sentido. Realmente, não era minha intenção chamar estupidos aos portugueses e acho que a maioria do pessoal percebeu isso. Estamos esclarecidos, MM?
- Quanto à questão dos professores e do futebol, caro amigo, entendo o futebol como parte da vida. Os males do futebol são o espelho dos males deste país (que não é estupido mas vai mal em muitas coisas). Não poderia concordar mais contigo quando dizes "eles estão bem acima do papel dessa gente... e merecem que a sua função seja tratada com dignidade". Mas se as figuras públicas como RR ou J. Veiga maltratam a inteligência dos portugueses eu vejo nisso mais uma prova da necessidade de educar este país. Daí concordar contigo quando atribuis aos professores uma função tão elevada. Eles são a melhor arma para acabar com a estupidez. E na minha modesta opinião atituds como as daqueles dois "senhores" não são mais do que actos de estupidez. Perante isto, diz-me lá: o futebol tem ou não tem a ver com educação?
um abraço

Mau Maria

Quote from: cardoso on 27 de November de 2006, 18:45
Ora aqui temos um bom exemplo de como se esclarecem as coisas sem necessidade de recorrer a linguagem mais agressiva. Hás-de concordar, Mau Maria, que o teu primeiro post estava... como direi... ressabido.
Agora, nestes ultimos posts já dá para nos entendermos. Vamos por partes, então:
- No jornal não usei este titulo porque eu próprio cheguei à conclusão que era exagerado. Troquei a palavra "país" por "reino" uma vez que este termo designa algo mais abstracto. Portanto a observação do NUno faz todo o sentido. Realmente, não era minha intenção chamar estupidos aos portugueses e acho que a maioria do pessoal percebeu isso. Estamos esclarecidos, MM?
- Quanto à questão dos professores e do futebol, caro amigo, entendo o futebol como parte da vida. Os males do futebol são o espelho dos males deste país (que não é estupido mas vai mal em muitas coisas). Não poderia concordar mais contigo quando dizes "eles estão bem acima do papel dessa gente... e merecem que a sua função seja tratada com dignidade". Mas se as figuras públicas como RR ou J. Veiga maltratam a inteligência dos portugueses eu vejo nisso mais uma prova da necessidade de educar este país. Daí concordar contigo quando atribuis aos professores uma função tão elevada. Eles são a melhor arma para acabar com a estupidez. E na minha modesta opinião atituds como as daqueles dois "senhores" não são mais do que actos de estupidez. Perante isto, diz-me lá: o futebol tem ou não tem a ver com educação?
um abraço

com seriedade, lá nos vamos entendendo.
estilos não se discutem.

mas continuo a achar que embora o fut possa ser um reflexo... não passa disso reflexo. a realidade é a do nosso dia a dia e nas relações interpessoais que temos, aí sim exige-se repeito e dignidade. logo a medida é a realidade, e não o reflexo dela...

abraço.

antimouros

Ha dias a jornalista da sic felicia cabrito conheceu o Pinto da Costa e disse que era um dos homens mais educados e cultos que ela ja conheceu !!! É nestas coisas que se ve os grandes homens e os homens como o ....veiga !

HugoSáPinto

Quote from: Nuno À-Braga on 27 de November de 2006, 17:27
Concordo com o texto e concordo que há estúpidos no meu país, mas o meu país não é o país da estupidez!!! Há (literalmente) séculos que o achincalhar de Portugal está em voga... Exactamente o mesmo tempo em que já passou de moda...

Força Braga, Viva Portugal, e boa análise, no texto, com excepção do que referi.

"O BRAGA não é um grande... É o ENORME!"

Também concordo plenamente, Nuno, tens razão!  ;)

HugoSáPinto

Quote from: antimouros on 27 de November de 2006, 22:58
Ha dias a jornalista da sic felicia cabrito conheceu o Pinto da Costa e disse que era um dos homens mais educados e cultos que ela ja conheceu !!! É nestas coisas que se ve os grandes homens e os homens como o ....veiga !

E isso vem a propósito de...  ::)